Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Congele os alimentos do jeito certo e não perca os nutrientes

A maneira correta de congelar os alimentos O congelamento pode preservar mais vitaminas, mas o processo exige cuidados
 
O congelamento pode preservar mais vitaminas, mas o processo exige cuidados Tente imaginar a vida sem geladeira. Retrato do caos, certo? Não poder armazenar alimentos e refeições prontas atrasaria muito o cotidiano já tão atribulado. E mais: geladeira é tão essencial quanto amiga da sua saúde, de acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa em Alimentação do Reino Unido (IFR Extra), que descobriu que congelar alguns alimentos ajuda a preservar seus nutrientes.
 
Os pesquisadores analisaram o valor nutricional de vegetais como couve-flor, ervilha e cenoura 16 dias após a colheita, tempo médio que eles levam para chegar até sua mesa e constataram que à temperatura ambiente as perdas de nutrientes chegam de 10 a 25%. As maiores perdas se deram nas vitaminas.
 
O feijão verde é outro alimento que se beneficia do congelamento. Um trabalho conduzido pela nutricionista Barbara Klein, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, prova que ele retém o dobro de vitamina C quando refrigerado.
 
Congelados
Guia de congelamento
Existem alguns alimentos que não podem ser congelados, porque perdem todas suas características de sabor e textura, como maionese, saladas, gelatinas, cural e pudins, batatas e ovos cozidos. "O tempo de conservação de cada alimento varia, as três meses é a recomendação geral", de acordo com o instrutor de gastronomia do SENAC Paraná, Marcos Pimentel.
 
Para os pratos prontos, é importante congelar aos poucos, ou na geladeira ou em uma vasilha em outro recipiente com água gelada e pedras de gelo. "Divida o prato ainda quente em vasilhas com tampa e na quantidade exata que será descongelada. Diferentes pratos devem ser congelados separadamente", diz a nutricionista Tânia Rodrigues.
 
Os alimentos que serão congelados prontos devem ser apenas levemente temperados e cozidos pelo tempo mínimo necessário, pois o congelamento tende a acentuar os temperos e amaciar os alimentos.
 
As embalagens devem ser sempre à prova d'água e com o mínimo de ar possível, de preferência a vácuo. Uma vez descongelado, o alimento não pode voltar ao freezer, exceto no caso de um produto cru que venha a ser transformado em receita.
 
A embalagem ideal é aquela que não permite que o alimento entre em contato com o ar do freezer, não se rasga facilmente, resiste à gordura, adere ao alimento antes do congelamento e solta-se com facilidade do produto congelado. Esse processo é importante porque preservará as características, textura e nutrientes dos alimentos , explica Tânia. Para descongelar, basta usar o microondas em potência mínima ou deixar o alimento na geladeira por cinco horas e, em seguida, aquecer em forno convencional.
 
Congelados
Para os vegetais, é importante fazer o branqueamento, que é um cozimento rápido, em torno de quatro minutos. "Esse processo evita maiores perdas de vitamina. Mas é importante lembrar que as verduras não devem ser congeladas. As ervas podem ser congeladas, mas depois de saírem do freezer, devem ir direto para o cozimento", de acordo com Marcos Pimentel. O tempo de conservação de temperos como alho, cebola e salsinha é de 6 meses. Todos os vegetais a serem congelados devem estar limpos. O congelamento deve ser providenciado logo após a compra dos produtos, o que evita perdas de nutrientes, completa Marcos.
 
Para congelar frutas, com exceção da banana e da pera d'água, que não podem ser congeladas, todas as frutas podem ser colocadas no freezer inteiras ou cortadas, devendo-se descascar e retirar os caroços imediatamente antes do congelamento.
 
Carnes de todos os tipos podem ser congeladas. É ideal que ela esteja fresca. A carne que já tenha sido congelada crua, só pode ser recongelada sob forma de prato pronto. Não se deve lavar, nem temperar a carne a ser congelada, apenas tire os ossos e seu excesso de gordura. A embalagem ideal é o saco plástico ou de papel aderente, pois as folhas de alumínio são difíceis de soltar da carne e podem ressecá-la. A carne deve ser embalada sem ser dobrada, e em porções individuais.
 
Na hora de descongelar
Para descongelar, cada tipo de alimento tem suas especificidades. Tortas, bolos, doces e frutas, devem ser mantidos fora da geladeira, à temperatura ambiente e devem descongelar ainda embalados.

Carnes cruas e queijos devem ser sempre mantidos em refrigerador até o descongelamento, para depois serem utilizados.
 
Os alimentos prontos são os únicos que podem ser aquecidos instantaneamente. "Para descongelar os alimentos prontos, não é necessário passá-los antes pela geladeira, como no caso de legumes e carnes, mas o microondas ou fogão pode acentuar a perda de vitaminas", diz Marcos.
 
Minha Vida

Nova terapia de reposição de testosterona é aplicada como desodorante

Foto: Reprodução
Hormônio usado nas axilas é idêntico ao produzido no corpo humano
 
Por Dr. Danilo Höfling
 
A testosterona, produzida principalmente pelos testículos, é o principal hormônio masculino. No homem adulto suas ações mais importantes estão associadas às funções sexuais, como libido, ereção peniana, produção do esperma e manutenção das características masculinas adquiridas na puberdade - distribuição de pelos, desenvolvimento muscular e ósseo, distribuição de gordura etc. Tem influência, também sobre as emoções, humor, sensação de bem estar, tônus muscular, entre outros.
 
Desejo sexual e ereção são funções sexuais masculinas que dependem da produção suficiente de testosterona para permanecerem normais. Obviamente, trata-se de um hormônio com ações de extrema importância. Geralmente, a partir dos 30 anos pode haver uma redução da quantidade de testosterona produzida pelos testículos. Tal redução varia de um homem para outro, em velocidade e intensidade.
 
Aproximadamente, 15% dos homens com idade entre 50 e 60 anos exibem carência de testosterona. Aos 80 anos, cerca de 50% deles mostram falta desse hormônio. A presença de sintomas típicos de carência hormonal, associada a níveis séricos de testosterona abaixo dos limites de referência (em geral, entre 300 a 1000 nanogramas por decilitro), aponta para necessidade de sua reposição.
 
Nesses casos, a prescrição da testosterona está indicada para preservar, entre outros, as funções sexuais, a massa muscular, a massa óssea e o bem estar físico e mental dos homens, já que se trata de uma alteração que reduz significativamente a qualidade de vida.
 
Os produtos disponíveis para realizar terapias de reposição hormonal variam segundo cada país. São exemplos: comprimidos usados por via oral, implantes subcutâneos, sistemas transdérmicos, injeções e géis tópicos. No Brasil, a testosterona é empregada na forma injetável intramuscular, assim como por meio de géis e adesivos cutâneos. As injeções intramusculares disponíveis no país podem ser aplicadas com intervalos de três semanas ou três meses, enquanto as aplicações em géis ou adesivos devem ser usadas diariamente.
 
A novidade é que está sendo lançada uma nova opção para quem precisa repor a testosterona. Esse produto foi aprovado pelo Food and Drug Administration dos EUA (FDA), em 2010, país onde ele já está disponível. Trata-se de uma solução tópica, que estará em nossas farmácias em breve. A aplicação é simples, indolor e de fácil introdução no hábito diário, já que basta espalhar solução sobre a pele das axilas, como se fosse um desodorante.
 
Esse medicamento tem como princípio ativo a testosterona bioidêntica, ou seja, ela é igual à fabricada pelos testículos humanos. A vantagem é que a testosterona bioidêntica pode ser dosada no sangue, o que facilita bastante o ajuste da dose ideal. O frasco contém um dispositivo que, ao ser acionado, libera uma quantidade da solução que corresponde a 30mg do hormônio. A dose inicial é de 60mg por dia, 30mg em cada axila. O ajuste posterior é feito com base nos níveis sanguíneos de testosterona. Cabe ressaltar que esse medicamento não deve ser usado por mulheres, homens com menos de 18 anos de idade e homens sem deficiência do hormônio.
 
Apesar dos progressos, deve-se salientar que a reposição hormonal masculina não é isenta de riscos. Quando bem indicada, isto é, se houver carência de fato, a testosterona pode restabelecer a libido, a ereção, a massa muscular, a massa óssea, os pelos corporais e etc.
 
Por outro lado, o uso excessivo como anabolizante é sempre uma grande preocupação, visto que há estudos sugerindo que altas doses do hormônio podem estar associadas a vários problemas, tais como, o aumento do LDL colesterol (colesterol ruim), redução do HDL colesterol (bom colesterol), intolerância à glicose, aumento do risco de doenças cardiovasculares, tumores de fígado, convulsões, ginecomastia (aumento das mamas), acne, calvície, aumento de pelos, diminuição da fertilidade, etc.
 
A terapia de reposição com testosterona é contraindicada na presença de um câncer de mama masculino. O mesmo ocorre quando o homem já possui um câncer de próstata diagnosticado, uma vez que o hormônio poderá acelerar o crescimento desses dois tipos de tumores malignos. Por esses motivos, o acompanhamento médico rigoroso é fundamental durante toda a sua utilização. Deve-se realizar avaliação da próstata (dosagem sérica do PSA e toque retal) tanto antes do início, quanto durante a reposição desse hormônio. Além disso, outros exames laboratoriais são periodicamente necessários, entre eles a avaliação da série vermelha do sangue, a determinação sérica de glicose, colesterol e suas frações, triglicérides e testosterona.
 
Dessa forma, a reposição hormonal masculina é importante por trazer melhora significativa da qualidade de vida e da saúde dos homens que sofrem desse problema, mas é evidente que o acompanhamento médico é essencial, a fim de garantir tanto o sucesso, quanto a segurança do tratamento.
 
Minha Vida

Calor pode provocar bactérias na região íntima. Veja dicas e fuja dos problemas

De acordo com a ginecologista Célia Regina da Silva,
professora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), toda mulher já
viveu pelo menos um caso de desconforto ou doença na região íntima. E esses
riscos podem aumentar nos dias mais quentes.  

— A baixa do sistema imunológico, causada por gripe, má
alimentação ou pouco sono, por exemplo, é capaz de afetar a flora vaginal. Por
isso, a adoção de sabonetes íntimos é importante. Existem opções no mercado que
até respeitam as fases do ciclo da mulherCalor, mar e piscina deixam a região genital vulnerável a infecções
 
A estação mais quente do ano exige tomar certos cuidados para que a transpiração causada pelas altas temperaturas e o contato com a água do mar ou o cloro da piscina não provoquem a proliferação de bactérias e fungos na região genital.
 
De acordo com a ginecologista Célia Regina da Silva, professora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), toda mulher já viveu pelo menos um caso de desconforto ou doença na região íntima. E esses riscos podem aumentar nos dias mais quentes. 

— A baixa do sistema imunológico, causada por gripe, má alimentação ou pouco sono, por exemplo, é capaz de afetar a flora vaginal. Por isso, a adoção de sabonetes íntimos é importante. Existem opções no mercado que até respeitam as fases do ciclo da mulher.
 
Segundo o Guia Prático de Condutas para Higiene Genital Feminina da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), no clima quente a frequência da higienização diária deve ser de uma a três vezes ao dia. 

A orientação é evitar o uso de duchas vaginais (internas), mesmo após as relações sexuais. As duchas prejudicam a proteção natural da flora vaginal.
 
Não ficar muito tempo com o maiô ou biquíni molhado, assim como não sentar diretamente na areia ou à beira da piscina sem proteção são atitudes que também previnem doenças na flora vaginal.
 
O sabonete íntimo é uma poderosa arma para manter o equilíbrio na mucosa genital, prejudicada também pelo tecido do biquíni, que além de esquentar a região, retém a umidade, o que propicia o surgimento de infecções.
 
Após a evacuação, o uso do papel higiênico de frente para trás e lavar a região com sabonete. Isto evita que os micro-organismos que provocam inflamações entrem no canal vaginal.
 
Calcinhas de material sintético, mesmo com fundo de algodão, e calças justas devem ser evitadas. Elas esquentam a região e propiciam a proliferação de fungos e bactérias. Além de dar preferência ao algodão, evite absorventes de uso diário, que também colaboram para o aquecimento.
 
Dormir sem calcinha de vez em quando é outra maneira de afastar o risco de infecções.
 
R7

Cuidados com a saúde bucal devem começar já na gravidez

Grávidas devem redobrar a atenção com a saúde bucal
Acompanhamento odontológico previne doenças bucais das mães e seus bebês
 
Quando o assunto é higiene bucal, engana-se quem pensa que a necessidade de cuidados especiais só chega junto com os primeiros dentes. A cirurgiã-dentista Sonia Pineda Vicente, presidente da Câmara Técnica de Odontopediatria do Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), explica que, antes mesmo dos primeiros dentes surgirem, cuidados com higiene e alimentação se tornam presentes na rotina diária de mães e filhos.
 
— O que algumas pessoas ainda não sabem é que antes dos primeiros dentes surgirem na cavidade bucal, existem medidas de prevenção que precisam ser seguidas. As gestantes não devem dispensar o acompanhamento odontológico durante a gravidez. É importante lembrar que algumas infecções bucais podem, até mesmo, ocasionar complicações obstétricas.
 
Segundo a especialista, além de evitar complicações, o acompanhamento odontológico nesta fase ajuda as mulheres, futuras mamães, a esclarecer dúvidas a respeito da própria saúde e da saúde bucal do futuro bebê.
 
Mães e filhos
A especialista alerta que as visitas regulares a um odontopediatra são fundamentais para a saúde bucal infantil, reduzindo a incidência de lesões de cárie e auxiliando os pais a entenderem o desenvolvimento bucal da criança.
 
— O acompanhamento odontológico na infância é importante não só para que se estabeleça uma rotina de cuidados com a saúde bucal, mas para que a mãe também possa sanar dúvidas a respeito do crescimento e desenvolvimento das arcadas, da face, características bucais do recém-nascido, erupção dos dentes decíduos, dúvidas com relação à alimentação, tipos de alimentos e cuidados com a higiene bucal, como tipo de escova de acordo com a faixa etária, creme e fio dental.
 
Mas, não basta apenas levar a criança ao odontopediatra, é necessário promover mudanças nos hábitos de toda a família. De acordo com Sonia, alimentação apropriada e cuidados com a higiene são o primeiro passo para o desenvolvimento de dentes saudáveis.
 
— Além de ser o melhor alimento para o bebê, o leite materno é fundamental para a saúde bucal. O aleitamento auxilia no crescimento e desenvolvimento das arcadas dentárias. E com o surgimento dos primeiros dentes, por volta dos 6 meses, as mães também precisam ficar atentas a higienização após as mamadas e refeições. Esse cuidado  é essencial para uma boa saúde dos dentes.
 
O primeiro contato da criança com o odontopediatra deve ocorrer logo nos primeiros meses de vida e, a partir daí, o ideal é que se crie o hábito de consultas regulares. Sonia comenta que o número de consultas ao dentista deve estar em torno de duas a três vezes ao ano, podendo aumentar dependendo da necessidade.
 
Dentista sem trauma
O contato das crianças com o odontopediatra logo nos primeiros meses de vida é fundamental também para afastar outro problema bastante comum na infância: o medo do dentista.
 
Esse comportamento cria uma distância entre a criança e o profissional e pode interferir no tratamento.
 
— Muitas crianças sofrem com um medo de origem irracional. O acompanhamento desde os primeiros meses ajuda a driblar isso. Ao receber a criança em seu consultório, o odontopediatra deve conduzir o tratamento de forma a diminuir as angústias presentes e estabelecer um vínculo de confiança entre ele e o paciente.
 
Para os pais, a dica é tentar tranquilizar as crianças evitando a associação entre a ida ao dentista, ou ao médico ou outro profissional da saúde com castigos e ameaças. Evitar comentários negativos em relação à ida ao dentista e ter uma conversa explicando sobre a importância e a necessidade do procedimento pode ser muito eficaz.

R7

Fumar pode causar ainda mais problemas de saúde do que se sabia, aponta relatório

Fumar pode causar ainda mais problemas de saúde do que se sabia, aponta relatório  Adriana Franciosi/Agencia RBS
Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS
Relatório de saúde nos EUA vincula tabagismo a doenças como câncer de cólon e fígado, cegueira, diabetes e disfunção erétil
 
O tabagismo pode causar ainda mais problemas de saúde do que se sabia anteriormente, inclusive câncer de cólon e fígado, cegueira, diabetes e disfunção erétil, advertiu um importante relatório do governo americano, publicado nesta sexta-feira.
 
Altos dirigentes de saúde dos Estados Unidos se reuniram na Casa Branca para anunciar as mais recentes descobertas do 'Surgeon General' (autoridade máxima de saúde pública no país) sobre as consequências de fumar para a saúde, cinco décadas depois de o primeiro relatório do tipo alertar ao público que fumar provoca câncer de pulmão.
 
O tabagismo se mantém como a principal causa evitável de morte prematura nos Estados Unidos e mata cerca de meio milhão de americanos anualmente.
 
— Surpreendentemente, 50 anos depois ainda estamos descobrindo novas formas em que o tabaco mutila e mata pessoas. O tabaco é inclusive pior do que sabíamos que era — afirmou o diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Thomas Frieden.
 
Segundo o relatório, agora se sabe que o fumo ativo é a causa de treze diferentes tipos de câncer, assim como de diabetes e degeneração macular relacionada com a idade. Fumar também causa tuberculose, disfunção erétil, fissuras faciais em bebês, gravidez ectópica, artrite reumatoide, inflamação, comprometimento da função imunológica e piora a perspectiva para pacientes e sobreviventes de câncer.
 
As pessoas que não fumam, mas são expostas à fumaça do tabaco sofrem um risco maior de sofrer derrame, acrescentou o informe.
 
Mais de 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos morreram vítimas de doenças relacionadas ao tabagismo e de doenças causadas pelo fumo passivo. Outras 16 milhões de pessoas sofrem de problemas de saúde vinculados ao tabagismo.
 
— Já é o bastante. Os fumantes de hoje correm um risco maior de desenvolver câncer de pulmão do que corriam quando o primeiro relatório do 'Surgeon General' foi publicado, em 1964, ainda que fumem menos cigarros — disse o diretor dos CDC, Boris Lushniak, alertando que os cigarros modernos estão mais potentes e mais perigosos do que nunca.
 
O diretor ainda acrescentou que, como os cigarros são feitos e os produtos químicos que contêm mudaram com o passar dos anos, algumas dessas mudanças devem ser um fator no risco maior de desenvolvimento de câncer de pulmão.
 
As taxas de tabagismo estão caindo nos Estados Unidos. O país tem 18% de fumantes contra 42% há cinco décadas. Mas, segundo o informe, se a taxa atual de tabagismo não cair ainda mais, uma em cada 13 crianças vivas hoje sofrerá de alguma doença relacionada com o tabagismo.
 
— Fizemos muitos avanços, mas ainda somos um país muito dependente do tabaco — disse a secretária de Saúde e Serviços Humanos, Kathleen Sebelius.
 
O tabagismo custa aos Estados Unidos mais de US$ 289 bilhões ao ano em cuidados médicos diretos e outras perdas econômicas, destacou o relatório. O documento apontou como responsável pela epidemia "as estratégias agressivas da indústria do tabaco, que deliberadamente enganou o público sobre os riscos de fumar cigarros".
 
Relatórios anteriores do Surgeon Generals revelaram que a nicotina causa dependência, que os impactos do tabagismo afetam quase todos os órgãos do corpo e que não há nível livre de riscos de exposição dos fumantes passivos.
 
No geral, o tabagismo é a causa de mais de 13 diferentes tipos de câncer e de um número maior de doenças crônicas.
 
Um estudo americano publicado na semana passada demonstrou que, apesar de uma redução na taxa global de tabagismo, o número de fumantes no mundo subiu de 721 milhões em 1980 para 967 milhões em 2012, devido ao crescimento populacional e à popularidade crescente dos cigarros no mundo em desenvolvimento.

AFP

Pílula previne o HIV

Foto: Reprodução
Comprimido de uso diário demonstrou ser altamente eficaz na proteção contra a infecção
 
Enquanto tomava chá em um café no centro da cidade, Michael Rubio lembrava que quatro de seus amigos tornaram-se portadores do HIV no período de um ano por praticarem sexo sem proteção. O fato abalou Rubio, um homossexual de 28 anos, e o fez experimentar uma forma nova de prevenção do HIV: um comprimido de uso diário que demonstrou ser altamente eficaz na proteção contra a infecção.
 
- Depois que meu círculo de amizades foi bastante afetado no ano passado, não tive dúvidas na hora de decidir isso para minha vida - afirmou Rubio, coordenador  do Positive Resource Center, uma agência de serviços sociais para pessoas com HIV.
 
Muitos especialistas da área de saúde esperavam que o Truvada - medicamento que é uma combinação de dois antivirais que vinham sendo usados desde 2004 no tratamento contra o HIV - fosse amplamente utilizado por homens gays sem o vírus.
 
Em vez disso, o Truvada tem demorado a se popularizar desde a sua aprovação pelo FDA (órgão que fiscaliza alimentos e medicamentos nos Estados Unidos) como estratégia de prevenção há 18 meses.
 
A ideia de homossexuais saudáveis do sexo masculino terem de tomar a medicação para evitar a infecção - abordagem chamada de profilaxia pré-exposição - foi recebida com indiferença por camadas da população.
 
- O remédio recebeu bastante atenção como um novo recurso de prevenção em encontros sobre o HIV e eu o considero uma opção importante. Todavia, meus pacientes têm demonstrado muito pouco interesse. Existe uma incongruência intrigante - afirmou Lisa Capaldini, médica de San Francisco, que atende muitos homens gays.
 
Durante 30 anos, as autoridades de saúde pública promoveram de forma assertiva o uso da camisinha em toda a prática sexual _ como o único método eficiente de prevenir a transmissão do HIV, com exceção da abstinência. Entretanto, 50 mil casos novos surgem todos os anos nos Estados Unidos, e a transmissão pela relação sexual entre homens corresponde a mais da metade dessas infecções.
 
Opção trouxe, ao mesmo tempo, esperança e confusão
Muitos especialistas afirmam que o Truvada é uma oportunidade de reduzir o número de novas transmissões em grupos de alto risco, como jovens homossexuais, pessoais cujos parceiros são portadores do HIV e prostitutas. O FDA exigiu que as prescrições fossem acompanhadas de orientações, testes frequentes de HIV e da promoção contínua do sexo seguro, mesmo que as pesquisas sugiram que apenas o uso diário do remédio ofereça proteção quase total.
 
Para muitos homens homossexuais, e para algumas autoridades de saúde pública, a nova opção trouxe ao mesmo tempo esperança e confusão.
 
- Durante várias décadas, a recomendação era para o uso de camisinha. Agora, estamos dizendo: "aqui está o comprimido que pode protegê-lo caso você não use camisinha". E isso vem de encontro às normas da comunidade - afirmou Kenneth H. Mayer, professor de Medicina da Universidade Harvard e diretor de pesquisa médica do Fenway Health, um centro comunitário de Boston que tem diversos pacientes gays e lésbicas.
 
Mudança de atitude
De acordo com a análise produzida pela Gilead Sciences, empresa de biotecnologia que produz o medicamento, os dados obtidos por mais da metade das farmácias do país indicam que, de janeiro de 2011 a março de 2013, 1.774 pessoas apresentaram prescrições do Truvada (o medicamento podia ser prescrito antes da aprovação pelo FDA). Quase metade das prescrições foi feita para mulheres, o que surpreendeu os que esperavam que os homossexuais do sexo masculino fossem os primeiros a usar o medicamento. A médica Deborah Cohan, obstetra e ginecologista da Universidade da Califórnia, em San Francisco, prescreveu o medicamento para várias mulheres cujos parceiros eram portadores do HIV, inclusive uma paciente que queria engravidar.
 
Embora sejam raros, os possíveis efeitos colaterais, como danos aos rins e perda da densidade óssea, também preocupam. Além disso, o Truvada custa caro, mais de US$ 1 mil ao mês. Até o momento, companhias de seguros privadas e públicas, incluindo os programas de assistência Medicaid, forneceram o remédio como prevenção.
 
Contudo, a mudança de atitude em relação ao HIV da nova geração de homens gays talvez tenha contribuído, afirmam alguns especialistas. Com os avanços do tratamento, muitos jovens gays do sexo masculino que não viveram durante os piores anos da epidemia têm menos medo das consequências da infecção. Além disso, os medicamentos atuais conseguem baixar os níveis do vírus de portadores do HIV a ponto de tornar desprezível o risco de transmissão, o que reduz ainda mais a percepção sobre a necessidade de profilaxia pré-exposição dos parceiros sem o vírus.
 
Damon Jacobs, psicoterapeuta de Nova York, começou a tomar o Truvada após sair de um relacionamento estável.
 
- Descobri que não estava sendo tão fiel ao uso da camisinha quanto eu era no passado e isso me deixou bastante assustado - afirmou Jacobs, 42 anos.
 
Confissões como essa deixam apreensivos alguns especialistas de saúde pública, apesar da eficácia comprovada do Truvada se usado diariamente.  A AIDS Healthcare Foundation, importante provedora de serviços de saúde relacionados ao HIV, com sede em Los Angeles, intercedeu contra a aprovação do Truvada como prevenção, argumentando que, ao tomarem o remédio, os homens estariam mais propensos a práticas sexuais mais arriscadas.
 
The New York Times / Zro Hora

Saiba como evitar a hérnia de disco cervical

Saiba como evitar a hérnia de disco cervical Flávio Neves/Agencia RBS
Foto: Flávio Neves / Agencia RBS
Controlar o peso e evitar o sedentarismo impede o aparecimento de dores na coluna
 
A má postura durante a realização de tarefas no dia a dia, ao dirigir, na realização de atividades físicas, permanecer sentado durante extensos períodos na mesma posição, a obesidade e o sedentarismo são fatores que acarretam, em longo prazo, em danos à coluna. Um desses exemplos é a hérnia de disco cervical que também é proveniente do processo degenerativo do disco e das vértebras da coluna por causa do envelhecimento.
 
No Brasil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a hérnia de disco atinge 5,4 milhões de brasileiros. Ela é caracterizada pelo processo pelo qual o disco intervertebral (responsável pela estabilidade da coluna e que fica localizado entre duas vértebras situadas na coluna vertebral), sofre uma ruptura na sua parte chamada de anel fibroso que envolve o núcleo pulposo.
 
- Com isso, provoca a saída do núcleo pulposo por meio de uma fissura no anel fibroso, gerando uma compressão nas raízes cervicais responsáveis pela inervação de membros superiores -descreve o médico neurocirurgião, Dr. Paulo Porto de Melo (formado pela UNIFESP e Colaborador do Departamento de Neurocirurgia da Universidade de Saint Louis (Missouri- EUA).
 
O médico neurocirurgião explica que os principais sintomas da hérnia cervical são, frequentemente, localizados na região do pescoço.
 
- Essa dor no pescoço, além de agravar em dificuldades para movimentá-lo de um lado para outro, pode irradiar para o ombro e braços, gerando sensação de formigamento, dormência e, em alguns casos, diminuição da força muscular nos membros superiores -diz o Dr. Porto de Melo.
 
Como evitá-la
Mudar o estilo de vida é a primeira recomendação a ser seguida por quem pretende evitar problemas oriundos da hérnia discal vertebral.
 
- Manter uma vida saudável e distante do sedentarismo é essencial. Realizar diariamente atividades físicas com orientação de um profissional ou alongamentos também contribui para o fortalecimento das musculaturas posturais, responsáveis pela estabilidade da coluna - informa o especialista.
 
Confira outras dicas do Dr. Paulo Porto de Melo para evitar o acometimento de dores provenientes da hérnia de disco cervical:
 
- Controle o peso corporal para não sobrecarregar a coluna;
 
- Evite o consumo de álcool e de cigarro, pois as substâncias presentes na composição de ambos provocam uma redução nos vasos que nutrem o disco intervertebral;
 
- Tenha cautela ao carregar peso. A recomendação é transportar bolsas e mochilas que não ultrapassem mais de 10% do seu peso. Além disso, no caso de sacolas, divida o peso em dois volumes para equilibrar o volume;
 
- Ao sentar-se para ler, escrever ou trabalhar, mantenha os pés sempre apoiados e escore as costas no encosto da cadeira;
 
- No caso de mulheres, evite abusar do uso de saltos muito altos, pois provocam uma curvatura da região lombar, motivando uma hiperlordose. Provocando, desta forma, uma fadiga muscular;
 
- Para lavar ou passar, utilize um banquinho para apoiar um dos pés, o que alivia a tensão lombar;
 
- Evite realizar trabalho físico muito pesado para não ocasionar lesões na lombar;
 
- Para dormir, não opte pela posição de bruços, pois ela aumenta a tensão lombar. O indicado é deitar-se de lado e colocar um travesseiro entre as pernas para alinhar a cervical. Para levantar da cama, vire-se na posição lateral e empurre o corpo para cima com a ajuda de um dos braços.
 
Zero Hora

Alimentos ricos em flavonoides podem proteger contra o diabetes

Alimentos ricos em flavonoides podem proteger contra o diabetes gabriele baruffi/divulgação
Foto: Gabriele Baruffi / Divulgação
Pesquisa aponta que alto consumo da substância gera efeitos que levam a menor risco de desenvolver a doença
 
Aquela porção generosa de frutas e legumes que os nutricionistas indicam consumir todos os dias pode proteger contra o diabetes tipo 2, de acordo com uma pesquisa da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, e do Kings College de Londres.
 
Segundo os pesquisadores, são os flavonoides, encontrados em alguns desses alimentos, que trariam o benefício. As descobertas, publicadas no Journal of Nutrition, indicam que o consumo dessas substâncias está associado a uma menor resistência à insulina e uma melhor regulação da glicose no sangue. A pesquisa descobriu ainda que os alimentos com flavonoides também podem reduzir uma inflamação que, quando crônica, está associada a diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e câncer.
 
De acordo com a líder do estudo, Aedin Cassidy, a pesquisa concentrou-se em alimentos ricos em flavonas, como ervas, legumes, salsa, tomilho e aipo, e em ancitocinas, como frutas vermelhas, vinho, e vegetais de cor azulada.
 
— Este é um dos primeiros estudos em humanos em larga escala que olha para a forma como esses bioativos poderosos podem reduzir o risco de diabetes. Estudos laboratoriais demonstraram esse tipo de alimentos pode modular a regulação da glicose no sangue, que afeta o risco de diabetes tipo 2.
 
Mas até agora pouco se sabe sobre como o consumo habitual pode afetar a resistência à insulina, a regulação da glicose no sangue e a inflamação em seres humanos — explica Aedin.
 
Os pesquisadores investigaram quase duas mil mulheres saudáveis que completaram um questionário alimentar para estimar a sua ingestão de flavonoides e de seis subclasses da substância. A regulação da glicose e a inflamação foram medidas por exames de sangue.
 
Os resultados apontaram que aquelas que consumiam muitos alimentos ricos em flavonoides e apresentaram menor resistência à insulina, sofreram menos inflamação crônica e melhoraram os níveis de uma proteína que ajuda a regular processos metabólicos, efeitos que levam a um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2.
 
Os flavonoides são encontrados em alimentos como frutas vermelhas, uva, soja, maçã e cebola, entre outros.
 
Zero Hora

Aplicativos: Meu Treino

1 de 3Este aplicativo é indicado para registrar e visualizar no Smartphone os treinos de musculação da academia ou do seu instrutor pessoal
 
Gratuito                                                         
 
Distribuidor
elianecollins                
 
Peso do arquivo
< 1 MB
 
Última atualização
07/01/2014            
 
Versão
1.0.0.0                            
 
Funciona com
 
- Windows Phone 8
 
Aplicativos necessários
  • compromissos
  • contatos
  • identidade do telefone
  • identidade do proprietário
  • captura fixa e de vídeo
  • serviços de localização
  • reprodução de mídia
  • serviços de dados
  • Proximidade
  • Cartão SD
  • HD720P (720x1280)
  • WVGA (480x800)
  • WXGA (768x1280)                   
Idiomas suportados (1)
Português (Brasil)
 

Concurso Prefeitura de Palmeiras do Tocantins - TO

A Prefeitura de Palmeiras do Tocantins, no estado do Tocantins, através do Instituto Machado de Assis, abriu  edital n° 001/2014 de concurso público. A finalidade é selecionar pessoal para o quadro efetivo, para ocupação de cargos de nível fundamental, médio e superior.No total, a oferta é de 93 vagas, por salários que vão até R$ 6.000,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As oportunidades são para os cargos de Agente de Endemias, Assistente Administrativo, Assistente Social, Atendente de Farmácia, Auxiliar de Serviços Gerais,  Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Gari, Interlocutor (saúde), Mecânico, Médico, Merendeira, Motorista, Nutricionista, Odontólogo Saúde Bucal, Operador de Máquinas Leves, Operador de Microcomputador, Patroleiro, Pedagogo, Pedreiro, Procurador Jurídico, Professor Auxiliar com Magistério, Professor Nível Superior, Psicólogo, Recepcionista, Supervisor Educacional, Técnico Agrônomo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Laboratório, Técnico em Manutenção de Informática e Vigia.

As inscrições serão efetuadas até o dia 13 de fevereiro de 2014, devendo ser feitas por meio do site www.institutomachadodeassis.com.br. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

A prova objetiva terá a duração de 04 horas, de acordo com o número de candidatos inscritos, podendo ser realizada nos dois turnos e prevista para o dia 02 de março de 2014, no horário de 9h às 13h. No dia da realização da Prova, não será permitida a entrada do Candidato que se apresentar após o fechamento dos portões, às 09h, de acordo com o horário local.

Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados em até 48 horas, após a realização das provas no site eletrônico (www.institutomachadodeassis.com.br).

O concurso terá validade de dois anos, contados da data da homologação de seu resultado, prorrogável por até 02 anos, através de ato do chefe do poder executivo municipal.

Concurso Prefeitura de Nova Rosalândia - TO

A Prefeitura de Nova Rosalândia, Estado do Tocantins, publicou edital n° 001/2013 de concurso público, destinado ao provimento de vagas para profissionais de todos os níveis escolares. Este concurso destina-se ao preenchimento de 69 vagas, sendo 41 para provimento imediato e 28 para formação do cadastro reserva.

O concurso será organizado e executado pela  Nova Prospectiva Consultoria e Projetos Ltda-ME. Os salários vão até R$ 7.000,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Monitor, Motorista, Operador de Máquinas, Agente de Endemias, Assistente Administrativo, Fiscal de Postura, Edificações e Recursos Naturais Renováveis, Técnico do Controle Interno, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em Saúde Bucal, Assistente Social, Enfermeiro, Engenheiro,  Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista/ Obstetra, Odontólogo, Professor Licenciado e Psicólogo.

Inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 06 a 30 de janeiro de 2014, exclusivamente através do endereço eletrônico www.novaprospectiva.com.br.

Taxas
R$ 50,00 para cargos de Nível Fundamental; R$ 80,00 para cargos de Nível Médio e R$ 100,00 para cargos de Nível Superior.

Provas e Gabaritos
As provas objetivas serão realizadas na cidade de Nova Rosalândia-TO provavelmente no dia 23 de fevereiro de 2014, sendo para os cargos de Nível Fundamental e Superior das 08:00 às 12:00 horas e para os cargos de Nível Médio das 14:00 às 18:00 horas. Os gabaritos serão divulgados na data prevista de 25 de fevereiro de 2014.

Validade
O concurso público terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração Pública.

Concurso Prefeitura de Dueré - TO

A Prefeitura de Dueré, estado do Tocantins, disponibilizou o edital 01/2013 de concurso público, com intuito de prover 63 vagas em cargos que exigem níveis fundamental, médio ou superior. A remuneração varia de R$ 678 a R$ 10 mil, por jornada de 20 a 40 horas semanais. 
 
As vagas são para Auxiliar de Serviços Gerais, Encanador, Gari, Motorista I e II, Operador de Máquina Leve, Operador de Máquina Pesada, Vigia, Agente Administrativo, Agente Arrecadador, Assistente Social, Psicólogo, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Saúde Bucal, Fiscal de Vigilância Sanitária, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em Saúde Bucal, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico, Técnico em Alimentação Escolar e Professor II. 
 
As inscrições podem ser realizadas pelo site www.idescassessoria.org.br, até 30 de janeiro de 2014. Os interessados que não tiverem acesso à internet poderão efetivar a inscrição no Telecentro Comunitário, localizado na Praça da Rodoviária, s/n, Centro.  O valor da taxa de inscrição é de R$ 50 a R$ 100.
 
A seleção será constituída de prova escrita, que será realizada na data prevista de 23 de fevereiro de 2014, em local a ser determinado e divulgado na internet, no endereço www.idescassessoria.org.br, cujos impressos serão afixados no Placard da Prefeitura Municipal de Dueré. Os candidatos que concorrem aos cargos de Operador de Máquina Leve e Operador de Máquina Pesada também serão avaliados por meio de prova prática. 
 
A validade do presente concurso será de dois anos, a contar da publicação do Decreto de Homologação, podendo ser prorrogado por um novo período de igual prazo.

Universidade Federal de Sergipe promove concurso público

A Universidade Federal de Sergipe  (UFS), com o intuito de preencher 20 vagas, publicou o edital n° 02/2014, de concurso público para seleção de professor da carreira do magistério superior, nas classes de assistente, adjunto e auxiliar. Os vencimentos mensais poderão chegar ao montante de R$ 8.049,77 (Professor Doutor), por jornada de 20 horas semanais ou em regime de dedicação exclusiva.
 
Para não perder a oportunidade de disputar uma vaga na UFS, os interessados deverão se inscrever exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.grh.ufs.br, a partir das 9 horas do dia 21 de janeiro a 19 de fevereiro de 2014. As taxas para participação variam de R$ 70 a R$ 150. 
 
De acordo com o edital, os inscritos serão avaliados por meio de prova escrita, prova didática, prova de títulos e, no caso de Professor Adjunto, também haverá prova do projeto de pesquisa. As datas, horários e locais de realização das provas serão divulgados a partir do dia 10 de março de 2014, com o mínimo de 10 dias de antecedência para o início das provas, no endereço eletrônico www.grh.ufs.br.
 
O prazo de validade do concurso será de um ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério da instituição. 
 
O edital está disponível no Diário Oficial da União (20/01/14), seção 3, a partir da página 33. 

Concurso Prefeitura de Lagoa dos Três Cantos - RS

A Prefeitura de Lagoa dos Três Cantos, no estado do Rio Grande do Sul, publicou edital n° 01/2014 de concurso público, destinado ao provimento de cargos e a formação de cadastro de reserva para vagas de nível superior, médio e fundamental completo ou incompleto. A execução técnico-administrativa do certame está sob a responsabilidade da empresa Premier Concursos Ltda.
 
O concurso oferece 14 vagas, por salários de até R$ 1.770,96 em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
As chances são para os cargos de Agente Administrativo, Fiscal Municipal, Fisioterapeuta, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Operador de Máquinas, Operário, Auxiliar de Ensino e Professor.
 
A inscrição será efetuada exclusivamente via internet, através do site www.premierconcursos.com.br, até o dia 31 de janeiro de 2014. As taxas variam de R$ 31,53 a R$ 86,14 de acordo com o cargo escolhido.
 
A prova escrita será realizada em dia, horário e local a serem divulgados no Edital de Homologação das Inscrições. O gabarito oficial será divulgado no primeiro dia útil após a realização das provas, a partir das 14 horas.
 
O concurso tem validade de dois anos a partir da data de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por mais 02 anos, a critério da Administração Municipal de Lagoa dos Três Cantos.

Concurso Prefeitura de Matupá - MT

A Prefeitura de Matupá, Estado de Mato Grosso, publicou edital de concurso público n° 001/2014, destinado ao provimento de 177 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 7.875,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

A realização deste concurso público ficará sob a responsabilidade da ACPI – Assessoria, Consultoria, Planejamento & Informática Ltda. Aos candidatos portadores de necessidades especiais estão reservadas 5% das vagas.
 
Cargos
As vagas são para as funções de Analista Administrativo, Assistente Social, Fonoaudiólogo, Farmacêutico, Médico, Odontólogo, Psicólogo, Professor, Nutricionista, Agente Administrativo, Agente de Tecnologia da Informação, Auxiliar de Consultório Dentário, Educador do CREAS, Educador Social, Fiscal de Tributos, Instrutor Profissional de Informática, Instrutor Profissional de Artesanato, Instrutor Profissional de Música, Instrutor Profissional de Dança, Técnico em Radiologia, Técnico em Agropecuária e demais cargos.
 
Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 22 de janeiro a 14 de fevereiro de 2014, das 07h30 hs às 11h, de segunda a sexta‐feira, na Prefeitura Municipal de Matupá/MT sito à Avenida Dr. Hermínio Ometto, n° 101, Bairro ZE‐022, CEP: 78525‐000 Matupá/MT, ou pela internet, nos sites www.acpi.com.br e www.matupa.mt.gov.br, até o dia 16 de fevereiro de 2014.
 
Taxas
- Para cargos que exigem ensino superior completo - R$ 100,00;

- Para cargos que exigem ensino médio completo - R$ 60,00;

- Para cargos que exigem ensino fundamental completo e incompleto - R$ 40,00.
 
Provas
As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas provavelmente no dia 09 de março de 2014 no período matutino, das 08h às 11h, nos locais a serem indicados em edital complementar específico, que estará disponível nos seguintes endereços eletrônicos: www.acpi.com.br e www.matupa.mt.gov.br será afixado no local de costume.

Os gabaritos serão divulgados no dia seguinte ao da realização das provas, no período vespertino, na sede da Prefeitura Municipal e nos sites www.acpi.com.br e www.matupa.mt.gov.br.
 
Validade
O concurso público terá prazo de validade de dois anos, contados a partir de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, no interesse da Administração.

Concurso UFES

A Universidade Federal do Espírito Santo divulgou 0 edital 02/2014, de concurso público, com intuito de prover vagas para Professor do Magistério Superior do Quadro Permanente da instituição. Ao todo serão disponibilizadas oito vagas, com remuneração que vai de R$ 5.466,55 a R$ 8.049,77.
 
O período de inscrições varia de acordo com o departamento. Para o Departamento de Engenharias e Tecnologia, do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), o período de inscrição vai até 18 de fevereiro. As oportunidades são para docentes nas subáreas de Gerência de Produção e Processos de Trabalho. Este mesmo departamento do Ceunes também está selecionando professores para as subáreas de Planejamento de Instalações Industriais e Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção. O período de inscrição vai até 03 de fevereiro.
 
Para o Centro de Ciências Agrárias, em Alegre, há vagas para docentes dos departamentos de Biologia e Engenharia Rural. Os interessados poderão se inscrever até 18 de fevereiro. Já no campus de Goiabeiras há vagas nos departamentos de Engenharia Civil (Centro Tecnológico), Serviço Social (Centro de Ciências Humanas e Naturais) e Direito (Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas). Para Engenharia Civil e Serviço Social, o período de inscrição vai até 18 de fevereiro.
 
Para o Departamento de Direito, as inscrições poderão ser feitas de 22 de janeiro a 05 de fevereiro. A taxa de inscrição é de R$ 250. 
 
A seleção constará de prova escrita, aptidão didático-prática, títulos e plano de trabalho. O concurso terá validade por dois anos, a contar da data de homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital está disponível no site http://www.progepaes.ufes.br

Concurso UFMG 2014

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lançou os editais n° 39, 40, 41, 42, 43, 44 e 45/2014 para a realização de concurso público de provas e títulos, para provimento efetivo de 10 vagas da carreira de magistério do ensino básico, técnico e tecnológico, na Classe DI, Nível 1. As oportunidades são para atuação no Centro Pedagógico/Núcleo de Matemática/Básico e nos Setores de Patologia Clínica, Informática e Instrumentação da Escola de Educação Básica e Profissional. Os aprovados receberão salários de até R$ 4.455,20.

Os interessados devem realizar inscrição do dia 24 de janeiro até 22 de fevereiro de 2014, no horário das 09:00 às 11:00 e das 13h30 às 16h30, em dias úteis, nos seguintes locais:
 
Secretaria Administrativa do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, situada na Av. Antônio Carlos, 6627, 3º andar - Pampulha - Belo Horizonte - MG, CEP 31270-901;

Secretaria Administrativa do Colégio Técnico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, localizada na Av. Antônio Carlos, 6627 - 1º andar - Pampulha - Belo Horizonte - MG - CEP 31270-901;

Secretaria Administrativa do Colégio Técnico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, com endereço na Av. Antônio Carlos, 6627 - 1º andar -Pampulha - Belo Horizonte - MG - CEP 31270-901.
 
A taxa de inscrição é de R$ 89,86.
 
O candidato deverá apresentar, no ato da inscrição, os seguintes documentos:
  • Termo de requerimento de inscrição devidamente preenchido e assinado;
  • Carteira de Identidade ou outra prova de ser brasileiro nato ou naturalizado e, no caso de estrangeiro, documento de identificação (original e cópia);
  • Comprovação de quitação com o Serviço Militar, quando for o caso;
  • Comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral, dispensável no caso de candidatos estrangeiros;
  • Comprovante de endereço para recebimento de correspondência (original e cópia);
  • Comprovante do pagamento ou da isenção da taxa de inscrição;
  • Sete cópias do curriculum vitae.
Os participantes serão submetidos à prova de títulos, escrita dissertativa com caráter eliminatório e didática.
 
Os candidatos serão convocados para a realização das provas, pessoalmente e por edital, a ser fixado em quadro de avisos do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional, com antecedência mínima de quinze dias.
 
O prazo de validade do concurso será de 01 ano, contado a partir do dia subsequente à publicação do Edital de Homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do órgão interessado no certame.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial da União, de 20 de janeiro de 2014, pág. 71 a 85.

Reabertas as inscrições da seleção de Alagoinhas - BA

A Prefeitura de Alagoinhas, no estado da Bahia, reabriu as inscrições do processo seletivo - edital 001/2013 (Republicação com alterações introduzidas pelos Editais 002/2013, 003/2014 e 004/2014), que se destina à formação de cadastro reserva para atendimento das necessidades temporárias de pessoal, no âmbito das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.
 
Vagas
Serão providas 443 vagas para profissionais de níveis médio e superior, por vencimentos que variam de R$ 678,00 a R$ 8.000,00, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para as funções de Advogado, Assistente Social, Contador, Coordenador, Nutricionista, Pedagogo, Psicólogo, Psiquiatra, Técnico de Nível Médio, Orientador Social, Facilitador, Professor, Motorista Categoria “D”, Médico, Condutor Socorrista, Radioperador, TARMS - Telefonista Auxiliar de Regulação Médica, Técnico em Enfermagem Motociclista, Técnico em Enfermagem SAMU, Assistente Social – NASF, Cirurgião Dentista, Educador físico - NASF, Enfermeiro, Engenheiro de Segurança de Trabalho - CEREST e demais cargos.

Inscrições
As inscrições serão realizadas via internet, no endereço eletrônico www.planejarconcursos.com.br, bem como na Biblioteca Maria Feijó, localizada na Praça Ruy Barbosa, SN, Centro – Alagoinhas – BA, até o dia 27 de janeiro de 2014.

Taxas de Inscrição
- Cargos de Nível Superior – R$ 60,00;
- Cargos de Professores – R$ 30,00;
- Cargos de Nível Médio e Técnico – R$ 30,00.

Provas
As provas serão realizadas no município de Alagoinhas, na data prevista de 23 de fevereiro de 2014 (domingo), podendo ser aplicada em dois turnos. O candidato deverá, a partir do dia 17 de fevereiro de 2014, obter informações quanto ao local da prova.

O gabarito para conferência do desempenho dos candidatos será divulgado no site da PLANEJAR até o 2º (segundo) dia útil após a realização da respectiva prova.
 
O prazo de validade do Processo Seletivo será de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado por mais 02 anos.
 
O edital completo e todas as alterações estão no site de inscrição.

Prefeitura de Guarani d`Oeste - SP lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Guarani d'Oeste, no estado de São Paulo, por meio da empresa Persona Capacitação Assessoria e Consultoria EIRELI, divulgou edital  nº 001/2014 de processo seletivo, destinado ao provimento de 04 vagas nos cargos de Enfermeiro Sanitarista, Fisioterapeuta, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional (nível superior). Os salários variam de R$ 1.175,81 e R$ 1.282,69 por carga horária de 20 horas semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 50,00, serão realizadas exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.personacapacitacao.com.br, até ás 22h do dia 24 de janeiro de 2014.
 
A prova objetiva de múltipla escolha será realizada provavelmente no dia 02 de fevereiro de 2014, com inicio previsto para as 09h, podendo ser alterado. Os gabaritos da prova estarão disponíveis no dia seguinte a realização da prova, no seguinte endereço eletrônico: www.personacapacitacao.com.br.
 
O processo seletivo terá validade de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de São José do Piauí - PI abre processo seletivo

Foi publicado edital n° 001/2014 para processo seletivo da Prefeitura de São José do Piauí, no estado do Piauí. O certame oferece 17 vagas para funções de níveis médio e superior. Os salários vão até R$ 848,68 em carga horária de  20 ou 40 horas semanais.

O certame será realizado através do Instituto Machado de Assis. As oportunidades são para os empregos de Professor Classe M, Agente Administrativo e Orientador do PROJOVEM.

As inscrições serão feitas via internet no endereço eletrônico www.institutomachadodeassis.com.br, até o dia 28 de janeiro de 2014. As taxas variam de R$ 50,00 e R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

A prova objetiva terá a duração de 03 horas e estão previstas para o dia 02 de fevereiro de 2014, no horário de 9h às 12h, em locais a serem divulgados. O gabarito das provas escritas objetivas será divulgado na data provável de 03 de fevereiro de 2014.

Este certame terá validade de 01(um) ano a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal de Sâo José do Piauí-PI.

Concurso Prefeitura de Dionísio Cerqueira - SC

A Prefeitura de Dionísio Cerqueira, no estado de Santa Catarina, publicou os editais 001/2014 de concurso público e 001 e 002/2014 de processo seletivo. Os certames tem como objetivo preencher 81 vagas mais cadastro reserva para profissionais de todos os níveis de escolaridade, com salários que variam de R$ 797,93 a R$ 4.975,00, para jornada de 15, 20 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Concurso: Fiscal de obras/Posturas, Fonoaudiólogo, Secretário Executivo do CMAS, Odontólogo, Vigia, Motorista, Operador de Máquinas, Auxiliar (Consultório Dentário, Serviços Gerais e Administrativo), Monitor (Creche e Casa Lar), Fiscal (Nota de produtor rural/movimento econômico e Tributos), Gari, Assistente Social, Psicólogo, Técnico (Agropecuário, Enfermagem).
 
Processo seletivo: Analista de Informática, Enfermeira (Padrão Assistencial e Obstétrica), Farmacêutico, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Auxiliar de Escritório, Motorista, Técnico em Radiologia, Psicólogo, Odontólogo, Nutricionista, Assistente Social, Fonoaudiólogo, Veterinário, Engenheiro Agrônomo, Monitor de Creche, Fiscal de Nota de produtor rural/movimento econômico, Fiscal (Inspeção Sanitária, Tributos e Obras/Posturas), Auxiliar Administrativo, Técnico (Administrativo, Educacional, Informática, Agropecuário, Radiologia e Enfermagem), Operador de Máquinas, Auxiliar de Consultório Dentário, Vigia, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Farmacêutico, Agente Comunitário de Saúde, Advogado, Agente de Combate às Epidemias, Coordenador, Cozinheira, Educador Social I/II, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico Psiquiatra, Professor (Artes e Educação Física) e Terapeuta Ocupacional.
 
Ficam reservadas 5% da vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
   
Inscrição
As inscrições serão recebidas até o dia 18 de fevereiro de 2014, das 07:30h às 12:30h na Prefeitura de Dionísio Cerqueira – SC.
 
Taxa:
Nível fundamental: R$ 50,00;

Nível médio: R$ 70,00;

Nível superior: R$ 100,00.
 
Documentação necessária para inscrição:
  • Cópia legível, recente e em bom estado de Documento de Identidade;
  • Cópia do Título de Eleitor com comprovante da ultima eleição ou justificativa da Justiça Eleitoral;
  • Cópia do CPF - Cadastro de Pessoa Física;
  • Cópia da Prova de quitação com o Serviço Militar (quando homem);
  • Carteira Nacional de Habilitação para os cargos de Motorista e Operador;
  • Comprovante original de pagamento da taxa de inscrição.
Provas
A prova objetiva será aplicada na data provável de 22 de fevereiro de 2014, das 08h30min às 11h30min, nas dependências da Escola Municipal Castro Alves, situada na Avenida Prefeito Adelino Mangini, 410, na cidade de Dionísio Cerqueira- SC. No mesmo da prova objetiva será aplicada prova prática para os cargos de Motorista e Operador de Máquinas, a partir das 13:00 na Garagem do parque de Máquinas da Prefeitura de Dionísio Cerqueira/SC.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir das 14 horas do dia 24 de fevereiro de 2014.
 
Os editais estão disponíveis no endereço http://ameosc.actconcursos.com.br/

Concurso Prefeitura de Bandeirante - SC

A Prefeitura de Bandeirante, no Estado de Santa Catarina, por meio da empresa AMEOSC, divulgou edital n° 002/2014 de concurso público, destinado à formação de cadastro reserva em empregos públicos de nível superior. A remuneração pode chegar a R$ 1.507,98 em regime de trabalho de 20 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Assistente Social, Educador Físico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista e Psicólogo.

As inscrições estarão abertas até o dia 12 de fevereiro de 2014, durante horário de expediente, nas dependências da Prefeitura Municipal, situada na Avenida Santo Antônio, centro de Bandeirante – SC, no setor de Recursos Humanos.

As provas serão aplicadas provavelmente no dia 23 de fevereiro 2014, das 08h30min às 11h30min, nas dependências da Escola Municipal Bandeirante, localizada na Rodovia SC 492, km 10, no município de Bandeirante/SC.

O extrato do edital encontra-se publicado no site - www.ameosc.actconcursos.com.br.

Concurso Prefeitura de Dumont - SP

Foi divulgado edital n° 001/2013 para o concurso público da Prefeitura de Dumont, Estado de São Paulo, que objetiva o preenchimento de cargos vagos, para suprir necessidades da Rede Municipal de Ensino. As chances são para cargos de  níveis fundamental e superior, com salários variados de R$ 728,00 a R$ 1.770,00, para jornada semanal de 20 e 40 horas de trabalho.
 
O concurso será executado por meio da empresa Apta – Assessoria e Consultoria Ltda e as vagas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Coletor de Resíduo Sólido e Médico Clínico Geral.
 
Inscrições
Serão realizadas exclusivamente via internet, pelo endereço eletrônico www.aptarp.com.br, até o dia  02 de fevereiro de 2014.
 
Para os candidatos que não disponham de internet, os mesmos poderão utilizar as instalações do Posto Acessa São Paulo, sito na Rua Jose Bruno Decare, 48, Centro em Dumont – SP, no horário das 08h00min às 11h00min e das 13h00min às 17h00min. A taxa de inscrição deverá ser recolhida até a data limite de 03 de fevereiro de 2014.

Taxas
Ensino Fundamental Incompleto - R$ 20,00;

Ensino Superior Completo - R$ 50,00.
 
Provas
As provas serão aplicadas na data prevista de 16 de fevereiro de 2014, em locais e horários a serem divulgados pelo site www.aptarp.com.br e no jornal “A Tribuna” de Ribeirão Preto que publica os atos oficias da Prefeitura Municipal de Dumont, salvo se por decisão da Comissão de Concurso Público for designada outra data.
 
O gabarito oficial das provas será divulgado oficialmente pela internet no endereço www.aptarp.com.br, na data prevista de 19 de fevereiro de 2014, a partir das 19h00min, bem como, será afixado no prédio da Prefeitura Municipal de Dumont.
 
Validade
O concurso terá validade de dois anos contados da data da homologação de seus resultados, podendo o prazo ser prorrogado, a critério da Prefeitura Municipal de Dumont, por igual período.

Concurso Prefeitura de Monte Alto - SP

A Prefeitura de Monte Alto, no estado de São Paulo, divulgou edital de concurso público n° 001/2014, destinado a selecionar 128 profissionais. O concurso será executado por meio da empresa Persona Capacitação Assessoria e Consultoria EIRELI e as vagas são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.625,96. 
 
Cargos disponíveis: Cuidador de Idoso Contador, Motorista II (Veículos Pesados), Arquiteto, Motorista Socorrista, Engenheiro Civil, Cozinheiro, Cirurgião Dentista, Guarda Civil Municipal, Fisioterapeuta, Lavagem e Lubrificação, Fonoaudiólogo, Recepcionista, Psicólogo, Salva Vidas, Terapeuta Ocupacional, Operador de veículos pesados, Farmacêutico, Agente de Visitação Domiciliar, Médico - psiquiatra, Médico do Trabalho, Escrituração Intermediária Fiscal de Rendas e Tributos, Inspetor, Médico - neurologista, Instrução, Professor de Música, Agente de Educação Infantil, Médico - oftalmologista, Médico - pediatra, Médico vascular, Médico - ginecologista e obstetra, PEB I e II - Educação Física, PEB II - Geografia e Maestro da Banda Musical Municipal.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.personacapacitacao.com.br, de 21 de janeiro a 01 de fevereiro de de 2014. 
 
A seleção será composta de prova objetiva para os candidatos a todos os cargos, prova prática, apenas para Motorista II,

Salva Vidas, Cozinheiro, Operador de Veículos Pesados e Motorista Socorrista, além de prova de títulos para os candidatos aos cargos de Professor. 
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada em 23 de fevereiro de 2014, em horários e locais a serem divulgados após a Homologação das Inscrições. Os gabaritos da prova estarão disponíveis no site da Persona (www.personacapacitacao.com.br), no dia seguinte a realização da prova, a partir das 18 horas. 
 
O certame terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital completo está no site da organizadora, junto com demais atualizações que forem publicadas.

UFSM oferece vagas para Professores

A Universidade Federal de Santa Maria, localizada na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, irá contratar novos profissionais para ocuparem 16 cargos de Professor Assistente e Adjunto, por meio dos concursos públicos regidos pelos editais nº 04/2014 e 06/2014. Os docentes irão atuar nos câmpus de Santa Maria, Silveira Martins e Frederico Westphalen. Os salários podem chegar a R$ 8.049,77. 
 
Inscrições
Edital 04/2014: os interessados deverão se inscrever até 12 de fevereiro de 2014, pelo site www.ufsm.br/concurso. As taxas variam de R$ 136 a R$ 200. 
 
Edital 06/2014: os interessados deverão se inscrever até 18 de fevereiro de 2014, pelo site www.ufsm.br/concurso. As taxas variam de R$ 136 a R$ 200.
 
Seleção
O processo seletivo será constituído de Prova Escrita; Prova Didática; Prova de Defesa da Produção Intelectual; Prova de Títulos e Prova Prática (se for o caso). O período provável para início da realização das provas será de 27 de fevereiro a 13 de maio de 2014 (edital 04/2014), ou de 05 de março a 19 de maio de 2014 (edital 06/2014).
 
Os concursos terão validade de 01 ano, prorrogável por igual período. 
 
Os candidatos poderão obter informações detalhadas consultando os editais aqui: http://portal.ufsm.br/eventos/inscricao/index.html#

Prefeitura de São Pedro de Alcântara (SC) abre processo seletivo

Publicado o edital nº. 001/2014 de processo seletivo, no município de São Pedro de Alcântara, em Santa Catarina. A seleção visa a formação de cadastro de reserva para a vaga de Agente Comunitário de Saúde, a ser preenchida em caráter temporário, de acordo com a necessidade do município, no exercício de 2014, no quadro de pessoal da administração municipal. O vencimento é de até R$ 724,00 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Inscrição
As  inscrições, no valor de R$ 20,00, serão efetuadas até o dia 24 de janeiro de 2014, das 07h30 às 12h (segunda a sexta-feira), nas dependências da Prefeitura Municipal, situada na Praça Leopoldo Francisco Kretzer, no Centro da cidade de São Pedro de Alcântara.
 
No ato da inscrição o candidato deverá:
  • Preencher a ficha de inscrição;
  • Apresentar os documentos originais RG e CPF e fotocópia dos mesmos (RG e CPF);
  • Apresentar fotocópia do comprovante de residência.
 
Prova
O processo seletivo constará de prova escrita, a ser aplicada na data provável de 01 de fevereiro de 2014, das 14h às 16h, na sede da Prefeitura Municipal, localizada no bairro Centro - São Pedro de Alcântara/SC.
 
A partir das 08 horas do dia 03 de fevereiro de 2014, será divulgado o gabarito.
 
Validade
O processo seletivo será válido por 1 ano.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios, de 20 de janeiro de 2014, pág. 708 a 717.

Prefeitura de Santana do Livramento - RS anuncia processo seletivo

A Prefeitura de Santana do Livramento, no estado do Rio Grande do Sul, publicou edital de processo seletivo n° 01/2014, com a intenção de ocupar 84 vagas para os cargos de Agente de Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias (nível fundamental). Os salários variam de R$ 1.036,23 e R$ 1.254,26, por carga horária de 40 horas semanais.

O certame será realizado, sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – FUNDATEC.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 04 de fevereiro de 2014, pela internet, através do site www.fundatec.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 35,00 para todos os cargos.

A prova teórico-objetiva será aplicada na data prevista de 23 de fevereiro de 2014. Os locais e horários serão divulgados no mínimo 08 (oito) dias antes da realização das provas em jornal de circulação local, no site www.fundatec.org.br e no quadro de publicações oficiais do Município. A divulgação dos gabaritos preliminares será na data provável de 24 de fevereiro de 2014.

O certame tem prazo de validade de dois anos, contados da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período, a critério do Prefeito Municipal.

Concurso Prefeitura de Criciúma (SC)

A Prefeitura de Criciúma, estado de Santa Catarina, abriu os editais 01, 02 e 03/2014, de concurso público, com objetivo de prover 622 vagas para profissionais com níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos podem chegar a R$ 8.669,84.
 
As vagas são para os cargos de Assistente Social, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal em Vigilância Sanitária, Médico em várias especialidades, Médico do Trabalho, Médico Veterinário, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Auxiliar em Saúde, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico em Radiologia, Professor, Agente Comunitário de Saúde, Artesão, Higienizador, Motorista e Agente de Combate à Endemias. 
 
As inscrições serão realizadas no período de 20 de janeiro a 06 de março de 2014, pelo site http://concursocriciuma2014.fepese.org.br. As taxas são de R$ 30 a R$ 150. 
 
A seleção será composta de prova escrita, que será realizada na data prevista de 30 de março de 2014, em locais que serão informados no endereço eletrônico do concurso http://concursocriciuma2014.fepese.org.br, na data provável de 27 de março de 2014.
 
O prazo de validade do presente concurso é de dois anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável uma única vez por igual período, a critério do Poder Executivo. 

Prefeitura de Santa Carmem - MT divulga edital de processo seletivo

Com a finalidade de preencher 18 vagas imediatas de trabalho, a Prefeitura de Santa Carmem, cidade localizada a 540 km da capital do Mato Grosso, Campo Grande, divulgou edital de processo seletivo nº 001/2014. São ofertadas vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade, por salários de até R$ 2.753,55, por jornada de trabalho de 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Agente de Manutenção Urbanística, Agente de Vigilância/Manutenção, Apoio Educacional/Serviços Gerais,  Agente de Combate às Endemias, Operador de Máquinas Pesadas, Motorista, Psicólogo, Nutricionista e Professor (Educação Física, Ensino Fundamental I a IV, Inglês, Filosofia e Matemática).
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas do dia 27 de janeiro a 05 de fevereiro de 2014, na sede da Prefeitura de Santa Carmem, situada na Avenida Santos Dumont nº 491 – Centro, no seguinte horário: das 07h às 13h.
 
Documentação necessária para inscrição:
 
Cédula de Identidade ou outro documento com foto que tenha validade como Identidade civil (CNH, CRM, etc.) e CPF - Cadastro de Pessoa Física.
 
Prova
O processo seletivo constará de prova objetiva, que será aplicada provavelmente no dia 16 de fevereiro de 2014, na Escola Municipal Selvino Damian Preve, localizada na Rua Tamandaré nº 649, com início às 08h e término às 12h.
 
O resultado final será divulgado a partir do dia 18 de fevereiro de 2014, através de edital publicado no quadro mural da Prefeitura Municipal.
 
A validade do processo seletivo será até 31 de dezembro de 2014, podendo ser prorrogado, a critério e necessidade da administração.
 
O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 20 de janeiro de 2014, pág. 97 a 99.