Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 24 de julho de 2013

Pneumonia interna 14 pessoas por hora em SP

De acordo com médico, número é alto; cerca de 130 mil foram ao hospital em 2012 pela doença
 
Cerca de 130 mil pessoas foram internadas vítimas de pneumonia no ano passado, de acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. De acordo com o governo do Estado, o dado equivale a 14 pacientes internados por hora no SUS (Sistema Único de Saúde).
 
Para o médico infectologista David Uip, este número é "muito alto e chama atenção porque a pneumonia normalmente vem de um processo infeccioso viral, que pode ser prevenido”. Segundo ele, a doença é um quadro de infecção no pulmão que pode ser causado por bactérias, vírus, helmintos ou até mesmo fungos.
 
Ainda de acordo com a pasta, comparado com os últimos três anos, houve queda de 7% no número total de casos.
 
Sintomas
Os sintomas são vários como dor no tórax, dificuldade para respirar, diarreia, vômito, fadiga, mas tosses, espirros e a febre alta são os principais sinais de alertas.
 
— Se tossir e espirrar e não melhorar em 24 horas, procure um médico. Se não tossir e espirrar, mas tiver febre alta, procure um médico. Ninguém deve se arriscar.

Vacinação
A vacina pneumocócica 10-valente faz parte do calendário de imunização do SUS (Sistema Único de Saúde) e está disponível, gratuitamente, nos postos de saúde para crianças de dois meses a um ano e 11 meses de idade.
 
Além de imunizar as crianças, a vacina também protege contra otites agudas e outras infecções respiratórias, como meningites.
 
Fonte r7

Nenhum comentário:

Postar um comentário