Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Prática farmacêutica atinge gestão hospitalar e clínica

Professora da Universidade do Texas defende visão global para evitar riscos ao paciente e impactos na instituição

Aproximadamente 30% das complicações no período de hospitalização estão relacionadas a erros de medicação. O problema também é responsável pela maioria das intoxicações no Brasil.

E para falar sobre os impactos dos erros na medicação à segurança do paciente e à gestão hospitalar, a Pharma Solutions trouxe ao Brasil a especialista Diane Ginsburg, Immediate Past President da Sociedade Americana dos Farmacêuticos, a ASHP.

Professora de farmácia clínica na Universidade do Texas ela recebeu o Saúde Web no Instituto de Ensino e Pesquisa do Sírio Libanês, em São Paulo.

Diane explicou que a prática farmacêutica atinge todos os aspectos da gestão hospitalar e clínica. “Desde identificar erros de prescrição até monitorar a evolução do paciente com a medicação e, por isso, o profissional farmacêutico deve integrar o time clínico”.

Para Diane, cabe ao gestor ou diretor farmacêutico direcionar a alocação dos recursos clínicos e humanos ao contratar farmacêuticos que cuidem dos pacientes numa visão global. “Atendendo aspectos além da prescrição a fim de entregar os melhores serviços no sistema de saúde”.

E já que o tema envolve a segurança e a vida das pessoas, para a especialista, o farmacêutico também contribui no tratamento dos pacientes no âmbito da saúde pública.

Diane é uma das entusiastas por uma mudança na educação da prática farmacêutica nos Estados Unidos. País em que o custo anual dos erros médicos chegam a US$ 17 bilhões.

Para ampliar a formação e visão no Brasil sobre a prática de farmácia clínica, a Pharma Solutions levará os profissionais brasileiros ao maior evento do setor, o Midyear Clinical da ASHP, que ocorre em New Orleans, de 03 a 11 de dezembro.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário