Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Consumo regular de álcool reduz risco de esclerose lateral amiotrófica

Pesquisa revela que, em contrapartida, pessoas que fumam têm maior risco da doença e maior chance de morte devido a complicações

Cientistas do University Medical Center Utrecht, na Holanda, descobriram que o consumo moderado de álcool protege contra o aparecimento de um tipo raro de esclerose, a esclerose lateral amiotrófica (ALS).

A pesquisa revela ainda que pessoas que fumam têm maior risco da doença e maior chance de morte devido a complicações.

O trabalho, liderado por Leonard H. van den Berg, avaliou 494 pacientes com ALS e 1,599 sem a doença entre os anos de 2006 e 2009.

Os indivíduos responderam a questionários. A análise mostrou um risco aumentado de esclerose lateral amiotrófica entre aqueles que fumavam no período do estudo.

Já o consumo de álcool durante a pesquisa foi associado com um risco reduzido da doença.

Estes resultados indicam que o fumo constante está associado com um risco aumentado de ALS, bem como um mau prognóstico, e que consumo de álcool está associada com um risco cerca de duas vezes menor da doença em comparação com pessoas que nunca beberam.

"Os resultados são surpreendentes. Era de se esperar que o álcool, como um agente tóxico, contribuísse para o desenvolvimento da ALS e não para impedir a doença. E não foi isso que vimos", afirmam os autores.

Apesar dos resultados, eles ressaltam que o trabalho não deve ser usado para incentivar as pessoas a consumir álcool apenas para prevenir ALS, já que essa é uma doença rara. No entanto, este trabalho apresenta dados importantes que poderiam ajudar os cientistas a compreender a etiologia da condição e talvez outras doenças mais comuns.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário