Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 2 de junho de 2016

Significado das Siglas dos Medicamentos

Muitas vezes nos deparamos com várias siglas que acompanham as caixas dos medicamentos. Mas nem sempre sabemos o que significam e porque estão lá

Porque encontramos estas Siglas nos medicamentos? Há vários medicamentos que são desenvolvidos para liberar seu princípio ativo diretamente no intestino, isso acontece porque o princípio ativo (fármaco), pode ser sensível ao ácido do estômago, obter-se uma melhor absorção do medicamento ou ainda para proteger o estômago dos efeitos irritantes do medicamento. Outros medicamentos são desenvolvidos para que o intervalo entre as doses possa ser maior, uma forma de facilitar a adesão ao tratamento pelo paciente. São chamados de medicamentos de liberação modificada por isso, as indústrias farmacêuticas utilizam essas siglas nos momes dos medicamentos para identificar o tipo de liberação ou mesmo a forma que o medicamento vai agir no organismo.

Existem vários mecanismos utilizados para permitir a libertação prolongada de uma droga no corpo. Em alguns casos, o medicamento é coberto de um revestimento que se dissolve depois de um período de tempo para liberar o princípio ativo. Também há fármacos com diferentes espessuras de revestimento que permitem que o princípio ativo seja liberado aos poucos para ter um efeito gradativo. Em um sistema de difusão, o fármaco é liberado ao longo do tempo através de uma matriz de pequenas aberturas numa membrana externa.

O mecanismo usado para dispersar o fármaco pode variar e este pode afetar como a droga age sobre o corpo. Veja um exemplo de como os efeitos para as diferentes siglas podem influenciar o mesmo medicamento: Wellbutrin SR, sua posologia é feita duas vezes por dia, enquanto Wellbutrin XL é tomado uma vez por dia. Além disso, alguns destes comprimidos não deve ser esmagados, mastigados ou divididos, enquanto outros podem ser divididos de forma segura, mas não esmagado ou mastigado.

Vantagens dos comprimidos ou cápsulas de Liberação Modificada
Algumas doenças, como a hipertensão e diabetes, podem ser controlados de forma mais eficaz com medicamentos de libertação prolongada porque, ao manter o nível constante do fármaco na corrente sanguínea, há diminuição das chances de ocorrência de reações adversas que podem ser causadas por altas concentrações da medicação na corrente sanguínea de uma só vez. Além disso os medicamentos de liberação prolongada também podem ser tomados apenas uma ou duas vezes por dia, o que torna mais fácil para os pacientes seguirem as recomendações médicas gerando maior benefício terapêutico ao tratamento.

Obs: Os produtos de liberação retardada são da mesma categoria de liberação prolongada. De liberação retardada destinam-se a liberar o fármaco no corpo algum tempo depois da droga ter sido ingerida. Entre o momento da ingestão e o momento em que o fármaco é liberado, não há absorção do fármaco. Separei algumas siglas que fazem parte dos nomes dos medicamentos e o que significam para que você saiba o porque destas siglas estarem em suas caixas.

Significado das Siglas dos Medicamentos
Muitas delas são abreviações em inglês de suas ações. Mas também existem algumas em português. 

AP (Ação Prolongada): Exemplo: Tylenol AP®

CD (Controlled Diffusion): controle da liberação do princípio ativo. Exemplo: Angipress CD®

CLR (Crono-Liberação Regulada): Exemplo: Biofenac

CLR® CR (Controlled Release): Liberação Controlada : Exemplos: Tegretol CR®, Adalat CR®

CRT (Controlled Release Tablet): Comprimido de Liberação Controlada

DEPOT: Ação Prolongada → uma área do corpo , em que uma substância , por exemplo , uma droga , pode ser acumulado , depositado , ou armazenados e a partir da qual ele pode ser distribuído. Exemplo: Clopixol Depot®

DI (Desintegração Instantânea): Exemplo: Biofenac DI®

DL: Desagregação Lenta

DURILES: Desintegração Equilibrada

LA (Long Acting): Ação Longa – Exemplo: Rebaten LA®

LP (Liberação Prolongada): Exemplo: Biofenac LP®

ODT (Orally Disintegrating Tablet or Orally Dissolving Tablet): Comprimido de Desintegração Oral

OROS (Osmotic [Controlled] Release Oral [Delivery] System): Sistema Oral de Liberação Osmótica

PLUS: Algo Mais ou Dosagem Mais Forte

REPETABS: Tablete Duplo de Repetição

RETARD: Ação Retardada

SA (Sustained Action): Ação Mantida SL (Sub-Lingual): Feldene SL®

SPANDETS: Comprimido Especial de Liberação Controlada

SR (Sustained Release – Liberação Sustentada/Prolongada): É um tipo de liberação estendida que permite uma rápida liberação de uma dose ou fração do princípio ativo, seguida de uma liberação gradual da dose restante, por um período de tempo prolongado. Ou seja, ação rápida e duradoura. Exemplos: Voltaren SR®, Indapen SR®.

SRO (Sustained Release Oral): Exemplos: Hydergine SRO®, Parlodel SRO®

TTS (Transdermal Therapeutic System): Sistema Terapêutico Transdérmico

XR (eXtended Release – Liberação Estendida) ou XL: A liberação estendida tem como objetivo manter a liberação do fármaco por um período maior de tempo. Neste tipo, a liberação é suficientemente lenta para que seja possível estender o intervalo entre as doses por duas vezes ou mais. Exemplos: Efexor XR®, Cipro XR®, Glifage XR®, Alenthus XR®, Frontal XR®.

Existem as siglas que não têm a ver com a liberação modificada do fármaco, por exemplo:

DC (Dor de Cabeça): Tylenol DC®

BD (Bis in Die): É uma abreviação de “bis in die”, que em latim significa duas vezes por dia. Esta sigla também é encontrada em prescrições médicas escrita como “bid” ou “BID” ou “B.I.D.”. Exemplo: Clavulin BD®

Existem outras abreviações derivadas do Latim que podem ser usadas em prescrições médicas:

q.d. ou QD (quaque die) → Significa uma vez por dia

t.i.d. ou TID (ter in die) →Significa três(3) vezes ao dia

q.i.d. ou QID (quater in die) → Quatro vezes ao dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário