As ações fazem parte do SOS Emergências, estratégia lançada no ano passado para ampliar a capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, 12 hospitais integram o programa. A meta é chegar a 40 unidades de saúde até 2014.
O ministro explicou que as 11 câmeras instaladas na emergência do Hospital de Base têm como objetivo monitorar a qualidade do atendimento. Ele lembrou que a unidade atende também a população do Entorno do Distrito Federal e faltam leitos para todos os pacientes.
“Quase não temos macas no corredor do pronto-socorro, mas, hoje, há nove pacientes em leitos inadequados”, disse. Segundo o ministro, um ano e meio atrás a média era de quase 100 pessoas dos corredores.
O secretário de Saúde do Distrito Federal, Rafael Barbosa, informou que duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) devem ser entregues este mês. As unidades deverão desafogar emergências como a do Hospital de Base. Até o final do ano, o Distrito Federal passará de duas para 14 UPAs em funcionamento.
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, destacou que o governo enfrenta um sistema de saúde “com passivo de abandono, descaso e desleixo”. Segundo ele, quase 6 mil profissionais de saúde estão sendo chamados para reforçar o quadro de funcionários para melhor os serviços.
Fonte Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário