Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Justiça aceita ação contra médicas acusadas de morte

Luana Neves Ribeiro, de 21 anos, morreu durante procedimento de preparação para a doação de medula óssea


A Justiça de São José do Rio Preto, em São Paulo, decidiu aceitar a denúncia do Ministério Público contra as duas médicas e duas enfermeiras acusadas de provocar a morte da universitária Luana Neves Ribeiro, de 21 anos, que era submetida a um processo para doação de medula óssea.

Num primeiro momento, o juiz da 3.ª Vara Criminal de Rio Preto, Diniz Fernando Ferreira da Cruz, propôs suspender a ação judicial e recomendou ao Ministério Público fazer um acordo com a defesa.

A proposta do magistrado era que as médicas e as enfermeiras fossem punidas com visitas mensais ao fórum e as enfermeiras, com a prestação de serviços à comunidade, multa ou pagamento de cestas básicas.

Ontem, no entanto, o juiz Cruz voltou atrás e decidiu receber formalmente a denúncia do Ministério Público.

A ação. Na denúncia, o MP pede a condenação das médicas por crime de homicídio culposo (quando não há intenção de matar) e das enfermeiras por omissão de socorro.

Luana doou a medula no Hospital de Base de Rio Preto e morreu no mesmo dia em decorrência de múltiplas perfurações na veia subclávia esquerda, provocadas durante o implante de um cateter. As perfurações causaram hemorragia no pulmão.

De acordo com as investigações, as enfermeiras não teriam internado a doadora na UTI quando ela retornou ao hospital reclamando de dores no local.

No despacho, o juiz também questionou o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) para saber como está o andamento das sindicâncias abertas para apurar o caso. O Hospital de Base informou que vai assessorar juridicamente as profissionais, que continuam prestando serviços normalmente na unidade. As acusadas têm dez dias de prazo para apresentar defesa à Justiça.

Após a morte, a família de Luana afirmou que entraria na Justiça para pedir indenização do hospital por conta do erro.

Fonte Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário