Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Mudanças no trato urinário podem indicar problemas de saúde

Fazer avaliação rotineiramente é importante, defende médico patologista
 
Infecção renal, pedras nos rins, tumores e até mesmo diabetes são problemas que afetam o trato urinário e causam mudanças na frequência do ato e no volume e cor do líquido. Por isso é importante a análise rotineira desses fatores, defende o médico patologista Paulo Campana, do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), em São Paulo.
 
— Adultos saudáveis urinam entre quatro e seis vezes ao dia, sendo que o volume pode variar de 700 militros a dois litros — afirma.
 
De acordo com Paulo Campana, quando o paciente elimina um volume de urina superior a dois litros por dia é necessário checar se ele não está ingerindo, proporcionalmente, muito líquido ou se está fazendo uso de diuréticos.
 
— Vale lembrar que o álcool e a cafeína também podem ter ação diurética. Outra possibilidade é acusar uma taxa elevada de açúcar no sangue, indicando o diabetes —diz o médico.
 
Quando não se ingere maior quantidade de líquido, mas se sente uma vontade mais frequente de urinar, a pessoa pode estar com a bexiga pressionada ou ainda irritada. Nesses casos, o médico diz que o diagnóstico mais comum é de infecção urinária.
 
Por outro lado, urinar pouco também pode levar a um diagnóstico de infecção.
— Em casos mais raros, também pode indicar um tumor. Daí a importância de fazer os exames necessários para obter um diagnóstico detalhado e assegurar um tratamento adequado. Na presença dos sintomas descritos, é sempre bom procurar um especialista.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário