Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Melhore sua memória com o mais simples dos exercícios mentais: apenas descanse

Todo mundo já passou por isso: dias em você não consegue guardar nada na memória. Compromissos acabam sendo cancelados, você esquece onde deixou as chaves de casa (se é que pegou na hora de sair de casa), pergunta várias vezes uma mesma questão para os colegas de trabalho ou familiares. Talvez você precisa treiná-la mais.

Mas não se engane, não são os “exercícios mentais” populares – como sudoku, palavras cruzadas ou mesmo jogos de sites especializados na internet – que vão ajudar você a lembrar mais as coisas. De acordo com uma pesquisa britânica, feita por Michaela Dewar, da Universidade de Edinburgo, no Reino Unido, sentar em um lugar calmo, fechar os olhos e relaxar é a melhor maneira de fazer suas memrórias se consolidarem ao longo do dia.

A equipe de Dewar chegou a essa conclusão utilizando uma série de testes de memória, onde os participantes tinham que prestar atenção em informações ditadas verbalmente e, posterioremente, reescrevê-las com a maior acuidade possível.

“Nosso estudo indica que as formação de novas memórias não acontece em um espaço curto de tempo. Na verdade o tipo de atividade que fazemos logo após uma nova informação nos ter sido passada é que indica como aquela memória vai se consolidar – de maneira passageira ou definitiva – e o quanto dessa informação nosso cérebro conseguirá revisitar após uma semana”, explica Dewar cujo estudo será publicado no próximo número do periódico Psychological Science.

Fechar os olhos e não se distrair durante alguns minutos
Um dos experimentos dividiu os voluntários em 3 grupos diferentes que ouviam uma história a qual deveriam lembrar o máximo de detalhes após 10 minutos de intervalo. Durante esse intervalo um dos grupos ficava em silêncio, com os olhos fechados (uma espécie de meditação, mas sem qualquer preparação prévia), o segundo era incubido de buscar produtos em uma doceria próximo ao local do experimento e um terceiro grupo deveria resolver alguns desafios de um jogo eletrônico. Quando voltavam um novo teste, agora visual, também era aplicado.

As memórias desses participantes foram testadas uma hora e uma semana após o experimento. Quanto menor as interações com outras atividades após os testes maior a recorrência das informações aprendidas uma semana depois. Os piores resultados foram aqueles onde os participantes jogavam após as “aulas”.

“A formação da memória se dá logo após o aprendizado de uma nova informação, então quanto menos você levar novas informações para concorrer com a primeira – especialmente nos primeiros minutos após esse aprendizado – melhor a consolidação dessa memória”, finaliza a pesquisadora.

A dica para ter um cérebro mais afiado, no final das contas, é só fazer as coisas no tempo dele.

Fonte O que eu tenho

Exames: Anticorpo anti-ilhota de Langerhans

Material a ser analisado: coleta de sangue venoso para dosagem da concentração de auto-anticorpos anti-células de ilhotas.

Tempo necessário para obter o material: 5 a 10 minutos.

Finalidade: avaliação de casos recém-diagnosticados de diabetes onde se suspeita de uma etiologia auto-imune subjacente. Pode ser empregado para avaliar parentes de primeiro grau para ajudar a determinar sua probabilidade de desenvolvimento de diabetes.

Resultados: os anticorpos anti-células de ilhota são encontrados em 75-86% dos diabéticos tipo I porém em apenas 10% dos diabéticos tipo II e em 2-5% dos parentes de primeiro grau. Os níveis diminuem com o tempo e podem desaparecer por completo em pacientes com diabetes tipo I de longa data.

Valores normais: negativo.

Segurança dos resultados: boa.

Outros fatores que podem alterar os resultados: 0,4% da população normal é positiva.

Fonte Boa Saúde

Aplicativos médicos que valem a pena

A saúde está no meio de sua revolução móvel. Para aumentar a organização, medicos estão usando aplicativos móveis. Pacientes também aderem à prática para ter mais controle sobre sua saúde. Aqui estão 11 aplicativos que se destacam.

Médicos incorporam os aplicativos em suas especialidades para serem mais efetivos e eficientes. Pacientes os usam para monitorar aspectos específicos de sua saúde, preencher falhas no cuidado e ter mais responsabilidade pelo seu bem-estar.

Tanto os profissionais quanto pacientes descobriam que os apps móveis podem fornecer uma maneira rápida e eficiente para manter contato e trocar informações.

Espera-se que o mercado de tecnologia móvel de saúde – incluindo dispositivos, aplicativos e serviços – exceda US$8 bilhões até 2018, segundo a empresa de pesquisa GlobalData. Isso é muito mais do que os US$500 milhões de 2010, e denota um crescimento anual de 44%. Essa rapidez é alimentada pelo aumento da disponibilidade de aplicativos de saúde.

Entre os apps inovadores, estão aqueles que permitem aos médicos usarem diagramas interativos para mostrar aos pacientes o que acontece com seu corpo, onde um procedimento será realizado e o que irá acontecer exatamente durante a sua realização. Por seu lado, os pacientes podem usar o app para conseguir respostas visuais detalhadas.

Outro app possibilita que pacientes que falam mandarim e cantonês se comuniquem com seus médicos que não falam a língua. Além disso, há um que permite que médicos enviem links de materiais educacionais para seus pacientes por meio do smartphone, assim eles podem acessá-los onde estiverem.

Encontramos apps que permitem a comparação de serviços de saúde, rastreio de sintomas de asma e um indicador de localização das instalações da Mayo Clinic. Outro dá às pessoas uma maneira de ter controle sobre sua imunidade.

No final, os aplicativos que se destacam são os que fornecem serviços necessários e tornam tanto médicos quanto pacientes mais eficientes.

1. DrawMD
O DrawMD da Visible Health é um app gratuito para o iPad que permite que médicos mostrem a seus pacientes exatamente o que acontecerá em cirurgias e outros procedimentos. Concebido por cirurgiões oncologistas, ele fornece diagramas interativos em nove especialidades, dando aos médicos ferramentas visuais para ajudar a explicar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. Usuários selecionam imagens anatômicas do app ou sobem sua própria. Depois é possível desenhar, mexer e digitar diretamente sobre a imagem. Essas anotações podem então ser compartilhadas com seus pacientes durante consultas e enviadas para eles por meio de e-mail.Mas os diagramas do app não são apenas para médicos mostrarem aos pacientes o que acontece em seus corpos.

Eles também podem ser usados para que o paciente consiga a resposta a questões de forma ilustrativa.As especialidades inclusas estão: anestesiologia, cuidado crítico, cardiologia, otorrinolaringologia, cirurgia pélvica feminina, cirurgia geral e vascular, obstetrícia e ginecologia e urologia.

2. Visible Body
O atlas da anatomia humana 3D Visible Body dá a estudantes de medicina, médicos e pacientes a possibilidade de uma melhor visualização no sistema do corpo humano.

Disponível para iPad, iPhone e Google Android, o app tem modelos anatômicos 3D detalhados e precisos de mais de 2.500 estruturas e centenas de definições de órgãos sistemas vasculares e nervosos.

Uma equipe de médicos revisa o conteúdo anatômico no atlas para garantir a precisão. A versão atual inclui conteúdos abordados no curso de anatomia e fisiologia.

3. VaxNation
Quando se trata de vacinação, as pessoas costumam achar que seus médicos têm o controle e que avisarão sobre o que precisam tomar. Mas para adolescentes indo à faculdade ou pessoas mais velhas voltando a estudar ou viajando para o exterior, essa lista é importante e pode ser de difícil acesso, especialmente se vários médicos foram consultados durante os anos. Para solucionar esse problema, estudantes da Baylor College of Medicine, Rice University e a University of Texas Schooll of Public Health, desenvolveram o VaxNation, um rastreador on-line de vacinação.

Você informa sua data de nascimento, vacinações realizadas e as datas de imunização e recebe as recomendações com base na guia do Centro de Controle e Prevenções de Doenças. Famílias podem ter contas conjuntas e elas podem ser conectadas ao Facebook e Twitter para compartilhamento. O app ajuda a localizar clínica, fornece lembretes de imunização por e-mail e também informações educacionais.

4. App Mayo Clinic Patient
O app Mayo Clinic Patient dá aos pacientes ferramentas para ajuda-los a se orientar nas instalações e nos processos do campus médico. Esse app gratuito para iPhone e iPad permite acesso seguro a registros médicos, consultas e resultados de exames. Também fornece mapas das instalações médicas e orientações sobre lugares das consultas.

Também fornece contato com a equipe do Mayo para marcação de consultas, dicas de gerenciamento médico das fontes on-line do provedor de saúde bem como uma lista de testes clínicos nos quais os pacientes possam se interessar.

5. MedSpeak
Para médicos que precisam se comunicar com pacientes que só falam mandarim – ou cantonês – o MedSpead Mandarin e Cantonese Tranlators da QxMD Software pode salvar vidas.

O app para iPhone de US$9,99 fornece mais de 3.300 frases médicas com textos em inglês e tradução em mandarim ou cantonês nos formatos de áudio ou escrito.

Enfermagem, reabilitação, farmácia e tópicos médicos estão cobertos e o conteúdo pode ser escolhido por meio de categoria, tópico e sintomas.


6. AsthmaSense
Pacientes com asma têm uma nova ferramenta de monitoramento: o app móvel AsthmaSense da iSonea. Permite que os pacientes observem sua respiração e gerenciem suas medicações com uma agenda que registra sintomas, histórico médico e leitura de funções respiratórias.A tela de entrada (imagem acima) permite a inserção das medicações, tanto regulares quando usadas em situações de emergência. Também podem inserir leituras de medidores de vazão de pico, que mede como o ar se movimenta no pulmão e taxas de sibilo. Os dados do mês ficam disponíveis para análise e podem ser compartilhados com médicos.O app permite o ajuste de lembretes de medicações.

Pacientes recebem alertas quando o sistema percebe que a doença “não está bem controlada” ou “parcamente controlada”, com base nas guias do Instituo Nacional de Saúde. Também pode ser usado para chamadas de emergência.

7. SwiftPayMD
Com o SwiftPayMD da Iconic Data, os médicos que fazem rondas em hospitais podem abrir mão dos cartões de registro de diagnóstico de pacientes e códigos de cobrança. Esse app do iPad e iPhone permite o registro de informação por meio da tecnologia de fala. Submissões eletrônicas reduzem erros de escrita ilegível e problemas com prontuários perdidos. Também acelera o processo de pagamento. Com o custo de US$99 por mês, ele fornece um modelo para que os médicos sigam enquanto ditam as informações. O arquivo em áudio, a transcrição e qualquer imagem relevante são codificados e enviados para uma base de dados com base na nuvem em conformidade com a HIPAA.

A equipe de cobrança do consultório do médico recebe um alerta e pode acessar a informação por meio de um navegador de rede.

8. Emmi Solutions
Cuidado responsável (Accountable care) está se tornando rapidamente uma exigência da saúde e a educação do paciente é uma parte importante desse esforço. Emmi Solutions fornece esse tipo de educação há uma década e no começo desse ano disponibilizou seus produtos com base na rede acessíveis em dispositivos móveis. Médicos podem recomendar informações para pacientes, que por sua vez podem acessá-las por meio do iPad, iPhone ou dispositivos Android.Os produtos podem ser usados para médicos acompanharem pacientes após consultas, fornecerem informações preventivas ou opções de tratamento ou ajudar com decisões médicas.

Os pacientes podem ler ou visualizar o material quando e onde quiserem.

9. Castlight Health
Esse app de compras incorpora informações de plano de saúde do paciente e ajuda a localizar os médicos e hospitais cobertos pelo plano. Quando o app fornece opções de hospitais, inclui dados de pesquisas após altas de pacientes e informações de qualidade clínica.

Também dá detalhes sobre planos de saúde e benefícios disponíveis e aconselha o uso efetivo de tais benefícios.

O recurso é executado no iOS da Apple, Android do Google e BlackBerry

Propagandas antigas: O homem é um joguete - Cafiaspirina

cafias

“O homem é um joguete que passa e mão em mão pelo acidentado caminho da existência. Há mãos carinhosas, há mãos sem misericórdia. A da alegria hoje acaricia-o, fal-o sorrir e solta-o amanhã; a da dor segura-o logo a seguir, fal-o chorar e do mesmo modo abandona-o. A mão do triunfo eleva-o, a da falência abate-o. Mas o homem, apesar de insignificante em face do destino, aprendeu a defender-se de certos assaltos, contra os quais ainda ontem se sentia impotente. Assim, por exemplo, a dor física é hoje absolutamente dominável graças à Cafiaspirina”.

Da edição da revista Vida Moderna de 16 de outubro de 1924.

Fonte Estadão

Produtividade em saúde passa pela equação escala x qualidade

Para o presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Claúdio Lottemberg, a questão também passa pelo papel do gestor hospitalar que deve se aprofundar mais nos aspectos econômicos

Produtividade é o desafio atual da economia brasileira. Essa é a opinião do ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Segundo ele, apesar do cenário externo desfavorável com a lenta recuperação dos Estados Unidos e o Brasil revendo as projeções de crescimento econômico, a economia brasileira segue sobrevivendo sem grandes abalos e deve aproveitar o momento atual para produzir mais com menor custo e tornar o crescimento sustentável.

Tal momento se deve, sobretudo, a conquista dos fundamentos macroeconômicos e a um cenário de previsibilidade econômica galgado pelo Brasil nos últimos anos. Meirelles explica que até 1994 era impossível pensar em produtividade em razão da hiperinflação. Depois do Real, o grande problema era a vulnerabilidade cambial.

Depois dessa fase que durou de 1981 a 2003 e que rendeu ao Brasil apenas um crescimento médio de 2%, o Brasil conseguiu um bônus de estabilidade que oferece subsídios para investimentos futuros. “Quando a economia adquire previsibilidade é possível investir em produtividade em longo prazo. O Brasil tem como grande missão produzir mais com menor custo”, disse Meirelles.

Porém, quando a discussão entra no setor de saúde é preciso tomar cuidado. O ganho em escala esbarra na questão de qualidade e também no atendimento personalizado. “É um desafio muito grande. As cadeias de hospitais que trabalham com busca de capital através de fundos, necessariamente, não pensam na qualidade e na necessidade do paciente, pois muitas vezes o compromisso é com o resultado do investidor na bolsa de valores”, afirmou o presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Cláudio Lottemberg. A saúde é um direito social e temos de tomar cuidado com as questões de economia em saúde”, completou.

No momento atual, cuja economia sofre certa desaceleração, o setor de saúde é sensível quando se trata da saúde suplementar. Grande parte, cerca de 70% dos planos de saúde é custeada por empresas. Apesar do crescimento significativo nos últimos anos da Saúde Suplementar na comparação com o primeiro trimestre de 2011, nota-se certa desaceleração na entrada de novas vidas em 2012. “Uma economia com empregos é importante para alimentar a questão do sistema de saúde”, disse, exemplificando com o que aconteceu nos Estados Unidos no estopim da crise em 2008 com as pessoas fugindo dos seguros privados e migrando o de seguridade social.

O executivo também chamou a atenção para o papel da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que nasceu para regulamentar algo que já existia e por demanda da iniciativa privada, ou seja, os planos de saúde. É muito diferente das outras autarquias que foram criadas em um momento de desestatização. “As agências surgiram no contexto com a desestatização, para justamente regular serviços que eram da direito do estado anteriormente. A saúde por outro lado, nasce pela iniciativa privada e regula algo que é um direito social. Não é a mesma coisa de regular uma concessão de energia elétrica ou telecomunicações.”

Papel do gestor
Num cenário onde os custos são altos e trabalhar com escala se torna um desafio, algumas questões devem ser refletidas tanto pelo gestor quanto pela sociedade como a crescente expectativa de vida da população e os pacientes terminais. Lottemberg, indaga sobre a necessidade de se discutir os pacientes terminais, pois 50% do que é gasto com saúde ocorre no último ano de vida do paciente. “Será que é justo no contexto ético da sustentabilidade que nós investimos recursos com pacientes terminais sendo que aquilo não mudará a expectativa daquela pessoa? Será que faz sentido no coletivo investir em nova unidades de terapia intensiva?.

Nesse contexto, o gestor de saúde e de hospitais tem um papel crucial de se aprofundar nas questões de economia em saúde. “Os médicos deveriam discutir mais, eles são extremamente técnicos e não só no Brasil, no mundo inteiro. São muito competentes, mas são pessoas que tem pouco conhecimento de governança, valores e liderança, e isso atrapalha na locação dos recursos”, disse.

Fonte SaudeWeb

Dados corretos x custos menores

Cuidar bem do paciente é também cuidar bem da conta dele. Tal conscientização parece ser fundamental para que o profissional da área clínica se comprometa a preencher de forma correta os dados do doente no sistema

A premissa de qualquer hospital é cuidar bem do paciente, e, segundo o analista de sistemas e informações do Hospital Mãe de Deus, Juliano Xavier Jore, fechar a conta de forma correta faz parte da qualidade assistencial do hospital do Rio Grande do Sul.

Durante painel sobre indicadores do MV Experience Fórum, o executivo fez um apelo aos profissionais da área clínica para a consciência do preenchimento dos dados corretos nos sistemas de gestão. “O dado correto culmina na construção de uma decisão correta”, diz Jore.

O processo para a tomada de decisão segue a seguinte ordem: Dado – Informação – Conhecimento – Inteligência – Decisão. É unânime entre os administradores hospitalares de que ferramentas de BI são fundamentais para a integração dos dados de todas as áreas hospitalares.

O Hospital Meridional, do Espírito Santo, por exemplo, informatizou todos os processos e, estes, são transmitidos por meio de painéis para áreas como Atendimento, Enfermagem, PS, Internação, CTI, Ambulatórios, Farmácia, Financeiro, Manutenção, etc.

“Dessa forma podemos acompanhar os processos de forma rápida e visualizar o que estiver pendente como raios-x, exames laboratoriais, entre outros”, afirma o diretor clínico e de qualidade do hospital meridional, Maurício Velasco.

Apesar do planejamento estratégico e o estabelecimento de metas serem de responsabilidade da diretoria da instituição, Velasco acredita que aos objetivos devem ser difundidos para todo o corpo clínico.

O comprometimento dos funcionários no preenchimento dos dados no sistema e o monitoramento dos indicadores convergem em uma eficiente gestão financeira, ou seja, na rápida entrega de contas para as operadoras, redução do prazo médio de faturamento, redução no nível de glosas e do faturamento indevido.

Fonte SaudeWeb

É preciso ter visão sistêmica para utilizar tecnologias em saúde

Por Gustavo Campana

Em post, blogueiro chama atenção para a importância da incorporação de soluções no setor, principalmente no segmento de diagnósticos

É clara a necessidade de revisão de todo o sistema de saúde no Brasil e em todo o mundo. Os modelos de remuneração praticados direcionam a utilização dos recursos de forma pouco eficiente e a necessidade de escala em todos os segmentos pressiona para um uso pouco criterioso dos serviços de saúde, gerando desperdícios em toda a cadeia.

A incorporação de tecnologia em saúde, principalmente no setor de diagnósticos, é em sua maioria não substitutiva. Não ocorre a cessão de uso de determinadas metodologias somente pela incorporação de novas técnicas, ainda que exista no mercado uma significativa proporção de uso de testes obsoletos ou a somatória de demandas entre tecnologias antigas e novas. É clara também a pressão por preços que ocorre devido às novas tecnologias, que muitas vezes impactam em aumento dos custos dos serviços. A inflação médica em 2011 esteve em 11,6% (IESS), um acréscimo de 4 pontos percentuais em relação ao ano anterior e bastante superior ao IPCA, de 6,4%.

A medicina diagnóstica historicamente contribuiu para este crescimento, porém a partir de 2010 vem mantendo-se abaixo do IPCA (4,2% em 2011), nos fazendo pensar que há aqui um benefício da consolidação do setor, com geração de competitividade por escala baseada na otimização de recursos e, para as pequenas e médias empresas, acesson direto aos fornecedores da cadeia; além da virtual inexistência de reajustes de preços.

O principal passo da incorporação de tecnologia segundo Hernadez, J. (Arch Pathol Lab Med),é a introdução de um novo teste em medicina diagnóstica. Este processo deve seguir com a análise de custo efetividade, com base em um tripé de avaliação: Performance do Teste (sensibilidade, especificidade, qualidade, etc.), Epidemiologia (prevalência, aspectos clínicos, indicadores de risco, etc.) e Custos (diretos e indiretos), tendo como convergência das inúmeras variáveis o custo efetividade.

A necessidade da visão sistêmica no setor de saúde centrada no paciente e, preferencialmente no contexto da doença (custo total) é imediata e deve objetivar uma utilização criteriosa e racional dos recursos. Neste aspecto, destacamos a importância da informação gerada pela medicina diagnóstica na assistência em saúde, compondo parte importante das decisões médicas e absorvendo menores custos.

Colaborou Marcos Martins, sócio da Consultoria Martins de Gestão Empresarial.

Fonte SaudeWeb

Hospital economiza R$ 7 milhões com sistema de compras eletrônicas

anta Casa de Maceió obteve também indice de eficiência de 26% com ferramenta da Bionexo

Santa Casa de Maceió alcançou uma redução de custos de R$7 milhões e mais de 26% de eficiência na aquisição de insumos hospitalares com ferramenta de compras eletrônicas da Bionexo.

Desde 2009, o hospital optou pela utilização da ferramenta com resultados contínuos, chegando, em 2011, a 26,40% de economia nos gastos com medicamentos e insumos. Atualmente, as compras realizadas pela instituição no sistema Bionexo chegam a 92%.

Além da economia alcançada, o uso da ferramenta eletrônica tem o objerivo de garantir agilidade e o registro detalhado de todo o processo, facilitando a organização das informações, o trabalho interno e a prestação de contas.

Fonte SaudeWeb

Projeto quer dedução do imposto de renda para atendimento médico gratuito

De acordo com a proposta, o médico ou a clínica deverá solicitar o reconhecimento do direito à dedução ao Ministério da Saúde, em formulário próprio, em que indicará o número e o tipo de serviços gratuitos a serem realizados

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3174/12, do deputado Edson Pimenta (PSD-BA), que prevê a dedução do imposto de renda para médicos e clínicas que prestarem serviços de saúde gratuitos a pessoas carentes. Pelo texto, a dedução é limitada a 70% do valor da consulta paga pelo sistema Único de Saúde (SUS). O projeto considera pessoa carente aquela cuja renda familiar mensal é de até um salário mínimo (hoje é de R$ 622,00).

De acordo com a proposta, o médico ou a clínica deverá solicitar o reconhecimento do direito à dedução ao Ministério da Saúde, em formulário próprio, em que indicará o número e o tipo de serviços gratuitos a serem realizados. O Ministério da Saúde e a Receita Federal fiscalizarão os atendimentos realizados.

O autor argumenta que apenas 1/3 da população brasileira possui plano de saúde e que a demanda crescente por serviços públicos de saúde torna imprescindível a busca por soluções alternativas para ampliar a capacidade de atendimento do sistema público.

