Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Como pedir aumento de salário

No mercado brasileiro, quem não pede não ganha. Mas técnicas como propor uma promoção e negociar prazos ajudam a ser bem-sucedida

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento especializado Robert Half e divulgada no final do mês passado, 45,6% dos brasileiros jamais bateram à porta do chefe para falar sobre um aumento. Mas a grande maioria dos que tiveram coragem de abordar o assunto foi bem-sucedida: 70% dos pedidos foram atendidos.

Se você está entre os 40% que pretendem pedir um aumento ainda este ano, comece respondendo: você chegou a esta conclusão porque… a) o salário acaba antes do fim do mês; b) você está há mais de um ano nessa função sem ter recebido um centavo a mais; ou c) você conquistou novas funções e o contracheque não registrou variação?

Daniela do Lago, especialista em comportamento no trabalho, observa que no Brasil não cabe a máxima "quem pede o aumento não o merece", defendida por alguns gurus estrangeiros da administração. “Aqui a meritocracia não é tão clara. Nem sempre que você atinge uma meta, tem uma recompensa”, explica.

Mesmo assim, não dá para chegar à sala da chefia sem um argumento relacionado a produtividade. “Quem quer um aumento tem que entregar mais do que vinha fazendo. Quem faz a mesma coisa só vai levar o mesmo. Se você entregou mais, vá lá e peça”. Portanto, quem recebeu vários feedbacks positivos dos superiores pode considerá-los como indícios positivos para conversar sobre o assunto.

Gustavo Oliveira, docente e coordenador do Programa de MBA em Coaching do grupo IPEC – FAPPES, destaca que esse autodiagnóstico é essencial para ter a segurança necessária na hora de propor o aumento ao chefe. “Não se busca o aumento sem que ele seja de fato viável. A pessoa tem que ter espírito de crescimento, porque sem isso não vai conseguir avançar. A chefia quer avaliar que tipo de entrega, de comprometimento, a pessoa vai oferecer como contrapartida”.

Também é preciso fazer uma análise de contexto. Se a empresa vem registrando uma trajetória ascendente, fechando novos contratos e batendo metas, a ocasião é ideal. Por outro lado, se estão sendo discutidos cortes, adie a proposta. “Se não há um ritmo de crescimento, o pedido de aumento pode ser malvisto e o emprego da pessoa pode até ser colocado em risco”, alerta Oliveira.

A hora da conversa
Pedir o aumento por e-mail ou telefone só vale quando a chefia fica sediada em outro estado ou país. Mas é possível introduzir o assunto por e-mail. Segundo Oliveira, isso ajuda a reduzir a resistência e alguns medos que as pessoas têm ao abordar esse assunto. Ele sugere um texto do tipo "da próxima vez que estivermos reunidos presencialmente, gostaria de abordar alguns aspectos importantes sobre o desenvolvimento de minha carreira na empresa, oportunidades, desafios e recompensas".

A conversa pode acontecer em uma reunião ou, se a cultura da empresa permitir, até em um almoço ou café. Evite happy hours e ocasiões informais, quando seu chefe pode ser sentir desprevenido. Outra coisa a ser evitada é comparar-se com os colegas – a rigor, você não tem como avaliar o desempenho e as responsabilidades dos outros.
 
“É mais elegante pedir 'mais trabalho' do que 'mais dinheiro', recomenda a consultora Cíntia Bortotto.

Para Cíntia Bortotto, sócia-diretora da Consultoria em RH, o “olho no olho” tem a vantagem de permitir que o funcionário faça uma leitura completa do que o chefe achou. “Ele tanto pode ficar espantado, como pode ser compreensivo e te ajudar”, observa.

A abordagem deve ser breve e objetiva porque o seu tempo é curto e, para o seu chefe, precioso. Em todo caso, há espaço para um pouco de sutileza. “É mais elegante pedir 'mais trabalho' do que 'mais dinheiro'. Dizer que se sente preparado para assumir uma função com maior escopo, com mais desafios. Pedir um aumento porque está precisando de mais dinheiro, ou porque tem dívidas, é um discurso que não cola”, avalia Cíntia.

Para além da retórica, esse discurso traz uma vantagem econômica ao funcionário. Aumentos por mérito tendem a girar em torno de 5% do valor do salário, enquanto os por promoção alcançam até 25%. “O aumento por mérito é logo absorvido pelo funcionário. A promoção oferece também a chance de crescimento profissional”, analisa a coach.

Elabore e leve uma lista dos seus argumentos para não esquecer nada importante devido ao nervosismo. Ensaiar em frente ao espelho também é válido. Pela técnica do “role play” a pessoa pode encenar a conversa. Daniela sugere tentar com um amigo: “A pessoa vai fazer o papel do seu chefe. Para isso, você passa algumas características dele. Primeiro ela faz o chefe bonzinho e depois vai dificultando para você treinar os argumentos”. Também é possível praticar mentalmente. “Imagine um fluxograma: se eu disser isso, ele pode dizer aquilo; se ele fizer isso, posso responder assim; se não, faço aquilo”, recomenda Cíntia.

Não veio o tão aguardado “sim”? Não é hora de desistir. Negocie. “Você deve perguntar o que mais tem que ser feito para ganhar esse aumento e em quanto tempo. Cumpra a meta e, se o aumento não vier, volte a conversar com o chefe novamente. Se mesmo assim não vier, é hora de procurar outra empresa”, avaliou Daniela.

Se a resposta for um “não temos como dar um aumento, nem posso lhe oferecer uma perspectiva de quando”, Daniela recomenda agradecer a sinceridade do seu superior e preparar-se para buscar novas propostas no mercado.

Ela fez a lição de casa
A publicitária e escritora Luciana Iser Setúbal pediu aumento várias vezes antes de conseguir. Na primeira, ainda no antigo emprego, voltou das férias decidida a negociar um aumento. Contratada há quase dois anos, ela e outras 30 pessoas foram demitidas porque a “agência ficou mal das pernas”.

Na nova agência, Luciana pediu o aumento porque aceitou atender mais um cliente. “Estávamos em agosto e o feedback do meu chefe é que no final do ano o aumento seria concedido”, contou. Dezembro chegou e ela cobrou uma posição da chefia. “Ele disse que não teria condições de repassar o ajuste porque o cliente que eu atendia sairia da agência e um outro também”, conta.

Fevereiro deste ano foi o novo prazo combinado. Na data, o chefe argumentou que houve mudança da coordenação e pediu a Luciana para aguardar outros três meses. Na conversa definitiva, Luciana repassou a questão ao novo coordenador, explicando todo o histórico do caso. “Posso dizer que para conseguir um aumento é indispensável ter cara de pau, não desistir, mas também entender o ‘momento’ da empresa”, diz.

Fonte iG

Temperaturas extremas aumentam risco de morte precoce por doença cardiovascular

Doença prematura pode ocorrer tanto quando os termômetros sobem durante ondas de calor quanto em períodos de muito frio

Temperaturas extremas durante períodos de calor e frio podem aumentar o risco de morte precoce por doenças cardiovasculares. A afirmação é de pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Queensland, na Austrália.

A pesquisa é a primeira a realizar uma comparação entre a temperatura média diária e os anos "perdidos" de uma pessoa, de acordo com a expectativa de vida da população.

Os resultados mostram que a cada 1 milhão de habitantes, foram "desperdiçados" 72 anos em decorrência de morte cardiovascular prematura.

O pesquisador Cunrui Huang e seus colegas coletaram dados diários de temperatura da cidade de Brisbane entre 1996 e 2004. Após a coleta, eles compararam esses dados com as mortes relacionadas a doenças cardiovasculares no mesmo intervalo.

A análise mostrou que a doença prematura pode ocorrer tanto quando os termômetros sobem durante ondas de calor quanto quando eles caem em períodos de frio.

No entanto, o número de mortes foi maior quando as altas temperaturas se mantiveram por dois dias ou mais, o que, segundo os pesquisadores, pode ser explicado por uma sobrecarga do coração da pessoa ou do sistema de saúde, com ambulâncias levando mais tempo para atender às emergências.

"Nós suspeitamos que as pessoas tomam mais ações de proteção durante o tempo frio prolongado, e pode ser por isso que não encontramos um risco tão grande de doenças cardiovasculares durante períodos de frio", afirma o coautor da pesquisa Adrian Barnett.

A equipe acredita que passar algumas horas por dia em um ambiente temperado, mais ameno, pode ajudar a reduzir o risco de morte prematura relacionada ao calor e ao frio extremos.
 
 
Fonte isaude.net

Novo mosquito transmissor da malária é descoberto no Quênia

Espécie ainda não identificada representa ameaça porque pode fugir das atuais intervenções de prevenção da doença

Cientistas da London School of Hygiene & Tropical Medicine, no Reino Unido, descobriram um novo mosquito transmissor da malária no Quênia.

A pesquisa revela que a espécie, que nunca tinha sido implicada na transmissão da doença, representa uma ameaça porque pica o homem quando eles não estão protegidos por técnicas atuais de controle.

Os mosquitos Anopheles comumente capturados que transmitem a malária na África em geral preferem descansar dentro de casa e alimentar de seres humanos à noite. Isto levou ao desenvolvimento de programas para deter a propagação da malária tais como a pulverização de inseticidas nas casas e uso de mosquiteiros durante o sono.

No entanto, o mosquito encontrado na pesquisa é ativo ao ar livre e pica as pessoas no início da noite logo após o pôr do sol.

"Nós observamos que muitos mosquitos capturados, incluindo aqueles infectados com a malária, não se parecem fisicamente com outros mosquitos conhecidos por transmitir a doença. A análise indicou que seu DNA difere das sequências dos mosquitos conhecidos por transmitir a malária na África. Esses mosquitos não identificados são potencialmente perigosos porque são capazes de fugir das atuais intervenções para prevenir a malária. Desta forma, eles podem evitar a supressão completa de transmissão da doença nas regiões", afirma a autora da pesquisa Jennifer Stevenson.

Os pesquisadores montaram armadilhas para mosquitos nos interiores e exteriores das moradias em uma aldeia em Kisii nas terras altas do oeste do Quênia, uma área com transmissão de malária sazonal e instável.

Mais de 65% dos mosquitos foram capturados ao ar livre, a maioria antes das 10 horas da noite. 348 mosquitos foram identificados utilizando técnicas de sequenciamento de DNA dos quais mais de 40% foram desta espécie não identificada. Cinco mosquitos desta espécie carregavam os parasitas da malária e dois haviam se alimentado de seres humanos.

Os pesquisadores agora planejam uma vigilância entomológica maior e um foco na integração de uma ampla gama de ferramentas de controle da malária para lidar com a ameaça da transmissão ao ar livre.

"Essas descobertas nos lembram que a biologia básica de transmissão da malária é sutil e complexa: existem ainda muitas lacunas no nosso conhecimento e variações locais, que nós não compreendemos. Nós ainda não sabemos o que este espécime não identificado é", afirma o pesquisador Jo Lines.

Os investigadores acrescentaram que, como esses mosquitos têm sido até agora visto apenas em um local, no Quênia, é essencial que os turistas ainda se protejam com um mosquiteiro e com inseticidas de longa duração durante suas viagens.

Fonte isaude.net

Equipe descobre antibiótico natural capaz de matar bactéria da tuberculose

Pyridomycin, produzido pela bactéria Dactylosporangium fulvum, é eficaz contra vários tipos resistentes da doença

Cientistas da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça, descobriram que um antibiótico natural secretado por uma bactéria que vive no solo pode combater a bactéria da tuberculose.

A pesquisa revela como o pyridomycin, produzido pela bactéria Dactylosporangium fulvum, é eficaz contra muitos dos tipos resistentes da doença que já não respondem ao tratamento com o medicamento convencional.

"A natureza e a evolução dotaram algumas bactérias com mecanismos de defesa potentes para protegê-los contra outros patógenos que compartilham de seu habitat. Produtos gerados por esses organismos são, portanto, uma forma poderosa para encontrar possíveis novas drogas para combater doenças infecciosas", afirma o autor da pesquisa Stewart Cole.

Utilizando essa abordagem, os pesquisadores mostraram que o antibiótico natural pyridomycin é um assassino muito seletivo de Mycobacterium tuberculosis, a bactéria responsável pela tuberculose em humanos.

Tuberculose causa até dois milhões de mortes por ano. Há uma grande necessidade de novas drogas, pois a eficácia dos antibióticos atuais é comprometida pelo aumento da resistência a medicamentos. As drogas mais eficazes usadas no tratamento convencional, por exemplo, isoniazida e rifampicina, muitas vezes não são eficazes.

Agora, os investigadores identificaram uma proteína, a enzima InhA, que é o alvo principal para o antibiótico. "Ao seleccionar e isolar mutantes de M. tuberculosis resistentes a pyridomycin e sequenciar o genoma verificamos que um único gene chamado inhA é responsável pela resistência ao produto natural", afirma Cole.

O gene inhA é necessário para produzir a proteína InhA, que já é um alvo conhecido da droga isoniazida. Acontece que pyridomycin pode ligar-se à mesma enzima InhA como a isoniazida, mas em um local diferente e de uma forma que envolve uma sequência diferente de eventos moleculares. São essas diferenças que dão pyridomycin a capacidade de combater estirpes resistentes de Mycobacteriums.

Os cientistas demonstraram que no tratamento com bactérias vivas, pyridomycin conduz à depleção de componentes essenciais da parede celular bacteriana.

"Nossa descoberta de que pyridomycin mata Mycobacterium tuberculosis por meio da inibição de InhA, mesmo em bactérias clinicamente isoladas que são resistentes à outras drogas, oferece uma grande oportunidade para desenvolver novos medicamentos para o tratamento da tuberculose resistente a drogas", conclui Cole.

Fonte isaude.net

Nanotecnologia protege antirretroviral de ataques do suco gástrico do estômago

Equipe cria estratégia para proteger medicamento para tratar Aids de ácidos do estômago antes de absorvição no organismo

Tecnologia desenvolvida no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo, com o auxílio da nanotecnologia, vai ajudar na encapsulação de princípios ativos de medicamentos para o tratamento da AIDS empregando a técnica de spray drying, (secagem por aspersão).

O maior problema enfrentado pelos ativos dos medicamentos para chegar ao intestino e finalmente ser absorvidos pelo organismo é o ' ataque' feito pelo suco gástrico do estômago. Segundo o engenheiro químico Adriano Marim de Oliveira, pesquisador do Centro de Tecnologia de Processos e Produtos e responsável pelo projeto no IPT, " o esperado é o paciente ingerir o medicamento e os ativos serem absorvidos no intestino, chegando à corrente sanguínea e às regiões afetadas. Porém, a presença de ácido no suco gástrico do estômago acaba por degradar parte deles e impedir a chegada em sua totalidade ao intestino" , explicou Oliveira.

Uma das saídas empregadas pela indústria farmacêutica é a adição de uma solução tampão na composição do medicamento a fim de minimizar a variação do valor do pH no estômago, mas ela aumenta o tamanho dos comprimidos e dificulta a sua ingestão.

Absorvição
De modo a auxiliar a solucionar o problema, o projeto do IPT está estudando o uso de polímeros ' inteligentes' , que são sensíveis às variações de acidez e alcalinidade, para encapsular o ativo antirretroviral, produzindo nanopartículas com o auxílio do nanospray dryer e concentrando a sua absorção exclusivamente no intestino.

Os ensaios para o projeto, iniciado em maio de 2011 e com previsão de conclusão no próximo mês de outubro, tiveram início com estudos em placebo e a compreensão das condições de funcionamento do nanospray dryer.

Seis materiais poliméricos sensíveis a variações de pH foram testados para geração e encapsulação das nanopartículas, entre polímeros naturais (goma arábica, carboximetilcelulose e alginato) e sintéticos da família dos acrilatos, todos comumente empregados na indústria farmacêutica.

Concluída a etapa de ensaios em placebo, os testes se voltaram ao uso de um ativo modelo, que funcionou como um substituto às matérias-primas originais de alto custo usadas no tratamento da doença.

Os pesquisadores optaram pela encapsulação de uma vitamina do complexo B solúvel em água, de características similares à do ativo antirretroviral, com fácil manipulação e sem riscos de toxicidade. Ensaios foram executados para quantificar a liberação controlada da vitamina em relação ao controle de pH.

Fonte isaude.net

Adolescente morre após sofrer reação alérgica a nozes

Aos cinco anos Emma foi diagnosticada com hipersensibilidade; uma única noz poderia matá-la

Emma Egerton, 18 anos, moradora de Manchester, na Inglaterra, sofreu uma reação alérgica e morreu após comer frango com nozes.
 
A jovem pediu a comida em um restaurante indiano, mas ela não tinha conhecimento de que o frango seria cozido em óleo de nozes, segundo o site Daily Mail.
 
Após a primeira garfada, Emma sofreu uma forte reação alérgica. Assim que os paramédicos chegaram, a moça já se encontrava inconsciente. Apesar dos esforços médicos no hospital, ela não resistiu e morreu no mesmo dia.

Aos 5 anos de idade, Emma foi diagnosticada com hipersensibilidade, ou seja, uma única noz poderia matá-la.
 
O proprietário do restaurante Mohammed Abdul Hannan negou que o prato pedido por Emma pudesse conter nozes:
 
— Tenho certeza de que o prato que Emma pediu não tinha nenhum resquício de nozes, até porque eu estava prestando atenção enquanto era preparado.
 
A legista Joanne Kearsley se disse preocupada sobre o fato de não haver exigências legais – como há nos restaurantes – de alertas sobre pratos contendo nozes e amêndoas em serviços delivery.
 
Uma criança a cada 50 sofre de alergia a amêndoas na Grã-Bretanha. Em média, sete crianças morrem a cada ano.

Fonte R7

Mulher contrai peste depois de tentar salvar gato

Doença é transmitida por meio da picada de pulgas, contato direto com animal ou pessoa infectada

Uma mulher que tentou ajudar a salvar um gato acabou contraindo a praga do felino, uma doença que surge na época do verão, segundo as autoridades de saúde.

A peste é uma doença bacteriana transmitida através da picada de pulgas infectadas, do contato direto com um animal infectado ou de uma pessoa, de acordo com o site Huffington Post.

A mulher foi identificada apenas como amiga da família de Paul Gaylord, que quase morreu de uma versão da peste que matou milhões na Idade Média. Ao contrair a doença, ela começou a ter febre, calafrios e dor nos gânglios linfáticos e acabou sendo tratada à base de antibióticos no hospital de Portland.

Karen Yearagain, do Departamento de Saúde do Condado de Crook, em Oregon, disse:

— Nós a ajudamos a tempo. Se isso não tivesse acontecido, teríamos outra pessoa com uma doença grave em nossas mãos.

Esse tipo de peste é uma doença extremamente rara. Há cerca de sete casos por ano nos Estados Unidos.

Fonte R7

Menino machuca o olho ao confundir detergente com doce

Tais cápsulas podem causar problemas nas vias aéreas

Riley Leach, de 2 anos, confundiu uma cápsula de detergente com um doce. Ao morder, o líquido foi esguichado diretamente em seu olho quase o deixando cego.

Essas cápsulas coloridas podem causar uma queimadura química imediata, resultando em problemas respiratórios nas vias aéreas. Sem o atendimento médico, as consequências podem ser fatais, segundo o site Daily Mail.

Riley foi mantido no hospital por 4 dias, mas os médicos acreditam que ele não sofreu nenhum dano interno. No entanto, os médicos irão observar a visão da criança a cada 3 meses.

O Serviço Nacional de Informação Antivenenos registrou 647 notificações de danos envolvendo cápsulas de detergente no ano passado. Após o caso de Riley vir à tona, verificou-se que 5 crianças com menos de 2 anos também foram internados com o mesmo problema de mexer em produtos químicos.

A médica Lyndsay Fraser, do departamento de ouvido, nariz e garganta disse:

— Na maioria dos casos atendidos até agora, nós tivemos que inserir um tubo para proteger as vias aéreas da criança a partir do inchaço para ajudá-los a respirar.

O diretor-geral Philip Malpass, da Associação de Indústrias de Produtos da Inglaterra, disse que os fabricantes estão tomando medidas para tornar os seus produtos mais seguros.

— A maneira mais simples para reduzir o número de incidentes para zero seria os pais manter os produtos químicos fora do alcance das crianças

Fonte R7

Sobe para 271 o número de mortos por cólera em Serra Leoa

Genebra, 18 set (EFE).- O número de mortos em Serra Leoa devido a um surto de cólera declarado no início do ano subiu para 271, 16 a mais que na última semana, segundo uma atualização divulgada nesta terça-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
Em comunicado, a OMS reiterou que o maior número de casos foi registrado em Freetown, e os outros na região oeste do país. A OMS afirmou que trabalha com as autoridades de saúde locais para tentar conter o surto da doença com programas focados na informação, mobilização social, fornecimento de água potável, promoção da higiene e o acompanhamento dos casos.
 
Os programas também enfatizam "a detecção precoce dos contágios e a realização de tratamentos com o objetivo de diminuir o número de mortes".
 
A propagação do cólera é considerada uma "crise humanitária" pelas autoridades de Serra Leoa e aumentou nas últimas semanas devido ao início da temporada mais intensa de chuvas, que levam lixo e resíduos para os rios, contaminando a água.
 
Contraído através do consumo de água e comida contaminada, o cólera é uma infecção no intestino delgado que pode causar diarreia e vômitos e pode matar em questão de poucas horas.
 
Apesar da seriedade da situação, a OMS mantém sua decisão de não recomendar restrições para viagens ao país africano.

Fonte R7

Estuda aponta que latitude pode influenciar a regulação do sono

A dificuldade para acordar cedo que algumas pessoas apresentam pode não ser simplesmente uma questão de preguiça, mas resultado de uma combinação de fatores genéticos e ambientais, entre eles a posição geográfica em que se vive, segundo indicam estudos realizados no Instituto do Sono, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
 
As informações são da Agência Fapesp. “Pessoas que moram perto da linha do Equador têm maior tendência à matutinidade, ou seja, preferência por acordar e dormir cedo.
 
À medida que nos aproximamos dos polos, os indivíduos vão se tornando mais vespertinos”, contou Mario Pedrazzoli, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP).
 
Os dados, que estão sendo submetidos para publicação, foram apresentados na 27ª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (Fesbe), realizada em Águas de Lindoia entre 22 e 25 de agosto.

Fonte R7

Ministério da Saúde desperdiçou verba pública, diz TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) apontou desperdício de dinheiro público no Ministério da Saúde na compra de 400 motolâncias (motos para atendimento de urgência) para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em 2007.

Entre as falhas está a falta de servidores habilitados para conduzir os veículos, o que causou subutilização. A Pasta disse que vai cobrar explicações das cidades beneficiadas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte R7

O exercício pode proteger contra o estresse emocional futuro

O exercício moderado pode ajudar as pessoas a lidar com a ansiedade e estresse por um longo período de tempo pós-treino, aponta estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Maryland e publicado no periódico Medicine and Scfience in Sports and Exercise.

“Nós descobrimos que o exercício ajuda a amortecer os efeitos da exposição emocional. Se você se exercita, você não só vai reduzir a sua ansiedade, mas você será mais capaz de controlar a ansiedade quando confrontado com eventos emocionais”, explica Carson Smith, um dos autores.

Para o estudo, os Smith e sua equipe pediram a um grupo de estudantes universitários saudáveis que praticasse uma atividade física moderada (ciclismo) durante 30 minutos e, em outro dia, que passassem o mesmo período em descanso para verificar como estas atividades afetariam seus níveis de ansiedade.

A equipe descobriu que tanto o exercício como o descanso foram igualmente eficazes na redução dos níveis de ansiedade inicialmente. No entanto, uma vez que foram emocionalmente estimulados (eles viram 90 fotografias do International Affective Picture System, um banco de dados de fotografias usadas em pesquisas sobre emoções) durante 20 minutos, os níveis de ansiedade dos que tinham simplesmente descansado voltaram para os níveis iniciais, enquanto aqueles que tinham praticado o exercício mantiveram seus níveis de ansiedade reduzidos.

“O conjunto de estímulos fotográficos que usamos no banco de dados IAPS foi concebido para simular a gama de eventos emocionais que podem ocorrer no dia a dia”, explica Smith. “Eles representam agradáveis ​​eventos emocionais, eventos neutros e eventos desagradáveis ​​ou estímulos. Variam de fotos de bebês, famílias, cachorros e alimentos apetitosos, a coisas muito neutras, como pratos, copos, móveis e paisagens da cidade, para imagens muito desagradáveis ​​de violência, mutilações e outras coisas horríveis. ”

Os resultados do estudo sugerem que o exercício pode desempenhar um papel importante em ajudar as pessoas a suportar melhor as ansiedades e estressores do cotidiano.

Smith pretende explorar se o exercício pode ter o efeito persistente ou mesmo benéfico em pacientes que regularmente experimentam sintomas de ansiedade e depressão. Ele também está explorando a adição de exames de imagens de ressonância magnética funcional, ou fMRI, para medir a atividade cerebral durante o período de exposição a imagens emocionalmente estimulantes para ver se o exercício pode alterar o as redes neurais relacionadas com as emoções.

Fonte O que eu tenho

Reprodução assistida: diversos métodos com um único objetivo

A reprodução assistida é o conjunto de uma série de métodos que auxiliam os casais a conseguirem realizar o sonho de terem filhos.

Esses métodos de reprodução assistida (ou RA) podem ser relativamente simples ou altamente complexos, mas todos, em algum nível, terão a presença e a interferência do médico especialista em um processo que antes competia apenas ao casal.

“A infertilidade pode atingir entre 10% e 15% dos casais que querem ter filhos. Em 40% desses quadros os dois parceiros podem ter problemas”, explica Carlos Alberto Petta, coordenador do Centro de Reprodução Assistida do Hospital Sírio Libanês em São Paulo.

O padrão, explica o especialista, é que esses casais, com relações sexuais regulares (no mínimo duas vezes na semana) tenha sucesso em engravidar no período máximo de um ano. “Caso não consigam pode haver um problema com um dos dois e é possível que seja necessária uma intervenção médica, desde as mais simples – que envolvem medicação – até as mais complexas, como as fertilizações in vitro”, completa.

Principais problemas que podem levar à infertilidade do casal
Vários fatores podem contribuir para a infertilidade. O tabagismo é um deles: casais fumantes têm menores chances de conseguir engravidar, afirma Petta. Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), também podem comprometer a saúde dos órgãos reprodutores. “Outra questão é a idade. Esse fator afeta mais as mulheres do que os homens. Os óvulos são mais sensíveis à passagem do tempo do que os espermatozóides, por exemplo”, diz o especialista.

A endometriose, algum tipo de má-formação ou doenças que atinjam os ovários ou as trompas são outras condições que também impactam as mulheres com problemas de fertilidade. “Já por parte dos homens, estar em tratamento farmacológico também é um risco para a fertilidade. Tudo isso deve ser avaliado”, indica Petta.

“A partir da avaliação desses problemas citados e em quais níveis eles se encontram, ou seja, se é possível revertê-los ou não, o médico responsável vai então sugerir os tratamentos disponíveis. Eles podem ser de alta ou baixa complexidade e cada um é indicado para determinadas situações pelo qual o casal está passando”, explica o médico do Hospital Sírio Libanês.

Reprodução Assistida de Baixa Complexidade
As técnicas de reprodução assistida de baixa complexidade é recomendada para casais cuja mulher tenha problemas com baixa ovulação ou cujo homem tenha leves alterações em seus espermatozoides.

Ocorre, de alguma forma, dentro do corpo da mulher e inclui técnicas como o “coito programado”, quando a mulher ovula de forma natural ou com o auxílio de medicamentos. “As fases de ovulação são acompanhadas por ultrassom e o profissional médico que acompanha o casal indica quais são os melhores dias para se ter relações sexuais, aumentando as chances de gravidez”, diz Petta.

“Outra técnica é a chamada “inseminação artificial”, em que os espermatozoides do marido (a chamada técnica homóloga) ou de um doador (técnica “heteróloga”) são introduzidos no colo do útero no momento aproximado da ovulação”, completa.

As taxas de sucesso na baixa complexidade, completa o especialista, são de 15% a 20% por ciclo de tentativa.

Reprodução Assistida de Alta Complexidade
“São recomendadas para casais cuja mulher possa ter problemas anatômicos – como falhas nas trompas ou então tenha passado por alguma cirurgia anterior nos órgãos reprodutivos – ou cujo marido tenha alterações moderadas nos espermatozoides”, aponta o médico.

Ocorre fora do organismo feminino. Umas das técnicas mais famosas é a “fertilização in vitro clássica”, em que os óvulos são fertilizados pelos espermatozoides em um ambiente de laboratório.

Uma variação da fertilização in vitro clássica é a chamada ICSI. Nesse método, o espermatozoide do marido é introduzido no óvulo usando-se um método mecânico e microscópico. Em ambas as técnicas (alta ou baixa complexidade) as alterações dos espermatozoides e não a idade dos homens é o determinante para a escolha do melhor método.

Outras técnicas mais modernas
Há ainda técnicas mais modernas para os problemas de infertilidade. Entre elas a chamada super-ICSI e a autocriopreservação dos óvulos:

“Na Super-ICSI , que é sugerida quando os espermatozoides do pai têm alguma alteração morfológica grave, os espermatozoides passam por uma seleção, em que os mais resistentes são utilizados para fecundar o óvulo. Já uma outra técnica, mais específica e com características distintas das que apontamos, é a autocriopreservação de óvulos, onde mulheres com idades próximas aos 38 anos podem congelar seus óvulos para uma futura fertilização em idades mais avançadas”, detalha Carlos Alberto Petta.

Paciência e apoio psicológico
A RA, é bom lembrar, não é um método “mágico”. Há taxas de sucesso altas em determinados perfis de casais, mas em outros pode ser necessário várias tentativas.

Os métodos de RA podem precisar de tempo – é preciso decidir qual o mais indicado, e para isso são necessários diversos exames antes do início das tentativas de fertilizações – e de preparação para a possibilidade de não se conseguir engravidar na primeira tentativa. Tudo isso pode gerar grande ansiedade nos casais.

Por isso, além do médico é importante também a figura do psicólogo (leia mais AQUI). http://www.oqueeutenho.com.br/329/a-atuacao-do-psicologico-na-reproducao-assistida.html#axzz26kyTxAxx

Fonte O que eu tenho

Fumo passivo pode afetar neurodesenvolvimento de recém-nascidos

Diversos estudos têm relacionado o fumo durante a gravidez a problemas futuros em crianças, como dificuldades de aprendizagem, déficit de atenção com hiperatividade e até mesmo obesidade. Em um novo estudo, pesquisadores investigam os efeitos do fumo passivo da mãe durante a gravidez e suas relações com a saúde do recém-nascido.

A equipe da Universidade Rovira i Virgili, na Espanha, avaliou o comportamento de 282 recém-nascidos saudáveis, utilizando a Escala de Avaliação Comportamental Neonatal que avalia o comportamento e respostas do bebê em um processo interacional entre 48 e 72 horas após o nascimento.

Do grupo de mães estudado, 22% fumaram durante a gravidez e cerca de 6% foram expostas ao fumo passivo. Entre as mães fumantes, 12,4% fumavam de um a cinco cigarros por dia; 6,7% fumavam entre seis e 10 cigarros diariamente, e 2,8% fumavam de 10 a 15. Nenhuma delas fumava mais de 15 cigarros por dia.
 
Os resultados, divulgados no periódico Early Human Development mostraram que os bebês expostos à nicotina, seja de forma passiva ou ativa, mostraram alterações em termos de desenvolvimento neurocomportamental. Estes bebês tiveram uma pontuação baixa em sua capacidade de inibir estímulos que poderiam alterar o sistema nervoso central. Eles também mostraram desenvolvimento motor pobre. Especialmente, os filhos de mães fumantes mostraram menor capacidade de regular o comportamento e respostas em termos fisiológicos, motores, sensoriais e de atenção.
 
Segundo Josefa Hernández Carmen, principal autora do estudo, este pode ser um indicador de patologias, indementende de variáveis ​​sociodemográficas, obstétricas e fatores pediátricos. Ela e sua equipe acreditam que os resultados mostram a importância de se informar as mães sobre os efeitos da expeosição involuntária ao cigarro, no sentido de evitar danos diretos ao bebê e seu desenvolvimento. “Os profissionais de saúde devem incentivar as futuras mães e suas famílias a eliminar ou reduzir o consumo de tabaco”, concluem.
 
Fonte O que eu tenho

Hospital Maternidade Interlagos - SP abre vagas


O Hospital Maternidade Interlagos "Waldemar Seyssel - Arrelia", divulgou edital de concurso público destinado à contratação de 04 profissionais para ocuparem vagas de Médico Anestesista. O salário será de R$ 1.862,64 em jornada de 20 horas semanais e demais benefícios de acordo com a unidade e Legislação Vigente, acrescido de produtividade no valor de até R$ 1.000,00.
 
As inscrições serão recebidas no período de 03 a 21 de setembro de 2012, das 10:00 às 16:00 horas, no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, na unidade detentora do certame, sito à Av. Interlagos, Nº 7.001 – Cidade dutra – São Paulo - SP. A taxa de inscrição será de R$ 60,85.
 
A previsão é de que os candidatos sejam avaliados por meio de prova de conhecimentos específicos e prova de títulos.
 
O concurso terá validade de 02 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em diário oficial do estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da secretaria da saúde.






Hospital Guilherme Álvaro (SP) abre concurso público

Através da Coordenadoria de Serviços de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, foi divulgado o edital de concurso público que proverá 2 vagas na classe de Médico Pediatra com área de atuação em Medicina Intensiva Pediátrica, para o Hospital Guilherme Álvaro, no Estado de São Paulo.
 
O vencimento inicial da classe será de R$ 1.993,02 e demais benefícios de acordo com a unidade e Legislação Vigente, acrescido de Produtividade no valor de até R$ 1.000,00, para jornada de trabalho de 20 horas.
 
As inscrições serão recebidas no período de 3 a 21 de setembro de 2012, das 9h às 14h, no Serviço de Recursos Humanos, na Seção de Recrutamento e Seleção, na unidade detentora do certame, sito à Rua Oswaldo Cruz, nº. 197, Ambulatório, 1º andar, Boqueirão, Santos.
 
O candidato poderá preencher a ficha de inscrição pelo site www.saude.sp.gov.br ou retirá-la na unidade detentora do certame. O valor da taxa de inscrição será de R$ 60,85.
 
A prova será realizada na cidade de Santos, com data prevista para o dia 7 de outubro de 2012, no período da manhã ou tarde, e os candidatos serão convocados por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo www.imprensaoficial.com.br.
 
O concurso terá validade de 2 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde, não cabendo qualquer ato posterior.






Concurso Hospital Geral de Taipas - SP

Conhecido como um dos mais importantes centros de saúde do Estado de São Paulo, o Hospital Geral de Taipas está promovendo concurso público para provimento de vagas voltadas a profissionais de saúde na área de clínica médica. As oportunidades são para a classe de Medico, na Especialidade: Medicina Intensiva Adulto, I.E.11/12, com 20 horas semanais e a remuneração inicial oferecida será de R$ 1.862,64 com benefício de produtividade no valor de até R$ 1.936,00.
 
Para se inscrever os interessados deverão preencher o formulário de inscrição através do endereço eletrônico www.saude.sp.gov.br, até o dia 28 de setembro de 2012. Após o preenchimento o mesmo deverá ser apresentado junto com cópia e original do RG e CPF. A inscrição custa R$ 60,85.
 
A forma de avaliação será por meio de prova objetiva a ser realizada na cidade de São Paulo e os candidatos serão convocados por meio de edital, que será divulgado oportunamente.
 




Hospital Geral de São Mateus – SP abre processo seletivo

O Hospital Geral (HG) "Doutor Manoel Bifulco" de São Mateus, no Estado de São Paulo, publicou edital N° 14/2012 de concurso público destinado ao preenchimento de 11 vagas para o cargo de Médico. Os salários vão até R$ 2.391,63, em carga horária de 24h semanais.
 
As oportunidades serão distribuídas entre as especialidades de Anestesiologia, Cardiologia, Cardiologia com área de Atuação em Cardiologia Pediátrica, Cirurgia Geral, Endoscopia, Nefrologia, Clínica Médica, Medicina Intensiva, Pediatria, Pediatria com área de atuação em Medicina Intensiva Pediátrica e Pediatria com área de atuação em Neonatologia.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 27 de agosto a 18 de outubro de 2012, das 7h às 19h na própria Unidade (rua Ângelo de Cândia, nº. 540), com preenchimento da ficha no local ou por meio do site www.saude.sp.gov.br. A taxa será de R$ 60,85.
 
Haverá prova de conhecimentos gerais e específicos no dia 21 de outubro as 9h no Colégio São Mateus (rua Felice Buscaglia, nº. 253, Bairro São Mateus); bem como prova de títulos.





HSPM (SP) abre vagas

O Hospital do Servidor Público Municipal - HSPM, publicou três (03) editais de processo seletivo destinado ao provimento de 08 vagas em cargos de níveis fundamental e médio. Os salários variam de R$ 612,77 a R$ 904,29.

Cargos
As chances são para os cargos de Pintor, Técnico de Refrigeração e Técnico de Manutenção de Equipamento Hospitalar.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 28 de setembro de 2012, das 8h30 às 16h na Seção de Apoio Técnico de Ingresso, Cargos, Salários e Acesso do Departamento Técnico de Gestão de Talentos (rua Castro Alves, nº. 151, fundos, Aclimação, São Paulo, capital), mediante a apresentação de comprovante de conclusão do ensino fundamental e comprovante de experiência. A inscrição será efetuada pelo interessado ou procurador devidamente habilitado, gratuitamente, mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição, sendo este formulário padronizado pela Autarquia.

Todos os inscritos serão submetidos à avaliação de experiência.





Concurso Conjunto Hospitalar do Mandaqui – SP

O Conjunto Hospitalar do Mandaqui, no Estado de São Paulo, publicou edital de concurso público com oferta de 01 vaga para Médico Gastroenterologista. O contratado receberá o salário de R$ 2.268,64 e demais benefícios de acordo com a unidade e legislação vigente, acrescido de produtividade no valor de até R$ 1.980,00, em jornada de 20 horas semanais.
 
Poderão se inscrever os profissionais com formação em curso superior de Medicina, Residência Médica Completa na especialidade para a qual concorre ou Título de Especialista e registro no Conselho Regional de Medicina.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 17 a 28 de setembro de 2012, no Núcleo de Recrutamento e Seleção, na rua Voluntários da Pátria, nº. 4301, Mandaqui, São Paulo, das 10h às 15h. A taxa de participação será de R$ 60,85.
 
A previsão é de que o concurso seja composto de prova de conhecimentos específicos que deverá ser aplicada no dia 28 de outubro de 2012, em locais e horários a serem definidos e divulgados com antecedência. Os candidatos habilitados poderão entregar títulos, cópia simples e original, para conferência.
 
O certame será válido por 02 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, mas poderá ser prorrogado por igual período a critério da Secretaria da Saúde.





Concurso da Fundação Florestan Fernandes em Diadema - SP

Com a finalidade de preencher 23 vagas mais cadastro reserva, a Fundação Centro de Educação do Trabalhador Professor Florestan Fernandes, em São Paulo, abriu inscrições para concurso público. Serão selecionados profissionais de níveis fundamental, médio e superior para desempenhar cargos cujos subsídios podem variar de R$ 909,06 a R$ 2.789,53.
 
Será reservado o percentual de 5% das vagas existentes aos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos: Técnico em Manutenção Predial, Técnico de Informática, Recepcionista, Oficial de Manutenção, Motorista, Contador, Comprador, Assistente Técnico Pedagógico, Assistente Financeiro, Assistente de Recursos Humanos, Analista de Recursos Humanos, Almoxarife, Agente de Comunicação, Agente de Captação de Recursos, Agente Administrativo II, Advogado e Administrador de Tecnologia da Informação.
 
As inscrições serão realizadas das 10 horas do dia 03 de setembro até às 21 horas do dia 04 de outubro de 2012, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.zambini.org.br. A taxa de inscrição varia entre R$ 18,90 e R$ 38,90.
 
As provas objetivas serão aplicadas no município de Diadema, na data provável de 04 de novembro de 2012, locais e horários a serem divulgados oportunamente, através de edital de convocação a ser publicado no Diário Regional de Diadema e no site www.zambini.org.br, a partir do dia 28 de outubro de 2012.
 
O gabarito será divulgado no dia seguinte ao de realização da prova objetiva.
 
A prova prática está prevista para ser realizada no dia 25 de novembro de 2012, em local e horário a serem divulgados a partir do dia 18 de novembro de 2012.
 
A divulgação do resultado da prova prática será no dia 28 de novembro de 2012.
 
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contados da data de homologação dos resultados, prorrogável por igual período, a critério da Fundação.

Edital / Publicações






Concurso Conjunto Hospitalar de Sorocaba - SP

Foram publicados 04 (quatro) editais de concurso público do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, Estado de São Paulo, destinado ao provimento de 09 vagas para médicos, com salários de R$ 1.993,02.

As inscrições serão recebidas até o dia 21 de setembro de 2012, no horário das 10h às 15h, no Conjunto Hospitalar de Sorocaba, Prédio do Hospital Leonor Mendes de Barros, 2º andar, sala 213, sito à Avenida Comendador Pereira Inácio, nº. 564, Bairro Vergueiro, Sorocaba-SP.

Os candidatos deverão chegar ao local da prova, constante no referido edital de convocação, com antecedência mínima de 30 minutos do horário estabelecido para o seu início, não sendo admitidos retardatários, sob pretexto algum, após o fechamento dos portões.

As informações sobre local, data, horário e demais especificações para encaminhamento dos títulos dos candidatos aprovados na forma prevista neste edital serão divulgadas em edital específico no Diário Oficial do Estado, logo após o resultado da Prova.

O concurso terá validade de 2 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde, não cabendo qualquer ato posterior.





Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos - SP abre vagas

O Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos, no Estado de São Paulo, publicou edital de Processo Seletivo Simplificado para contratação por tempo determinado de 5 Médicos, na especialidade de Clínica Médica.
 
Os vencimentos iniciais, para o cumprimento de 20 horas semanais, correspondem à Referência I, da Estrutura de Vencimentos I, da Escala de Vencimentos Nível Universitário, da Lei Complementar nº. 840 de 31/12/97.
 
As inscrições serão recebidas até 28 de setembro de 2012, em dias úteis, das 9h das 15h, na Gerência de Recursos Humanos do respectivo Hospital, sito à Avenida Emílio Ribas, nº.1819, Gopouva, Guarulhos-SP.
 
O processo seletivo constará de Análise Curricular de caráter eliminatório.
 
O prazo de validade improrrogável do certame será de 1 ano a partir da data de publicação da Classificação Final, ou antes, de findo este prazo, em razão de homologação de Concurso Público.





Concurso Fundação Casa - SP - Edital e Inscrição

Com objetivo de preencher 587 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade, a Fundação CASA-SP - Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, com sede na cidade de São Paulo/SP, na Rua Florêncio de Abreu, 848, lançou edital n° 01/2012 para realização de concurso público. Do total de vagas, 5% são reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.

O salário varia de R$ 802,31 a R$ 3.900,56. Além disso, a Fundação oferece benefícios como: Vale Refeição no valor mensal de R$ 308,57; Vale Alimentação no valor mensal de R$ 94,14; Vale Transporte - em conformidade com a legislação; Assistência Médica - parcialmente subsidiada pela Fundação CASA-SP; Assistência Odontológica - parcialmente subsidiada pela Fundação CASA-SP; Seguro de Vida/Acidentes Pessoais, Auxílio funeral e Auxílio-Berçário, no valor mensal de até R$ 264,46 (duzentos e sessenta e quatro reais e quarenta e seis centavos) para servidoras com filhos de 3 meses até 6 anos e 11 meses de idade.

Quem tem apenas o nível fundamental pode concorrer às chances de Agente de Apoio Operacional (sexo masculino), Agente Operacional (Encanador, Pedreiro, Pintor, Serralheiro e Vidraceiro),

Quem tem o nível médio pode disputar uma vaga nos cargos de Agente de Apoio Socioeducativo (sexo masculino), Técnico de Enfermagem do Trabalho, Técnico Operacional (Eletricista Industrial), Técnico Operacional (Funileiro de Autos), Técnico Operacional (Instalador e Mantenedor de Telefonia) e Técnico Operacional (Mecânico de Autos).

No nível superior, as ofertas são para Especialista em Desenvolvimento e Gestão (Engenheiro Civil), Especialista Técnico (Médico) e Médico do Trabalho.

As inscrições deverão ser efetuadas no período das 10 horas de 24 de setembro às 16 horas de 23 de outubro de 2012, somente pela internet, no site www.vunesp.com.br. A taxa de inscrição varia de acordo com o nível de escolaridade, sendo R$ 30,00 para nível fundamental, R$ 40,00 para nível médio e de R$ 70,00 para nível superior.

A prova objetiva, para todos os cargos tem data prevista para ser aplicada, no período da tarde, em 25 de novembro de 2012, para o cargo de Agente de Apoio Socioeducativo (sexo masculino) e 27 de janeiro de 2013, para os demais cargos em concurso, sendo realizada nas cidades de Campinas, Avaré, Jacareí, Marília, Ribeirão Preto, Santos e São Paulo.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação de seus resultados, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações






Concurso CPTM 2012 - Edital e Inscrição

Foi divulgado edital Nº. 006/2012 para realização de concurso público na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O concurso destina-se ao preenchimento de 40 vagas de níveis fundamental e superior . A remuneração é de até R$ 5.082,72, com carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
Serão reservadas 5% do total de vagas a serem preenchidas aos portadores de necessidades especiais.

Cargos

Analista de projetos e obras jr., analista econômico financeiro Jr., analista de patrimônio jr., analista de planejamento e desenvolvimento operacional jr., analista de materiais jr., médico do trabalho, assistente de secretaria, operador de máquinas operatrizes, pedreiro, pintor industrial e soldador.

Inscrição

As inscrições serão realizadas somente via internet, no endereço eletrônico www.makiyama.com.br, a partir das 0h do dia 14 até às 24 h do dia 28 de setembro de 2012. A taxa de inscrição varia entre R$ 12,55 e R$ 22,65.

Prova

A prova de conhecimentos teóricos será realizada na data provável de 21 de outubro de 2012, em locais e horários a serem divulgados no dia 12 de outubro de 2012, através do site www.makiyama.com.br e nas seguintes estações: LUZ, BRÁS e BARRA FUNDA da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.
 
O gabarito preliminar serão divulgados no site www.makiyama.com.br a partir do dia 12 de novembro de 2012.
 
A prova prática é eliminatória e será realizada para os candidatos aos cargos de Operador de Máquinas Operatrizes, Pedreiro e Soldador.
 
Os candidatos à prova prática serão chamados através de aviso, a serem publicados no site www.makiyama.com.br, nas seguintes estações: LUZ, BRÁS e BARRA FUNDA da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM e por correspondência.

Validade

A validade do concurso será de 02 anos, a contar da data da publicação do edital, no Diário Oficial do Estado – DOE, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

Edital / Publicações







Prefeitura de São Sebastião do Paraíso (MG) abre vagas

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, Estado de Minas Gerais, lançou edital Nº. 019/2012 de processo seletivo para Médicos. Serão contratados 3 profissionais em caráter temporário, paa atuação como Plantonistas Emergencialistas do Pronto Atendimento Municipal de São Sebastião do Paraíso. O vencimento é de até R$ 62,38 por hora em jornada de trabalho de 24 horas semanais em regime de plantão.
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente entre os dias 17 e 21 de setembro de 2012, das 8h às 11h e das 13h às 16h, na administração do ambulatório municipal de saúde, situado à rua Stella, 289 – Vila Santa Maria – São Sebastião do Paraíso/MG.
 
O processo seletivo será constituído de prova objetiva e de títulos.
 
A convocação para a prova objetiva será afixada no quadro de avisos da Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social e no site oficial www.ssparaiso.mg.gov.br, até o dia 28 de setembro de 2012.
 
A prova objetiva será realizada na data provável de 30 de setembro de 2012 na administração do ambulatório Municipal (endereço: Rua Stella, 289, Vila Santa Maria).
 
A validade do processo seletivo será de 1 ano.

Edital / Publicações






Concurso Prefeitura de São José de Ubá - RJ

A Prefeitura de São José de Ubá, Estado do Rio de Janeiro, publicou edital Nº. 001/2012 para realização de concurso público. O concurso destina-se ao preenchimento de 74 vagas de níveis fundamental, médio e superior. A faixa salarial oferecida varia entre R$ 622,00 a R$ 2.940,00, para o cumprimento de jornadas semanais de 20, 30 ou 40 horas.
 
Do total de vagas para cada cargo, e as vagas que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso público, 5% ficarão reservadas aos candidatos que se declararem pessoas com deficiência.
 
Cargos
Recepcionista, Atendente de Serviços de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Instrutor/Professor, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico de Radiologia, Técnico de Laboratório, Técnico de Enfermagem, Bibliotecário, Professor de Educação Física, Médico (Psiquiatra, Plantonista, Pediatra, Neurologista, Ginecologista Obstetra, Endocrinologista e Cardiologista) e Biólogo.
 
Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições das 14h00min do dia 24 de setembro às 23h59min do dia 15 de outubro de 2012, no site www.consulplan.net ou de forma presencial, na Central de Atendimento ao candidato da Consulplan, localizada no Centro Cultural Zacharias Rodrigues Neto, situado na Avenida David Vieira Ney, s/nº, Centro, São José de Ubá/RJ, exceto sábados, domingos e feriados, de 09h00min às 16h00min, com exceção do primeiro dia de inscrição, que se iniciará às 14h00min.
 
A taxa de inscrição varia entre R$ 40,00 para cargos de nível fundamental, de R$ 50,00 para médio e de R$ 70,00 para superior.

Provas
As provas escritas objetivas serão realizadas na data provável de 04 de novembro de 2012, em local e horário a serem divulgados a partir do dia 29 de outubro de 2012 através do site www.consulplan.net.
 
Os gabaritos oficiais preliminares serão divulgados na internet, através do site www.consulplan.net, às 16h00min do dia útil subsequente ao da realização da prova escrita.
 
Os títulos, acompanhados do formulário de envio devidamente preenchido e assinado, deverão ser entregues na data de realização da prova objetiva, na coordenação do local de provas em que o candidato realizar a prova, apenas após o término do tempo estipulado para a realização da mesma, onde haverá envelopes próprios à disposição dos candidatos interessados para entrega.
 
Validade
O concurso público será válido por 02 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações






Prefeitura de Curvelo (MG) abre processo seletivo

Foi divulgado através do Diário Oficial dos Municípios Mineiros edital Nº. 1/2012 para realização de processo seletivo da Prefeitura de Curvelo. A seleção será realizada sob coordenação técnico-administrativa da Comissão Técnica de Concursos da Unimontes – Cotec – da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. São ofertadas 160 vagas, sendo 142 vagas de ampla concorrência e 18 reservadas para portadores de deficiência de nível fundamental. O vencimento pode-se chegar a R$ 650,00, com carga horária de 40 horas semanais.
 
Cargos: Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde.
 
As inscrições serão realizadas somente pela internet, no site - www.cotec.unimontes.br, no período compreendido entre 9h do dia 24 de setembro e às 18h do dia 11 de outubro de 2012, horário de Brasília-DF.
 
O candidato portador de deficiência deverá enviar o Laudo Médico à Unimontes/Cotec, até o dia 11 de outubro de 2012, em envelope no qual deverá estar escrito: RV Processo Seletivo/2012 – Curvelo. O envio deverá ser feito pelos Correios, por meio do serviço de Sedex ou A.R. (com custos por conta do candidato), para o seguinte endereço: Unimontes/Cotec – Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Prédio 4, CEP 39401-089, Montes Claros-MG.
 
A prova de múltipla escolha será realizada na data provável de 28 de outubro de 2012, com início às 9h e término às 12h, em local a ser divulgado divulgado até o dia 23 de outubro de 2012, no site - www.cotec.unimontes.br.
 
O gabarito oficial será divulgado em até 24 horas após o encerramento da prova e afixado na sede da Prefeitura de Curvelo e pelo site - www.cotec.unimontes.br.
 
O resultado final será divulgado até o dia 9 de novembro de 2012, com lista afixada nos quadros de avisos da Prefeitura de Curvelo e pelo site - www.cotec.unimontes.br, por um período de no máximo 30 dias.
 
O prazo de validade deste processo seletivo será de 1 ano, a contar da data de homologação do resultado, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações






Concurso Copasa 2012 e subsidiárias - Edital e Inscrição

A Copasa e suas subsidiárias acabam de abrir concurso público para o preenchimento de 260 vagas. A empresa, considerada como possuidora de uma gestão moderna, com crescimento acima do mercado, oferece aos seus futuros empregados um bom ambiente de trabalho, salários e benefícios atraentes.
 
As oportunidades estão distribuídas entre a Copasa propriamente dita (212 vagas) e as subsidiárias Copanor - Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (44 vagas) e Copasa Águas Minerais de Minas, que ocupará 4 vagas. Os cargos disponíveis são Auxiliar de Serviços de Saneamento, Técnico em Química, Técnico em Produção, Operador de Sistema, Oficial de Eletromecânica, Motorista e Técnico em Química.
 
O concurso será organizado e executado pela Fundação Renato Azeredo e terá validade de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período. Vale ressaltar que das vagas destinadas a cada cargo/especialidade e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade deste concurso público, 10% serão reservadas a candidatos com deficiência.
 
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas pelo site www.gestaoconcurso.com.br, das nove (9) horas do dia 17 de setembro de 2012 às 22 horas do dia 17 de outubro de 2012 (horário de Brasília).
 
Os candidatos que não tiverem acesso à Internet, a Fundação Renato Azeredo, no período das incrições, disponibilizará, em sua sede, situada na rua Bedraan Saad Bedran 457, bairro Nova Suíssa, Belo Horizonte, MG, nos dias úteis, das nove (9) horas às 11h30 min e das 13h30min as 17h, posto de inscrição com computador e impressora.
 
A taxa de inscrição para participar do Concurso Copasa é de R$35,00; Águas Minerais de Minas, R$30,00 e Copanor R$20,00.
 
Editais





Instituto-Geral de Perícias (RS) abre processo seletivo

O Diretor-Geral do Instituto-Geral de Perícias, publicou através do Diário Oficial do Rio Grande do Sul edital Nº. 01/2012 de processo seletivo para contratação emergencial de 02 Peritos Médicos Legistas, para atuarem nos postos do Departamento Médico-Legal do Interior do Estado. A remuneração é de até R$ 5.996,67, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente no período de 24 de setembro a 03 de outubro de 2012, das 9h às 12h e das 13h 30min às 17h, na Supervisão Técnica do Instituto-Geral de Perícias, situada na sede deste Instituto, na Rua Voluntários da Pátria, n° 1358, 3º Andar, Ala Norte, Bairro Floresta, em Porto Alegre.
 
A ficha de inscrição poderá ser retirada nas dependências da Supervisão Técnica do Instituto-Geral de Perícias ou extraída do site deste mesmo órgão (www.igp.rs.gov.br - legislação - contratação - ficha de inscrição).
 
O processo seletivo será constituído de prova de títulos.
 
Dos valores atribuídos aos títulos cabe recurso de revisão, no prazo de 3 dias úteis, dirigido à Comissão julgadora, entregue e protocolado das 9h às 12h e das 13h 30min às 17h, na Supervisão Técnica do Instituto-Geral de Perícias, situada na sede deste Instituto, na Rua Voluntários da Pátria, n° 1358, 3º Andar, Ala Norte, Bairro Floresta, em Porto Alegre. O recurso deverá ser fundamentado, com exposição circunstanciada a respeito da inconformidade, explicitando o pedido de pontos solicitados (razões do recurso) e preenchido conforme formulário padrão, obtido pela internet no endereço: www.igp.rs.gov.br - legislação - contratação - formulário de recurso.





Universidade Federal do Ceará - UFC abre processo seletivo

A Universidade Federal do Ceará (UFC) divulgou 02 (dois) editais N°s 333 e 337/2012 de processo seletivo para o provimento de 02 Professores Temporários no curso de Odontologia e 01 Substituto no curso de Psicologia, todos para o campus Sobral.

As oportunidades são para atuar em jornadas de 20h nos Setores de Clínica Odontológica - Prótese e Oclusão e de Odontopediatria - Ortodontia. Já no segundo, o profissional dedicará 40h semanais às atividades do cargo no Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Escolar - Educacional.

O salário previsto para Substituto com mestrado é de R$ 3.137,18 e para Temporário, a remuneração será fixada à vista da titulação do contratado, com base no valor de vencimento estabelecido para o nível I da classe da carreira do Magistério Superior, correspondente à respectiva titulação.

Os interessados deverão fazer suas inscrições nos dias de 21 a 25 de setembro de 2012, nas secretarias do curso de Odontologia (rua Estanislau Frota, s/n, bairro Centro) e do curso de Psicologia (avenida Lúcia Sabóia, nº. 215, bairro Centro). As taxas variam de R$ 39,00 e/ou R$ 78,00.





Universidade Federal de São Carlos - SP abre vagas para professor

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, publicou edital N° 47/2012 de concurso público destinado ao provimento de 02 vagas para Professores Assistentes para o Departamento de Medicina. A remuneração é de até R$ 4.837,66.
 
A oportunidade é para atuar em regime de Dedicação Exclusiva com a área de Medicina - Medicina de Família e Comunidade, com perspectivas de atuação em Projetos Educacionais Inovadores na área de Atenção Primária à Saúde.

Para participar basta que o candidato possua graduação e título de mestre, Residência Médica (reconhecida pelo MEC) e/ou título de especialista reconhecido no Conselho Federal de Medicina.

As inscrições, no valor de R$ 121,00, serão realizadas pelo endereço eletrônico www.concursos.ufscar.br, até o dia 19 de outubro de 2012.

Haverá prova escrita; didática; arguição do plano de trabalho em ensino, pesquisa e extensão; bem como análise curricular.

A validade do certame será de 01 ano e poderá ser prorrogada por igual período.





Processo seletivo IF Sudeste de Minas Gerais

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste de Minas Gerais) publicou edital N° 024/2012 de processo seletivo com o objetivo de prover 03 vagas para o cargo de Professor Substituto no campus Rio Pomba.

A oferta é para atuar com as áreas de Alimentos e Zootecnia em jornadas de 40h semanais e remuneração de R$ 3.825,89, mais auxílio alimentação no valor de R$ 304,00, auxílio transporte correspondente ao que exceder a 4% do vencimento com transporte coletivo e, por fim, auxílio pré-escolar de R$ 89,00 por dependente com até cinco anos de idade.

Os interessados poderão fazer suas inscrições no período de 19 de setembro a 7 de outubro de 2012, pelo endereço eletrônico www.ifsudestemg.edu.br.

O Processo Seletivo constará de 02 etapas:
Prova de Desempenho Didático (Eliminatória);
Prova de Títulos - Avaliação Curricular (Classificatória).

O processo seletivo será válido por 01 ano e poderá ser prorrogado por igual período.





Concurso UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou edital N° 027/2012 de concurso público de provas e títulos para o cargo de professor do magistério superior nas classes auxiliar, assistente e adjunto.

São dispostas 76 vagas de professor do magistério superior, sendo 58 oportunidades para profissional da classe Adjunto com jornada de 40h semanais em regime de Dedicação Exclusiva e remuneração de R$ 7.627,02 e 01 vaga para Adjunto com jornada de 20h. Além disso, haverá 05 vagas para Professor Assistente com atuação prevista para regime de Dedicação Exclusiva e salário de R$ 4.837,66, outras 06 oportunidades para Assistente 20h com vencimentos de R$ 2.072,77, e, por fim, 06 vagas para Auxiliar com especialização, todas com dedicação de apenas 20h semanais e salário de R$ 1.711, 80.

A inscrição será feita, exclusivamente, via internet, a partir das 8h do dia 25 de setembro até às 23h59 do dia 25 de outubro de 2012, observando o horário local de Natal, pelo site www.sigrh.ufrn.br. As taxas variam de R$ 50,00 para Auxiliar 20h, R$ 60,00 para Assistente 20h, R$ 140,00 para Assistente com DE e R$ 220,00 para Adjunto com DE.

O Concurso constará de quatro tipos de avaliações, realizadas na seguinte ordem: I - Prova Escrita (fase eliminatória); II - Prova Didática (fase eliminatória); III - Defesa de Memorial e Projeto de Atuação Profissional (fase eliminatória), e IV – Prova de Títulos (fase classificatória).

O período previsto para a realização das provas é de 26 de novembro a 21 de dezembro de 2012. O dia, o horário e o local exatos da prova escrita serão publicados em DOU por meio de edital complementar e divulgados nos sítios www.sigrh.ufrn.br e www.progesp.ufrn.br.

O prazo de validade do concurso público será de 01 ano, prorrogável uma vez, por igual período, conforme Capítulo VII, seção 1, art. 37-III da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Edital / Publicações






Prefeitura de Rondon do Pará - PA abre processo seletivo

A Prefeitura de Rondon do Pará, Estado do Pará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou edital de processo seletivo para preenchimento de vagas nos cargos públicos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias. O certame será organizado sob a responsabilidade da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA – FSADU.
 
Serão distribuídas 184 vagas, sendo 34 imediatas e 150 para cadastro de reserva de nível fundamental, com salário de R$ 646,88 por carga horária de 40h semanais.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 24 de setembro a 08 de outubro de 2012, nos sites www.fsadu.org.br/concursos e www.sousandrade.org.br/concursos.
 
A taxa será de R$ 30,00.
 
A prova de conhecimentos será realizada na data provável de 21 de outubro de 2012 e terá a duração de 4 horas. O seu horário e locais de realização serão divulgados no Período de Confirmação de Inscrição nos sites www.fsadu.org.br/concursos e www.sousandrade.org.br/concursos e nos quadros de avisos da Prefeitura Municipal de Rondon do Pará - PA, Secretaria Municipal de Saúde de Rondon do Pará - PA, da FSADU e no site oficial do Processo Seletivo.
 
O gabarito será divulgado na data prevista de 22 de outubro de 2012.
 
O prazo de validade do certame será de 1 ano, contado a partir da publicação oficial da homologação do Resultado Final Após Fase Recursal, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações