Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Excesso de sal e de álcool durante as ceias pode aumentar a pressão arterial

O bacalhau deve ser dessalgado o máximo possível para evitar uma
retenção de líquido e aumento da pressão arterial
Durante as festas de fim de ano, as tentações à mesa aumentam
 
As ceias de Natal, por exemplo, são fartas e, muitas vezes, podem conter alimentos ricos em sal e bebidas alcoólicas. Mas esses produtos em excesso representam grande risco à saúde, principalmente para aquelas que sofrem de hipertensão. A dica é do médico do Instituto Nacional de Cardiologia, vinculado ao Ministério da Saúde, Marcelo Assad:
 
"Que tenha a preocupação com relação a alimentos mais salgados. A gente lembra que o bacalhau é um prato habitual nessas comemorações de final de ano e ter aqueles cuidados mínimos para tentar desalgá-lo o máximo possível para evitar uma retenção na pressão arterial. O outro aspecto importante são as bebidas alcoólicas. Lembrar que o excesso delas contribui para o aumento da pressão arterial também."
 
A médica veterinária, Michelle Gomes, é hipertensa. Ela conta que sempre fica atenta aos alimentos que consome e durante as ceias de fim de ano não é diferente: "Em relação às comidas de ceia, quando eu percebo que está muito salgado, eu não como.
 
Na minha família muita gente tem também pressão alta, então, geralmente, onde eu passo o Natal são lugares em que as pessoas também se preocupam com isso, não tem um alimento muito salgado. Bacalhau, geralmente, minha mãe evita."
 
A orientação do cardiologista, Marcelo Assad, é para que as pessoas prefiram alimentos naturais, como castanhas, frutas e saladas para manter a saúde do coração, durante as festas de fim de ano.
 
Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário