Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 17 de março de 2014

Entenda o tratamento da febre infantil na homeopatia

Os remédios homeopáticos tratam os sintomas da febre, permitindo com que ela tenha seu efeito de defesa
 
Por Dra. Isis Pezzuol
 
Coração acelerado, olhinhos brilhantes, bochechas vermelhas. A criança está com febre! E agora? Ligar para o médico? Devo ou não ir ao pronto socorro? Devo ou não medicar? 
 
Para saber como agir, temos que entender primeiro o que é a febre: é a elevação da temperatura do corpo acima de 37,4º. A temperatura normal vai de 36º a 37,4º. Mas o grau de temperatura não diz muito sobre a gravidade da doença. Uma extensa pneumonia em desnutridos não produzem febre; meningite meningocócica produz febre baixa para depois aumentar. A temperatura sobe até um determinado valor e estaciona, não sobe indefinidamente. Temperaturas por demais elevadas se dão em condições de alteração neurológica severa muito rara. 
 
A febre é uma reação normal do corpo que está produzindo substâncias para combater a invasão de vírus ou bactérias. Febre não é uma doença, é um sintoma que tem função de defesa. Só tem febre criança saudável, que tem energia para movimentar suas defesas. Pesquisas mostram efeitos benéficos da febre sobre o sistema imune e desta forma auxiliariam a uma recuperação mais rápida.
 
Devemos prestar muita atenção a criança com febre. Quadros graves são identificados primeiro pelos pais que convivem com a criança e sabem como ela reage. A dúvida justifica a ida ao pronto socorro. Lembrar que os quadros febris perduram em média 72 horas. 
 
Medicar ou não medicar?
A melhor conduta é esclarecer pais e familiares para uma melhor compreensão do que é a febre e que ela só não aumenta riscos para a criança. A função do antitérmico é melhorar conforto e bem estar da criança, não altera a evolução da doença. Durante um quadro febril as crianças ficam paradinhas, tristes, encostam na mãe, tem dor no corpo, não se alimentam. Mãe não aguenta ver e é claro que usa antitérmico. Não esqueço a primeira febre de meu filho! 
 
Mas se pensarmos que a elevação da temperatura estimula a produção de ?defesas?, não deveria ser medicada, pois sem a febre o corpo ?desarma? essas defesas. Homeopaticamente temos uma vantagem, pois conseguimos tratar desde o primeiro sintoma. Febre alta, bochechas vermelhas, pupilas dilatadas, transpiração ou pele seca, sede ou ausência de sede, alucinação visual. Esses sintomas individualizam o indivíduo com febre e não somente a febre. Combatemos desta forma a causa da febre. 
 
A homeopatia trata os sintomas que a febre produz e poupa o uso excessivo de medicação. Ficamos também mais próximos do paciente, pois avaliamos as mudanças do quadro clínico para adequar o melhor medicamento homeopático. Conforme o desenrolar da febre, mudamos o medicamento. 
 
Minha Vida

Sete avanços que garantem maior segurança para a vida sexual feminina

Conheça os benefícios de produtos como sabonete íntimo e camisinha feminina
 
Medo de engravidar, dor durante a relação, dependência do uso de camisinha masculina e outras situações já fizeram parte da rotina de milhões de mulheres.
 
Com a criação de métodos e produtos, como pílula anticoncepcional, lubrificantes, camisinha feminina e outros facilitadores, entretanto, essa história tem sido reescrita a favor do sexo feminino.
 
Para comemorar esses avanços, o Minha Vida preparou uma lista com grandes revolucionários que contribuem muito para a vida sexual da mulher.
 
camisinha feminina - Foto: Getty ImagesUsar camisinha feminina
Poucas mulheres conhecem essa opção para se prevenir durante a atividade sexual e deveriam investir mais nesse produto. A camisinha feminina é mais resistente que a masculina, oferece menos riscos para infecção de DSTs como o HPV e pode inclusive ser usada por pessoas alérgicas a látex, já que é feita de poliuretano - um material com pouco potencial alergênico. Além disso, usar a camisinha feminina é não depender da vontade do homem de se prevenir e é muito sensível, dando a impressão de nem estar lá.                     
 
Pílula anticoncepcional - Foto Getty ImagesPílula anticoncepcional
A pílula possibilitou o prazer feminino sem risco de engravidar. "Combinação dos hormônios estrogênio e progesterona, a pílula anticoncepcional pode ser usada para regular o ciclo menstrual e tratar problemas, como a endometriose e os ovários policísticos", explica a ginecologista Márcia Chico, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. Desde os anos 60, o método vem evoluindo e, com isso, os seus efeitos colaterais têm diminuído. Hoje, é possível tomar a pílula sem apresentar retenção hídrica, ter enjoos ou sentir dor de cabeça, por exemplo.
 
Pílula do dia seguinte - Foto Getty ImagesPílula do dia seguinte
Embora a função principal da camisinha seja prevenir as DSTs, muitos casais também a utilizam como único método de evitar a gravidez. Apesar de o risco ser pequeno, é possível passar pelo susto desagradável de constatar que o preservativo furou durante a relação. "É para situações como essa que a pílula do dia seguinte é recomendada", afirma a ginecologista obstetra Bárbara Murayama, do Hospital 9 de Julho e da Clínica Gergin. Ela deve ser tomada até, no máximo, 72 horas após a relação, mas lembre-se: é um método que deve ser usado em situações emergenciais. Por conta da elevada quantidade de hormônios que a pílula possui, o uso frequente pode causar inúmeros problemas hormonais, como sangramento irregular.
 
Mulher tomando banho - Foto Getty ImagesSabonete íntimo
A única diferença do sabonete íntimo em relação ao comum é ter o PH neutro. Mesmo assim, ele faz uma grande diferença na vida sexual de muitas mulheres. "O produto protege contra inflamações, como a vaginite, e pode ser usado no caso de alergias genitais", aponta a ginecologista obstetra Miriam Waligora, do Hospital Albert Einstein. Entretanto, como ainda não há consenso entre os médicos se o uso diário do produto é ou não contraindicado, recomenda-se que a mulher consulte o seu ginecologista antes de usar.
 
Médicos fazendo cirurgia - Foto Getty ImagesCirurgias vaginais
A ginecologista Márcia Chico conta que as duas principais cirurgias vaginais são a ninfoplastia, que promove a redução dos lábios menores, e a perineoplastia, que corrige toda a anatomia perineal. "Embora possam ser feitos com fins estéticos, esses procedimentos podem ser necessários para resolver problemas de saúde, como a incontinência urinária", explica a médica. Seja qual for o caso, o procedimento deixa a mulher mais segura em relação ao seu corpo, eleva a autoestima e - como resultado - melhora o prazer sexual.
 
Mulher tomando vacina - Foto Getty ImagesVacina contra o HPV
Segundo a ginecologista Miriam Waligora, existem mais de 100 tipos do Papiloma Vírus Humano (HPV) que podem ser prevenidos com o uso de preservativo, mas não é uma proteção 100% segura. No caso de manifestações do vírus, como o aparecimento de verrugas ao redor da área genital, o contágio pode acontecer pelo contato de pele. "Por isso, a vacina contra o HPV deveria ser tomada por homens e mulheres antes mesmo da iniciação sexual para evitar desde infecções até problemas mais complexos, como um câncer", afirma a profissional.

Há dois tipos de vacina contra HPV no Brasil: a bivalente e a quadrivalente. Ambas protegem contra, no máximo, quatro tipos do vírus, entre os mais de 100 existentes. A bivalente protege apenas contra os tipos 16 e 18, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero, vagina, vulva, anus e pênis. Já a quadrivalente, que foi recentemente liberada para o público masculino, protege contra esses antígenos e também contra os tipos 6 e 11, os principais agentes de verrugas genitais e condilomas, que são as verrugas genitais produzidas pelo vírus.

Hoje, o foco principal da vacina está em mulheres dos 9 aos 26 anos, no caso da quadrivalente, e dos 10 aos 25, na bivalente - em especial para aquelas que ainda não iniciaram sua vida sexual. Segundo Maricy Tacla, isso acontece porque, teoricamente, a mulher ainda não teve contato com o vírus, o que aumenta a eficácia da aplicação. Para os homens, vale a mesma faixa etária, lembrando que eles podem tomar apenas a quadrivalente.
 
Lubrificante - Foto Getty ImagesLubrificante
Para muitas mulheres, a relação sexual nem sempre é sinônimo de prazer por inúmeros motivos - um deles é a má lubrificação. "Por falta de estímulo do parceiro ou por razões hormonais, a lubrificação pode não ser suficiente para a penetração, podendo causar desconforto, dores e até lesões", afirma a ginecologista Bárbara Murayama. Ela recomenda utilizar aqueles à base de água, que não atrapalham o uso de preservativos, são menos propensos a causar alergias e são removidos com mais facilidade.
 
Minha Vida

Poluição aumenta probabilidade de bebê nascer com autismo, diz estudo

Thinkstock
Fumaça de veículos e gases industriais são extremamente
 prejudiciais à saúde do bebê
Poluentes como diesel e mercúrio podem desencadear a doença
 
A exposição à fumaça de veículos, ar industrial poluído e outras toxinas ambientais podem aumentar drasticamente as chances de uma mãe ter um filho com autismo.

Os pesquisadores analisaram cerca de 100 milhões de pessoas nos EUA, além de estudarem as malformações congênitas em meninos como um indicador para a exposição dos pais à toxinas ambientais.

Várias observações já mostram uma ligação entre a poluição do ar e o autismo, mas o último estudo publicado na revista PLOS Computational Biology é um dos maiores a comparar os dois juntos.

O autor do estudo, Andrey Rzhetsky, da Universidade de Chicago, declara que o autismo parece estar fortemente correlacionado com a taxa de malformações congênitas dos órgãos genitais masculinos em quase todo o território americano.

— Isso corresponde ao fator ambiental que estamos estudando, e o efeito é surpreendentemente grave.
 
O relatório analisou problemas congênitos associados à exposição à poluição dos pais, e as disfunções apresentaram um aumento de 1%. Especificamente, este dado amplia a taxa de autismo para 283%.

Embora os resultados ainda estejam sendo analisados​​, os pesquisadores reforçam a teoria de que os poluentes ambientais, além do fator genético, desempenham um papel importante na evolução do autismo.

O autismo se caracteriza por um transtorno de desenvolvimento que dificulta as habilidades sociais e de comunicação.
 
Basicamente, durante a gravidez, existem certos períodos sensíveis em que o feto está muito vulnerável a uma série de pequenas interferências, determinadas pelos cientistas como moléculas. Plastificantes, medicamentos, pesticidas ambientais, entre outras coisas.

— Algumas dessas pequenas moléculas conseguem alterar o desenvolvimento normal do feto, particularmente no sexo masculino. Os meninos são muito mais propensos a ter a doença.

Segundo a pesquisa, mulheres que vivem em um ambiente com alto índice de poluição tiveram duas vezes mais probabilidade de dar à luz uma criança com autismo.
 
Os poluentes do ar contêm muitas toxinas que são conhecidas por afetar a função neurológica do feto. De acordo com os pesquisadores, diesel e mercúrio são as mais prejudiciais.

Uma em cada 88 crianças sofre de autismo, e os diagnósticos em meninos superam muito os das meninas, segundo o Centers for Disease Control and Prevention (Centro para o Controle e Prevenção de Doenças).
 
R7

Universidade Aberta do SUS oferece curso gratuito sobre vacinação contra o HPV

Thinkstock
Curso de 15 horas que vai explicar todas as
questões relativas ao HPV
Expectativa é que 7.000 profissionais da saúde participem da iniciativa
 
Já estão abertas as inscrições para o curso "Vacinação contra o HPV". O curso é uma iniciativa da Universidade Aberta do SUS em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco.

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo é capacitar médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e especialmente profissionais de saúde que vão atuar na Campanha de Vacinação contra o HPV.

A coordenadora do programa nacional de imunizações, Carla Domingues, explica que o conteúdo de capacitação foi construído com base nas questões relacionadas a vacinação, registro nominal da vacinação e cobertura vacinal.

— É um curso de 15 horas que vai explicar todas as questões relativas ao HPV, prevenção, como se utiliza o sistema de informação nominal onde vai haver o registro das meninas que vão ser vacinadas.
 
O curso será divido em 3 modalidades: conceitos básicos do HPV, importância da vacina contra o vírus e o registro nominal da vacinação. A expectativa é que pelo menos 7.000 profissionais relacionados às unidades de saúde da família e as salas de vacinação em nível nacional participem do curso.

A coordenadora técnica do curso Vacinação contra o HPV, Josiane Lemos Machiavelli, esclarece sobre a importância dos profissionais de saúde participarem do curso.
 
— Pensando no calendário de vacinação do Ministério da Saúde, é importante que os trabalhadores, principalmente os que estão atuando na Campanha de Vacinação, tenham oportunidade de saber mais, tanto sobre a vacina, quanto sobre as ações que são necessárias para que as campanhas sejam operacionalizadas.

O curso vai estar disponível na página da UnaSUS até o dia primeiro de maio. São 15 horas-aula que devem ser concluídas em até 60 dias. A inscrição é gratuita e pode ser feita até 30 de abril no site: www.ufpe.unasus.gov.br.

R7

Folha-da-fortuna – Benefícios, propriedades e indicações

Folha-da-fortuna
Foto: Reprodução
A planta folha-da-fortuna – cujo nome científico é Kalanchoe pinnata  – pode chegar a medir até 1,5 m de altura, possui um caule de cor clara e os demais em tons avermelhados, e suas flores são tubulosas e hermafroditas, entre amarelo avermelhadas ou verde pálidas.
 
Popularmente pode ser conhecida também como erva da costa, flores da fortuna, folha grossa, folha da costa, folha da vida, para tudo, sempre viva, planta do amor, amor verde, saião, roda da fortuna, corirama branca, coirama, coirama brava, entre outros nomes populares. Pertence a família Crassulaceae e tem ganhado espaço por possuir propriedades medicinais que podem beneficiar o organismo que a consome.

Princípios ativos e propriedades
Em sua composição é possível encontrar os seguintes princípios ativos: sais minerais, mucilagens, taninos, glicosídios, alcaloides, flavonoides, esteroides, triterpenos, lipídios e ácidos gástricos. As principais propriedades da planta folha-da-fortuna são: anti-inflamatórias, antifúngicas, antiviral, antimicrobiano, emolientes e cicatrizantes.

Benefícios e indicações
Os benefícios advindos pelo consumo da planta folha-da-fortuna são muitos, entre eles estão o alívio de coqueluche, bronquite, asma e diversas infecções do trato respiratório; uso externo para tratamento de queimaduras, dermatoses, contusões, cortes, dermatites e furúnculos; acnes, espinhas, calos e catapora; coceiras sem motivo aparente; azia, gastrite, úlcera e desconfortos estomacais ou abdominais; dores de cabeça e enxaqueca; disenteria e diarreia; cólicas e distúrbios menstruais; equilibrar o diabetes; eliminar ou reduzir cálculos renais; inflamações em geral; febre; hematomas internos e ossos quebrados; epilepsia; dores de dente e de ouvido; infecções oculares e conjuntivite; flatulência e gases; distúrbios linfáticos; artrite; linfomas; uretrites; insuficiência renal ou pedra nos rins; prisão de ventre; pé de atleta; tosses intermitentes; tuberculose, gripes e resfriados; nervosismo, ansiedade e depressão; nefrites; náuseas e muitas outras indicações.
 
Contraindicações
Por ser considerada uma estimulante uterina, o consumo da planta folha-da-fortuna é contraindicado para mulheres em fase de gestação e lactação, prevenindo-se de colocar o feto ou bebê já nascido em qualquer tipo de risco.
 
Como preparar?
No caso de males internos, deve-se consumir o suco da folha-da-fortuna. Para prepará-lo leve ao liquidificador 1 folha juntamente com 1 xícara de chá de água filtrada. Após estar bem batido, coe e beba o equivalente à 1 xícara. Repita o procedimento, tomando o suco de folha-da-fortuna duas vezes ao dia, preferencialmente entre as refeições.
 
No caso de males externos, como hematomas e feridas, simplesmente aqueça a folha da planta e a use como cataplasma, colocando-a sobre o local afetado.
 
remedio-caseiro.com

Veneno de caracol marinho pode se tornar analgésico potente


Caracol marinho conus
Pequena proteína pode ser mais forte que a morfina
 
Uma pequena proteína extraída do veneno do caracol marinho conus parece promissora para produzir analgésicos mais potentes que a morfina, com menos efeitos colaterais e menor risco de dependência, segundo trabalhos de pesquisadores australianos apresentados neste domingo (16) nos EUA.
 
Os especialistas criaram ao menos cinco novas substâncias experimentais a partir desta proteína que podem conduzir algum dia ao desenvolvimento de analgésicos orais eficazes para tratar algumas dores crônicas.
 
O autor principal da pesquisa, David Craik, da Universidade de Queensland, diz que a descoberta é um passo importante, pois pode servir de base ao desenvolvimento de uma nova classe de medicamentos capazes de aliviar as formas mais severas de dores crônicas, atualmente muito difíceis de tratar.
 
O estudo foi apresentado na conferência anual da Sociedade Americana de Química (ACS, em inglês), reunida neste fim de semana em Dallas, Texas.
 
As dores combatidas por estes medicamentos são provocadas frequentemente por diabetes, esclerose múltipla e por outras doenças que afetam as terminações nervosas, que podem durar meses ou até mesmo anos.
 
Os tratamentos atuais para estas dores crônicas neuropáticas podem causar efeitos colaterais significativos e são eficazes em apenas um de cada três doentes.
 
Os conus (caracóis marinhos de águas tropicais) utilizam seu veneno para paralisar suas presas. Este veneno contém centenas de peptídeos, que são pequenas proteínas conhecidas como conotoxinas. Nos humanos, algumas destas conotoxinas parecem ter efeitos analgésicos, explicou o pesquisador.
 
AFP / R7

Fique calmo! Estresse poderá causar mau hálito

Getty Images
Segundo Calil, pessoas que vivem sob estresse, tendem a
alterar seu hábitos alimentares
Tensão provoca diminuição da produção de saliva e leva ao mau cheiro
 
Bom dia! O seu dia mal começou e você já está cheio de coisas para fazer? Calma! Não deixe que o estresse tome conta, pois você poderá ficar com mau hálito.
 
De acordo com o dentista, Alênio Calil, diretor do CETH (Centro de Excelência no Diagnóstico e Tratamento da Halitose),a tensão gerada pelo estresse pode diminuir a produção de saliva (xerostomia). Tal diminuição aumenta a formação da saburra lingual, placa branco-amarelada que fica na língua, juntando bactérias responsáveis por liberarem gases com mau cheiro.

Segundo Calil, pessoas que vivem sob estresse, tendem a alterar seu hábitos alimentares, o que também pode provocar o mau hálito.
 
— Pessoas estressadas não costumam respeitar o intervalo de tempo entre uma refeição e outra, que deveria ser no máximo de quatro horas. Além disso, elas comem mais rápido e mastigam menos, diminuindo a salivação e abrindo condições para a aderência de micro-organismos que geram o mau hálito.
 
Tratamento
A higienização da boca, que passa pela escovação adequada dos dentes, uso do fio dental e a limpeza da língua, onde é comum o acúmulo de resíduos e células mortas, é uma das formas para eliminar o problema.
 
Porém, o dentista é o profissional mais indicado para tratar do mau hálito e orientar o paciente a tomar os medicamentos corretos para eliminar o foco do problema.
 
R7

Frutas vermelhas ajudam a reduzir colesterol e risco de doenças cardíacas

Thinkstock
Alguns exemplos são a amora, a framboesa,
o morango e o mirtilo
Substância neutraliza a ação dos radicais livres, moléculas que causam danos ao organismo
 
Bom dia! Você sabia que as frutas vermelhas são grandes aliadas da saúde? Além de ser pouco calóricas, são ricas em propriedade antioxidantes e antiinflamatórias. São também ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras.
 
Alguns exemplos são a amora, a framboesa, o morango, o mirtilo, a cereja, a uva escura, a cranberry, o açaí, a romã, a ameixa, a jabuticaba e a goji berry. De acordo com a nutricionista da rede Mundo Verde, Bruna Murta, as frutas vermelhas são ricas em antioxidantes como antocianinas e flavonoides, além de concentrar alto teor das vitaminas C e E.
 
— Essas são as substâncias responsáveis por neutralizar a ação dos radicais livres, moléculas responsáveis por causar danos ao organismo, combatendo o envelhecimento precoce e reduzindo os riscos de diabetes, do desenvolvimento do câncer e de doenças cardíacas, além de atuar na melhoria das funções cerebrais, da imunidade e da visão.
 
As frutas vermelhas atrasam o declínio cognitivo em até dois anos e meio, reduzindo chance de a pessoa desenvolver doenças como o Parkinson e Alzheimer, por exemplo.
 
— São capazes, ainda, de agir na redução do colesterol, no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de doenças cardiovasculares.
 
Receitas:
 
Mini Bolo de Frutas Vermelhas
 
Ingredientes
1/2 xícara chá de manteiga
1 xícara chá de açúcar mascavo
1 colher sopa de casca de limão ralada
2 ovos grandes
1 1/2 xícaras chá de farinha de trigo
1 xícara chá de biomassa de banana verde
1 colher chá de fermento
1 colher chá de bicarbonato de sódio
4 colheres sopa de iogurte natural
1 xícara chá de amoras, framboesas ou mirtilos limpos e secos
4 formas de bolo inglês com 16 x 7 x 8 cm
 
Preparo
Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar mascavo até obter um creme. Junte a casca de limão e os ovos, um a um, batendo sempre. Depois, coloque a biomassa de banana verde e continue batendo. Adicione, aos poucos, a farinha de trigo previamente peneirada com o fermento e o bicarbonato, alternando com o iogurte. Pare de bater e coloque a fruta escolhida. Divida a massa entre as quatro formas, untadas, e acomode-as numa assadeira. Leve ao forno, preaquecido, em temperatura média, por cerca de 20 minutos, ou até dourar levemente. Retire do forno e deixe numa grade para esfriar. Desenforme quando estiverem mornos. Depois de frios, embrulhe-os em papel-manteiga e depois em celofane. Decore com fitas de cores diferentes.
 
Valor Calórico: 474 kcal por porção
 
Torta de Frutas Vermelhas
 
Ingredientes
1 pote 200 g de iogurte desnatado
2 ovos
400 g de tofu em pedaços
5 colheres sopa de açúcar demerara
1 colher sopa de amido
1 colher sopa de goji berries
Óleo de coco para untar
2 xícara chá de frutas vermelhas frescas ou congeladas
 
Preparo
Bata o iogurte, os ovos, o tofu, quatro colheres de sopa do açúcar e o amido no liquidificador até obter uma massa cremosa. Misture a goji berry sem bater. Despeje numa forma redonda com aro removível untada com óleo de coco. Leve ao forno preaquecido a 180°C e asse por 15 minutos. Desligue o fogo, abra um pouco o forno e deixe esfriar. Misture as frutas com o restante do açúcar se necessário, coloque um pouco de água e ferva rapidamente. Cubra a torta e leve à geladeira até o momento de servir.

Valor calórico: 200 kcal por porção

R7

Vacina contra HPV “estimulou diálogo em casa”, dizem mães de meninas

Daia Oliver/R7
Governo federal quer vacinar 5,2 milhões de meninas até abril
Em SP, adesão em escola municipal foi de praticamente de 100% a vacinação
 
Há uma semana, escolas municipais, estaduais e postos de saúde em todo o País começaram a vacinar meninas entre 11 e 13 anos de idade contra o HPV (papilomavírus humano). Nas escolas que o R7 visitou em São Paulo, Minas Gerais e Brasília, na última semana, foram poucos os casos em que os pais não autorizaram que suas filhas fossem vacinadas. Com a vacina se criou, segundo as mães, uma oportunidade para falar sobre "assuntos delicados". A meta do governo federal é vacinar 80% do público-alvo, formado por 5,2 milhões de meninas.
 
Em São Paulo, a reportagem esteve no EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Cassiano Ricardo, no Sacomã, zona sul da capital e acompanhou o primeiro dia de vacinação. De acordo com o coordenador pedagógico, Mauricio Sousa, apenas uma das 170 meninas não recebeu a vacina em dois dias da campanha. Segundo ele, antes da vacinação começar, a direção da escola, juntamente com as enfermeiras responsáveis pela aplicação das vacinas, realizaram palestras para orientar as mães das alunas.
 
― Realizamos reuniões onde informávamos os benefícios da vacina, esclarecendo que o papiloma vírus pode ser contraído de várias maneiras e não apenas por meio de relações sexuais.
 
O Governo do Estado de São Paulo informou que deverá imunizar cerca de 800 mil meninas. Até o dia 10 de abril aproximadamente 5.000 postos de saúde, com horário de funcionamento das 8h às 17h, estarão disponíveis para aplicação da primeira dose.
 
Na Escola Estadual Barão de Macaúbas, no bairro Santa Tereza e do Colégio Arnaldo, no Santa Efigênia, ambos na região leste de Belo Horizonte, a adesão foi grande, como conta a diretora Amélia Lúcia Botelho: apenas duas famílias das 208 meninas se manifestaram contra a vacina. Uma das meninas não tomou por recomendação médica, já que estava doente. Já os pais da outra ainda resistem à ideia, por motivos religiosos.
 
— O que se comenta entre os pais é que isso [a vacina] pode despertar as meninas para o sexo, mas não é por aí, é a saúde da mulher.
 
Já na Escola Classe 416 Sul, em Brasília (DF), há mães que se recusam a autorizar a vacinação da filha. Segundo a vice-diretora, Simone Barros, teve uma mãe que foi à escola, levando um documento em que não permitia que a filha fosse vacinada.
 
— Apesar de ser uma campanha positiva e facilitar a vida da família, ainda há pais que se recusam em imunizar suas filhas. Eles têm liberdade de escolha, mas, nesses casos, eles precisam assinar um termo de recusa.
 
Mães defendem vacina
Uma das mães que acompanhavam a filha na escola de São Paulo Ivanda Francisquini disse que vacinação abriu uma oportunidade para os pais falarem sobre assuntos delicados em casa.
 
― A campanha é muito boa porque além de nossas filhas estarem imunizadas ao vírus, conseguimos uma abertura para falar de sexo com elas, o que geralmente não acontece de forma natural.
 
Segundo Sousa, a escola entregou aos pais das alunas a carta de recusa na semana anterior à ação.
 
Com essa carta, os pais poderiam desautorizar a aplicação da vacina nas suas filhas.
 
― Entregamos a carta, mas nenhuma mãe pediu que sua filha não fosse vacinada, tirando uma que já havia levado sua filha ao posto de saúde para tomar.
 
Rosangela Andrade, única mãe que assinou a carta, diz que levou sua filha ao posto de saúde logo no primeiro dia de vacinação para garantir que ela pudesse receber a dose. Rosangela explicou que a menina não queria tomar a vacina e que, após conversar sobre sua importância, consegui convencê-la.
— As crianças de hoje entram na vida sexual antes do que imaginamos e essa vacina é uma proteção a mais que podemos oferecer a elas.
 
Em Minas Gerais, a advogada Valéria Cotta conta que fez questão de acompanhar a filha, Isabela, no dia da vacina no Colégio Arnaldo, em Belo Horizonte. Ela ressalta que a campanha estimulou o diálogo sobre o assunto em casa e, antes que chegasse o dia da imunização, mãe e filha pesquisaram sobre o câncer do colo de útero, causado pelo HPV. Favorável à iniciativa do Governo, Valéria acredita que “o mais importante é a prevenção à vida”.
 
— Com a campanha, ela pôde conscientizar mais ainda sobre todas as questões que a gente já conversa na nossa casa.
 
Como funciona a vacinação?
Desde a segunda-feira (10) até 10 de abril aproximadamente 5.000 postos de saúde, com horário de funcionamento das 8h às 17h, estarão disponíveis para aplicação da primeira dose.
 
Caso a instituição ofereça a vacinação, a escola terá o direito de definir seu próprio calendário e informar aos pais. Além disso, o Ministério da Saúde ressaltou que os responsáveis que não concordarem com a imunização devem preencher um termo de recusa e entregar na escola.
 
Segundo a pasta, a autorização não é necessária porque a vacina é um direito da adolescente previsto em lei.
 
No caso do posto de saúde, para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou o documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda seis meses depois da primeira, e a terceira cinco anos após a primeira dose. Para o primeiro ano de campanha, o Governo Federal adquiriu 15 milhões de doses. A pasta reforça que a vacina estará disponível o ano todo nos postos de saúde.
 
Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de nove a 11 anos e, em 2016, às meninas de nove anos.

R7

Trauma deve ser “encarado de frente” e tempo de recuperação varia, dizem especialistas

Reprodução/Record
Há um ano, David Souza Santos perdeu um de seus braços após
 ser atropelado na avenida Paulista, em São Paulo
Ciclista com braço arrancado e sobrevivente da boate Kiss lutam para superar dificuldades
 
Foram várias as vezes em que o ciclista David Santos Souza se pegou imaginando como seria sua vida caso não tivesse trocado de pista na avenida Paulista um ano atrás. Provavelmente, neste destino imaginário, Souza não teria sido atropelado pelo motorista Alex Siwek, nem perdido seu braço direito no acidente.
 
Idealizar desfechos diferentes para a própria história é uma das ações mais comuns entre as pessoas que passam por algum tipo de trauma, seja ele de qualquer natureza — luto, episódios violentos, traição, demissão, desastres. Segundo especialistas, trata-se de uma maneira de tentar racionalizar o que aconteceu.
 
“Fiz isso por um tempo, mas uma hora percebi que era perda de tempo”, lembra o ciclista, que garante não remoer mais aquela noite, em que um carro passou por cima dele e de sua bicicleta, mutilando-o e abandonando-o ferido sem socorro.
 
Para a maioria das vítimas de trauma, é comum também buscar algum tipo de ajuda psicológica para tentar superar o problema. No caso de David, ele procurou orientação logo após sair do hospital, depois de 15 dias internado.
 
No entanto, o ciclista conta que a experiência não foi satisfatória.
 
— Fui obrigado, era prescrição médica. Foram pouco mais de dez sessões, e então tive alta. Se eu pudesse escolher, não tinha ido. Preferia que fosse um amigo me ouvindo, e não uma estranha.
 
Pensamento parecido teve Kelen Ferreira, uma das sobreviventes do incêndio na boate Kiss, há pouco mais de um ano, em Santa Maria. A estudante teve 18% do corpo queimado, parte da perna direita amputada, e passou dois meses e meio internada.
 
— Logo no início eu fazia terapia, mas resolvi parar pois não me sentia bem conversando com alguém que não era do meu círculo familiar e de amigos. Acho que o que aconteceu tinha que ficar só comigo e com quem estava próximo.
 
Encarar trauma de frente
As reações a traumas são de fato muito variáveis. De acordo com o psiquiatra Luiz Vicente Figueira de Mello, supervisor do Programa de Ansiedade do IPQ HCFusp (Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas em São Paulo), os desdobramentos de um episódio traumático dependem muito do embasamento hereditário do indivíduo, e da construção de sua personalidade.
 
— O ideal em todos os casos é que a pessoa encare o trauma de frente, porque só assim ela vai se dessensibilizar. A resolução só acontece a partir do momento em que se repete a exposição do paciente às memórias do trauma. Aquele que não trata corre o risco de ficar com sintomas para sempre, e ter sua vida muito prejudicada.
 
Kelen lembra que, nos primeiros meses após o incêndio, teve dificuldades em lidar com o trauma daquela noite que matou 242 jovens, inclusive as amigas com quem ela tinha ido à boate. 
 
Segundo ela, a parte mais difícil era o fato de se lembrar de tudo, já que saiu da boate acordada, e só “apagou” na hora em que foi entubada, já no hospital.
 
— No começo eu só chorava, não queria aceitar. Eu tinha apenas 19 anos, bonita, cheia de vida. Achei que minha vida tinha acabado quando me contaram que perdi parte da perna. Ainda é difícil, não sei se um dia vou superar. Mas eu tinha duas escolhas: ou chorar para o resto da vida, ou dar a volta por cima. E foi isso que aconteceu, graças à minha força de vontade, fé em Deus e apoio dos meus pais, familiares e amigos, que sempre estão do meu lado, me aceitando e me dando a mão.
 
Volta por cima
O ciclista Souza credita a superação de seu trauma às atividades físicas. Além de não ter deixado de andar de bicicleta mesmo após o atropelamento, ele conta que também luta muay thai e faz aulas de dança.
 
— Sou viciado em adrenalina. Se eu parar, morro. Conquistar independência com minha nova condição, sem um dos braços, também me ajudou a esquecer a dor e seguir em frente.
 
O tempo de recuperação de um trauma depende de sua natureza. Segundo a psicóloga especializada em luto Daniela Lemos, no caso de quem vive a morte de alguém próximo o primeiro ano é o mais complicado.
 
— As primeiras datas comemorativas são sempre muito complicadas, porque fazem a pessoa voltar a prestar atenção na perda e, por consequência, sofrer por elas novamente. O primeiro Natal, o aniversário da morte, tudo é motivo para que a dor reapareça.
 
Tempo de superação
Já para situações de trauma como perda de emprego ou separação, a melhora começa a surgir a partir de cerca de seis semanas, conforme explica o psiquiatra Figueira de Mello. E, em caso de acidentes, como aconteceu com Kelen e Souza, o prazo é um pouco diferente.
 
— Após um trauma violento de estresse agudo, a pessoa ou se recupera a partir de cinco semanas, ou começa a piorar após este mesmo período. Neste caso, ela apresenta sintomas como depressão, crises de pânico, isolamento social, fobia de retornar ao local do acontecido, flashbacks e pesadelos.
 
Kelen, por exemplo, passou por isso.
 
— Sonhei com aquela noite várias vezes. Em muitas delas, eu sinto o calor queimando meus braços, em outras sei que vai pegar fogo e saio correndo, tentando salvar as outras pessoas.
 
Assim como o ciclista, ela chegou a ser medicada com antidepressivos, mas abandonou o tratamento por conta dos efeitos colaterais e distúrbios do sono. Mello explica que remédios só se tornam estritamente necessários quando há perda de funcionalidade do paciente.
 
— Se ele não volta às suas atividades normais, se tem medo de sair, se fica na cama por mais de um mês, aí entramos com a medicação. Mas, mais importante que remédios, é respeitar o processo de cada indivíduo, e jamais forçá-lo a fazer o que não quer naquele momento.
 
R7

Prefeitura de Serra Alta - SC abre vagas

A Prefeitura de Serra Alta, município localizado a 600 km de Florianópolis, estado de Santa Catarina,  realiza processo seletivo nº. 001/2014 no qual são oferecidas 06 vagas de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração pode chegar a R$ 1.237,60 por jornada de trabalho de 10, 20 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Auxiliar de Enfermagem, Agente Educativo, Professor (Educação Física, Inglês e Artes) e Auxiliar de Serviços Gerais.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas gratuitamente nos dias 14, 17 e 18 de março de 2014, no horário das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, junto ao setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal, situada na Av. Dom Pedro II, 830, centro, Serra alta/SC.
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Cópia Legível do documento de identidade (RG);
  • Cópia do título de eleitor com comprovante de quitação eleitoral no último pleito ou justificativa da justiça eleitoral;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia da prova de quitação com o serviço militar (quando do sexo masculino).
ProvaO certame será composto de prova escrita e de títulos.
 
A prova escrita está prevista para 29 de março de 2014, das 13h30 às 17h, nas dependências do centro municipal de educação, situado à rua Duque de Caxias, nº. 530, centro, Serra Alta/SC.
 
Os documentos referentes a prova de títulos, deverão ser entregues em fotocópias, na data e local de realização da prova escrita, no horário das 17:00 às 18:00.
 
O resultado preliminar será divulgado a partir das 14 horas do dia 02 de abril de 2014.
 
Validade
O processo seletivo será válido até 31 de dezembro de 2014, a contar da data da publicação da homologação do resultado final com a respectiva classificação.
 
Edital encontra-se disponível no site www.serraalta.sc.gov.br.

Prefeitura de Feliz - RS realiza processo seletivo

A Prefeitura de Feliz, no estado do Rio Grande do Sul, publicou o edital de processo seletivo n° 01/2014, para preenchimento de 01 vaga e formação de cadastro reserva no cargo de Médico. A remuneração é de R$ 5.083,68, por jornada de trabalho de 20 horas semanais.
 
Segundo o edital, as inscrições serão efetuadas na Secretaria Municipal da Saúde, sita à Avenida Maurício Cardoso, nº 175, Centro, Município de Feliz, no período compreendido entre 13 e 24 de março de 2014. As inscrições são gratuitas e a seleção constará de análise de currículo.
 
A validade do certame é de dois anos, com chances de prorrogação.
 
A íntegra do edital está disponível no mural de publicações da Prefeitura e no link “Processos Seletivos” do site www.feliz.rs.gov.br.

Concurso Prefeitura de Serra Azul de Minas - MG

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado de Minas Gerais, através da Prefeitura de Serra Azul de Minas pelo extrato do edital nº. 001/2014 de concurso público. O certame oferece várias vagas em todos os níveis de escolaridade.
 
Cargos: Odontólogo, Bioquímico, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Fisioterapeuta, Psicólogo, Aux. de Serviços Gerais, Fiscal Sanitarista, Motorista, Professores, Servente Escolar, Supervisor Pedagógico, Assistente Administrativo, Agente Administrativo, Fiscal de Tributos/Rendas, Aux. Administrativo, Assistente Social, Operador de Máquinas Pesadas(Retroescavadeira/Patrol), Operador de Máquinas Leves (Girico), Oficial de Serviços Públicos (Pedreiro), Mecânico - frota de veículos escolar/veículos da administração, Auxiliar de Serviços Públicos e Gari.
 
As inscrições serão realizadas do dia 13 de maio a 11 de junho de 2014, no site www.polisauditoria.com.br.
 
O extrato do edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 13 de março de 2014, pág. 90 e 91. O edital estará oportunamente disponível no site de inscrição, juntamente com demais atualizações.

Concurso Prefeitura de Barão de Grajaú - MA

A Prefeitura de Barão de Grajaú, no estado do Maranhão, lançou o edital 01/2014 de concurso público, com objetivo de prover 47 vagas de níveis fundamental, médio e superior. Os candidatos aprovados, se nomeados, farão jus a remuneração de até R$ 1.697,39 por jornada de trabalho de 30 ou 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para Enfermeiro, Auxiliar Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Fiscal de Vigilância Sanitário, Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia, Técnico de Enfermagem, Atendente de Consultório Odontológico, Motorista Categoria E, Professor, Assistente Social, Psicólogo e Motorista Categoria E. 
 
De acordo com o edital, as inscrições foram prorrogadas e serão realizadas no site www.fundacaomadrejuliana.org.br, até 21 de março de 2014. As taxas variam de R$ 30 a R$ 60. 
 
A seleção constará de prova objetiva e prova de títulos. A Prova Objetiva será realizada provavelmente no dia 27 de abril de 2014, em locais a serem oportunamente divulgados nos atos oficiais e afixados na sede da Prefeitura Municipal, bem como no endereço eletrônico da Fundação Madre Juliana www.fundacaomadrejuliana.org.br.
 
A documentação da Prova de Título deverá ser entregue na Prefeitura Municipal de Barão de Grajaú – MA, Rua Seroa da Mota, N.° 414 - Centro, CEP: 65.660-000 – Barão de Grajaú – MA, na sede da Fundação Madre Juliana e/ou enviada via SEDEX ou Carta Registrada, com Aviso de Resposta (AR) aos cuidados da Coordenação Geral de Concurso Público da Fundação Madre Juliana – Rua Miracema nº 4659 – Bairro Santa Luzia – Teresina – PI, CEP: 64.020-017.
 
O resultado do Concurso será divulgado pela Prefeitura Municipal de Barão de Grajaú / MA e no endereço eletrônico da organizadora do certame. 

Prefeitura de Santa Cruz da Esperança - SP tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Santa Cruz da Esperança, Estado de São Paulo, através do INDEC (Instituto Nacional de Desenvolvimento Educacional e Capacitação), publicou edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao preenchimento de 10 vagas nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.396,18 em carga horária de 30 e 40h semanais.

As vagas são para os empregos de Motorista, Operador de Maquina (Trator), Operador de Maquina (Pesada), Agente de Apoio Administrativo, Encarregado de Patrimônio, Técnico em Enfermagem I, Enfermeiro (PSF) e Médico.

As inscrições serão recebidas até às 23h59min do dia 30 de março de 2014, exclusivamente no endereço eletrônico www.institutoindec.com.br. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 70,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas serão realizadas na cidade de Santa Cruz da Esperança em data, local e horário a serem oportunamente divulgados. Os cadernos de questões (provas) serão disponibilizados no endereço eletrônico www.institutoindec.com.br durante o prazo de recurso do gabarito.

O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Prefeitura de Lagoa da Prata (MG) abre vaga

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado de Minas Gerais. A Prefeitura de Lagoa da Prata, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou extrato do edital Nº. 002/2014 de processo seletivo oferecendo vaga para Médico UBS.
 
Interessados deverão fazer sua inscrição até o dia 27 de março de 2014, na Secretaria Municipal de Educação, situada à Rua Professor Jacinto Ribeiro, nº 17, Centro, em Lagoa da Prata-MG.
 
As provas estão previstas para 29 de março de 2014 (sábado), no horário das 13 às 16 horas, na Escola Municipal Dr. Jacinto Campos, situada à Rua Professor Jacinto Ribeiro, nº 132, Centro, em Lagoa da Prata-MG.
 
O extrato do edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 13 de março de 2014, pág. 25.

Concurso Prefeitura de Ponte Alta do Norte - SC

A Prefeitura Municipal de Ponte Alta do Norte, localizada no estado de Santa Catarina, através do Instituto o Barriga Verde - IOBV, publicou os editais n°s 001 e 002/2014 de concursos, destinados ao provimento de 12 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos oferecidos oscilam entre R$ 873,71 e R$ 7.192,74, por jornada de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.

No edital n° 001/2014, as chances são para os cargos de Motorista (nível fundamental), Professor de Educação Infantil e 1º a 5º Ano – Pedagogia; Professor de Educação Infantil e 1º a 5º Ano – Educação Física; Professor de Educação Infantil e 1º a 5º Ano – Artes; Farmacêutico; Medico/Ginecologista; Médico/Pediatra; Técnico de Controle Interno (superior).

Já no edital n° 002/2014, as vagas são para Agente Comunitário de Saúde (nível médio) e Médico ESF (superior).

As inscrições serão realizadas até o dia 10 de abril de 2014, no endereço eletrônico www.iobv.com.br. As taxas variam de R$ 30 a R$ 50.

O concurso constará de prova escrita objetiva para todos os cargos e, prova de títulos, apenas para os cargos de professor. As provas estão previstas para o dia 27 de abril de 2014.

O concurso Público terá validade por dois anos, a contar da publicação da homologação, prorrogáveis por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Os editais encontram-se publicados no mural oficial e site da Prefeitura Municipal de Ponte Alta do Norte (www.pmpan.sc.gov.br)  e no site da organizadora (www.iobv.com.br).

Prefeitura de Duque de Caxias - RJ abre 659 vagas na área da saúde

A Prefeitura de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, lançou edital de processo seletivo n° 001/2014, com a intenção de ocupar 659 vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior. Os salários oferecidos são de até R$ 5.125,84, para o cumprimento de jornadas de 20 a 40 horas semanais. O certame está sendo conduzido pelo IDECAN.

Cargos
As oportunidades são para os empregos de Assistente Social; Auxiliar de Controle de Endemias; Auxiliar em Saúde Bucal; Consultor de Comunicação, Informação e Informática da Vigilância em Saúde; Consultor de Saúde e Prevenção Escolar; Enfermeiro 20h; Farmacêutico da Atenção em Saúde; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico Clínico 20h; Médico Geriatra 20h; Médico Psiquiatra 20h; Médico Sanitarista PSF 20h; Odontólogo Cirurgião Geral 20h; Agente Comunitário de Saúde; Enfermeiro 40h - ESF; Farmacêutico da Vigilância em Saúde; Nutricionista; Odontólogo Buco-Maxilo-Facial 20h; Psicólogo; Técnico de Enfermagem 40h; Técnico de Higiene Dental; Técnico de Segurança do Trabalho; Técnico Financeiro da Vigilância em Saúde e Terapeuta Ocupacional.

Inscrições e Taxas
As inscrições via internet, serão efetuadas de 14h00min do dia 19 de março às 23h59min do dia 10 de abril de 2014, no site www.idecan.org.br. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 52,00 de acordo com o cargo escolhido.

Já as inscrições presenciais serão realizadas na Central de Atendimento aos candidatos do IDECAN, localizada no Instituto de Educação Governador Roberto Silveira, na Rua General Mitre, nº 587, Jardim 25 de Agosto, Duque de Caxias/RJ, no período entre 19 de março e 10 de abril de 2014, exceto sábados, domingos e feriados, de 09h00min às 17h00min; excepcionalmente no primeiro dia, a inscrição se iniciará às 14h00min.

Provas
As provas escritas objetivas de múltipla escolha serão realizadas na cidade de Duque de Caxias/RJ, com data inicialmente prevista para o dia 11 de maio de 2014 (domingo). As informações referentes à data, ao horário e ao local de realização das provas (nome do estabelecimento, endereço e sala) e cargo, assim como orientações para realização das provas, estarão disponíveis, a partir do dia 5 de maio de 2014, no site do IDECAN (www.idecan.org.br) e da Prefeitura Municipal (www.duquedecaxias.rj.gov.br), devendo o candidato efetuar a impressão deste Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI).

Gabaritos
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados nos mesmos sites a partir das 16h00min do dia subsequente ao da realização das provas escritas objetivas de múltipla escolha (segunda-feira).

A validade da seleção é de dois anos, contados da data de publicação do resultado final definitivo, podendo ser prorrogada uma vez, por igual período.

Concurso Emater/ASCAR - RS 2014

Já está publicado o edital nº 01/2014 para realização do processo seletivo externo da ASCAR, Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural, que possui vínculo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul. O certame será executado pela FUNDATEC.

A seleção se destina ao preenchimento imediato de 11 vagas e formação de cadastro reserva para cargos de nível fundamental, médio, técnico e superior, que são: Engenheiro Agrônomo,  Engenheiro Agrícola, Engenheiro Florestal, Médico Veterinário, Médico do Trabalho, Técnico Agrícola, Motorista, Assistente Administrativo, Cinegrafista, Editor de Áudio e Vídeo, Fotógrafo, Técnico em Enfermagem do Trabalho, Extensionista Rural, Nutricionista, Assistente Social, Sociólogo, Profissionais das áreas de Ciências Biológicas, Letras, Enfermagem, Pedagogia, Psicologia, Tecnólogos, entre outros. O salário pode chegar a até R$ 3.294,28, por jornada de 15 a 40 horas semanais.
 
As inscrições serão efetuadas somente pela internet, até 31 de março de 2014, no site www.fundatec.org.br. O valor da taxa de inscrição será de R$ 100,00 para os candidatos aos postos de nível superior e R$ 65,00 para os candidatos de nível Médio/Técnico e Fundamental.
 
Para todos os cargos, a seleção constará de uma primeira etapa, Prova Escrita, e de uma segunda, Avaliação Psicológica. A Prova Escrita, para todos os cargos, será aplicada no dia 27 de abril de 2014 no Município de Porto Alegre/RS, em local e horário a serem divulgados quando do Edital de data, hora e local das provas em 17 de abril. Os gabaritos sairão no dia seguinte ao da Prova.
 
O presente processo seletivo terá validade de dois anos, prorrogável por igual período, a critério da ASCAR/RS.
 
O edital completo e outras atualizações que surgirem estão disponíveis no site da FUNDATEC (www.fundatec.org.br).

Prefeitura de Cristiano Otoni - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Cristiano Otoni, no estado de Minas Gerais, através da empresa Tendência Assessoria e Consultoria Ltda, publicou edital de processo seletivo n° 01/2014, destinado ao provimento de 09 vagas imediatas, sendo uma para deficientes, nos cargos de agente comunitário de saúde e técnico em enfermagem (níveis fundamental e médio) por salários de R$ 724,00 e R$ 1.013,28 em carga horária de 40h semanais.

As inscrições presenciais serão realizadas no período de 1º a 11 de abril de 2014, na Sede da Prefeitura Municipal de Cristiano Otoni, Situada à Manoel Domingos Baeta, nº 191, (exceto sábados, domingos e feriados), no horário de expediente da Prefeitura. As inscrições podem ser feitas também pela internet, pelo site www.tendenciaconcursos.com.br, no mesmo prazo citado acima. As taxas variam de R$ 36,00 e R$ 50,00 de acordo com a função escolhida.

As provas objetivas de múltipla escolha serão realizadas no Município de Cristiano Otoni, provavelmente, no dia 04 de maio de 2014. Estarão afixadas na sede da Prefeitura Municipal e disponíveis no site: www.tendenciaconcursos.com.br, a partir do dia 1º de maio de 2014, planilha contendo locais e horários de realização das provas Objetivas e Práticas.

A divulgação do gabarito oficial das provas objetivas de múltipla escolha será na data prevista de 05 de maio de 2014, às 15h.

O prazo de validade do certame é de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período a critério da administração Municipal.

Prefeitura de Nova Independência - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura de Nova Independência, no estado de São Paulo, através da empresa Pública Consultoria, Assessoria e Serviços S/S Ltda, publicou edital de processo seletivo n° 01/2014, que preencherá 36 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.017,70 em jornada de 20 ou 40 horas semanais.

Cargos
As vagas são para os empregos de Professor de Educação Especial, Professor de Ensino Infantil, Professor de Educação Básica II – Artes, Professor de Educação Básica II – Ciências, Professor de Educação Básica II – Educação Física, Professor de Educação Básica II – Geografia, Professor de Educação Básica II – História, Professor de Educação Básica II – Inglês, Professor Assistente PEB I, Professor Assistente PEB II, Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica II – Espanhol, Professor de Educação Básica II – Matemática e Educador de Creche, Auxiliar de desenvolvimento infantil, Educador de Creche, Motorista, Enfermeira Padrão, Farmacêutica, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Serviços diversos masculino, Tratorista e Pedreiro.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas exclusivamente através do endereço eletrônico www.concursospublica.com.br com link também na página www.novaindependencia.sp.gov.br, até o dia a 23 de março de 2014. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 65,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
A aplicação das provas, inicialmente prevista para o dia 06 de abril de 2014, será unicamente no Município de Nova Independência, na Escola Professora Zilda Prado Paulovich,  localizada à Avenida Nosso Senhor do Bonfim, nº 172, Centro, em Nova Independência, em horário oportunamente divulgados em Edital Público de convocação para as provas, não havendo em hipótese alguma de falar–se em convocação pessoal.

A prova objetiva e o gabarito oficial serão disponibilizados no site www.concursospublica.com.br, a partir das 16h30 da segunda–feira subsequente à aplicação da prova e permanecerão até as 16h30 da quarta–feira da mesma semana, quando dar–se–á termo final para interposição de recurso, conforme previsto em Seção específica deste Edital.

Validade
A validade do certame será de 01 ano, contado a partir da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da municipalidade.

Concurso UFAC 2014

A Universidade Federal do Acre (UFAC), através da empresa MSConcursos, publicou edital n° 01/2014 de concurso público para provimento de cargos Técnico-Administrativos em Educação. Serão providas 95 vagas nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 3.230,88.
 
A carga horária para os cargos será de 40 horas semanais, exceto para os cargos de Médico/Área e Médico Veterinário que será de 20 horas semanais. Os candidatos selecionados serão lotados no Campus de Rio Branco e Cruzeiro do Sul
 
As vagas são para os empregos de Administrador de Edifícios, Auxiliar em Administração, Operador de Estação de Tratamento D'água e esgoto, Assistente em Administração, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Contabilidade, Técnico em Economia Doméstica, Técnico em Educação Física, Técnico em Eletrônica, Técnico em Laboratório/Área - Informática, Técnico em Laboratório/Área - Análises Clínicas, Técnico em Laboratório/Área - Anatomia e Necropsia, Técnico em Laboratório/Área - Medicina Veterinária, Técnico em Mecânica, Técnico em Radiologia, Técnico em Artes Gráficas e demais funções.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por meio da internet, até o dia 10 de abril de 2014, através dos sites www.msconcursos.com.br e www.ufac.br. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas escritas/objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, conterão questões das áreas de conhecimento gerais e específicos, conforme estabelecido no quadro de provas.
 
A data prevista para a realização das provas é 18 de maio de 2014, no período matutino, das 8 às 12 horas. A classificação dos aprovados, por ordem decrescente da pontuação final, será publicada nos sites www.msconcursos.com.br e www.ufac.br.
 
O gabarito preliminar e o caderno de provas serão publicados nos sites www.msconcursos.com.br e www.ufac.br, até 24h após a aplicação das provas.

O prazo de validade deste concurso público é de dois anos contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período, a critério exclusivo da Universidade Federal do Acre.

Prefeitura de Porto Esperidião - MT prorroga inscrição

A Prefeitura de Porto Esperidião, no estado de Mato Grosso, abriu edital de processo seletivo n° 001/2014, visando seleção e contratação temporária de servidores e ainda a substituição de profissionais em férias e licenças.

O certame oferta 80 vagas imediatas, mais formação de cadastro de reserva, para profissionais de todos os níveis escolares. Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 19.026,84, por jornada de 25 ou 40 horas semanais. A vigência do contrato será de 12 meses, podendo, a critério da prefeitura, ser prorrogado por mais um ano.

As vagas disponíveis são para; médico, enfermeiro, auxiliar de cirurgião dentista, serviços gerais, merendeira, vigia, professor, motoristas, entre outras.

A inscrição foi prorrogada e será realizada gratuitamente e de forma presencial até as 14h de 19 de março de 2014, na Secretaria Municipal de Educação ou por procurador legalmente constituído, não sendo aceita a inscrição, via postal, internet ou de forma condicional. A Secretaria Municipal de Educação fica localizada à Avenida 13 de maio, s/n, bairro Centro, município de Porto Esperidião-MT.

Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova escrita, que será aplicada na data provável de 23 de março de 2014. Também será aplicada avaliação prática para Motorista e Operador de Máquinas Pesadas; e, por fim, prova de títulos para Professor.
 
O edital de prorrogação encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 14 de março de 2014, pág. 202 a 205.

Concurso Prefeitura de Mendonça - SP

A Prefeitura de Mendonça, no estado de São Paulo, através da empresa Persona Capacitação - Assessoria e Consultoria Eireli, abriu edital n° 03/2014 de concurso público n° 01/2014, destinado ao provimento de 12 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio, técnico e superior, por salários de até R$ 7.014,96.

As vagas são para os cargos de Médico, Técnico em Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Enfermagem, Motorista de Ambulância, Assistente Social, Motorista, Operador de Máquinas, Farmacêutico, Enfermeira Padrão e Médico Clinico Geral.

As inscrições serão realizadas das 8h às 11h e das 13h30 às 17h de 17 de março a 28 de março de 2014, na Prefeitura de Mendonça, localizada na Rua Santos Dumont, nº. 682, Centro. A taxa de inscrição vai de R$ 20 a R$ 50.

A realização da prova objetiva está prevista para o dia 13 de abril de 2014, em local e horário a serem definidos posteriormente. Os gabaritos da prova estarão disponíveis no site da Persona (www.personacapacitacao.com.br) no dia seguinte a realização da prova, a partir das 18h.

A validade do concurso público será de dois anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Mendonça.

Concurso Prefeitura de Tefé - AM

No Estado do Amazonas, a Prefeitura de Tefé publicou edital de concurso público 001/2013, para preenchimento gradual de cargos efetivos. Sob coordenação técnica do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas - CETAM, o certame oferece 1178 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.880,00.
 
Aos candidatos portadores de necessidades especiais, ficam reservadas 5% das vagas.
 
Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Auxiliar de Almoxarifado, Auxiliar Ambiental, Cozinheiro, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Agente de Serviços Sociais, Agente de Trânsito, Fiscal de Edificações e Obras, Fiscal de Meio Ambiente, Fiscal de Mercados e Feiras, Fotógrafo, Guarda Municipal, Instrutor de Informática, Microscopistas, Motorista, Secretário Escolar, Técnico Administrativo, Técnico Agrícola, Técnico Ambiental, Técnico de Edificações e Obras, Técnico em Biodiagnóstico, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Informática, Técnico em Instrumentação Cirúrgica, Técnico em Mamografia, Técnico em Radiologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Vigilante, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Engenheiro (Agrônomo, Ambiental e Elétrico), Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico Generalista, Veterinário, Nutricionista, Pedagogo, Psicólogo e Professor.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas no site www.concursoscopec.com.br, no período entre 31 de março até 14 de abril de 2014, observado o horário oficial de Manaus.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 35,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 75,00.
 
Prova
O concurso será composto de prova objetiva e de títulos.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 25 de maio de 2014, em local e horário que estarão designados no cartão de confirmação, disponível no site www.concursoscopec.com.br do dia 02 a 08 de maio de 2014.
 
O gabarito preliminar será divulgado no site www.concursoscopec.com.br, no máximo, até 24h após a realização das provas objetivas.
 
A documentação relativa à prova de títulos deverá ser entregue nos dias 07 e 08 de julho de 2014, das 8h às 12h e das 14h as 17h, na Escola de Educação Profissional José Marcio Ayres - CETAM situada na Rua Olavo Bilac, 341 – centro, município de Tefé/AM.
 
O resultado final dos classificados para cada cargo será disponibilizado no site www.concursoscopec.com.br, a partir do dia 06 de agosto de 2014.
 
Validade
A validade do concurso público será de dois anos, a contar da data de publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas, de 14 de março de 2014, pág. 65 a 107.

Prefeitura de Groaíras - CE abre processo seletivo

O município de Groaíras, cidade localizada à 220 km de Fortaleza, no Estado do Ceará, publicou edital nº. 014/2014 de processo seletivo. A seleção está oferecendo 13 vagas para profissionais de nível médio por regime de trabalho de 40 horas semanais e remuneração de até R$ 734,16.
Cargos: Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias e Auxiliar de Enfermagem.
As inscrições serão recebidas gratuitamente na Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Epitácio Cruz, nº 130, Centro, Groaíras/CE, nos dias 18 e 20 de março de 2014, no horário de 08h às 14h.
O candidato deverá apresentar no ato da inscrição os seguintes documentos e requisitos:
  1. Ficha de inscrição devidamente preenchida;
  2. Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  3. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;
  4. Certificado de alistamento militar ou carteira de reservista e comprovação de estar quites com o serviço militar, quando do sexo masculino;
  5. Cópia do título de eleitor e comprovação de estar quites com suas obrigações eleitorais e no gozo de seus direitos políticos e civis;
  6. 01 foto 3 x 4 recente;
  7. Cópia da Cédula de Identidade ou carteira profissional;
  8. Cópia do CPF;
  9. Cópia do Comprovante de endereço;
  10. Curriculum vitae;
  11. Não ter condenação criminal ou em processo de improbidade administrativa transitado em julgado.
O processo seletivo constará de prova escrita, análise de currículo, entrevista e curso de qualificação básica para a formação ao cargo de Agente de Saúde.
 
A prova escrita está prevista para 29 de março de 2014, no horário das 08h às 12h, em local a ser divulgado posteriormente. Já a entrevista e análise de currículo serão realizadas provavelmente nos dias 07 e 08 de abril de 2014, das 08h às 14h, na Secretaria Municipal de Saúde.

A partir das 08:00 do dia 17 de abril de 2014 será divulgado o resultado definitivo e a homologação, na Prefeitura de Groaíras e na Secretaria Municipal de Saúde.
 
O período de contratação será de até 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

O edital encontra- se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Ceará, de 14 de março de 2014, pág. 3 a 7.

Concurso Prefeitura de Morro Reuter - RS

A Prefeitura de Morro Reuter, no estado do Rio Grande do Sul, lançou edital nº 025/2014 de concurso público, para os cargos de Administrador de Compras, Agente Comunitário de Saúde, Farmacêutico, Fiscal, Médico Clínico Geral, Medico de ESF, Pedagogo – Supervisão Escolar, Professor do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Séries e Professor do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Séries (níveis fundamental, médio e superior).
 
A execução do concurso será realizada pela empresa Objetiva Concursos Ltda. Há 12 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, por salários de até R$ 6.568,43 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As inscrições via internet poderão ser realizadas até 03 de abril de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 24,86 a R$ 74,58 de acordo com o cargo escolhido.
 
Caso o Candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador para acesso, até o dia 03 de abril de 2014, nos dias úteis, de segunda e quinta-feira, no horário das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30 e na sexta-feira das 8h às 13h30, na Secretaria da Assistência Social, localizada na Rua 21 de Abril nº 60- Centro – Morro Reuter.
 
A prova objetiva, para todos os cargos, será aplicada provavelmente em 03 de maio de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições, a partir de 17 de abril de 2014.
 
O concurso terá validade por dois anos, a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais dois anos, a critério do Município de Morro Reuter.

Concurso Prefeitura de Senador Sá - CE

A Prefeitura de Senador Sá, no estado do Ceará, lançou edital de concurso público n° 01/2014, com a intenção de preencher 55 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 3.900,00.

As vagas são para os empregos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Motorista B, Motorista D, Técnico em Enfermagem, Auxiliar Administrativo, Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico PSF, Nutricionista, Odontólogo PSF, Psicólogo, Professor de Educação Básica I e Professor de Educação Básica II (todas as áreas de atuação).

As inscrições serão efetuadas até o dia 20 de março de 2014 (exceto aos sábados, domingos e feriados), das 08h às 12h, na Casa do Idoso, situada na Av. 23 de Agosto, s/nº, Bairro Centro, no Município de Senador Sá-CE. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 120,00 de acordo com o cargo escolhido.

As provas escritas serão aplicadas em dia e locais a serem oportunamente divulgados, devendo o candidato comparecer ao local designado, com antecedência mínima de (01) uma hora do horário fixado para o início das provas, munido de caneta esferográfica (azul ou preta), do comprovante de inscrição juntamente com o documento de identidade de valor legal (que contenha a fotografia do identificado), indispensáveis para prestação do exame.

Os gabaritos para conferência do desempenho do candidato na prova escrita serão divulgados no máximo em 72 horas após a realização da prova.

O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, por ato da Administração Municipal, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Bom Jesus da Lapa - BA prorroga inscrições

A Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, no estado da Bahia, por meio da empresa S&R Concursos e Pesquisas LTDA, lançou edital de processo seletivo n° 001/2014, sob o Regime Especial de Direito Administrativo – REDA, visando oferecer 204 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários que variam de R$ 724,00 a R$ 1.296,00, em carga horária de 40h semanais.
 
As oportunidades são para os empregos de Auxiliares operacionais, Interpretes de libras, Motorista, Nutricionista, Professor, Secretário escolar, Fonoaudiólogo e Psicólogo.
 
As inscrições foram prorrogadas e ficarão abertas até 19 de março de 2014, através do site www.srconcursosepesquisas.com.br. As taxas variam de R$ 35,00 ou R$ 40,00 de acordo com a função escolhida.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 06 de abril de 2014 e os locais de realização serão divulgados através de Edital publicado no quadro de informações desta Prefeitura e também no www.srconcursosepesquisas.com.br, portal da organizadora do concurso.
 
O prazo de validade do certame, para efeito de nomeação, será de dois anos contados da data de sua homologação, podendo antes de esgotado, ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério e por ato expresso do Chefe do Poder Executivo, se consideradas a necessidade e a conveniência do serviço público.

Prefeitura de Piraí - RJ realiza processo seletivo

A Prefeitura de Piraí, no estado do Rio de Janeiro, através do Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM, publicou edital n° 01/2014 de processo seletivo, destinado ao preenchimento de 82 vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (nível médio completo) por salário de R$ 954,05 por carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas no período de 17 a 28 de março de 2014, exclusivamente, pela internet, através do site www.ibam-concursos.org.br. Será cobrado a título de inscrição o valor de R$ 45,00.

As provas objetivas serão realizadas na cidade de Piraí, provavelmente, no dia 27 de abril de 2014, com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h, para início das mesmas, a partir da autorização da Coordenação Geral do Processo Seletivo, sendo de 3 horas o período de duração.

O local da realização das provas, além de ser divulgado nos sites do IBAM (www.ibamconcursos.org.br) e da Prefeitura (www.pirai.rj.gov.br), constará do cartão de confirmação de inscrição disponível na opção Área do candidato.

Os gabaritos serão divulgados no 1º dia útil após a aplicação das provas, no Mural Oficial de Atos da Prefeitura Municipal de Piraí, bem como nos sites do IBAM, (www.ibam-concursos.org.br), da Prefeitura Municipal de Piraí (www.pirai.rj.gov.br) e na imprensa oficial do Município.

O certame terá validade de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, por ato do Prefeito.

Concurso Prefeitura de Lagoa da Canoa - AL

A Prefeitura de Lagoa da Canoa, no estado de Alagoas, através da empresa Copeve, publicou edital n° 001/2014 de concurso público, com o fito de ocupar 105 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior, por salários de até R$ 2.000,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Analista de Sistemas, Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro, Enfermeiro Obstetriz, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Gestor em Recursos Humanos, Médico Generalista, Médico Ginecologista, Médico para Pequenas Cirurgias, Médico Pediatra, Médico Plantonista, Médico Psiquiátrico, Médico Ultrassonografista, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Odontólogo Cirurgião Buco-maxilar, Odontólogo Endondontista, Odontólogo para Pacientes Especiais, Odontólogo Periodontista, Odontólogo Protesista, Professor de Biologia, Professor de Educação Física, Professor de História, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Matemática, Psicólogo, Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional, Agente Administrativo, Auxiliar em Saúde Bucal, Escriturário, Fiscal de Tributos, Monitor do CAPS, Oficineiro de Artesanato, Professor de 1º ao 5º Ano, Recepcionista, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Técnico em Prótese Dentária, Telefonista, Agente da Guarda Municipal, Agente de Endemias, Agente de Portaria, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Vigilância Escolar, Fiscal de Disciplina, Merendeira, Motorista – Habilitação B, Motorista – Habilitação D e Serviçal.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, no período entre 08h de 17 de março até 08 de abril de 2014. As taxas são de R$ 50,00 (nível fundamental), R$ 70,00 (nível médio/técnico) e de R$ 90,00 (nível superior).
 
O candidato que não dispuser de equipamento para efetuar sua inscrição pela internet poderá utilizar os equipamentos disponibilizados na Lan HouseK@juNet, situada na Rua Vicente Ferreira de Farias, n° 54, Centro, Lagoa da Canoa – Alagoas, no período entre 17 de março e 08 de abril de 2014 (exceto sábados, domingos e feriados), no horário das 08h às 13h;

Provas
As provas objetivas serão aplicadas, simultaneamente, na data provável de 18 de maio de 2014, na cidade de Lagoa da Canoa, em locais e horários a serem divulgados no cartão de inscrição. Caso o espaço físico destinado à realização das provas na cidade de Lagoa da Canoa não seja suficiente para comportar a demanda de , os excedentes serão realocados para os municípios circunvizinhos.
 
O concurso público para os cargos de Professor de Biologia, Professor de Educação Física, Professor de História, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Matemática e Professor de 1º ao 5º Ano, será realizado em duas etapas, sendo a primeira constituída de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório e a segunda de prova de títulos, de caráter apenas classificatório.

A COPEVE/UFAL divulgará o gabarito preliminar, juntamente com as provas objetivas, no endereço eletrônico: www.copeve.ufal.br, a partir das 21h de 22 de maio de 2014.

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, mediante ato próprio de autoridade competente.