Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 4 de julho de 2013

Refeição com peixe frito é eleita a mais prejudicial à saúde dos EUA

Refeição com peixe frito é eleita a mais prejudicial à saúde dos EUA Reprodução/Long John Silver's
Foto: Reprodução / Long John Silver's
Prato Big Catch tem 3.700 miligramas de sódio
O prato Big Catch, da rede de fast-food Long John Silver's, tem quantidade alarmante de gordura trans
 
O Centro para a Ciência no Interesse Público (CSPI) informou, nessa terça-feira, que a refeição Big Catch, vendida na rede de fast-food Long John Silver's, é o pior prato dos Estados Unidos. Segundo a Associação Americana de Cardiologia, as pessoas devem se limitar a ingerir até dois gramas de gordura trans por dia e, em relação ao sódio, a maioria deve consumir até 1.500 miligramas, explicou o Instituto de Medicina.

Entretanto, o Big Catch contém 33 gramas de gordura trans e 3.700 miligramas de sódio. Ou seja, em apenas uma porção, o prato com peixe frito tem em sua composição gordura trans em quantidade suficiente para ser consumida por uma pessoa em duas semanas.
 
— A refeição Big Catch do Long John Silver's merece ser enterrada a 20 mil léguas submarinas — afirmou o diretor executivo do CSPI, Michael Jacobson.
 
Jacobson anunciou, em um comunicado, que o grupo de fast-food recebeu o título de detentor da pior refeição de restaurante dos Estados Unidos.
 
— Esta companhia está pegando peixes completamente saudáveis e sepultando-os em uma grossa crosta de massa de gordura parcialmente hidrogenada. O resultado? Um ataque cardíaco.

A refeição Big Catch é composta de um peixe frito em óleo de soja parcialmente hidrogenado e vendido com anéis de cebola e "hush puppies", que são bolinhos fritos feitos com massa, farinha de milho e cebola. Sua contagem total de calorias é baixa para uma refeição de fast-food — apenas 1.320, segundo o CSPI.

Entretanto, a gordura trans está presente em uma quantidade alarmante, o dobro da encontrada no pior prato da rede de fast-food KFC que, antes que uma ação judicial do CSPI de 2006 o obrigasse a parar de utilizar óleo parcialmente hidrogenado, tinha 15 gramas de gordura trans .
 
—A gordura trans proveniente de óleo parcialmente hidrogenado é uma substância prejudicial única que aumenta o colesterol ruim, diminui o colesterol bom e prejudica as células que revestem os vasos sanguíneos — explica Walter Willett, presidente do departamento de nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard.
 
A rede Long John Silver's lançou o Big Catch em maio, descrevendo o prato como "o maior peixe que já oferecemos, pesando cerca de 230 gramas de um Haddock 100% premium capturado nas águas geladas do Atlântico Norte".

Mas essa afirmação não condiz com a análise dos inspetores do CSPI, que encontraram "uma média de cerca de 140 gramas de peixe e quase 95 gramas de massa encharcada de óleo". O Long John Silver's, que diz ser "a maior rede de restaurantes de refeições rápidas de frutos do mar do mundo", se defendeu ao comentar o assunto à AFP.

— Apoiamos nossos dados publicados sobre os alimentos e analisaremos todos os pedidos do CSPI que levantem questões sobre eles — afirmou o grupo.
 
O CSPI informou que pretende processar a rede de restaurantes se ela continuar utilizando óleo parcialmente hidrogenado em suas fritadeiras e se continuar a deturpar a quantidade de peixe na refeição e as informações nutricionais dos acompanhamentos.
 
Fonte AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário