Pedro Ventura/Agência Brasília Teste para detecção da hepatite serão oferecido no Poupatempo |
Nesta semana, o projeto Hepatite C - Quebre o silêncio — que tem como foco incentivar o diagnóstico precoce da doença — vai oferecer testes gratuitos no Poupatempo Sé, entre os dias 21 e 26 de outubro, e no Poupatempo São Bernardo do Campo, entre os dias 21 e 25 de outubro.
Podem participar pessoas entre 35 e 65 anos ou que apresentem fator de risco para a doença, como aquelas que receberam transfusão de sangue ou similares antes de 1993, fizeram alguma cirurgia de grande porte ou tratamento para problemas renais, como hemodiálise, profissionais da saúde e usuários de drogas. A faixa etária também é fator importante para a realização do teste.
No mundo, cerca de 90% dos infectados só a descobrem quando o problema já está muito avançado. No Brasil, a situação não é diferente, estimativas mostram que há aproximadamente 3 milhões de pessoas infectadas e cerca de metade delas não sabe que é portadora do vírus.
A hepatite C representa a principal causa de transplantes de fígado no País. Mundialmente, mais de 500 milhões de pessoas estão infectadas com os vírus das hepatites B ou C — um índice dez vezes maior do que o número de portadores do HIV/Aids.
R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário