Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 4 de novembro de 2014

1º Prêmio Jovem Pesquisador da Rede de Bancos de Leite Humano

O leite humano, por suas inúmeras características e potencialidades biológicas, é considerado o melhor e mais rico alimento funcional que um bebê pode receber, de forma exclusiva, do nascimento aos seis primeiros meses de vida

Pensando nisso, a Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH), idealizada pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), decidiu descobrir jovens talentos que fazem do leite humano e da amamentação seus objetos de pesquisa. Daí surgiu o Prêmio Jovem Pesquisador da Rede de Bancos de Leite Humano, que está com inscrições abertas de 1º de novembro de 2014 a 31 de janeiro de 2015.

A proposta do prêmio nasceu porque a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) e o Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano (IberBLH), que compõem a rBLH, reconhecem as pesquisas desenvolvidas por profissionais da área e querem incentivar estudantes universitários, ou graduados com até 10 anos de formação, a apresentarem trabalhos que poderão contribuir, com excelência, para o fortalecimento das ações desenvolvidas em países da América Latina, Caribe, Península Ibérica e África, onde há centenas de bancos de leite humano em atuação.

O prêmio vai contemplar trabalhos em três linhas de investigação, processamento, controle de qualidade e utilização do leite humano, assistência em amamentação na rBLH e comunicação e informação na rBLH. Os primeiros colocados de cada área temática – três do Brasil e três do exterior – serão premiados com intercâmbio técnico, no período de sete dias, em um dos Centros de Referência em Banco de Leite Humano da rBLH. Os ganhadores também receberão o financiamento de suas inscrições e a concessão de passagens e hospedagem para participarem do VI Congresso da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e II Congresso Ibero-americano de Bancos de Leite Humano, que vão acontecer de 24 a 27 de junho de 2015, em Brasília.

Para o coordenador da Rede Brasileira e do Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano, sediado no IFF, João Aprígio Guerra de Almeida, a iniciativa vem fortalecer ainda mais o trabalho em rede em prol da amamentação e da doação de leite materno. “Os três eixos de investigação propostos são centrais para a rBLH. O ‘processamento’ vai abordar aspectos relacionados ao avanço do conhecimento científico e tecnológico, no âmbito da segurança alimentar e nutricional na atenção neonatal. A ‘assistência em amamentação’ coloca a mulher como protagonista do processo e vai contemplar pesquisas sobre novas estratégias de promoção, proteção e apoio à amamentação. E a “comunicação” vai avaliar as novas contribuições para o campo da comunicação e da informação direcionadas para a rBLH”, explicou João Aprígio.
 
A premiação dos trabalhos acontecerá durante o VI Congresso da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e II Congresso Ibero-americano de Bancos de Leite Humano, que serão realizados de 24 a 27 de junho de 2015, em Brasília. Os eventos reunirão representantes dos 24 países que compõem a Rede de Bancos de Leite Humano, a Área Técnica da Saúde da Mulher e da Criança do Ministério da Saúde, a Coordenação Nacional e as Referências Estaduais em BLH, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), a Fundação Oswaldo Cruz, a Organização Pan-americana de Saúde (Opas), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Secretaria Geral Ibero-americana (Segib), além de profissionais e estudantes de Bancos de Leite Humano de todo o Brasil e dos países da rBLH.

Para mais informações acesse http://premiorblh.fiocruz.br/
 
Assessoria de Imprensa IFF/Fiocruz
(21) 99627-3790
(21) 2552-8829

Nenhum comentário:

Postar um comentário