por Verena Souza
30/03/2011
Protesto repudia a retirada do adicional de insalubridade (os 40%) dos técnicos e tecnólogos das unidades estaduais de saúde
O departamento de radiologia do complexo do Hospital das Clínicas em São Paulo vai entrar em greve no dia 07 de abril - data em que se comemora o dia mundial da saúde e que também está prevista paralisação dos médicos que atendem planos de saúde. De acordo com o Sindicato dos técnicos em radiologia do Estado de São Paulo (Sintaresp), o protesto repudia a retirada do adicional de insalubridade (os 40%) dos técnicos e tecnólogos das unidades estaduais de saúde.
Nesta última terça-feira (29), a categoria do HC e outras unidades de saúde realizaram um ato para informar à população sobre a política do governo Alckmin que, segundo o sindicato, desrespeita a legislação do salário mínimo, pois o vencimento básico dos técnicos em radiologia pagos pela Secretaria Estadual de Saúde está em R$ 222,48 para a jornada semanal de trabalho de 20 horas.
De acordo com o ex-vice presidente do Sintaresp e funcionário do HC, o piso salarial de R$ 1.526, estabelecido em convenção coletiva da categoria no Estado, também vem sendo desrespeitado.
A categoria enviou, desde janeiro, dois ofícios à Secretaria de Saúde reivindicando melhores condições de trabalho, mas não obteve resposta até o momento. "Não fomos atendidos pelo Secretário da Saúde de São Paulo, vamos protocolar um aviso de greve nesta Secretaria", disse o órgão em comunicado.
Segundo o assessor do sindicato, Genival Monteiro, o Sintaresp tem recorrido a outras formas para tentar solucionar os problemas. "Nós levamos a situação ao gabinete da assembléia legislativa para tentar apoio de parlamentares", explicou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário