Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Entidade de pacientes entrega abaixo-assinado na Anvisa

Fundação IMF entregou um abaixo assinado com mais de 22 mil assinaturas, solicitando o registro imediato da lenalidomida no Brasil, droga usada para tratar mieloma múltiplo

A International Myeloma Foundation Latin America (IMF) acaba de entregar na Anvisa, em Brasília, um abaixo assinado com mais de 22 mil assinaturas, solicitando o registro imediato da lenalidomida no Brasil, droga já aprovada em mais de 70 países e fundamental para o tratamento de pacientes com mieloma múltiplo, segundo especialistas da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH), que reúne médicos hematologistas brasileiros. A IMF representa os pacientes de mieloma em toda a América Latina.

A entrega foi feita pela presidente da IMF, Christine Battistini e pela Dra. Vania Hungria, médica, professora da Santa Casa de São Paulo, diretora do conselho científico da IMF e membro da ABHH, ao diretor-presidente da Anvisa, Dr. Dirceu Barbano.

O senador Eduardo Suplicy também participou da cerimônia e disse que “abraçou a causa”. O processo de registro da droga se estende há mais de dois anos na Anvisa.

Segundo a IMF só nos Estados Unidos, surgem 21 mil casos a cada 12 meses. No Brasil, não há estatísticas exatas, mas calculam-se 12 mil novos casos/ano. A doença não tem cura e o desafio para os médicos é manter os pacientes em tratamento e oferecer maior sobrevida e com qualidade de vida, segundo a Dra. Vania.

Entre todas as drogas em uso para tratamento de mieloma, a lenalidomida é a única ainda não registrada no Brasil e na opinião da especialista “essa droga, que beneficia milhares de pacientes no mundo inteiro, precisa ser urgentemente aprovada em nosso país”.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário