Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 24 de julho de 2013

Na contramão da recomendação da OMS, Brasil é recordista em cesarianas

Getty Images
Parto bebê
Cerca de 40% dos nascimentos são feitos pelo procedimento cirúrgico 
 
O parto normal é uma raridade no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, 38,3% dos nascimentos são feitos por cesarianas, sendo que a OMS (Organização Mundial da Saúde) indica que apenas 15% dos partos sejam feitos por este método. 
 
De acordo com o obstetra Cláudio Basbaum, a escolha da cesariana, principalmente nos hospitais particulares, é por conta da praticidade.   
 
— Nem a família e nem o médico precisam esperar horas e horas. O procedimento cirúrgico é feito em uma hora, se marcado antecipadamente.
   
Apesar do parto normal ser mais demorado, o obstetra Edvaldo Tuna avisa que a chance de hemorragia é menor, além de a recuperação ser muito mais rápida e sem dores.  
 
— O parto normal pode durar de oito a 14 horas, mas se houver alguma complicação que coloque a vida do bebê ou da mãe em risco a cesariana é feita.
   
Além do parto normal, há o parto humanizado, que respeita ainda mais o nascimento do bebê. Neste caso, a mulher recebe massagens e o parto pode ser feito em casa.

Assista ao vídeo:   



Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário