Pesquisadores analisaram a quantidade de atividades físicas necessárias para manter ou aumentar a massa muscular de adultos de duas faixas etárias: dos 20 aos 25 anos e dos 60 aos 75 anos.
Na fase inicial do estudo, de 16 semanas de duração, todos os participantes realizaram três séries de exercícios de resistência (leg press, extensão de joelhos e agachamentos) três vezes por semana.
Na segunda fase, de duração de 32 semanas, os participantes foram divididos em três grupos: o primeiro interrompeu o programa total de treinamento, o segundo reduziu a frequência do treino para uma vez semanal e o terceiro reduziu a frequência para uma vez semanal e também a quantidade, para apenas uma série de exercícios.
A massa muscular foi mantida entre os participantes mais jovens dos dois grupos que reduziram o treinamento. O mesmo não ocorreu com os mais velhos, que perderam massa muscular mesmo realizando de uma a três séries de exercícios uma vez por semana.
Entretanto, apenas um dia de treinamento de resistência foi o suficiente para manter a força dos participantes de diferentes faixas etárias – pelo menos quando realizado por um longo período.
“Não estamos defendendo a idéia de que devemos treinar apenas uma vez por semana, mas acreditamos que tal programa pode ser eficaz durante períodos temporários, quando é difícil manter uma rotina consistente e intensiva de vários dias de treino por semana”, disse Marcas Bamman, da Universidade do Alabama.
“Nossos dados são os primeiros a apontar que pessoas mais velhas precisam realizar mais exercícios semanalmente para manter um aumento de muscular induzido por treinamento de resistência”, complementou Bamman, que liderou o estudo.
“Todos os adultos deveriam incluir exercícios progressivos de resistência na rotina semanal, mas sempre haverá períodos, durante longas viagens ou doenças na família, quando é difícil manter a prática de exercícios”, ele complementa.
Fonte IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário