Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 19 de agosto de 2014

No Brasil, mortes por depressão crescem 705% em 16 anos

Getty Images: Dados mostram que, em 1996, 58 pessoas morreram por uma
causa associada à depressão. Em 2012, último dado disponível, foram 467
Número total de suicídios passou de 6.743 para 10.321 no mesmo período 

Em 16 anos, o número de mortes relacionadas com depressão cresceu 705% no Brasil, mostra levantamento inédito feito pelo jornal O Estado de S.Paulo com base nos dados do sistema de mortalidade do Datasus. Estão incluídos na estatística casos de suicídio e outras mortes motivadas por problemas de saúde decorrentes de episódios depressivos.

Foi a depressão, somada à dependência química, o que provavelmente levou o ator americano Robin William, de 63 anos, a se matar, na segunda-feira passada (11). Os dados mostram que, em 1996, 58 pessoas morreram por uma causa associada à depressão. Em 2012, último dado disponível, foram 467.

O número total de suicídios também teve aumento significativo no Brasil. Passou de 6.743 para 10.321 no mesmo período, uma média de 28 mortes por dia. As taxas de suicídio são muito superiores às mortes associadas à depressão porque, na maioria dos casos, o atestado de óbito não traz a doença como causa associada.

No Brasil, a faixa etária correspondente à terceira idade é a que reúne as estatísticas mais preocupantes. No caso de mortes relacionadas à depressão, os maiores índices estão concentrados em pessoas com mais de 60 anos, com o ápice depois dos 80 anos.

No caso dos suicídios, embora os números absolutos não sejam maiores entre os idosos, a maior taxa de crescimento no período analisado ocorreu entre pessoas com mais de 80 anos. Entre 1996 e 2012, o suicídio cresceu 154% nesta faixa etária.

Causas 
Segundo especialistas, o aumento de suicídios e de mortes associadas à depressão está relacionado com dois principais fatores: o aumento das notificações e o crescimento de casos do transtorno.

Miguel Jorge, professor associado de psiquiatria da Unifesp, disse que "como o assunto é mais discutido hoje, há maior procura por atendimento médico e mais diagnósticos".

— Mas também está provado, por estudos epidemiológicos, que a incidência da depressão tem aumentado nos últimos anos, principalmente nos grandes centros.

Jorge explica que, além do componente genético, que pode predispor algumas pessoas à doença, fatores externos da vida atual, como o estresse e a grande competitividade profissional, podem favorecer o aparecimento da doença.

No caso dos idosos, a chegada de doenças crônicas incuráveis, o luto pela perda de pessoas próximas e a frustração por não poder mais realizar algumas atividades os tornam mais vulneráveis à depressão e ao suicídio.

— Um estilo de vida estressante, o uso de drogas e álcool e insatisfação em diversas áreas são fatores de risco para a doença. Fazer escolhas pessoais e profissionais que ajudem a controlar esses fatores é uma forma de prevenir a depressão.

Estadão Conteúdo

Lavar bem as mãos e alimentos ajuda a prevenir a hepatite A

Divulgação/ Elói Corrêa / Secom
Incluída no calendário nacional, vacina contra a doença começa a ser aplicada em crianças 

Neste mês, 13 Estados brasileiros começam a vacinar as crianças de um ano até dois anos de idade contra a hepatite A. A doença atinge, em média, 1,4 milhões de pessoas no mundo e, por isso, a prevenção é muito importante no combate à doença.

Além da vacina, que foi incluída pelo Ministério da Saúde no fim de julho no calendário nacional de imunização do SUS (Sistema Único de Saúde), atitudes simples de higiene podem evitar o contágio.

Segundo o hepatologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo Tércio Genzini, o melhor tratamento da patologia é a prevenção, uma vez que, a principal forma de contágio é "contato direto ou indireto com fezes contaminadas".

― A propagação da doença costuma estar relacionada a condições de higiene.

Lavar bem as mãos antes de comer ou manipular alimentos, usar água potável para beber e cozinhar e ter acesso a saneamento básico de qualidade são algumas das principais formas de prevenção de acordo com o especialista.

― Além disso, lavar as mãos após ir ao banheiro e lavar bem os alimentos [especialmente os ingeridos crus] garantem uma proteção maior contra a hepatite A.

R7

Absorvente interno com remédio poderia ajudar mulheres a prevenir HIV

Divulgação
Pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, criaram uma espécie de absorvente interno com medicamento que se dissolve assim que entra em contato com a umidade da vagina. Para evitar o risco de contrair o vírus HIV, bastaria a mulher usá-lo alguns minutos antes da relação sexual

O material pesquisado pela equipe é capaz de liberar doses bem mais altas de medicamento que outros produtos de uso tópico, como géis e cremes. Assim, o absorvente interno seria uma opção mais eficaz e discreta para proteger as mulheres do que outras iniciativas do tipo que estão em estudo.

Segundo o principal autor do trabalho, o bioengenheiro Cameron Ball, produtos em forma de creme ou gel desenvolvidos com o mesmo objetivo não vêm apresentando bom desempenho nos testes porque, em geral, é preciso usar uma quantidade muito grande para fazerem efeito, o que aumenta o risco de vazamentos e consequente perda de eficácia.

Já a nova tecnologia desenvolvida pela equipe envolve fibras leves, capazes de reter grande quantidade de remédio e também de se dissolver rapidamente, em apenas seis minutos, como explica o comunicado da universidade sobre o estudo, publicado no periódico  “Antimicrobial Agents and Chemotherapy ” deste mês.

Os pesquisadores, que contam com financiamento dos Institutos Nacionais de Saúde, dos EUA, pretendem desenvolver os primeiros protótipos do absorvente em breve, para então começar a testá-los em modelos animais.

Ainda há um caminho longo de pesquisas pela frente, mas é bom saber que há tecnologias desse tipo em desenvolvimento. O uso regular de medicamentos por via oral para prevenir o HIV nas populações de risco já foi até recomendado pela Organização Mundial da Saúde(OMS), mas ainda é incipiente e envolve dificuldades, como a adesão dos pacientes. No Brasil, a chamada profilaxia pré-exposição está em fase experimental.

Produtos de uso tópico seriam, em tese, mais vantajosos porque causariam menos efeitos colaterais e poderiam ser administrados somente na hora do sexo. Por isso, a ideia dos pesquisadores da Universidade de Washington é promissora. Vamos torcer para que as próximas fases do estudo apresentem bons resultados.

UOL

Anvisa suspende lote de agulha descartável

A Anvisa determinou, na útima sexta-feira (15/08), a suspensão do lote 1111125 do produto Agulha Descartável 0,7×25/22g1, fabricado pela empresa Hangzhou Tongji Medical Instruments Co. Ltda. China e importado e distribuído pela Embramac – Empresa Brasileira de Materiais Cirúrgicos, Indústria, Comércio, Importação e Exportação Ltda. 

O lote apresentou resultado insatisfatório no ensaio de aspecto, onde se constatou a presença de uma das unidades no interior da embalagem sem a capa protetora da cânula.

As determinações acima foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).Clique aqui e confira na íntegra.

Anvisa

Terceira idade: mudanças dessa fase afetam paladar, equilíbrio e até olfato

idosa descendo escadas com ajuda de uma bengala - Foto Getty ImagesSaiba como lidar com as transformações que também alteram músculos, ossos e visão

Por muito tempo os idosos foram considerados sinônimos de invalidez, como se fossem velhinhos que não entende muito bem o que falamos ou que não consegue fazer nada sozinho - mas isso está longe de ser verdade. 

Hoje vemos muitos homens e mulheres com mais de 60 anos que estão ativos, levando suas vidas com saúde e um sorriso no rosto. No entanto, é importante entender que mesmo com essa mudança de paradigma, o envelhecimento chega acompanhado de certas mudanças que na maioria das vezes são deixadas de lado. 

"Muitas pessoas se preocupam com o declínio cognitivo e ossos mais fracos, mas há outras preocupações menos conhecidas que merecem atenção", explica o geriatra Roberto Dischinger, responsável pelo residencial para a terceira idade Lar Sant'ana, em São Paulo. 

É importante estarmos cientes dessas mudanças para poder encontrar as melhores formas de contorná-las ou preveni-las, incentivando o envelhecimento saudável. "Cuidados com a alimentação, prática de exercícios, controle de estresse e doenças, assim como consultas médicas periódicas, têm relação direta com a manutenção da qualidade de vida e a prevenção de doenças desde a juventude", afirma o geriatra. 

Confira quais são as mudanças desconhecidas da terceira idade e entenda melhor esse processo:   

Dificuldades no paladar
A partir dos 60 anos, é comum ocorrer no idoso uma diminuição na capacidade de perceber gostos doces e salgados dos alimentos, enquanto os sabores ácidos e amargos se mantêm inalterados. "Isso acontece devido à atrofia das papilas gustativas que são responsáveis pelo paladar", diz o geriatra Roberto Dischinger, responsável pelo residencial para a terceira idade Lar Sant'ana. Outro fator que também pode alterar o paladar é o uso de certos medicamentos. O especialista afirma que é esse é o motivo porque os idosos tendem a acrescentar mais sal ou açúcar aos alimentos. 

"Uma alternativa é acrescentar temperos naturais aos pratos, tais como alho, cebola, cheiro verde, orégano e manjericão, que realçam o sabor dos alimentos e eliminam essa dificuldade", afirma a nutricionista Flavia Medeiros Leite, coordenadora do Programa Crescer e parte da equipe multidisciplinar do Lar Sant'ana. "É importante também que o momento da refeição seja atrativo, com pratos variados e balanceados, pois com a diminuição do paladar o idoso tende a diminuir a ingestão de alimentos, podendo ficar com um quadro de desnutrição." 

Alterações no olfato
Considerando que no processo de envelhecimento existem diversas alterações sensoriais, o olfato também pode ser afetado. Alterações como o aumento de tecidos moles e atrofia das glândulas mucosas - muitas vezes ocasionando o ressecamento do muco nasal e consequentemente a obstrução nasal - podem explicar as dificuldades de identificar odores. "Isso também pode ocorrer principalmente após os 80 anos, quando as dificuldades para identificação de odores ocorrem devido à degeneração das células do sistema nervoso central", explica o geriatra Roberto. "Esse pode ser considerado um sintoma inicial de doenças como Parkinson e Alzheimer, levando em conta que a percepção que o idoso tem sobre seu olfato depende também dos sistemas nervoso central e periférico, que são os maiores afetados por essas doenças".

Um dos sinais que indicam a perda olfativa é a diminuição do peso em consequência da perda de apetite. O tratamento depende da causa, mas é recomendado que o acompanhamento seja feito por uma equipe multidisciplinar. "Para facilitar a ingestão dos alimentos, pode-se melhorar a apresentação dos pratos e a forma de preparo dos alimentos", ressalta a nutricionista Flavia.

Dificuldades em fazer várias tarefas ao mesmo tempo
Existe uma área do cérebro responsável pelo que os especialistas chamam de atenção dividida - que é ativada quando precisamos prestar atenção em duas ou mais tarefas ao mesmo tempo. "A partir da meia-idade ou após os 70 anos, ocorre um declínio normal das funções cognitivas, podendo repercutir na memória e nesse tipo de atenção", explica a psicóloga especialista em terceira idade Roberta Seriacopi, de São Paulo. De acordo com a especialista, durante o processo de envelhecimento, é comum as pessoas apresentarem falhas no controle do excesso de informações e na manutenção de informações irrelevantes durante execução de uma tarefa. Isso torna mais lenta a nossa capacidade de alternar de uma tarefa para outra, prejudicando o desempenho. 

Outro sinal comum de que a atenção dividida do idoso está comprometida é o fato de ele não conseguir se lembrar de assuntos que foram comentados durante uma refeição ou enquanto ele estava assistindo televisão, por exemplo. "Isso acontece porque ele estava concentrado em apenas uma das tarefas, e seu cérebro não conseguiu captar e processar a nova informação que você estava fornecendo", explica Roberta. Uma forma de lidar com isso é a estimulação cognitiva por meio de atividades que envolvam duas ou mais tarefas simultâneas.   

Pele ressecada
A pele é o órgão que mais evidentemente demonstra os sinais de envelhecimento. "Muitas alterações decorrentes da idade, como perda de tecido de sustentação de gordura subcutânea, diminuição dos pelos, alteração na distribuição de pigmentação de pele e pelos e diminuição de glândulas sudoríparas e sebáceas, ocasionam uma pele mais ressecada, frágil e sem a preservação de elasticidade", afirma o geriatra Roberto. 

O especialista diz que pele dos idosos também tende a ficar mais ressecada devido à redução da quantidade de água corporal nessa fase da vida. "Todos esses fatores tornam a pele do idoso mais propensa a machucados e infecções." Entre os cuidados para esse problema estão a ingestão de água, banhos com sabonete neutro e água morna e aplicação de um hidratante corporal após. 

Distúrbios da visão
Problemas relacionados à visão podem impedir ou dificultar a independência dos idosos na realização das atividades diárias. Com o envelhecimento, ocorre uma redução na acuidade visual e na acomodação à luminosidade, bem como na clareza da visão noturna e do campo de visão periférico. "Consequentemente, ler, assistir TV e realizar atividades manuais podem ser mais cansativo e dificultoso", ressalta o geriatra Roberto. 

"Para evitar pequenos desconfortos, o ideal é manter a iluminação permanente, uma vez que a adaptação dos idosos a mudanças de luz torna-se mais lenta." Entre as alterações visuais mais frequentes, os especialistas citam presbiopia, catarata, glaucoma, degeneração macular e retinopatia diabética. É importante a prevenção por meio da investigação e acompanhamento médico precoce dessas alterações, uma vez que elas são comuns na faixa etária.

Qual era a palavra mesmo?
Sentir dificuldade para encontrar o termo certo durante uma conversa é muito comum em idosos. "Isso acontece porque a capacidade de processar as informações fica mais lenta e a atenção também pode estar alterada, prejudicando assim a memória de trabalho (quando ele precisa memorizar algo para usar em seguida, como quando decoramos um número de telefone na agenda para digitá-lo logo após) e memória episódica (memória de histórias e eventos do próprio passado)", diz a psicóloga Roberta. 

Quando há falta da atenção, a manutenção de informações pela memória fica prejudicada, dificultando a lembrança de palavras durante uma conversa. De acordo com a psicóloga o melhor a fazer nesses casos não é completar as palavras pelo idoso ou então repreendê-lo. Tente dar pistas que possam ajudá-lo a lembrar da palavra por si, de forma que ele exercite sua memória. "Devemos ressaltar que nem toda a falta de atenção ou perda de memória é sinal de doenças, mas que qualquer problema que gere dificuldades em suas atividades diárias deve ser comunicado ao médico." 

Manter o equilíbrio
Com o passa da idade, o corpo sofre alterações no controle da postura e do andar, que desempenham um papel importante no equilíbrio dos idosos. "Eles apresentam dificuldades na regulação das respostas relacionadas a velocidade e precisão dos movimentos, causando assim um desequilíbrio", explica o geriatra Roberto. Outro fator que pode gerar desequilíbrio nos idosos são alterações no sistema vestibular, como a labirintite. De acordo com o geriatra, a atividade física contribui para ganho de força muscular, amplitude de movimento, percepção corporal e melhora os reflexos, podendo auxiliar na prevenção de quedas e alterações do equilíbrio. 

Reflexos e raciocínio rápido
As funções cognitivas como memória, raciocínio, velocidade de processamento e reflexos tendem a diminuir conforme os neurônios vão envelhecendo. "Por isso o ideal é sempre estimular o cérebro, para que esse prejuízo seja o mínimo possível", afirma a psicóloga Roberta Seriacopi. A melhor maneira de prevenir essa degeneração é adotando hábitos saudáveis, como dieta balanceada, prática de exercícios e controle de estresse e doenças, assim como consultas médicas periódicas. "Mais uma vez, é importante ressaltar que simples alterações no raciocínio e reflexos nem sempre indicam doenças graves, entretanto, qualquer mudança deve ser investigada através de avaliações e exames." 

Músculos e ossos mais fracos
Para entender porque os músculos e ossos ficam mais fracos com o passar da idade, é importante saber que nossos ossos crescem somente até os 20 anos e sua densidade aumenta até os 35 anos, começando a perder-se progressivamente a partir disso. 

O mesmo acontece com os músculos: a partir dos 65 anos de idade, nossa massa muscular vai sendo perdida, cerca de 1% a cada ano. Pessoas que praticaram exercícios durante a juventude e mantiveram hábitos que contribuíram para o fortalecimento desses órgãos possuem um "pico" de massa óssea e muscular maior do que as pessoas que não mantiveram bons hábitos, e por isso demoram mais a apresentar problemas nesses sistemas. "No entanto, pessoas que não possuíam altos picos de massa muscular e óssea tendem a sofrer de problemas como osteoporose e sarcopenia mais rapidamente", explica Roberto Dischinger. O especialista afirma que praticar exercícios já na idade avançada ajuda a impedir a perda, prevenindo essas doenças, mas a pessoa não conquistará mais massa óssea ou muscular do que já tem. 

Minha Vida

Cientistas revertem calvície de pacientes usando remédio para tratar medula óssea

http://www.trc-canada.com/Structures/R702000.png
Ruxolitinib
Três homens que tinham perdido quase um terço dos fios viram crescer seu couro cabeludo em cinco meses

Rio - Um estudo publicado na revista "Nature Medicine" mostrou que um remédio indicado para tratamento de doenças na medula óssea reverteu completamente a perda de cabelo em três pacientes.

Todos tinham sido diagnosticados com alopecia areata, uma condição que pode causar calvície irregular no couro cabeludo. A doença é mais grave e mais difícil de tratar do que o gênero comum de calvície, mais relacionado a distúrbios hormonais.

Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Columbia já haviam identificado um conjunto de células do sistema imunológico envolvidas na destruição de cabelo e realizaram uma série de testes bem-sucedidos em camundongos com o medicamento, conhecido como ruxolitinib, aprovado para o tratamento de medula óssea nos Estados Unidos e na Europa.

A droga então foi aplicada duas vezes ao dia nos três pacientes que alopecia. Todos já tinham perdido pelo menos um terço do cabelo, mas perceberam o crescimento de forma vertiginosa depois de cinco meses de terapia.

Os pesquisadores dizem que mais trabalho é necessário para ver se a droga pode ser oferecida de forma mais ampla. 

A alopecia areata pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais frequentemente diagnosticada em adolescentes e adultos jovens.

O Globo

Concurso Prefeitura de Araquari - SC

Em mais um edital divulgado pela Prefeitura de Araquari, no interior catarinense, o Município tornou público a realização do concurso nº 001/2014, a ser organizado e executado pelo Instituto O Barriga Verde - IOBV, com o intuito de prover vagas do quadro único de pessoal da Administração Direta. As oportunidades são para profissionais de níveis fundamental, médio, técnico e superior.

Serão distribuídas 32 vagas para contratações imediatas, mais formação de cadastro de reserva, com salários que vão até R$ 9.199,87 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
Nível Alfabetizado: auxiliar serviços gerais, calceteiro, motorista, servente;

Nível Médio/Técnico: agente administrativo, auxiliar de saúde bucal, fiscal de posturas, fiscal de regularidade de obras, fiscal de tributação, fiscal sanitarista e técnico de enfermagem;

Nível Superior: administrador escolar, assistente social, bibliotecário, enfermeiro, fiscal de tributação, fiscal sanitarista, médico clínico geral (20h), médico clínico geral (40h), médico pediatra, orientador educacional, professor de séries iniciais, professor de educação infantil, professor de artes, professor de inglês, psicóloga, supervisor escolar, tesoureiro, tradutor e interprete de libras.

Inscrições
O período de inscrição será do dia 11 de agosto a 11 de setembro de 2014, no site www.iobv.com.br.

Taxas
- Para cargos com exigência de curso superior: R$ 100,00;
- Para cargos com exigência de curso de ensino médio: R$ 80,00;
- Para cargos com exigência de ensino fundamental e alfabetizado: R$ 35,00.

Provas
As provas escritas estão previstas para serem realizadas no dia 28 de setembro de 2014 e os locais de realização das mesmas serão divulgados no site www.iobv.com.br e no site www.araquari.sc.gov.br.

Gabaritos
O gabarito provisório será divulgado no endereço eletrônico www.iobv.com.br no dia seguinte ao da realização da prova, juntamente com as provas que estarão disponíveis na área restrita do candidato.

Validade
O prazo de validade do concurso será de até dois anos, podendo ser prorrogado por uma vez, por igual período, contados a partir da data de sua homologação.

Fundo Municipal de Saúde de Otacílio Costa- SC abre vagas na saúde

O Fundo Municipal de Saúde de Otacílio Costa, em Santa Catarina, promove concurso público regido pelo edital de n° 02/2014, com a finalidade de preencher 03 vagas, as quais estão disponibilizadas para a função de Médico ESF, por salário de R$ 11.892,38, em jornada de 40 horas semanais. Do total de vagas abertas, 5% são reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

O cargo exige que os candidatos sejam portadores de certificado de nível superior com registro no respectivo órgão fiscalizador da profissão.

Estarão disponíveis no período de 31 de julho a 20 de agosto de 2014 as inscrições deste concurso, as quais podem ser feitas mediante acesso ao site www.infinityprovas.com.br. A taxa de participação no certame sai no valor de R$ 100,00.

Conforme publicação, a prova escrita está prevista para acontecer no dia 31 de agosto de 2014, com início às 09h e término às 13h.

Os gabaritos das provas escritas serão disponibilizados no dia 1º de setembro de 2014, pela internet, no sítio www.infinityprovas.com.br. No dia 05 de agosto de 2014, o Município de Otacílio Costa publicará o gabarito definitivo.

A validade deste concurso público será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Processo Seletivo Prefeitura de Caconde - SP

A Prefeitura da Estância Climática de Caconde, no interior paulista, tornou público o edital de processo seletivo nº 02/2014, no dispõe de 01 vaga no cargo de auxiliar de enfermagem. Podem participar do certame candidatos de nível médio com habilitação para exercer a atividade. O aprovado receberá remuneração de R$ 1.073,90, para cumprir jornada de trabalho de 40 horas semanais.

O certame ficará sob a responsabilidade do IBC - Instituto Brio Conhecimentos, que receberá as inscrições até o dia 21 de agosto de 2014, através do seu site: www.institutobrio.org.br. O valor da taxa é de R$ 20,00.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 31 de agosto de 2014, na cidade de Caconde - SP, o local e horário serão informados através dos sites www.institutobrio.org.br e www.caconde.sp.gov.br.

O gabarito preliminar será divulgado provavelmente no dia seguinte ao da realização da prova, a partir da 13h.

O certame será válido pelo período de 01 ano, a contar a partir da data da homologação, podendo, a critério da administração municipal, ser prorrogado por igual período.

SENAC - PE lança edital de processo seletivo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/Departamento Regional de Pernambuco - SENAC/PE lançou edital do seu processo seletivo 2014. O certame destina‐se a selecionar candidatos que comporão cadastro reserva de diversos segmentos em cargos de níveis fundamental, médio e superior.

As chances são para 06 Regiões atendendo 185 cidades do estado de Pernambuco. Os salários finais podem chegar a R$ 7.641,93.

As vagas são para os empregos de Assistente Administrativo, Assistente Operacional, Assistente Técnico, Auxiliar de Beleza, Auxiliar de Manutenção, Auxiliar de Serviços II, Encarregado de Serviço, Intérprete, Monitor, Motorista, Operador de Rede, Porteiro, Programador de Computador, Técnico de Segurança Trabalho, Técnico de Manutenção, Telefonista, Auxiliar de Serviços I, Analista de Educação Profissional, Analista I, Bibliotecário , Coordenador Pedagógico e Nutricionista.

O interessado, primeiramente, deverá realizar o cadastramento do seu currículo web, exclusivamente, no endereço eletrônico www.pe.senac.br, até o dia 28 de agosto de 2014. Os valores da taxa de inscrição variam de acordo com o nível de escolaridade exigido para preenchimento do cargo, sendo: R$ 30,00 para cargo com exigência de Ensino Fundamental, R$ 40,00 para cargo com exigência de Ensino Médio e R$ 50,00  para cargo com exigência de Ensino Superior.

As provas teóricas e os testes práticos serão realizados no Estado de Pernambuco, nas seguintes cidades:

- Provas Teóricas (todos os cargos): Arcoverde, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Paulista, Petrolina, Recife, Salgueiro, Serra Talhada e Vitória de Santo Antão.

- Testes Práticos (cargos do espaço ocupacional apoio operacional: Auxiliar de Serviços I – Carga/Descarga; Auxiliar de Beleza – Manicure/Pedicure; Auxiliar de Beleza – Depilação e Motorista): Recife.

- Testes Práticos (cargo do espaço ocupacional apoio operacional: Auxiliar de Serviços I – Geral): Arcoverde, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Recife, Salgueiro, Serra Talhada e Vitória de Santo Antão.

Os locais e os horários de aplicação das fases (prova teórica e teste prático) serão divulgados na Internet, no site www.quadrix.org.br. É de responsabilidade exclusiva do candidato o comparecimento no dia, horário e local determinados.

O gabarito preliminar das questões objetivas estará à disposição dos candidatos, no primeiro dia útil seguinte ao da realização das mesmas, no endereço eletrônico www.quadrix.org.br.

O certame terá prazo de validade de dois anos, contados da data da publicação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério do SENAC/PE.

Prefeitura de Ribeirão Bonito - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Ribeirão Bonito, no estado de São Paulo, divulgou o edital de processo seletivo regido pelo nº 005/2014, com a finalidade de preencher 01 vaga destinada a candidatos de nível superior, no cargo de fonoaudiólogo. O salário é no valor de R$ 2.381,00, por jornadas de 30 horas semanais.

As inscrições serão aceitas até o dia 24 de agosto de 2014, através do site www.iuds.org.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 14,43.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada na cidade de Ribeirão Bonito - SP, no dia 14 de setembro de 2014, pela manhã,  local que será informado através de edital.

O gabarito provavelmente será divulgado no dia seguinte ao da aplicação da prova.

O certame será válido pelo período de 01 ano, contado da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Prefeitura de Ribeirão Bonito, uma única vez e por igual período.

Concurso Prefeitura de Faxinalzinho - RS

A Prefeitura de Faxinalzinho, Estado do Rio Grande do Sul, publicou os editais de concurso público nº. 001/2014 e de processo seletivo nº. 002/2014. São ofertadas 20 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade, com vencimento de até R$ 3.374,36 em regime de trabalho de 20, 24 ou 40 horas semanais.

Do total de vagas que vierem a ser oferecidas durante o prazo de validade dos certames, 5% serão reservadas às pessoas com deficiência.

Cargos
Agente de Controle Interno, Assistente Social, Auxiliar em Saúde Bucal, Borracheiro, Farmacêutico, Inspetor Tributário, Médico, Motorista, Odontólogo, Operador de Máquinas, Operário, Psicólogo, Servente, Técnico em Enfermagem e Agente Comunitário de Saúde.

Inscrição
Interessados, deverão se inscrever até 31 de agosto de 2014, pelo site www.objetivas.com.br.

A taxa de inscrição é de:

Nível fundamental: R$ 30,00 e 50,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 100,00.

Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador para acesso, no horário das 7h45min às 11h45min e das 13h30min às 17h30min, até o dia 31 de agosto de 2014, nos dias úteis, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, situada na Avenida Lido Armando Oltramair, 1225, sala 02 – Faxinalzinho/RS.

Prova
A prova objetiva será aplicada na data provável de 18 de outubro de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições a partir de 12 de setembro de 2014. A prova prática poderá ser aplicada na mesma data da prova objetiva ou em data a ser informada por edital.

Validade
O certame terá validade por dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogáveis por mais 2 anos, a critério do município.

Concurso Prefeitura de Campinas - SP prorroga inscrição

A Prefeitura de Campinas, no Estado de São Paulo, lançou o edital de concurso público nº 03/2014 com a meta de preencher 412 vagas de nível superior, para o cargo de Médicos em varias especialidades. A execução será de responsabilidade técnica da Coordenadoria de Apoio Caipimes Concursos.

Os salários variam de R$ 2.205,11 a R$ 6.615,42, além de adicionais como auxílio Refeição no valor de R$ 680,00, mais prêmio por produtividade variando entre R$ 333,00 e R$ 4.174,95, de acordo com o local e a jornada de trabalho, que pode ser de 12 a 36 horas semanais.

Os candidatos devem possuir algumas destas especialidades: Anestesiologia, Cardiopediatria, Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, Clínica Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia e Hemoterapia, Homeopatia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina do Trabalho, Medicina Intensiva Adulto, Medicina Intensiva Pediátrica, Nefrologia, Neurologia, Neuropediatria, Oncologia Clínica, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

As pessoas portadoras de deficiência serão reservadas 5% do total de vagas cujas atribuições sejam compatíveis com a sua limitação física.

As inscrições foram prorrogadas e devem ser realizadas através do site www.caipimes.com.br, até 1º de setembro de 2014, com valor da taxa de inscrição R$ 62,00.

A aplicação das provas objetivas está prevista para 28 de setembro de 2014, na cidade de Campinas - SP, em locais e horários a serem divulgados através do sites www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial e no endereço eletrônico www.caipimes.com.br.

Os gabaritos e as provas serão divulgados em 30 de setembro de 2014, através do site www.caipimes.com.br.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da publicação de sua homologação, em Diário Oficial do Município, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Santa Helena - SC lança editais de concurso público

A Prefeitura de Santa Helena, em Santa Catarina, lançou editais n° 01/2014 de processo seletivo e de concurso público, que visam à formação de cadastro reserva, bem como o preenchimento de uma vaga imediata. As vagas são para profissionais com formação de nível fundamental ou superior.

De acordo com o edital n° 01/2014 de processo seletivo, serão credenciados Assistente Social - CRAS e Agente Comunitário de Saúde, que farão jus à remuneração de R$ 3.074,00 ou de R$ 945,00, respectivamente, correspondente ao regime de 40 horas semanais.

Já no edital n° 01/2014 de concurso público, há uma vaga no cargo de Agente Comunitário de Saúde, para o exercício de 40 horas semanais e remuneração de R$ 945,00.

As inscrições seguem abertas até o dia 10 de setembro de 2014, pelo site www.ameosc.actconcursos.com.br. As taxas são nos valores de R$ 30,00 ou R$ 60,00.

A prova objetiva será aplicada no dia 11 de outubro de 2014, às 09h30,  nas dependências da Escola Municipal de Educação Básica Cinderela, sito a Rua Pedro Ivo Hickmann, s/n, no Município de Santa Helena -SC. Em caso de alteração de local da prova este será publicado e divulgado no Mural Público Prefeitura Municipal de Santa Helena - SC, e nos endereços eletrônicos: 
www.ameosc.org.br e www.santa helena.sc.gov.br.

O gabarito preliminar será divulgado até as 18 horas do primeiro dia útil após a realização das provas nos sites: www.ameosc.org.br e www.santahelena.sc.gov.br

O certame é válido pelo prazo de até dois anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por até igual período.

Concurso Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí - MG

A Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, no estado de Minas Gerais, divulgou edital de concurso público nº. 01/2014 com a finalidade de preencher 182 vagas. Os cargos disponíveis contemplam profissionais de níveis alfabetizado, fundamental, médio e superior.

Os vencimentos variam de R$ 594,62 a R$ 2.675,00, em jornadas de 4 ou 8 horas por dia ou 24h semanais.

As vagas são para as funções de Ajudante Geral, Motorista, Operador de Máquinas, Pesadas, Pintor, Servente, Vigilante Municipal, Pedreiro, Auxiliar Administrativo, Mecânico de Manutenção, Auxiliar de Laboratório e demais cargos.

Os interessados devem efetuar a inscrição no site da organizadora, que é www.consesp.com.br, de 20 de outubro a 3 de novembro de 2014. Quem não tiver acesso à internet, poderá se inscrever pessoalmente na Incubadora Municipal de Empresas, na Avenida Francisco Andrade Ribeiro, nº. 543, Família Andrade, Santa Rita do Sapucaí, das 8h às 16h. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 70,00, conforme a colocação.

Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova escrita, prevista para 7 de dezembro de 2014. Também haverá prova prática para Operador de Máquinas Pesadas e Motorista, além de prova de títulos para funções de nível superior. O programa encontra-se no edital. O local da prova objetiva será informado com antecedência no www.consesp.com.br.

O certame valerá por dois anos, a contar de sua homologação, com possibilidade de ser prorrogado pelo mesmo período.

UEL - PR divulga edital de processo seletivo

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, divulgou edital PRORH Nº 175/2014 para a realização de processo seletivo. A seleção visa a contratação de 16 profissionais para os cargos de Agente Universitário de Nível Médio e Agente Universitário Operacional, nas funções de Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório/Análises Clínicas, Técnico em Laboratório/Área de Física, Agente de Segurança Interna e Auxiliar Operacional.

A remuneração oferecida pode chegar a R$ 1.862,84, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

O pedido de inscrição poderá ser efetuado até às 23h de 1º de setembro de 2014, somente via internet, no site www.cops.uel.br.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 60,00 para as funções de Agente Universitário de nível médio, e de R$ 40,00 para Agente Universitário Operacional.

Os inscritos passarão por prova objetiva, a ser realizada provavelmente no dia 21 de setembro de 2014, com início às 9h, nos locais a serem divulgados no Cartão Informativo do candidato.

O gabarito oficial provisório será divulgado a partir do dia 22 de setembro de 2014, às 17h, no site www.cops.uel.br.

O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos, contados a partir da data da publicação do resultado final no suplemento de concursos do Diário Oficial do Estado do Paraná, prorrogável por uma única vez, por igual período, a critério da UEL.

O edital encontra-se publicado no Diário Oficial do Paraná, edição de 18 de agosto de 2014, pág. 2 a 7.

Concurso Prefeitura de Salto do Lontra - PR

A Prefeitura de Salto do Lontra, no estado do Paraná, divulgou o edital nº 01.01/2014, informando sobre realização do concurso público nº 001/2014, que tem a finalidade de ocupar 04 vagas para profissionais médicos. O salário para os contratados é de R$ 6.500,00, por carga horária de 40 horas semanais.

Os interessados podem realizar suas inscrições no período de 19 de agosto a 15 de setembro de 2014, através do site www.saber.srv.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 120,00.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 19 de outubro de 2014, em local e horário a serem informados futuramente.

O gabarito preliminar da prova objetiva provavelmente será divulgado no mesmo dia de aplicação da prova, a partir das 21h.

Haverá também prova de títulos provavelmente no mesmo dia da prova objetiva e no mesmo local, a partir das 11h.

O concurso, que será executado pelo Instituto Saber, terá validade por dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de Florianópolis - SC realiza concurso público

Com exatos 87 postos de trabalho vagos, a Prefeitura de Florianópolis, em Santa Catarina, vai contratar, através de concurso público, profissionais para reforçar o seu quadro de servidores, informou o edital nº 012/2014, recém publicado pelo município catarinense. Ainda segundo o documento, 10% das vagas disponibilizadas serão reservadas aos candidatos portadores de deficiência física.

As chances são para administrador, arquiteto, bibliotecário, engenheiro civil, engenheiro sanitarista ambiental, fiscal do meio ambiente, geógrafo, geólogo, fiscal de serviços públicos e técnico em agrimensura. 

A remuneração dos aprovados varia entre R$ 854,25 a R$ 3.427,68, de acordo com a função a ser exercida. Para todos os profissionais, a jornada de trabalho é única: 30 horas semanais.

As inscrições serão recebidas das 14h do dia 22 de agosto até 21 de setembro de 2014, pelo site da organizadora, www.fgvprojetos.fgv.br. A taxa de inscrição poder ser de R$ 70,00 ou R$ 110,00, a depender o cargo pretendido.

Os candidatos que tiverem seus pedidos de inscrição deferidos serão submetidos à prova escrita e à avaliação de títulos, conforme o método adotado por cada cargo. As provas serão realizadas na cidade de Florianópolis - SC.

A prova escrita objetiva de múltipla escolha será realizada na cidade de Florianópolis - SC, no dia 23 de novembro de 2014, das 8h às 13h, para cargos de nível superior; e das das 15h às 19h para cargos de nível médio e nível profissionalizante, segundo o horário da cidade de Florianópolis – SC.

Os locais para realização da prova escrita objetiva serão divulgados no endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/pmf.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período a critério da Administração da PMF.

Prefeitura de Cristalina - GO abre processo seletivo

A Prefeitura de Cristalina, no estado de Goiás, divulgou extrato do edital nº 001/2014, referente ao processo seletivo destinado à contratação temporária de profissionais aptos a assumirem os cargos de auxiliar de serviços gerais, cozinheira, merendeira, almoxarife, vigia, recepcionista, auxiliar administrativo e servente.

Os contratados serão lotados nas secretarias de Saúde, Educação e outros órgãos da Administração Municipal.

As inscrições serão recebidas gratuitamente, no período entre 19 e 23 de setembro de 2014.

Mais informações no site www.cristalina.go.gov.br, ou pelo telefone (61) 3612-2525.

O extrato do edital encontra-se disponível no Diário Oficial de Goiás, edição de 18 de agosto de 2014, pág. 7.

Prefeitura de Campo Alegre - SC promove seleção na área da Saúde

No estado de Santa Catarina, a Prefeitura de Campo Alegre, município localizado a cerca de 250 Km ao norte da capital, disponibilizou, através do edital de processo seletivo nº. 006/2014, 02 vagas para médicos. Os profissionais interessados em atuar na cidade podem ser remunerados em até R$ 5.866,84.

As inscrições estarão abertas até o dia 29 de agosto de 2014 e devem ser feitas de forma presencial, no anexo do prédio sede da Prefeitura de Campo Alegre/SC, situado à Rua Cel. Bueno Franco, nº 292, Centro, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O candidato deverá preencher a ficha de inscrição e anexar fotocópias dos seguintes documentos:

Carteira de identidade;

Cadastro de Pessoa Física - CPF (fotocópia legível);

Certidão de Nascimento dos filhos menores de 18 anos e/ou guarda/tutela;

Comprovante de Quitação Eleitoral (www.tse.gov.br) ou Comprovante de Votação da última eleição;

Certificado Militar;

Comprovação do nível de escolaridade exigido;

Registro do Conselho Regional e Habilitação exigida para o cargo de médico;

Documentos hábeis para a contagem de tempo de serviço, se houver, comprovando experiência profissional no nível/função para qual se inscreveu mediante fotocópia da Carteira de Trabalho ou Certidão expedida por Repartição Pública.

Os critérios de classificação do presente processo seletivo será pelo tempo de serviço do candidato na área.

Para a contagem de tempo de serviço será considerado como data limite o dia 31 de julho de 2014.

A lista do resultado final será divulgada no quadro de avisos da prefeitura de Campo Alegre/SC e publicado na imprensa, através do Diário Oficial dos Municípios – DOM.

O processo seletivo terá validade de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período.

O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 18 de agosto de 2014, pág. 143 a 146.

Concurso SESAU - RO: inscrições prorrogadas para as 266 vagas

A Superintendência Estadual de Administração e Recursos Humanos de Rondônia - SESAU, prorrogou as inscrições ao concurso público (edital nº 137/GDRH/SEARH) que se destina ao preenchimento de 266 vagas para provimento de cargos efetivos de todos os níveis de ensino. Os aprovados vão fazer parte do quadro de servidores da SESAU/RO  e devem atender nas localizadas de Porto Velho, Buritis, Cacoal, São Francisco do Guaporé e Extrema.

Inscrições
O certame está sendo conduzido pela Cetro Concursos Públicos, Consultoria e Administração e as inscrições podem ser feitas pela internet (www.cetroconcursos.org.br), até às 15h de 26 de agosto de 2014.

O candidato deverá pagar uma taxa de acordo com o seu nível de escolaridade, sendo, R$ 24,00 para nível fundamental, R$ 64,00 para quem possui o nível médio e R$ 88,00 para os que já concluiram o ensino superior

Cargos
Para quem possui o nível fundamental, as oportunidades são para Motorista e Auxiliar de Serviços Gerais.

No nível médio, os postos são para Agente em Atividades Administrativas, Técnico em Informática, Desenhista/Cadista, Técnico em Equipamentos e Aparelhos Médicos, Técnico em Enfermagem, Técnico em Hemoterapia, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Laboratório, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Ortopedia, Técnico em Radiologia, Técnico em Radioterapia, Técnico em Reabilitação e Técnico em Registro e Informações em Saúde.

Há  chances para candidatos que já concluíram o nível superior, nas funções de Administrador, Analista de Sistemas, Arquiteto Urbanista, Contador, Economista, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro em Segurança do Trabalho, Estatístico, Físico, Administrador Hospitalar, Assistente Social, Biólogo, Biomédico, Enfermeiro, Farmacêutico, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Cirurgião Dentista Especialista em Buco Maxilo-Facial e Médico em várias especialidades.            

As contratações serão em regime Estatutário com salários iniciais que variam de R$ 1.003,21 a R$ 11.789,24, respectivamente, por jornadas de 20 a 40 horas semanais. Vale lembrar que, o salário será composto por Grat. de Ativ. Específica - GAE e Benefícios legalmente cabíveis.

Provas
Os inscritos serão submetidos a Prova Objetiva de caráter classificatório e eliminatório, e Prova de Títulos de caráter classificatório (somente para os cargos de nível superior).

A Prova Objetiva será aplicada provavelmente no dia 14 de setembro de 2014, nas cidades de: Ariquemes/RO, Cacoal/RO, Guajará-Mirim/RO, Jaru/RO, Ji-Paraná/RO, Porto Velho/RO, Rolim de Moura/RO e Vilhena/RO, conforme opção do candidato no ato da inscrição.

A validade do referido concurso público será de 1 ano, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

SES - SC abre vagas para médicos

A Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina tornou público o edital de processo seletivo nº 058/2014/SES, destinado à contratação de 10 médicos (clínico geral) para atenderem no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, localizado na cidade de Joinville.

A jornada semanal de trabalho dos aprovados será de 20 horas e o salário chega a R$ 7.361,74, quando somados os vencimentos e todos os adicionais.

A inscrição deve ser feita somente on line no período de 19 de agosto a 1º de setembro de 2014, no site www.saude.sc.gov.br. Não será cobrada taxa.

Após preencher o formulário online, o candidato deverá informar dados pessoais e fornecer cópias dos seguintes documentos:

- Ficha de Inscrição comprovando conclusão da inscrição on line;

- Carteira de Identidade;

- Cartão do CPF;

- Título de Eleitor e comprovante última votação (1º e 2º Turnos);

- Certificado de Reservista;

- Certificado de Conclusão do Curso de Medicina e diploma de especialização;

- Curriculum vitae documentado;

- Cédula de Identidade do Conselho Regional de Medicina;

- Comprovante de quitação anual com o respectivo Conselho.

A seleção se dará por análise de títulos e de curriculum vitae.

Os contratados trabalharão pelo período de 12 meses, podendo o acordo passar por uma prorrogação de mais 12 meses.

UFPR divulga concursos públicos

A Universidade Federal do Paraná, por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), lançou quatro editais de concurso público, destinados ao provimento total de sete vagas para professores de carreira do magistério superior.

O edital nº 396/2014 busca profissionais do setor de ciências da saúde, para atuar na área de terapia ocupacional aplicada.

A remuneração oferecida é de R$ 3.804,29 a R$ 5.736,27, de acordo com a titulação e auxílio alimentação de R$ 373,00. O horário de trabalho poderá ser distribuído nos períodos diurno e noturno, conforme a necessidade do curso. A taxa para inscrição é de R$ 143,00. A prova está prevista para ser aplicada na primeira quinzena de setembro de 2014.

No edital nº 397/2014, a contratação também será feita para o setor de ciências da saúde, mas para atuar na área de cirurgia-urologia. O aprovado receberá salário de R$ 1.966,67 a R$ 2.752,60, mais auxílio alimentação de R$ 186,50, por jornada de 20 horas semanais. A taxa de inscrição é de R$ 69,00.  Provavelmente a prova será aplicada na segunda quinzena de setembro de 2014.

Os interessados deverão comparecer à Rua Padre Camargo, nº 280, 2º andar, em Alto da Glória - Curitiba, para fazer as inscrições das 8h às 12h, até 2 de setembro de 2014.

O edital nº 401/2014, dispõe de vaga para o departamento de engenharia mecânica, na área de conhecimento de mecânica dos fluídos e transferência de calor, por vencimentos de R$ 1.966,67 a R$ 2.394,74, de acordo com a titulação, acrescido de auxílio alimentação no valor de R$ 186,50, em jornada de trabalhado de 20 horas semanais. 

As inscrições serão realizadas no Setor de Tecnologia, situado à Rua Coronel Francisco Heráclito dos Santos nº 210, Edifício da Administração, 2º andar, Centro Politécnico, Jardim das Américas, das 9h às 11h30, com taxa de R$ 69,00. A aplicação da prova está prevista para acontecer na segunda quinzena de setembro de 2014

Há também vaga para o departamento de genética, na área de conhecimento de genética animal no edital nº 402/2014. Fazem parte dos benefícios dessa vaga, salário de R$ 3.804,29 a R$ 8.344,64, de acordo com a titulação, auxílio alimentação de R$ 373,00, por dedicação em regime exclusivo.

As inscrições serão realizadas no setor de Ciências Biológicas, na Avenida Cel. Francisco H. dos Santos nº 100, Centro Politécnico, Jardim das Américas, das 9h às 12h e das 14h às 16h, com taxa de inscrição R$ 209,00. É provável que a prova ocorra do dia 20 ao dia 31 de outubro de 2014.

Já o edital nº 405/2014 oferece três vagas com inscrições até o dia 16 de setembro de 2014, para cargos do departamento de letras estrangeiras modernas, na área de conhecimento de língua inglesa e para o departamento de nutrição, na área de conhecimento de nutrição humana, com provas previstas para serem realizadas na primeira quinzena de outubro de 2014. Ao cargo do departamento de engenharia mecânica, na área de conhecimento de mecânica dos sólidos, com prova para ser aplicada provavelmente na segunda quinzena de outubro de 2014.

Em todos os cargos do edital nº 405/2014, a remuneração varia de R$ 3.804,29 a R$ 8.344,64, de acordo com a titulação, mais auxílio alimentação de R$ 373,00, em regime de dedicação exclusivo.

Quem tiver interesse na vaga do setor de Ciências Humanas e Letras, do edital nº 405/2014, terá se comparecer à Rua General Carneiro nº 460, Edifício D. Pedro I, 11º andar, Centro, das 8h às 11h30 ou das 14h às 17h.  Se o interesse for pela vaga do setor de Ciências da Saúde do edital nº 405/2014, terá que ir à Rua Padre Camargo nº 280, 2º andar, Alto da Glória, das 8h às 12h. Mas se o interesse for para vaga do setor de Tecnologia do edital nº 405/2014, então o endereço de inscrição é na Rua Coronel Francisco Heráclito dos Santos nº 210, Edifício da Administração, 2º andar, Centro Politécnico, Jardim das Américas, das 9h00 às 11h30.

As datas, locais e horários de realização das provas de todos os editais, serão informados através de edital a ser publicado pelo site da PROGEPE: www.progepe.ufpr.br. O resultado final será homologado e publicado no Diário Oficial da União.

O certame será válido por 12 meses, a partir do edital de homologação no Diário Oficial da União.

Dar antibiótico aos bebês aumenta risco de obesidade

Reprodução
Teste feito em camundongos mostra que os que receberam doses baixas de penicilina no primeiro mês de vida foram 25% mais pesados 

Crianças que foram medicadas com antibióticos durante os primeiros meses de vida têm maior probabilidade de se tornarem obesas quando adultas. Um estudo feito em camundongos mostrou que os animais que receberam doses de penicilina desenvolveram um metabolismo mais lento e, portanto, com risco maior de ter excesso de peso ao longo da vida. As informações são do Daily Mail.

Cientistas acreditam que isso acontece porque os antibióticos interrompem algumas bactérias fundamentais para o intestino, o que leva o metabolismo a uma reprogramação. “Descobrimos que quando você perturba micróbios do intestino durante o início da vida, eles se normalizam em algum momento, mas os efeitos sobre o hospedeiro são permanentes”, justificou Martin Blaser, líder do estudo.

Camundongos que receberam doses baixas de penicilina no primeiro mês de vida foram 25% mais pesados e tiveram 60% a mais de gordura que os demais. Além disso, os machos eram mais propensos a engordar que as fêmeas.

O corpo humano contém cerca de 100 trilhões de micróbios que vivem sobre a pele e o intestino, chamados de microbioma. O estudo mostra que interromper o microbioma nas fases iniciais da vida pode causar mudanças na forma como o corpo se desenvolve.

Terra

Estresse no trabalho aumenta risco de diabetes em 45%

Getty Images
Acredita-se que a exposição constante a níveis elevados de hormônios do estresse perturba o equilíbrio de glicose do corpo

É sabido que fazer hora extra e exagerar no trabalho pode torná-lo cansado, mal-humorado e estressado, mas um novo estudo mostra que esse hábito também pode aumentar significativamente o risco de desenvolver diabetes tipo 2, mesmo que você não esteja acima do peso. As informações são do Daily Mail.

Pesquisadores entrevistaram voluntários levando em conta o Índice de Massa Corporal (IMC), histórico médico familiar e níveis de estresse no trabalho. O resultado publicado na revista Psychosomatic Medicine mostra que, independentemente de outros fatores, pessoas estressadas no campo profissional são 45% mais propensas a ter diabetes, o que aumenta o risco de doenças cardíacas, derrames, cegueira e amputações.

Cerca de 3 milhões de pessoas no Reino Unido são afetadas pela doença, mas a estimativa é que esse número aumente para 5 milhões até 2030, sendo que o diabetes tipo 2 é o responsável por 90% dos casos.

"De acordo com nossos dados, cerca de uma em cada cinco pessoas no mercado de trabalho é afetada por altos níveis de estresse. Isso não significa estresse do dia a dia, mas uma situação em que os indivíduos são submetidos a exigências muito altas e, ao mesmo tempo, têm pouca margem de manobra ou de tomada de decisão”, explica Karl-Heinz Ladwig , um dos responsáveis pelo estudo.

Segundo ele, é preciso que mais pesquisas sejam feitas para entender a real causa do problema, mas acredita-se que a exposição constante a níveis elevados de hormônios do estresse perturba o equilíbrio de glicose do corpo.  

Terra

Japão desenvolve exame de sangue para detectar 13 tipos de câncer

O Centro Nacional de Câncer do Japão espera concluir, no prazo de cinco anos, o desenvolvimento de um método que permita o diagnóstico precoce de 13 tipos de câncer mediante um simples exame de sangue

O projeto, com custo estimado em 57 milhões de euros, visa contribuir especialmente com a detecção precoce do câncer de mama, estômago, esôfago, pulmão, fígado, vesícula, pâncreas, colo, ovário, próstata e bexiga.

O método também pode ajudar na detecção precoce de doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer.

Trata-se de verificar a presença no sangue de micro-ácidos ribonucleicos (microARN), cujo aumento indicaria o desenvolvimento de um câncer. Mais de 2.500 variedades destas moléculas foram descobertas no corpo humano e podem servir de "marcadores" para detectar diferentes tipos de câncer, em um método muito mais rápido que a atual bateria de exames.

Várias equipes de pesquisadores da Europa e dos Estados Unidos já analisam o papel dos microARN nos casos de diversos tipos de câncer, mas os japoneses esperam chegar mais longe nas investigações, que ainda não permitiram elaborar um teste comercial.

O programa é dirigido pela Organização Japonesa de Novas Energias e Tecnologias Industriais (Nedo), que apoia pesquisas em diversos âmbitos, com o apoio de várias empresas, entre elas Toray Industries e Toshiba, que têm grandes ambições na área médica. 

O projeto é baseado em dados obtidos com 65 mil pacientes através do Centro Nacional do Câncer. "Se conseguirmos desenvolver o primeiro teste mundial de alta precisão no Japão, isto poderá aumentar em vários anos a esperança de vida das pessoas e contribuir para o desenvolvimento das indústrias japonesas", disse Tomomitsu Hotta, presidente do centro, citado pela agência Kyodo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer matou 8,2 milhões de pessoas em 2012. Os mais letais são de pulmão, estômago, fígado, colo e mama.

Terra

Sabor 'umami' pode ajudar a controlar o apetite, diz estudo

Getty Images: O umami é descrito como agradável sabor salgado, presente em
alimentos como os cogumelos
Você provavelmente está familiarizado com os sabores salgado, doce, amargo e azedo

Mas está preparado para conhecer um quinto gosto? Então conheça o umami, que, além de diferente, foi apontado por um novo estudo como um agente benéfico para o apetite. As informações são do site Health.

O umami é descrito como “agradável sabor salgado”, que equilibra o sabor do prato. Alguns chefs se referem a ele como um componente de sinergia na forma de glutamato monossódico, que atua como intensificador dos sabores.

De acordo com o novo estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, a adição do glutamato a uma sopa, por exemplo, estimula o apetite e também impulsiona a saciedade. Como resultado, a pessoa come menos no final do dia.

No entanto, não é bom abusar. Um estudo mostrou que o excesso pode comprometer as células nervosas no cérebro. Outros efeitos colaterais incluem dor de cabeça e problemas respiratórios.

A boa notícia é que o sabor umami também ocorre naturalmente em muitos alimentos saudáveis. Veja uma lista de cinco opções nutritivas que podem fazer com que você coma menos, ao mesmo tempo que saboreia algo muito gostoso.

Cogumelos
Um copo de cogumelos tem apenas 20 calorias, e ele é o único vegetal que é fonte em vitamina D, um nutriente relacionado a menores taxas de obesidade, diabetes do tipo dois, pressão alta, osteoporose e alguns tipos de câncer.

Estudos também ligam o consumo de vitamina D a uma menor concentração de gordura na barriga, além do fato de melhorar a força muscular.

Outra vantagem é a presença dos antioxidantes que lutam contra as doenças cardíacas, além de substâncias naturais que protegem contra o câncer de mama. O shitaki, conhecido ingrediente da culinária japonesa, é particularmente rico no sabor umami.

Trufas
Uma das maiores delícias do mundo também tem sabor umami. O fungo, que também é chamado de “diamante da cozinha”, é muito caro porque o seu cultivo é bem difícil. Mas uma pequena quantidade pode durar muito tempo, já que uma simples ‘raspada’ acrescenta um sabor forte a qualquer prato. Você também pode usar azeite de trufas, que pode dar sabor a uma proteína magra, legumes cozidos ou um espaguete.

Chá verde
A lista de benefícios do chá verde impressiona. O consumo regular está relacionado ao risco reduzido de obesidade, doença do coração, pressão alta, câncer e osteoporose. Além disso, traz alguns benefícios anti-idade. Além de tomar como bebida, ele também pode ser usado na cozinha. Combine algumas folhas com pimenta ou outras ervas para dar gosto à comida. Em forma de chá, também pode marinar carnes ou dar mais sabor aos legumes cozidos e ao arroz.

Algas
Os benefícios das algas marinhas vão da proteção ao coração à perda de peso. Uma revisão recente de estudos concluiu que algumas proteínas presentes nelas funcionam como remédios para a pressão arterial. Um componente encontrado nas algas marrons também demonstrou queimar a gordura corporal em testes com ratos.

Além disso, o iodo presente na composição ajuda a regular a tireóide, enquanto que o magnésio pode melhorar o humor e o sono. Além de comer alga em pratos da culinária oriental, você pode acrescentá-la em uma série de preparações, em ovos e sopas, por exemplo.

Tomates
Os níveis de umami aumentam ao passo que os tomates amadurecem, e o sabor se concentra principalmente na parte interna do alimento. Para tirar proveito disso, acrescente tomates cortados em sua salada, ou prepare-o assado para intensificar ainda mais o sabor. Cozinhar o tomate provê mais licopeno, um antioxidante relacionado a um menor risco de doença cardíaca e câncer. Ele também traz benefícios para a pele, prevenindo rugas. 

Terra