Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 4 de novembro de 2014

OMS critica indústria farmacêutica 'guiada por lucros' que não elaborou vacina para ebola

Diretora-geral diz que empresas não criaram droga porque mercados da África não podem pagar
 
Rio - A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margareth Chan, criticou, nesta segunda-feira, a indústria farmacêutica por não desenvolver uma vacina para o ebola ao longo dos cerca de 40 anos que o vírus tem ameaçado África Ocidental, segundo a "Time".
 
Falando em Cotonou, Benin, Margaret perguntou retoricamente por que os médicos estão "ainda de mãos vazias, sem vacinas e sem cura" para o ebola, mesmo que a doença tenha aparecido pela primeira vez há cerca de quatro décadas atrás.
 
A resposta, disse Chan, é que "historicamente ebola foi confinado a países africanos mais pobres." Ela criticou os fabricantes de medicamentos por não terem interesse em uma vacina contra o Ebola até que a doença se tornou uma ameaça para os países não africanos, incluindo os EUA.
 
- O incentivo de pesquisa e desenvolvimento é praticamente inexistente - continuou ela. - Uma indústria com fins lucrativos não investe em produtos para mercados que não podem pagar.

Chan também reiterou que o surto no Oeste Africano foi tão grave porque as chamadas de sua organização para a antecipação de investimentos em sistemas de saúde subdesenvolvidos da região passaram despercebidas.
 
- Argumentos da OMS que caíram em ouvidos surdos ao longo de décadas estão agora lá fora, com consequências que todo o mundo pode ver, todos os dias, no noticiário da TV em horário nobre - disse Chan.
 
O vírus ebola foi descoberto em 1976 no antigo Zaire (hoje República Democrática do Congo), matando mais de 400 pessoas, tanto lá como no Sudão. Surtos similares na década de 1990 e início de 2000 também mataram centenas de pessoas no Congo e em Uganda.
 
No surto mais recente, que já matou pelo menos 4.951 pessoas, quase todos os cerca de 13.567 casos de ebola foram na Guiné, Libéria e Serra Leoa. Quatro casos do vírus foram confirmados nos EUA, dois na França e um na Espanha.
 
A OMS disse que planeja começar a tratar os trabalhadores de saúde nos três países mais afetados com uma vacina experimental no primeiro trimestre de 2015.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário