Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 27 de julho de 2012

Exames: Androstenediona (código da AMB 4.07.12.07-9)

O que é o exame: coleta de sangue venoso para dosagem da concentração de androstenediona, hormônio esteróide androgênico produzido pelo córtex da supra-renal e gônadas, que é um precursor da síntese de testosterona e estrona.

Para que serve: a determinação dos níveis sangüíneos de androstenediona possui uma importante função na caracterização dos distúrbios da esteroidogênese, bem como na avaliação dos distúrbios da puberdade e da fertilidade. Auxilia no diagnóstico de síndrome de Cushing, hiperplasia adrenal congênita, síndrome dos ovários policísticos e hirsutismo idiopático, encontrando-se em níveis elevados. Na doença de Addison, encontra-se em valores reduzidos.

Valor de referência:
  • Pré-puberes (ambos os sexos): menor que 1,6 nanog/mL
  • Adultos: - Homens: 0,9 a 4,6 nanog/mL
  • Mulheres: 0,8 a 4,4 nanog/mL

Obs.: Os níveis de androstenediona variam ao longo do dia, atingindo concentração máxima pela manhã, e também possui uma variação cíclica durante o período menstrual, tornando-se mais alta ao redor do meio do ciclo. Além disso, os valores sangüíneos de androstenediona podem oscilar por vários motivos, podendo apresentar-se elevado em obesos, fumantes, pós-prandial, exercícios e gravidez e apresentar-se baixo em idosos, moléstias crônicas nas crianças com picos maiores na puberdade.

Fonte Boa Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário