Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 27 de outubro de 2013

Como tratar queimaduras

Como Tratar QueimadurasA queimadura é um tipo de lesão freqüente e sua gravidade depende de diversos fatores como a profundidade, a causa da queimadura e a idade da pessoa que sofreu a queimadura.
 
As queimaduras são classificadas em: queimadura de primeiro, segundo e terceiro grau, sendo a de terceiro grau a mais grave de todas e também queimaduras de baixa temperatura e química. Veja neste artigo as melhores formas de se tratar queimaduras com essas cinco características.
 
1. Queimadura de primeiro grau:
As queimaduras de primeiro grau são as mais comuns e podem ocorrer por causas simples como pegar uma panela quente ou ficar em excesso no sol. Seus sintomas são: vermelhidão, inchaço e desconforto na área afetada e é chamada de queimadura de primeiro grau devido ao fato de afetar apenas a camada mais externa, a primeira camada da pele.
 
Consideradas como pequenas, as queimaduras de primeiro grau podem ser tratadas por você mesmo com água corrente fria em um período de dez a quinze minutos. Caso a água corrente não resolva e você ainda continue sentindo sua pele arder, é sinal que ainda esta queimando, não se desespere, coloque uma compressa de gela envolto em um pano de forma que alivie a sensação de ainda estar queimando.
 
Em hipótese alguma coloque o gelo diretamente sobre a queimadura, isso só piorará sua situação. Durante um período após passar a dor, aplique pomada antisséptica como Hipoglós ou alguma do gênero, e caso torne a doer você pode estar tomando analgésico
 
2. Queimadura de segundo grau:
As queimaduras de segundo grau têm características semelhantes as das queimaduras de primeiro grau: vermelhidão, inchaço e dor, porém bem mais intensos além de aparecerem manchas e bolhas. Elas ocorrem devido ao contato com coisas bem mais quentes como água fervendo por exemplo.
 
Chama-se queimadura de segundo grau devido ao fato de afetar duas camadas de pele. A não ser que se localize na região da virilha, das mãos, pés, ou rosto você pode tratá-la da mesma forma que a queimadura de primeiro grau com água fria corrente, compressas de gelo envolto a um pano, analgésico e pomada anticéptica, porém por criar feridas é necessário que se faça curativo com gaze e esparadrapo para evitar possíveis infecções. Caso a queimadura ocorra em das áreas citadas acima, procure um médico especialista imediatamente para melhor orienta-lo quanto ao tratamento.
 
3. Queimadura de terceiro grau:
Mais graves que as demais, as queimaduras de terceiro grau requerem tratamento médico imediato. Elas ocorrem devido ao contato prolongado com objetos muito quentes como água fervendo, óleo quente para fritura entre outros. Recebe esse nome por afetar as três camadas da pele e as vezes chegam a atingir até mesmo os músculos, gordura e em alguns casos podendo chegar ao osso, contendo um aspecto esbranquiçado  ou preto. São queimaduras de alto risco, portanto, procure um médico ou se necessário acione a emergência médica.
 
4Queimadura de baixa temperatura:
São queimaduras que ocorrem devido ao contato ou exposição prolongado a temperaturas muito baixas como gelo ou neve. A área afetada aparecerá vermelho brilhante, branco ou preto e terá uma forte sensação de queimadura. Trate-as como queimaduras graves e recorra a um medico imediatamente.
 
5.Queimadura química: 
Esse tipo de queimadura é causado pelo contato da pele com substâncias químicas nocivas. Aparecem na forma de manchas vermelhas, erupção, bolhas e feridas na pele. Queimaduras químicas causam dor extrema e outros sintomas como náuseas e desmaios. Também são classificadas como grandes queimaduras e devem ser tratadas por um médico especialista após passar por um centro de desintoxicação.
 
Importante:
Nunca aplique gelo diretamente na queimadura! Sempre utilize um pano ou sacola envolvendo o gelo. Mantenha as crianças afastadas de produtos quentes como água fervendo ou óleo.
                         
Este artigo foi escrito por Guilherme Preato e é propriedade do Como Fazer.

Em caso de qualquer tipo de queimaduras procure um hospital. Jamais utilize medicamentos sem orientação de seu médico!

Como Fazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário