Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 28 de abril de 2014

Tomar notas à mão melhora a compreensão a longo prazo

Tomar notas à mão melhora a compreensão a longo prazo Ricardo Wolffenbüttel/Agencia RBS
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Agencia RBS
Estratégias utilizadas para reter informações em laptops não apresentam resultados eficientes
 
Uma recente pesquisa mostrou que tomar notas à mão é melhor do que escrever em laptops para lembrar informações conceituais a longo prazo. Os resultados foram publicados no jornal Psychological Science.
 
Entre em qualquer sala de aula de universidades atuais e é provável que você veja fileiras de estudantes sentados atrás de telas de laptops. Os acessórios durante as aulas têm sido controversos, principalmente devido às muitas oportunidades de distração que eles fornecem (compras on-line, navegação na internet, jogos).
 
— Nossas descobertas sugerem que, mesmo quando os laptops são usados com o objetivo proposto, eles ainda podem prejudicar o desempenho acadêmico— diz a autora do estudo e psicóloga Pam Mueller, da Universidade de Princeton.
 
A pesquisadora se sentiu obrigada a investigar a questão depois de sua própria experiência ao trocar o laptop por papel e caneta, quando era assistente de ensino de pós-graduação.
 
— Me senti como se tivesse ficado muito mais fora da aula naquele dia. Danny disse que ele tinha tido uma experiência parecida em uma reunião do corpo docente. Ele estava tomando notas em seu computador, de repente olhou para cima e percebeu que não tinha nem idéia do que a pessoa estava realmente falando— conta ela, que estava trabalhando com o também psicólogo e pesquisador Daniel Oppenheimer na época.
 
A dupla realizou uma série de estudos para investigar se suas intuições sobre o tema estavam corretas.
 
No teste, 65 estudantes assistiram algumas palestras abordando assuntos científicos. Os alunos foram divididos em grupos, uns receberam laptops desconectados e outros receberam cadernos. Todos foram orientados a usar as estratégias que normalmente usam para tomar notas.
 
Em seguida, os participantes tiveram que responder a questões factuais e conceituais com base na palestra que tinham visto.
 
Os resultados revelaram que, apesar de os dois grupos se saírem igualmente bem em questões que envolviam fatos, aqueles que tomaram nota com laptops apresentaram um desempenho significativamente pior nas questões conceituais.
 
As notas de usuários de laptop continham muitas palavras sobrepostas em comparação com as notas que foram escritas à mão. No geral, os alunos que tomaram mais notas tiveram um desempenho melhor, assim como aqueles que fizeram menor uso de sobreposição textual, o que sugere que o benefício de ter mais conteúdo é cancelado por transcrições sem sentido.
 
— Pode ser que os que tomam notas à mão se envolvam mais com o processo do que os que usam laptops, selecionando as informações mais importantes para incluir em suas notas, o que lhes permite estudar este conteúdo de forma mais eficiente— afirmam os pesquisadores.
 
Os cientistas também descobriram que aqueles que tinham escrito as informações em cadernos superaram os que fizeram uso da tecnologia em relação à memória até uma semana mais tarde, quando os jovens tiveram a oportunidade de rever suas notas antes de fazer outro teste.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário