Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 16 de julho de 2015

UNA-SUS relança curso sobre Dengue com atualização de casos clínicos


A Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) abre matrículas para nova turma do curso Atualização do Manejo Clínico da Dengue. Interessados podem se inscrever pelo link
 
Voltado especialmente para profissionais de saúde, mas aberto para as demais categorias profissionais, o curso tem como objetivo familiarizar os discentes com as recomendações atuais do Ministério da Saúde no que tange o manejo clínico da doença. O enfoque do conteúdo é prático, baseado na análise de casos clínicos.
 
O curso foi atualizado e a nova oferta conta com a inclusão de mais quatro casos clínicos, ferramenta de aprendizado do curso, nos quais os alunos irão refletir sobre os sintomas apresentados em situações fictícias para avaliar qual seria a melhor forma de tratamento para cada paciente. Dois destes novos casos tratam do manejo clínico da dengue em crianças e gestantes.
 
“O aluno toma condutas de acordo com as situações apresentadas. Após responder às questões, são oferecidos feedbacks com hipertextos que oferecem informações adicionais sobre o manejo clínico da dengue”, explica o gestor da oferta do curso, Francileudo Lima.
 
Com a inclusão dos casos, a carga horária do curso aumentou de 2 para 10 horas. A atualização do curso trouxe outro diferencial importante com relação ao público-alvo. A partir de agora, o curso será de livre acesso e todos os interessados poderão se certificar, independente da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
 
As diferenças para o diagnóstico da febre chikungunya e da dengue também são abordadas em um vídeo. O ambiente do curso também ganhou novo layout, mais clean, focado nos conteúdos.
 
O curso, fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, por meio das Secretarias de Vigilância em Saúde (SVS) e de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), foi lançado pela primeira vez em 2012. Ao total, naquela oportunidade, o curso obteve 14.602 inscritos e 6.960 profissionais certificados. O estado com maior número de matrículas foi São Paulo, com 1.903 beneficiados; seguido por Bahia, com 1.511 e Minas Gerais, com 1.443.
 
A primeira turma está com matrículas finalizadas. Os alunos inscritos anteriormente poderão acessar ao ambiente do curso e finalizar as atividades para certificação até o dia 2 de agosto.
 
Serviço
Matrículas: No site
 
Público-alvo: O curso é aberto a todos os profissionais de saúde e demais interessados no tema.
 
Para conhecer outros cursos oferecidos pela UNA-SUS, acesse ao link: http://www.unasus.gov.br/cursos
 
Fonte: UnaSUS / Blog da Saúde

Neo Química apresenta site sobre os medicamentos similares equivalentes

Portal foi o primeiro no País a abordar o tema

Com resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no final de 2014 (RDC Nº58/2014), que integrou os medicamentos similares intercambiáveis à categoria dos bioequivalentes, junto com os genéricos, diversas dúvidas surgiram na cabeça de consumidores e até mesmo profissionais da área farmacêutica, que muitas vezes encontram dificuldades para explicar as questões sobre a bioequivalência para seus clientes.

Para auxiliar pacientes e profissionais, a Neo Química disponibiliza o site www.medicamentoequivalente.com.br.
 
O portal, primeiro no País dedicado ao tema, traz artigos e entrevistas com profissionais da área médica e farmacêutica e ainda uma seção com perguntas e respostas sobre o assunto.

Snif Brasil/ Guia da Pharmacia

Hospital de Niterói é pioneiro em implantar prótese mitral percutânea em uma válvula nativa

Foto Reprodução
A unidade é a primeira da América Latina e a terceira do mundo a realizar tal procedimento
 
A equipe de cardiologia do CHN (Complexo Hospitalar de Niterói), no Rio de Janeiro, realizou, no último dia 28, um procedimento cardíaco inédito na região: o implante de válvula mitral percutânea por via transapical em uma válvula nativa, ou seja, do próprio paciente. Essa alternativa terapêutica é menos invasiva e reduz os riscos cirúrgicos nos pacientes graves, portadores de estenose mitral – doença cardiovascular, em que a válvula não se abre completamente, reduzindo a passagem do sangue através do coração. A importância dessa técnica está na gravidade do quadro clínico do paciente que foi submetido a esse procedimento. Com 62 anos, portador de insuficiência renal crônica e em programa de hemodiálise permanente, ele estava internado desde fevereiro, sem condições de alta hospitalar. Nesse contexto, o CHN é o primeiro hospital da América Latina e o terceiro do mundo a realizar essa técnica.
 
“Já fizemos, com igual sucesso, procedimento semelhante, porém, mais frequente, que é a instalação de prótese percutânea nova sobre uma prótese antiga disfuncional. A novidade nesse caso foi a implantação em uma válvula do próprio paciente. Mais uma iniciativa que o CHN buscou para estar em sintonia com o avanço mundial. E partir de um hospital acreditado, que busca continuamente a qualidade e a inovação de seus serviços, faz com que a cidade de Niterói e adjacências tenham um atendimento diferenciado e de destaque”, ressaltou Valdênia de Souza, coordenadora do CHN Cardiovascular.
 
De acordo com José Jazbik, cirurgião cardíaco do CHN responsável pelo procedimento, a prótese mitral foi implantada dentro da própria válvula do paciente, permitindo maior passagem de sangue até a artéria aorta, cuja função é distribuir o fluxo para todo o corpo.
 
“Nesse paciente, o orifício da válvula mitral era de 0,5cm de diâmetro, enquanto o normal é de 2,5cm, ou seja, o espaço para a passagem do sangue era mínimo. Além disso, seu sistema venoso periférico era todo obstruído, o que impedia o acesso para o coração. O paciente também é portador de insuficiência renal crônica e está em programa de hemodiálise permanente. Por causa do elevado risco cirúrgico, optamos por acessar o coração por via transapical. Para tanto, foi realizada uma pequena incisão no lado esquerdo do peito, por meio da qual fizemos uma punção no coração e, com a ajuda de cateteres específicos, foi introduzida a prótese mitral, que, aberta sobre a válvula estenosada, restabeleceu o fluxo sanguíneo normal, sem a necessidade de parar o coração e usar a circulação extracorpórea”, complementou o médico.
 
Além de segura, essa técnica beneficia o paciente, por necessitar de menor tempo de internação, apresentar recuperação mais rápida e menor taxa de complicações. “Para esses pacientes, com condição de saúde delicada, o método convencional de implante valvar representa um risco muito elevado. Logo, o implante percutâneo transapical torna-se uma alternativa viável e segura para melhorar a qualidade e aumentar a expectativa de vida deles”, afirmou Jazbik.
 
Saiba mais sobre o CHN Cardiovascular
O serviço inicia na Emergência e conta com cinco leitos exclusivos, localizados estrategicamente próximo ao centro de suporte diagnóstico por imagem, onde podem receber atendimento ágil e integrado à infraestrutura hospitalar. A unidade tem ainda o suporte do Setor de Hemodinâmica, para a realização dos procedimentos; médicos radiologistas de plantão 24 horas; equipamentos de última geração e 25 leitos de unidade de terapia intensiva destinados aos casos complexos cardiocerebrovasculares, entre cardiológicos e neurológicos.
 
Para a médica Valdênia de Souza, coordenadora do CHN Cardiovascular, o serviço está inserido num conceito em que o paciente não é “fragmentado” em apenas coração ou cérebro. Nele, o paciente é visto como um todo, dentro de uma estrutura de um hospital geral, onde a acessibilidade ao tratamento integralizado é factível.

Priscila Pais
Assessoria de Imprensa
ppais@saudeempauta.com.br

CDPI investe em melhoria de parque tecnológico

Foto/Reprodução
A clínica agora conta com novo equipamento de PET-CT capaz de produzir imagens em alta definição
 
Em um novo investimento, a Clínica de Diagnóstico por Imagem (CDPI) conta com equipamento mais moderno de PET-CT, utilizado principalmente para diagnóstico de câncer e patologias neurológicas. A tecnologia anterior foi melhorada e passou a gerar imagem em alta definição (HD, sigla em inglês). A cifra investida foi mais de meio milhão de reais para incrementar o equipamento.
 
Segundo José Leite, médico nuclear da CDPI e responsável pelo setor de PET-CT, a nova tecnologia permite um diagnóstico ainda mais preciso: “A evolução do PET-CT para HD traz vantagens tanto para pacientes quanto para médicos, pois melhora a definição de imagem, oferece maior confiabilidade diagnóstica, pois aumentou a resolução em todo o campo de visão do aparelho, e possibilita que o exame seja feito em menos tempo por apresentar melhor relação sinal/ruído da imagem, dando mais conforto para o paciente.”
 
Com indicação para o diagnóstico de doenças neurológicas e tumores, a aplicação do exame destaca as lesões com imagens mais claras nos detalhes. “O uso do PET-CT é fundamental para detectar precocemente neoplasias, por exemplo, pois capta alterações funcionais ainda no nível celular muito antes de os tecidos e os órgãos terem suas anatomias alteradas, o que é muito importante para a tomada de decisão no tratamento, aumentando as chances de cura”, explica José Leite.
 
Oferecer maior conforto é o grande benefício dessa aquisição, que está disponível na unidade do Centro Médico MD.X – Av. das Américas, 6.205, Barra da Tijuca.
 
Rachel Lopes
Assessoria de Imprensa

Eurofarma lançará medicamento exclusivo para tratamento de diabetes

Farmacêutica brasileira exportará a droga para 17 países da América Latina

A Eurofarma lançará a evogliptina, uma droga inovadora oral voltada para tratamento de pacientes com diabetes, em 17 países da América Latina. O acordo com o laboratório sul-coreano Dong-A, permitirá que a farmacêutica brasileira desenvolva o estudo clínico com a população ocidental e comercialize o medicamento nesses mercados.

Os resultados preliminares do estudo da evogliptina, já em fase III, foram divulgados e comprovam a eficácia e segurança da nova molécula, apresentando melhor controle glicêmico e redução do índice de efeitos adversos, como hipoglicemia e ganho de peso.
 
Outro benefício é a dispensa de ajuste de dose em pacientes com insuficiência renal, comum em pacientes diabéticos, e menor índice de interação medicamentosa em relação a outras drogas com o mesmo mecanismo de ação. Dados preliminares também mostram indícios de efeito na proteção renal, mas este benefício deve ser comprovado em estudo a ser realizado no Brasil, que deve ter início ainda em 2015.

“Pretendemos ampliar nossa parceria com foco no desenvolvimento de produtos inovadores no Brasil e América Latina”, afirma o presidente da Eurofarma, Maurizio Billi.
 
Guia da Pharmacia

Agência determina suspensão de elixir facial fabricado sem registro

A Anvisa determinou a suspensão da distribuição, da comercialização, do uso e da divulgação do produto Dnapeel Atgc Elixir Facial
 
O item fabricado pela empresa Suport Comércio e Indústria de Cosméticos Ltda. não possui registro aprovado pela Agência.
 
A Anvisa determinou ainda que a empresa deve promover o recolhimento do estoque existente no mercado.
 
A medida está na Resolução 2.014/2015 publicada nesta quarta-feira (15/7) no Diário Oficial da União (DOU).
 
ANVISA

Suspensa publicidade de produto com divulgação irregular

A Anvisa decidiu suspender toda a publicidade do produto Hemadrin – Psyllium e colágeno com vitamina C em cápsulas
 
O item fabricado por Sunflower Indústria e Laboratório Fitoterápico alega propriedades medicamentosas não autorizadas e em desacordo com o seu registro na Agência.
 
A medida está na Resolução 2.015/2015 publicada nesta quarta-feira (15/7) no Diário Oficial da União (DOU).
 
ANVISA

ANS reúne em cartilha principais informações para clientes de planos de saúde

ANS lança cartilhaA Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou ontem (15) em sua página na internet (www.ans.gov.br) uma cartilha que reúne as principais informações para os consumidores que querem contratar um plano de saúde ou que já tenham plano mas desejam esclarecimentos
 
O gerente-geral de Regulação da Estrutura de Produtos da ANS, Rafael Vinhas, informou que a cartilha consolida todas as informações que já estão no portal corporativo da ANS, trazendo-as para uma linguagem mais simples, com formas de acesso para o consumidor que queira se aprofundar no assunto. “A ideia é colocar os principais direitos e os principais pontos de atenção que ele (consumidor) tem que ter na hora de contratar um plano de saúde ou trocar de plano de saúde”, diz o gerente-geral.
 
Segundo Vinhas, a cartilha tem a missão “fundamental” de tentar traduzir a linguagem técnica a que o consumidor não tem acesso diário, uma vez que ele desconhece as normas e a legislação com que a ANS e as operadoras trabalham, com o objetivo de facilitar sua tomada de decisão: “Dar uma informação mais qualificada, clara e transparente para ele”.
 
Rafael Vinhas externou a convicção de que, ao reunir todas as informações sobre pontos aos quais o consumidor deve estar atento quando quiser contratar um plano de saúde, ele chegará na empresa ou no seu representante com mais informações, até para exigir um plano com as características e cobertura que ele almeja.
 
A ANS recebe todo tipo de reclamação de consumidores. Atualmente, o maior número delas envolve negativa de cobertura e prazos de atendimento. O gerente-geral de Regulação da Estrutura de Produtos lembra que, a cada três meses, a agência faz o monitoramento da garantia de atendimento, em que as operadoras que concentram maior número de reclamações podem vir a ter produtos suspensos, sujeitando-se ainda a ter o acompanhamento de um representante da ANS na empresa: “Qualquer que seja o tipo de reclamação, o consumidor pode procurar a agência que ele vai ter um cuidado no atendimento por parte do órgão para tentar resolver a demanda dele”.
 
As reclamações podem ser feitas no portal da ANS, no atendimento telefônico gratuito 0800 701 9656, e nos núcleos da agência em 12 cidades localizadas nas cinco regiões do Brasil.
 
Agência Brasil

Com base na lei 13.021/14, justiça determina que clínica de cirurgia plástica tenha farmacêutico em São Paulo

A juíza Regilena Emy Fukui Bolognesi, da 11ª Vara Federal Cível – São Paulo, determinou em sua sentença que o CRF-SP poderá multar uma clínica de cirurgia plástica por não contar com o farmacêutico no dispensário de medicamentos
 
A clínica impetrou mandado de segurança contra o presidente do CRF-SP alegando que a lei 5991/73 exigia presença de farmacêutico apenas em farmácias e drogarias. No entanto, a juíza embasou-se na lei 13.021/14 para determinar que é necessária a presença do farmacêutico em todos os estabelecimentos de saúde em que ocorra a dispensação de medicamentos, de acordo com os artigos 3º, 5º e 6º, inciso I.
 
Segundo a sentença “…Assim, não mais subsiste a polêmica quanto à necessidade ou não da presença do farmacêutico em estabelecimento de dispensação de medicamentos, após a entrada em vigor da Lei supra mencionada… Com a edição da Lei nº 13.021, as decisões proferidas nas ações judiciais anteriormente ajuizadas não mais se aplicam à impetrante, pois há exigência expressa da presença de farmacêutico durante todo o horário de funcionamento nos estabelecimentos de dispensação e comércio de drogas, em farmácias de qualquer natureza, sendo a impetrante submetida à fiscalização e autuações”.
 
Sendo assim, a sentença proferida em Mandado de Segurança reconhece a competência do CRF-SP em fiscalizar clínica de cirurgia plástica com menos de 50 leitos, com base na Lei nº. 13.021/14.
 
CRF SP

Pesquisa relaciona formol usado na preparação de cadáveres ao risco de Esclerose Lateral Amiotrófica

Funcionários de funerárias que preparam corpos para o enterro podem estar em risco elevado de esclerose lateral amiotrófica (ELA, ou doença de Lou Gehrig), quadro neurodegenerativo incurável que atinge cerca de 450 mil pessoas no mundo e provoca o endurecimento dos músculos, levando à perda progressiva dos movimentos
 
A razão seria o formaldeído usado na preparação dos corpos, sugere uma pesquisa publicada na “Journal of Neurology Neurosurgery & Psychiatry”.
 
A pesquisa relacionou o formaldeído (em forma líquida, o formol) a danos nos nervos, aumento da permeabilidade das potências de energia de células mitocondriais e produção de radicais livres, todos os quais estão implicados na ELA.
 
— O ELA tem alguns fatores de risco genéticos identificados, mas a maioria dos casos são esporádicos — diz em entrevista ao GLOBO a pesquisadora Andrea Roberts, associada ao Departamento de Saúde Ambiental da Escola de Saúde Pública T.H. Chan, de Harvard, especialista em saúde mental e autora principal do estudo. — Diretores de funerárias estão expostos a altos níveis de formaldeído durante embalsamamento, de 0,15 a 9,2 partes por milhão no ar, bem como, talvez, 49,2 miligramas/ hora através da pele, como destacam estudos anteriores ao nosso — explica.
 
No ano passado a ELA ganhou notoriedade quando personalidades internacionais participaram o desafio do balde de gelo para angariar recursos para pesquisas sobre a doença.
 
Neste estudo os pesquisadores analisaram a relação entre a morte por ELA e a exposição ocupacional ao formaldeído, utilizando o Estudo de Mortandade Longitudinal dos EUA (NLMS, na sigla em inglês), que envolve cerca de 1,5 milhão de adultos.
 
Os participantes do estudo responderam, aos 25 anos de idade, questões sobre o trabalho mais recente que desempenhavam. A exposição ao formaldeído no trabalho foi então estimada, utilizando critérios desenvolvidos por higienistas industriais no Instituto do Câncer americano. A intensidade (frequência e nível) e a probabilidade de exposição ao formaldeído foram calculados para cada setor de trabalho e da indústria.
 
Homens em postos de trabalho com uma alta probabilidade de exposição ao formaldeído foram classificados como tendo três vezes mais probabilidade de morrer de ELA na comparação com aqueles que não tinham sido expostos a este produto químico. Já as mulheres não tiveram um risco aumentado de ELA, possivelmente porque poucas tinham empregos com exposição a altos níveis de formaldeído, o que torna difícil calcular o nível de risco, dizem os pesquisadores. Todos os 493 homens com alta intensidade e probabilidade de exposição ao formaldeído eram diretores de funerárias.
 
— Temos muito pouca compreensão de como se desenvolve a ELA. Vírus já foram sugeridos como possível factor de risco, por exemplo. A ideia por trás desse estudo não é a de que “se pegue” ELA de um paciente, mas a de que uma infecção por vírus (facilitada pela absorção de formol pela pele, por exemplo) pode levar ao ELA ou algo parecido com o ELA — esclarece Andrea.
 
Como este é um estudo observacional, não há conclusões definitivas sobre causa e efeito, advertem os autores, que também chamam atenção para o fato de que trabalhos que envolvem um alto nível de exposição ao formaldeído são relativamente raros, somado ao que diretores de funerárias estão expostos a outros produtos químicos utilizados no embalsamamento, bem como a bactérias, e priões.
 
O Globo

Anvisa determina suspensão de antisséptico

A Anvisa determinou a suspensão da distribuição, da comercialização e do uso do lote 03239 do produto Álcool em gel Assepticin Gel 70 , fabricado em maio de 2013
 
Conforme a ata de perícia de contraprova de número 180/2014, emitida pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), o produto apresentou resultados insatisfatórios definitivos para os ensaios de análise de rotulagem e determinação de pH para o lote citado.
 
A Agência decidiu ainda que a empresa Cinord Sudeste Química Ltda. deve promover o recolhimento do estoque existente no mercado.
 
A medida está na Resolução 2.016/2015 publicada nesta quarta-feira (15/7) no Diário Oficial da União (DOU).
 
ANVISA