Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Sinais de leucemia nas crianças podem ser observados pelos pais

Diagnóstico precoce da doença aumenta chances de cura
 
O diagnóstico precoce do câncer na infância evita o tratamento agressivo e aumenta as chances de cura. Entre as crianças, a leucemia é o que mais ocorre: representa 23% dos casos na faixa etária de até 19 anos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Para identificar a doença, é importante que os pais observem a ocorrência de sintomas em seus filhos.
 
Os primeiros manifestos do corpo que podem indicar a leucemia são os surgimentos de hematomas em locais estranhos, foras de regiões de comum impacto, com o tórax e o dorso. Sangramentos de gengiva ou urina também são comuns nesses casos, além da anemia, cansaço, aparência pálida e incidência de febre ou dores pelo corpo.
 
A criança não possibilita a prevenção primária, isto é, modificar algum costume para prevenir a doença. Afinal, ela não fuma ou bebe, por exemplo. O câncer na infância é raro, mas é a principal causa de morte por doença em países desenvolvidos — afirma a Coordenadora do Comitê de Oncologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Mariana Bohns Michalowski.
 
Os tumores pediátricos são agressivos quando aparecem, mas seu tratamento apresenta resultados positivos rapidamente. Quando se descobre cedo, a chance de cura chega a 95% na maioria dos tipos de neoplasias. Diferente da incidência nos adultos, que geralmente apresenta uma terapia mais demorada. São aproximadamente 10 mil casos de câncer na infância por ano no Brasil.
 
Os pais devem estar sempre atentos aos sintomas e, em caso de dúvida, consultar um pediatra. O surgimento da doença pode ser confundido com outros problemas na saúde ou até com o desenvolvimento dos processos fisiológicos comuns da criança.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário