Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 28 de abril de 2014

Indicações de uso do chá de marapuama

Indicações de uso do chá de marapuama
Reprodução
Marapuama
De nome científico Ptychopetalum uncinatum A., a marapuama é uma planta que cresce em forma de arbusto, e é comum no norte do Brasil
 
Suas flores são brancas e possuem um perfume forte e característico. Também conhecida como muiratã, a planta pode ser encontrada para venda na forma de folhas secas, em pó e em cápsulas.
 
Modo de preparo
O chá de marapuama pode ser feito com a proporção de duas colheres de sopa da casca para cada litro de água. Adicione a água e a casca em uma panela, e leve ao fogo. Quando a água com marapuama alcançar fervura, deixe o fogo ligado por mais alguns minutos, e então desligue. Tampe, e deixe em infusão por mais aproximadamente dez minutos, coe e consuma. A dose indicada é de duas a três xícaras, e o chá pode ser consumido quente ou gelado, como preferir. O chá é usado ainda, em algumas regiões, aplicado nos órgãos genitais com o intuito de intensificar seus efeitos afrodisíacos.
 
Indicações
A marapuama é muito utilizada para combater celulites e melhorar a circulação sanguínea. Além disso, a planta aumenta a libido, combate estresse e fadiga, gripes, astenias, debilidade, paralisias parciais, além de melhorar a memória. Suas partes utilizadas na medicina são as hastes e as raízes das plantas novas.
 
A planta contém muitos ácidos, como o araquídico, lignocerico, beherico e campestrol, além dos óleos essenciais, alcaloides, fitoesteróis e éster. É eficaz no tratamento de impotência sexual, depressão, disfunções intestinais, disenteria, vermes, reumatismo, queda de cabelo, beribéri e fraqueza. Seus benefícios são derivados de suas propriedades antidisentérica, antirreumática, anti-estresse, tônica e sua ação afrodisíaca.
 
É um ótimo tônico neuromuscular, e sua raiz pode ser utilizada em banhos e fricções para tratamento da paralisia e do beribéri.
 
Seus benefícios, analisados a curto prazo, incluem o aumento do fluxo sanguíneo para a área pélvica, beneficiando a sensibilidade sexual nas ereções dos homens e no orgasmo nas mulheres. Quando analisados a longo prazo, seus benefícios envolvem o aumento na produção dos hormônios sexuais de ambos os sexos. Ajuda a melhorar ainda os aspectos psicológicos e físicos da disfunção sexual, além de aliviar cólicas menstruais e os efeitos da TPM.
 
Precauções e contraindicações
Mesmo apresentando propriedades e benefícios para a saúde física e mental, a marapuama deve ser evitada por mulheres gestantes e em período de lactação, idosos e crianças. Caso o consumo seja indicado, deve ser feto sempre com acompanhamento médico.
 
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais do consumo de marapuama podem incluir tremor das mãos, palpitações e ejaculação precoce.

remédio-caseiro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário