Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 4 de julho de 2013

Bactérias usam "linguagem Universal" para construir resistência aos antibióticos

Quando as células resistentes aos antibióticos aumentam numa população bacteriana, as células frágeis recebem pequenas moléculas
 
As bactérias podem se comunicar umas com as outras para construir a resistência aos antibióticos, de acordo com um novo estudo publicado na revista PLoS ONE.

O estudo, desenvolvido pelos pesquisadores Miguel Valvano e El-Omar Halfawy, da Western University (Canadá) revela que, quando o número de células resistentes a antibióticos dentro de população bacteriana aumenta, pequenas moléculas são compartilhadas com as células menos resistentes.

El-Halfawy explica: "Essas pequenas moléculas podem ser utilizadas e produzidas por quase todas as bactérias com exceções limitadas, por isso podemos considerar essas moléculas como uma linguagem universal que pode ser entendida pela maioria das bactérias."

O estudo identificou que bactérias como Burkholderia cenocepacia, uma causa de infecções graves em pacientes com fibrose cística (FC) ou com sistemas imunológicos mais fracos, pode realizar esta comunicação química.

Os investigadores afirmam que o excesso de produção de moléculas da Burkholderia cenocepacia protege as células mais sensíveis da própria bactéria, assim como de outras bactérias, como a Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa.

"A outra forma que Burkholderia comunica seu alto nível de resistência é pela liberação de pequenas proteínas para " limpar" antibióticos letais, reduzindo assim a sua eficácia."

A resistência aos antibióticos é um problema amplamente estudado. Dados anteriores do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), mostra que cerca de 25 mil pessoas morrem na União Europeia, a cada ano, de infecções causadas por bactérias resistentes aos antibióticos.

O próximo passo do estudo mais recente é encontrar uma maneira de lidar com a resistência bacteriana aos antibióticos: "Isso abre o caminho para projetar novas drogas para bloquear os efeitos desses produtos químicos, reduzindo efetivamente a carga da resistência antimicrobiana ".

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário