Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


segunda-feira, 15 de abril de 2013

Dispositivo permite diagnóstico de doenças em menos de uma hora

Chip microfluídico que é um pouco maior que uma moeda de 1 dólar de Cingapura
Foto: National University of Singapore
Chip microfluídico que é um pouco maior que uma
 moeda de 1 dólar de Cingapura
Aparelho separa de forma eficiente biopartículas tais como bactérias e células vermelhas do sangue infectadas por malária
 
Equipe de pesquisadores da National University of Singapore desenvolveu um novo dispositivo microfluídico capaz de acelerar o diagnóstico de doenças.
 
O aparelho permite a separação eficiente e rápida de biopartículas, tais como bactérias patogênicas e células vermelhas do sangue infectadas com malária.
 
Biopartículas tais como bactérias e células vermelhas do sangue são não esféricas. Muitas são também deformáveis, por exemplo, as células do sangue podem mudar de forma quando afetadas por diferentes patógenos em nosso corpo. Assim, a técnica da equipe, sensível à forma é uma descoberta significativa. Atualmente, técnicas de separação são concebidas para partículas esféricas.
 
Embora a equipe tenha se concentrado principalmente na separação rápida e detecção de bactérias a partir de amostras patológicas, o dispositivo tem potencial como uma ferramenta de diagnóstico rápido também.
 
A nova técnica pode potencialmente substituir um velho método de detecção baseado na cultura bacteriana. "O velho método foi desenvolvido a cerca de 100 anos atrás, mas ele ainda está sendo usado hoje como a técnica convencional, pois nenhuma técnica nova está disponível para separação efetiva de bactérias a partir de amostras patológicas como sangue. Muitas das bactérias patogênicas são não esféricas, mas a maioria dos dispositivos microfluídicos é hoje para a separação de células esféricas. O nosso método utiliza uma matriz de coluna especial em forma de I, que é capaz de separar biopartículas não esféricas ou de forma irregular", explica o pesquisador Zhang Yong.
 
O método desenvolvido pode completar o processo de diagnóstico, em menos de uma hora, em comparação com 24 a 48 horas necessárias para a detecção de bactérias utilizando métodos convencionais.
 
O aparelho também é eficiente na separação de células vermelhas do sangue a partir de amostras de sangue, já que os glóbulos vermelhos são não esféricos. Isto permite a detecção rápida de biomarcadores de diagnóstico que se encontram na amostra de sangue.
 
O dispositivo também pode separar biopartículas com diversas formas e tamanhos. A equipe testou com sucesso em seu dispositivo em formas de bastonete, tais como Escherichia coli.
 
As conclusões da equipe foram publicadas na revista Nature Communications.
 
"Com nossos resultados atuais, esperamos avançar para separar outras biopartículas não esféricas como fungos, com maior rendimento e eficiência, evitando a dependência da dimensão esférica das técnicas atuais", conclui Yong.
 
Fonte isaude.net

Cientistas dos EUA desenvolvem rim bioartificial em laboratório

Rim de rato previamente descelularizado após reseeding com células endoteliais
Foto: Massachusetts General Hospital Center
Rim de rato previamente descelularizado após
reseeding com células endoteliais
Órgão produziu urina em ambiente laboratorial e após ser transplantado em animais vivos, mas necessita de aperfeiçoamento
 
Cientistas do Massachusetts General Hospital, no EUA, desenvolveram um rim de rato implantável em laboratório.
 
O órgão produziu urina com sucesso em ambiente de laboratório e após ser transplantado em animais vivos.
 
A equipe construiu rins de substituição funcionais na estrutura de órgãos doados, dos quais as células vivas foram removidas. Técnicas semelhantes para tornar criar partes simples do corpo como corações bioartificiais, pulmões e fígado, já foram utilizadas em pacientes, mas o rim é um dos órgãos mais complicados feitos até agora.
 
Segundo os pesquisadores, o rim criado em laboratório foi menos eficaz do que o natural, mas eles afirmam que a abordagem é promissora para a medicina regenerativa.
 
 
"O que é único sobre esta abordagem é que a arquitetura do órgão nativo é preservada, de modo que o enxerto resultante pode ser transplantado como um rim de doador e conectado aos sistemas vasculares e urinários do destinatário. Se esta tecnologia puder ser reproduzida em tamanho de enxertos humanos, os pacientes que sofrem de insuficiência renal poderiam, teoricamente, receber novos órgãos derivados de suas próprias células" , afirma o autor principal da pesquisa Harald Ott.
 
A abordagem utilizada neste estudo para projetar doadores de órgãos, com base em uma tecnologia que Ott descobriu como pesquisador na Universidade de Minnesota, envolve a remoção das células vivas a partir de um órgão doado com uma solução de detergente e depois repovoar o suporte de colágeno, que permanece com o tipo de célula apropriado, neste caso células endoteliais humanas substituem o revestimento do sistema vascular e das células renais de ratos recém-nascidos.
 
A equipe retirou um rim de ratos e usou um detergente para lavar as células velhas. A teia restante de proteínas, ou suporte, se parece como um rim, incluindo uma intrincada rede de vasos sanguíneos e tubos de drenagem. Estes canais de proteína foram utilizados para bombear as células adequadas para a parte correta do rim, onde se juntaram com o suporte para reconstruir o órgão.
 
O órgão foi mantido em um forno especial para imitar as condições no corpo de um rato pelos 12 dias seguintes.
 
Quando os rins foram testados em laboratório, a produção de urina chegou a 23% de estruturas naturais.
 
A equipe, então, tentou transplantar o órgão em um rato. Uma vez dentro do corpo, a eficácia do rim caiu para 5%.
 
"Refinamento adicional dos tipos de células usadas para a semeadura e a maturação adicional na cultura pode nos permitir alcançar um órgão mais funcional. Com base nesta prova inicial de princípio, esperamos que os rins bioartificiais, um dia, possam ser capazes de substituir totalmente a função renal, assim como rins de doadores fazem. Em um mundo ideal, tais enxertos podem ser produzidos de acordo com a demanda a partir de células do próprio paciente, ajudando-nos a vencer tanto a falta de órgãos quanto a necessidade de imunossupressão crônica", afirma Ott.
 
Fonte isaude.net

Idosos são mais susceptíveis aos efeitos nocivos do álcool que jovens

Etanol pode causar maior prejuízo na aprendizagem, coordenação e memória de pessoas acima de 65 anos de idade
 
Uma dose aguda de álcool pode causar maior prejuízo na aprendizagem, coordenação e memória de idosos do que de jovens, de acordo com estudo da Universidade de Baylor, nos EUA.
 
Os resultados têm significado para as pessoas mais velhas, uma população que está envelhecendo em todo o mundo a um ritmo sem precedentes e que inclui os nascidos no chamado 'baby boom', entre 1946 e 1964.
 
"As implicações, tais como quedas, acidentes e uso de remédios são bastante fáceis de concluir", afirma o autor sênior do estudo Douglas B. Matthews.
 
Nos Estados Unidos, muitos como 13% dos homens e 8% das mulheres com mais de 65 anos se envolvem em comportamentos de consumo exagerado de álcool, com uma estimativa de 1 a 3% dessas pessoas com transtorno de uso de álcool, de acordo com pesquisas anteriores.
 
A pesquisa estabeleceu uma linha de base dos efeitos agudos do álcool em populações idosas, que podem ajudar em pesquisas futuras de neurobiologia e na determinação do efeito do abuso prolongado de álcool.
 
O experimento inclui ratos adultos e idosos (pelo menos 18 meses de idade) e mostrou um aumento dramático na ataxia, ou falta de coordenação, induzida pelo etanol.
 
"Nós sabemos que várias alterações neurobiológicas subjacentes ocorrem durante o envelhecimento relacionados a déficits cognitivos e comportamentais. É razoável suspeitar de uma interação significativa entre a idade e os efeitos induzidos pelo álcool no cérebro", afirma um dos autores da pesquisa Jim Diaz-Granados.
 
A equipe espera que os resultados nessa área sirvam de base para educar o público sobre os riscos.
 
Fonte isaude.net

Cientistas encontram alterações no genoma de homens inférteis

Pesquisa gera hipóteses para orientar futuros estudos sobre a base genética da infertilidade masculina
 
Pesquisadores da Universidade do Porto, em Portugal, analisaram o genoma de homens inférteis e descobriram alterações no número de cópias da informação genética de forma mais frequente do que em indivíduos não afetados.
 
O estudo identifica alterações recorrentes como potenciais causas de infertilidade e gera hipóteses para orientar futuros estudos sobre a base genética da infertilidade masculina e os resultados de fertilização in vitro.
 
 
A investigação utilizou recentes tecnologias para analisar o genoma de mais de 300 homens inférteis.
Segundo a líder da pesquisa Alexandra Lopes, as duplicações e deleções da informação genética foram localizadas nos cromossomas sexuais (X e Y), mas também nos cromossomos restantes, em genes importantes para a formação dos gametas masculinos.
 
Os resultados vão ao encontro da teoria defendida por estes investigadores de que a produção de espermatozoides pode ser afetada por um conjunto de diferentes alterações genéticas, em que cada alteração é encontrada num número reduzido de homens inférteis, sendo portanto difícil de identificar através de análises genéticas clássicas.
 
A investigadora esclarece que foram encontradas "várias alterações genéticas diferentes, cada uma delas partilhada por um reduzido número de indivíduos, ou mesmo única no grupo. Por exemplo, a deleção do gene DMRT1, uma das alterações mais interessantes que encontramos, já que este gene é crucial para a diferenciação sexual masculina, foi detectada em apenas dois indivíduos", afirma.
 
A equipe ressalta que, apesar deste ser, até à data, o estudo genômico que analisou o maior número homens inférteis, a amostra é ainda modesta comparada com as da maioria dos estudos de associação que se realizaram para outras doenças complexas. Assim, a análise de um maior número de doentes permitirá avaliar melhor a frequência das diferentes alterações.
 
O objetivo do grupo de investigação é identificar os genes importantes para a fertilidade e as causas genéticas da infertilidade masculina. Este conhecimento permitirá otimizar o diagnóstico, o acompanhamento terapêutico destes doentes e o aconselhamento do casal no recurso a terapias como fertilização in vitro.
 
Fonte isaude.net

Anticorpos mutantes podem impedir infecção pelo vírus da dengue

Estudo apresenta nova abordagem para o desenvolvimento de terapia contra dengue utilizando anticorpos mutantes
Foto: JAMES GATHANY/CDC
Estudo apresenta nova abordagem para o desenvolvimento
 de terapia contra dengue utilizando anticorpos mutantes
Abordagem pode proteger o organismo do hospedeiro contra os quatro tipos de vírus conhecidos por causar a doença
 
Cientistas do Massachusetts Institute of Technology, nos EUA, criaram anticorpos mutantes capazes de proteger contra a infecção pelo vírus da dengue.
 
Abordagem pode proteger o organismo do hospedeiro contra os quatro tipos conhecidos da doença.
 
De acordo com um estudo realizado pelo Research Consortium on Dengue Risk Assessment, Management and Surveillance, até 390 milhões de pessoas são infectadas com o vírus da dengue a cada ano. Na maioria das pessoas o vírus transmitido por mosquitos provoca sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo febre, cefaleia e dores nas articulações. Mas para alguns, em particular as crianças, o vírus pode evoluir para uma febre muito mais grave e dengue hemorrágica, causando perda de sangue grave e até morte.
 
Apesar da ameaça representada pela doença, o desenvolvimento de uma vacina contra a dengue até agora demonstrou ser um desafio. Isso porque não dengue é um vírus, mas quatro vírus diferentes, ou serotipos, cada um dos quais deve ser neutralizado pela vacina.
 
Proteção das pessoas contra apenas um ou alguns dos quatro vírus pode leva-las a desenvolver a forma mais grave da dengue, se mais tarde elas forem infectadas com um dos outros serotipos, em um processo conhecido como aprimoramento dependente do anticorpo. "Essa foi a motivação para a realização de nosso estudo, criar um anticorpo totalmente neutralizante que funciona para os quatro sorotipos", afirma o pesquisador Ram Sasisekharan.
 
Os esforços para desenvolver um anticorpo terapêutico contra a dengue são focados sobre uma parte do vírus chamado proteína do envelope. "Esta é uma proteína muito crítica que permite ao vírus agarrar-se ao receptor apropriado dentro do hospedeiro, para infectá-lo, se replicar e se espalhar", explica Sasisekharan.
 
A proteína do envelope contém duas regiões de interesse, conhecidas como o ciclo e a cadeia "A".
 
Pesquisas anteriores tentaram projetar um anticorpo que tem como alvo a região de ciclo do vírus, já que esta é conhecida por ser capaz de atacar todos os quatro sorotipos.
 
No entanto, os anticorpos que têm como alvo a região do ciclo tendem a ter baixa potência, o que significa que eles não são capazes de neutralizar completamente o vírus. Isso aumenta o risco de infecção mais grave em uma dengue secundária.
 
Assim, a equipe do MIT decidiu olhar para anticorpos que visam a região de cadeia "A" da proteína. Tais anticorpos tendem a ter um potencial muito maior, mas não são capazes de neutralizar todos os quatro serotipos.
 
Dessa forma, eles escolheram como modelo um anticorpo conhecido como 4E11, que é capaz de neutralizar os vírus da dengue 1, 2 e 3, mas não o da dengue 4. "Queríamos ver se podíamos obter atividade neutralizante boa para dengue 4, e também ajustar o anticorpo para aumentar a potência associada com os outros subtipos", explica Sasisekharan.
 
Os autores extraíram complexos anticorpos-antígenos existentes para analisar as características físicas e químicas, que desempenham um papel importante na sua interação, tais como ligações de hidrogénio e de atração iônica. Em seguida, eles classificaram estas características em termos da sua importância para cada uma das interações anticorpo-antígeno.
 
Isto reduziu o número de possíveis alterações, ou mutações, que os investigadores precisavam para criar o anticorpo 4E11, a fim de melhorar sua capacidade para neutralizar todos os quatro vírus, em particular, a dengue tipo 4. "Então, em vez de controles aleatórios, usamos uma abordagem estatística, assim sabíamos quais regiões focar, e o que tivemos que mudar", afirma Sasisekharan.
 
Como resultado, os pesquisadores identificaram 87 possíveis mutações, que eles foram capazes de reduzir para apenas 10 após uma investigação mais aprofundada.
 
Quando testaram o anticorpo mutante em amostras dos quatro serotipos de dengue, em laboratório, eles descobriram que tinham um aumento de 450 vezes na ligação com a dengue 4, um aumento de 20 vezes na ligação com a dengue 2, e melhorias menores na ligação com a dengue 1 e 3.
 
Os pesquisadores estão agora se preparando para possíveis ensaios pré-clínicos, e esperam estar prontos para testar o anticorpo em seres humanos dentro dos próximos dois a três anos. Enquanto isso, eles também estão investigando outras metas para a abordagem de imunoterapia, incluindo o vírus da gripe.
 
Fonte isaude.net

Bloqueio de proteína sugere terapia potencial para o vírus HIV

Descoberta sugere novas abordagens para o tratamento de outras infecções virais crônicas persistentes como a hepatite C
 
Equipe de pesquisadores da UCLA, nos EUA, demonstrou que o bloqueio temporário de uma proteína crítica para a resposta imune ajuda a limpar o organismo de infecções crônicas.
 
A descoberta sugere novas abordagens para o tratamento de infecções virais persistentes como o HIV e hepatite C.
 
A equipe de pesquisa estudou interferon tipo-1 (IFN-1), proteínas libertadas por células em resposta a organismos causadores de doenças que permitem que as células conversem com outras e orquestrem uma resposta imune contra a infecção. A sinalização constante de IFN-1 é também uma marca da infecção crônica e da progressão de doenças, particularmente HIV.
 
"Quando as células enfrentam vírus, elas produzem interferons tipo-1, que desencadeiam as defesas protetoras do sistema imunológico e disparam um alarme para notificar as células vizinhas", explica o investigador principal David Brooks.
 
Os cientistas há muito encararam IDF-1 como benéfica, pois estimula a imunidade antiviral e ajuda a controlar a infecção aguda.
 
Por outro lado, a sinalização prolongada de IFN-1 está ligada a muitos problemas imunes crônicos. A equipe de pesquisa se perguntou se obstruir a via de sinalização permitiria que o sistema imunológico se recuperasse o suficiente para combater a infecção crônica.
 
Para testar esta teoria, Brooks e seus colegas injetaram ratos que sofrem de infecções virais crônicas com um anticorpo que temporariamente bloqueou a atividade de IFN-1.
 
Eles descobriram que o bloqueio de IFN-1 aumentou a capacidade do organismo de combater o vírus. Admiravelmente, esse bloqueio também inverteu muitos dos problemas imunológicos que resultam de infecção crônica.
 
Os resultados contrariam estudos anteriores que sugerem que a eliminação de IFN-1 leva a infecção grave e persistente ao longo da vida.
 
A equipe acredita que a descoberta desse mecanismo pode oferecer potencial para novas terapias para combater vírus como o HIV e hepatite C.
 
Fonte isaude.net

Pesquisa desvenda papel de proteína na propagação do câncer

Estudo da Unicamp simula metástase e observa comportamento da ARHGAP21 nos processos de adesão e migração celular
 
Pesquisadores da Unicamp desvendaram o papel desempenhado pela proteína ARHGAP21 nos processos de adesão e migração celular. O grupo fez em laboratório um experimento que simula o desenvolvimento de uma metástase.
Assim como os tecidos e órgãos humanos, os tumores são formados por agrupamentos de células que aderem e interagem umas com as outras. Se a adesão e a interação entre as células tumorais eventualmente for fraca, maior é a probabilidade de elas se soltarem e migrarem para outros órgãos e tecidos.

A pesquisa do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Sangue (INCT Sangue) ganhou a capa do The Journal of Biological Chemistry, editado pela Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular.

" O grande problema de um tumor é a metástase. Se conseguirmos bloqueá-la, será possível impedir a propagação de células cancerosas para outros órgãos e aumentar a chance de cura" , disse Karin Spat Albino Barcellos, primeira autora do artigo.

Ao aplicar nas células cancerígenas sem a ARHGAP21 frações de HGF (um hormônio produzido principalmente pelo fígado, que faz com que as células se separem uma das outras para formar os órgãos e tecidos na fase embrionária), os pesquisadores constataram que elas nem se moviam e não ocorria metástase.

Eles descobriram que, na realidade, a ARHGAP21 está localizada na via de sinalização do HGF das células e regula a transição epitelial-mesenquimal. As células sem a proteína na via de sinalização do HGF, por exemplo, sentem a presença do hormônio, mas não conseguem se soltar uma das outras.

" Demonstramos que é possível bloquear metástases induzidas por HGF por meio da inativação da ARHGAP21 em testes in vitro" , afirmou a pesquisadora. " Ainda não sabemos, no entanto, se é possível inativar essa proteína em humanos, porque ela deve exercer muitas outras funções, inclusive benéficas, nas células", relata Barcellos.

O grupo de estudo pretende realizar simulações de diversos tipos de tumores em camundongos com células cancerígenas sem a ARHGAP21." Talvez seja preciso tirar a ARHGAP21 só das células com tumor ou bloquear o sítio da proteína que sente o HGF, para que a proteína possa desempenhar as outras funções benéficas" , estima.
 
Fonte isaude.net

Equipe identifica 14 variações genéticas associadas à frequência cardíaca

Pesquisa representa primeiro passo para a descoberta de novos alvos para o tratamento da doença cardiovascular

Cientistas da Mount Sinai School of Medicine, nos EUA, descobriram 14 novas variações genéticas que estão associadas à frequência cardíaca.
 
Uma vez que a frequência cardíaca é um marcador da saúde cardiovascular, as descobertas podem fornecer uma melhor compreensão da regulação genética do batimento cardíaco e é um primeiro passo para a identificação de novos alvos para o tratamento da doença cardiovascular.
 
 
Liderado por pesquisadores Icahn School of Medicine at Mount Sinai e do Medical Research Council Epidemiology Unit in Cambridge, UK, a colaboração envolveu 268 pesquisadores de 211 instituições, bem como seis grandes consórcios de investigação.
 
A fim de obter nova compreensão sobre a regulação genética da frequência cardíaca, a pesquisadora Ruth Loos e seus colegas passaram três anos trabalhando em um estudo de associação do genoma usando dados de 181.171 participantes de 65 estudos, durante 2009 e 2012.
 
"Sem qualquer hipótese anterior, estudamos o genoma humano na esperança de identificar novas variações genéticas que ninguém antes tinha sequer imaginado que desempenhava um papel na regulação da frequência cardíaca. Esta descoberta é apenas o começo de algo novo e excitante e provavelmente poderá ser utilizada para identificar novos fármacos que podem ser aplicados no tratamento de perturbações do ritmo cardíaco", afirma Loos.
 
Em um estudo de acompanhamento, a regulação experimental da expressão de genes foi realizada em moscas de fruta e peixe zebra, para entender melhor como as variações genéticas podem afetar a frequência cardíaca.
 
Estas experiências identificaram genes com um papel na regulação do ritmo cardíaco, na transmissão do sinal, no desenvolvimento embrionário do coração, bem como distúrbios cardíacos, tais como cardiomiopatia dilatada, insuficiência cardíaca congênita e insuficiência cardíaca súbita. "Nossas descobertas em seres humanos, bem como em moscas de frutas e peixe-zebra fornecem maior entendimento sobre os mecanismos que regulam o ritmo cardíaco", destaca o principal autor da pesquisa Marcel den Hoed.
 
Segundo os pesquisadores, o estudo triplicou o número de variações genéticas que são conhecidas por serem associadas com a frequência cardíaca, algumas das quais também estão associadas a outros fatores de risco cardiovasculares e distúrbios do ritmo cardíaco.
 
Fonte isaude.net

Prática regular de atividade física melhora desempenho cognitivo

Participante do estudo na Universidade de Granada
Foto: University of Granada
Participante do estudo na Universidade de Granada
Pesquisa indica que exercício aprimora reação a estímulos de atletas em comparação com pessoas sedentárias
 
Pesquisadores da Universidade de Granada, na Espanha, demonstraram que pessoas que praticam esporte regularmente têm melhor desempenho cognitivo do que aqueles com saúde física ruim.
 
Os resultados da pesquisa indicam que os primeiros têm uma atenção sustentada melhor (eles reagem mais rapidamente a um estímulo externo introduzido aleatoriamente durante a realização de uma tarefa monótona). Seu sistema nervoso autônomo também parece funcionar melhor quando se trata de cargas cognitivas durante um período de tempo mais longo.
 
Em um artigo publicado na revista Plos One, os cientistas compararam o desempenho cognitivo em tarefas específicas, tais como atenção sustentada, o tempo orientado da atenção e percepção do tempo.
 
Eles testaram um grupo de 28 jovens do sexo masculino. Destes, 14 eram estudantes da Universidade de Granada, com idades entre 17 e 23 anos e que mostraram um baixo nível de aptidão física. Os outros 14 indivíduos tinham entre 18 a 29 anos e tiveram um alto nível de aptidão física.
 
O artigo mostrou que o grupo com boa condição física demonstrou um melhor desempenho cognitivo em relação à atenção sustentada, quando comparado com o grupo com um estilo de vida mais sedentário, e também demonstrou tempos de reação mais rápidos.
 
Não foi observada diferença no que diz respeito às duas outras funções cognitivas testadas.
 
Sem dúvida, um dos resultados mais interessantes deste estudo é a forma como as três tarefas cognitivas afetaram o funcionamento do sistema nervoso autônomo de diferentes maneiras (medido através de mudanças na variabilidade da frequência cardíaca).
 
A percepção temporal causou a maior redução na variabilidade da frequência cardíaca, enquanto a percepção sustentada foi a tarefa que teve menor efeito sobre este indicador autônomo. Além disso, os dados mostraram uma diminuição geral na variabilidade da frequência cardíaca conforme o tempo passou após as atividades, afetando apenas o grupo de participantes sedentários.
 
"É importante, portanto, destacar que ambos os resultados fisiológicos e comportamentais, obtidos por meio de nosso estudo sugerem que o principal benefício resultante da boa condição física dos participantes ativos, pareceram estar associados aos processos da atenção sustentada", explica o autor da pesquisa Antonio Luque Casado.
 
No entanto, os pesquisadores alertam que este é um estudo preliminar e que futuras pesquisas são necessárias para confirmar estes resultados iniciais.
 
Fonte isaude.net

Variações genéticas preveem efeitos colaterais da quimioterapia

Variações genéticas preveem o aparecimento de efeitos colaterais da quimioterapia
Variações genéticas preveem o aparecimento de
efeitos colaterais da quimioterapia
Descoberta pode permitir aos médicos usar a informação genômica para aumentar a segurança de tratamentos potencialmente tóxicos
 
Pesquisadores da Mayo Clinic, nos EUA, identificaram variações genéticas que preveem o aparecimento de efeitos colaterais da quimioterapia.
 
O estudo revela que variações genéticas podem predispor as pessoas à neuropatia periférica induzida por quimioterapia, condição que é difícil de prever e muitas vezes debilitante o suficiente para levar os pacientes a interromper o tratamento de forma precoce.
 
Os resultados da pesquisa foram apresentados na American Association for Cancer Research Annual Meeting 2013.
 
O estudo, que implica os genes EPHA5, ARHGEF10 e PRX, é o primeiro a extrair grandes áreas do genoma humano para prever os efeitos colaterais da quimioterapia. O aprofundamento da investigação sobre estes e outros genes pode permitir aos médicos usar a informação genômica para aumentar a segurança destes tratamentos potencialmente tóxicos.
 
"Nosso estudo cria um caminho para abordar todo o genoma a fim de adaptar os tratamentos de câncer. Isso é importante porque não só gostaríamos de curar o câncer ou ajudá-las a viver mais tempo, mas também queremos proporcionar-lhes melhor qualidade de vida", afirma o principal autor do estudo, Andreas Beutler.
 
A neuropatia periférica induzida pela quimioterapia afeta cerca de 20 a 30 doentes com câncer tratados com agentes de quimioterapia. Os sintomas podem ser tão leves como um formigamento ou dormência, mas podem evoluir para uma perda de sensibilidade nas mãos e pés, ou até o ponto em que os pacientes não podem mais andar normalmente e ficam com uma sensação permanente de dormência ou dor. Atualmente, não existe nenhuma maneira de prever quais doentes submetidos a quimioterapia irão desenvolver este efeito secundário, e em que grau.
 
Há aproximadamente 50 genes ligados a uma forma de neuropatia periférica hereditária. No entanto, muitas das pessoas que têm uma mutação em um desses genes não têm quaisquer sintomas até serem expostas à quimioterapia.
 
Beutler decidiu, primeiro, considerar esses 50 genes como os suspeitos mais prováveis, e expandir sua busca para o resto do genoma humano para outros preditores da condição.
 
A equipe realizou o sequenciamento de 20.794 genes a partir de 119 doentes com câncer, mais de metade dos quais tinham desenvolvido neuropatia periférica durante um ensaio clínico de quimioterapia.
 
Primeiro, eles olharam para os 50 genes da neuropatia hereditária e encontraram um, EPHA5, que parecia predispor os pacientes à condição induzida por quimioterapia. Em seguida, os pesquisadores analisaram os restantes 20 mil genes e descobriram dois novos genes, ARHGEF10 e PRX, que também são associados à neuropatia periférica induzida por quimioterapia. Eles validaram esses resultados em outro grupo de 75 pacientes com câncer.
 
Os resultados sugerem que as duas condições, neuropatia hereditária e neuropatia periférica induzida por quimioterapia, podem partilhar raízes genéticas em alguns pacientes. Eles também apontam caminhos que os médicos podem usar para melhorar e personalizar o tratamento do câncer.
 
Fonte isaude.net

Sobe para 57 o número de contagiados pelo vírus H7N9 na China

EFE
Vírus H7N9 já contagiou 57 pessoas na China
Apenas neste fim de semana foram registrados 12 novos casos
 
O novo tipo do vírus H7N9 já contagiou 57 pessoas, depois que neste fim de semana foram registrados 12 novos casos e foi divulgado o primeiro caso em Pequim — o de uma menina de sete anos. A menina, cuja identidade não foi revelada, embora se saiba que sua família trabalha com o comércio de frango no distrito de Shunyi — região pobre da capital chinesa —, está hospitalizada desde quinta-feira (11), segundo a agência oficial "Xinhua".
 
A agência, que cita autoridades de saúde locais, informou que as duas pessoas que mantiveram mais contato com a menina, que se presume que sejam seus pais, estão submetidas à vigilância médica desde então e não mostraram nenhum sintoma.
 
Além disso, mais ninguém da sua família e escola precisou ser atendido por um possível contágio. Os dois últimos casos foram registrados na província oriental de Jiangsu, onde já haviam acontecido outros contágios, mas ainda não se tem mais detalhes, informou neste domingo (14) a agência "Xinhua".
 
Pouco antes, a mesma fonte confirmou quatro infectados na província oriental de Zhejiang, que já havia sofrido casos de contágio pela nova cepa de gripe aviária. Três se registraram na cidade de Huzhou e o outro em Hangzhou.
 
As autoridades informaram que os pacientes, que foram diagnosticados no Centro de Prevenção de Doenças de Zhejiang, se encontram em estado grave. A agência estatal também revelou neste domingo de dois outros casos de contágio na província central de Henan, as primeiras que se tem conhecimento nesta região.
 
Trata-se de um homem de 34 anos de sobrenome Ma, diretor de um restaurante da cidade de Kaifeng, na citada província, que começou a apresentar sintomas de gripe no dia 6 de abril. Ele está em condição crítica em uma unidade de terapia intensiva de um hospital da cidade.
 
O outro contagiado foi um fazendeiro de 65 anos da cidade de Zhoukou, e está em condição estável depois de ter recebido tratamento. As 19 pessoas que tiveram contato direto com os dois pacientes não desenvolveram sintomas de gripe, por enquanto. Até ao momento, foram detectados 57 casos de contágio do novo tipo da gripe, dos quais 11 terminaram em morte e apenas um, uma criança, conseguiu se recuperar totalmente.
 
Só durante o fim de semana, a China confirmou 12 novas infecções: a primeira em Pequim, outra em Xangai, quatro em Jiangsu, quatro em Zhejiang e outras duas em Henan, as primeiras do centro do país. Estima-se que Xangai continue sendo a metrópole mais afetada pelo vírus, seguida pelas províncias orientais de Jiangsu, Zhejiang e Anhui.
 
A Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar informou que entre as pessoas que estiveram em contato direto com os contagiados não foi detectado nenhum sintoma anormal que indique a menor "relação epidêmica" entre eles. A OMS (Organização Mundial de Saúde) também descartou a possibilidade de uma "epidemia", já que, por enquanto, não foi confirmada a transmissão do vírus entre humanos.
 
Várias observações clínicas demonstraram que, se o paciente for tradado em um prazo máximo de cinco dias depois dos primeiros sintomas, os métodos terapêuticos atuais na China "podem ser eficazes" no tratamento da doença.
 
Por causa de algumas críticas dos cidadãos, o governo justificou o atraso da divulgação dos contágios — o primeiro caso aconteceu em 1º de março e não foi confirmado até o fim do mês — com a pesquisa necessária para descobrir se era um novo tipo da gripe.
 
Fonte R7

Associação dos Servidores e Funcionários de Motuca - SP abre vagas

A Associação dos Servidores e Funcionários Municipais de Motuca, no estado de São Paulo, lançou edital de processo seletivo N° 01/2013, destinado à admissão de profissionais de vários níveis de escolaridade. Os salários podem chegar até R$ 8.800,00, para o cumprimento de jornadas de trabalho de 20 ou 44 horas semanais.
 
O certame será executado pela empresa Projeção Assessoria e Consultoria Pública Ltda.
 
As chances são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde PSF, Auxiliar de Consultório Dentário PSF, Dentista PSF, Enfermeiro PSF, Fisioterapeuta PSF, Farmacêutico, Médico PSF, Motorista PSF, Serviços Gerais, Médico, Psicólogo/Clínico, Técnico de Enfermagem - PSF e Recepcionista.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 18 de abril de 2013, através da internet no endereço eletrônico www.projecaoconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 20,00, 30,00 e R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas objetivas e a entrega de títulos serão realizadas provavelmente no dia 28 de abril de 2013, o local e os horários serão publicados posteriormente no edital de convocação das provas objetivas e entrega de títulos.
 
A publicação com indicação do local e horário das provas dar-se-á na publicação de avisos na sede da Associação dos Servidores e Funcionários Municipais de Motuca/SP, e será divulgada na internet, na página de inscrição.
 
Os gabaritos das provas objetivas serão publicados em data a ser informada aos candidatos no momento da realização das provas objetivas. O processo seletivo terá validade de 01 (um) ano.

Concurso ANS 2013

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou edital nº. 1 para realização de concurso público, organizado pelo Cespe/UnB. O certame tem como objetivo preencher 81 vagas de níveis médio/técnico e superior, oferecendo remuneração que varia entre R$ 4.760,18 e R$ 10.019,20.
São reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais 5% das vagas.
 
Cargos
Analista Administrativo, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, Técnico Administrativo e Técnico em Regulação de Saúde Suplementar. A jornada de trabalho dos efetivados será de 40 horas semanais.
 
Inscrição e taxa
Os interessados deverão se inscrever no site www.cespe.unb.br/concursos/ans_13, no período entre 10 horas do dia 23 de abril e 23 horas e 59 minutos do dia 13 de maio de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
A taxa de inscrição varia em função do cargo pretendido:
Analista Administrativo: R$ 95,00;
Especialista em Regulação de Saúde Suplementar: R$ 100,00;
Técnico Administrativo: R$ 80,00;
Técnico em Regulação de Saúde Suplementar: R$ 85,00.
 
Prova
O certame será constituído de prova objetiva, discursiva, avaliação de títulos e curso de formação, dependendo do cargo de opção do candidato. As provas objetivas e discursiva estão agendadas para 14 de julho de 2013, mas locais e horários definitivos serão informados a partir do dia 20 de junho de 2013 no Diário Oficial da União.
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no site do Cespe/UnB a partir das 19 horas da data provável 16 de julho de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
Validade
O concurso será válido por 1 ano, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
 

Edital / Publicações

Prefeitura de Garopaba (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Garopaba, cidade localizada a 90 km de Florianópolis, em Santa Catarina, lançou o edital Nº. 012/2013 de processo seletivo. O certame visa a formação de cadastro reserva para Médicos e Técnicos de Enfermagem. A remuneração é de até R$ 6.837,26 para o cumprimento de 40 horas semanais.
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas até o dia 29 de abril de 2013, das 14h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde de Garopaba, situada na Rua Antonio José Botelho - Prédio do ESF, Centro.
 
Seleção
O processo seletivo constará da análise dos documentos apresentados, entrevista e avaliação. A data, local e horário da entrevista serão divulgados na página oficial da Prefeitura Municipal de Garopaba (www.garopaba.sc.gov.br).
 
O edital na íntegra está disponível no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina (www.diariomunicipal.sc.gov.br), do dia 12 de abril de 2013, a partir da página 47.

Prefeitura de Mariana Pimentel (RS) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Mariana Pimentel, estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da empresa UNA Concursos, divulgou edital de processo seletivo N° 09/2013 para contratação por prazo determinado de Fisioterapeuta e Agente Comunitário de Saúde, ambos a serem vinculados à Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social.
 
São ofertadas 09 vagas para profissionais de níveis fundamental e superior, com salários variados de R$ 899,08 e R$ 6.004,90 por carga horária de 40 horas semanais.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 15 a 19 de abril de 2013, na Prefeitura Municipal de Mariana Pimentel, Rua Dr. Montaury n.º 10, Mariana Pimentel/RS, das 8h às 11h e das 13h30min às 16h. As taxas variam de R$ 30,00 para cargo de Agente Comunitário de Saúde e de R$ 40,00 para o cargo de Fisioterapeuta.
 
As provas serão aplicadas na data prevista de 27 de abril de 2013, na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Ziulkoski Filho, Rua Gal. Daltro Filho, n.º 279, Centro, Mariana Pimentel/RS.
 
O prazo de validade do certame será de dois (2) anos, prorrogável, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Buenópolis (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Buenópolis, estado de Minas Gerais, lançou os editais nºs 003 e 004/2013 de processo seletivo para provimento de 48 vagas mais cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de ensino. Os vencimentos vão até R$ 2.600,00, em carga horária de até 40 horas semanais. O certame será realizado sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale dos Bandeirantes.

Cargos
As vagas são para os cargos de Coordenador de Minas Olímpica, Ajudante de Serviços, Monitor do Minas Olímpica, Odontólogo, Enfermeiro do PSF, Professor, Especialista em Educação, Técnico de Enfermagem, Técnico de Higiene Dental, Fiscal, Auxiliar Administrativo, Motorista, Operador de Máquina , Auxiliar de Serviços Gerais e demais cargos.

Inscriçõese Taxas
As inscrições deverão ser efetuadas no Telecentro, situado na Rua Mestra Leoni, nº 157 - Centro - Buenópolis/MG, ao lado do Cartório de Mirtes, até o dia 18 de abril de 2013, no horário de expediente das 08 horas às 11 horas e das 12h30 às 16h30, exceto sábados, domingos e feriados. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 40,00, de acordo com o cargo escolhido.

Provas
O processo seletivo do edital N° 003/2013 será constituído das seguintes etapas:

- 1ª Etapa – Prova escrita objetiva – para todos os cargos, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório;

- 2ª Etapa – Provas de títulos, de caráter classificatório, para todos os cargos de Professor.

Já no processo seletivo do edital N° 004/2013, será constituído de etapa única – Provas de Títulos, de caráter classificatório, para todas as funções.

As provas serão aplicadas na data provável de 28 de abril de 2013, na cidade de Buenópolis - MG. A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação e no site www.noroesteconcursos.com.br.

Validade
O processo seletivo N° 004/2013, terá validade de 01 ano, prorrogável a critério da Administração por igual período. A validade do processo seletivo N° 003/2013, será até 31 de dezembro de 2013.

Prefeitura de Presidente Kennedy (ES) abre processo seletivo na saúde

Boa oportunidade de trabalho para quem deseja ingressar no setor público municipal capixaba. É que a Prefeitura de Presidente Kennedy, localizada no estado do Espírito Santo, lançou o edital nº 002/2013 de processo seletivo, destinado à contratação temporária de 93 funcionários, além da formação de cadastro reserva.

Quem tem o nível médio poderá disputá a vaga de agente de endemias, agente comunitário de saúde, oficial administrativo, auxiliar de enfermagem e atendente de consultório dentário.

No nível médio/técnico, são oferecidas vagas para técnico de enfermagem, técnico de gesso, técnico de informática e técnico de segurança do trabalho.

Nas especialidades que exigem nível superior, há chances para administrador, assistente social, biólogo, bioquimico, enfermeiro, enfermeiro - ESF, enfermeiro do trabalho, fisioterapeuta, médico cirurgião geral, médico ESF, médico ginecologista, médico pediatra, médico plantonista, nutricionista, odontólogo ESF e veterinário.

Os salários oferecidos aos profissionais aprovados variam entre R$ 655,95 e R$ 9.829,00, mais vale alimentação no valor de R$ 500,00, por jornadas de 20 a 40 horas semanais. O certame reserva 10% do total das vagas aos candidatos com necessidades especiais.

As inscrições serão realizadas,entre os dias 15 e 24 de abril de 2013, no horário de 8h30 às 15h30, na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Assistência Social, situada na Rua Átila Vivacqua, s/n, Centro, na cidade de Presidente Kennedy-ES.

A seleção será realizada em etapa única, constituída de Prova de Avaliação de Títulos e Tempo de Serviço na Área, com caráter eliminatório e classificatório. A divulgação do resultado final está prevista para 08 de maio de 2013.

O processo seletivo tem prazo de validade de 24 meses.

Prefeitura de Araguaiana (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Araguaiana, estado de Mato Grosso, divulgou o edital nº. 001/2013 para realização de processo seletivo, que objetiva oferecer 28 vagas de trabalho para candidatos com todos os níveis de escolaridade. Aos portadores de necessidades especiais são reservadas 5% das vagas.
 
O salário varia de R$ 678,00 a R$ 8.000,00, por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Médico, Odontólogo, Enfermeiro, Bioquímico, Psicólogo, Assistente Social, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Nutricionista, Engenheiro (Civil e Sanitarista), Professor (Ciência e História), Pedreiro, Carpinteiro, Técnico de Enfermagem e Fiscal de Vigilância Sanitária.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas até o dia 15 de abril de 2013, na sala da Junta Militar da Prefeitura de Araguaiana – MT, situada à Rua José da Luz, 86 – centro, das 13h30 as 17h30.
 
O valor da inscrição para o ensino fundamental é R$ 10,00; médio R$ 20,00 e superior R$ 30,00.
 
Prova
O processo seletivo será composto de prova escrita, títulos e entrevista.
 
As provas escritas serão realizadas no dia 21 de abril de 2013, às 8 horas, (Horário de Brasília - DF), nas dependências da Escola Municipal Laura Vicuna, situada à Rua Ir. Carmelita Paniago Vilela, s/n – centro – Araguaiana – MT.
 
O gabarito será divulgado no 1º dia útil após a aplicação das provas, no mural da Prefeitura de Araguaiana – MT, no site amm.org.br e em outros órgãos da administração.
 
Os títulos juntamente com o Requerimento de Pontuação de Títulos, deverão ser entregues no dia 19 de abril de 2013, em envelope lacrado, constando Nome, CPF, Cargo, Endereço e Telefone do candidato.
 
Os candidatos aprovados na prova escrita serão convocados para a entrevista que será realizada pela Comissão nomeada para este processo, no período de 24 a 25 de abril de 2013, das 8h às 11hs e das 13h30 às 17h, na Sede da Prefeitura Municipal de Araguaiana – MT, ou onde for designado pela Comissão Organizadora.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 01 ano, a contar da data da homologação do seu resultado, podendo a critério da administração ser prorrogado por mais 01 ano.
 
O edital encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 12 de abril de 2013, pág. 13 a 18.

Prefeitura de Cabrália Paulista - SP abre vagas

A Prefeitura de Cabrália Paulista, estado de São Paulo, lançou os editais nºs 01 e 02 de 2013 de concurso público para o preenchimento de 06 vagas no cargo de Bombeiro Municipal e 05 vagas para Braçal, Farmacêutico e Professor Educação Básica I.
 
Os vencimentos dos cargos têm como base o valor salarial da Grade de Cargos e Salários de Cabrália Paulista em vigor em 2013. Além do salário, os contratados irão receber vale alimentação no valor de R$ 250 e bônus de assiduidade de R$ 50. A jornada de trabalho oscila entre 30 e 40 horas semanais.
 
Para o cargo de Bombeiro Municipal, os interessados devem ter ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação categoria mínima "B". Os concorrentes ao cargo de Braçal deverão ser alfabetizados, já para as vagas de Professor e Farmacêutico, os candidatos devem ter diploma de ensino superior nas áreas específicas.
 
Inscrição, Seleção e Validade
As inscrições estarão abertas entre os dias 16 e 28 de abril de 2013 e deverão ser efetivadas exclusivamente via internet, no site www.organizacaopaulista.com.br. A taxa varia de R$ 30 a R$ 50.
Para o edital nº 02/2013, a seleção constará de provas objetiva e de títulos. Os candidatos inscritos para o processo seletivo nº 01/2013 serão avaliados por meio de prova objetiva, exame de saúde, prova de condicionamento físico, prova de habilidade específica, exames psicológicos, investigação social e análise de documentos e títulos.
 
A prova objetiva será aplicada no dia 19 de maio de 2013. Os locais e horários de aplicação da prova estarão disponíveis no site de inscrição.
 
Os dois certames terão validade de 02 anos, contados da data da sua homologação, podendo ser prorrogável por igual período.

TJMT abre vagas de estágio na Comarca de Cuiabá

O Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso lançou o edital do primeiro processo seletivo de estagiários para a Comarca de Cuiabá (n. 001/2013/GRH-FC). O certame visa preencher 47 vagas, além da formação de cadastro de reserva no quadro de estagiários remunerados do curso de Direito. Os estagiários farão jus a bolsa-auxílio no valor de R$ 545,00.
 
As inscrições estarão abertas a partir das 8h do dia 22 de abril até as 23h59m do dia 06 de maio de 2013, via internet, no endereço eletrônico http://www.tjmt.jus.br - Serviços/Seleção de Estagiários, sem cobrança de taxa.

Para participar, os estudantes deverão estar regularmente matriculados em universidades ou faculdades do Estado de Mato Grosso, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), e que estejam cursando, no mínimo, o terceiro semestre do curso de Direito. Na data da contratação, o estudante deve ter a idade mínima de 16 anos completos.

Cabe ao estagiário o desempenho de atividades que possibilitem aprendizado técnico sob a supervisão e acompanhamento de um magistrado ou servidor, sem qualquer forma de vínculo empregatício. A jornada de trabalho do estágio é de 30 horas semanais, distribuídas em seis horas diárias, em horário de funcionamento da instituição, sem prejuízo das atividades discentes.

O processo seletivo será realizado em etapa única, consistente em uma prova objetiva. A prova constará de dez questões de português, dez de noções de informática e 20 de noções de Direito (Constitucional, Civil, Processual Civil, Penal e Processual Penal).

A prova será aplicada para todos os candidatos na data provável de 02 de junho de 2013, das 09h às 12h. A confirmação da data e as informações sobre os locais de prova serão divulgados oportunamente, por ocasião do encerramento das inscrições, no Diário da Justiça Eletrônico e disponibilizados no site do Tribunal de Justiça www.tjmt.jus.br- Serviços/Seleção de Estagiários.

O resultado do processo seletivo será divulgado no endereço eletrônico do Tribunal de Justiça www.tjmt.jus.br - Serviços/Seleção de Estagiários, em data a ser definida posteriormente.

O processo seletivo obedecerá às normas do edital e terá validade de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com as necessidades do TJMT.

Prefeitura e Câmara de Rondolândia (MT) oferecem vagas

O Município de Rondolândia, estado do Mato Grosso, lançou edital de teste seletivo nº. 001/2013 visando a contratação temporária de pessoal para os quadros da Prefeitura e da Câmara de Vereadores. A jornada de trabalho é de 20, 30 e 40 horas semanais e a remuneração pode chegar a R$ 5.500,00.
 
Cargos
 
Prefeitura: Agente de Combate às Endemias (1+3cr), Agente de Vigilância Sanitária (1cr), Agente Comunitário de Saúde (6+4cr), Auxiliar de Serviços Diversos (4+1cr), Zelador (4+1cr), Técnico em Enfermagem (9), Professor I (14+1cr), Técnico em Agricultura (1+1cr), Assistentes técnicos do Auditor Público Interno (1+1cr), Nutricionista (1+1cr), Fisioterapeuta (1+1cr), Enfermeiro (2+1cr), Médico (3+3cr), Psicólogo (1+1cr), Odontólogo (1cr), Professor Nível Superior (3+3cr), Professor Licenciatura Plena com Especialização em Psicopedagogia (1+1cr) e Assistente Social (1cr).
 
Câmara: Vigilante (1).
 
Inscrições e seleção
As inscrições serão efetuadas gratuitamente até o dia 22 de abril de 2013, das 07h30 às 13h30.
 
A prova teórica será aplicada provavelmente no dia 28 de abril de 2013, na Escola Estadual Olavo Bilac, sediada na Rua Mathilde Klenz, s/nº - Centro – Rondolândia – MT. Já a entrega dos currículos e dos títulos deverá ocorrer no mesmo dia e local da prova teórica.
 
A entrevista para o cargo de Agente Comunitário de Saúde será realizada a partir das 14 horas do dia 28 de abril de 2013, por ordem de chegada e mediante apresentação da ficha de inscrição.
 
O resultado final será divulgado a partir do dia 1º de maio de 2013, no quadro de avisos do Paço Municipal, Câmara de Vereadores e publicados no Jornal Oficial dos Municípios (www.amm.org.br).
 
O teste seletivo terá validade até 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período a critério da administração.
 
O edital encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 12 de abril de 2013, pág. 193 a 202.

Prefeitura de Divinópolis (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Divinópolis, estado de Minas Gerais, divulgou edital de processo seletivo nº. 031/2013-SEMUSA visando a contratação temporária de 26 Médicos (Clínico Geral Plantonista, Pediatra Plantonista, Ortopedista Plantonista, Neurologista Plantonista e Cirurgião Geral Plantonista). O vencimento mensal inicial é de até R$ 2.604,55 mais 20% de insalubridade sobre o salário mínimo e 70% de gratificação.
 
Os interessados deverão enviar o Curriculum Vitae à Secretaria Municipal de Saúde, em atenção ao setor de Recursos Humanos, localizado à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, até às 17 horas do dia 19 de abril de 2013.
 
A avaliação curricular será realizada pelo Setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública e a classificação e desempate ocorrerão, impreterivelmente, na seguinte ordem: Residência no Município de Divinópolis.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 12 de abril de 2013, pág. 20.

Prefeitura de Jaguaré (ES) abre processo seletivo

Com a finalidade de preencher 59 vagas e formar cadastro reserva, a Prefeitura de Jaguaré, com 24.718 habitantes, localizada no estado do Espírito Santo, divulgou edital de processo seletivo nº. 001/2013. As oportunidades se direcionam para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salário variável entre R$ 678,00 a R$ 2.429,20, dependendo da função ocupada.
 
Cargos
Arquiteto, Assistente Social, Biólogo, Dentista, Engenheiro (agrônomo, ambiental e civil), Nutricionista, Psicólogo, Pedreiro, Auxiliar Administrativo, Ajudante de Pedreiro, Motorista, Oficial Administrativo, Operador de Máquinas Leves/Pesadas, Técnico em Agropecuária e Técnico (Edificações e Informática).
 
Inscrição
A inscrição será realizada nos dias 17, 18 e 19 de abril de 2013, das 12 às 17 horas, no Centro de Convivência Marcelina Coco, localizado à Rua Alegria s/n, Bairro Novo Horizonte (próximo à Secretaria Municipal de Educação e Cultura), Jaguaré/ES.
 
Prova
O processo seletivo será composto de prova objetiva, títulos e experiência profissional.
 
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 28 de abril de 2013, em local e horário que serão divulgados a partir das 13 horas do dia 24 de abril de 2013, no mural da Prefeitura de Jaguaré e no site da prefeitura (www.jaguare.es.gov.br).
 
O gabarito oficial será divulgado na sede da Prefeitura de Jaguaré/ES e na sua página eletrônica, a partir das 13 horas do dia 29 de abril de 2013.
 
Os documentos referentes aos títulos e a experiência profissional deverão ser entregues nos dias 16 e 17 de maio de 2013, no horário de 12 às 17 horas, no Centro de Convivência Marcelina Coco, localizado na Rua Alegria s/nº, Bairro Novo Horizonte (próximo à Secretaria Municipal de Educação e Cultura), nesta cidade de Jaguaré/ES.
 
O resultado final do processo seletivo sairá a partir das 13 horas do dia 20 de maio de 2013 e as contratações serão feitas por tempo determinado pelo prazo de 01 ano, com possibilidade de prorrogação, até a realização de concurso público.

Concurso Prefeitura de Indaiatuba - SP 2013

A Prefeitura de Indaiatuba, estado de São Paulo, abriu os editais 01 e 02/2013 de concurso público, organizado pelo Instituto Brio Conhecimentos “IBC”, com a intenção de preencher 337 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade, com vencimentos que podem chegar a R$ 15.616,24.
 
Cargos do Edital N° 01/2013
- Ensino Fundamental: Agente de Suporte Operacional, Operador de Máquinas, Guarda-Vidas, Motorista, Oficial de Manutenção nas funções de Carpinteiro, Eletricista, Pedreiro, Pintor e Serralheiro;

- Ensino Médio: Agente de Operação e Fiscalização de Trânsito e Transporte, Agente Fiscal Municipal, Agente Fiscal Sanitário, Assistente de Administração e Serviços Públicos, Assistente de Administração e Serviços Públicos, Auxiliar de Desenvolvimento Educacional, Auxiliar de Serviço de Saúde, Técnico de Enfermagem e Técnico em Agrimensura;
 
- Ensino Superior: Assistente Social, Dentista Saúde da Família, Enfermeiro, Enfermeiro da Família, Enfermeiro Especialista em Psiquiatria, Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Civil, Especialista de Tecnologia da Informação, Fisioterapeuta, Clínico Geral, Ginecologista, Ortopedista, Pediatra, Psiquiatra, Médico da Família, Médico Plantonista (Pediatra), Professor Docente I (Educação Física), Psicólogo, Técnico de Serviços Administrativos, Professor Docente I, Professor de Educação Artística, Filosofia e Educação Inclusiva

Cargos do Edital N°02/2013
Nível Fundamental: Agente Comunitário de Saúde Equipe da Dengue e Agente Comunitário de Saúde.

Inscrições e Taxas
As inscrições ficarão abertas exclusivamente pela internet, no período de 13 de abril a 13 de maio de 2013, no site www.institutobrio.org.br. As taxas variam de 28,00 a R$ 65,00 de acordo com o nível de escolaridade.

Será disponibilizado um ponto de apoio para os candidatos que não possuem acesso à internet, no Centro Cultural Wanderley Perez, localizado na Praça D. Pedro II, s/n, Centro – Indaiatuba/SP, no horário das 10 às 16 horas.
 
Provas
A realização da prova objetiva está prevista para o dia 09 de junho de 2013 no município de Indaiatuba/SP. Poderá, contudo, haver mudanças na data prevista dependendo do número de inscritos e a disponibilidade de locais para a realização das provas.

A confirmação da data e as informações sobre horários e locais para realização das provas serão divulgadas em até 05 dias úteis antes da realização das provas Os candidatos poderão acompanhar as informações na Imprensa Oficial do Município, pela internet e na própria sede da Prefeitura Municipal de Indaiatuba/SP.

Validade
O concurso terá validade de 2 anos, providos pelo regime estatutário, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Santa Maria do Herval (RS)

A Prefeitura de Santa Maria do Herval, no estado do Rio Grande do Sul, lançou os editais (nºs. 001 e 002/2013) de concurso público para provimento de 18 vagas mais cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão até R$ 2.009,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais. O concurso será realizado por meio da execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda.

Cargos
- Cargos do Edital N° 01/2013: Advogado (CR), Auxiliar de Serviços Gerais (03), Calceteiro (03), Contador (01), Engenheiro Civil (01), Fiscal de Obras (CR), Operador de Máquinas (03), Operário (03), Psicólogo (CR) e Topógrafo (01);

- Cargos do Edital N° 02/2013: Professor Séries ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental (02+CR) e Professor Supervisor (01).

Inscrições e Taxas
As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min do dia 06 de maio de 2013 pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 44,18 e R$ 66,28, de acordo com o nível de escolaridade.

Provas e Validade
A prova objetiva será aplicada provavelmente em 09 de junho de 2013, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 20 de maio de 2013.

O concurso terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 (dois) anos, a critério do Município de Santa Maria do Herval/RS.

Prefeitura de Timóteo (MG) abre processo seletivo

Lançado edital nº. 01/2013 de processo seletivo promovido pela Prefeitura de Timóteo, cidade localizada no interior de Minas Gerais a 216 km da capital, para ocupar 907 vagas no total, 400 são para postos imediatos e 507 são para cadastro de reserva. As oportunidades são para cargos de níveis fundamental incompleto e completo, médio e superior.

O certame visa a contratação de pessoal por prazo determinado, para preenchimento de vagas nas áreas de Assistência Social, Educação, Saúde e Obras.

Os salários iniciais previstos variam de R$ 721,93 a R$ 3.318,59, por jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais. Do total de colocações, 5% são reservadas a candidatos com deficiência.
 
Inscrição
As inscrições poderão ser realizadas, exclusivamente, via internet no endereço eletrônico www.imam.org.br, a partir das 10h do dia 15 até às 23h59 do dia 29 de abril de 2013. É necessário o pagamento de taxas, com valores de R$ 20,00 a R$ 28,00.

O candidato que tiver dificuldade de acesso a internet poderá, pessoalmente ou através de procurador, comparecer, durante o período de inscrição, diretamente ao Posto de Informação, localizado "hall" do Paço Municipal - Avenida Acesita, 3230, Bairro São José - Timóteo-MG, no horário 9h às 12h e das 13h30 às 17h de segunda a sexta-feira, munido de documento de identidade e CPF para realização de sua inscrição e impressão do seu boleto bancário. Será disponibilizado no endereço acima citado, pessoal capacitado para atender o candidato, inclusive no preenchimento do Requerimento Eletrônico de Inscrição e na impressão do boleto bancário.
 
Cargos
Para quem tem o nível alfabetizado como escolaridade poderá disputá a vaga de Auxiliar de Obras e Serviços.

Quem tem o nível fundamental incompleto, 4ª série, as carreiras são para Calceteiro, Carpinteiro, Pedreiro e Serralheiro.

No nível fundamental completo, há vagas nas funções de Merendeira, Monitor de Transporte (CREIA), Motorista de Veículos Pesados (Obras) e Agente Comunitário de Saúde.

Nas especialidades que exigem nível médio e curso técnico, são oferecidas vagas para Acompanhante de Criança com Deficiência (CREIA), Agente de Combate a Endemias, Assistente Educacional Surdo (CREIA), Auxiliar de Consultório Dentário, Educador Social (CREAS), Entrevistador Social (PAIF), Instrutor de Artesanato (Humanizar), Instrutor de Corte e Costura (Bolsa Família), Instrutor de Informática (Projovem/Adolescente), Instrutor de Informática (PROINFO), Instrutor de Karatê (PAIF), Instrutor de Música/Percussão (PAIF), Instrutor de Teatro (PAIF), Intérprete de Libras (CREIA), Orientador de Atividades Lúdicas (BRINCART), rientador Social (Projovem/Adolescente), Secretária Escolar, Supervisor de Campos de Endemias, Supervisor do Cadastro Único (Bolsa Família), Técnico de Edificações, Técnico de Enfermagem (Saúde), Técnico de Enfermagem (CAPS), Técnico de Enfermagem da Família (USF), Técnico de Farmácia, Técnico de Meio Ambiente, Técnico de Radiologia, Técnico em Patologia Clínica e Visitador Social (Bolsa Família).

As oportunidades de nível superior são para Bioquímico (Saúde), Educador Físico (HUMANIZAR), Educador Físico (NASF), Educador Físico Dança (RECRIANDO), Educador Físico de Futsal/Futebol (RECRIANDO), Educador Físico de Voleibol (RECRIANDO), Enfermeiro da Família (USF), Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Farmacêutico (FP), Fisioterapeuta (NASF), Fonoaudiólogo (NASF), Fonoaudiólogo para trabalho com surdos (CREIA), Médico Clínico Geral, Médico da Família (USF), Médico Ginecologista, Médico Mastologista, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Plantonista Clínico Geral, Médico Plantonista Pediatra, Médico Psiquiatra Infantil (CAPS), Nutricionista (NASF), Pedagogo (Educação), Pedagogo (BRINCART), Pedagogo (CREIA), Professor I, Professor I (para Sala de Recursos nas Escolas) , Professor II Alfabetização à tinta – Baixa Visão - EJA (CREIA), Professor II Alfabetizador Bilíngue - Libras (CREIA), Professor II Arte/Artesanato (CREIA), Professor II Artes, Professor II Braile para alunos cegos e baixa visão (CREIA), Professor II Canto Coral (CREIA), Professor II Ciências Biológicas, Professor II Educação Física, Professor II Educação Física (CREIA), Professor II Ensino Religioso, Professor II Geografia, Professor II História, Professor II Informática /Dosvox para cegos e baixa visão (CREIA), Professor II Inglês, Professor II Letras (Sala de Recursos nas Escolas), Professor II Matemática, Professor II Matemática (Sala de Recursos nas Escolas), Professor II Percussão (CREIA), Professor II Português, Professor II Sorobã e Código Unificado Matemático (CREIA), Professor II Teatro (CREIA), Psicólogo (Saúde, CAPS, CREIA, NASF, PAIF) e Terapeuta Ocupacional (CAPS).
 
Provas
Os candidatos serão avaliados por meio de Prova Objetiva de Múltipla Escolha e Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada. As provas serão aplicadas na cidade de Timóteo provavelmente nos dias 25 e/ou 26 de maio de 2013.

Havendo alteração nas datas prováveis os candidatos serão avisados com a devida antecedência, por meio do Cartão de Inscrição, publicação no Quadro de Avisos da Prefeitura e nos sites www.timoteo.mg.gov.br e www.imam.org.br, além da imprensa escrita através do jornal Diário Popular/MG.

O Gabarito Provisório para conferência do desempenho dos candidatos será publicado pela Comissão do Processo Seletivo, até o 2º (segundo) dia útil após a realização da respectiva prova, no Quadro de Avisos da Prefeitura de Timóteo nos sites www.timoteo.mg.gov.br e www.imam.org.br.
 
Validade
O prazo de validade do Processo Seletivo é de 06 (seis) meses, a contar da data de sua homologação,podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a juízo do Executivo Municipal.

Prefeitura de Lençois Paulista - SP lança edital de processo seletivo

Com o objetivo de tornar a saúde e a educação de qualidade mais acessível aos seus cidadãos, a prefeitura de Lençois Paulista, município localizado a 280 km de São Paulo, lançou o edital nº 03/2013, de processo seletivo, visando contratar monitor cultural de dança (ensino médio), agentes comunitários de saúde (candidatos com ensino fundamental) e médicos (ensino superior em medicina) que atuem respectivamente em escolas, comunidades e unidades de saúde do município.
O município dispõe de 11 vagas distribuídas para os cargos citados acima.
 
Os vencimentos, para a categoria médica, vão de R$ 2.449,97 a R$ 10.948, 69 para jornadas de trabalho entre 10 e 40 horas por semana. O salário para agente comunitário de saúde é de R$ 1.017, 00 por 40 horas semanais de trabalho, enquanto o cargo de monitor cultural de dança terá rendimento de R$ 1.117, 49 por jornada de 20 horas semanais de trabalho.
 
Inscrições
Os interessados já podem fazer a sua inscrição até as 23h59 de 17 de abril de 2013, pela internet, no site www.lencoispaulista.sp.gov.br. Após este prazo, o formulário eletrônico será retirado do portal, não sendo mais possível efetivar a inscrição.
 
O valor da taxa de inscrição é de acordo com o cargo escolhido, sendo de R$ 30,00 para agentes de endemia e monitor de dança e R$ 60,00 para a função de médico.
 
Seleção
O processo seletivo constará de uma prova escrita, que será aplicada a todos os cargos, em data, local e hora que serão comunicados no site www.lencoispaulista.sp.gov.br. Os candidatos a monitor de dança também passarão por avaliação prática.
 
Cabe ao candidato acessar o site para saber sobre o cronograma e possíveis mudanças na seleção.
O processo seletivo terá duração de um (01) ano, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com as necessidades da administração municipal.

Prefeitura de Franco da Rocha - SP abre 237 vagas para estagiários

A prefeitura de Franco da Rocha, em São Paulo, através do Instituto Soler, lançou o edital de nº 02/2013, que oferece centenas de oportunidades de estágio para estudantes de diversos cursos de nível superior e técnico. São 237 vagas disponíveis para graduandos que terão direito a uma bolsa-auxílio de R$ 678,00. Os selecionados irão atuar, temporariamente, no quadro pessoal do município.
 
5% das vagas estão destinadas para deficientes físicos.
 
Vagas
As oportunidades são para estudantes em administração, artes plásticas/ artes visuais, ciências contábeis, comunicação social, direito, economia, educação física, engenharia ambiental e civil, fisioterapia, gestão pública, informática, logística, música, odontologia, psicologia, pedagogia, Rádio e TV, Serviço Social, técnico em contabilidade, técnico em edificações e técnico em logística.
Inscrições
 
Os estudantes interessados nesta oportunidade devem fazer a sua inscrição até as 24h de 28 de abril de 2013 pelo site www.institutosoler.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00, que pode ser pago até 29 de abril, respeitando o expediente bancário.
 
Seleção
O processo seletivo dos estagiários será composto apenas de uma prova objetiva (de caráter eliminatório e classificatório), que será aplicada provavelmente em 12 de maio de 2013. O local e horário serão comunicados pelo site oficial do Instituto Soler.
 
O Resultado Final do Processo Seletivo Simplificado, que será informado também pelo site da organizadora, será homologado pela Prefeitura do Município de Franco da Rocha.
 
A validade do Processo Seletivo Simplificado será de um (01) ano, contado da data de homologação do resultado final, não podendo ser prorrogado.

Prefeitura de Canoinhas - SC abre processo seletivo

Concurseiros catarinenses da área da saúde já podem se inscrever para o processo seletivo N° 002/SMS/2013 da Prefeitura de Canoinhas (SC). O certame tem a intenção de preencher 02 vagas para os cargos de Fonoaudiologia e Médico Generalista (nível superior). Os salários podem chegar até R$ 2.350,00 em carga horária de 10 e 20 horas semanais.

As inscrições serão realizadas entre 15 a 29 de abril de 2013, das 08h às 12h, na Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Felipe Schmidt nº 10 - Centro, Canoinhas-SC.

A prova escrita será realizada provavelmente no dia 07 de maio de 2013, com início às 08h30min e término às 12h, nas dependências da Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Felipe Schmidt nº 10 - Centro, neste município de Canoinhas - SC.

A divulgação da classificação dos candidatos dar-se-á no dia 10 de maio de 2013, na Prefeitura Municipal de Canoinhas.

O prazo de vigência da contratação será de (01) um ano, em conformidade com as disposições contidas na Lei Municipal nº 3.869/2005, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período conforme parágrafo único do Artigo 4º da Lei Municipal nº 3.869/2005, ou até a realização de concurso público.