Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Proposta quer incluir em alimentos data de validade após abertura

Um projeto do Senado prevê a obrigatoriedade de os produtos alimentícios apresentarem dados sobre a data de vencimento e a maneira de conservação a partir da abertura da embalagem.
 
Na semana passada, foi entregue o parecer sobre o projeto de lei, que está pronto para ser votado na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) da Casa.
 
De autoria da então senadora Rosalba Ciarlini (DEM), hoje governadora do Rio Grande do Norte, o texto visa pôr no Código de Defesa do Consumidor a necessidade de que, além do prazo de validade do produto, esteja impressa na embalagem a informação de até quando a comida pode ser consumida e como deve ser preservada após a abertura.
 
Na justificativa, de acordo com a Agência Senado, Rosalba diz que nem todos os consumidores têm o conhecimento de que, após aberta a embalagem, a validade do alimento fica restrita.
 
 Hoje, além do Código de Defesa do Consumidor, resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que todos os alimentos embalados na ausência do consumidor devem apresentar o prazo de validade.
 
Mas não há uma determinação sobre o dado específico sobre o vencimento e a conservação do produto após aberta a embalagem, embora vários fabricantes já exponham essa informação detalhada.
 
Fonte R7

MP denuncia médicos do SUS por cobrar consultas no Paraná

Um grupo de médicos, sócios da Clínica Bemasser, em Marechal Cândido Rondon (a 577 quilômetros de Curitiba), é acusado pelo Ministério Público do Paraná de realizar cobranças indevidas de atendimentos prestados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Além dos médicos, a clínica e o Hospital Filadélfia, conveniado do SUS, estão sendo denunciadas. As ações foram propostas na última sexta-feira (5) pela 1ª Promotoria de Justiça de Marechal Cândido Rondon. Segundo a promotora Giseli Batista de Melo, os médicos Roberto Goulart Machado, Ivo Alberto Becker, Orlando Cesar Cordeiro de Melo e Thiago Lemos Ribeiro da Silva utilizam o quadro de servidores e a estrutura do hospital, que presta serviços de atendimento psiquiátrico.
 
No documento, o MP confirma as cobranças ilegais entre os anos de 2004 e 2010, quando os clínicos determinaram "que fosse solicitado aos pacientes do SUS, ou de seus acompanhantes, valores pelas consultas psiquiátricas que realizavam".
 
O advogado dos médicos, Oscar Estanislau Nasihgil, informou que não houve notificação oficial. "O que eu soube foi por meio do portal do Ministério Público e a imprensa. Eles (médicos) me procuraram e agora estamos aguardando algo oficial", disse. Já os sócios da clínica não iriam se pronunciar, segundo orientação jurídica.
 
O caso veio à tona com a queixa de diversos pacientes que, após as consultas feitas no hospital, sob o atendimento do SUS, foram obrigados a pagar em média R$ 150 por consulta.
 
A Promotoria registrou 72 casos que foram divididos em duas ações públicas.
 
O Ministério Público requer que os médicos sejam condenados por improbidade administrativa, por perda de função pública e que sejam afastados do atendimento a pacientes do SUS em qualquer entidade, além de indenização por dano moral coletivo.
 
Fonte R7

Ameba que se alimenta de cérebros mata dez no Paquistão

Parasita, que vive em águas estagnadas, entra no corpo da pessoa pelas membranas nasais e segue para o cérebro
 
As autoridades de Karachi, no Paquistão, anunciaram nesta terça-feira (9) uma investigação urgente sobre uma ameba presente na água que se alimenta de cérebros e que já matou dez pessoas em quatro meses na cidade do sul do país asiático.
 
Segundo o Ministério da Saúde, a investigação sobre a epidemia de Naegleria fowleri se concentrará na rede de água potável, piscinas e locais de abluções (lavagem do corpo) utilizados antes das orações muçulmanas.
 
A ameba Naegleria fowleri vive em águas estagnadas e na terra úmida e seu nível de propagação aumenta com a elevação das temperaturas.
 
Ela entra no corpo da pessoa pelas membranas nasais e depois vai para o cérebro, onde destrói suas células.
 
Fonte R7

Análise de sangue pode diagnosticar câncer de próstata, diz revista

Pesquisadores podem observar se os genes do paciente sofreram alguma alteração atribuível à presença do tumor
 
Uma análise de sangue pode ajudar a diagnosticar o câncer de próstata, já que permitiria aos médicos rastrear a marca genética que o tumor deixa sobre as células afetadas, informou nesta terça-feira a revista médica "The Lancet Oncology".
 
Com esse teste, os pesquisadores podem observar se os genes do paciente sofreram alguma alteração atribuível à presença de um tumor de próstata, uma doença que em muitas ocasiões demora anos para manifestar seus sintomas. Na atualidade, os médicos realizam uma biópsia para determinar a agressividade do tumor, mas os cientistas esperam que no futuro este tipo de análise proporcione dados mais precisos que a biópsia.
 
Uma equipe de cientistas do Institute of Cancer Research de Londres fez o teste em 94 pacientes e foi capaz de dividi-los em vários grupos a partir dos resultados da análise. Os pesquisadores conseguiram assim diferenciar o grupo de pacientes com pior previsão e maior mortalidade, que sobreviveram nove meses em média em comparação com os 21 meses dos demais participantes do estudo. O teste voltou a ser aplicado depois em outros 70 pacientes, e foram encontrados nove genes com os quais identificar com precisão àqueles que tinham menos probabilidade de sobreviver ao câncer.
 
Nos Estados Unidos, cientistas do Dana-Farber Cancer Institute e do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center averiguaram uma análise similar, também para casos de câncer de próstata, e descobriram seis genes com os quais dividir os pacientes em dois grupos segundo o nível de gravidade.
 
Segundo Malcolm Mason, pesquisador da organização beneficente britânica Cancer Research UK, estes resultados são "importantes" porque a análise não só ajudará a identificar os pacientes com pior previsão, mas servirá para escolher o tratamento mais eficaz para cada um deles.
 
Fonte R7

Mulheres que bebem cerveja têm mais chances de desenvolver psoríase

Cinco cervejas por semana dobra o risco do aparecimento da doença
 
Um estudo da Harvard Medical School, de Boston, nos EUA, concluiu que mulheres que bebem cerveja regularmente têm mais chances de desenvolver psoríase. A psoríase é uma doença de pele crônica, que faz a pele descamar e forma uma espécie de relevo avermelhado.
 
Segundo o estudo, as mulheres que bebem cinco cervejas por semana têm o dobro de risco de desenvolver a doença, em comparação com as que não bebem.
 
A pesquisa analisou mais de 82 mil mulheres, com idades entre 27 e 44 anos, e seus hábitos de consumo de álcool durante seis anos. Foi registrado nas mulheres que bebiam de 2,3 cervejas por semana um aumento de 72% no risco de psoríase. Já as que bebiam cinco copos de cerveja por semana, o risco era 130% maior.
 
As mulheres que bebiam qualquer quantidade de cerveja não alcoólica, vinho ou bebidas destiladas, não apresentavam um aumento no risco de desenvolver a psoríase.
 
Os cientistas atribuem a alguns componentes não-alcoólicos da cerveja os responsáveis pelo aumento da psoríase. Os mesmos não são encontrados na composição das outras bebidas alcoólicas como o vinho ou outros destilados.
 
A causa da doença, no entanto, estaria ligada a cevada com glúten, usada na fermentação da cerveja. Estudos anteriores apontam que uma dieta sem glúten pode melhorar os casos de psoríase nos pacientes sensíveis ao glúten.
 
A psoríase também afeta o couro cabeludo, as palmas e plantas das mãos, os pés e as unhas. Seu tratamento é feito à base de cortisona no combate das manchas. Também é recomendado banhos de luz ultravioleta ou de sol. A doença tem origem genética, mas o fator emocional pode detonar a crise.
 
Fonte R7

Pessoas viciadas em álcool têm problemas de memória

Estudo francês descobriu que os dependentes não tinham consciência de seus problemas de memorização
 
Pessoas viciadas em álcool têm problemas de memória. A conclusão é de um estudo da Universidade de Caen Basse-Normandie, na França.
 
No estudo, foi comparada a capacidade de memorização de 28 dependentes de álcool com a de 28 abstêmios. Eles precisaram decorar 20 associações de palavras e rememorá-las após 20 minutos. Os alcoólatras sempre falhavam.
 
O alcoólatra também sofre com períodos de amnésia. Isso acontece em 30% a 40% das pessoas. O álcool inibe sistemas da memória impedindo que a pessoa se recorde de fatos ocorridos durante o período de embriaguez.
 
O estudo francês descobriu que os dependentes não tinham consciência de seus problemas de memorização e superestimavam as próprias capacidades mentais.
 
Fonte R7

Durante ultrassom, bebê faz sinal de vitória para os pais

Imagem em 3D será guardada como uma lembrança especial para a família
 
Abigail Appleton, de 31 anos, e o marido Mark McKerral, de 36 anos, moram em Middlesex, na Inglaterra, e sempre sonharam em ter um filho. Após quatro anos de tentativas, o casal realizou o desejo e teve uma agradável surpresa durante o ultrassom: o bebê fez o sinal de V da vitória para os pais. As informações são do The Sun.
 
Muito felizes Abigail e Mark vão guardar as imagens em 3D para o resto da vida, como uma lembrança mais do que especial.
 
Abigail está grávida de seis meses e espera ansiosa pela chegada do pequeno William em janeiro de 2013.
 
— William me chuta o tempo todo e eu tinha a sensação de que ele seria desobediente, mas agora acho que não.
 
Fonte R7

Concurso Prefeitura de Divisa Alegre - MG

Prefeitura de Divisa Alegre, Estado de Minas Gerais, publicou edital N° 001/2012 de concurso público de provas e títulos, destinado ao provimento efetivo de 48 vagas mais cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. O concurso público será realizado sob a responsabilidade da empresa contratada, Ágora Consultoria Ltda.
 
Os vencimentos variam de R$ 622,00 a R$ 4.366,75 em carga horária variada entre 20, 25 e 40h semanais.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Advogado, Agente de Tributos, Assistente Administrativo, Assistente Social, Assistente Técnico, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar de Serviços Gerais, Dentista, Enfermeiro, Médico Plantonista, Motorista, Nutricionista, Operário, Pedreiro, Pintor, Professor Educação Básica II, Recepcionista, Técnico em Enfermagem e Técnico em Enfermagem.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas no período de 22 de outubro a 09 de novembro de 2012, no Salão da Prefeitura Municipal de Divisa Alegre Endereço: Rua Alfredo Luiz Bahia, nº 4, Centro, Divisa Alegre - MG, ou pela internet no site : www.agoraconsultoria.srv.br. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas, Gabaritos e Validade
As Provas Objetivas serão realizadas provavelmente no dia 02 de dezembro de 2012. Os locais e horários serão divulgados no dia 26 de novembro de 2012, através do site www.agoraconsultoria.srv.br. O gabarito será divulgado no dia 02 de dezembro de 2012.
 
O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez a critério da Administração Pública.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Itabira - MG

A Prefeitura mineira de Itabira, cidade também conhecida por ser a terra natal do poeta Carlos Drummond de Andrade, lançou edital n° 01/2012 de concurso público destinado ao provimento de 129 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1.622,06 por carga horária de 30h semanais. O concurso público será executado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - FUNDEP.

Cargos
As vagas são para os cargos de auxiliar de enfermagem do trabalho, agente municipal de transito, técnico de segurança do trabalho, assistente social, pedagogo, psicologo organizacional, psicologo e professor.
 
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 20 de setembro a 19 de outubro de 2012, através do site www.gestaodeconcursos.com.br. Os valores a serem pagos como taxa de inscrição são os seguintes:

- Para os cargos de Nível Fundamental Completo: R$ 35,00;
- Para os cargos de Nível Médio Completo: R$ 45,00;
- Para os cargos de Nível Médio Técnico Completo: R$ 45,00;
- Para os cargos de Nível Superior Completo: R$ 70,00.
 
Provas, Gabaritos e Validade
As provas serão aplicadas na própria cidade de Itabira provavelmente no dia 02 de dezembro de 2012, ficando esta data subordinada à disponibilidade de locais adequados à realização das provas. Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no Quadro de Avisos da Prefeitura, no 2º dia subsequente ao da aplicação da prova.

O prazo de validade do certame será de 02 anos contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Edital / Publicações

Concurso da Prefeitura de Curvelo - MG II

Com a finalidade de preencher 95 vagas, a Prefeitura de Curvelo, cidade meneira localizada a 170 km de Belo Horizonte, publicou através do Diário Oficial dos Municípios o edital Nº. 01/2012 de concurso público. As oportunidades oferecidas contemplam profissionais de níveis médio/técnico e superior.
 
A seleção oferece salário que varia entre R$ 750,00 a R$ 10.000,00, dependendo da função ocupada. Os cargos disponíveis são Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Assistente Social, Cirurgião-dentista, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Ginecologista/Obstetra, Médico, Nutricionista e Psicólogo.
 
Inscrições e Provas
As inscrições serão efetivadas somente pela internet, no endereço www.cotec.unimontes.br, no período entre 8 horas de 5 de novembro às 18 horas de 5 de dezembro de 2012.
 
O atendimento aos candidatos, durante o período de inscrição, será feito em Curvelo e em Montes Claros, a saber:

Em Curvelo: No Posto de Atendimento – Av. D. Pedro II, n.º 180 (2.º pavimento do Banco do Brasil, em frente à sala do Procon), de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 12 horas e das 13 às 17 horas;

Em Montes Claros: Na recepção da Unimontes/Cotec (Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Prédio 4, Vila Mauriceia), de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8 às 18 horas.
 
Taxa de inscrição: Nível médio/técnico: R$ 50,00 e 60,00; Nível superior: R$ 90,00, 110,00, 130,00 e 160,00.
 
O concurso será constituído de prova de múltipla escolha e de títulos. A prova de múltipla escolha será aplicada em Curvelo-MG, na data provável de 13 de janeiro de 2013, com início às 9h e término às 12h, em local a ser divulgado na internet a partir do dia 7 de janeiro de 2013. O gabarito será divulgado até 12 horas após o encerramento das provas.
 
A documentação (títulos) deverá ser postada nos Correios, por meio do serviço de A.R. ou Sedex, do dia 4 a 15 de fevereiro de 2013, para o seguinte endereço: Unimontes/Cotec – Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Prédio 4, CEP 39401-089, Montes Claros-MG, podendo também ser entregue mediante recibo, no prazo estabelecido, de segunda a sextafeira, exceto feriados, no Posto de Atendimento, em Curvelo-MG, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e na Unimontes/Cotec (Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Prédio 4, Vila Mauriceia, Montes Claros-MG), das 8 às 18 horas.
 
O resultado da prova de títulos está previsto para 01 de março de 2013 e o prazo de validade do concurso público será de 2 anos, a serem contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Conceição do Mato Dentro - MG abre processo seletivo II

A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, Estado de Minas Gerais, através da empresa responsável POLIS Auditoria, Treinamentos e Serviços Contábeis, lançou edital N° 001/2012 de processo seletivo com o objetivo de preencher 66 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 11.803,96 em carga horária de 40h semanais.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate a Endemias, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico em Enfermagem, Enfermeiro, Odontólogo, Médico de Família e Atendente de Convênio.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições presenciais serão realizadas no período de 20 de novembro a 21 de dezembro de 2012, exceto sábados, domingos e feriados das 8h às 12h e de 14h às 18h, na sede da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro.

Será admitida também inscrição realizada via internet, através do site www.polisauditoria.com.br, no período de 25 de novembro a 25 de dezembro de 2012. As taxa variam de R$ 40,00, R$ 55,00 e R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas e Gabaritos

A prova objetiva de múltipla escolha para todos os cargos será aplicada na data prevista de 27 de janeiro de 2012, em locais e horários a serem divulgados no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e no endereço eletrônico da empresa organizadora: www.polisauditoria.com.br. O gabarito será divulgado na data provável de 29 de janeiro de 2012.
 
Validade

O prazo de validade do processo seletivo é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da administração, mediante ato do Prefeito Municipal.

Concurso Conceição do Mato Dentro - MG: Prefeitura lança edital I

Com objetivo de preencher 17 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, Estado de Minas Gerais, publicou edital n° 002/2012 de processo seletivo para preenchimento de vagas no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS. Os profissionais serão contratados para carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais, com salários previstos que variam de R$ 670,03 a R$ 2.400,00.
 
Do total de vagas ofertadas, 5% são destinadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.

Cargos

Nível Fundamental - Servente Contínuo e Motorista.

Nível Médio - Auxiliar Administrativo, Facilitador de Oficina e Orientador Social.

Nível Superior - Coordenador de Projetos Sociais, Psicólogo, Assistente Social e Coordenador.

Inscrições

As inscrições presenciais serão realizadas no período de 18 de outubro a 01 de novembro de 2012, exceto sábados, domingos e feriados das 8h às 12h e de 14h às 18h, na sede da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro.

Já as inscrições pela internet serão realizadas através do site www.polisauditoria.com.br, no período de 18 de outubro a 04 de novembro de 2012.

Para participar, é preciso pagar uma taxa de inscrição de acordo com o nível de escolaridade, sendo R$ 30,00 para nível fundamental, R$ 55,00 para nível médio e R$ 80,00 para nível superior.

Provas

As Provas Objetivas de Múltipla Escolha serão realizadas no município de Conceição do Mato Dentro, provavelmente no dia 02 de dezembro de 2012, às 09 horas. O local de realização das Provas e a confirmação de data e horário serão divulgados no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e no endereço eletrônico da empresa organizadora: www.polisauditoria.com.br.

O gabarito da prova objetiva de múltipla escolha será divulgado no dia 04 de dezembro de 2012.

Validade

O prazo de validade do Processo Seletivo é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Curvelo (MG) abre processo seletivo

Foi divulgado através do Diário Oficial dos Municípios Mineiros edital Nº. 1/2012 para realização de processo seletivo da Prefeitura de Curvelo. A seleção será realizada sob coordenação técnico-administrativa da Comissão Técnica de Concursos da Unimontes – Cotec – da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes.
 
São ofertadas 160 vagas de nível fundamental, sendo 142 vagas de ampla concorrência e 18 reservadas para portadores de deficiência. O vencimento pode chegar a R$ 650,00, com carga horária de 40 horas semanais.
 
Cargos: Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde. Além da escolaridade, é preciso ter curso Básico de Informática e residir na área de abrangência da comunidade.
 
As inscrições serão realizadas somente pela internet, no site - www.cotec.unimontes.br, no período compreendido entre 9h do dia 24 de setembro e às 18h do dia 11 de outubro de 2012, horário de Brasília-DF.
 
O candidato portador de deficiência deverá enviar o Laudo Médico à Unimontes/Cotec, até o dia 11 de outubro de 2012, em envelope no qual deverá estar escrito: RV Processo Seletivo/2012 – Curvelo. O envio deverá ser feito pelos Correios, por meio do serviço de Sedex ou A.R. (com custos por conta do candidato), para o seguinte endereço: Unimontes/Cotec – Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Prédio 4, CEP 39401-089, Montes Claros-MG.
 
A prova de múltipla escolha será realizada na data provável de 28 de outubro de 2012, com início às 9h e término às 12h, em local a ser divulgado divulgado até o dia 23 de outubro de 2012, no site - www.cotec.unimontes.br. O gabarito oficial será divulgado em até 24 horas após o encerramento da prova e o resultado final será divulgado até o dia 9 de novembro de 2012.
 
O prazo de validade deste processo seletivo será de 1 ano, a contar da data de homologação do resultado, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Manga (MG)

No município de Manga, Estado de Minas Gerais, localizado a 709 km de Belo Horizonte, a Prefeitura lançou concurso público com o objetivo de preencher vagas mais cadastro reserva. São oferecidos 59 cargos diferentes com remuneração que varia entre R$ 622,00 e R$ 2.500,00, lembrando que 5% das vagas se direcionam a pessoas portadoras de deficiências. Confira o edital.
 
Cargos: Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Operador de Limpeza, Operador de Máquina Pesada, Vigia, Eletricista, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Secretaria Escolar, Atendente de Farmácia, Fiscal de Tributos Municipais, Fiscal Sanitário, Monitor Escolar, Professor, Desenhista Técnico, Técnico em Contabilidade, Administrador de Empresas, Assistente Social, Fisioterapeuta, Engenheiro Civil, Pedagogo e Psicólogo.
 
As inscrições serão realizadas no período entre 8 horas de 17 de setembro de 2012 e 18 horas de 16 de outubro de 2012, no site www.cotec.unimontes.br.
 
A taxa de inscrição varia entre R$ 50,00 e R$ 120,00.
 
A prova de múltipla escolha será aplicada em Manga-MG, na data provável de 18 de novembro de 2012, das 9h às 12h, em local a ser divulgado na internet, no site www.cotec.unimontes.br, a partir do dia 12 de novembro de 2012.
 
O gabarito oficial será divulgado no site www.cotec.unimontes.br, na sede da Prefeitura Municipal de Manga, em até 12 horas após o encerramento da prova.
 
O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Peçanha (MG) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura da cidade de Peçanha, localizada na região leste de Minas Gerais, a 310 km de Belo Horizonte, lançou concurso público com o objetivo de preencher vagas no seu quadro de funcionários. São oferecidos 126 oportunidades com vencimento que varia entre R$ 622,00 e R$ 1.102,50, lembrando que 5% das vagas são destinadas a pessoas portadoras de deficiências.
 
Cargos
Ajudante de Máquinas, Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Mestre de Obras, Pedreiro, Professor, Secretário Escolar, Servente Escolar, Técnico em Enfermagem, Supervisor Educacional, entre outros.
 
Inscrições
As inscrições serão efetuadas na sede da Prefeitura de Peçanha, situada na Avenida dos Bragas, 95, Centro, CEP-39.700.000, Peçanha/MG ou através do site www.exameconsultores.com.br, solicitada entre 9h do dia 11 de setembro até 23h59 do dia 10 de outubro de 2012.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 37,00, 41,00, 48,00 e 56,00.
Nível médio: R$ 37,00, 41,00, 48,00, 56,00 e 66,00.
Nível superior: R$ 37,00 e 48,00.
 
Provas
O concurso constará de provas objetiva, de títulos e prática.
 
Os títulos deverão ser entregues na sede da prefeitura de Peçanha, situada na Avenida dos Bragas, 95, Centro, Peçanha/MG, das 12h às 17h, no período de 11 de setembro a 10 de outubro de 2012, exceto sábado, domingo e feriado, dentro de um envelope lacrado ou também encaminhados via postal, endereçados à EXAME AUDITORES & CONSULTORES LTDA, sediada à Av. do Contorno, nº 3731, 3º andar, Bairro Santa Efigênia, CEP 30110- 017, Belo Horizonte/MG, através dos Correios, por meio de Aviso de Recebimento - AR.
 
A prova objetiva está prevista para 18 de novembro de 2012, em local e horário a serem divulgados até às 14 horas do dia 12 de novembro de 2012.
 
O gabarito da prova objetiva será divulgado na data provável de 20 de novembro de 2012, às 14h. O prazo de validade do presente processo seletivo é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 anos.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Sabinópolis – MG

Através da Ágora Consultoria, foi lançado o edital nº 001/2012 que abre concurso público na prefeitura do município de Sabinópolis, Estado das Minas Gerais. Estão sendo oferecidas 64 vagas mais formação de cadastro de reserva para candidatos de todos os níveis de escolaridade.
 
Cargos disponíveis
Ajudante Geral, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Mecânico de Manutenção, Auxiliar de Secretaria, Auxiliar de Serviços Gerais, Bibliotecário, Bombeiro Hidráulico, Calceteiro, Carpinteiro, Cirurgião Dentista PSF, Coveiro, Eletricista, Encarregado de Obras, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Lanterneiro, Mecânico de Manutenção, Médico PSF, Monitor de Creche, Motorista, Operador de Máquinas, Padeiro, Pedreiro, Professor de Educação Básica - Educação Infantil e séries Iniciais da Educação Fundamental, Soldador, Supervisor Pedagógico, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Técnico em Laboratório, Telefonista, Tratorista e Vigia.
 
A remuneração inicial oscila entre as cifras de R$ 653,10 a R$ 9.402,26 para jornadas de trabalho de 40 horas semanais.
 
Inscrição
Para realizar a inscrição presencialmente basta comparecer no Salão Paroquial da Igreja Matriz do respectivo município, situado à Praça Monsenhor Amantino, Centro, Sabinópolis - MG munido de cópias e originais dos documentos de identificação pessoal. As inscrições online poderão ser realizadas através do endereço eletrônico: www.agoraconsultoria.srv.br. O período para se inscrever será de 01 a 19 de outubro de 2012.
 
O valor da taxa de inscrição oscilará de R$ 30,00 a R$ 150,00. A divulgação da lista de candidatos inscritos será informada no dia 06 de novembro de 2012.
 
Provas
As Provas Objetivas serão realizadas no dia 18 de novembro de 2012 em locais e horários que serão divulgados no dia 12 de novembro de 2012.
 
A divulgação dos Gabaritos Oficiais das Provas Objetivas será através da Prefeitura Municipal de Sabinópolis em seu mural e no site www.agoraconsultoria.srv.br no mesmo dia após a realização das provas.
 
O prazo de validade do Concurso Público é de dois anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez a critério da Administração Pública.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de São João do Oriente (MG)

A Prefeitura de São João do Oriente, município mineiro localizado a 270 km de Belo Horizonte, abriu concurso público com a finalidade de preencher 33 vagas. As oportunidades contemplam candidatos do ensino fundamental até o superior.
 
Cargos: Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Assistente Adminstrativo, Assistente Social, Auxiliar de Enfermagem, Coordenador do Cras, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Especialista em Educação, Fiscal de Tributos, Gari, Médico, Motorista, Odontólogo, Operador de Máqinas Pesadas, Psicólogo, Secretária Escolar, Vigia e Zelador da Praça de Esportes.
 
O salário oferecido varia de R$ 622,00 a R$ 5.500,00, para uma jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais.
 
Inscrição: Os interessados deverão se inscrever do dia 19 de setembro de 18 de outubro de 2012, na sede da Prefeitura de São João do Oriente, situada à Praça 1º de março, nº 46, Centro, CEP 35146-000, São João do Oriente/MG ou através do endereço eletrônico www.exameconsultores.com.br. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 85,00 de acordo com o cargo desejado.
 
Provas: As provas objetivas e práticas estão previstas para 25 de novembro de 2012, em local e horário a serem divulgados a partir do dia 19 de novembro de 2012. O gabarito da prova objetiva será divulgado na data provável de 27 de novembro de 2012.
 
O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de São Miguel do Anta - MG

A prefeitura do Município de São Miguel do Anta, Estado das Minas Gerais, lançou edital nº 002/2012 de concurso público para provimento de cargos vagos e formação de cadastro reserva. São 45 oportunidades disponíveis, que podem contemplar candidatos do ensino fundamental, médio ou superior.
 
A remuneração oscila entre as cifras de R$ 622,00 a R$ 2.362,69 para jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos:
Auxiliar de Serviços Gerais, Operário, Oficial de Manutenção e Serviços, Motorista, Agente Sanitário, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Administração, Agente Cultural e de Turismo, Técnico em Farmácia, Assistente Social, Contador, Enfermeiro Plantonista, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Nutricionista, Professor de educação Básica - Nível II, Professor de Educação Física, Professor de Informática, Supervisor Pedagógico, Técnico em Planejamento Educacional, Técnico Superior em Informática, Técnico Superior em Agricultura e Meio Ambiente, Médico Pediatra, Médico Ginecologista Obstetra, Psicólogo e Enfermeiro.
 
Inscrições:
A inscrição será recebida, exclusivamente, via internet no site da empresa Libertas (www.libertas-mg.com.br), no período de 18 de setembro a 18 de outubro de 2012. O candidato que tiver dificuldade de acesso a internet poderá, pessoalmente ou através de procurador, comparecer diretamente na Sede da Prefeitura Municipal, localizado na Rua São José, 730, Centro, São Miguel do Anta, no horário de 08:00 ás 11:30 e 12:30 às 16:30 de segunda a sexta-feira.

As taxas variam de R$ 38,00 a R$ 130,00 e deverá ser paga até o seu vencimento.
 
Provas:
A Prova Escrita de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório, será realizada na data prevista 25 de novembro de 2012. A relação de candidatos inscritos, o local de realização da Prova Objetiva de Múltipla Escolha e confirmação de data e horários de provas, serão divulgados até o dia 21 de novembro de 2012.

As provas práticas serão realizadas em horários e locais a serem divulgados. O gabarito oficial das Provas de Múltipla Escolha será afixado no quadro oficial de avisos da Prefeitura Municipal no dia útil seguinte à realização das mesmas, e será divulgado no site www.libertas­mg.com.br, após às 12:00h.
 
Validade:
O prazo de validade do concurso público é de dois anos, a contar da data da sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Fhemig 2012 - Edital e Inscrição

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) publicou edital nº. 01/2012 de concurso público. O objetivo do órgão é selecionar candidatos para o preenchimento de 1.330 vagas de nível médio e superior, oferecendo salário de até R$ 4.637,60, para o cumprimento de carga horária entre 24 e 40 horas semanais.
 
Cargos: Técnico Operacional da Saúde, Enfermagem, Analista de Gestão e Assistência à Saúde e Médico.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet no período entre 25 de outubro a 23 de novembro de 2012, no endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br.
 
Taxa de inscrição
Técnico Operacional da Saúde – TOS e Profissionais de Enfermagem: R$ 72,70;
Analista de Gestão e Assistência à Saúde – AGAS: R$ 122,70;
Médico: R$ 137,70.
 
Seleção
O concurso será constituído de prova objetiva, dissertativa e títulos.
 
As provas objetiva, dissertativa e de redação da primeira etapa serão aplicadas na data provável 03 de fevereiro de 2013, em local e horário a serem divulgados no Cartão Informativo a ser disponibilizado pela organizadora em sua página web. O gabarito será divulgado no primeiro dia útil após a aplicação das provas objetivas.
 
Os candidatos habilitados na prova de redação, os candidatos ao cargo de Técnico Operacional de Saúde - nível I e os aprovados na prova dissertativa para os demais cargos serão convocados para prova de títulos. Os interessados deverão atentar para todas as instruções relacionadas aos procedimentos de entrega dos títulos, bem como acompanhar as demais informações pertinentes do edital, que foi retificado, conforme publicação na imprensa oficial do Estado, em 22/09/2012.
 
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contados a partir da data publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da FHEMIG.

Edital / Publicações

Santa Casa de Misericórdia de Pedregulho - SP abre processo seletivo

A Santa Casa de Misericórdia de Pedregulho, Estado de São Paulo, publicou edital N° 001/2012 de processo seletivo de provas, para formação de cadastro reserva das funções de Assistente Social, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional, com salários variáveis entre R$ 1.500,00 e R$ 1.950,00.

A organização, aplicação e correção do Processo Seletivo serão de responsabilidade da CONSESP - Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda.

As inscrições, no valor de R$ 60,00, estarão abertas no site www.consesp.com.br até o dia 21 de outubro de 2012.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 04 de novembro de 2012, às 9h, em locais a serem divulgados através de Edital próprio que será afixado no local de costume da Santa Casa de Misericórdia de Pedregulho, através de jornal com circulação no município e através do site www.consesp.com.br com antecedência mínima de 3 (três) dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha), serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, à partir das 13h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias úteis.

A validade do processo seletivo será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

UFPA abre processo seletivo

A Universidade Federal do Pará (UFPA) lançou edital N° 189/2012 de processo seletivo destinado à contratação de 07 Professores Substitutos, Temporários e Visitantes de nível superior. As oportunidades são para atuar nos Institutos de Filosofia e Ciências Humanas, Letras e Comunicação, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Tecnologia e os salários variam conforme a titulação dos contratados, de R$ 2.265,78 a R$ 7.333,67 em jornada de 40 horas semanais.

Os interessados poderão fazer suas inscrições até o dia 08 de novembro de 2012, nas Unidades para onde se destinam as vagas, mediante preenchimento da ficha de inscrição e apresentação da cópia autenticada ou cópia e original da carteira oficial de identidade, título de eleitor, comprovante de quitação com as obrigações militares, CPF, diploma de graduação ou pós-graduação acompanhado de histórico escolar e curriculum vitae na plataforma lattes em três vias,.

A seleção dos candidatos será composta de prova escrita, didática e de títulos conforme a área.

O prazo de validade dos processos seletivos será de 01 (um) ano a contar da data de sua homologação no D.O.U.

Prefeitura de Poços de Caldas - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Poços de Caldas, em Minas Gerais, divulgou edital de processo seletivo N° 001/2012, com o objetivo de preencher 111 vagas na saúde. O certame será realizado sob responsabilidade técnica do Imam Concursos Públicos, ofertando um total de 45 vagas para Agente de Combate às Endemias e 66 vagas para Agente Comunitário de Saúd .
 
O salário será de R$ 559,40 a R$ 621,77 em jornadas de 40 horas semanais, lembrando que para exercer ambas funções os candidatos deverão ter no mínimo o Ensino Fundamental Completo.
 
As inscrições poderão ser efetuadas pelo site www.imam.org.br, até às 23h59 do dia 31 de outubro de 2012. A taxa de inscrição será de R$ 28,00 para disputar as vagas de Agente de Combate às Endemias e de R$ 31,00 para Agente Comunitário de Saúde.
 
O candidato que tiver dificuldade de acesso à internet poderá comparecer no posto de inscrição, localizado na rua Minas Gerais, nº. 664, sala 102, 1º andar, Poços de Caldas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.
 
A previsão é de que os candidatos sejam avaliados por meio de prova objetiva com 25 questões sobre português, sistema único de saúde/saúde pública e conhecimentos específicos. Por fim, os aprovados nesta primeira etapa serão convocados para o curso introdutório de formação inicial e continuada. As provas serão aplicadas na cidade de Poços de Caldas provavelmente no sábado dia 01 de dezembro de 2012. O horário e local serão definidos no Cartão de Inscrição.
 
O processo seletivo terá a validade de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez e por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Universidade Federal de Mato Grosso II

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou edital de concurso público destinado ao preenchimento de 36 vagas docentes para o Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e para o Banco de Professor Equivalente.
 
Todas as oportunidades serão distribuídas no campus de Sinop, entre os Institutos de Ciências Agrárias e Ambientais, Ciências Naturais, Humanas e Sociais e de Ciências da Saúde, sendo que 16 delas serão para a classe de Assistente e as outras 20 para a classe de Adjunto, com remuneração de R$ 4.651,59 e R$ 7.333,67 respectivamente.
 
As inscrições serão realizadas no período de 5 a 20 de novembro de 2012, pelo endereço eletrônico www.ufmt.br. A taxa é de R$ 100,00.
 
A prova escrita será realizada provavelmente no dia 10 de dezembro de 2012 e terá início às 13:30 horas, sendo que os locais de prova serão divulgados no endereço eletrônico www.ufmt.br/concurso no dia 04 de dezembro de 2012.
 
O concurso público terá validade de 01 ano, contado a partir da data da publicação do Edital de Homologação do resultado final no Diário Oficial da União, conforme Decreto n.º 6.944, de 21/08/2009, podendo ser prorrogado, a critério da UFMT, por igual período.

Concurso UFMT 2012

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou no Diário Oficial da União (DOU) edital de concurso público com 33 vagas para Professores, sendo 09 para a classe de Adjunto e 24 para Assistente. O salário será de R$ 7.333,67 para Professor Adjunto e de R$ 4.651,59 para Assistente, em regime de dedicação exclusiva.

As oportunidades são para atuar no campus de Barra do Garças e ministrar aulas nos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Agronomia, Bacharelado em Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Licenciatura em Física, Licenciatura em Química, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, Direito, Geografia e Letras.

Os interessados deverão fazer suas inscrições pelo site www.ufmt.br/concurso, no período de 30 de outubro a 13 de novembro de 2012. A taxa é de R$ 100,00.

A previsão é de que os candidatos sejam submetidos às provas escrita, didática e de títulos que deverão ser aplicadas no campus de Barra do Garças, em local a ser definido e divulgado. A prova escrita será realizada na data prevista de 03 de dezembro de 2012.

O concurso terá a validade de 01 ano, contado a partir da data da publicação do edital de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado a critério da UFMT.

Prefeitura de Divinópolis (MG) lança edital de processo seletivo II

A Prefeitura de Divinópolis, Estado de Minas Gerais, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou edital para realização de processo seletivo. O certame destina-se ao preenchimento de 01 vaga de nível superior para o cargo de dentista de PSF para atuação na Estratégia de Saúde da Família do Grajaú. O salário é de R$ 3.012,28 por carga horária de 40h semanais.
 
As inscrições estarão abertas e poderão ser realizadas até o dia 11 de outubro de 2012, exclusivamente, através de entrega de Curriculum Vitae na Coordenação de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde - Rua Minas Gerais 900 - Centro.
 
Todos os participantes serão submetidos à análise curricular.
 
Todas as publicações oficiais referentes ao Processo Seletivo Simplificado serão feitas no Diário Oficial dos Municípios Mineiros (digital) e no sítio da Prefeitura Municipal de Divinópolis - www.divinopolis.mg.gov.br.
 
O prazo de validade do certame será de 01 mês, contados a partir da data de publicação da homologação pela Secretária Municipal de Saúde/Gestora Municipal do SUS - Divinópolis.

Prefeitura de Divinópolis (MG) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Divinópolis, em Minas Gerais, divulgou edital N° 073/2012, visando Contratação Temporária, em virtude da falta de profissionais de 08 Técnicos em Enfermagem - Diretoria de Atenção à Saúde (GH 26). O vencimento mensal inicial, para efeito de contratação, será de até R$ 933,00 mais 20% de insalubridade sobre o salário mínimo.
 
Os interessados deverão enviar a Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG - CEP: 35500-007, até o dia 16 de outubro de 2012, às 17h.
 
Dos critérios de avaliação e classificação:
 
A avaliação final será feita através do Curriculum Vitae, pelo Setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública e, a classificação e desempate ocorrerão, impreterivelmente, na seguinte ordem:
 
-Residência no Município de Divinópolis;
-Maior tempo de experiência profissional na área;
-Mais jovem.

Prefeitura de Uberaba - MG abre Processo Seletivo

Publicado edital N° 209/2012 de processo seletivo visando formar cadastro de reserva para o quadro da Prefeitura de Uberaba, em Minas Gerais. As futuras contratações serão temporárias para o cargo de Agente de Combate às Endemias que atendam as unidades e serviços de saúde do Município. Os salários vão até R$ 862,00 por carga horária de 40h semanais.
 
O certame será planejado e executado pelo Departamento Central de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
 
As inscrições, no valor de R$ 5,00, serão realizadas no período de 16 a 19 de outubro de 2012, no Departamento Central de Desenvolvimento de Recursos Humanos, sito a Avenida Dom Luís Maria de Santana nº . 141, Bairro Santa Marta, Uberaba/MG, das 9:00 as 14:00 horas.
 
A data, local e horário da realização da prova objetiva (Etapa Única) será publicado posteriormente no Diário Oficial do Município "Porta Voz" (www.portavozuberaba.com.br) ou jornal local de grande circulação.
 
O certame terá validade de até 24 meses, podendo ser prorrogado nos termos da lei.

Concurso UFVJM - MG

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Minas Gerais, divulgou edital N° 133/2012 de concurso público para 14 Professor Assistente ou Auxiliar com especialização nos Campi de Diamantina e Mucuri (Teófilo Otoni). A remuneração poderá variar de R$ 2.356,41 a R$ 4.837,66 em regime de 40 horas semanais.
 
Os contratados atuarão no Curso de Medicina e ministrarão aulas nas áreas de Saúde da Família, Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral, Imaginologia, Ortopedia e Traumatologia e Neurologia.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 9 de novembro de 2012, nos Recursos Humanos, Rodovia MGT 367, km 583, nº. 5000, Alto da Jacuba, Diamantina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. A taxa é de R$ 110,00.
 
O concurso será composto de prova escrita que constará de questão ou questões discursivas, didática que será uma aula expositiva com duração mínima de 50 e máxima de 60 minutos sobre tema sorteado, prova prática que será realizada de forma oral e prova de títulos. O período de realização das provas do concurso será informado e divulgado no site institucional (UFVJM), com prazo mínimo de dez (10) dias úteis de antecedência.
 
O certame terá a validade de 12 meses, contados a partir da data de publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso UEFS oferece 15 vagas para Professor

O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, liberou o edital 04/2012 que abre seleção pública para a função de Professor Substituto. Para participar é preciso ter formação superior (com, no mínimo, especialização) nas áreas de Química, Computação ou Áreas Afins, Matemática, Medicina, Odontologia, Física, Direito, Psicologia, Filosofia, Pedagogia e Administração.
 
As inscrições podem ser realizadas no período de 09 de outubro até às 12:00hs do dia 24 de outubro de 2012 no site www.uefs.br, ao custo de R$ 100,00. O candidato poderá postar a documentação listada no edital por SEDEX ou entregá-la pessoalmente, ou através de procurador, no Prédio da Administração Superior - Pró-Reitoria de Graduação - Prograd, no Campus Universitário, conforme o seguinte endereço:
 
Prograd/UEFS, Prédio da Administração Central, Avenida Transnordestina, S/N, Novo Horizonte, CEP 44.036-900, Feira de Santana, Bahia/Brasil.
 
O edital informa que a Seleção será realizada de 12 a 23 de novembro de 2012, em períodos definidos pelos Departamentos, os quais se responsabilizarão pela comunicação oficial aos candidatos com inscrições homologadas.
 
A Entrevista realizar-se-á no Campus da UEFS, a partir das 8:00 horas do dia 12 de novembro de 2012, devendo todos os candidatos se apresentarem no dia, local e horário indicados pelo Departamento. A data e o horário indicados poderão ser revistos.
 
A Prova de Títulos consistirá da avaliação conjunta procedida pela Banca Examinadora que atribuirá uma pontuação única aos títulos apresentados.
 
A Aula Pública realizar-se-á no Campus Universitário, a partir das 08:00 horas do dia indicado pelo Departamento, devendo todos os candidatos se apresentarem no horário e local indicados, sob pena de eliminação da Seleção.
 
O prazo de validade da Seleção será de, no máximo, 2 (dois) anos contados a partir da data de publicação dos resultados. As contratações se darão sob o regime especial de direito administrativo (REDA).

Hospital Universitário de Dourados - MS abre processo seletivo

Processo seletivo do Hospital Universitário de Dourados, Mato Grosso do Sul, abre vagas para Médico Plantonista.
 
A Fundação Municipal de Saúde e Administração Hospitalar de Dourados, Mato Grosso do Sul, divulgou eidtal de processo seletivo 047/2012, no qual são ofertadas 05 vagas para o cargo de Médico Plantonista Ginecologista - Obstetra no Hospital Universitário.
 
As oportunidades são para jornadas semanais de 20h, com salários de R$ 1.809,30 e contratos previstos para ter vigência até 31 de dezembro de 2012.
 
Podem concorrer profissionais com graduação em Medicina e residência médica - especialização em Ginecologia - Obstetrícia e registro profissional no Conselho Regional de Medicina.
 
As inscrições seguem abertas até o dia 16 de outubro de 2012, das 8h às 11h e das 13h às 16h no Setor de Recursos Humanos do Hospital (rua Ivo Alves da Rocha, nº. 558, Altos do Indaiá, Dourados) e o candidato deverá entregar cópias dos documentos comprobatórios de escolaridade.
 
De acordo com o que consta em edital haverá prova de títulos, na qual serão consideradas a formação profissional, cursos de capacitação profissional e tempo de serviço do candidato.
 
O certame terá validade de 01 ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Fundação Municipal de Saúde e Administração Hospitalar de Dourados.

Mulheres são melhores em identificar emoções

Mulheres são melhores que os homens ao distinguir entre as emoções, especificamente medo e aversão, diz um novo estudo publicado no periódico Neuropsychologia.
Como parte do estudo, Oliver Collingnon e sua equipe da Universidade de Montreal, Canadá, demostraram que as mulheres têm capacidades bastante avançadas no processamento auditivo, visual e audiovisual (as duas sensações paralelamente) das emoções.
 
Acreditava-se que as mulheres realmente tinham essa capacidade, mas os resultados das pesquisas, até hoje, eram inconsistentes. Para obter dados mais conclusivos, os pesquisadores evitaram usar testes com fotografias e optaram por usar atores.
 
“Os movimentos faciais se mostraram um fator importante na percepção da emoção assim como estimulou diferentes regiões do cérebro usadas na análise desse tipo de informação”, diz Collingnon.
 
Categorizando emoções
No estudo, o time de pesquisadores estimularam os entrevistados – que não tinham histórico de transtornos neurológicos ou psiquiátricos – de forma paralela, com as expressões faciais de atores ao vivo, ao mesmo tempo que ouviam gravações que simulavam emoções humanas.
 
Os participantes eram convidados a categorizar as emoções tão rápido quanto tivessem identificado sentimentos de medo ou aversão. Essas duas emoções foram escolhidas por estarem ligadas à sensação de proteção e foram adquiridas mais cedo durante a evolução da espécie sendo, de certa forma, mais importantes que outras emoções, como a alegria (que ajuda na socialização, mas não na sobrevivência em ambientes hostis).
 
Homens e mulheres tinham, então, que fazer a análise dos sons e emoções separadamente e depois classificar o conjunto em compatível ou contraditório (indicando se os sons e expressões faciais dos atores eram similares).
 
Mais rápidas identificando as emoções alheias
O estudo mostrou que mulheres foram muito mais rápidas completando as tarefas e respondendo ainda mais rapidamente quando uma outra mulher atuava. Comparadas aos homens, as mulheres participantes da pesquisa processavam as informações sobre as expressões faciais e as multisensoriais de forma muito mais eficaz.
 
“A pesquisa, entretanto, não quer provar a superioridade do homem ou da mulher”, observa Collingnon. “Esses estudos de gênero são necessários para entender melhor como certos transtornos mentais agem diferentemente nas pessoas. Um bom exemplo disso é o autismo, que afeta mais homens que mulheres e que age na capacidade de se relacionar com pessoas ou entender suas emoções.”
 
Fonte O que eu tenho

Ambiente limpo faz com que as pessoas se comportem melhor

Pessoas são, inconscientemente, mais sociáveis quando estão em um ambiente com cheiro de limpeza, de acordo com uma pesquisa da Universidade Brigham Young, EUA. O estudo mostrou uma dramática melhora no comportamento ético dos entrevistados, aplicando uma simples fragrância cítrica no ambiente.
 
No estudo, participantes eram incumbidos de uma série de atividades. Um grupo desenvolvia essas ações em uma sala normal, enquanto outro trabalhava em uma sala similar mas na qual a fragrância havia sido usada.
 
Em uma das atividades, um jogo envolvendo somas de dinheiro – criado para o experimento e observado pelos pesquisadores –, os entrevistados se mostraram mais confiantes nos parceiros de atividades e compartilhavam mais os valores distribuídos (o dinheiro em jogo eram quase o dobro no grupo em uma sala com “cheiro de limpeza”). Os participantes também se sentiam mais à vontade para participar de atividades envolvendo voluntários.
 
Ao final de diversos jogos e atividades os participantes foram questionados sobre o próprio humor e sensação, mas o fato do ambiente ter uma fragrância agradável não foi notado conscientemente, o que sugere que os efeitos de um ambiente limpo podem agir sobre o inconsciente das pessoas.
 
Ambientes menos opressores
“Diversas empresas gastam muito dinheiro com segurança que podem muitas vezes criar ambientes opressores”, diz Katie Liljenquist, uma das pesquisadoras responsáveis pela pesquisa.
 
“Talvez haja maneiras mais simples para promover comportamentos éticos, como pequenos ajustes ambientais – como a limpeza ou a impressão de higiente – que promovam um bem estar nos empregados, clientes ou nas pessoas em geral”, observa Liljenquist, cujo estudo sobre comportamentos transgressivos e percepções de higiene foi publicado no periódico Psychological Science.
 
Fonte O que eu tenho

Dor de cabeça também é problema para dentista resolver

O tratamento dentário sempre causou muito medo às pessoas e a visão simplista sobre o trabalho dos dentistas leva a maioria das pessoas a acreditar que só se deve visitar um profissional para tratar de cáries ou por questões estéticas.
Entretanto a odontologia não é uma área estanque ou separada da medicina, e a partir de pesquisas clínicas e o desenvolvimento de novas tecnologias, tratamentos antes complicados e demorados passaram a ter opções de novas técnicas que ajudam a solucionar, além de problemas odontológicos, questões musculares, como as relacionadas à dor de cabeça.
 
Muitas vezes essas dores podem estar ligadas a problemas na articulação da mandíbula. O problema é chamado disfunção da articulação temporomandibular (ATM) e atinge 10% da população brasileira.
 
“Uma vez detectado, o tratamento da articulação que liga o maxilar à mandíbula alivia a vida de pacientes que peregrinam em consultórios médicos”, afirma Simone Carrara, diretora da Sociedade Brasileira de ATM e Dor Orofacial e que indica que 90% dos pacientes que têm a disfunção sofrem de cabeça crônica. “Pouca gente imagina que uma dor de cabeça pode ser tratada pelo dentista”, comenta.
 
“Para se ter uma idéia, o Brasil está na lista dos cinco países que mais sofre com cefaléia (dor de cabeça), de acordo com pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina [UFSC]“, afirma a especialista. O mal acomete cerca de 63 milhões de brasileiros e muitos deles podem ter problemas relacionados com o ATM.
 
Dores, estalidos e sensação de desencaixe
A articulação chamada de temporomandibular possibilita o movimento da mandíbula para frente, para trás e para os lados, e pode se desgastar com hábitos relacionados à tensão e até à postura corporal.
 
Além da dor de cabeça, dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos, estalidos ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca e até dores nas costas são sintomas de pacientes que têm disfunções na ATM. “Esta articulação é uma das mais complexas do corpo humano, por estar ligada ao crânio”, explica Simone Carrara.
 
A boa notícia é que os novos tratamentos não utilizam mais técnicas consideradas desconfortáveis. “Sem cirurgia e sem intervenções agressivas é possível eliminar a causa da dor e se livrar de vez de remédios que não resolviam, mas apenas aliviavam os sintomas”, explica Carrara. Placas de acrílico, intervenção em hábitos e posturas, fisioterapia com laser e ultra-som são algumas soluções possíveis, finaliza.

Fonte O que eu tenho

Como combater os vasinhos das pernas


Por Núcleo de Estética Médica e Emagrecimento
contato@clinicaeme.com.br
 
80% das mulheres têm vasinhos aparentes em algum lugar do corpo, mais comumente nas pernas. Vasinhos são veias dilatadas bem fininhas que não passam de 1 mm de diâmetro, da espessura de um fio de cabelo e têm coloração arroxeada ou avermelhada. Acometem principalmente as mulheres , por causa do estrógeno e sua principal causa é hereditária. Gravidez, aumento de peso, vida sedentária, uso de pílulas anticoncepcionais e cigarro também favorecem o seu aparecimento.
 
O problema é meramente estético e não traz nenhum risco à saúde. Além disso, os vasinhos não se transformam em varizes. Para tratar o problema, indica-se dois tipos de procedimento:
 
-escleroterapia: na injeção de substâncias esclerosantes no vasinho para que ele seque
-o raio laser, aplicado sobre a veia dilatada para queimar o vaso. Este procedimento é menos dolorido e mais indicado em casos de vasinhos com bastante cor.
 
O tratamento ideal é combinar os dois procedimentos em sessões alternadas. O número de sessões recomendadas depende de cada caso e da quantidade de vasinhos. Em geral, recomenda-se é de 2 a 20 sessões.
 
Esses tratamentos não resolvem definitivamente o problema, que pode voltar a incomodar depois de certo tempo. Por isso, o ideal é prevenir as condições que desencadeiam o problema.
 
Para prevenir seu surgimento, siga essas orientações:
  • Tome anticoncepcional somente com orientação médica. O estrógeno sintético tem ação direta na parede dos vasos sanguíneos e inflama-os, causando as veias dilatadas;
  • Faça exercícios aeróbicos, porque ativam a circulação;
  • Evite fazer muita musculação, porque dilata as veias e aumenta a quantidade de vasinhos;
  • Não fume. O cigarro deixa a pele seca e aumenta as chances de formação de trombos;
  • Controle o peso. O acúmulo de gordura abdominal aumenta a pressão local e dificulta o retorno do sangue;
  • Não exagere no salto alto. Sandálias com salto acima de 7 cm mudam a fisiologia do caminhar e contraem o músculo da panturrilha, dificultando a circulação de retorno do sangue;
  • Nunca use cigarro e anticoncepcional, porque a combinação é perigosa e pode aumentar as chances de trombose venosa.
Publicado em 13 de julho de 2012.
 
Por Boa Saúde

Alimentos termogênicos, uma ferramenta a favor do seu emagrecimento

Alimentos termogênicos são aqueles que quando passam pelo processo de digestão geram um gasto maior de energia, devido as suas propriedades, e por isso aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura do corpo, facilitando a queima de gorduras.
 
Para emagrecer de maneira saudável, não há nada mais termogênico do que a atividade física.

Durante os exercícios aeróbicos, a temperatura corporal alcança graus mais elevados e a queima calórica torna-se maior, derretendo rapidamente estoques de gordura em excesso. No entanto, certos alimentos imitam o processo em menores proporções e, quando consumidos com regularidade (diariamente), ajudam a queimar calorias. .

Eles são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia, porém por si só não devem ser encarados como milagrosos, pois sozinhos não têm nenhum efeito no organismo. Devem ser aliados a uma alimentação saudável e associados à prática de exercícios físicos, para que se tenha algum efeito positivo no processo de emagrecimento. A variedade dos alimentos apontados como termogênicos é grande.

- Pimentões e pimenta-Caiena (pimenta-vermelha): 3 a 4g ao dia como tempero de pratos quentes e saladas são capazes de aumentar o metabolismo em até 20%.

- Gengibre: Pelo menos um pedaço de 2cm, três vezes ao dia. O gengibre pode ser consumido cru, no tempero de aves e peixes, refogado, na salada, em forma de chá ou batido no liquidificador com frutas. Também pode ser colocado na garrafinha de água que consumirá ao longo do dia.

- Vinagre de Maçã: 1 e 1/2 colher de chá duas vezes ao dia. Para este efeito, o vinagre de maçã não deve ser refinado.

-Chá Verde: 1 xícara de chá de 5 a 10 minutos antes das três principais refeições do dia. O chá verde e o branco possuem inúmeras propriedades na prevenção de doenças, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. Os compostos presentes na planta reduzem a absorção de açúcar no sangue ( o que ajuda a diminuir a compulsão por doces ) e inibem a ação da amilase, enzima responsável pela digestão de carboidratos. Além disso, aceleram o trânsito intestinal. O chá também pode ser utilizado como base de sucos, no lugar da água. É o chamado suchá.

-Canela: 1g ( ½ colher de chá) duas vezes ao dia, na forma de chá, polvilhada em sopas ou preparações com queijo, gratinada no forno ou polvilhada em frutas como maçã ou banana.

- Guaraná em pó: em pó ou cápsulas, 2g, duas vezes ao dia. Pode ser encontrado em drogarias e casas de produtos naturais.
 
- Água gelada: ao consumir água gelada, o organismo necessita de mais energia para elevar a temperatura interna para 37ºC, e com isso “gasta” mais calorias. Recomenda-se um mínimo de 8 copos por dia de água em temperatura inferior a 16ºC

- Soja: o grão contém lisina e arginina, substâncias que estimulam a produção do glucagon, que tem ação térmica. 3 colheres de sopa por dia são suficientes.

Outros alimentos termogênicos são algas ( Clorella, 2 colheres de sopa em dias alternados) laranja, kiwi, café preto, chá mate, hortelã, alimentos ricos em ômega­3 (salmão, sardinha, cavalinha, bacalhau, etc), brócolis, água de coco, mostarda, aspargos, couve, acelga, orégano, derivados de chocolate, cominho, mostarda, cebola, alho, curry, linhaça, óleo de coco, etc.
 
É possível reduzir até 200 calorias ao dia fazendo uma alimentação saudável com a inserção dos alimentos termogênicos. Variando e comendo pelo menos dois deles, de preferência antes da atividade física, se consegue bom resultado.
 
Atenção especial deve ser dada aos hipertensos, cardiopatas, gestantes e lactantes, pessoas com problemas gastrointestinais, etc. Por isso, uma avaliação médico nutricional é necessária, antes da introdução rotineira destes alimentos. Além, disso, o exagero no consumo pode levar ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, tontura e insônia.

Publicado em 13 de julho de 2012.
 
Por Boa Saúde

Hospital referência no Triângulo Mineiro adere ao PEP

Santa Genoveva está concluindo a emissão de 450 certificados digitais e-CPF. A tecnologia vai permitir eliminação de papel, redução do espaço físico, agilidade e segurança
 
Fundado em 1975 por um grupo de médicos, o Santa Genoveva, que atende Uberlândia e todo o Triângulo Mineiro, está concluindo a emissão de 450 certificados digitais e-CPF para a adoção do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Com cerca de 5 mil consultas mensais no Pronto Atendimento, a implementação visa aprimorar e otimizar a gestão e a eficiência da instituição.
 
O processo de adoção do PEP pelo Hospital Santa Genoveva se iniciou em abril, com a aquisição dos certificados digitais e-CPF, preparação da documentação dos médicos e profissionais da saúde que precisam ter acesso aos prontuários e ajustes técnicos do ambiente eletrônico. No final de setembro, iniciou-se a emissão dos certificados digitais.
 
Para o gerente de Tecnologia da Informação do Hospital Santa Genoveva, Murilo Santos, a adoção do PEP representa uma evolução tecnológica que vai permitir a eliminação de papel, a redução do espaço físico ocupado por arquivos de prontuários de papel, muito mais agilidade pela possibilidade de acesso às informações a partir de vários departamentos do hospital, inclusive simultaneamente. “É preciso ressaltar também o aspecto da segurança nas informações inseridas no sistema de Gestão”, destaca o executivo.
 
O fornecedor do projeto foi a Serasa Experian, que possui portfólio de certificados digitais adequados a aplicações no segmento, como a Gestão Eletrônica de Documentos (GED), a Troca de Informações de Saúde Suplementar (TISS), além do PEP.
 
Fonte SaudeWeb

Ce: hemoce incorpora 15 hospitais

Agora, o total da cobertura de atendimento abrange 141 dessas instituições com leitos do SUS conveniados, 168 hospitais públicos e dez clínicas de hemodiálise
 
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) incorporou mais 15 hospitais privados com leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) a sua rede de atendimento, além de dez clínicas de hemodiálise, passando a atender, agora, 100% dos leitos do SUS.
 
Antes da expansão, o Hemoce atendia a 126 hospitais privados. Agora, o total da cobertura de atendimento abrange 141 dessas instituições com leitos do SUS conveniados, 168 hospitais públicos e dez clínicas de hemodiálise. Entre os hospitais privados, estão a Santa Casa de Misericórdia e o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), que serão incorporados neste mês.
 
A ampliação da rede é fruto de determinação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), por meio da Portaria Estadual 1.836, de 17 de julho de 2012, conforme aponta a diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos.
 
Com cerca de 200 atendimentos a mais no mês de setembro, a instituição informa que o aumento da demanda até o momento não tem gerado grande impacto, o equivalente a menos de 10% das transfusões já realizadas pelo órgão, que realiza nove mil procedimentos por mês.
 
Fonte SaudeWeb

UPAs do Rio vão utilizar a telemedicina

O governo estadual já concluiu os testes com a tecnologia que permitirá a realização de ações médicas a distância, e selecionará em breve a empresa responsável pelos equipamentos instalados nas unidades
 
Os profissionais de saúde das 52 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas do Estado do Rio de Janeiro contarão no início de 2013 com uma nova tecnologia para agilizar e melhorar a qualidade do atendimento à população: a telemedicina. O governo estadual já concluiu os testes com a tecnologia que permitirá a realização de ações médicas a distância, e selecionará em breve a empresa responsável pelos equipamentos instalados nas unidades de saúde através de licitação.
 
Nas UPAs, os novos recursos irão atender aos pacientes com AVC, infarto e de pediatria. Com a telemedicina, os médicos das unidades poderão interagir e trocar informações sobre casos especiais através de videoconferência com profissionais das Centrais de Especialistas da Secretaria de Saúde. A tecnologia, que está em teste desde junho, foi utilizada na UPA de Botafogo e aprovada por médicos.
 
“Nas centrais especializadas em neurologia, criada em 2009, e cardiologia, implantada em 2008, a troca de experiências entre os profissionais acontecem por telefone. Com a telemedicina, o médico da UPA poderá mostrar através de um computador conectado à internet o paciente e seus exames. Isso Irá agilizar ainda mais o atendimento”, explicou o coordenador do projeto de Telemedicina nas UPAs, dr. Rogério Casemiro.
 
Profissionais estão sendo treinamos nos Estados Unidos. As novas unidades de pronto atendimento especializadas em AVC serão equipadas com tomógrafos transportáveis e terão equipes treinadas para identificar o tipo de AVC (isquêmico ou hemorrágico). Além disso, terão suporte da equipe de neurologia e neurocirurgia do novo Hospital Estadual do Cérebro.
 
“Para reforçar o time de médicos especialistas em trauma que poderão discutir casos de pacientes das UPAs, mais de 20 profissionais, entre médicos e enfermeiros, darão suporte aos profissionais das unidades de pronto atendimento. Eles receberam capacitações nos Estados Unidos”, afirmou Casemiro.
 
Com tecnologia de ponta, o serviço de telemedicina para atendimento pediátrico nas UPAs será realizado em parceria com o Instituto Pediátrico Martagão Gesteira (IPPMG), da UFRJ. Um núcleo de pediatria do Instituto ficará de plantão 24 horas, oferecendo consultoria aos profissionais de saúde dessas UPAs.

Projeto para pacientes cardiológicos
Para os pacientes cardiológicos, o Instituto de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac) montará uma equipe para dar suporte aos médicos da rede. Os médicos consultores poderão avaliar os exames de eletrocardiograma dos pacientes que dão entrada nas UPAs com sintomas de infarto, otimizando o atendimento. Com a consultoria, exames de cateterismo poderão ser indicados precocemente o que levará a diminuição da mortalidade do infarto no Estado.
 
Tecnologia em parceria com o Proderj
A tecnologia será implanta nas UPAs em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj). Segundo o presidente do órgão, Paulo Coelho, o projeto de telemedicina representa o que há de mais moderno no setor e incentiva o uso de tecnologia da informação em seu alto nível.
 
“O governo estadual já avançou muito em tecnologia nesses últimos anos e acredito que com o projeto de telemedicina, vamos melhorar ainda mais a prestação de saúde para a população fluminense. O interesse foi grande não só pela modernidade e pelo tamanho do desafio, mas porque acreditamos que a tecnologia pode até salvar vidas”, disse Paulo Coelho.
 
Fonte: Secretaria de Estado de Saúde do RJ
 
Por SaudeWeb