Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 15 de dezembro de 2013

Tomate previne doenças vasculares

origem tomatesEles são o fruto mais produzido no mundo e agora cientistas japoneses descobriram que os tomates contêm um nutriente que pode combater o aparecimento de doenças vasculares
 
A pesquisa, publicada na revista Molecular Nutrition & Food Research, revela que um composto extraído do fruto, o 9-oxo-octadecadienoico, tem propriedades antidislipidêmicas.

A equipe liderada por Teruo Kawada, da Universidade de Kioto, e apoiada pelo Programa de Pesquisa e Desenvolvimento de Novas Iniciativas Bioindustriais do Japão, focou sua pesquisa nos extratos que combatem a dislipidemia, condição causada por uma quantidade anormal de lipídios, como colesterol ou gordura, na corrente sanguínea.
 
“A dislipidemia em si normalmente não causa sintomas”, disse Kawada. “No entanto ela pode levar a doenças vasculares sintomáticas, como arteriosclerose e cirrose. Para evitar essas doenças é preciso evitar o acúmulo de lipídos”.

Já se sabe que o tomate contém muitos compostos benéficos para a saúde. No estudo em questão a equipe analisou o ácido 9-oxo-octadecadienoico para testar as suas pontenciais propriedades contra a dislipidemia.

Descobriu-se que o composto melhora a oxidação de ácidos graxos e contribui para a regulação do metabolismo lipídico hepático.

“Encontrar um composto que ajuda na prevenção de doenças crônicas relacionadas à obesidade é uma grande vantagem na luta contra essas doenças”, concluiu Kawada. E isso também significa que o tomate permite que as pessoas gerenciem com facilidade o aparecimento ou não da dislipidemia através de sua dieta diária”.
 
How Stuff Works

Nenhum comentário:

Postar um comentário