Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 1 de julho de 2014

Etnia do pai tem ligação direta com o peso do bebê ao nascer, comprova estudo

http://og.infg.com.br/in/13074103-0e7-0d1/FT1500A/550/2014-710979509-2013-650292854-2013-649962750-2013092713132.jpg_20130927.jpg_.jpg
Foto: Domingos Peixoto
Pesquisadores Canadenses encontram diferenças entre filhos de asiáticos e europeus; dados são úteis para decidir o melhor tipo de parto, por exemplo  

Toronto - Um estudo do Hospital St. Michael, no Canadá, comprovou que a etnia do pai tem influência sobre o peso do bebê ao nascer. Anteriormente, a equipe do professor Joel Ray já havia determinado a relação entre o peso da criança e a etnia da mãe. Agora, ficou claro que a ancestralidade do pai é igualmente determinante.

Ray, um médico e pesquisador do Li Ka Shing Knowledge Institute, estudou o tema devido à relação entre o peso do bebê imediatamente antes de nascer e o parto mais adequado (bebês maiores, por exemplo, tendem a requerer mais cesarianas). Além disso, conhecer detalhes sobre o peso nos primeiros dias de vida do bebê é fundamental para acompanhar seu progresso nos dias e semanas seguintes. A equipe do médico analisou diversas crianças de etnias diferentes.

Os gráficos atuais que trazem informações sobre o peso dos bebês ao nascer partem do pressuposto de que o “padrão” é a ascendência europeia. Isso significa que muitos bebês de ascendência asiática podem ser classificados como abaixo do peso quando, na verdade, são normais para a etnia da mãe. O novo estudo mostra que o mesmo é verdade quando se trata do pai.

Conhecer como a ancestralidade importa no peso do bebê ao nascer é particularmente importante no Canadá, dado o grande número de famílias multiétnicas. Pesquisadores liderados por Joel Ray desenvolveram o primeiro gráfico de peso ao nascer para grupos específicos espalhados pelo país, mas usando unicamente a etnia da mãe. O trabalho que se publica nesta segunda-feira no “Journal of Epidemiology and Community Health” mostra que bebês nascidos de mãe e pai estrangeiros têm, em média, 6% menos peso do que aqueles cujos pais nasceram no Canadá.

Ray também pesquisou se o peso dos bebês era afetado pela região onde os pais viviam. Quando pais imigrantes vivem em bairros com uma alta concentração de pessoas da mesma origem, seus bebês pesam menos que os de pais canadenses. E isso é particularmente verdadeiro para meninos, segundo o estudo, que não indicou causas para isso. Para chegar aos números, a equipe do médico e pesquisador examinou quase 700 mil registros de nascimentos da província de Ontario ocorridos entre 2002 e 2009.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário