Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 27 de abril de 2014

Dez dicas para andar de bicicleta com segurança

Reprodução
A Holanda é um exemplo para todo o mundo quando o assunto é bicicleta. Sem barulho, poluição e menos gastos com combustíveis, o país tem mais bicicletas que habitantes e um código de trânsito exclusivo para os ciclistas
 
No Brasil, infelizmente, a situação é bastante diferente. Levantamento feito pelo portal G1 junto às prefeituras das 26 capitais do país mostra que temos 1.118 km de ciclovias, apenas 1% do total da malha viária das cidades.
 
Andar de magrela requer alguns cuidados, tanto por causa de lesões, como devido ao intenso fluxo de carros e ônibus, principalmente em grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Alguns grupos ajudam ciclistas a seguir o melhor caminho, de forma segura e prestando atenção ao trânsito. O Bike Anjo, por exemplo, oferece auxílio gratuito aos inexperientes, por meio de um trabalho voluntário. Os anjos acompanham os iniciantes em seus primeiros trajetos e dão dicas de manutenção da bike e de medidas de segurança no tráfego.
 
Se você quer começar a pedalar nas ruas da sua cidade, preste atenção nas dicas que separamos especialmente para você!
 
1 . Ilumine sua magrela com luz branca na frente e luz vermelha na parte traseira, para que os motoristas consigam visualizar melhor, principalmente à noite. Se você já tem reflexivos, ótimo, mas as luzes são essenciais, então, não deixe de colocá-las!  
 
2 . Nunca pedale sem capacete. Certifique-se de que ele está bem preso e de que não está frouxo ou balançando. A posição correta é de aproximadamente um centímetro acima das sobrancelhas.
 
3 .  Use luvas para evitar que suas mãos fiquem raladas, em caso de queda. Ou rígidas, devido ao frio. Também é importante usar joelheiras para proteger os joelhos.
 
4 . Melhor pedalar na mão correta da via e não na contramão. Pedestres que vão atravessar ou carros que saem de garagens, por exemplo, tendem a olhar apenas para o sentido da rua.
 
5 . Ajuste o guidão e a altura do assento para evitar lesões nos joelhos. O joelho, por exemplo, nunca deve ficar mais alto que o quadril.
 
6 . Se possível, faça pequenas mudanças na posição na hora de pedalar. Isso ajuda a reduzir a tensão em pontos como os ombros e a lombar, evitando a sobrecarga muscular.
 
7 . Cuidado ao andar ao lado de carros estacionados. Uma porta pode se abrir a qualquer momento e te atingir.
 
8 . Não fale ao celular ou mande mensagens enquanto pedala. É primordial manter as duas mãos nos guidões e a atenção ao restante do trânsito.
 
9 . Se precisar ir para a calçada, o código de trânsito manda descer da bicicleta. Respeite os pedestres e pense na sua segurança. Pessoas que estão andando de costas para você naturalmente não te veem e podem dar um passo para o lado, causando um acidente.
 
10 . E não se esqueça da água para se hidratar.

Universo Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário