Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

SP: Instituto Emílio Ribas registra cinco casos de sífilis por dia

Maioria dos pacientes é do sexo masculino

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, referência nacional em doenças infecto-contagiosas, registra cinco casos de sífilis por dia entre adultos na capital paulista. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, sexo oral sem uso do preservativo é uma das principais formas de transmissão.

Entre novembro e dezembro de 2011, o Emílio Ribas diagnosticou 369 casos de sífilis, dos quais 347 em pessoas do sexo masculino. A maioria dos infectados tem entre 40 e 43 anos de idade.

Segundo o relato dos médicos, é comum os pacientes narrarem que mesmo utilizando o preservativo no momento do sexo vaginal ou anal, consequentemente dispensam o uso da camisinha durante o sexo oral, como explica David Uip, diretor do hospital.

- Não temos dados estatísticos deste comportamento, porém podemos afirmar que nas consultas ambulatoriais e de emergência, quase a totalidade dos pacientes com sífilis relatam não usar o preservativo no momento do sexo oral.

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível. Silenciosa, pode ser confundida muitas vezes com uma simples alergia ou irritação.

Os agravos da sífilis são apresentados em três estágios: primário, secundário e terciário. Após o contato sexual, os sintomas da sífilis primária podem aparecer entre duas e três semanas.

A doença se manifesta com pequenas lesões, que são chamados de "cancro duro", não dolorosas, na vagina, no pênis e na boca.

Os sintomas tendem a desaparecer mesmo sem o tratamento devido e retornam depois de meses, seguindo para a segunda fase da doença.

Nesta fase secundaria da sífilis, os sintomas voltam depois de meses, em alguns casos, semanas. São caracterizados pelas erupções principalmente nas palmas da mão e na planta do pé, ou em outras partes do corpo, acompanhado de febre alta, falta de apetite e prostração.

O tratamento é à base de penicilina benzatina e o paciente deve permanecer em acompanhamento durante meses.

O desaparecimento dos sintomas não é garantia de cura, que só pode ser avaliada pelo médico por meio de monitoramento clínico e laboratorial até que seja constatada a cura da doença.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário