Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Insatisfação com o corpo é a principal causa de distúrbios alimentares

Pesquisa afirma que esse fator aumenta em até 50% a incidência das patologias

Um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa de Oregon, nos Estados Unidos, identificou que a insatisfação com o próprio corpo é a principal causa de distúrbios alimentares em adolescentes, como anorexia e bulimia.

A pesquisa incluiu mais de 400 garotas do ensino fundamental com idade média de 14 anos. Elas foram recrutadas a partir de quatro escolas públicas e quatro escolas particulares na área de Austin, no Texas.

As estudantes foram avaliadas para identificação de transtornos alimentares e os fatores de risco envolvidos, como pressão sociocultural para ser magra, insatisfação com o corpo, práticas de dieta, afetividade negativa e sintomas depressivos.

Foram feitas entrevistas anualmente para avaliar a incidência de anorexia e bulimia nervosa, bem como para as versões subliminares desses transtornos, como vômitos autoinduzidos, o uso de diuréticos e laxantes para fins de controle de peso.

Ao final do estudo, foram identificados três casos de anorexia nervosa, três casos subliminares de anorexia nervosa, seis de bulimia nervosa, 26 subliminares de bulimia nervosa, cinco de transtornos de compulsão alimentar, 21 casos de transtornos de compulsão alimentar subliminares, e 22 casos de uso de laxantes e diuréticos.

A insatisfação com o corpo foi o principal fator dos transtornos alimentares. As estudantes que consideraram alta insatisfação com o corpo tiveram uma incidência 50% maior de algum transtorno alimentar. Em 30% dos casos, esses transtornos estavam relacionados a sintomas de depressão.

Os pesquisadores esperam que os resultados permitam aos médicos identificar jovens com maior risco de desenvolver essa patologia, usando a escala de insatisfação corporal desenvolvida no estudo. Para os estudiosos, esse é o método mais eficaz para identificação de adolescentes em risco para o aparecimento de qualquer distúrbio alimentar.

Pressão por magreza pode levar à anorexia infantil
Segundo uma pesquisa realizada na Grã Bretanha, nos últimos três anos, quase uma centena de crianças de cinco a sete anos recebeu tratamento contra anorexia. O estudo reuniu números de 35 hospitais públicos britânicos e revelou que um total de 2 mil crianças de cinco a 15 anos receberam tratamento por distúrbios alimentares durante este período: entre elas, cerca de 600 tinham menos de 13 anos, das quais 98 tinham entre cinco e sete anos e 99 entre oito e nove anos.

Pensamos que essa doença só atinge adolescentes e adultos, mas os resultados de pesquisas são assombrosos, mostrando o quanto nossas crianças estão vulneráveis. Vemos por todos os lados crianças com batom, sapatinhos com salto, muitas vezes imitando adultos. Muitos pais acham bacana, e se deliciam vendo as filhas como mocinhas com unhas pintadas. Quem não se orgulha de ver os filhos se desenvolverem?

Desde muito cedo nossos filhos já estão em contato com o mundo real, vendo revistas, mulheres na televisão. Tornam-se alvos da mídia, e isso leva ao consumismo precoce. Cabe aos pais frearem e perceberem que entre o bonitinho e o saudável tem uma grande diferença. As crianças de hoje são muito espertas, e ficam atentas às informações que correm a sua volta.

Cabe, mais uma vez, aos pais filtrarem e colocarem limites quanto ao que é adequado ou não para idade de seu filho.

Muitas vezes as crianças ouvem dos pais, ou mesmo de outros adultos, palavras que as levam a se preocuparem com o corpo precocemente. No intuito de se tentar preservar o filho contra a obesidade, muito cedo vêem a mãe se preocupar de forma excessiva com o corpo ou mesmo com a alimentação.

Essas medidas devem ser tomadas de forma cautelosa, cuidando do que o filho come, sem enfatizar o objetivo final. "Veja aquela mulher como está fora de forma", ou mesmo "veja que criança gordinha, será que não cuidam dela?" são comentários aleatórios que podem causar um impacto na cabecinha de nossas crianças, ainda mais quando percebem as perdas que terão, ou mesmo comentários que ouvirão ao seu respeito se estiverem mais cheinhas.

Anorexia precoce
Cerca de 1,5 mil adolescentes de 13 a 15 anos também foram tratados por anorexia. Estes dados podem ser subestimados, já que vários centros não quiseram divulgar seus dados. As informações foram publicadas meses depois de especialistas pedirem uma rápida intervenção para prevenir os distúrbios alimentares das crianças. De acordo com pesquisa publicada no mês de abril pelo Instituto de Saúde Infantil da Universidade de Londres (UCL), cerca de três crianças em cada 100 mil com menos de 13 anos sofrem transtornos alimentares no Reino Unido e na Irlanda.

Além dos problemas de anorexia infantil, a Grã-Bretanha também tem o nível de obesidade mais alto da Europa, com 24,5% da população adulta considerada obesa, segundo um informe divulgado em 2010 pela União Européia e pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O importante é deixar claro que várias são as causas para o desenvolvimento de transtornos alimentares em crianças e adolescentes, porém com a conduta adequada da família, orientando e esclarecendo as informações que chegam aos seus filhos, estarão contribuindo muito para evitar o aparecimento da anorexia e outros transtornos dentro de sua família.

Fonte Minha Vida

Conheça o verdadeiro papel dos seios na sexualidade

Algumas mulheres podem chegar ao orgasmo com estimulação dos mamilos

Os seios de uma mulher são capazes de despertar o desejo e incitar a libido. Os homens sabem disto e por isso mesmo não resistem à vontade de olhar e tocar. Para que uma relação sexual aconteça, é indispensável justamente o desejo de olhar e tocar entre duas pessoas. No corpo da mulher, especificamente, os seios e toda a região do colo expressam a sua feminilidade, tanto consciente quanto subliminar. Fisiologicamente, eles são indícios da capacidade de procriar e da função de nutrir e amamentar.

Segundo o terapeuta e médico vibracional Eduardo Navarro, a erotização das mamas estaria assim relacionada ao imaginário masculino de ser alimentado por sua parceira. "Existe um interesse consciente ou inconsciente do adulto em voltar a mamar", diz o especialista. Navarro acrescenta que nessa fase da vida, no entanto, há também o desejo do homem de proporcionar prazer à parceira.

"Os seios são mais do que uma ferramenta para a amamentação e o imaginário masculino. Os mamilos, quando estimulados, causam a contração dos dutos de leite das glândulas mamárias proporcionando a mulher um prazer peculiar", afirma o médico. De acordo com ele, algumas mulheres, inclusive, podem chegar ao orgasmo só de ter seus mamilos estimulados, cumprindo função semelhante ao clitóris.

O colo oferece uma região rica em sensações para serem exploradas a sós ou a dois. Toda mulher deve aproveitar os momentos íntimos no banho para tocá-los, descobrir seu formato e como se sente enquanto eles são acariciados. Depois, estrategicamente, quem desejar, deve abusar dos decotes. Um decote bem explorado pode revelar tanto a consciência de si mesma quanto as intenções da sua aparência.

Silicone
É perfeitamente normal que as mulheres queiram ser atraentes, incluindo nesta busca, muitas vezes, um seio farto e firme. "A aparência das mamas está relacionada à juventude ou à velhice. Por isso, dado o grande interesse dos homens pelas mamas as cirurgias de implante de silicone são das mais procuradas", afirma o médico.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o número de mulheres que recorrem à cirurgia de mama tem aumentado todos os anos. O último levantamento da entidade, divulgado em 2009, mostrou que de um total de 629 mil procedimentos de médio e grande porte feitos no país em 2008, em primeiro lugar, com 151 mil, aparece o de mama, seguido de lipoaspiração, com 91 mil.

O envolvimento íntimo parte de alguns princípios, como, por exemplo, o respeito ao próprio corpo. Mostrar seios bonitos pode passar por processos de autoaceitação, o que seria recomendado em primeiro lugar, antes das intervenções cirúrgicas.

É bom lembrar que, assim como um único tipo de corpo não pode ser chamado de ideal, o mesmo se aplica ao formato e tamanho dos seios.

Fonte Minha Vida

Ejaculação feminina não precisa ser motivo de preocupação

O líquido também não tem relação com a lubrificação vaginal

O orgasmo feminino é cercado de mistérios. Um deles está em dizer que as mulheres que ejaculam sentem mais prazer. Mas também mulheres ejaculam? Sim. A ejaculação é consequência: algumas mulheres, quando têm um orgasmo muito intenso, podem ejacular. Entretanto, as mulheres que não expelem o líquido pela uretra não sentem necessariamente menos prazer do que as que ejaculam.

"Ao ser estimulada sexualmente, as glândulas de Skene, podem ser forçadas pelas contrações musculares da vagina, que pode expelir pela uretra um líquido viscoso, assemelhando-se ao líquido expelido pela próstata masculina", explica a ginecologista Carolina Ambrogini, da Unifesp.

O líquido ejaculado também não tem relação com a lubrificação vaginal, uma vez que esta acontece antes do orgasmo e é produzida pelas glândulas de Bartholin, enquanto a ejaculação acontece no clímax do ato sexual e seu líquido é liberado através do canal da uretra.

A lubrificação vaginal é a produção de um líquido viscoso na vulva, que reduz o atrito durante a penetração. "A lubrificação vaginal é uma das primeiras respostas à excitação sexual na mulher. Sua ausência pode trazer grandes incômodos na penetração", explica Carolina Ambrogini.

Essas glândulas de Skene são também conhecidas como próstata feminina. Elas são resquícios da formação fetal. Quando o feto está se formando, meninos e meninas desenvolvem-se da mesma forma. Depois de um tempo é que se desenvolvem órgãos específicos para cada sexo. No caso dos homens, forma-se a próstata, e nas mulheres, as glândulas de Skene.

Será que é urina?
Outra dúvida frequente surge quando algumas mulheres confundem o produto da ejaculação com a urina, uma vez que a sensação que antecede a essa ejaculação é parecida com a vontade de urinar. "É importante saber diferenciar o líquido que sai pela uretra na ejaculação, da urina. Em geral, esse líquido é incolor e inodoro, bem diferente do xixi e sai em menor quantidade."

A atenção é importante, pois pessoas que tem problemas na bexiga, tais como bexiga hiperativa e incontinência urinária, podem urinar na hora do orgasmo, por conta da contração de diversos músculos. Nesse caso, é importante buscar um especialista.

Fonte Minha Vida

Hérnia de disco pode causar disfunção sexual

Tratamento para esse problema melhora a vida sexual do casal

A relação entre dores nas costas e uma vida sexual sempre foi uma questão pouco discutida. Um estudo, publicado no ano passado no J Neurosurg: Spine, focou a interferência da hérnia de disco na qualidade de vida sexual das pessoas. Os resultados são interessantes.

A pesquisa analisou 43 pessoas com média de idade de 41 anos, entre homens e mulheres, com o objetivo de avaliar as atividades sexuais dos portadores de hérnia de disco antes e depois de passarem por cirurgia.

O resultado mostrou que 55% dos homens e 84% das mulheres disseram ter problemas sexuais após o aparecimento da dor motivada pela hérnia. A disfunção mais citada foi a diminuição do desejo sexual, tanto pelos homens, quanto pelas mulheres. Os integrantes do sexo masculino também se queixaram de ejaculação precoce e disfunção erétil (18%).

Após o tratamento, a pesquisa apontou que a frequência de relações sexuais no grupo analisado era 78% menor antes da cirurgia, quando comparado ao período em que os pacientes disseram estar sem dor.

Como profissional, posso dizer que o estudo mostra não só a interferência do problema no cotidiano dos indivíduos, mas também a necessidade de atenção e tratamento adequado. A conclusão do trabalho mostra que os pacientes não são analisados em seu contexto geral e suas queixas paralelas ao quadro da dor acabam ficando em segundo plano, quando na verdade são componentes de grande importância.

Tratamento
Felizmente, esse problema é passível de solução, por meio de tratamento multidisciplinar, com medicamentos, fisioterapia e, em situações mais complicadas, cirurgia. No caso do procedimento cirúrgico, a tendência atual é optar por uma nova técnica minimamente invasiva, baseada na videoeondoscopia, consagrada em países como os Estados Unidos, Ásia e Europa, e vem sendo aplicada com bastante sucesso também no Brasil.

Um desses novos métodos é baseado em um corte mínimo, de cerca de um centímetro, podendo ser realizado, em alguns casos, com anestesia local. O procedimento é simples, tanto que o paciente pode receber alta geralmente no mesmo dia e sair andando do hospital. O uso de técnicas tradicionais associado à colocação de implantes deve ser analisado com cuidado e utilizado apenas em casos extremos associados a instabilidades intensas.

Fonte Minha Vida

Passar muito tempo sentado prejudica o corpo e o organismo

Pesquisa mostra que falta de movimentação no trabalho aumenta obesidade

O culpado dos quilos em excesso está longe de ser apenas a má alimentação. Um novo estudo americano mostra que a falta de atividade física no trabalho aumenta a obesidade. Os autores da pesquisa, publicada na revista PloS One, compararam o gasto energético atual dos americanos trabalhadores com o gasto em 1960. A conclusão foi de que, hoje, as pessoas gastam 140 menos calorias do que antes e apenas 20% delas trabalham em funções que exigem atividade física moderada, enquanto, na década de 60, essa proporção era de 50%.

O sedentarismo faz parte da sociedade atual - e não apenas durante o trabalho. Quando você entra no ônibus, procura logo um assento vazio; quando está diante de uma praça de alimentação, espera impacientemente um lugar para sentar; depois de subir uma ladeira, um banco de rua pode ser muito bem-vindo. Mas, já parou para pensar quanto tempo da sua vida você fica sentado? Provavelmente não, pois nos acostumamos a isso assim que chegamos à escolinha e somos encaixados na carteira.

Com o passar do tempo, sentar-se virou sinônimo de recompensa, de descanso. Porém, é importante reconhecer que isso pode ser prejudicial, principalmente se você passa o dia todo sentado. "Hoje em dia existem muitas profissões que mantém o indivíduo sentado. Quem trabalha em escritório ou como motorista, por exemplo, precisa tomar alguns cuidados com o corpo", indica Raul Santo de Oliveira, fisiologista do exercício da Unifesp. 

Ai, minha coluna
Quem nunca sentiu dor na coluna, que atire a primeira pedra. A maior consequência de ficar muito tempo sentado é o comprometimento da coluna vertebral. "Quando estamos sentado, os discos intravertebrais - responsáveis pelo amortecimento do impacto dos movimentos- ficam muito pressionados, causado inflamação nos nervos e, por isso, a dor nas costas e o desvio postural. Eventualmente, isso pode levar a problemas mais sérios como a hérnia de disco", afirma o fisiologista. Com o passar do tempo, os nossos tendões ficam naturalmente mais curtos. Porém, para aquelas pessoas que passam muito tempo sentadas, esse encurtamento acontece mais cedo. Mais um motivo para as dores aparecerem.  

Circulação comprometida
Além da coluna, problemas circulatórios sérios podem ocorrer. "Quando estamos sentados, há uma compressão de todos os vasos sanguíneos. O sangue não circula direito, há dificuldade de oxigenação do corpo, de transporte de nutrientes e de hormônios. O cansaço e a fadiga podem também ficar acentuados com a má circulação sanguínea", diz Raul Santo. 

Obesidade
E por que não falar em obesidade? Quando você não se movimenta muito, o metabolismo fica mais lento e sua queima calórica é mais baixa. Isso, quando associado a outros fatores, como falta de exercício físico e pré-disposição, pode levar ao sobrepeso e, mais gravemente, a obesidade. 

A melhor saída
Para quem precisa trabalhar sentado, mudar de emprego não dá, claro. O caminho não é bem por aí. É muito mais simples que esse, na verdade. "As pessoas podem fazer exercícios simples de alongamento do corpo, quando estão sentadas ou quando se levantam para ir ao banheiro ou pegar um cafezinho. Espreguiçar-se vai dar maior oxigenação ao organismo. Faça uma pausa a cada uma hora ou uma hora e meia sentado para alongar o pescoço e a coluna e mexer as pernas", explica Raul Santo. " É importante que a pessoa crie o hábito de alongar-se para reposicionar o corpo, tentando alcançar o equilíbrio postural."

Trabalho mais confortável
O especialista acredita que as empresas precisam ter consciência dos males que podem trazer aos funcionários e investir mais em técnicas que visem o aumento da qualidade de vida como a ginástica laboral e a ergonomia, por exemplo.

Mas o que é ginástica laboral? Segundo Raul Santo, esse é um recurso de exercícios simples que pode ser aplicado várias vezes ao longo do expediente. A empresa contrata um profissional para ensinar aos funcionários o método correto de se alongar. Os exercícios, que duram cerca de 10 minutos, geralmente são feitos com música e os envolvidos podem fazê-los usando a própria roupa do corpo. "A ginástica laboral é feita de duas a três vezes ao dia e os resultados são muito proveitosos. Já com a ergonomia, o objetivo é ajustar o corpo de alguém ao meio onde ele vive e trabalha." Para isso, os móveis e os objetos com os quais ele está envolvido precisam estar de acordo com as estruturas do corpo humano.

 "A cadeira não pode ser nem alta nem baixa. O ideal é que os pés da pessoa fique acomodados no chão. O encosto precisa dar apoio para que o corpo do funcionário forme um ângulo de 90°. Para quem trabalha em frente ao computador, a tela precisa estar na linha dos olhos."

Até as roupas que vocês usa para trabalhar podem te ajudar a melhorar. "Procure usar roupas mais confortáveis para que o sangue possa circular sem maiores dificuldades. Sapatos muito apertados podem prejudicar o retorno do sangue venoso para o coração e com isso manter o metabolismo lento. O salto alto, muitas vezes, pode desencadear varizes e encurtamento de tendões", diz Raul Santo.  

Fonte Minha Vida

Novo tratamento da hérnia de disco afasta dores e possível cirurgia

Terapia age de forma localizada na coluna, descomprimindo o nervo pressionado

Carregar bolsas ou mochilas pesadas, postura errada, não se acomodar na cadeira, dirigir muito, ter sobrepeso ou levar uma vida sedentária. Se você se encaixa em uma (ou mais) dessas situações, você provavelmente sofre com dores na coluna, que se não forem tratadas corretamente, podem se acentuar e evoluir para doenças mais graves. A coluna vertebral é composta por vértebras, discos intervertebrais, nervos, músculos, medula e ligamentos. É nesse conjunto que acontece a maior parte das disfunções que causam dores nas costas. Entre elas, a hérnia de disco, cujo estágio inicial está presente na coluna de quase 65% da população adulta brasileira.

Qualquer dor na coluna é hérnia de disco?
As vértebras da nossa coluna estão unidas por articulações chamadas de discos intervertebrais, que são constituídos de material fibroso e gelatinoso e desempenham a função semelhante a de um amortecedor, dando mobilidade para locomoção (caminhar), movimentos de impacto (corrida e salto). A hérnia de disco ocorre quando parte do disco, em geral os das vértebras cervical, dorsal ou lombar, escorrega para trás ou para o lado da coluna, comprimindo o nervo, daí a causa das dores. No entanto, essa dor é bem característica, como explica o ortopedista e cirurgião de coluna Ricardo Ueta, da Unifesp: "O sintoma clássico é a dor irradiada para os membros inferiores. Primeiro, a dor vem associada à região lombar, depois vai atingindo as pernas, os pés, ocasionando fraqueza muscular e formigamento", diz o especialista.

O surgimento de uma hérnia de disco está relacionado às sobrecargas compressivas no disco intervertebral, causadas por uma série de fatores como má postura, desvio da coluna, instabilidade articular da vértebra, sobrepeso, esforço repetitivo e fraqueza muscular. Alguns estudos apontam que pré-disposição genética é um fator significativo para o aparecimento do problema. Em geral, o quadro clínico aparecer entre 25 e 50 anos de idade, mas, às vezes, as manifestações de dor não aparecem logo de início. Essa demora na descoberta do problema pode dificultar o tratamento.

Tratamentos comuns
Segundo o ortopedista Renato Ueta, não há cura para o problema. "A hérnia de disco é um processo degenerativo. Os tratamentos feitos visam retirar os sintomas do paciente, porém a hérnia continua lá", diz o ortopedista. Na maioria das vezes, a hérnia de disco é tratada com medicamentos para reduzir a dor.

Outros procedimentos são a fisioterapia postural e manipulativa, hidroterapia e eletrotermoterapia. Porém, casos mais sérios necessitam de cirurgia. "Recorremos à cirurgia quando não há melhoria dos sintomas com os tratamentos medicamentosos e com a fisioterapia. O objetivo da intervenção cirúrgica é realizar a descompressão do nervo, que é feita a partir da retirada de um pedaço do osso que fica atrás do disco alterado", explica o ortopedista. Mas, como todo processo cirúrgico, ele provoca chateações e preocupações nos pacientes, por causa dos riscos de lesão neurológica ou de uma infecção.

Novo tratamento
Desenvolvido nos Estados Unidos e presente em 25 países, o equipamento de descompressão - trazido ao Brasil pela clínica Spinal Care, de São Paulo, especializada em tratamentos para coluna não invasivos - é novidade em tratamentos para a hérnia de disco.

O método funciona assim: uma cinta acoplada à máquina é colocada no paciente, proporcionado uma tração na região da hérnia. O paciente permanece deitado durante o trabalho de descompressão. "O fisioterapeuta vai identificar o disco lesado e programar a máquina para efetuar a tração na medida e no local certo", explica o fisioterapeuta Felipe Nicodemos, da clínica Spinal Care. "O equipamento aplica exatamente a tensão necessária para a abertura entre uma vértebra e outra sem submeter a área ao risco de lesão".

Com o novo método, a possibilidade de que o descolamento do disco intervertebral seja amenizado é maior do que nos tratamentos convencionais, pois a descompressão é realizada diretamente no disco afetado. Os demais tratamentos costumam tratar a hérnia indiretamente. "Mesmo que esta amenização não ocorra, o paciente, em geral, tem melhora completa das dores na região afetada", afirma o fisioterapeuta.

O tratamento completo custa em torno de R$ 5 mil. É feito no período de seis semanas, divididas em 20 sessões de uma hora de duração. A primeira parte de cada sessão é usada para descompressão do disco e nos 30 minutos finais, o paciente passa por fisioterapia. Os testes feitos por pesquisadores norte-americanos apontaram que após seis semanas de tratamento as chances de o paciente necessitar de cirurgia de coluna são reduzidas em 80%.

Restrições
Segundo o fisioterapeuta Felipe Nicodemos, o método não é recomendado para pessoas que tenham osteoporose severa, que realizaram a cirurgia de coluna, pacientes com suspeita de fratura de bacia, comprometimento intra-abdominal e pessoas que tenham instabilidade articular severa. "A máquina faz tração na coluna e a cinta é bem apertada. Por isso, não fazemos o procedimento em pacientes com essas restrições, uma vez que a descompressão pode gerar complicações sérias nesse grupo", explica o especialista.

Fonte Minha Vida

Cuidados com a saúde ajudam a enfrentar as altas temperaturas do verão

Estação exige alimentos mais saudáveis e hidratação

O verão, que começou no hemisfério Sul nesta terça-feira (21), às 21h38, horário de Brasília, é a estação mais quente do ano e exige cuidados redobrados com a saúde para manter o corpo em plena atividade. Além das dicas básicas, como beber bastante água para ficar hidratado, evitar o sol entre 10h e 17h, e nunca se esquecer de proteger a pele com o uso do filtro solar, vale a pena ficar atento a alimentação e ao ambiente para curtir da melhor maneira possível a época do ano mais esperada pelos brasileiros.

Pele
Desde outubro de 2009, a Academia Americana de Dermatologia recomenda que o FPS mínimo (Fator de Proteção Solar) dos filtros solares seja 30. A dica é conferir os rótulos dos produtos antes de comprá-los, para saber se incluem proteção a raios ultravioletas.

A proteção contra os raios ultravioletas e o FPS são informações que devem obrigatoriamente fazer parte do rótulo dos produtos, segundo regras da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ao olhar a embalagem, é preciso ter certeza sobre o produto de interesse, pois existe diferença entre protetor e bloqueador.

O primeiro tem a função de diminuir os efeitos dos raios ultravioletas (que no rótulo aparecem descritos como UVA e/ou UVB) na pele. Já o bloqueador solar funciona como uma espécie de filtro, que impede a penetração dos raios UVA e UVB. Esses produtos são completamente diferentes dos bronzeadores, que estimulam a pigmentação da pele, mas em geral têm baixíssimo FPS.

Também é necessário aplicar quantidade adequada do creme, pois ele pode não surtir efeito se for usado de maneira insuficiente.

Existe perigo em ficar ao sol sem proteção mesmo em dias de céu nublado. Isso ocorre porque as nuvens refletem os raios ultravioleta - o sol pode queimar sem que a pessoa perceba. A radiação também ultrapassa janelas fechadas de carros, razão pela qual recomenda-se o uso de protetor mesmo quando estiver em trânsito. O uso de roupas coloridas, chapéus e sombrinhas também ajuda a impedir a penetração da radiação.

Olhos
Os olhos não devem ficar sem proteção. A exposição excessiva ao sol pode causar doenças graves como a catarata. Por isso, o uso de óculos escuros com lentes que protegem os olhos contra os raios ultravioletas é fundamental para adultos e crianças. O sal do mar também pode ressecar e irritar o olho.

Alimentação
Para quem está na praia e pretende se alimentar por lá, os cuidados com a alimentação devem ser ainda mais específicos. Alimentos ricos e gorduras e fartas porções de comida, por exemplo, devem ser evitados. É necessário prestar muita atenção nas condições de higiene de ambulantes e quiosques instalados à beira-mar para evitar mal-estar ou intoxicação. Uma boa opção é levar à praia alimentos preparados em casa, mas sempre de olho na temperatura.

A hidratação pode ser mantida com água, sucos naturais, água de coco e chá gelado

Fonte R7

Crianças com mau hálito pode ser sinal de que a saúde não vai bem

Estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo revelou que 63% das crianças entre três e 14 anos de idade têm problemas com mau hálito.

Os odores podem estar relacionados desde a limpeza incorreta dos dentes até problemas no aparelho digestivo. De acordo com a investigação publicada na revista Clinics como as crianças não sabem identificar o problema, os pais devem ficar atentos.

O Ministério da Saúde, através do programa Saúde Bucal, recomenda que assim que assim que nasçam os primeiros dentinhos, o responsável já inicie a higiene a fim de evitar cáries e outros problemas.

Sem a limpeza correta podem surgir problemas como gengivite inflamação na gengiva ou a periodontite, um grau mais grave da doença.

As autoridades públicas alertam também que a higiene bucal errada e episódios de mau hálito podem até causar problemas de relacionamento com os coleguinhas. E a criança, ainda muito pequena, nem se dá conta que está com o problema.

Fonte R7

Teste com drogas anti-HIV foi a grande inovação de 2011, diz revista Science

Inovação foi vista por alguns especialistas como ponto decisivo na luta contra Aids

Um teste clínico que demonstrou que medicamentos contra o HIV podem ser tão eficazes quanto os preservativos na prevenção da transmissão do vírus causador da Aids foi escolhido a inovação do ano da revista científica Science nesta quinta-feira (22).

A lista das dez maiores inovações, feita pela Associação Americana para o Progresso da Ciência, que publica a revista Science, estará na edição de sexta-feira (23) do periódico.

A matéria do ano foi um teste internacional, cunhado HPTN 052, que demonstrou que as pessoas que tomam medicamentos antirretrovirais reduziram o risco de transmissão heterrossexual para seus parceiros em 96%.

A inovação foi descrita por alguns especialistas como um ponto decisivo na luta contra a Aids, 30 anos depois de a epidemia ser identificada pela primeira vez.

O teste começou em 2007 e foi feito com 1.763 casais heterossexuais - em que um dos parceiros era soropositivo - de Brasil, Botsuana, Índia, Quênia, Malaui, África do Sul, Tailândia, Estados Unidos e Zimbábue.

Segundo a revista, o teste terá "profundas implicações na resposta futura à epidemia de HIV", vírus que infecta cerca de 33 milhões de pessoas em todo o mundo e matou 1,8 milhão em 2009.

"Os resultados do HPTN 052 e outros feitos recentes despertaram a esperança de que combinar estas intervenções possa por um fim à epidemia de Aids em países inteiros, se não no mundo", destacou a revista.

Entre as outras grandes inovações de 2011 estão o retorno à Terra de uma nave japonesa trazendo poeira de um asteroide, os avanços feitos para a obtenção de uma vacina contra a malária e descobertas sobre genes de humanos modernos relacionados com os homens das cavernas.

Fonte R7

Prefeitura Municipal de Bragança - PA

A Prefeitura Municipal de Bragança, Pará, realiza concurso para preenchimento de 15 vagas e 583 para cadastro reserva.

Inscrições:
Até 6 de janeiro de 2012, pelo http://www.coned.com.br/
.

Valor:
R$ 50,00.

Cargos:
Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde.

Remuneração:
R$ 545,00.

Provas:
Haverá provas objetivas.

Prefeitura Municipal de Barueri – SP

A Prefeitura Municipal de Barueri – SP realiza concurso para provimento de 56 vagas.

Inscrições:
Até 28 de dezembro de 2011, pelo http://www.institutosoler.com.br/
.

Valor:
R$ 15,00.

Remuneração:
Entre R$ 885,60 e R$ 5.180,76.

Provas:
Prova objetiva: 29 de janeiro de 2012.
Haverá prova prática para Analista Programador Sênior, Analista Programador Web RH, Serralheiro, Marceneiro, Motorista e Eletricista.

Cargos:
Fundamental - Auxiliar de Serviços Feminino, Auxiliar de Serviços Masculino, Cuidador, Eletricista, Marceneiro, Motorista e Serralheiro;
Superior - Analista Programador Sênior, Analista Programador Web RH, Enfermeiro do Trabalho, Farmacêutico Bioquímico, Médico Cirurgião Vascular, Médico Clínico Geral, Médico do Trabalho, Médico Gastroenterologista, Médico Geriatra, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico Infectologista, Médico Neurologista Adulto, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Médico Psiquiatra Infantil, Médico Reumatologista, Médico Ultrassonografista e Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária.

Prefeitura Municipal de Arroio Grande – RS

A Prefeitura Municipal de Arroio Grande – RS realiza concurso para o provimento de 55 vagas.

Inscrições:
Até 5 de janeiro de 2012, pelo http://www.eticaconcursos.com.br/
.

Valor:
R$ 20,00, R$ 40,00 ou R$ 50,00.

Remuneração:
De R$ 553,45 a R$ 2.767,25.

Provas:
Haverá prova objetiva; haverá prova de títulos para Professor de Inglês.

Cargos:
Fundamental - Agente Administrativo Auxiliar, Artesão, Gari, Merendeira, Motorista, Operador de Máquina, Pedreiro e Servente Escolar;
Médio - Secretário Escolar e Técnico em Informática;
Superior - Assistente Social, Bibliotecário, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico Plantonista, Médico-Veterinário, Médico Geral Comunitário, Médico Psiquiatra, Professor nas disciplinas de Geografia, Língua Portuguesa, Ciências, Espanhol, História e Matemática, Professor Séries Iniciais e Psicólogo.

Prefeitura Municipal de Açailândia –MA

A Prefeitura Municipal de Açailândia –MA realiza concurso para provimento e 202 vagas.

Inscrições:
Até 23 de dezembro de 2011, na Escola Municipal Roseana Sarney (rua Marly Sarney, s/n, Centro).

Valor:
R$ 40,00.

Remuneração:
De R$ 700,00 a R$ 1.900,00.

Provas:
Prova objetiva: 8 de janeiro de 2012.
Haverá prova de títulos.

Cargos:
Superior - Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional, Professor da Educação Básica - Educação Infantil, Professor da Educação Básica - Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Professor da Educação Básica - Professor de Educação Especial com Formação em Libras, Professor da Educação Básica - Professor do Ensino Fundamental do 6º ao 9º Ano nas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna Inglês, Matemática, História, Geografia, Ciências e Educação Física, Assistente Social e Psicólogo;
Médio - Professor da Educação Básica - Instrutor de Música, Professor da Educação Básica - Instrutor de Braile e Professor da Educação Básica - Instrutor de Libras e Secretário de Unidade Escolar.

Prefeitura e Câmara Municipal de Teixeirópolis - RO

A Prefeitura e a Câmara Municipal de Teixeirópolis, Rondônia, realiza concurso para preenchimento de 27 vagas.

Inscrições:
Até 2 de janeiro de 2012, pelo http://www.institutoexatus.com/
.

Valor:
R$ 20,00, R$ 30,00 ou R$ 60,00.

Remuneração:
De R$ 654,00 a R$ 3.210,00.

Provas:
Haverá prova objetiva para todos e prova prática para Motorista de Veículos Leves, Motorista de Veículos Pesados, Operador de Máquinas Pesadas, Agente Administrativo, Desenhista e Engenheiro Civil.

Cargos:
Prefeitura - Agente Administrativo, Agente de Limpeza e Conservação, Auxiliar de Consultório Dentário, Assistente Social, Cozinheira, Enfermeiro, Farmacêutico, Engenheiro Civil, Inspetor de Alunos, Mecânico, Merendeira, Motorista de Veículos Leves, Motorista de Veículos Pesados, Operador de Máquinas Pesadas, Professor, Analista de Controle Interno, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Desenhista, Trabalhador Braçal, Vigia e Visitador Sanitário;
Câmara - Assessoria Jurídica - Advogado e Técnico Contabilidade.

Perícia Forense do Ceará

A Perícia Forense do Ceará realiza concurso para provimento de vagas.

Inscrições:
De 30 de dezembro de 2011 a 17 de janeiro de 2012, pelo http://www.cespe.unb.br/
.

Valor:
De R$ 40,00 a R$ 100,00.

Cargos:
Auxiliar de Perícia de 1ª Classe (88), Médico Perito Legista de 1ª Classe (30), Perito Criminal de 1ª Classe - Análise de Sistemas (2), Ciências Contábeis (1), Ciências da Computação (3), Engenharia Civil (14), Engenharia Elétrica (9), Engenharia Eletrônica (1), Engenharia Mecânica (11), Engenharia Química (6), Física (1), Química (1), Perito Legista de 1ª Classe - Farmácia (5).

Provas:
Provas objetivas: 15 de abril de 2012.

Conjunto Hospitalar de Sorocaba

O Conjunto Hospitalar de Sorocaba realiza seleção para preenchimento de vagas.

Inscrições:
Até 29 de dezembro de 2011, no Setor de Recrutamento e Seleção de Pessoal, 2º andar, sala 213, Prédio do Hospital Leonor Mendes de Barros, Avenida Comendador Pereira Inácio, nº. 564, Jardim Vergueiro, Sorocaba-SP, telefone (15) 3332-9100, Ramal 9249.

Áreas:
Médico - Clínica Médica (1), Cirurgia Geral (2), Pediatria (1).

Seleção:
Haverá Análise Curricular de caráter eliminatório.

Concurso Prefeitura de Iranduba (AM) 2011

A Prefeitura de Iranduba, Estado do Amazonas, publicou edital para realização de concurso público. O planejamento oficial é de que sejam preenchidas 741 vagas mais cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade, com remuneração que varia entre R$ 575,40 e R$ 2.071,73 e carga horária de 20 e 40 horas semanais.

Cargos

Administrador, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro, Farmacêutico/Bioquímico, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Turismólogo, Agente Administrativo, Fiscal de Obras, Fiscal de Terras, Guarda Municipal, Técnico Agrícola, Técnico Ambiental, Técnico de Enfermagem, Técnico em Estrada e Topografia, Técnico de Biblioteca, Técnico de Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Informática, Técnico em Patologia Clínica, Mecânico, Cozinheira, Eletricista, Motorista, Motorista Fluvial, Operador de Máquinas, Auxiliar de Serviços Gerais, Carpinteiro, Coveiro, Encanador, Gari, Pedreiro, Pintor e Vigia.

Inscrição

Poderá ser realizada via internet, no endereço eletrônico http://www.institutoqualicon.org.br/, até às 21h do dia 22 de dezembro de 2011.
Os candidatos que não dispuserem de acesso à internet poderão utilizar, gratuitamente, os computadores do posto de atendimento do Instituto Qualicon, na Graftech (Av. Amazonas, 1110 B – Centro – Iranduba - AM), das 08 às 20h30min (horário local- Iranduba - AM) e nos domingos das 08 às 12h30min (horário local – Iranduba - AM), exceto feriados.

Taxas de inscrição

Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio/técnico: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 80,00.

Prova

As provas objetivas serão realizadas na cidade de Iranduba/AM nos dias 14 e 15 de janeiro de 2012, de acordo com o planejamento disposto em edital.
A partir de 06 de janeiro de 2012 todas as informações sobre a realização desta etapa estarão no site do Instituto Qualicon (www.institutoqualicon.org.br), inclusive o gabarito, que por sua vez será disponibilizado em 16 de janeiro de 2012.

Validade

O prazo de validade do concurso será de 2 anos, contados a partir da data da homologação do Resultado Final, podendo, a critério da Prefeitura de Iranduba, ser prorrogado uma vez por igual período.

Saiba mais

» Edital Prefeitura de Iranduba – Amazonas

Concurso Prefeitura de Maringá (PR) 2011

Com oferta de 116 vagas mais formação de cadastro de reservas, o concurso da Prefeitura de Maringá, no Estado do Paraná, está com o edital nº. 071/2011 publicado e inscrições abertas. A remuneração é de até R$ 3.181,50, com carga horária entre 20 e 40 horas semanais.
Fica reservado às pessoas portadoras de necessidades especiais o percentual de 5% das vagas oferecidas neste concurso público.

Cargos

Armador, Auxiliar de Creche, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Serviços Gerais, Borracheiro, Carpinteiro, Coletor, Eletricista de Autos, Engenheiro, Fisioterapeuta, Frentista, Guarda Municipal, Instrutor de Artes, Lubrificador, Maquinista, Mecânico, Médico, Mestre de Obras, Motorista, Operador de Luz, Operador de Equipamentos, Operador de Equipamentos Especiais, Operador de Máquina Costal, Orientador de Estacionamento Rotativo, Pintor de Obras, Professor, Programador de Computador, Técnico de Enfermagem, Técnico de Manutenção, Torneiro Mecânico e Tratador de Piscinas.

Inscrição

As inscrições serão realizadas até o dia 22 de dezembro de 2011, através do site http://www.fauel.org.br/, mediante o pagamento de taxas, que variam conforme o disposto a seguir:
Nível fundamental: R$ 16,35, 17,43, 19,12, 21,38, 23,64 e 26,46;
Nível médio: R$ 17,43, 20,25, 23,64, 30,41, 33,80 e 42,27;
Nível superior: R$ 28,66, 76,14 e 95,45.

Prova

A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 08 de janeiro de 2012, em locais e horários a serem divulgados no edital de homologação das inscrições e no cartão de inscrição dos candidatos, através do endereço eletrônico www.fauel.org.br e no órgão oficial do município.
O gabarito preliminar será divulgado no dia seguinte a realização da prova objetiva.
Os títulos deverão ser entregues à FAUEL, conforme edital de convocação, que trará o  local, a data e o horário da entrega e estará disponível no site www.fauel.org.br e no órgão oficial do município.
A prova prática será realizada na data provável de 12 de fevereiro de 2012, em local e horário estabelecido no edital de convocação para prova prática, que será divulgado no site www.fauel.org.br e no órgão oficial do município.

Validade

O concurso público terá validade de 02 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração municipal.

Saiba mais

Secretaria de Saúde do Piauí oferece 889 vagas

Mais uma oportunidade para participar de um grande concurso na esfera estadual. É que as inscrições para o Concurso Público da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) serão reabertas na próxima segunda-feira, dia 05 de dezembro, a partir das 8h. O concurso público, que é regido pelo Edital 001/2011 e foi considerado o maior processo seletivo da história do órgão estadual, oferece 889 vagas efetivas, sendo 735 para cargos de nível superior e 154 para o nível médio, além das oportunidades futuras, já que também será formado um cadastro de reserva.

O motivo da extensão do prazo se deve ao fato de que muitos candidatos "perderam o prazo de inscrição e solicitaram a reabertura", conforme informou Francisco Canindé, diretor do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (NUCEPE/UESPI), responsável pela execução do concurso.  
Vale lembrar que, do total de vagas, 10% serão reservadas aos candidatos portadores de deficiências.

Cargos

Candidatos com formação de nível superior (em uma das áreas listadas no edital) poderão concorrer às vagas de Assistente Social, Psicólogo, Enfermeiro, Enfermeiro Obstetra, Enfermeiro Perfusionista, Enfermeiro de Saúde Pública, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Cirurgião Dentista Buco-maxilo facial, Nutricionista, Psicólogo, Administrador Hospitalar, Administrador, Farmacêutico-Bioquímico, Arquiteto, Engenheiro Civil, Engenheiro Elétrico, Educador Físico, Terapeuta Ocupacional, Engenheiro Clínico e Médico (para diversas especialidades). Os aprovados e nomeados para uma dessas ocupações trabalharão em jornadas que variam entre 20 a 30 horas semanais, com vencimentos que podem chegar a R$ 4.027,01.
Já os que possuem nível médio poderão concorrer a uma das vagas para os cargos técnicos de Apoio Administrativo, Patologia, Laboratório, Radiologia e Enfermagem. Para essas funções, a carga horária semanal será de 30 horas e os vencimentos iniciais vão de R$ 534,34 a R$ 732,29.
As vagas oferecidas serão distribuídas entre os 11 territórios que compõem o Estado do Piauí, de acordo com o que ficou estabelecido no edital.

Inscrição

Os interessados poderão se inscrever até as 23:59h do dia 23 de dezembro de 2011 (no horário do Piauí), através do endereço eletrônico www.uespi.br/nucepe, mediante o pagamento de uma taxa que varia entre R$ 80,00 a R$ 120,00 (nível médio e superior, respectivamente).
Aqueles que já se inscreveram e não conseguiram efetuar o pagamento da taxa podem concluir o procedimento agora.

Provas

Com a reabertura do concurso, as provas escritas objetivas, versando sobre conhecimentos gerais e específicos, serão aplicadas provavelmente no dia 29 de janeiro de 2012, nas cidades de Bom Jesus, Floriano, Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato e Teresina. O candidato que acertar 50% do total de pontos de cada uma das provas será considerado aprovado, desde que esteja dentro do limite quatro vezes superior ao número de vagas, considerando a sua opção por cargo, especialidade e local de lotação.
A validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Secretaria de Estado da Administração.

Saiba mais

Concurso Feira de Santana 2011/2012 - Prefeitura (PRORROGAÇÃO)

Oferta de 213 vagas, previsão de formação de cadastro de reservas, faixa remuneratória entre R$ 545,00 a R$ 2.260,45. Estes são os principais atrativos do concurso da cidade metropolitana de Feira de Santana, a 108 km de Salvador, Bahia.
Com organização e execução a cargo da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), o concurso prevê o preenchimento de vagas nos cargos de Agente de Trânsito, Arquiteto, Assistente Social, Auditor Fiscal, Biólogo, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Engenheiro Químico, Especialista em Educação, Fiscal de Serviços Públicos, Geólogo, Intérprete de Libras, Mecânico de Máquinas e Veículos, Médico, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas, Professor (Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental), Secretário Escolar, Técnico em Enfermagem.
O prazo de inscrições para o concurso, que seriam encerradas nesta terça, dia 20 de dezembro de 2011, foi prorrogado até o próximo dia 23 do mesmo mês.
Os interessados poderão garantir a participação no certame acessando o endereço eletrônico específico da UEFS http://www2.uefs.br/concursopmfs.
Os valores da taxa de inscrição são de:
R$ 30,00 para os cargos que requerem Alfabetização e Ensino Fundamental;
R$ 60,00 para os cargos que requerem o Ensino Médio e
R$ 90,00 para os cargos de nível Superior.
O processo seletivo será feito em diferentes etapas, tais como aplicação de Provas Objetivas, Avaliação de Títulos, Prova de Redação e Testes Psicológicos, a depender do cargo escolhido pelo candidado.
As Provas (primeira etapa) serão aplicadas  no dia 25 de março de 2012, em Feira de Santana, ficando o local e o horário a serem divulgados entre os dias 09 e 23 de março de 2012.
O presente concurso terá validade de 2 anos, período contado a partir da publicação da homologação final, podendo ser prorrogado antes do final da vigência, por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de São Vicente Ferrer (PE) 2012

A Prefeitura de São Vicente Ferrer, Estado do Pernambuco, localizado a 85 km de Recife, lançou concurso público com o objetivo de preencher vagas. São reservadas 5% das vagas a pessoas portadoras de deficiências. São oferecidas 422 cargos diferentes com remuneração que varia entre R$ 545,00 e R$ 5.500,00. Confira o edital.

Cargos

Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Técnico em Controle interno, Médico, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Secretaria, Agente Administrativo, Auxiliar de enfermagem, Assistente Social, Bioquímico, Coveiro, Digitador, Dentista, Enfermeiro, Eletricista Predial, Farmacêutico, Fiscal de Obras, Fiscal de Rendas, Gari, Guarda Patrimonial, Lavadeira Hospitalar, Merendeira, Motorista, Mecânico de Auto, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Pintor Predial, Professor, Recepcionista Hospitalar, Servente de Pedreiro, Guarda Patrimonial, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Consultório Dentário, Bombeiro Hidráulico, Carpinteiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Edificações, Nutricionista e Técnico em Radiologia.

Inscrição

As inscrições estarão abertas no período de 19 de dezembro de 2011 a 19 de janeiro de 2012, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas, nos dias úteis, o candidato deverá comparecer ao posto de inscrição, localizado no prédio localizado à PE 89, n. 24 (em frente a Prefeitura), Centro, São Vicente Ferrer - PE e/ou através do site http://www.idhtec.org.br/.

As taxas de inscrições são de R$ 50,00 (nível fundamental), R$ 60,00 (nível médio) e R$ 70,00 (nível superior).

Prova

A prova escrita será aplicada a todos os candidatos, independente do cargo, no dia 04 de março de 2012, no horário das 09:00 às 1200 horas,em locais a serem divulgados.
O gabarito será divulgado no dia seguinte ao de realização das provas escritas.
Os candidatos deverão entregar os títulos no posto de inscrição ou ainda enviados pelos correios, através de sedex, para o escritório da organizadora, localizado no Carpina Center, Av. Getúlio Vargas, 57, 1º andar, sala 12, São José, Carpina/PE. CEP 55.819-110, compreendido no período de 19 de dezembro de 2011 a 20 de janeiro de 2012.

Validade

O concurso público terá validade de 2 anos, podendo ser renovado por mais 2 anos.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Arari - MA

No Estado do Maranhão, a Prefeitura de Arari já divulgou seu mais novo edital de concurso público. Serão preenchidas 121 vagas para cargos de todos os níveis escolares com faixa salarial entre R$ 545,00 e R$ 593,54, para carga horária de 20 e 40h semanais.
Das vagas destinadas a cada cargo, pelo menos 5% serão reservadas para portadores de deficiência, na forma do Decreto n.º 3.298, de 20 de dezembro de 1999.

Cargos
Para cargos de nível fundamental as chances são para Agente de Portaria, Auxiliar de Lavanderia, Auxiliar Operacional de Serviços Diversos e Vigia.

Quem tem nível médio pode concorrer às vagas de Professor I, Agente Administrativo, Agente de Campo (Desenv. Rural), Agente de Controle de Endemias, Agente de Vigilância Sanitária, Auxiliar de Biblioteca, Orientador Social do PETI, Recreador, Técnico Agrícola, Técnico de Laboratório, Técnico em Enfermagem, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Radiologia.
Candidatos que já concluíram o ensino superior podem disputar as vagas de Professor Nível II – História, Professor Nível II - Língua Portuguesa, Professor Nível II – Matemática e Professor Nível II – Música.
Inscrições
As inscrições deste concurso estão sendo feitas no site do Instituto Azimuth de Tecnologia e Processamento da Informática LTDA (concurso.institutoazimuth.com.br), até o dia 06 de janeiro de 2012, observado o horário oficial de funcionamento do expediente bancário. 
Taxa de inscrição
Varia de R$ 45,00 para cargos de nível fundamental, R$ 55,00 para nível médio e R$ 75,00 para nível superior.
Provas
As provas serão realizadas na cidade de Arari-MA,com duração de 04 horas, na data prevista de 12 de fevereiro de 2012.
Os locais de realização das provas objetivas serão publicados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Arari, situada na Avenida Dr. João da Silva Lima, s/n – Centro, no quadro de avisos do Instituto Azimuth, localizado na Rua Casemiro Carvalho nº 241, São Francisco, São Luís/MA, e no endereço eletrônico concurso.institutoazimuth.com.br.
Gabaritos
Os gabaritos preliminares oficiais das provas objetivas serão divulgados até 48 horas do dia subseqüente ao da realização das provas e divulgados também no endereço eletrônico concurso.institutoazimuth.com.br.
Validade
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contados a partir da publicação oficial da homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Arari.

Saiba mais

Concurso Carangola (MG): Prefeitura publica edital

A Prefeitura de Carangola, Estado de Minas Gerais, publicou edital (nº. 001/2011) para realização de concurso público. O concurso de Carangola oferece 249 vagas para nível fundamental médio/técnico e superior. A remuneração varia entre R$ 545,00 e R$ 4.800,00, com carga horária de 20 e 40 horas semanais. Do total de vagas, 5% serão reservadas às pessoas portadoras de deficiência.
Cargos
Supervisor, Agente de Endemias, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Dentista, Enfermeiro, Médico, Técnico de Enfermagem, Técnico de Saúde Bucal, Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico Educacional, Artesão, Assistente Social, Farmacêutico, Auxiliar de Limpeza, Cozinheiro, Porteiro, Vigia, Educador Físico, Agente Administrativo, Técnico Artesão, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Professor, Psicólogo, Ajudante de Serviços Gerais, Advogado, Educador, Instrutor – Telecentro, Terapeuta Ocupacional, Agente Comunitário de Saúde e Auxiliar de Limpeza.
Inscrição
As inscrições serão realizadas na Central de Atendimento ao Candidato do IDECAN, localizado junto ao Setor de Tributação da Prefeitura Municipal, na Praça Cel. Maximiano, 88, Centro, Carangola/MG, até o dia 29 de dezembro de 2011, exceto sábados, domingos e feriados, das 09h00min às 16h00min, ou através do site http://www.idecan.org.br/.
De acordo com o nível de escolaridade, as taxas de inscrição serão de:
Nível fundamental: R$ 25,00 e 30,00;
Nível médio/técnico: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 50,00.
Prova
As provas escritas objetivas de múltipla escolha serão realizadas na cidade de Carangola/MG, com data inicialmente prevista para o dia 15 de janeiro de 2012, o local e horário serão divulgados no CCI – Cartão de Confirmação de Inscrição.
As informações referentes à data, ao horário e ao local de realização das provas (nome do estabelecimento, endereço e sala), assim como orientações para realização das provas, estarão disponíveis a partir do dia 09 de janeiro de 2012, no site do IDECAN (www.idecan.org.br), devendo o candidato efetuar a impressão deste Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI).
Validade
A validade do concurso de Carangola será de 02 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Saiba mais

Concurso da Prefeitura de Campinas (SP)

Em Campinas, São Paulo, nada menos do que quatro concursos públicos abrirão período de inscrição na mesma data, a partir de 28 de dezembro de 2011. Os certames se destinam a contratações específicas de Médicos, Professores e outros Profissionais da Saúde e Educação, todos listados nos editais de número 005, 006, 007 e 008/2011.

Cargos

Ao todo, são 327 vagas, distribuídas entre as funções de Médico de várias especialidades (157),  Auxiliar de Consultório Dentário, Agente de Apoio à Saúde, Técnico em Enfermagem, Dentista, Farmacêutico, Médico Veterinário (78), Professor de vários níveis e áreas (84), Supervisor Educacional, Diretor Educacional, Coordenador Pedagógico e Orientador Pedagógico (08).

Salários

O maior salário básico é de R$ 5.496,55, correspondente ao cargo de Médico de qualquer especialidade que trabalhe por 36 horas semanais. A esse valor-limite serão acrescentadas outras gratificações, tais como Prêmio de Produtividade (R$ 134,54), e até R$ 2.800,00 a serem pagos de acordo com a carga horária e o local de trabalho.  Já o menor salário básico é de R$ 1.439,55.

Inscrições e Taxas

As inscrições terão início na mesma data, 28 de dezembro, porém o prazo de encerramento de cada processo seletivo será diferenciado:
Os que pretenderem se inscrever no concurso para Médico terão que acessar o site da empresa Cetro Concursos, organizadora do certame, até o dia 23 de janeiro de 2012, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 100,00.
Para concorrer a uma das vagas no cargo de Professor, os interessados deverão realizar os procedimentos de inscrição no mesmo site, até o dia 16 de janeiro de 2012. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 para Instrutor de Surdos e Intérprete de Libras e de R$ 100,00 para demais Professores.
Quem pretende se candidatar a um dos outros cargos da Educação (Supervisor Educacional, Diretor Educacional, Coordenador Pedagógico e Orientador Pedagógico) deve se inscrever pelo site da Cetro até o dia 30 de janeiro de 2012, sendo a taxa de inscrição de R$ 100,00.
Por fim, o concurso destinado ao preenchimento de oportunidades para os demais setores da Saúde, receberá inscrições até 16 de janeiro de 2012, ficando a taxa entre R$ 35,00 e R$ 100,00.

Provas

Os candidatos serão selecionados por meio de prova objetiva, avaliação psicológica (todos os cargos) e prova de títulos (cargos de Professor e Especialista em Educação).
De acordo com os cronogramas dos concursos, é importante lembrar as seguintes datas:
A datas das provas objetivas para os inscritos no cargo de Médico será dia 12 de fevereiro de 2012, mesma data em que acontecerá a avaliação psicológica.
Demais inscritos nos outros cargos na área da Saúde farão prova objetiva no dia 05 de fevereiro de 2012, e a avaliação psicologia no dia 18 de março de 2012.
Candidatos ao cargo de Professor farão prova objetiva no dia 12 de fevereiro de 2012, prova de títulos de 26 a 28 de março de 2012 e avaliação psicológica no dia 1º de março de 2012.
Já a prova objetiva para os demais cargos da área de Educação será aplicada no dia 26 de fevereiro de 2012, enquanto que a prova de títulos será de 10 a 12 de abril de 2012 e avaliação psicológica no dia 15 de abril de 2012.

Validade

Com exceção do concurso para o cargo de Médico, que vale pelo período de um ano prorrogável por mais um, todos os demais concurso terão validade de dois anos, podendo também ser prorrogados por idêntico período.

Saiba mais

Portugal: Doentes "desesperados" estão no hospital de Sto Antº no Porto e exigem Tafamidis

Um grupo de doentes com paramiloidose está no interior do Santo António, no Porto, para exigir que o hospital lhes ministre o Tafamidis, um medicamento que evita o transplante hepático.

Fonte do Hospital de Santo António disse à Lusa que a unidade “aguarda a introdução do fármaco no Serviço Nacional de Saúde".

A Comissão Europeia aprovou o fármaco em novembro, mas, até agora, o hospital “não o disponibilizou aos pacientes”, denunciou à Lusa José Manuel Carreira, 29 anos, e doente com paramiloidose.

“Cansado de esperar e desesperado” por uma resposta, decidiu ir hoje, juntamente com outros doentes, para aquela unidade de saúde para falar com a administração hospitalar ou direção clínica, mas já lhe foi comunicado que "não havia disponibilidade de agenda para ser recebido", relatou à Lusa.

Os doentes não abandonam o hospital “até terem uma resposta”, explicou ainda o doente.

Se não tomarem o fármaco “rapidamente" terão que ser remetidos para transplante, uma situação que querem "evitar", frisou.

É que com o transplante hepático há um elevado número de riscos para a saúde como a perda de qualidade de vida e ainda a probabilidade, em 20 por cento, de morte.

Três meses antes da aprovação por parte da Comissão Europeia, José Manuel Carreira já havia solicitado ao hospital de Santo António para que lhe disponibilizasse o Tafamidis através de uma Autorização de Utilização Especial (AUE), mas “nunca obteve resposta", lamentou o doente.

Agora, diz que chegou ao "limite" porque se está a falar da "vida das pessoas e cabe ao hospital, legal e moralmente, pedir o medicamento”, defendeu.

José Manuel Carreira avança que aquela unidade de saúde diz ter criado “uma comissão para avaliar quem mais precisa do Tafamidis”, mas a médica que o tem seguido “já deu dois pareceres favoráveis à toma do medicamento”. Por isso, diz “não entender esta demora que se poderá tornar fatal”.

Daqui a poucos dias, este doente, assim como outros, poderão deixar de “poder tomar o Tafamidis” e ficam “sem escapatória”, apontou.

O caso de José Manuel Carreira está no limite, porque, nesta altura, já tem “demasiados sintomas da doença como vómitos, dores musculares e adormecimento nos membros inferiores”, contou.

Inclusivamente, esta semana, começou “a perder sensibilidade nas mãos” o que o incapacita para “dar banho à filha”, que ainda é bebé.

Por isso, e porque considera que o tratamento que lhe estão a dar em relação a este assunto “é desumano”, uma vez que a sua vida “piora todos os dias”, exige que o hospital “o trate como um ser humano”.

“Está em causa a minha sobrevivência”, sublinhou.

Daqui a pouco, será “atirado para uma cadeira de rodas e, nessa altura, será tarde demais”, concluiu.

Segundo dados avançados em março último pela médica Teresa Coelho, da Unidade de Paramiloidose do Santo António e que conduziu o ensaio clínico onde o Tafamidis foi testado, há, neste momento, 1.213 doentes em Portugal a quem foi diagnosticada esta doença, sendo que 740 já foram transplantados.

Desse universo, 256 já estão excluídos da toma do medicamento, porque já têm muitos sintomas da doença e apenas 170 poderão tomar o Tafamidis.

Conhecida como a “doença dos pezinhos”, a paramiloidose é uma doença neurológica, rara e sem cura, que se manifesta entre os 25 e 35 anos e é transmitida geneticamente, tendo como principais sintomas grande perda de peso, de sensibilidade e de estímulos.

Fonte Destak

Portugal: Urgências dos centros de saúde aumentam de 3,80 para 10 euros


As taxas moderadoras das urgências hospitalares vão passar a custar a cada utente entre 15 e 20 euros e as dos centros de saúde aumentam de 3,80 euros para 10 euros, segundo uma portaria a ser hoje publicada.

De acordo com a portaria, que entra em vigor a partir de 01 de Janeiro, acrescem a estes valores as taxas moderadoras por cada meio complementar de diagnóstico e terapêutica (MCDT) efetuado no âmbito da urgência, podendo o total chegar aos 50 euros, mas nunca ultrapassá-lo.

Assim, o documento estipula para o serviço de urgência polivalente um aumento de 9,60 para 20 euros de taxa moderadora.

A urgência básica e a urgência médico-cirurgica, que custavam 8,60 euros, passam a custar 15 euros e 17,5 euros, respetivamente.

A portaria das taxas moderadoras fixa ainda para o Serviço de Atendimento Permanente ou Prolongado (SAP) um valor de 10 euros, o que representa um acréscimo de 6,20.

No âmbito das consultas, as de medicina geral e familiar, ou outra médica que não a de especialidade, os valores passam de 2,25 euros para 5 euros.

As consultas de enfermagem, ou de outros profissionais de saúde, vão custar no próximo ano 4 euros nos cuidados de saúde primários e 5 euros nos hospitais, ao passo que as consultas de especialidade passam a ter um custo de 7,5 euros.

A taxa moderadora para a consulta no domicílio (que inclui lares e instituições afins) passa de 4,80 euros para 10 euros.

A consulta médica sem a presença do utente, que o documento salvaguarda ter de ser realizada sempre com o “consentimento informado” do doente, custará 3 euros.

Uma sessão de hospital de dia terá um custo de taxa moderadora correspondente ao valor das taxas moderadoras aplicáveis aos atos complementares de diagnóstico e terapêutica realizados no decurso da sessão, neste caso até um valor máximo de 25 euros.

O governo define ainda uma tabela de valores para os MCDT, que vai desde um taxa moderadora de 0,35 euros para exames entre 1,10 e 1,49 euros até aos 50 euros para exames de valor igual ou superior a 500 euros.

Fonte Destak