Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Gripe aviária

Definição
A gripe aviária é uma infecção de gripe transmitida por aves. A doença é uma ameaça para os humanos, já que não temos imunidade contra ela. O vírus que causa essa infecção em aves pode mudar (sofrer mutação) e infectar humanos. Essa mutação poderia dar início a uma epidemia fatal em todo o mundo.

Nomes alternativos
Gripe aviária; gripe do frango; H5N1

Causas, incidência e fatores de risco
O primeiro vírus de influenza aviária a infectar humanos diretamente ocorreu em Hong Kong, em 1997, durante uma epidemia de gripe aviária na ilha. Essa epidemia foi relacionada a galinhas e classificada como influenza tipo A aviária (H5N1).

Casos humanos de influenza (gripe) aviária A (H5N1) começaram a ser reportados na Ásia, África, Pacífico, Europa, Oriente Próximo, Indonésia e Vietnã. Cerca de 400 pessoas ficaram doentes devido ao vírus. No entanto, um pouco mais de 60% dessas pessoas que adoeceram acabaram morrendo.

Quanto mais o vírus da gripe aviária se espalha, mais altas são as chances de uma epidemia global. Há uma enorme preocupação de que o H5N1 represente uma ameaça pandêmica.

Fazendeiros e outras pessoas que trabalham com aves, assim como viajantes que visitam os países afetados, correm mais riscos de contrair a gripe aviária. O contato com uma ave infectada pode causar a infecção. Pessoas que comem ovos, carne ou o sangue cru ou mal cozido dessas aves também correm um risco maior de contaminação pela gripe aviária.

Sabe-se que o vírus da gripe aviária (H5N1) é capaz de sobreviver no ambiente por longos períodos. A infecção pode ser transmitida por meio do simples contato com superfícies contaminadas. As aves que se recuperam da gripe podem continuar a transmitir o vírus pelas fezes e pela saliva por até 10 anos.

Profissionais da área da saúde e familiares que têm contato com pacientes de gripe aviária também correm mais riscos de contrair a doença.

Sintomas
Os sintomas da infecção causada pela gripe aviária dependem da forma do vírus. A infecção pelo vírus H5N1 em humanos causa sintomas semelhantes aos da gripe comum, que podem incluir:
  • Tosse (seca ou carregada)
  • Diarreia
  • Dificuldade para respirar
  • Febre acima de 38 °C
  • Dor de cabeça
  • Mal-estar
  • Dores musculares
  • Corrimento nasal
  • Dor de garganta
 
Sinais e testes
Se você acha que foi exposto à gripe aviária, ligue para um serviço de atendimento médico antes da consulta. Com isso, a equipe médica poderá tomar as precauções necessárias para proteger os pacientes e a eles próprios durante sua consulta.

Os exames para identificar a gripe aviária existem, mas não são amplamente disponíveis. Os resultados do exame para diagnosticar formas de gripe aviária em pacientes com suspeita de terem contraído o vírus ficam prontos em menos de 4 horas. Os exames antigos levavam de 2 a 3 dias.

O médico também poderá realizar os seguintes exames:
  • Auscultação (para detectar sons anormais na respiração)
  • Raio X torácico
  • Cultura nasofaríngea
  • Contagem diferencial de glóbulos brancos
 
Outros exames podem ser realizados para verificar as funções do coração, dos rins e do fígado.

Tratamento
Cada tipo de vírus da gripe aviária pode causar sintomas diferentes. Por esse motivo, o tratamento pode variar.

Em geral, o tratamento com o medicamento antiviral oseltamivir (Tamiflu) ou zanamivir (Relenza) poderá tornar a doença menos forte -- se você começar a tomar a medicação em até 48 horas após o início dos sintomas.

O oseltamivir também pode ser prescrito para as pessoas que vivem na mesma casa que o paciente diagnosticado com gripe aviária.

O vírus que causa a gripe aviária em humanos parece ser resistente aos antivirais amantadina e rimantadina. Dessa forma, esses remédios não devem ser adotados no caso de uma epidemia de H5N1.

Os pacientes com infecção grave precisam ser mantidos em um aparelho de suporte respiratório. Especialistas recomendam que os pacientes diagnosticados com gripe aviária sejam mantidos em isolamento.

Médicos recomendam que a população tome uma injeção de influenza (gripe) para reduzir as chances de um vírus da gripe aviária se misturar com um vírus da gripe humana, o que criaria um novo vírus de fácil difusão.

A FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos aprovou uma vacina para proteger os humanos contra a gripe aviária. Especialistas afirmam que a vacina poderá ser usada se o vírus H5N1 atual começar a se espalhar entre a população.

Expectativas (prognóstico)
O quadro depende da gravidade da infecção e do tipo do vírus de influenza aviária que a causou. O índice atual de mortalidade de pacientes com diagnósticos confirmados de infecção por H5N1 está acima de 50%.

Complicações
  • Insuficiência respiratória aguda
  • Falência dos órgãos
  • Pneumonia
  • Sepse
 
Ligando para o médico
Procure um médico se você apresentar sintomas semelhantes aos da gripe em um período de até 10 dias após ter tido contato com aves infectadas ou ter viajado para uma área com epidemia confirmada de gripe aviária.

Prevenção
No momento, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention) dos EUA não têm objeções contra viajar para os países afetados pelo H5N1.

No entanto, os viajantes devem evitar visitas a mercados com aves vivas em áreas com surto de gripe aviária. Indivíduos que lidam com aves que possam estar infectadas devem usar trajes e máscaras de proteção especiais. Evitar o consumo de carne crua ou mal cozida reduz o risco da exposição à gripe aviária e outras doenças de origem alimentar.

Informações atualizadas sobre a gripe aviária estão disponíveis no endereço www.cdc.gov/flu/avian/outbreaks/current.htm (em inglês).

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário