Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 30 de novembro de 2013

Guia de saúde dá dicas a quem vai para a Copa

Guia lançado para orientar turistas durante a Copa
Divulgação
Guia lançado para orientar turistas durante a Copa
Que vacinas o viajante precisa tomar para ver um jogo da Copa do Mundo em Manaus em segurança? O torcedor estrangeiro corre risco de pegar sarampo no Brasil? Como o viajante de fora faz para comprar remédios no país?
 
Essas são algumas das questões respondidas pelo "Guia de saúde - viagem e grandes eventos", informativo com foco na Copa que a Sbim (Sociedade Brasileira de Imunizações) lançou nesta quinta-feira (28).
 
O material tem informações tanto para os brasileiros que vão viajar dentro do país como para quem está vindo para o Brasil, diz Isabella Ballalai, coordenadora médica e científica do guia e presidente da Sbim no Rio de Janeiro.
 
"Muitas vezes, [os estrangeiros] recebem orientações que não procedem. Tem país obrigando a vacinar contra raiva para vir ao Brasil. Não temos raiva no país", afirma.
 
O guia, lançado em português, terá versões em inglês e espanhol e poderá ser baixado na página da sociedade. Também serão distribuídas edições impressas.
 
Antes da viajem
O guia orienta que, entre quatro e seis semanas antes de partir, o viajante consulte um especialista em medicina de viagem. Receberá orientações sobre vacinas e riscos específicos de cada região.
 
O viajante deve pensar num kit com medicamentos e produtos básicos -para dor e febre, antialérgicos, antibióticos (desde que sob orientação do médico), álcool gel, entre outros- e cópia da receita médica em caso de remédios de uso controlado.
 
Itens para primeiros socorros e ferimentos (curativos, termômetro, antissépticos, entre outros) e específicos para determinadas áreas ou condições (como insulina e remédios para malária) também devem ser considerados.
 
O guia também explica o que deve conter uma receita médica para que seja aceita no Brasil e eventuais restrições que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pode fazer no momento da entrada no país.
 
Vacinas
Assunto principal da Sbim, a vacinação necessária no Brasil é bem detalhada no informativo, que indica em que situação cada vacina deve ser tomada e onde elas podem ser encontradas.
 
O guia explica, por exemplo, que a poliomielite não é mais transmitida no Brasil, mas que a imunização é importante para garantir que, mesmo com o grande deslocamento de pessoas, a doença não reapareça.
 
O mesmo para o sarampo, que em anos recentes só é transmitido no Brasil a partir de casos importados de outros países.

Já na viajem
Por fim, o guia traz orientações sobre como minimizar o jet lag (impacto de muitas horas de viagem e fuso horário), alertas sobre alimentação e consumo de água, sobre o risco da exposição prolongada ao sol, e sobre perigos comuns em banhos de praia e rios.

Há uma lista de serviços médicos nas cidades-sede da Copa e de contatos que podem ser úteis ao viajante e turista.

A brochura também traz informações básicas para evitar roubos, golpes e violência. Orienta, por exemplo, que o turista marque encontros em locais públicos, não leve pessoas estranhas para onde estiver hospedado e opte por táxis de cooperativas.

Viagens e grandes eventos (como a Copa do Mundo de Futebol da Fifa) estão entre os melhores prazeres da vida. Pensando na segurança da saúde do viajante doméstico ou estrangeiro que se desloca pelo Brasil, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) elaborou este guia de orientações que também traz informações extras sobre pontos turísticos, telefones de emergência e muito mais. Aproveite!

Clique e faça o download gratuito.
 
Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário