Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Hora certa de desmamar depende muito da relação entre mãe e bebê

Médicos recomendem que a amamentação não ultrapasse os dois anos, mas órgãos de saúde não impõem restrição
 
Para grande parte das mulheres, a amamentação representa muito mais do que nutrição do bebê: simboliza um momento de intimidade, troca de afeto e estabelecimento de vínculo. Justamente por esse motivo, romper com esse laço pode se tornar um desafio.
 
Mãe do pequeno Jan Felipe, dois anos, Jéssika Assmann sabe muito bem o que isso quer dizer. Natural de Canela, ela recentemente foi aprovada no concurso da Brigada Militar para bombeiro e agora passa por um curso de formação em Taquara. Todos os dias, dirige de uma cidade a outra para conseguir amamentar o filho (em algumas ocasiões, repete o trajeto até quatro vezes). Já pensou em desistir por conta do deslocamento. Mas, ao perceber a reação negativa de Jan, voltou atrás:
 
Vou amamentá-lo enquanto sentir que está sendo saudável para seu crescimento.
 
A experiência de Jéssika repete a história de muitas mulheres que além de conciliar trabalho carreira, vida pessoal e filhos, têm de administrar o sentimento de culpa que surge quando o dever chama e é preciso distanciar-se dos filhos.
 
Embora alguns médicos recomendem que a amamentação não ultrapasse os dois anos, o pediatra Benjamin Roitman explica que a Organização Mundial da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria não impõem nenhuma restrição. Quanto mais contato com o leite materno, mais fortalecido estará o sistema imunológico da criança.
 
Se está bom para a mãe e para o filho, ela deve ser mantida. Mas é importante estabelecer limites, para que o peito não seja visto como um brinquedo — explica Roitman.
 
A psicóloga clínica Alessia Carpes diz que a hora certa do desmame vai depender muito da relação mãe-bebê. Se há a possibilidade de continuar a amamentação, sempre vai ser melhor, até pela criação de vínculo emocional e físico. É necessário fazer gradativamente essa separação. A criança está criando sua autonomia, e a mãe está recuperando a sua.
 
Deve-se substituir aos poucos o leite materno, explica Alessia, e fazer a criança entender o processo por meio de muita conversa. Outra estratégia, segundo ela, pode ser o uso de atrativos lúdicos.
 
Essa foi a ideia da analista de mídias sociais Paola Veiga Macchi Kendzerski, que parou de amamentar aos seis meses, mas adotou a hora do banho como momento de maior proximidade com sua filha Rafaela, de nove meses:
 
É uma situação tão boa entre mãe e filha que, quando termina, chega a dar saudade.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário