Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 30 de maio de 2013

3,9 bilhões de pessoas são afetadas por doenças bucais em todo o mundo

Cárie não tratada em dentes permanentes foi a condição mais prevalente avaliada para todo o GBD 2010
Foto: UN Photo/Logan Abassi
Cárie não tratada em dentes permanentes foi a condição
mais prevalente avaliada para todo o GBD 2010
Artigo da Associação Internacional de Pesquisa Dental (IADR) produziu estimativas de 291 doenças e lesões em 1990, 2005 e 2010
 
Relatório publicado pelas Associações Internacional e Americana de Pesquisa Dental (IADR / AADR) revelaram que 3,9 bilhões de pessoas são afetadas por doenças bucais em todo o mundo.
O artigo intitulado "Global Burden of Oral Conditions in 1990-2010: A Systemic Analysis" foi escrito pelo autor Wagner Marcenes e publicado no Journal of Dental Research.
 
O "Global Burden of Disease Study 2010 (GBD 2010)" produziu estimativas comparáveis entre a carga de 291 doenças e lesões em 1990, 2005 e 2010. O artigo relatou a carga global de cárie não tratada, periodontite severa e perda dentária grave em 2010, e comparou esses números com as estimativas de 1990.
 
Marcenes e sua equipe usaram dias medidas para quantificar a carga, disability-adjusted life year (DALY), ou seja, número de anos perdidos devido a doenças e incapacidade e o Years Lived with Disability (YLD), que representam os dias vividos com alguma incapacidade ou doença.
 
Os resultados mostraram que condições bucais afetaram 3,9 bilhões de pessoas, e a cárie não tratada em dentes permanentes foi a condição mais prevalente avaliada para todo o GBD 2010, prevalência global de 35% para todas as idades combinadas.
 
Condições orais combinadas representaram 15 milhões de DALYs no mundo, o que implica uma perda média de saúde de 224 anos, por 100 mil habitantes.
 
DALYs devido às condições orais aumentou 20,8% entre 1990 e 2010, principalmente devido ao crescimento populacional e ao envelhecimento. Enquanto DALYs devido a periodontite severa e cáries não tratadas aumentaram, aqueles devido à perda do dente grave diminuiu.
 
A taxa de DALYs diferiu por grupos etários e regiões, mas não por sexos. Os resultados destacam o desafio de responder à diversidade de necessidades mundiais urgentes de saúde bucal, particularmente nas comunidades em desenvolvimento.
 
Segundo os pesquisadores, "o fato de que uma doença evitável por via oral é a mais comum de todas as 291 doenças e lesões examinadas no GBD 2010 é muito preocupante e deve fazer com que todos nós redobremos nossos esforços para aumentar a conscientização sobre a importância da saúde bucal para os formuladores de políticas."
 
Fontet isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário