Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 15 de abril de 2013

Bloqueio de proteína sugere terapia potencial para o vírus HIV

Descoberta sugere novas abordagens para o tratamento de outras infecções virais crônicas persistentes como a hepatite C
 
Equipe de pesquisadores da UCLA, nos EUA, demonstrou que o bloqueio temporário de uma proteína crítica para a resposta imune ajuda a limpar o organismo de infecções crônicas.
 
A descoberta sugere novas abordagens para o tratamento de infecções virais persistentes como o HIV e hepatite C.
 
A equipe de pesquisa estudou interferon tipo-1 (IFN-1), proteínas libertadas por células em resposta a organismos causadores de doenças que permitem que as células conversem com outras e orquestrem uma resposta imune contra a infecção. A sinalização constante de IFN-1 é também uma marca da infecção crônica e da progressão de doenças, particularmente HIV.
 
"Quando as células enfrentam vírus, elas produzem interferons tipo-1, que desencadeiam as defesas protetoras do sistema imunológico e disparam um alarme para notificar as células vizinhas", explica o investigador principal David Brooks.
 
Os cientistas há muito encararam IDF-1 como benéfica, pois estimula a imunidade antiviral e ajuda a controlar a infecção aguda.
 
Por outro lado, a sinalização prolongada de IFN-1 está ligada a muitos problemas imunes crônicos. A equipe de pesquisa se perguntou se obstruir a via de sinalização permitiria que o sistema imunológico se recuperasse o suficiente para combater a infecção crônica.
 
Para testar esta teoria, Brooks e seus colegas injetaram ratos que sofrem de infecções virais crônicas com um anticorpo que temporariamente bloqueou a atividade de IFN-1.
 
Eles descobriram que o bloqueio de IFN-1 aumentou a capacidade do organismo de combater o vírus. Admiravelmente, esse bloqueio também inverteu muitos dos problemas imunológicos que resultam de infecção crônica.
 
Os resultados contrariam estudos anteriores que sugerem que a eliminação de IFN-1 leva a infecção grave e persistente ao longo da vida.
 
A equipe acredita que a descoberta desse mecanismo pode oferecer potencial para novas terapias para combater vírus como o HIV e hepatite C.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário