Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Trabalhador deve seguir regras para que atestado médico seja aceito

Empregado tem direito a dia abonado por consulta com médico ou dentista. Quadro 'Sua Chance' explica direitos e deveres na hora de emitir documento

Diante de um problema de saúde que impossibilite o empregado de trabalhar é direito dele ter a falta abonada por um atestado médico. Mas há regras para que o documento seja validado pela empresa, inclusive nos casos de filhos e pais do funcionário, que dependem de acompanhamento médico. Não basta, por exemplo, simplesmente solicitar o documento para um médico escolhido aleatoriamente para a consulta. É preciso respeitar uma ordem estabelecida na legislação para que o atestado seja recebido sem problemas. E, do outro lado dessa história, funcionários que se sentirem prejudicados podem recorrer, individualmente ou com ações em grupo no Ministério Público do Trabalho.

Em uma emergência, o socorro mais rápido é o que conta para o trabalhador que precisar de uma justificativa. Mas em outros casos, menos graves, o trabalhador precisa ficar atento ao médico, ou dentista, que ele irá se consultar. Segundo a advogada trabalhista de Campinas Laura Fanelli, a lei diz que, para que o atestado seja aceito, ele precisa ser emitido preferencialmente por um médico da empresa, ou do convênio, seguido por uma instituição da Previdência Social, serviço social, depois rede pública e, por último, em consulta particular.

O trabalhador que precisar de mais de 15 dias de afastamento é encaminhado para o INSS. Isso também acontece se ele precisou de vários atestados em um curto período de tempo. A empresa pode somar os dias de faltas e, se ultrapassar 15, solicitar uma perícia ao INSS.

Acompanhamento de filhos e pais
A lei não prevê o direito de ter a falta no trabalho abonada para acompanhar filhos e pais em consultas médicas ou outros procedimentos, mas a advogada afima que os tribunais têm entendido que existe um direito. "A lei é omissa, mas há precedentes no Tribunal Superior do Trabalho que levam em conta os princípios de garantir bem estar ao menor e ao idoso, e também a responsabilidade social da empresa, e têm ficado do lado do trabalhador", explica. Para o cozinheiro Francisco da Rocha, que passou por essa situação diversas vezes com o filho, o empregador deve aceitar. "A empresa tem que reconhecer o lado do profissional", afirma. No entanto, a advogada afirma que o costume de abonar as faltas por causa de dependentes costuma estar explícito no regulamento interno da empresa, afinal é uma necessidade compreendida na maioria dos casos. Agora, se a companhia decidir não aceitar mais o atestado emitido por esse motivo, deve avisar a todos os funcionários de forma clara, o que não impede que o trabalhador recorra se sentir que foi prejudicado. O que deve constar.

No documento, em papel timbrado, devem constar nome completo do trabalhador, data e hora do atendimento, a necessidade da ausência e o período de afastamento determinado pelo médico. O nome do profissional da saúde deve estar legível e acompanhado da assinatura e do número do registro no conselho. Segundo a advogada, é comum as empresas solicitarem o código da Classificação Internacional de Doenças (CID), mas essa informação não é obrigatória.

"O CID é sigiloso. Só deve constar no atestado médico mediante autorização do paciente. Dependendo do problema de saúde, o profissional pode se sentir constrangido", afirma. A única pessoa da empresa que tem o direito de saber é o médico da companhia, que pode solicitar o código diretamente para o médico que fez o atendimento, sem ferir a ética médica.
 
Se a empresa desconfia que o documento pode ser falso, ela pode entrar em contato diretamente com o médico que consta no atestado. Ele pode confirmar as informações sobre a consulta e o problema de saúde em questão. Lembrando que o funcionário que falsificar este documento pode ser demitido por justa causa.
 
Como recorrer se a empresa não aceitar
O problema é que, algumas vezes, a empresa se recusa a aceitar o documento, mesmo que ele esteja correto. O trabalhador pode recorrer por meio do Ministério do Trabalho e Emprego, no sindicato da categoria ou ingressar com uma reclamação trabalhista na Justiça. Se outros empregados da mesma companhia também se sentiram prejudicados com a negativa da empresa, eles podem entrar com uma ação no Ministério Público do Trabalho (MPT.
 
De acordo com o MPT-15 que atua na região de Campinas, 25 inquéritos foram instaurados para investigar entidades que se recusaram a aceitar atestados médicos dos funcionários nos últimos quatro anos. As denúncias podem ser feitas pelo site www.prt15.mpt.mp.br.
 
A maior parte dos processos acaba sendo individual, segundo o MPT. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª região informou que não há um registro específico dos processos por esse motivo para contabilizar o número de casos.
 
G1

Remediar para prevenir: Fiocruz distribui antirretrovirais a voluntários para evitar HIV

Pesquisa servirá de modelo para Ministério da Saúde analisar viabilidade da adoção da estratégia no Brasil
 
Rio - Todo dia, Fábio Paulo Santana, de 41 anos, toma um comprimido de manhã. O auxiliar de enfermagem não está doente, mas enxerga na pequena pastilha azul um artifício contra o medo e a insegurança.
 
O remédio ingerido devotamente por Fábio há cinco meses é uma combinação de dois antirretrovirais (tenofovir e emtricitabina) e reduz drasticamente o risco de ele ser infectado pelo HIV. Com eficácia descrita por estudos científicos, o uso preventivo do Truvada, nome comercial do medicamento, está no centro de um projeto coordenado pelo Laboratório de Pesquisa Clínica em DST/Aids da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).
 
A pesquisa, cujo slogan é “Um comprimido por dia pode prevenir o HIV/Aids”, servirá de modelo para o Ministério da Saúde. A ideia é avaliar viabilidade, aceitação e segurança da adoção da estratégia de profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) no Brasil. Já são 164 voluntários triados e 118 incluídos na pesquisa. Até meados do ano que vem, 500 homens gays e travestis em Rio, São Paulo e Porto Alegre devem usar a droga para evitar a infecção.
 
- O remédio me deixa numa área de conforto psicológico. Mas não esqueço que o Truvada não reduz o risco de outras DSTs, então uso preservativo e sempre converso antes das relações para saber se o parceiro tem HIV e, se for o caso, se faz tratamento ou não - afirma Fábio, assegurando que o uso do remédio não gerou efeitos colaterais nem, tampouco, preconceito. - Meus amigos e minha família sabem que sou voluntário. Inclusive me ajudam a não esquecer de tomar o remédio.
 
O auxiliar de enfermagem está na pesquisa desde a sua fase mais inicial. Assim como os outros voluntários, ele passou por pré-triagem e triagem antes da inclusão. Nessas etapas, os interessados são informados sobre os detalhes do projeto e passam por uma série de exames, incluindo o teste para o HIV. Caso o vírus não seja detectado, e o candidato tenha perfil compatível ao estudado pelo programa, recebe o remédio e passa a ser acompanhado pela equipe do laboratório. Mensalmente, há encontros para avaliação de médicos e de outros profissionais, como psicólogos.
 
Eficácia de quase 100%
Segundo estudos, entre homens gays e travestis, a eficácia do Truvada na prevenção da aquisição do HIV por via sexual pode chegar a 99% se o indivíduo fizer uso regular do medicamento. Em julho, dois meses depois do início dos testes da Fiocruz, a Organização Mundial de Saúde (OMS) sugeriu que homens gays utilizem os antirretrovirais como forma adicional de prevenir a infecção, junto com o uso de preservativos.
 
A nota divulgada pela entidade incluiu os gays em uma lista de grupos-chave a quem não são oferecidos serviços de saúde adequados. Os transsexuais também estão em alto risco. De acordo com a organização, esses dois grupos, junto com prisioneiros, pessoas que usam drogas injetáveis e profissionais do sexo, representam cerca de metade de todas as novas infecções pelo HIV no mundo.
 
Coordenadora do estudo, a infectologista Brenda Hoagland explica que a recomendação da OMS serve de respaldo para o estudo da Fiocruz.
 
- A nossa ideia é seguir as diretrizes da OMS e importar o que está sendo feito no mundo, mas de acordo com a nossa realidade. Nosso projeto serve para entender se, no Brasil, a população está aceitando esse tipo de prevenção e quais são as dificuldades de usar o medicamento, por exemplo - afirma a médica. - O vírus vem se espalhando em uma população específica, e não podemos ignorar isso. Hoje falamos em vulnerabilidade, não mais em grupos de risco, porque há práticas que deixam o indivíduo mais exposto.
 
Valdilea Veloso, investigadora do estudo, lembra que esses grupos costumam ficar à margem do serviço de saúde. Não é raro que gays e travestis sofram preconceito ao procurar atendimento.
 
- Essa população é negligenciada. É comum que inovações sejam apropriadas por quem tem mais conhecimento e mais acesso ao sistema de saúde. A nossa pesquisa vai na direção contrária. A intenção é possibilitar uma distribuição mais equânime dos benefícios da ciência - afirma a médica.
 
Perfis variados entre participantes
Profissionalmente, a mais de uma centena de voluntários da Fiocruz é heterogênea. Há professores, ativistas, estudantes. O biólogo Thiago Santos, de 25 anos, se interessou pelo projeto ao ler sobre a iniciativa pela internet. Na época, o jovem tinha um parceiro soropositivo.
 
- A relação com ele fez com que eu sentisse vontade de colaborar com a questão HIV-Aids. Percebi que, apesar de a medicina hoje conseguir controlar o vírus, ela não é capaz nem será de controlar os danos psicológicos causados por ele. Quis colaborar para que novos casos não venham a acontecer. E também diminuir meus riscos - explica Thiago, ressalvando que não abre mão do preservativo nas relações sexuais.
 
O biólogo, que participa da pesquisa há quatro meses, conta que sentiu leves efeitos colaterais do Truvada - como gases - quando começou a tomar o remédio. O sintoma, no entanto, desapareceu sem que fosse necessário usar outros remédios, afirma o jovem.
 
Ele diz não ter receio de que o uso do remédio possa despertar suspeitas ou curiosidade:
 
- Eu nunca tive preocupação com estigma. Avisei à minha família que daria entrevista, por causa da possibilidade de que algum parente que não sabe sobre a minha orientação sexual seja surpreendido.
 
Eles me perguntaram se eu estava ciente de que poderia ser visto como um doente. Só que não me preocupo se as pessoas vão achar que eu sou soropositivo ou não. Além disso, para mim, a pessoa se mostra leiga se acha que o fato de eu tomar Truvada faz de mim soropositivo.
 
Por sua idade, Thiago tem um perfil de grande interesse da pesquisa da Fiocruz. A idade mediana no projeto é de 30 anos, mas o objetivo é reduzi-la.
 
- Muitas das novas infecções estão acontecendo entre os jovens. Por isso, esse é um grupo que queremos assistir. Temos de caminhar nesse sentido - ressalta Beatriz Grinsztejn, também investigadora do estudo.
 
De acordo com a OMS, por conta do acesso a medicamentos que controlam a Aids, haveria uma diminuição do medo da infecção entre gerações que não assistiram ao pico da doença, na década de 90. A entidade calcula que jovens homossexuais homens têm 19 vezes mais chances de infecção que a população em geral.
 
- Durante um tempo, as pessoas começaram a achar que tratar HIV era como tratar diabetes ou tratar hipertensão. Mas é muito diferente. Além de ser dispendioso, tanto em relação ao tempo dedicado ao tratamento como no que diz respeito aos gastos, o vírus traz outros problemas - opina Fábio Paulo Santana. - O HIV me fez perder pessoas próximas nas duas últimas décadas. Sei que não quero perder mais.

O Globo

UNICEF divulga manual com orientações para prevenir o ebola

Organização divulgou manual para a prevenção da doença
Organização busca diminuir a falta de informação sobre a doença
 
O avanço rápido do ebola pela África ocidental faz com que o surto atual seja o pior da história — o número de casos registrados chegou a 7.423, incluindo 3.355 mortes. Um dos motivos para a doença se espalhar tão rápido é a falta de informações sobre ela.
 
Buscando melhorar este quadro, a UNICEF (sigla em inglês para Fundo das Nações Unidas para a Infância) divulgou um manual que explica as principais medidas a serem tomadas para evitar a infecção:
 
— Evitar comida mal cozida e carne de animais selvagens;
 
— Lavar as mãos com sabão e manter uma boa higiene;
 
— Funcionários de saúde devem utilizar roupas de proteção;
 
— A população precisa lutar contra a falta de informação espalhando a verdade sobre o ebola;
— Procure um posto de saúde se aparecerem quaisquer sintomas.
 
Se alguém começar a apresentar os sintomas e tiver ido para uma região em que se sabe que há casos de ebola ou tido contato com um paciente suspeito de ter a doença, deve procurar ajuda médica imediatamente.
 



R7

Apresentação de plataforma pioneira para rastrear medicamentos

A primeira Plataforma para Rastrear Medicamentos no Brasil será apresentada na quarta-feira (08/10)
 
Trata-se de uma iniciativa da empresa Libbs Farmacêutica em atenção a Instrução Normativa 06/14, que dispõe sobre os aspectos referentes à operacionalização do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), fazendo uma interface entre os detentores de registro de medicamentos e a Anvisa.
 
A demonstração do sistema pioneiro será às 14h, no Parque Industrial da Libbs Farmacêutica, em Embu das Artes, São Paulo. Durante o evento, será possível conhecer na prática o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), que tem por objetivo permitir o monitoramento e garantir a segurança sanitária dos medicamentos brasileiros desde a produção até a dispensação em farmácias de todo o país.
 
A partir do sistema da rastreabilidade, que deverá ser adotado por todos os fabricantes de medicamentos até 2016, a Anvisa poderá conhecer os eventos relacionados aos medicamentos por meio de informações contidas nos arquivos XML, conforme esquemas definidos nos arquivos XSD, publicados pela Anvisa em seu portal.
 
As disposições da Instrução Normativa 06/14 foram objeto de discussão no âmbito do Comitê Gestor da Implantação do SNCM, instância instituída pela Anvisa para monitoramento e acompanhamento da implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, no escopo da RDC Nº 54/2013. Este Comitê Gestor tem caráter interdisciplinar e intersetorial e conta com representação de 25 órgãos e entidades.
 
Clique aqui e conheça mais sobre o tema.

ANVISA

Número de infectados pelo vírus chikungunya no Brasil superou o de casos importados

Foto: Reprodução
Chikungunya tem sintomas semelhantes ao da dengue
Enquanto 41 pessoas adquiriram a doença no País, outros 38 casos foram importados 
 
O número de pacientes que foram infectados no Brasil pelo vírus chikungunya já é maior do que o número de casos importados. Dados do Ministério da Saúde mostram que 41 pessoas adquiriram a doença — prima da dengue — no País, ante 38 casos que foram contaminadas quando estavam em viagem no exterior. Dos pacientes, 33 moram no município de Feira de Santana (BA) e oito no Oiapoque (AP).

Em nota, o Ministério da Saúde informou ter destacado funcionários para auxiliar o combate e prevenção da doença nos locais onde a transmissão foi confirmada.
 
O vírus chikungunya é transmitido pela picada do mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus contaminados. Os dois mosquitos são também vetores da dengue.
 
Chikungunya tem sintomas semelhantes ao da dengue. A diferença é que a doença pode provocar, passada a forma aguda, dores nas articulações que podem perdurar por meses e exigir o tratamento de fisioterapia. Chikungunya, no entanto, não tem a forma hemorrágica. Por essa razão, mortes provocadas pela doença são mais raras.
 
R7

Silicone pode aumentar risco de câncer de mama? Veja mitos e verdades da doença

Especialistas enfatizam que idade avançada e estilo de vida são os principais fatores de risco
 
O câncer de mama ainda é uma doença que assusta e costuma estar associada à morte. No Outubro Rosa, mês de conscientização e alerta para o diagnóstico precoce e prevenção da doença, especialistas esclarecem as principais dúvidas sobre o tema.
 
Veja a seguir!
 
Silicone pode causar câncer de mama 
Mito
A mastologista Maira Caleffi, presidente da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), diz que “a prótese de silicone está totalmente isenta de culpa para provocar o câncer de mama”.

— A recomendação é que essa paciente faça acompanhamento com um mastologista [médico especialista em mama], já que o implante pode dificultar o diagnóstico da doença por meio da mamografia.

Mesmo assim, a médica reforça que mulheres com próteses também devem fazer a mamografia a partir dos 40 anos.
 
Não ter filhos aumenta o risco de câncer de mama 
Verdade
Segundo a mastologista , mulheres que optam por não ter filhos ou engravidar pela primeira vez depois dos 30 anos têm mais risco de desenvolver câncer de mama durante a vida.

— A maternidade tardia ou a opção de não ter filhos são fatores de risco para a doença e estão contribuindo para o aumento da incidência de casos. Os hormônios produzidos durante os nove meses de gestação atuam como protetores das mamas.
 
O uso de anticoncepcionais ao longo da vida pode contribuir com o problema?
O oncologista José Rodrigues Pereira do Hospital São Camilo afirma que a relação entre o uso de anticoncepcionais orais e o aumento no risco de câncer de mama ainda é controverso.

― Estudos epidemiológicos com milhares de mulheres não demonstraram aumento significativo no risco de câncer de mama. Além do mais, os anticoncepcionais atuais possuem dosagem hormonal inferior aos que eram usados antigamente.  
 
Homem tem câncer de mama?  Verdade
"O câncer de mama no sexo masculino é raro e representa 1% de todos os casos diagnosticados. A incidência em mulheres chega a ser 100 vezes maior do que em homens" afirma Pereira.
 
A terapia de reposição hormonal é um fator de risco para o câncer de mama 
Verdade
Maira diz que já é comprovado que a terapia de reposição hormonal é um fator de risco para o câncer, principalmente quando se faz uso combinado de estrogênio e progesterona.
 
O câncer de mama tem cura 
Verdade
Pereira afirma que “quanto mais precoce for diagnosticado do câncer, maior a chance de cura”. 

— Tumores em estádios iniciais apresentam chance de cura de 80% a 95%. Nos tumores em estágios avançados, a chance de cura cai para 50% a 70%.
 
Após o tratamento de câncer, a mulher perde todas as chances de ser mãe 
Mito
A mastologista Maira garante que é seguro ter filhos após o diagnóstico de câncer.

— A única recomendação é que a mulher espere para engravidar de dois a três anos após o término do tratamento.

Como a quimioterapia, pode destruir os óvulos ou induzir a mulher a uma menopausa precoce, a médica explica que a recomendação para as mulheres jovens que desejam ter filhos é congelar os óvulos, assim no futuro podem recorrer à técnica de fertilização in vitro.

— Mas isso não significa que a gravidez não possa acontecer de forma natural, é uma precaução.
 
Mulheres abaixo dos 40 anos estão isentas de ter câncer de mama
Mito
Embora mais raro, o câncer de mama também pode aparecer em mulheres de 20 ou 30 anos, podendo ou não estar associado a um componente genético.

Segundo a presidente da Femama, o risco do câncer aumenta conforme a idade, sendo mais frequente a partir dos 40 anos — quando a mamografia é indicada.
 
O autoexame é capaz de detectar todos os tumores 
Mito
O oncologista reforça que menos de 10% dos tumores de mama são identificados por meio do autoexame.

— Ele não deve ser considerado como substituto à mamografia porque não foi demonstrada redução da mortalidade por câncer com essa prática. Mas, nem por isso deve ser abandonado, pois o autoexame pode reduzir o número de casos avançados.
 
R7

Processo seletivo Prefeitura de Alto Bela Vista - SC

O município catarinense de Alto Bela Vista, através da empresa Assessoria e Consultoria Pública e Privada Eireli EPP (ASSCON-PP), divulgou o edital nº 002/2014 de processo seletivo, destinado à formação de cadastro de reserva de profissionais de todos os níveis de escolaridade na Prefeitura.
 
As vagas são para os cargos de agente comunitário de saúde, agente de limpeza e copa, assistente social, auxiliar de creche, farmacêutico, fonoaudiólogo, merendeira e psicólogo, com ganhos de R$ 855,53 a R$ 3.706,47, mais benefícios. Os profissionais, quando contratados, cumprirão jornadas de 20 ou 40 horas semanais, a depender da vaga para a qual foi aprovado.
 
As inscrições serão realizadas do dia 6 ao dia 18 de outubro de 2014, somente via endereço eletrônico: www.assconpp.com.br, com taxa de R$ 30,00 para nível fundamental, de R$ 40,00 para nível médio e de R$ 50,00 para nível superior. Haverá reserva de 5% das vagas para portadores de necessidades especiais.
 
A todos os participantes será aplicada prova escrita, programada para ser realizada no dia 25 de outubro de 2014, na Escola Municipal de Educação Básica Sonho Encantado, situada à Rua David Nilo Bordin nº 125, Centro, às 8h30.
 
O Gabarito e os cadernos de provas provavelmente serão divulgados no dia seguinte ao da realização da prova.
 
Estima-se que a homologação do resultado final será disponibilizada no dia 5 de novembro de 2014.
 
As informações do seletivo estarão disponíveis nos sites: www.assconpp.com.br e www.altobelavista.sc.gov.br.
 
O processo seletivo será válido por um ano, podendo o mesmo ser prorrogado por igual período, caso haja interesse da Administração Municipal.

Processo seletivo Prefeitura de Mucuri - BA tem inscrições prorrogadas

Em virtude do número de candidatos interessados em concorrer a uma das 14 vagas ofertadas pela Prefeitura de Mucuri, no interior da Bahia, a empresa Ágora Consultoria Ltda., organizadora do processo seletivo nº 002/2014, prorrogou o prazo para as inscrições no certame.
 
Os interessados que ainda não se inscreveram o poderá fazer, somente via internet,  através do endereço eletrônico: www.agoraconsultoria.srv.br, até as 20h do próximo dia 10 de outubro de 2014. A taxa permanece em R$ 100,00.
 
Para concorrer aos cargos de assistente social, enfermeiro, fonoaudiólogo, médico, nutricionista e psicólogo, os candidatos devem possuir o nível superior de ensino, na área específica que pleiteia. O vencimento é de R$ 2.255,33, por carga horária de 30 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições presenciais encerraram no último dia 30 de setembro de 2014, na cidade de Itabatã - Sub-Prefeitura - Av. Brasil, 104, Cidade Nova Mucuri - E. M. Raul Gazzinelli, Pç. Custódia Costa de Oliveira, 184, Centro.
 
As provas objetivas estão previstas para serem aplicadas na nova data de 16 de novembro de 2014. Os locais e horários serão divulgados pela Prefeitura Municipal de Mucuri no site www.agoraconsultoria.srv.br. Os gabaritos saem no dia 16 de novembro de 2014, algumas horas após o encerramento dos exames escritos, e serão disponibilizados no mural da Prefeitura e no site da organizadora. 
 
O certame terá validade de dois anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez a critério do Executivo Municipal.

Prefeitura de Mucuri - BA prorroga inscrições de processo seletivo

Foram prorrogadas, até o dia 10 de outubro de 2014, as incrições do processo seletivo edital n° 001/2014 da Prefeitura de Mucuri, no estado da Bahia. Os interessados devem recorrer ao site www.agoraconsultoria.srv.br até as 20h do novo prazo estipulado. A prorrogação, no entanto, só vale para a modalidade eletrônica e não presencial. 
 
Sob a responsabilidade da empresa Ágora Consultoria Ltda., o seletivo dispõe 18 vagas para as funções de agente de saúde e agente comunitário de saúde (nível médio completo), ofertando salário de R$ 765,00, pelo cumprimento de carga horária de 40 horas por semana.
 
As inscrições presenciais, com taxa no valor de R$ 50,00, foram realizadas até o dia 30 de setembro de 2014, na cidade de Itabatã - Sub-Prefeitura - Av. Brasil, 104, Cidade Nova Mucuri - E. M. Raul Gazzinelli, Pç. Custódia Costa de Oliveira, 184, Centro, em dias de expediente.
 
Em função da dilatação do prazo de inscrição, todo o cronograma do certame foi alterado, ficando a realização das provas objetivas para a data provável de 16 de novembro de 2014. Os locais e horários serão divulgados no mural da Prefeitura Municipal de Mucuri e no site www.agoraconsultoria.srv.br.
 
Os gabaritos são esperados para o mesmo dia, horas após o término das provas objetivas. Os mesmos serão disponibilizados na Prefeitura e no endereço eletrônico da empresa organizadora, citado acima.

O prazo de validade do processo seletivo é de dois anos, contados da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período.

Prefeitura de São Bento do Sul - SC anuncia processo seletivo

A Prefeitura de São Bento do Sul, no estado de Santa Catarina, através da Secretaria Municipal de Administração, abriu edital de processo seletivo, regido pelo nº 007/2014, destinado ao cadastramento de profissionais de níveis fundamental incompleto e superior.

Os aprovados atuarão em jornadas semanais que vão de 10 a 40 horas e receberão por isso remunerações que podem variar de R$ 765,26 a R$ 2.023,61.

O processo seletivo dispõe vagas para os cargos de auxiliar de serviços gerais, auxiliar de serviços e professor em diversas classes e disciplinas, incluindo intérprete de libras para a Educação Especial.

Os interessados deverão fazer suas inscrições de 6 a 15 de outubro de 2014, no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, que fica na Rua Jorge Lacerda, nº 75, Centro. O atendimento ocorre das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h.

Os inscritos serão classificados por meio de escolaridade e tempo de serviço. O processo seletivo será válido durante o ano de 2014.

Concurso Prefeitura de Guarujá - SP abre vagas para SESAU/ SAMU

A Prefeitura de Guarujá, no estado de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Administração – ADM, lançou edital de concurso público, ofertando 235 vagas, das quais 76 são imediatas e 159 para formação de cadastro de reservas, em funções de médico socorrista, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor de veículos (níveis fundamental, médio e superior).
 
Conforme informações do edital 001/2014 – SESAU/SAMU, o concurso ficará sob responsabilidade da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS. Os salários variam de R$ 1.416,00, R$ 3.238,00, R$ 3.295,50 e de R$ 588,60 por cada plantão de médico socorrista. A carga horária é de 12, 30 e 40 horas semanais.

Aos condutores de veículos de urgência serão concebidos adicional de 25% incidente sobre o vencimento inicial.

GAPP (Plantão Semanal de 2ª a 6ª.) - R$ 400,00;
GAPP (Plantão Final de Semana) - R$ 600,00;
Adic. de Insalubridade - R$ 144,80.
 
Inscrições Concurso SESAU/SAMU de Guarujá
As inscrições serão recebidas no período de 6 a 19 de outubro de 2014. Serão efetuadas exclusivamente via internet, por meio do endereço eletrônico: www.guaruja.sp.gov.br, exceto para aqueles com direito a isenção de pagamento (Seção II). As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 70,00 de acordo com o emprego escolhido.
 
O provimento dos cargos se dará por ordem de classificação no concurso. Os aprovados em colocação superior a 76ª posição irão compor a lista dos profissionais que serão convocados na medida em que as vagas forem surgindo enquanto valer o concurso.
 
Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas na data prevista de 9 de novembro de 2014, no município de Guarujá, preferencialmente em dias de domingo ou feriados. A convocação para a realização das provas será efetuada mediante publicação dos competentes editais de convocação no Diário Oficial do Município de Guarujá, podendo ser acompanhado através do endereço eletrônico www.guaruja.sp.gov.br.
 
A publicação do gabarito da prova objetiva será na data prevista de 12 de novembro de 2014, no Diário Oficial do Município, podendo ser acompanhado pelo site www.guaruja.sp.gov.br.
 
Validade
O concurso público terá validade por dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a contar da data de sua homologação.

Missão Sal da Terra - MG abre processo seletivo

A associação beneficente de caráter filantrópico Missão Sal da Terra, da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, por meio da empresa Reis e Reis Auditores Associados, publicou edital n° 01/2014 retificado, referente à realização de processo seletivo que destinará 452 vagas, entre imediatas e cadastro de reserva. Deste total, 47 são reservadas exclusivamente para portadores de necessidades especiais e 405 para ampla concorrência.
 
As oportunidades são para os cargos de agente de saúde, assistente administrativo, assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de serviços gerais, cirurgião dentista, enfermeiro, engenheiro de segurança do trabalho, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico (clínico geral, pediatra, neuropediatra e traumatologista), motorista, nutricionista, oficial de manutenção e reparos, porteiro/maqueiro, psicólogo, serviços gerais, técnico em segurança do trabalho, técnico em enfermagem, técnico em manutenção de equipamentos, técnico de radiologia e técnico em saúde bucal.
 
Os salários variam de R$45,15 hora até o montante de R$ 10.939,99, com carga horária de 48 a 200 horas mensal.  O seletivo é aberto a candidatos de todos os níveis de escolaridade.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas até o dia 12 de outubro de 2014, via endereço eletrônico: www.reisauditores.com.br, com taxas de R$ 40,00 a R$ 95,00 de acordo com o cargo pleiteado.
 
Provas, Gabarito e Validade
O seletivo será composto de prova objetiva de múltipla escolha e de avaliação de títulos. A prova está prevista para ser aplicada no dia 16 de novembro de 2014, com duração de três horas em local e horário a serem informados.
 
O gabarito provavelmente será disponibilizado no dia da realização da prova, a partir das 20h.
 
A entrega de títulos deverá ocorrer entre os dias 8 e 9 de dezembro de 2014, na Rua da Bahia nº 1004, Conj. 904, Centro - CEP: 30.160-011 na cidade de Belo Horizonte/MG.
 
O resultado final é aguardado para o dia 29 de dezembro de 2014, a partir das 16h, no quadro de publicações da Missão Sal da Terra.
 
Todas as publicações referentes ao seletivo estarão disponíveis na internet, através dos endereços eletrônicos: www.missaosaldaterra.org.br e www.reisauditores.com.br.

A validade do processo seletivo será de um ano, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Estação - RS

Na cidade de Estação, no Rio Grande do Sul, a prefeitura lançou o edital de concurso público nº 001/2014 para o preenchimento de 3 vagas nos cargos de professor, psicólogo e oficial administrativo auxiliar.

O concurso, que será executado pela empresa Objetiva Concursos Ltda., oferece salários variados de R$ 1.145,00 a R$ 2.290,56 mais vale-alimentação no valor de R$ 282,04 mensais.  A carga horária é de 20, 22 e 40 horas semanais, de acordo com a vaga.

As inscrições deverão ser feitas via internet até as 23h59min do dia 19 de outubro de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. O valor da inscrição vai de R$ 31,53 a R$ 105,20.

Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador conectado à rede, durante o período de inscrição, no horário das 07h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, de segunda à sexta-feira, em dias úteis, no Telecentro Comunitário de Estação, situado à Rua Fiorelo Piazzeta, 95.

A prova objetiva será realizada na data prevista de 16 de novembro de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições, em 31 de outubro de 2014.

O concurso terá validade por dois anos, a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais dois anos, a critério do Município de Estação.

Prefeitura de Mucuri - BA prorroga inscrições de concurso público

Após encerrar as inscrições presenciais, a Prefeitura de Mucuri, no estado da Bahia, prorrogou o prazo para a realização das inscrições eletrônicas do concurso público n° 001/2014. As mesmas podem ser feitas até as 20h de 10 de outubro de 2014, através do site: www.agoraconsultoria.srv.br, ao custo de R$ 50,00 a R$ 100,00, conforme vaga pretendida.
 
Segundo edital de concurso público n° 001/2014, são ofertadas 67 vagas para profissionais de níveis médio, médio/técnico e superior. Os salários variam de acordo com a função, podendo chegar a R$ 2.255,33. O concurso público será realizado sob a responsabilidade da empresa contratada, Ágora Consultoria Ltda.

As chances são para os cargos de auditor fiscal, auxiliar administrativo, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de farmácia, especialista em educação - supervisão, farmacêutico, fiscal de arrecadação de tributos, fiscal de obras e posturas e demais funções.

As inscrições presenciais encerraram no último dia 30 de setembro de 2014, na cidade de Itabatã - Sub-Prefeitura - Av. Brasil, 104, Cidade Nova Mucuri - E. M. Raul Gazzinelli, Pç. Custódia Costa de Oliveira, 184, Centro, exceto aos sábados, domingos e feriados.
 
As provas objetivas foram remarcadas  e serão realizadas provavelmente no dia 16 de novembro de 2014. Os locais e horários serão divulgados na Prefeitura Municipal de Mucuri e no site www.agoraconsultoria.srv.br. Já os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados na data prevista de 16 de novembro de 2014, também na Prefeitura no site da organizadora.

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez a critério da Prefeitura Municipal.

Prefeitura de Vitória - ES abre vagas na área da saúde

A Prefeitura de Vitória, no estado do Espírito Santo, divulgou edital de processo seletivo nº 017/2014 para a contratação de médicos, em caráter urgente. São oferecidas 27 vagas, com salários variados entre R$ 3.925,90 e R$ 8.270,82, sendo que também é oferecido incentivo ao desempenho que pode chegar a R$ 25.191,94 anual. As jornadas podem ser de 20 ou 40 horas, mas para algumas especialidade a carga é de 100 horas mensais.

As chances são para as funções de médico alergista, cirurgião geral, clínico diarista, clínico, plantonista, gastroenterologista, ginecologista, infectologista, médico neurologista, entre outras especialidades.

As inscrições seguem abertas até o dia 10 de outubro de 2014, exclusivamente no site www.vitoria.es.gov.br/processos-seletivos/. Em seguida deverá ser encaminhada a ficha de inscrição devidamente preenchida, além dos documentos descritos no edital, à Coordenação de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde entre os dias 13 e 14 de outubro de 2014.

Os inscritos serão avaliados por meio de análise de títulos, ao qual serão atribuídos pontos a quesitos como tempo de experiência e qualificação profissional.

A validade do processo seletivo será de 18 meses, a partir da homologação do resultado final, sendo prorrogável pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Itabirito - MG

A Prefeitura de Itabirito, no estado de Minas Gerais, divulgou o extrato do edital nº. 006/2014 de concurso público, que visa o preenchimento de 288 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade.

Cargos: Administrador de Empresas, Advogado, Agente de Monitoramento, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Biólogo, Contador, Designer, Economista, Educador Ambiental, Engenheiro (Civil, Segurança do Trabalho), Guia de Turismo, Historiador, Inspetor de Alunos, Instrutor de Informática, Instrutor Desportivo I/II, Jornalista, Monitor de Apoio Escolar/Transporte, Orientador Social, Professor (Teatro e Desportivo I/II), Psicólogo I/II, Publicitário, Secretária Escolar, Técnico Administrativo I/II, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Turismo, Telefonista, Topógrafo e Turismólogo.

A inscrição será efetuada no site www.gestaoconcurso.com.br, no período compreendido entre 10h00min do dia 08 de dezembro de 2014 a 22h00min do dia 07 de janeiro de 2015 (horário oficial de Brasília/DF).

A taxa de inscrição é de:

Nível fundamental: R$ 45,00;
Nível médio: R$ 60,00, 70,00, 75,00 e 90,00;
Nível superior: R$ 60,00, 80,00, 90,00, 110,00, 120,00 e 150,00.

O concurso consistirá de prova objetiva, prevista para 08 de fevereiro de 2015, sendo que o local e o horário de sua realização serão confirmados no comprovante definitivo de inscrição.

O concurso público será realizado pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Fundação Renato Azeredo (FRA), na Rua das Tangerinas, 933, Bairro Vila Clóris, Belo Horizonte/MG, CEP 31.744-108, telefone (31) 3319-8700, sítio www.gestaoconcurso.com.br e e-mail comunicacao@gestaoconcurso.com.br.

O extrato do edital encontra-se disponível no Diário Oficial de Minas Gerais - Publicações de Terceiros e Editais de Comarcas, caderno 2, edição de 03 de outubro de 2014, pág. 14 e 15.

Prefeitura de Paraibuna - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Paraibuna, no estado de São Paulo, tornou público o edital de processo seletivo nº 001/2014, tendo como objetivo o preenchimento de 7 vagas, mais cadastro reserva, para profissionais de todos os níveis de escolaridade, nos cargos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário e Médico Clínico Geral. Os salários podem chegar a R$ 9.264,85.
 
A inscrição deverá ser efetuada no site www.duxconcursos.com.br, até 31 de outubro de 2014. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 (níveis fundamental e médio) e R$ 50,00 (nível superior).
 
A seleção será realizada por meio de prova objetiva, prevista para 23 de novembro de 2014, em locais e horários a serem divulgados do dia 05 a 07 de novembro de 2014.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 24 de novembro de 2014, nos sites www.duxconcursoscom.br e www.paraibuna.sp.gov.br, e mediante publicação em jornal oficial do Município.
 
O processo seletivo terá validade de 01 ano, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Tupãssi - PR

A Prefeitura de Tupãssi, no estado do Paraná, divulgou o edital de concurso público nº 01/2014. O objetivo é a contratação de 19 profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração prevista vai de R$ 724,00 a R$ 9.000,00, em jornadas de até 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de motorista II, servente, agente administrativo, educador infantil, orientador social e médico.
 
As inscrições podem ser feitas a partir do dia 06 de outubro até o dia 06 de novembro de 2014, através do site www.fundacaofafipa.org.br.
 
O valor da taxa de inscrição vai de R$ 20,00 até R$ 120,00, de acordo com o nível do cargo pretendido.
 
A prova objetiva, para todos os cargos provavelmente será aplicada no dia 30 de novembro de 2014, em horário e local a ser informado antecipadamente. Haverá prova de títulos para os candidatos ao cargo de educador infantil.
 
O gabarito preliminar está previsto para ser divulgado um dia após a aplicação da prova objetiva, no endereço eletrônico www.fundacaofafipa.org.br.
 
O concurso público, que será executado pela Fundação de Apoio à UNESPAR, terá validade de 02 anos, a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Prefeitura.

Concurso Prefeitura de Ivaí - PR

Foi divulgado, por meio da empresa Exatus Promotores de Eventos e Consultoria, no município de Ivaí, no Estado do Paraná, dois editais de nºs 004 e 005/2014 de concurso público para contratação de 37 profissionais de todos os níveis de escolaridade, para fazer parte do quadro de servidores da Prefeitura.
 
O edital nº 004/2014 está aberto a candidatos de todos os níveis de escolaridade, para as funções de agente de endemias, assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, dentista, enfermeiro, engenheiro, farmacêutico, instrutor de informática, médico, motorista, nutricionista, operador de máquinas, operador de patrulha agrícola, professor, psicólogo, técnico em agropecuária, técnico em enfermagem, técnico em radiologia. A todos os inscritos neste edital, será aplicada prova objetiva e avaliação de títulos.

Os aprovados farão jus a remunerações de R$ 914,01 a R$ 3.712,50, em jornadas de 20, 24, 30 e 40 horas semanais.

Já no edital nº 005/2014 é direcionado a profissionais de níveis médio e superior de ensino para os cargos de agente comunitário de saúde, auxiliar de dentista, auxiliar de enfermagem, dentista, enfermeiro e médico, com ganhos de R$ 914,01 a R$ 5.477,51, em cumprimento a jornada de 40 horas semanais. Os inscritos passarão por prova objetiva.

Em ambos os editais os interessados terão até o dia 17 de outubro de 2014 para efetuarem inscrições, somente via endereço eletrônico: www.exatuspr.com.br, com taxas de R$ 20,00 para nível fundamental, R$ 30,00 para nível médio e de R$ 50,00 para nível superior.

As informações sobre as provas serão disponibilizadas através de cartão de inscrição, disponível para impressão, no site da organizadora.

 Os gabaritos serão publicados, após a aplicação das provas, em editais nas dependências da Prefeitura, no Jornal da Manhã e nos sites: www.exatuspr.com.br e www.ivai.pr.gov.br.

Os concursos públicos serão válidos por dois anos, a contar da data de publicação do ato de homologação dos resultados, prorrogável uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Monsenhor Paulo - MG publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Monsenhor Paulo, no interior de Minas Gerais, publicou o edital de processo seletivo nº 019/2014. O objetivo é a contratação de um profissional, que possua nível superior em fonoaudiologia e registro no conselho regional de MG.
 
A remuneração prevista para o contratado é de R$ 530,00, em carga horária de quatro horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 07 de outubro de 2014, na Divisão de Recursos Humanos no prédio da Prefeitura de Monsenhor Paulo, situado na Praça Coronel Flávio, nº 204, Centro, das 9h às 16h.
 
A seleção dos candidatos será feita através de avaliação curricular, que provavelmente acontecerá no dia 08 de outubro de 2014.
 
O resultado preliminar está previsto para ser divulgado no dia 08 de outubro de 2014, a partir das 14 horas.
 
O processo seletivo terá validade pelo período de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração.

Prefeitura de Santana de Parnaíba - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Santana de Parnaíba, no estado de São Paulo, divulgou o edital de processo seletivo nº 04/2014. O objetivo é o cadastro de reservas, de candidatos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração prevista para os contratados vai de R$ 788,68 a R$ 7.292,96, em jornadas de até 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de agente de serviços de alimentação, agente de atendimento, técnico de enfermagem, médico varias áreas e PEB II.
 
As inscrições podem ser feitas no período de 06 a 23 de outubro de 2014, através do site www.institutomais.org.br.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 12,00 para nível fundamental, R$ 14,50 nível médio e R$ 19,50 nível superior.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 09 de novembro de 2014, em local e horário a ser informado.
 
O gabarito provavelmente será divulgado no primeiro dia útil após a data de realização da prova e será publicada nos sites www.institutomais.org.br e www.santanadeparnaiba.sp.gov.br.
 
O Processo Seletivo, que será realizado por meio do Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social, terá validade pelo período de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de homologação da publicação do resultado final.

Concurso Prefeitura de Timóteo - MG

A Prefeitura de Timóteo, no estado de Minas Gerais, através da empresa IMAM Concursos Públicos, publicou edital de concurso público n° 001/2014, com a finalidade de preencher 227 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 2.247,98 em carga horária de 25 a 30 horas semanais. Do total de vagas, 15 serão reservadas para pessoas com deficiência.
 
As vagas são para os empregos de Oficial de Obras e Serviços, Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Motorista de veículos pesados, Agente Administrativo, Secretário Escolar, Pedagogo, Professor I e Professor II em diversas áreas.
 
A inscrição será recebida, exclusivamente, via internet no endereço eletrônico www.imam.org.b, a partir das 10h do dia 08 de dezembro de 2014 até às 23h59 do dia 08 de janeiro de 2015. As taxas variam de R$ 32,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

O candidato que tiver dificuldade de acesso a internet poderá, pessoalmente ou através de procurador, comparecer, durante o período de inscrição, diretamente a Praça Cidadã, localizada na Av. Acesita, 3230, B. São José, Timóteo-MG, CEP 35182901, no horário de 9h às 12h e das 13h30 às 17h de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, munido de documento de identidade e CPF para realização de sua inscrição e impressão do seu boleto bancário.

As provas serão aplicadas na cidade de Timóteo provavelmente nos dias 07 e/ou 08 de março de 2015. O dia, horário e local serão definidos no Cartão de Inscrição.

Os locais e horários de realização das provas estarão disponíveis para consulta na internet, no endereço eletrônico www.imam.org.br, no mínimo 10 dias antes da data de sua realização.

O gabarito provisório para conferência do desempenho dos candidatos será publicado pela Comissão de Concurso, até o 2º (segundo) dia útil após a realização da respectiva prova, no Quadro de Avisos da Prefeitura e nos sites www.timoteo.mg.gov.br e www.imam.org.br.

O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a juízo do Executivo Municipal.

Epimed e Microsoft lançam software para núcleos de segurança do paciente

Software recebeu R$ 1,5 milhão em investimentos. Sistema é capaz de cruzar dados de eventos adversos com informações clínicas de pacientes
 
Um software de gestão hospitalar cuja principal preocupação é a segurança do paciente, com melhoria da qualidade assistencial e prevenção de eventos adversos e infecções hospitalares. É essa a premissa de um novo sistema, criado pela Epimed Solutions com suporte tecnológico da Microsoft, com investimento de R$ 1,5 milhão.

Desenvolvido para dar suporte aos núcleos de qualidade nos hospitais, o Segurança do Paciente, como foi chamado, usa banco de dados, linguagem e tecnologia da Microsoft. O produto será apresentado a médicos e profissionais de saúde durante a 31ª Conferência Internacional da ISQua - organização sem fins lucrativos que visa melhorar a qualidade assistencial e a segurança dos pacientes em todo o mundo - entre 5 e 8 de outubro, no Rio de Janeiro.

Segundo a fabricante, o sistema permite a associação dos dados relacionados aos eventos adversos com as informações clínicas e epidemiológicas dos pacientes, aumentando o escopo dos dados assistenciais e do processo de notificação, análise, classificação e tratativa dos incidentes. Os indicadores de qualidade e segurança do novo software seguem as diretrizes atuais do IHI (Institute for Healthcare Improvement), de acreditações nacionais e internacionais e do Programa Nacional de Segurança do Paciente, projeto do Ministério da Saúde em parceria com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Para Carlos Eduardo Reis, diretor geral da Epimed, a metodologia permite que equipes que atuam nos grupos de qualidade possam acompanhar indicadores de assistência de UTIs, CCIHs e outros setores do hospital, com auxílio do sistema, que propõe soluções para ajustes e medidas corretivas.

O lançamento comercial do Segurança do Paciente deve ocorrer em novembro.

Conjunto
A parceria com a Microsoft começou há cerca de seis anos, quando os médicos Jorge Salluh, Marcio Soares e Carlos Eduardo Reis (fundadores da Epimed) deram partida ao desenvolvimento de um sistema de gestão de UTI. De acordo com Francisco Sapori Junior, diretor da área de saúde da Microsoft na América Latina, há um enorme potencial para que soluções de tecnologia contribuam ainda mais para melhorias no ambiente hospitalar.

Atualmente, segundo a Epimed, o Monitor (primeiro sistema desenvolvido em parceria pelas duas empresas) monitoriza dados clínicos de 10 mil leitos de UTI em 350 hospitais públicos e privados do Brasil. O trabalho em conjunto se estendeu para a criação do sistema CCIH, direcionado ao controle da taxa de infecções hospitalares pelas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIHs).
 
Saúde Web

Estudo reverte perda de memória em pacientes com Alzheimer

Pesquisa da Universidade da Califórnia é a primeira a sugerir que a perda de memória em pacientes com a condição pode ser revertida
 
A perda de memória em pacientes de Alzheimer foi revertida pela primeira vez, dizem os cientistas. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.
 
Um pequeno estudo com dez pacientes provou que nove mostraram melhora na memória dentro de três a seis meses de tratamentos.
 
A pesquisa, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, é a primeira a sugerir que a perda de memória neste tipo de paciente pode ser revertida.
 
Seis pacientes tinham parado de trabalhar no período que se uniram ao estudo. Todos eles se sentiram aptos para voltar e continuar trabalhando, com melhora de performance.
 
Dale Bredesen, do centro de pesquisa do Alzheimer da universidade, acredita que as conclusões podem trilhar caminhos para o primeiro tratamento efetivo para a doença.
 
No entanto, novos testes precisam ser feitos na área, já que até hoje nenhum remédio foi capaz de parar ou mesmo desacelerar a progressão do Alzheimer.
 
O tratamento envolve um programa terapêutico completo, combinando mudanças na dieta, estimulação cerebral, exercícios, otimização do sono, drogas específicas e vitaminas.
 
O especialista afirma que bilhões de dólares já foram investidos na busca de alternativas para a doença, sem sucesso. “Isso sugere que uma abordagem terapêutica mais ampla, ao invés de uma única droga que tem como objetivo um único alvo, pode ser altamente mais eficaz para tratar o declínio cognitivo causado pela doença do Alzheimer.”
 
Ele comparou a doença a um telhado repleto de furos, sendo que a droga agiria em apenas um deles.
 
“Ela vai funcionar, e um único buraco vai ser consertado, mas você ainda tem 35 lacunas”, observa.
 
Bredensen complementa que a abordagem proposta é personalizada para cada paciente.
 
Ele admitiu, no entanto, que o estudo tem falhas e precisa ser aprimorado. Os resultados foram publicados no jornal Aging.
 
Terra

Cinco doses de álcool por semana já podem prejudicar os espermatozoides

Pesquisa concluiu que essa quantidade de álcool é suficiente para alterar a qualidade do sêmen
 
O consumo de bebida alcoólica, mesmo moderado (cinco doses por semana), pode prejudicar a qualidade do esperma de homens jovens e saudáveis, aponta um novo estudo. E, segundo a pesquisa, o prejuízo aumenta quanto maior a quantidade de álcool ingerida.
 
A qualidade do esperma de um homem está ligada à proporção de espermatozoides de tamanho e formato normais identificados em uma amostra de sêmen. Quanto maior essa proporção, melhor a sua qualidade.
 
O novo estudo, feito na Universidade do Sul da Dinamarca, se baseou nos dados de cerca de 1 200 homens saudáveis de 18 a 28 anos que prestaram serviço militar no país e que, por isso, passaram por exames médicos ao longo de quatro anos. Durante esse tempo, eles também fizeram entrevistas nas quais deveriam relatar seu consumo de álcool e tiveram amostras de sêmen analisadas.
 
Impactos
Em média, os participantes consumiam onze doses de álcool por semana. Os pesquisadores descobriram que a quantidade de bebida ingerida na semana anterior à avaliação médica interferiu na qualidade do esperma dos homens. O fato de essa quantidade de álcool ter sido ingerida ao longo dos sete dias ou de uma só vez, no entanto, não influenciou os resultados.
 
Os prejuízos foram observados em homens que consumiam pelo menos cinco doses de álcool por semana, mas foram mais significativos entre aqueles que ingeriam semanalmente 25 doses ou mais.
 
Homens que consumiam mais de 40 doses de álcool por semana tinham 51% menos espermatozoides de tamanho e formato normais em uma amostra de sêmen do que aqueles que bebiam até cinco doses por semana. Esses participantes também apresentaram uma contagem de esperma 33% menor.
 
“Os homens devem ser advertidos de que o consumo habitual de bebida alcoólica pode não só afetar a saúde em geral, mas também o seu sistema reprodutivo”, escrevem os autores no artigo, que foi publicado nesta quinta-feira no BMJ Open.
 
Conheça a pesquisa

Onde foi divulgada: periódico BMJ Open

Quem fez: Tina Kold Jensen, Mads Gottschau, Jens Otto Broby Madsen, Anne-Maria Andersson, Tina Harmer Lassen, Niels E Skakkebæk, Shanna H Swan, Lærke Priskorn, Anders Juul e Niels Jørgensen

Instituição: Universidade do Sul da Dinamarca

Resultado: Homens que bebem mais do que cinco doses de álcool por semana já prejudicam a qualidade dos espermatozoides.

Veja

Estimular memória de curto prazo protege crianças do uso de drogas

Adolescentes com forte memória de trabalho, ou seja, de curto prazo, têm mais chances de escapar do uso abusivo de drogas, mesmo que tenham sido expostos a elas em idade precoce
 
A conclusão é de um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos.
 
A equipe, coordenada por Atika Khurana, avaliou quase 400 meninos e meninas de 11 a 13 anos em situação de risco. Eles foram acompanhados até o final da adolescência.
 
Estudos anteriores já indicaram que, quando jovens experimentam drogas muito cedo, o risco de se tornarem dependentes no futuro é muito alto. Apesar disso, há os que deixam de usar a substância conforme envelhecem. Para os pesquisadores, a memória de curto prazo pode ser um fator que colabora com isso.
 
Para comprovar a tese, a equipe aplicou quatro diferentes testes de memória nas crianças, no início da pesquisa, e acompanhou a evolução dos participantes em relação ao uso de drogas. No fim, ficou claro que os jovens que apresentaram bom desempenho nos testes foram os menos propensos a progredir no uso das substâncias.
 
A explicação, segundo os pesquisadores, é que regiões pré-frontais do cérebro, ligadas à atenção e à memória de curto prazo, são capazes de exercer controle sobre o comportamento impulsivo e a busca por recompensa imediata.
 
A descoberta sugere novas abordagens para a prevenção do uso de drogas. O trabalho, publicado na revista Development and Psychopathology, sugere que um ambiente familiar com rotinas estruturadas e estimulação cognitiva pode fortalecer a memória de trabalho em crianças já a partir dos 3 anos. Para as mais velhas, a indicação é de atividades que estimulam a competência social e a resolução de problemas.

UOL

Baixos níveis de oxitocina no pós-parto podem estar ligados a um vínculo fraco de mãe com filha

Estudo australiano aponta que mulheres com relacionamento conturbado com a mãe podem ter dificuldades de se relacionar com seus próprios filhos
 
Mulheres que têm problemas de relacionamento com suas mães são mais propensas a sofrer de baixos níveis do hormônio oxitocina depois que elas dão à luz, fazendo com que tenham dificuldade para se relacionar com seus próprios filhos, segundo pesquisa realizada pela Universidade de New South Wales.
 
É a primeira vez que uma ligação é feita entre oxitocina, vínculo e ansiedade de separação, uma condição em que as pessoas constantemente verificam seus entes queridos e se preocupam que algo ruim pode acontecer com eles.
 
No estudo, publicado na revista PLoS ONE, amostras de sangue foram retiradas de mais de 100 mulheres grávidas no hospital de Liverpool.
 
Aquelas que relataram relacionamentos maternais problemáticos apresentaram um déficit claro na oxitocina, o hormônio do vínculo e da confiança, em comparação com aquelas que relataram vínculos fortes com a mãe na infância.
 
- Os resultados imediatos do pós-parto mostram que o que você experimentou na paternidade – essas experiências formadoras – são fundamentais para a resposta ao hormônio da oxitocina – disse o principal autor do estudo, o professor Valsamma Eapen. – Acreditamos que a ansiedade da separação de seus entes queridos possam servir durante a gravidez como uma bandeira vermelha para identificar as mulheres que têm traços inseguros e interpessoais negativos, e temos de nos concentrar nessas questões como um componente essencial da gestão de ansiedade ou depressão.
 
Eapen, que também é cátedra de psiquiatria infantil e adolescente da universidade, disse que elas poderiam ser alvo de intervenções psicológicas cedo, talvez em conjunto com o tratamento de oxitocina. O próximo passo da pesquisa seria, portanto, segundo ele, acompanhar os bebês das mulheres estudadas para ver como esses fatores influenciaram o seu nível de apego e seu comportamento.
 
O professor Philip Boyce, chefe da psiquiatria perinatal da Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital Westmead em NSW, afirmou que os estudos em animais mostraram que oxitocina estava muito intimamente relacionada com a forma como os animais se relacionam com a sua prole.
 
No entanto, ele ratificou que pesquisadores estão cada vez mais examinando como ela afeta as relações humanas.
 
- Já houve trabalhos que observaram o uso da oxitocina para melhorar relacionamentos, por exemplo em pessoas com autismo, que podem ter dificuldades para formar relações sociais – disse. – Houve também algumas experiências interessantes feitas em casais que discutem muito para ver se o tratamento com a oxitocina pode ajudar a melhorar sua relação.
 
O Globo

Parece chocolate, mas é alfarroba

Alfarroba é um tipo de vagem
Tipo de vagem é matéria-prima para doces muito semelhantes ao chocolate
 
Já ouviu falar em alfarroba? Uma vagem, fruto da alfarrobeira, conhece? E ajudaria dizer que os produtos feitos a partir dela são com frequência comparados a um velho amigo de todos nós, o chocolate?
 
A alfarroba, originária do Mediterrâneo, não é tão popular no Brasil quanto os doces à base de cacau, cultivado há séculos no país. Mas ela tem atraído mais simpatizantes com a divulgação de pesquisas que atestam suas qualidades nutricionais,
 
De acordo com a nutricionista Gilberti Helena Hubscher Lopes, enquanto o cacau contém até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba tem, em média, 0,7% de gordura e alto teor de carboidrato (açúcares naturais, sacarose e frutose), que varia de 38% a 45%. A alfarroba dispõe de muitas fibras e, em sua gordura, existe fonte de ácidos graxos essenciais, como o ômega 3 e o ômega 6. De quebra, tem menos calorias que o chocolate: 180 para o doce de cacau contra apenas 80 calorias para o feito com a vagem (em uma porção de 20g).
 
As vantagens da alfarroba não param por aí, uma vez que é isenta de cafeína e teobromina, estimulantes que, isolados ou em conjunto, podem causar dor de cabeça. A alfarroba pode ser utilizada por pessoas com diabetes – mas é necessário ficar atento à composição dos produtos, pois mesmo que seu sabor seja naturalmente adocicado, alguns têm adição de açúcar. De forma geral, os doces com alfarroba também não contêm glúten, então, podem ser consumidos por celíacos. E, conforme indica a nutricionista Sálua Finamor, eles contêm polifenóis, substâncias antioxidantes que podem inibir a proliferação de células tumorais.
 
Mas Sálua alerta que, apesar dos benefícios, a alfarroba não está totalmente liberada, afinal ela tem quantidade considerável de calorias.
 
– Temos de lembrar que é necessário ter uma alimentação balanceada – ressalta a nutricionista.
 
A cara é de chocolate. E o paladar?
Encontrados em supermercados, casas de alimentos naturais e lojas de conveniência, os produtos à base de alfarroba têm aparência idêntica a do chocolate, mas o cheiro, o sabor e a consistência são diferentes. Eles não são tão doces quanto o chocolate ao leite, mas também não se deve aguardar o mesmo paladar do chocolate amargo. Além disso, deixam um gostinho de queimado na boca. O preço também é outro: o ingrediente costuma ser importado de países como a Argentina, tornando os produtos um pouco mais caros.
 
Já os usos na culinária são semelhantes aos do chocolate. A nutricionista Paloma Tusset utiliza a alfarroba para substituir o chocolate ao leite e o achocolatado no seu curso de gastronomia saudável.
 
Ela também faz shakes, cookies, mousses, entre outras receitas. Paloma ainda recomenda o creme de avelã com alfarroba, além das barras com a vagem em substituição às barrinhas de cereal com chocolate ao leite. Existem as opções de alfarroba recheada com coco ou banana, de bombom com passas de uva ou flocos de arroz, de damascos cobertos, entre outras.
 
Por que a alfarroba faz bem
— Produtos feitos a partir da alfarroba não costumam ter adição de açúcar, glúten e estimulantes como cafeína e teobromina
 
— Tem lipídios em baixa concentração
 
— Sua fibra de alta viscosidade tem vários efeitos importantes na saúde, como melhorar a flora intestinal boa
 
— Contém polifenóis, substância antioxidante que pode inibir a proliferação de células tumorais
 
— Tem boa quantidade de ferro, potássio, fósforo, manganês, cobre, além de zinco, cálcio, vitaminas B1 e B2
 
— Na gordura da alfarroba são encontradas fontes de ácidos graxos essenciais como o ômega 3 e o ômega 6
 
Zero Hora

Adolescentes que fazem refeições em família têm menos risco de obesidade

Segundo a pesquisa, as refeições com familiares tendem a incluir frutas, vegetais, cálcio e grãos integrais
 
O almoço de domingo em família, se repetido mais vezes durante a semana, pode evitar a obesidade, afirmou um estudo publicado no Journal of Pediatrics. Segundo a pesquisa, as refeições com familiares tendem a incluir frutas, vegetais, cálcio e grãos integrais — alimentos importantes na prevenção do problema.

Os pesquisadores das universidades de Minnesota de Columbia analisaram dados de um estudo que durou 10 anos e foi realizado com 2.287 participantes. Eles examinaram, entre adolescentes, a variação de peso relacionado com ingestão alimentar, atividade física e dietas de emagrecimento.
 
Foram feitas perguntas para avaliar a frequência das refeições em família e também sobre o índice de massa corporal.
 
— É importante identificar os fatores variáveis no ambiente doméstico, como as refeições da família, que podem proteger contra o excesso de peso e a obesidade durante a transição para a vida adulta — explica Jerica M. Berge, responsável pelo estudo.
 
Dos entrevistados, 51% tinham sobrepeso e 22% eram obesos. Entre os adolescentes que não comiam com a família, 60% estavam com sobrepeso e 29% eram obesos. No geral, qualquer nível de frequência de refeições em família— mesmo que uma ou duas por semana — foi significativamente associado a chances reduzidas de sobrepeso ou obesidade.

Zero Hora

Como tratar e prevenir a depressão

Foto: Mathews Brucks / Deposit Photos
Disciplina, práticas de atividades físicas e boa alimentação são fundamentais
 
Uma pesquisa americana, reproduzida no Brasil no estado de São Paulo, apontou que 20% das mulheres apresentam episódios depressivos pelo menos uma vez ao longo da vida. Entre os homens, o índice é de 12%.
 
Os psiquiatras Kalil Duailibi e Marcelo Fleck indicam como tratar e prevenir a doença:
 
Disciplina é fundamental no tratamento
— O tratamento da depressão ainda é o mesmo para ambos os sexos: por meio de terapias e uso de medicamentos. Algumas pesquisas já sugerem que homens e mulheres podem responder de forma diferente aos antidepressivos, mas os dados ainda não estão consolidados na literatura médica.
 
— Um problema recorrente no tratamento é o abandono precoce dos medicamentos. De acordo com o psiquiatra Kalil Duailibi, a doença afeta o neurônio de forma severa, podendo causar atrofia. Mesmo que o paciente sinta melhora nos sintomas no início do tratamento, são necessários pelo menos seis meses para que o neurônio volte a seu estado normal.
 
Exercícios e alimentação ajuda na prevenção
— As atividades físicas são importantes aliadas na prevenção e no tratamento da depressão. Elas são uma fonte de endorfina, neurotransmissor que atua dentro do neurônio e pode ajudar no combate à doença
 
— Para que os resultados sejam efetivos, os exercícios precisam ser intensos. É necessário praticar pelo menos quatro vezes por semana e por pelo menos 40 minutos ininterruptos para que a produção de endorfina tenha efeito
 
— A alimentação também exerce papel importante na prevenção. Os alimentos considerados protetores do organismo são os ricos em antocianina, substância encontrada nas chamadas berries – frutas vermelhas, roxas ou rosas bem pequenas, menores que um morango
 
— O consumo das berries também precisa ser significativo para gerar o efeito protetor: são necessárias quatro porções por semana
 
— Os alimentos ricos em ômega 3 também podem atuar na prevenção, mas somente quando presente em peixes de águas profundas, como o salmão e o atum, que não são criados em cativeiros. Dos peixes brasileiros, somente o ômega 3 encontrado na sardinha pode ser protetor. O consumo por meio de suplementos também é questionável, algumas pesquisas apontam que pode ser efetivo, outras indicam que não

Zero Hora

Dor é sinônimo de resultado na musculação?

Legenda
Ao contrário do que muitos acreditam, o ácido lático não é o
 responsável pela dor tardia
Uma leve sensibilidade nos músculos é sinal de que o treino foi bom — mas caso o incômodo seja intenso, tome cuidado
 
Dor muscular tardia é aquela que sentimos após o treinamento. Costuma ter seu pico entre 24 e 48 horas depois de sua visita à academia.
 
As pessoas tendem a acreditar que o ácido lático é o responsável por essa queimação, que é causada principalmente pelos exercícios de média duração, como, por exemplo, séries de 20 repetições ou uma corrida de 400 metros. A verdade, porém, é que o acúmulo dessa substância é estabilizado rapidamente. E, após 25 minutos de repouso, metade do ácido lático já deixou o seu corpo. Logo, como poderia ele ser o responsável pelas dores do dia seguinte?
 
Esse tipo de dor tardia é resultado, normalmente, das micro-inflamações que são geradas à partir das micro-lesões que a contração muscular causa. É justamente esse desgaste que vai fazer com que a musculatura tenha o estímulo para hipertrofiar, se adaptar, crescer e melhorar.
 
Mas não é necessário uma dor terrível para você ganhar massa muscular. Eu costumo dizer o seguinte aos meus alunos: “Um dia após a musculação, você deve sentir uma sensibilidade no músculo suficiente para te lembrar o que treinou ontem, porém não uma dor propriamente dita.”
 
Muitas vezes as pessoas buscam pela dor tardia, achando que isso é um sinônimo de bons resultados — o que é incorreto. O estímulo muscular deve ser adequado para o seu treinamento. Séries com desgastes grandes e frequentes vão provocar lesões em vez de te deixar em forma.
 
É normal que com a troca de treinos (ou com o aumento da frequência deles) ocorra uma leve dor ao realizar as contrações. Mas dores que impossibilitam movimentos, que se fazem sentir com as musculaturas relaxadas ou que estejam muito intensas ainda no próximo treino dessa musculatura são sinais de que você exagerou.
 
O importante é analisar o volume total, a densidade e a intensidade dos exercícios em seu treinamento. E não a dor tardia.
 
El Hombre