Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Portugal: Ingles pedala para ajudar bebé português

Um inglês vai pedalar desde o seu país até Portugal para ajudar Tiago, um bebé português portador de uma doença rara, que os pais querem tratar num hospital especializado nos Estados Unidos.

A viagem solidária de Mark Sewell vai começar no domingo e na bicicleta seguirá uma caixa onde os transeuntes poderão depositar o seu donativo.

"Espero chegar a Portugal, lá para Outubro, com a caixa cheia", disse esta quinta-feira à Lusa Mark Sewell, um inglês que tem residência também em Fontoura, Paredes de Coura, de onde é natural o pai de Tiago.

Sublinhou que, mais do que encher a caixa, o objectivo é chamar a atenção para este caso, de forma a desencadear uma onda de solidariedade que permita aos pais de Tiago angariarem o dinheiro necessário para os tratamentos do filho, "seja onde for".

O Tiago, que completa esta quinta-feira nove meses, nasceu com a síndrome de Klippel-Trenaunay, uma doença rara que tem registados cerca de mil casos em todo o Mundo e apenas dois em Portugal.

Trata-se de uma malformação congénita que se dá na 26.ª semana de gestação e que se caracteriza sobretudo por problemas no sistema venoso.

No caso de Tiago, centra-se na perna esquerda, que, segundo disse à Lusa a mãe do bebé, Carminda Gonçalves, "pode vir a ter de ser amputada", se o problema não for devidamente tratado.

"A perna incha muito e cresce mais do que a outra. Em Portugal, a única solução que me deram foi a colocação de uma meia elástica, para retardar o crescimento desproporcional da perna", referiu.

A esperança dos pais reside agora no Children's Boston Hospital, nos Estados Unidos, onde trabalha uma equipa de especialistas dedicada ao estudo daquela doença e ao tratamento de muitos dos seus sintomas.

O problema é o custo dos tratamentos. "Só para a primeira consulta, são necessários 1500 euros. E isto sem contar com viagens, alojamento e refeições", referiu a mãe.

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário