Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 13 de abril de 2012

Bebês e bichos de estimação juntos exigem cuidados, alerta HC

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP faz um alerta para residências onde há convívio entre crianças pequenas e animais de estimação. Cachorros, gatos e outros bichinhos costumam ter livre acesso às dependências das casas, além de brincar com recém-nascidos, chegando a lamber e cheirar bebês que ainda não têm o sistema imunológico completamente formado.

"Os animais não têm, obviamente, os nossos hábitos de higiene. Eles possuem uma flora bacteriana própria que, por contato oral, por pele, nasal ou pela urina, podem causar infecções nos bebês com até seis meses", adverte a pediatra Filumena Gomes, do Instituto da Criança do HC. As crianças a partir de dois anos de idade também podem ter problemas com os animais em casa, de acordo com a especialista do HC.

A especialista menciona cinco dicas para um convívio saudável em casa: o animal precisa ter seu espaço delimitado, sem transitar livremente principalmente pela sala, quartos e cozinha; o adulto que cuida do animal deve manter as mãos bem higienizadas; a higiene na casa é fundamental, já que o pelo de alguns animais pode agravar quadros de asma; evitar o contato do animal com água, alimentação, berço, sofá ou roupas das crianças; não deixar que a criança fique sozinha com o bichinho.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário