Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Nova regra proíbe médico de divulgar telefone no Twitter e no Orkut

Conselho Federal de Medicina divulga novas normas para publicidade médica

As novas regras para publicidade feita por médicos, divulgadas nesta quinta-feira (18) pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), incluem normas para atuação desses profissionais nas redes sociais, como Twitter, Orkut e Facebook. Os profissionais não podem, por exemplo, divulgar endereço e telefone de consultório, clínica ou serviço nesses sites.

O conselho vai publicar uma resolução com as novas regras sobre o assunto nesta sexta-feira (19), no Diário Oficial da União. As normas entram em vigor seis meses após a publicação.

Emmanuel Fortes, conselheiro do CFM, diz que “o profissional pode se manifestar como um cidadão comum, dar orientações gerais sobre prevenção e problemas de saúde, mas nunca indicar o tratamento ou promover o seu local de trabalho”.

Pelas novas regras, o médico também não pode divulgar uma especialidade que não seja reconhecida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) ou pela Comissão Mista de Especialidades.

A resolução também diz que os médicos não podem “veicular publicamente informações que causem intranquilidade à sociedade, mesmo que comprovadas cientificamente”.

Nestes casos, [o profissional] deve protocolar em caráter de urgência o motivo de sua preocupação às autoridades competentes e aos Conselhos Federal ou Regional de Medicina de seu Estado para os devidos encaminhamentos.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário