Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 23 de outubro de 2012

Spray hormonal pode auxiliar no tratamento da dependência do álcool

Voluntários que receberam spray intranasal de ocitocina tiveram menos vontade de beber e menos sintomas de abstinência
 
Cientistas da The University of North Carolina at Chapel Hill, nos EUA, descobriram que o uso de um spray contendo o hormônio ocitocina (OT) pode auxiliar na desintoxicação contra o alcoolismo.
 
A ocitocina é um hormônio associado à formação de vínculos sociais e afetivos. No entanto, não se sabe ainda exatamente quais são os efeitos colaterais do seu uso.
 
Pesquisas anteriores mostraram que o hormônio é capaz de bloquear a formação de tolerância ao álcool e reduzir os sintomas da abstinência em ratos dependentes de álcool.
 
Numerosos estudos recentes em humanos indicam que o OT administrado por via intranasal penetra e exerce os mesmos efeitos no cérebro.
 
O estudo, liderado por Cort A. Pedersen, recrutou 11 voluntários humanos dependentes de álcool que estavam no processo de largar o vício.
 
Parte desses participantes recebeu duas doses diárias de ocitocina nasal, enquanto a outra parte recebeu placebo.
 
Todos os voluntários receberam um calmante, o benzodiazepínico, quando atingiram certo grau de sintomas de abstinência.
 
Os resultados mostraram que aqueles voluntários que receberam spray de ocitocina tiveram menos vontade de beber e menos sintomas de abstinência do que os voluntários que receberam placebo.
 
Além disso, segundo os pesquisadores, foram necessárias menos doses de benzodiazepínicos no grupo da ocitocina.
 
A equipe destaca que esta é a primeira demonstração de que o tratamento com ocitocina pode bloquear a retirada do álcool em humanos. "Nossos resultados são consistentes com descobertas anteriores em roedores de que o hormônio inibe a neuroadaptação e a retirada do álcool. OT pode ter vantagens sobre os benzodiazepínicos na gestão de abstinência alcoólica, pois pode reverter, em vez de manter a tolerância sedativo-hipnótica", afirmam os autores.
 
O próximo passo da equipe é testar se o tratamento com ocitocina é eficaz na redução de consumo de álcool em pacientes de ambulatório.

 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário