Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Osteoporose dói?

Antes de respondermos esta pergunta, precisamos entender como funciona o tecido ósseo.
O osso possui três tipos de células:

-Osteoblasto- células novas que formam a estrutura óssea.

-Osteócito- células maduras que regulam a quantidade de minerais (Cálcio) no tecido ósseo.
-Osteoclasto- reabsorvem as células “gastas e velhas”.

O osso saudável apresenta equilíbrio entre estas células e consegue manter sua estrutura forte para absorver impacto e a carga que nosso corpo necessita para realizar suas funções.

O osso e suas estruturas

Existem alguns fatores de risco que podem alterar o equilíbrio das células ósseas e levar a uma alteração em sua estrutura:

• Raça branca
• Histórico familiar de osteoporose
• Vida sedentária
• Baixa ingestão de cálcio e/ou vitamina D
• Menopausa – mulher para de produzir o estrógeno, que é um hormônio que auxilia na captação do Cálcio
• Tabagismo ou alcoolismo
• Pessoa magra ou com baixa estatura
• Fratura sem trauma prévia
• Uso de medicamentos por período prolongado: anticonvulsivantes, hormônio tireoideano, corticóides e anticoagulantes.
• Doenças como hepatopatia crônica, doença de Cushing, diabetes mellitus, hiperparatireoidismo, linfoma, leucemia, má-absorção, gastrectomia, doenças nutricionais, mieloma, artrite reumatóide e sarcoidose.

Quando as alterações atingem somente a função dos osteócitos e leva a uma diminuição na quantidade de Cálcio do Osso, recebe o nome de OSTEOPENIA. A osteopenia não é doença e pode ser corrigida. Se permanecer por longo período, pode evoluir para a OSTEOPOROSE.

Osteoporose é a alteração da estrutura óssea, a arquitetura do osso fica mais frágil e propensa a fraturas.

Osteoporose

Sabe-se que 10 milhões de brasileiros sofrem de osteoporose. De cada 3 em cada 4 doentes são do sexo feminino.

Uma em cada 3 mulheres com mais de 50 anos tem a doença. 75% dos diagnósticos são feitos somente após a primeira fratura.

No Brasil há 2,4 milhões de fraturas decorrentes da osteoporose ocorrem anualmente. Devido a estas fraturas 200.000 pessoas morrem todos os anos em nosso país.

Homem pode ter Osteoporose?
Sim, os homens a partir de 70 anos são susceptíveis a desenvolver osteoporose. Eventualmente pode acontecer antes desta idade quando associado a um fator de risco descrito acima.

Osteoporose dói?
Por si só, a osteoporose não ocasiona dor, mas quando existem fraturas ou alteração postural significativa pode causar dor.

As fraturas mais comuns são nas vértebras da coluna, no fêmur e no punho.

Fratura vertebral na osteoporose
Fratura de fêmur devido a osteoporose
Fratura de punho (Colles) devido a osteoporose

A osteoporose de longa data proporciona uma alteração postural na coluna vertebral. Há o “acunhamento” da vértebra, ou seja, a estrutura deste osso fica deformada, sendo chamada de vértebra de ‘peixe’, com a borda anterior menor que a posterior levando a uma cifose, a “Corcunda do Notredame”. Estas alterações posturais podem levar a uma Síndrome Dolorosa Miofascial (veja mais no Post correspondente).

Progressão da Cifose na osteoporose

Como diagnosticar a Osteoporose?
Após a identificação dos fatores de risco, deve ser solicitado a DENSITOMETRIA ÓSSEA. Através deste exame, o médico poderá instituir o melhor tratamento para o paciente.

Densitometria Óssea do fêmur

Como tratar a Osteoporose?
Muitas vezes a Densitometria Óssea acusa Osteopenia que deve ser tratada para a prevenção da Osteoporose. Nestes casos, o paciente deve instituir o tratamento preventivo da Osteoporose que será descrito a seguir e tomar Cálcio e Vitamina D.

O tratamento da osteoporose é feito com visitas periódicas ao médico. O uso de Cácio e Vitamina D são associados com medicamentos que são chamados bifosfonatos (alendronato, risedronato, ibandronato e raloxifeno) que auxiliam na remodelação óssea e impedem a progressão da fragilidade óssea. No caso de mulheres na menopausa, pode ser feita a Terapia de Reposição Hormonal.

Como prevenir a Osteoporose?
A massa óssea do ser humano é formada durante seu crescimento, ou seja, durante a adolescência. Nesta época é necessário ter uma ingesta de Cálcio adequada para evitar uma perda de massa óssea no futuro.

Na vida adulta, podemos prevenir a osteoporose com:-Dieta rica em Cálcio (leite e seus derivados, verduras escuras – espinafre, brócolis, couve- e peixes)
-Prática de atividade física (deve ser orientada por um médico Fisiatra).
-Correção Postural (prescrita por um médico Fisiatra).
-Tomar sol (antes das 10hs da manhã ou após as 16hs para evitar lesões na pele).
-Eliminar o fumo.
-Evitar bebidas alcoólicas e café em excesso.
-Evitar medicamentos que favoreçam quedas (indutores de sono e sedativos).
-Usar medicamentos somente com a prescrição médica.
-Exame de Densitometria Óssea anual para avaliação da doença.
- Cuidados domésticos para se evitar quedas (retirar tapetes, disposição adequada dos móveis etc.).

Leite é rico em Cálcio

Somente o acompanhamento médico periódico permite avaliar o estágio da doença e as medidas preventivas e terapêuticas adequadas a cada caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário