Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 4 de julho de 2013

Cientistas apresentam notícias promissoras na busca pela cura da aids

Cientistas apresentam notícias promissoras na busca pela cura da aids Felipe Wiecheteck/stock.xchngCasos revelam a possibilidade do desaparecimento do vírus HIV
 
Cientistas que pesquisam tratamento para o HIV apresentaram notícias encorajadoras durante uma conferência sobre a aids, que terminou nesta quarta-feira em Kuala Lumpur, na Malásia.
 
Entre as experiências se discutiu o caso do "bebê de Mississippi". A criança, infectada pelo vírus da aids contraído no ventre de sua mãe, recebeu um coquetel de três drogas nas primeiras 30 horas de vida e por 18 meses consecutivos. Quinze meses após a terapia tripla, o bebê ainda não apresenta traços de HIV no sangue. Também foram citados os casos de dois homens HIV-positivos que receberam transplante de medula óssea e passaram a não apresentar sinais do vírus, respectivamente, 15 e sete semanas após o término do tratamento.
 
No entanto, estes sinais encorajadores não significam que existe uma cura milagrosa, advertem os cientistas. Os novos casos evidenciam a possibilidade do completo desaparecimento do vírus em pacientes ou, pelo menos, o controle de longa duração da doença, também chamada de "remissão funcional", que acaba com a necessidade do uso diário de tratamentos antirretrovirais.
 
Os tratamentos antirretrovirais, que surgiram na década de 1990, melhoraram gradualmente, mas milhões de pacientes em todo o mundo ainda precisam tomá-los por toda a vida. Quase 34 milhões de pessoas estão infectadas com o HIV em todo o mundo, e 1,8 milhões morrem com esta doença a cada ano.
 
Até o momento, a única cura total conhecida é a de Timothy Brown, chamado de "o paciente de Berlim". Ele recebeu tratamento para leucemia e se declarou curado depois de um transplante de medula óssea de um doador que tinha uma mutação genética rara que impedia o HIV entrar nas células.
 
Enquanto isso, cientistas franceses apresentaram dois estudos em Kuala Lumpur, ANRS Optiprim e Visconti, destacando a importância do tratamento precoce para controlar a infecção pelo HIV.
 
— Dada a diminuição significativa de depósitos nestes dois estudos, não podemos excluir a possibilidade de uma remissão funcional, ou seja, o controle a longo prazo da infecção sem tratamento, a curto prazo pode ser obtida em pacientes tratados precocemente — destacou Jean-François Delfraissy, diretor da Agência Nacional de Pesquisas sobre Aids e Hepatites Virais da França.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário