Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Proteja o seu bebê das assaduras

Dificuldades para dormir e para mamar podem ser efeito do problema

Bastante comum durante os primeiros meses de vida, as assaduras deixam o bebê irritado, prejudicando o sono e a alimentação dele. O problema aparece quando a camada de proteção natural da pele - muito sensível, no caso de um bebê - sofre um desgaste mais intenso. "Isso causa vermelhidão, ardência e deixa a pele indefesa contra a proliferação de fungos e bactérias", afirma a pediatra Camila Lima Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz. Higienização cuidadosa da criança, principalmente nas dobrinhas, e cautela com a hidratação são medidas que ajudam a livrar o seu filho das assaduras.

Veja as dicas dos especialistas:

Banho bebê - Foto Getty ImagesÁgua morna e algodão
Não é preciso dar um banho no bebê a cada troca de fralda. Usar o algodão com água morna é o jeito mais indicado para higienizar bem a pele do pequeno sem causar irritações. "Apenas quando o bebê se suja muito com as fezes é necessário o uso de sabão. E é importante não esfregar a pele do bebê com muita força, já que isso pode irritar a pele e provocar assaduras", diz a pediatra Camila Reibscheid.

Além disso, a especialista alerta que é preciso usar sempre sabonete neutro no bebê. Outros produtos podem causar irritações na pele e aumentar as chances de assaduras. "Muito sabão pode tirar a pequena camada de óleo que serve como proteção para a pele do bebê", explica a pediatra. O lenço umedecido, por sua vez, só deve ser usado em situações inesperadas, já que o perfume pode causar reações alérgicas no bebê.
                   
Fralda - Foto Getty imagesTeste o uso de fraldas
As assaduras que aparecem no bebê podem ser reações alérgicas a algum composto utilizado pela empresa fabricante de fraldas. Por isso, após notar que a pele do bebê está avermelhada, troque a marca da fralda para observar se o problema persiste. Fraldas de pano oferecem o mesmo risco que as descartáveis. "O que faz diferença é deixar o bebê muito tempo com a mesma fralda, e não o material de que ela é feita", afirma a especialista.

Amamentação- Foto Getty ImagesAmamentação
Segunda a pediatra, bebês que se alimentam exclusivamente de leite materno durante os primeiros seis meses de vida têm menos chances de desenvolver assaduras. "O leite materno diminui as chances de que as fezes ou a urina do bebê tornem-se ácidas, prevenindo assaduras", explica. Mas a mãe precisa ter alguns cuidados com a própria alimentação. Segundo o pediatra Jorge Huberman, do Hospital Albert Einstein, a alimentação da mulher influencia o surgimento de irritações intestinais no filho. Desde frutas até alimentos industrializados, há opções capazes de interferir na qualidade do leite materno. "O ideal é a mãe prestar atenção na dieta e relacionar alterações a mudanças no comportamento do bebê" , diz o pediatra.

talco - foto getty imagesNão use talco
Segundo a pediatra Camila Lima Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz, o talco não deve ser usado, já que ele pode abafar a pele e irritar ainda mais as regiões assadas. Também há risco de as partículas serem aspiradas pelo bebê, causando alergias respiratórias.
Troca de fralda - Foto getty imagesTroca de fralda
Trocar a fralda com frequência é a dica mais importante para evitar assaduras nos bebês. "Não importa que tipo de fralda é usada, de pano ou descartável, quando a mãe troca a fralda pelo menos a cada duas horas ? cerca de oito vezes por dia".
Alimentação infantil - Foto Getty ImagesAlimentação
Assim como na amamentação, a alimentação do bebê também pode aumentar as chances de assadura. De acordo com o pediatra Jorge Huberman, o bebê pode apresentar fezes bastante ácidas se a alimentação não for observada com cuidado. Quando a criança começa a combinar leite materno e alimentação, é preciso introduzir aos poucos as novidades no cardápio. "Só assim é possível acompanhar as reações e descobrir se a criança é sensível a algum alimento", afirma o pediatra. Coloque pequenas quantidades para ele comer, bem aos poucos, um de cada vez, com vários dias separando a ingestão entre eles.
 
 
Bebê sem fralda - Foto Getty imagesSem fralda por alguns minutos
A pele do bumbum e das coxas do bebê, que ficam em constante contato com a fralda, são as áreas mais atingidas por assaduras. Isso não acontece por acaso. "O espaço entre a fralda e a pele do bebê é quente e úmido, propício para o desenvolvimento de fungos e bactérias que podem agravar o quadro de assadura. Por isso, deixar a criança sem fralda por volta de dois minutos após a troca de fralda ajuda a evitar assaduras", diz Camila Reibscheid.

Pomada - Foto Getty ImagesPomada na medida certa
Um erro comum cometido pelos pais é colocar muita pomada contra assaduras no bumbum do bebê. Segundo a pediatra, isso irrita ainda mais o local. "A pomada, se for usada corretamente, ou seja, formando uma camada bem fina na pele do bebê, age como proteção contra agentes que podem causar assaduras", explica. Mas, quando há uma quantidade exagerada do produto, a pele pode ter dificuldade de respirar, aumentando as chances de irritações.

Verão - Foto Getty ImagesMais cuidado no verão
Com o clima quente e úmido, os fungos e bactérias que causam as assaduras se proliferam com mais facilidade, aumentando a irritação na pele dos pequenos. "Quando o clima está mais quente, os pais devem tomar cuidado extra, aumentando o número de trocas de fraldas e também os banhos do bebê ao longo do dia", explica a pediatra.

Fonte Minha Vida

Segure o bebê corretamente na amamentação


Posição Correta
Siga o passo-a-passo e evite desconfortos para vocês dois

Que amamentar o bebê é fundamental para a saúde da criança não resta dúvidas. Mas o que muitas mães esquecem é que a posição adequada na hora da amamentação também é essencial. Você sabia que a postura incorreta durante o aleitamento pode causar uma série de complicações para mãe? Entre elas destacam-se:

1. Dores nas costas;
2. Mamilos gretados e doloridos;
3. Mamas ingurgitadas (muito cheias e dolorosas);
4. Má produção de leite.

Muitas vezes, é por isso que o bebê não ganha peso. Para ele, a posição errada pode causar dois tipos de insatisfação. No primeiro, a criança não se alimenta direito e, por isso, quer mamar a toda hora. No segundo, o bebê fica frustrado e acaba recusando a mama. Aliás, um dos grandes vilões, neste último caso, é a chupeta.

Se o bebê a recebe o bico de plástico logo nas primeiras semanas, pode ter dificuldades para mamar depois, já que o modo de sugar a chupeta é diferente. Confira como deve ser a posição tradicional recomendada para a amamentação, da pediatra Sylvia Bianco, de São Paulo:

Deixe o bebê posicionado na mesma altura do mamilo, com a cabeça repousada no antebraço da mãe. Se a criança for maior e estiver irrequieta, segure-a por trás dos ombros, e não por trás da cabeça, o que pode machucá-la e dificultar a mamada.

O bebê deve ser capaz de alcançar o peito facilmente, sem precisar se esticar, nem girar a cabeça. A mãe deve aproximar o bebê do peito, e não o peito do bebê. Com o bebê bem posicionado, espere que ele abra bem a boca para iniciar a amamentação.

A mãe pode estimular a abertura da boca roçando o mamilo nos lábios do bebê. É importante que o lábio inferior da criança toque na mama o mais longe possível da base do mamilo. Desta forma, o mamilo estará apontado na direção do céu da boca, evitando engasgamentos. A mãe pode trocar o seio oferecido ao bebê. Só é preciso tomar cuidado para não irritar a criança, interrompendo a mamada de repente. Espere um instante em que ela própria fizer uma pausa.

Fonte Minha Vida

Ocitocina: o hormônio da compreenção

A ocitocina é um hormônio associado ao amor. Os níveis de ocitocina em jovens pais e mães são altos, e este é um dos motivos que faz com que eles fiquem completamente “bobos” diante de seus filhos recém-nascidos. Ele também contribui para que as mamães comecem a lactar e amamentar. Mas a ocitocina não é só um hormônio “família”. Após o ato sexual, a concentração de ocitocina também aumenta. E estudos já demonstraram que casais que brigam muito dialogam melhor quando inalam o hormônio em sua forma artificial também. É o hormônio “paz e amor”.

A mais nova descoberta sobre o hormônio do amor agora diz respeito às emoções. Quanto mais ocitocina presente no ambiente, maior o nível de entendimento das emoções alheias. É essa a conclusão de um estudo conduzido por Siri Leknes, da Universidade de Oslo.

Durante semanas seguidas a pesquisadora acompanhou um grupo de 40 participantes que inalavam a ocitocina em sua fórmula artificial, enquanto um grupo controle inalava sprays nasais contendo água. Após essa inalação, os participantes eram observados ao descreverem as emoções de atores fotografados em cenas dramáticas.

Aqueles que haviam inalado a ocitocina tiveram melhores respostas aos sentimentos observados, enquanto o grupo controle apresentava diversas dúvidas sobre determinadas imagens, onde as emoções pareciam ser dúbias ou menos óbvias.

“A ocitocina parece ter intensificado a atenção dos participantes nas emoções apresentadas nas fotos. Até mesmo mais nuances sobre as emoções foram apontados. Faces expressando raiva muitas vezes variavam suas interpretações entre ódio e frustração ou infelicidade, enquanto as faces felizes eram vistas como radiantes, algo muito além da alegria em si”, explica a pesquisadora.

Outro dado interessante apontado pelos autores da pesquisa é que pessoas com menores níveis de empatia – algo observado nas entrevistas preliminares – tinham as maiores melhoras na sua interpretação da emoção alheia.

“Há pessoas que têm grande dificuldade de interpretar a emoção de alguém com quem ela está conversando. A ocitocina reverteu essa situação, ou seja, aqueles com maiores déficits na empatia foram os que mais se beneficiaram do uso do hormônio”, diz Leknes.

Estas dificuldades de empatia são observadas em especial em indivíduos com certos transtornos mentais (como a depressão, transtornos sociais, fobias e mesmo problemas mais sérios como o autismo ou a Síndrome de Asperger) e dependentes de álcool e outras drogas.

“A ocitocina pode não ser a cura desses transtornos, mas pode ser um tratamento suplementar que ajude algumas pessoas a superar problemas de interação social. Se nossos resultados forem replicados e confirmados por outras pesquisas, é possível termos uma estratégia simples para melhorar a forma como alguns indivíduos interagem com pessoas em situações de socialização”, finaliza Leknes.

Fonte O que eu tenho

O neófito em medicina e o exame do Conselho Regional

Por Verônica Cordeiro da Rocha Mesquita

O Conselho Regional de Medicina de São Paulo instituiu, por meio da Resolução 239, de 24 de julho de 2012, a obrigatoriedade dos recém-formados realizarem prova de conhecimentos médicos, que servirá de instrumento para avaliação da formação de tais profissionais.

Ainda não se condiciona a habilitação para o exercício da atividade à nota, infelizmente, pois aqui também seria um importante filtro (e não reserva de mercado), a exemplo do que ocorre com o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), questionado até pouco tempo judicialmente sem êxito, que traz efetivo serviço de utilidade pública à sociedade brasileira.

Sendo imperativa a participação, só se obtém o registro profissional e, consequentemente, a possibilidade de exercer a medicina, quem realiza a prova.

Referida exigência não se aplica aos que já possuem inscrição em outros regionais e pretendem ter a inscrição secundária ou transferência para o CREMESP.

O exame em debate será realizado anualmente e abrangerá as áreas essenciais da medicina, especialmente conteúdos básicos necessários ao exercício profissional.

Interessante o disposto no art. 4º da referida Resolução que dispõe que as instituições de ensino de Medicina receberão relatório conclusivo do desempenho de seus alunos, sem a identificação dos participantes.

Para a séria instituição de ensino, o relatório será de inquestionável valor, vez que servirá de verdadeiro diagnóstico e proporcionará a busca de soluções para o fraco desempenho dos seus alunos refletindo, na boa parte dos casos, a baixa qualidade do ensino oferecido.

Não há unanimidade
Esta normatização deve servir de modelo e incentivo para os demais Conselhos Regionais adotarem o mesmo exame, quiçá o próprio Conselho Federal, haja vista que a sociedade clama por providências para que a qualidade do serviço médico melhore.

As principais faculdades de medicina do Estado de São Paulo apoiam o CREMESP, como a Unicamp, USP, UNESP e Unifesp. Além da Associação Médica Brasileira (AMB) e a Associação Paulista de Medicina (APM), conforme notícia veiculada pelo Estadão on-line, de 24 de julho de 12.

Mas não há unanimidade a exemplo do CRM-TO, tendo como um dos argumentos o comparativo com o exame da OAB, no sentido de que este não assegura termos no país os advogados mais brilhantes do planeta.

Possivelmente que não. No entanto, impede que os que não tenham condições mínimas para o exercício da advocacia o façam. Ser brilhante ou não, isso é questão de dedicação, estudo e experiência.

Para se ter uma ideia da seriedade e gravidade do assunto, segundo dados do CREMESP, entre 2005 e 2011 participaram do exame 4.821 estudantes, dos quais 46,7% foram reprovados.

Também dados do CREMESP, em 10 anos aumentou em 302% a quantidade de processos ético-profissionais relacionados à má prática médica, erro médico ou infrações diversas ao Código de Ética Médica.

Acrescido à proliferação das faculdades de medicina, efetivamente algo tinha e tem que ser feito.

O Conselho pode exigir a realização do exame?

Sim. É competência dos CRM´s zelar e disciplinar a prática médica, sendo que devem avaliar as condições para conceder a habilitação profissional para o exercício da medicina. E o exame é uma forma de avaliação.

Há o Projeto de Lei 217/2004 em tramitação no Congresso Nacional que institui o Exame Nacional de Proficiência em Medicina como requisito para o exercício legal da medicina no país, ou seja, quando aprovado será obrigatório para todo o território nacional.

Estaremos, então, diante de um marco para a efetiva melhoria da prática da medicina no país.

Toda a lei, sendo racional, tem a sua razão. A razão é a alma da lei.

Rui Barbosa

Fonte SaudeWeb

Esterilização: um mercado de oportunidades

CBE Embrarad, líder no segmento, planeja mais duas unidades para dobrar capacidade e estuda trazer novas tecnologias para o mercado brasileiro

Três são as formas de esterilizar materiais de saúde como seringas, luvas cirúrgicas, embalagens, medicamentos, implantes dentários, entre outros. Uma é feita por meio de vapor em alta temperatura, outra por óxido de etileno (EtO) e a terceira por irradiação com raios gama. Esta última, a mais cara, em termos de infraestrutura, é o grande foco da CBE Embrarad, que lidera os serviços de esterilização e redução de carga microbiana na América Latina (AL).

Fundada há 15 anos, com fábrica em Jarinu e Cotia, no Estado de São Paulo, a companhia presta serviços para fornecedores de materiais médicos descartáveis, processando em média 20 mil metros cúbicos por mês de produtos de saúde e 40 mil toneladas de carregamentos de outros setores como, por exemplo, cosméticos, nutrição animal, alimentação humana, entre outros.

Inserida em um mercado que movimenta em torno de R$ 350 milhões por ano e que cresce entre 8% a 10%, a CBE Embrarad projeta aumentar o volume de suas operações em 50% para os próximos três anos. Com investimentos de R$ 20 milhões, a companhia está construindo uma nova unidade em Jarinu e já planeja outra para 2013, ainda sem local escolhido. Para se ter uma ideia, no mundo, esse segmento fatura entre US$ 3 bilhões e US$ 3,5 bilhões ao ano.

“Estamos olhando para mais uma nova tecnologia para trazer ao mercado”, afirma o vice-presidente da CBE Embrarad, Fernando Reichmann, que não descarta a possibilidade de investir em outras formas de esterilização além dos raios gama.

Atualmente, o mercado brasileiro é bastante pulverizado por empresas que fazem a esterilização por meio do óxido de etileno (EtO). “A instalação de uma unidade com radiação gama de grande capacidade custa, em média, R$ 50 milhões. Já, com óxido de etileno, uma câmera de um metro cúbido, de R$ 200 mil, já é o suficiente”, conta Reichmann.

Apesar das diferentes tecnologias, a média de preços é a mesma, variando entre R$ 50 a R$ 150 por metro cúbico.


Na visão do executivo, uma das grandes vantagens da irradiação é que o produto pode ser utilizado logo após o processo, que dura alguns minutos, diferente do EtO, que necessita ficar 40 dias “parado”, a chamada quarentena.

A flexibilidade da tecnologia via irradiação é outro aspecto ressaltado por Reichmann, que deixa claro que a estratégia da companhia é aumentar escala para baixar o custo.

Fonte SaudeWeb

Ressarcimento SUS: ANS apresenta números

169,7 mil consumidores tiveram internações no SUS identificadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) entre 2011 e 2009. Os valores de todas as internações oscilaram entre R$ 61,3 milhões, em 2001, e R$ 273,1 milhões, em 2009

Entre os anos de 2001 e 2009, em média, 169,7 mil consumidores tiveram internações no SUS identificadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Os valores de todas as internações oscilaram entre R$ 61,3 milhões, em 2001, e R$ 273,1 milhões, em 2009, segundo a publicação FOCO – Saúde Suplementar.

O estudo traz dados sobre o processo de ressarcimento ao SUS, cujos repasses são feitos pelas operadoras referentes às despesas com o atendimento dos consumidores de planos privados em unidades públicas de saúde.

Além disso, apresenta também novos dados relativos aos prestadores de serviços de saúde. Em abril de 2007, o mercado de saúde suplementar contava apenas com 859 estabelecimentos cadastrados que permitiam internação. Passados cinco anos, 2.052 estabelecimentos cadastrados prestam esse atendimento. Os consultórios isolados e as clínicas ou ambulatórios especializados destacam-se como os estabelecimentos que, proporcionalmente, mais atendem aos consumidores de planos de saúde.

Segundo a ANS, a entrada em vigor da RN nº 259, que dispõe sobre a garantia de atendimento aos beneficiários, destaca-se como principal motivo pela alta no índice de reclamações de consumidores, a partir de fevereiro. “A reincidência de 37 operadoras em não cumprir os prazos de atendimento estabelecidos por esse normativo culminou, em julho, na suspensão da comercialização de 268 planos até a próxima avaliação trimestral, que será divulgada pela ANS em setembro”, afirma, em comunicado, a ANS.

Fonte SaudeWeb

Santa Casa faz parceria com AES Eletropaulo para angariar recursos

Qualquer pessoa pode participar, bastando apenas preencher uma ficha de adesão e assinalar o valor a ser debitado da conta que será repassado a Santa Casa. Os valores variam de R$ 3,00 a R$ 100,00

A Santa Casa de São Paulo lança campanha Santa Energia, em conjunto com a AES Eletropaulo e apoio da Secretaria Estadual de Energia, que consiste em angariar recursos para a reforma das enfermarias do Hospital Central da Irmandade, localizado no bairro de Santa Cecília, por meio da conta de luz.

Qualquer pessoa pode participar, bastando apenas preencher uma ficha de adesão e assinalar o valor a ser debitado da conta que será repassado a Santa Casa. Os valores variam de R$ 3,00 a R$ 100,00.

Inicialmente a campanha terá postos de arrecadação nos 39 aparelhos de saúde administrados pela Santa Casa. E, segundo a entidade, por meio de parcerias com estabelecimentos comerciais, haverá o aumento do número de postos, facilitando para quem quiser aderir à campanha.

Fonte SaudeWeb

ANS autoriza reajuste para planos individuais antigos

As seguradoras especializadas em saúde Sul América, Bradesco Saúde e Itauseg Saúde poderão aplicar um índice de até 9,37%

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) comunicou, nesta quinta-feira (16), os índices máximos a serem aplicados aos contratos de planos de saúde individuais antigos – aqueles celebrados antes da entrada em vigor da Lei n.º 9.656/98 – das cinco operadoras que possuem Termos de Compromisso (TC) sobre cláusulas de reajuste. O universo atingido corresponde a menos de 1% do total de beneficiários com cobertura médico-hospitalar da saúde suplementar no Brasil.

As medicinas de grupo Amil Assistência Médica Internacional e Golden Cross Assistência Médica Internacional foram autorizadas a reajustar seus contratos pelo mesmo índice aprovado pala ANS para os planos individuais e familiares contratados após a Lei nº 9.656/98, que corresponde a 7,93%. Já as seguradoras especializadas em saúde Sul América, Bradesco Saúde e Itauseg Saúde poderão aplicar um índice de até 9,37%.

Assim como no caso da regra estabelecida para os planos individuais e familiares contratados após a Lei 9.656/98 (planos novos), a defasagem de até três meses entre a aplicação do reajuste e o mês de aniversário do contrato poderá gerar cobrança retroativa a ser diluída pelo mesmo número de meses. Por exemplo, se o aniversário do contrato é em julho e o reajuste for aplicado em outubro de 2012, será permitida a cobrança do valor em reais referente ao reajuste que não foi aplicado nos meses de julho, agosto e setembro respectivamente nos meses de outubro, novembro e dezembro.

VEJA COMUNICADO DA ANS:

Metodologia
Este ano as seguradoras especializadas em saúde foram avaliadas por uma nova metodologia da ANS, que tomou por base as menores variações de frequência e/ou custo unitário por item assistencial (consultas, exames, internações, etc.). A nova metodologia, que mantém os princípios dos termos de compromissos assinados em dezembro de 2004, foi aprovada na reunião de Diretoria Colegiada da ANS de 15 de agosto de 2012 e permitiu que o reajuste apurado para as seguradoras, cuja solicitação inicial foi de 15%, ficasse em 9,37%.

No segmento de medicina de grupo, os dados apresentados por uma das operadoras não atingiram um nível de certificação que possibilitasse a comparação dos critérios de eficiência. Assim, a Diretoria Colegiada decidiu aplicar o mesmo percentual de reajuste aprovado para os planos individuais e familiares contratados após a Lei 9.656/98 para 2012: 7,93%.

Histórico
Em 2004, a ANS questionou os reajustes abusivos praticados pelas operadoras Bradesco Saúde, Sul América, Itaúseg, Amil e Golden Cross. Até 2003, a Agência autorizava os índices aplicados por essas empresas, mas uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), impetrada naquele ano no Supremo Tribunal Federal, retirou da Agência a prerrogativa de autorizar previamente os reajustes de contratos anteriores à vigência da lei que regula o setor de planos de saúde.

Todas essas operadoras tinham em seus contratos cláusulas de reajuste anual com base na variação dos custos médico-hospitalares (VCMH), o que não traduzia de forma clara o critério adotado para a definição dos índices. A Agência propôs então a assinatura de termos de compromisso. Através desses termos, as cinco operadoras se comprometeram a corrigir as irregularidades cometidas e passaram a submeter os reajustes à regulação da ANS. Esses acordos impediram que os consumidores fossem obrigados a arcar com aumentos que chegavam a 80%.

Vale destacar que o termo de compromisso tem como finalidade a proteção e a defesa dos interesses dos consumidores. No entanto, essas operadoras têm solicitado reajustes cada vez maiores, principalmente as seguradoras, que não comercializam mais planos individuais e familiares novos. Neste caso, como não há a entrada de novos beneficiários, naturalmente ocorre uma elevação dos gastos, em função do envelhecimento da população assistida por esses planos.

Assim, a ANS entende que o termo de compromisso não está mais cumprindo seu objetivo original, razão pela qual já iniciou estudos sobre possíveis alternativas para os futuros reajustes desses planos.

Fonte SaudeWeb

CEMA e Hospital Villa-Lobos recebem certificação ONA II

Hospitais se prepararam durante um ano, a partir da implantação do Programa Integrado de Qualidade (PIQ), em agosto de 2011. Um dos principais desafios foi mobilizar os colaboradores para a importância das melhorias dos processos

O Hospital CEMA, referência no tratamento de olhos, ouvidos, nariz e garganta, o Instituto CEMA, braço social da instituição, e o Hospital Villa-Lobos, destinado sobretudo a cirurgias de alta complexidade, acabam de receber aprovação da ONA (Organização Nacional de Acreditação) para certificação de qualidade nível 2. As três instituições são controladas pelo Grupo INAL e localizam-se no bairro da Mooca, em São Paulo.

Para receber o reconhecimento, os hospitais se prepararam durante um ano, a partir da implantação do Programa Integrado de Qualidade (PIQ), em agosto de 2011. O programa também foi criado para estabelecer um processo permanente de avaliação e de certificação de qualidade dos serviços oferecidos.

A supervisora da área de Qualidade do Grupo INAL e coordenadora do projeto, Marcela Cruz, conta que um dos principais desafios foi mobilizar os colaboradores para a importância de se observar as melhorias dos processos. Mas o resultado do esforço conjunto foi positivo. “Em um ano, conquistamos a acreditação nível 2 na primeira certificação e note que no Brasil apenas cerca de 40 hospitais têm essa certificação. Entramos em um ciclo de melhoria e precisamos manter os padrões conquistados”, avalia.

O certificado de qualidade será emitido pela ONA em até 30 dias. A acreditação tem validade de dois anos e, nesse período, as instituições ainda passarão por mais quatro auditorias, de acordo com Nairson Oliveira, coordenador da área da Saúde da Germanischer Lloyd – GL, empresa responsável por este processo de auditoria e certificação. “Vamos nos empenhar para melhorar cada dia mais os nossos serviços e procedimentos, para manter esta conquista”, assegura Marcela Cruz.

História
O Hospital CEMA foi fundado em 15 de novembro de 1975 por Ângelo Aquino, e por seus filhos, os médicos Guido Aquino, Antonio Aquino Neto e Roberto Aquino. A então clínica médica foi construída em parte da área onde hoje está instalado o Hospital, no bairro da Mooca, na capital paulista, em terreno pertencente à família. Na década de 90 a unidade se expandiu para um moderno hospital especializado em oftalmologia e otorrinolaringologia, tornando-se referência pela qualidade de sua prestação de serviços.

Atende variados planos de saúde e mantém a unidade de Pronto-Atendimento funcionando 24 horas, 7 dias por semana. O Instituto CEMA é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, destinada ao atendimento de pessoas de baixa renda. Conveniado ao SUS, oferece atendimento médico gratuito para as famílias também em oftalmologia e otorrinolaringologia.

Fundado em 2007, o Hospital Villa-Lobos foi construído em uma área de 16 mil m2, contígua ao CEMA. A instituição conta com 14 salas cirúrgicas para procedimentos de alta complexidade e 200 leitos, com UTI para adultos e crianças. Possui ainda uma avançada unidade coronariana, Centro de Diagnóstico completo e Pronto-Socorro com capacidade para atender até 20 mil pacientes/mês.

Fonte SaudeWeb

Fiocruz decidem manter greve até dia 23 de agosto

Paralisação das atividades por tempo indeterminado começou no dia 6 deste mês, como parte do movimento que reivindica a valorização do servidor público, melhorias salariais e na carreira

Em assembleia nesta quinta-feira (16/8), os trabalhadores da Fiocruz decidiram manter a greve até o dia 23 de agosto, quando farão nova avaliação dos rumos do movimento. A data foi definida em função de uma reunião dos representantes dos funcionários da Fundação com a Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento.

A paralisação das atividades por tempo indeterminado começou no dia 6 deste mês, como parte do movimento que reivindica a valorização do servidor público, melhorias salariais e na carreira. O Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc) esclarece que desde o último reajuste concedido aos servidores da Fundação, em 2009, houve uma desvalorização dos salários de cerca de 20%, o que acarretaria três anos de perdas salariais.

Os serviços essenciais, como os atendimentos médicos e a produção de vacinas e medicamentos, dentre outros em andamento, estão mantidos durante o período de greve, obedecendo regimes de plantão acordados com as diversas unidades da Fiocruz.

Negociações
Funcionários da Fundação, em todo o país, fizeram paralisações progressivas a partir da última semana de junho – o último período foi nos dias 10, 11 e 12 de julho. O movimento dos servidores luta por avanços nos processos de negociação e a apresentação de propostas por parte do governo. Na pauta de reivindicações, estão: a busca por uma política salarial permanente com reposição inflacionária, a valorização do salário-base e incorporação das gratificações; paridade e integralidade entre ativos, aposentados e pensionistas; reajuste dos benefícios; definição da data-base em 1º de maio.

Fonte SaudeWeb

Cafeína ajuda no combate ao Câncer de pele

Estimulante atua na eliminação das células danificadas pelo sol

Uma nova promessa da ciência pode ajudar na luta contra o câncer de pele, forma da doença que mais cresce em todo mundo. De acordo com o dermatologista Gilvan Alves, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, só em 2008, foram realizados cerca de 115 mil diagnósticos da doença no Brasil.

O estudo, realizado por pesquisadores da Harvard Medical School e publicado pelo Journal of investigative Dermatology, indica que a cafeína pode estar presente nos tratamentos do câncer de pele. A pesquisa mostra que o estimulante atua na eliminação de células danificadas pela exposição ais raios ultravioleta que por sua vez, podem evoluir para um tumor de pele. "Trata-se de uma das descobertas mais surpreendentes. Espera-se agora que as pesquisas atestem a eficácia tópica da cafeína, através de sua adição à composição de filtros solares e cremes", diz Gilvan Alves.

Para explicar a ação da cafeína o dermatologista afirma que ele pode, inclusive, substituir a proteína quinase, responsável pelo controle de danos ao DNA. "Na prática isso significa que as células alteradas cometem 'suicídio', sem que haja nenhuma alteração nos tecidos saudáveis", descreve.

Fonte Minha Vida

Humor: Erro médico

UEPA abre processo seletivo

Foi publicado edital N° 78/2012 de processo seletivo para Professor Substituto para a Área de Conhecimento/matéria/Tema do Departamento de Morfologia e Ciências Fisiológicas da Universidade do Estado do Pará - UEPA.

A seleção destina-se ao preenchimento de 01 vaga. Os interessados devem ter graduação e mestrado na área da Saúde ou Ciências Biológicas.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Secretaria dos Departamentos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o Campus II da Universidade, localizado no Bairro do Marco, em Belém, das 8h às 14h, no período de 20 e 21 de agosto de 2012.

Todas as fases serão realizadas na cidade de Belém/Pará.

O certame acontece no dia 22 de agosto de 2012 e constará de uma única etapa, subdividida em duas fases: entrevista, de caráter eliminatório, e Julgamento de Títulos, que será classificatório. Todas as fases serão realizadas no Campus II da UEPA.

O candidato que não obtiver a nota mínima de sete na Entrevista será eliminado. O candidato aprovado e classificado poderá ser contratado por período de doze meses, prorrogável uma única vez e por igual período. Ele irá atuar no Departamento de Morfologia e Ciências Fisiológicas, com regime de trabalho de 40h.

O processo seletivo terá validade de 01 ano a partir da data da publicação do resultado.

Concurso Prefeitura de Novo Progresso - PA

Com a finalidade de preencher 381 vagas, a Prefeitura de Novo Progresso, Estado do Pará, abre inscrições para concurso público nº. 1/2012/PMNP destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior.

A seleção oferece salário que varia entre R$ 622,00 a R$ 14.750,00, dependendo da função ocupada, lembrando que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.

Cargos

Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia, Guarda do Patrimônio Público, Motorista, Carpinteiro, Agente de Trânsito, Assistente Social, Enfermeiro, Médico, entre outros.

Inscrição

As inscrições serão realizadas através do site www.fadesp.org.br no período entre 10 horas do dia 08 de agosto de 2012 e 23h59 do dia 10 de setembro de 2012.

A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00 e 45,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 60,00.

Prova

As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 30 de setembro de 2012, das 8 às 12h (horário local), para todos os cargos de nível superior e fundamental completo, e das 14h30 às 18h30 (horário local), para os de nível fundamental incompleto e médio. O local de realização das provas objetivas constará no cartão de inscrição do candidato.

Os candidatos considerados aptos à avaliação de títulos serão convocados em edital específico para esse fim, publicado o aviso em Diário Oficial do Estado do Pará e relacionados no site da FADESP - www.fadesp.org.br. Deverão, então, imprimir, preencher e assinar o formulário disponível no site www.fadesp.org.br, e, enviá-lo por carta registrada juntamente com os documentos comprobatórios, à Comissão Executora do Concurso de Novo Progresso. – FADESP (Documentos Prova Títulos), Rua Augusto Corrêa, s/n, Campus Universitário da UFPA, Guamá, Belém-Pará, CEP 66075-110, no prazo, data de postagem no correio, estabelecidos no edital de convocação para a prova de títulos.

Validade

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Goianésia do Pará 2012

Mais um concurso encontra-se aberto no Estado do Pará, desta vez no município de Goianésia do Pará, localizado na região sudeste do Estado. A prefeitura da cidade objetiva a contratação de 884 profissionais para recompor o seu quadro de servidores públicos em todos os níveis de escolaridade. Serão providos postos imediatos e formado cadastro de reservas com os demais nomes classificados, lembrando que os vencimentos ficarão entre R$ 622,00 a R$ 6.246,56, a depender do cargo a ser exercido. Confira o edital.

Cargos:
Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Ajudante de Mecânico Leve, Agente de Vigilância Noturna (Vigia), Ajudante de Mecânico Pesado, Pedreiro, Carpinteiro , Soldador, Encanador, Eletricista Predial, Eletricista de Auto, Pintor, Motorista de Veículos Leves, Motorista de Veículos Pesados, Mecânico de Equipamentos Leves, Mecânico de Equipamentos Pesados, Operador de Equipamentos Pesados-Retro Escavadeira, Operador de Equipamentos Pesados-Pá Mecânica, Operador de Equipamentos Pesados-Pá Carregadeira, Operador de Equipamentos Pesados-Trator de Esteira, Operador de Equipamentos Pesados-Patrol, Assistente Administrativo, Agente de Tributos, Técnico em Laboratórios Médicos, Técnico em Radiologia Médica, Técnico de Enfermagem, Microscopista, Desenhista Projetista, Técnico Agrícola, Técnico em Agrimensura, Técnico em Edificação, Advogado, Arquiteto, Assistente Social, Analista em Gestão Ambiental, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Engenheiro Florestal, Engenheiro Agrônomo, Farmacêutico - Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico Clínico Geral, Médico Pediatra, Médico Ginecologista, Nutricionista, Odontólogo , Psicólogo, Auxiliar Educacional - Auxiliar Administrativo, Auxiliar Educacional - Porteiro Escolar, Auxiliar Educacional - Servente, Auxiliar Educacional - Segurança Escolar, Auxiliar Educacional - Merendeira, Assistente Educacional - Agente Administrativo, Secretário Escolar N-I /Casse A, Anos iniciais e Educação Infantil, professor nas matérias: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Química, Artes, Educação Física, Sociologia, Física, Ensino Religioso, Estudos Amazônicos, Inglês, Biologia, Filosofia e Técnico Pedagógico N-I /Classe A.

Inscrições:
Para participar deste concurso público basta acessar o endereço eletrônico www.coned.com.br no período que compreende 03 de setembro a 04 de outubro de 2012. A taxa de inscrição oscila entre as cifras de R$ 50,00 e R$ 75,00.

Provas:
Este concurso dar-se-á através da aplicação de prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório que se realizará no respectivo município de Goianésia do Pará em um ou mais dias de domingo ou feriado, no período de 11 a 18 de novembro de 2012. A data, local e horário em que ocorrerá a prova objetiva serão divulgados junto com a confirmação das inscrições. Haverá ainda prova de títulos para os cargos de Professor e Técnico Pedagógico que forem aprovados na prova objetiva.

Validade:
A validade deste concurso será de dois anos, mas poderá ser prorrogado por igual período, caso faça-se necessário.

Edital / Publicações

Concurso Marinha do Brasil

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) publicou edital para realização de concurso público visando a admissão de pessoal para a área da saúde. Serão selecionados 54 profissionais para o quadro de médicos nas áreas de Urologia, Reumatologia, Radioterapia, Radiologia, Psiquiatria, Pneumologia, Pediatria, Patologia Clínica, Otorrinolaringologia, Ortopedia e Traumatologia, Oftalmologia, Neurologia, Neurocirurgia, Nefrologia, Medicina Nuclear, Medicina Intensiva, Infectologia, Ginecologia e Obstetrícia, Geriatria, Endocrinologia/ Metabologia, Dermatologia, Clínica Médica, Cirurgia Vascular, Cirurgia Torácica, Cirurgia Geral, Cirurgia Cardíaca, Cardiologia, Cancerologia e Anestesiologia.

As inscrições serão realizadas no período de 10 de agosto a 08 de setembro de 2012.

A data, local e horário da prova objetiva será divulgado possivelmente em 20 de setembro de 2012, nas organizações responsáveis pela divulgação ou na página da DEnsM na internet.

Locais de realização das provas:

Rio de Janeiro/RJ - Diretoria de Ensino da Marinha - Rua Visconde de Itaboraí, nº 69 - Centro - Rio de Janeiro/RJ - CEP 20010-060 - Tel.: (21) 2104-6006;

Vila Velha/ES - Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) - Enseada do Inhoá, s/nº - Prainha - Vila Velha/ES - CEP 29100-900 - Tel.: (27) 3041-5417;

Salvador/BA - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 2º Distrito Naval - Avenida das Naus, s/nº - Comércio - Salvador/BA - CEP 40015-270 - Tel.: (71) 3507-3787/3727;

Natal/RN - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 3º Distrito Naval - Rua Aristides Guilhem, nº 331 - Alecrim - Natal/RN - CEP 59040-140 - Tel.: (84) 3216-3440;

Olinda/PE - Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE) - Avenida Olinda, s/nº - Complexo de Salgadinho - Olinda/PE - CEP: 53010-000 - Tel.: (81) 3412-7615;

Fortaleza/CE - Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) - Avenida Coronel Filomeno Gomes, nº 30 - Jacarecanga - Fortaleza/CE - CEP 60010-280 - Tel.: (85) 3288-4716;

Belém/PA - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 4º Distrito Naval - Praça Carneiro da Rocha, s/nº - Cidade Velha - Belém/PA - CEP 66020-150 - Tel.: (91) 3216-4022;

São Luís/MA - Departamento do Ensino Profissional Marítimo da Capitania dos Portos do Maranhão - Avenida José Sarney, s/nº - Complexo Jenipapeiro/Camboa - São Luís/MA - CEP 65020-720 - Tel.: (98) 2107-0150/0157;

Rio Grande/RS - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 5º Distrito Naval - Rua Almirante Cerqueira e Souza, nº 197 - Centro - Rio Grande/RS - CEP 96201-260 - Tel.: (53) 3233-6106;
Porto Alegre/RS - Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre - Rua dos Andradas, nº 386 - Centro - Porto Alegre/RS - CEP 90020-000 - Tel.: (51) 3226-1711 ramais 39 e 42;

Florianópolis/SC - Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) - Avenida Marinheiro Max Schramm, nº 3028 - Estreito - Florianópolis/SC - CEP 88095-900 - Tel.: (48) 3298-5075/3024-3411;

Ladário/MS - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 6º Distrito Naval - Rua 14 de Março, s/nº - Centro - Ladário/MS - CEP 79370-000 - Tel.: (67) 3234-1232;

Brasília/DF - Serviço de Recrutamento Distrital - Esplanada dos Ministérios - Bloco "N" - Térreo - Prédio Anexo ao do Comando da Marinha - Brasília/DF - CEP 70055-900 - Tel.: (61) 3429-1190;

São Paulo/SP - Comando do 8º Distrito Naval - Rua Estado de Israel, nº 776 - Vila Clementino - São Paulo/SP - CEP 04022-002 - Tel.: (11) 5080-4797/ 4859;

Manaus/AM - Comando do 9º Distrito Naval - Rua Bernardo Ramos, s/nº - Centro - Ilha de São Vicente - Manaus/AM - CEP 69005-310 - Tel.: (92) 2123-2278/2275.

A inspeção de saúde será realizada entre os dias 5 de dezembro de 2012 e 11 de janeiro de 2013. Já o teste de aptidão física (TAF) para os candidatos aptos na Inspeção de Saúde será realizado do dia 19 de dezembro de 2012 a 18 de janeiro de 2013.

Os candidatos deverão entregar os documentos comprobatórios para a prova de títulos do dia 06 a 08 de fevereiro de 2013.

Maiores informações através dos sites

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Planalto da Serra (MT)

A Prefeitura de Planalto da Serra, Estado do Mato Grosso, publicou extrato do edital Nº. 001/2012 para realização de concurso público. O objetivo da administração municipal é preencher 09 vagas de nível fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 3.500,00 e carga horária de 40 horas semanais.

Aos candidatos portadores de necessidades especiais estão reservadas 10% das vagas dos cargos previstos neste concurso.

Cargos

Gari, Técnico em Radiologia, Assistente de Controle Interno, Professor de Educação Física, Psicólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta e Procurador Jurídico.

Inscrição

As inscrições serão realizadas até 03 de setembro de 2012, de forma presencial, na Prefeitura Municipal de Planalto da Serra - MT, das 12: 00 às 18: 00hrs, de segunda a sexta-feira ou através do site www.acpi.com.br.

A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 80,00.

Prova

As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas na data provável de 23 de setembro de 2012, em local e horário a serem divulgados no mural da Prefeitura Municipal e no site www.acpi.com.br. O gabarito será divulgado no dia seguinte ao da realização das provas, no período vespertino.

Validade

O concurso será válido por dois anos, contados a partir de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, no interesse da administração.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de São José do Rio Preto - SP

Prefeitura de São José do Rio Preto, Estado de São Paulo, lançou edital nº. 01/2012 de concurso público oferecendo 119 vagas mais cadastro reserva de nível médio e superior. O vencimento é de até R$ 6.071,81, para jornada de trabalho de 20, 24, 30 e 40 horas semanais.

Serão reservadas 5% das vagas oferecidas para cada cargo às pessoas com deficiência.

Cargos

Agente Administrativo, Agente Social, Topógrafo, Engenheiro Agrônomo, Especialista em Desenvolvimento Social, Médico, Pedagogo e Terapeuta Ocupacional.

Inscrição

As inscrições serão realizadas no período entre 9 horas do dia 20 de agosto e às 23 horas e 59 minutos do dia 16 de setembro de 2012. A taxa de inscrição é de R$ 32,00 para nível médio e R$ 58,00 para superior.

Prova

As provas objetivas estão previstas para o dia 14 de outubro de 2012, em local e horário a serem divulgados no Diário Oficial do Município, e no site www.concursosfaperp.com.br, a partir do dia 02 de outubro de 2012.

Validade

O concurso será válido por 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da administração municipal, a contar da data de publicação de sua homologação.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Cruzeiro do Sul - RS

Foi divulgado edital Nº. 068/2012 para realização de concurso público da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Estado do Rio Grande do Sul. O concurso destina-se ao preenchimento de 03 vagas de nível fundamental e superior, com remuneração de até R$ 2.447,57.

Cargos
Agente Comunitário de Saúde e Farmacêutico.

Inscrições
As inscrições, no valor de R$ 55,00, serão efetuadas apenas pela internet nos sites: www.cruzeiro.rs.gov.br e www.schnorr.com.br, até o dia 24 de agosto de 2012.

Provas
As provas escritas serão realizadas na data provável de 20 de outubro de 2012, em local e horário a serem divulgados através de edital, por ocasião da homologação das inscrições.

Os gabaritos preliminares também serão disponibilizados nos sites www.cruzeiro.rs.gov.br e www.schnorr.com.br, após as 08:00 horas do dia 22 de outubro de 2012.

Validade
A validade do concurso público será de 02 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da administração municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Paraúna – GO

A Prefeitura do município de Paraúna, Estado de Goiás, planeja preencher diversos postos vagos em seu quadro de pessoal por meio de concurso público. Estão sendo oferecidas 313 vagas, que serão providas imediata e futuramente (cadastro de reserva), tendo o certame vigência de dois anos, contados após a homologação do resultado final.

Cargos
Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços de Higiene e Alimentação (12), Agente de Serviços Manuais (08), Operador de Serviços Gerais (43), Operador de Máquinas Pesadas (08), Agente Comunitário de Saúde (16), Agente de Combate a Endemias (04), Motorista (08)

Nível Médio e Técnico: Assistente de Creche (08), Técnico em Enfermagem (16), Executor Administrativo I (08), Fiscal de Serviços Públicos (04), Fiscal de Tributos (08), Fiscal de Vigilância Sanitária (08), Instrutor de Esportes (08), Topógrafo (04), Técnico de Laboratório de Análises Clínicas (04), Técnico em Radiologia (04)

Nível Superior: Assistente Social (04), Psicólogo (04), Enfermeiro (08), Médico Clínico Geral (15), Odontólogo (08), Fisioterapeuta (04), Profissional do Magistério NI- Educação Física (04), Profissional do Magistério NI- Ciências (08), Profissional do Magistério NI- Matemática (08), Profissional do Magistério NI- História (04), Profissional do Magistério NI- Geografia (04), Profissional do Magistério NI- Ciências Físicas e Biológicas (04), Profissional do Magistério NI- Letras Português e Inglês (12), Profissional do Magistério-NI Pedagogo (54).
Os valores correspondentes ao salário mensal são variáveis em função do cargo a ser exercido, podendo ir de R$ 622,00 a R$ 4.908,99.

Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet no site da organizadora (www.somarconsultoria.net.br), até o dia 28 de agosto de 2012. As taxas variam de R$ 37,00 a R$ 147,00.

Provas
As provas objetivas para todos os candidatos serão realizadas provavelmente no dia 29 de setembro de 2012 (sábado), em horários e locais previamente divulgados pela Comissão Organizadora do Concurso Público. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na data prevista de 01 de outubro de 2012.

Os candidatos aprovados na primeira etapa de provas (objetivas) dos cargos de Agente de Serviços Manuais, Auxiliar de Higiene e Alimentação e Operador de Serviços Gerais deverão realizar provas classificatórias de aptidão física. Já os candidatos aos cargos de operador de máquinas pesadas serão submetidos à prova prática de operação de máquina, de caráter classificatório. As provas de aptidão física e de operação de máquinas serão realizadas no dia 27 de outubro de 2012, em locais e horários a ser divulgados pela COCP, no Placar e Avisos e Publicações da Prefeitura Municipal de Paraúna e no site: www.somarconsultoria.net.br.

Edital / Publicações

FSNH de Novo Hamburgo abre processo seletivo

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Estado do Rio Grande do Sul, lançou edital Nº. 06/2012 de processo seletivo para contratação temporária de Médicos. São ofertadas 34 vagas de nível superior, com salário de até R$ 10.964,42.

As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas até o dia 20 de agosto de 2012, exclusivamente pelo site www.fsnh.net.br.

O processo seletivo será constituído de análise de títulos.

Os resultados serão publicados no site da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo - www.fsnh.net.br.

O processo seletivo será válido por até 12 meses, podendo ser renovado por período menor ou igual.

Concurso Prefeitura de Capela de Santana (RS)

A cidade de Capela de Santana, no Rio Grande do Sul, situada a 54 km da Capital, Porto Alegre, publicou edital (nº. 002/2012) de concurso público oferecendo 46 vagas de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 629,91 e R$ 5.994,75.

Aos deficientes físicos é assegurado o direito de inscrição no presente concurso para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores, assegurada a reserva de 02% das vagas.

Cargos

Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Almoxarife, Atendente de Educação Infantil, Auxiliar de Saúde Bucal, Eletrotécnico, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Médico, Professor, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática e Visitador do PIM.

Inscrição

A inscrição será realizada do dia 17 de agosto a 05 de setembro de 2012, de segunda à sexta-feira, em dias úteis, das 8h30min às 11h e das 14h às 16h, na Secretaria Municipal da Administração, situada na Av. Cel. Orestes Lucas, nº 2.335, Centro, Capela de Santana/RS.

A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 45,00;
Nível superior: R$ 60,00.

Prova

A prova escrita será aplicada na data provável de 21 de outubro de 2012, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 19 de setembro de 2012.

Os títulos serão entregues, pelo próprio candidato, que deverá apresentar seu documento de identidade original ou por procuração.

Validade

O concurso será válido por 2 anos, a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério do município de Capela de Santana.

Edital / Publicações

Prefeitura de Divinópolis (MG) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Divinópolis, Estado de Minas Gerais, divulgou edital Nº. 062/2012 para realização de processo seletivo. A seleção destina-se ao preenchimento de 20 vagas de nível superior para o cargo de Médico (Clínico Geral Plantonista, Pediatra Plantonista, Cirurgião Geral Plantonista e Ortopedista Plantonista). Com salário podendo chegar a R$ 2.452,55 mais 20% insalubridade sobre o salário
mínimo, mais 70% de gratificação.

Inscrições
Os interessados deverão enviar a Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, até o dia 23 de agosto de 2012, às 17h.

Prova

A avaliação final será feita através do Curriculum Vitae, pelo Setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública. A classificação e o desempate ocorrerão, impreterivelmente, com base nos seguintes critérios:

-Residência no Município de Divinópolis;
-Maior tempo de experiência profissional na área;
-Mais jovem.

UFRN abre processo seletivo

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lançou edital N° 025/2012 de processo seletivo destinado ao provimento de 07 Professores Substitutos e Temporários junto aos campi de Natal e de Macaíba.

As oportunidades serão destinadas aos Departamentos de Fonoaudiologia, Engenharia Têxtil e Medicina Clínica e, ainda, às Escolas de Ciências e Tecnologia e Agrícola de Jundiaí nas áreas de Audiologia, Design de Moda, Doenças do Sistema Linfohematopoietico, Reumatologia, Química Tecnológica, Informática e Bovinocultura de Corte e Leite.

As jornadas previstas são de 20h e 40h semanais e serão trabalhadas conforme a necessidade de cada cargo e os Docentes terão direito a salários de R$ 1.597,92, R$ 1.711,80, R$ 2.215,54 e R$ 4.472,00.
Os interessados deverão comparecer à secretaria da Unidade de Lotação, até o dia 21 de agosto de 2012. A taxa será de R$ 13,00.

A previsão é de que todos sejam submetidos a provas nos dias 23 e 24 de agosto de 2012. O certame terá validade de 12 meses.

UFES lança edital de processo seletivo

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) divulgou edital N° 32/2012 de processo seletivo destinado ao provimento de 04 vagas para Professor de 3º Grau, junto aos Centros de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), Educação, Ciências da Saúde (CCS) e Universitário Norte do Espírito Santo.

O salário previsto para regime DE é de R$ 4.837,66 para mestres e de R$ 7.627,02 para doutores; e para dedicação de 20h, no valor de R$ 2.619,03. A jornada de trabalho será de 40h semanais em regime de Dedicação Exclusiva (DE) para todos os cargos, exceto para o cargo destinado à área de Educação, que terá carga semanal de apenas 20h.

Os profissionais contratados atuarão nos Departamentos de Línguas e Letras, Teorias do Ensino e Práticas Educacionais, Patologia e Ciências da Saúde com as áreas de Letras - Línguas Estrangeiras Modernas e Literaturas Estrangeiras Modernas; Educação - Educação Matemática e Ensino-Aprendizagem, Didática e Estágio Supervisionado em Matemática; Parasitologia; e Ciências da Saúde - Farmácia.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 23 de agosto a 21 de setembro de 2012, nas secretarias dos respectivos Centros e Departamentos. A taxa de inscrição será de R$ 250,00.

Haverá prova escrita, de aptidão didático-prática, de plano de trabalho e de títulos para todos os participantes.

Prefeitura de Passos - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Passos, no Estado de Minas Gerais, através da Secretaria Municipal de Saúde, publicou edital de processo seletivo destinado ao provimento de vagas para cargo de médico, com salário de R$ 7.537,75 em carga horária de 40h semanais.

O Provimento para a função de Médico (a) Clínico Geral serão em caráter temporário, por meio da celebração de contrato temporário sob Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).

As inscrições foram prorrogadas até o dia 22 de agosto de 2012, no horário de 12:00 as 17:00 horas, no serviço de Protocolo, no Paço Municipal, localizado a Praça Geraldo da Silva Maia nº 175, Centro, em Passos – Minas Gerais. Não será cobrada taxa de inscrição.

O certame constará Análise/Avaliação de Títulos.

O prazo de validade do certame será de 02 anos a contar da publicação do Edital de homologação do resultado final de que trata o art. 36.

Prefeitura de Passos - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Passos, no Estado de Minas Gerais, através da Secretaria Municipal de Saúde, publicou edital de processo seletivo destinado ao provimento de vagas para cargo de médico, com salário de R$ 7.537,75 em carga horária de 40h semanais.

O Provimento para a função de Médico (a) Clínico Geral serão em caráter temporário, por meio da celebração de contrato temporário sob Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).

As inscrições foram prorrogadas até o dia 22 de agosto de 2012, no horário de 12:00 as 17:00 horas, no serviço de Protocolo, no Paço Municipal, localizado a Praça Geraldo da Silva Maia nº 175, Centro, em Passos – Minas Gerais. Não será cobrada taxa de inscrição.

O certame constará Análise/Avaliação de Títulos.

O prazo de validade do certame será de 02 anos a contar da publicação do Edital de homologação do resultado final de que trata o art. 36.

ETEC de Itararé - SP abre concurso público

A Escola Técnica Estadual (Etec) de Itararé, no Estado de São Paulo, lançou edital de concurso público com 13 vagas para Professores dos cursos de Administração, Serviços Jurídicos e Nutrição e Dietética. Os contratados serão submetidos ao regime da CLT e legislação complementar e receberão R$ 13,70 por hora-aula prestada.

As oportunidades são para ministrar aulas nas disciplinas de Gestão de Competências II, Prática de Processo Civil, Prática de Processo Penal, Prática de Processo de Trabalho, Processos e Procedimentos Administrativos, Sistema Tributário Nacional, Higiene e Sanitização nos Serviços de Alimentação, Administração de Serviços de Alimentação, Elaboração de Cardápios e Preparos, Gestão de Dietas Modificadas e Especiais e Gestão de Serviços Especiais de Alimentação e Nutrição.
As inscrições, no valor de R$ 30,00, serão recebidas no período de 20 a 24 de agosto de 2012, no horário das 9h00 às 21h00, na ETEC – Escola Técnica Estadual de Itararé, Rua Campos Salles 1320, Centro, Itararé.

O concurso está previsto para ser composto de prova escrita sobre conhecimentos gerais da educação prova didática que avaliará o conhecimento específico do candidato e prova de títulos.

A validade do certame será de 02 anos, conatado a partir da data da publicação da homologação em DOE, podendo ser prorrogada por igual período, a critério do Diretor da Etec.

Concurso Universidade Federal de São Carlos - SP

Foi publicado edital N° 39/2012 de concurso público de provas e títulos da Universidade Federal de São Carlos, no Estado de São Paulo, destinado ao preenchiemnto de 01 vaga para Professor da Carreira de Magistério Superior, no regime de Dedicação Exclusiva, com obrigação de cumprimento de 40 horas semanais, em dois turnos de trabalho, diurno e/ou noturno.

A oportunidade é para trabalhar com a área de Genética - Genética Molecular e Biologia Molecular - Pesquisa em Genética Molecular Animal ou de Microorganismos do Departamento de Genética e Evolução, com direito a remuneração de R$ 7.627,02.

As inscrições, no valor de R$ 191,00, serão realizadas no período de 20 de agosto a 28 de setembro de 2012, exclusivamente via Internet no endereço www.concursos.ufscar.br.

A validade do concurso será de 01 ano, podendo ser prorrogada por igual período, no interesse da Instituição.

Processo seletivo da Prefeitura de Campo Alegre (SC)

O Município de Campo Alegre, localizado a 253 km da capital, Estado de Santa Catarina, lançou edital N° 010/2012 de processo seletivo que visa preencher 02 vagas para médico plantonista, com salário de R$ 32,02 a hora, acrescido de mais 40% de gratificação especial médica e 25% de adicional noturno, com carga horária de 12h semanais.

As inscrições estão abertas até o dia 17 de agosto de 2012, na Prefeitura Municipal de Campo Alegre, sito à rua Cel. Bueno Franco nº 292, centro, no horário das 8:00 horas às 12:00 horas e 13:00 horas às 17:00 horas.

O certame tem validade de 01 ano, podendo ser prorrogada se necessário por apenas mais um ano.

Concurso Prefeitura de Sumaré - SP

O Município de Sumaré, localizado a 115 km da capital, no Estado de São Paulo, lançou edital de concurso publico que visa preencher 05 vagas de nível médio/técnico e superior no quadro de pessoal da Prefeitura. A remuneração é de até R$ 5.139,89, por regime de trabalho para todos os cargos é de 150 a 200 horas mensais. Das vagas oferecidas, 5% são reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Cargos: Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Médico do Trabalho.

As inscrições serão efetuadas a partir da 00h00min do dia 20 de agosto até às 23h59min do dia 02 de setembro de 2012, no endereço eletrônico www.institutoindec.com.br.

Os candidatos que não dispuserem de computador conectado à internet poderão efetuar a inscrição nos computadores disponibilizados na Casa Brasil, situada à rua Ipiranga, 316, Centro, Sumaré/SP, das 09h às 16h, de segunda a sexta-feira.

A taxa de inscrição é de R$ 40,00 (nível médio) e R$ 60,00 (nível superior).

A data, local e horário de realização das provas escritas serão divulgados através de edital de convocação para as provas através da internet no endereço eletrônico www.institutoindec.com.br , publicado com antecedência mínima de 5 dias.

O prazo de validade do concurso será de 2 anos, contados da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

UEPA abre processo seletivo

Foi publicado edital N° 78/2012 de processo seletivo para Professor Substituto para a Área de Conhecimento/matéria/Tema do Departamento de Morfologia e Ciências Fisiológicas da Universidade do Estado do Pará - UEPA.

A seleção destina-se ao preenchimento de 01 vaga. Os interessados devem ter graduação e mestrado na área da Saúde ou Ciências Biológicas.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Secretaria dos Departamentos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o Campus II da Universidade, localizado no Bairro do Marco, em Belém, das 8h às 14h, no período de 20 e 21 de agosto de 2012.

Todas as fases serão realizadas na cidade de Belém/Pará.
O certame acontece no dia 22 de agosto de 2012 e constará de uma única etapa, subdividida em duas fases: entrevista, de caráter eliminatório, e Julgamento de Títulos, que será classificatório. Todas as fases serão realizadas no Campus II da UEPA.

O candidato que não obtiver a nota mínima de sete na Entrevista será eliminado. O candidato aprovado e classificado poderá ser contratado por período de doze meses, prorrogável uma única vez e por igual período. Ele irá atuar no Departamento de Morfologia e Ciências Fisiológicas, com regime de trabalho de 40h.

O processo seletivo terá validade de 01 ano a partir da data da publicação do resultado.

Concurso do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), São Paulo

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da Universidade de São Paulo, publicou edital de concurso público para preenchimento de 2 vagas na carreira Grupo Superior S1 A (Fonoaudiólogo, para atuação na área de Implante Coclear) e outras que forem surgindo durante a validade deste edital, dentre as quais 1 fica reservada a pessoas com deficiência.

Os contratados atuarão na área de Implante Coclear em contrato de regime celetista, com jornada de 40h semanais e remuneração de R$ 6.040,48.

As inscrições, no valor de R$ 91,00, serão realizadas no período de 20 a 24 de agosto de 2012, através do site uspdigital.usp.br, com limite das 16h no último dia.

Todos os participantes serão submetidos a prova de múltipla escolha e prova dissertativa.

O concurso terá validade de 01 ano a contar da data da Publicação do Despacho de Homologação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Prefeitura de Embu-Guaçu (SP) abre processo seletivo

Foi divulgado através do Diário Oficial do Estado o edital Nº. 006/2012 – PMEG para realização de processo seletivo da Prefeitura de Embu-Guaçu, Estado de São Paulo. São ofertadas 02 vagas de nível superior para o cargo de Médico Socorrista será de R$ 40,00 mais 20% nível universitário e R$ 13,00 h de Gratificação Especial.

Inscrições
As inscrições estarão abertas até o dia 22 de agosto de 2012, das 09h00 às 15h00, na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Embu Guaçu, situada à Rua Celestino Appa, nº 20–Jardim Emília,Embu Guaçu–SP.

Provas
As provas escritas serão realizadas na data provável de 25 de agosto de 2012, com início às 9h na Sede da Secretaria de Saúde, situada à Rua Celestino Appa, nº 20–Jardim Emília,Embu Guaçu–SP.
Maiores informações na Prefeitura de Embu-Guaçu/SP.

Hoje é dia de combater a dengue

Abraço gera bem-estar, conforto e ainda combate o estresse

O gesto é a maneira mais universal de manifestar apoio e carinho

Está para ser criado gesto tão significativo quanto o abraço. Ao mesmo tempo em que conforta e protege, ele proporciona uma sensação prazerosa a quem envolve e é envolvido. O ato ativa as regiões temporais e frontais do cérebro, que são ligadas ao prazer.

Segundo a neurologista Sonia Brucki, vice-coordenadora do departamento de neurologia cognitiva e do envelhecimento da Associação Brasileira de Neurologia, o abraço faz com que o cérebro libere dopamina e serotonina, hormônios do prazer. "Você estabelece uma empatia com a pessoa, percebe o sentimento dele. Isso dá uma sensação prazerosa", explica.

O abraço também é uma ótima alternativa para sanar o grande mal moderno: o estresse. Estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, indica que abraçar diminui os níveis de cortisol e a norepinefrina, hormônios relacionados ao estresse, além de diminuir a pressão sanguínea, o que previne doenças cardíacas. O aumento da taxa de uma substância chamada oxitocina também é notável. Quanto mais oxitocina o cérebro libera, mais a pessoa quer ser tocada e menos estressada ela fica: ou seja, quanto mais abraçada ela é, mais ela deseja ser abraçada.

Portanto, embora não combata diretamente as causas do estresse - sejam elas vindas de problemas familiares, do trabalho, entre outras -, o abraço acolhe a pessoa de tal forma que pode melhorar, e muito, a disposição e a maneira de encarar os problemas.

Outro mal da mente a ser tratado com ajuda do abraço é a depressão que, hoje, é a maior causa da diminuição da expectativa de vida do brasileiro, segundo recente estudo publicado pelo periódico Lancet. De acordo com a psicóloga Glauce Assunção, do Hospital São Camilo, o depressivo tende a não ver saídas e, com o abraço, ele pode se sentir acolhido, por causa da boa sensação proporcionada pelo toque. "Mesmo não sendo a cura, esse apoio e amparo são necessários para que o depressivo se sinta seguro. É um reforço ao tratamento", afirma.

Abrace sua família
Glauce afirma, no entanto, que as pessoas se abraçam pouco hoje em dia. O distanciamento não está presente apenas em meios externos, como o escolar ou corporativo, mas também dentro dos lares. Segundo a psicóloga, a raridade do abraço no âmbito familiar causa até estranhamento na criança que, sem o hábito de abraçar, acaba recebendo esse conforto de outra pessoa. O ideal é que as pessoas consigam, em casa, pelo menos um abraço todos os dias. Isso reduz significativamente os atritos na família, como uma bandeira branca.

Ela também lembra que o abraço faz com que a criança se sinta protegida e acolhida, sensação mais do que necessária na infância. "O abraço ficou cada vez mais distante. Hoje em dia, as crianças sentem falta disso. O pequeno chega em casa, já vai ao computador, enquanto a mãe vai à cozinha fazer a janta. A criança fica desprotegida", diz Glauce. Abraçar o pequeno o fará uma pessoa mais segura - imagem que ele transmitirá fora de casa.

O gesto também é imprescindível entre o casal. Quando o assunto é envolvimento sentimental, a psicóloga afirma que abraçar é um ato mais forte que beijar. "Ele reforça os relacionamentos, reduz as diferenças. O abraço acalma e é mais significativo que um beijo na boca ou no rosto."

Melhore o dia de alguém
Para melhorar o dia de uma pessoa, não é necessário muito esforço, apenas um abraço. Faça o teste: experimente abraçar alguém que você tenha algum carinho e perceba como o sorriso dessa pessoa muda. Ela se sentirá importante, protegida e com mais disposição. "Quem abraça é capaz de sentir o outro, combate suas tristezas, incertezas. Você sustenta as lágrimas da pessoa, lhe dá sensação de conforto", reforça Glauce. No entanto, nem pense em sair abraçando qualquer um. Abraçar por abraçar, sem intimidade real, pode causar efeitos contrários. "Se for forçado, você não se sentirá bem porque, quando você abraça, você recebe de volta, esse toque é mútuo. Não adianta dar algo falso", argumenta a psicóloga.

Fonte Minha Vida

Exames: Anticorpos antimúsculo liso (código AMB: 4.03.06.39-9)

Material a ser analisado: sangue extraído da veia do braço.

Tempo necessário para obter o material: entre 5 a 10 minutos.

Finalidade: A positividade do exame ajuda a confirmar o diagnóstico de hepatite crônica ativa. Também ajuda a confirmar o diagnóstico de cirrose biliar primaria.

Preparação prévia: não é necessária.

Descrição do exame: realizado por imunofluorêscencia indireta e microscopia por luz ultravioleta.

Resultados:
Valor normal títulos de anticorpos antimúsculo liso menor de 1:20.

Os valores elevados são indicativos de:
  • Hepatite crônica ativa
  • Cirrose biliar primaria
  • Mononucleose infecciosa
  • Hepatite viral
  • Asma

Tempo requerido para a determinação dos resultados: varia de alguns minutos.

Confiabilidade dos resultados: exata porém não muito específica.

Fonte Boa Saúde