“Com o intuito de minorar esses problemas, sugiro alterações na legislação do imposto de renda para estimular o atendimento gratuito e voluntário de pessoas carentes por médicos da rede privada de saúde”, ressalta.

Tramitação
A proposta tramita apensada aos PLs 5619/09 e 2426/96, que autoriza a pessoa física a deduzir do imposto de renda as contribuições realizadas beneficiando as instituições filantrópicas. Os projetos tramitam em regime de prioridade nas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação (inclusive no mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado em Plenário.

Fonte SaudeWeb

Com automação de fábrica, Novo Nordisk quer reduzir erros operacionais

Laboratório adota plataforma para automatizar fábrica localizada em Minas Gerais com vistas à eliminação de processos manuais

Automatização de processos é uma atividade perseguida por diversos setores da economia, seja pela busca de ganhos de produtividade, redução de erros ou mesmo melhoria na qualidade de serviços prestados. O segmento financeiro é uma das verticais que mais investe e tira benefício de processos automatizados, mas a tendência é que isso se permeie cada vez mais companhias que atuam em diversas frentes. O laboratório Novo Nordisk, grande fabricante de insulina, por exemplo, está, neste momento, com um grande projeto em andamento para melhorar a eficiência da fábrica instalada em Montes Claros (MG) e, para isso, aposta em uma plataforma de automatização.

Dividido em três fases, até para minimizar riscos e impactos à operação, a previsão é que o projeto esteja concluído em fevereiro do ano que vem. Desde o início deste ano, entretanto, eles contam com parte da atividade automatizada e já conseguem mensurar resultados positivos, como contou em entrevista Cesar Ribeiro, gerente de projetos da empresa e também responsável pela TI do laboratório.

“O grande benefício é reduzir os erros operacionais e a possível rejeição de lotes na formulação de insulina. Outros benefícios incluem padronização do processo, mais eficiência na revisão da documentação do lote (folha de processo eletrônica), maior segurança do processo por meio do uso de ferramentas como Audit Trail, controle de acesso e assinatura eletrônica”, detalha Ribeiro.

A redução de erros operações citada pelo executivo está muito ligada à substituição de processos manuais por automatizados. Um dos exemplos citados pelo executivo é a atividade que envolve conferência de peso, adição de água, agitação e medição de temperatura durante a produção dos fármacos. Antes, tudo era feito por um operador e outro profissional fazia a conferência do parâmetro para dar sequência ao processo. “Este tipo de verificação manual já levou a rejeições de lotes no passado”, lembra.

Para essa renovação na fábrica, a Novo Nordisk escolheu a Iastech, provedora especializada em automação industrial. Como informou Ribeiro, apenas a fabricante apresentou proposta formal com uma solução adequada à necessidade do laboratório. A implantação está sendo conduzida pela equipe da própria companhia e a TI da Novo Nordisk da França também está tendo participação importante, por ter implantado solução semelhante em 2006. O investimento no projeto não foi revelado.

Fonte SaudeWeb

Unimed-BH disponibiliza versão mobile do Guia Médico

Com o aplicativo, é possível localizar médico, clínica, hospital ou laboratório pelo nome, região de preferência e especialidade

Nesta semana, a Unimed-BH disponibilizou o Guia Médico, aplicativo gratuito aos usuários de smartphones e tablets. Com o aplicativo, é possível localizar médico, clínica, hospital ou laboratório pelo nome, região de preferência e especialidade. Está também disponível o serviço de georreferenciamento, com mapas para localização dos contatos.

De acordo com a cooperativa, os clientes podem visualizar a rede própria de serviços de saúde Unimed-BH, que descreve a estrutura de atendimento da Operadora, como Hospital Unimed, Unidade Contagem, Ambulâncias e Núcleo de Atenção à Saúde, entre outros, e o tópico de Serviços, no qual se pode obter informações sobre Agendamento On-line, Alô Saúde, Atenção Domiciliar, Unibaby e Unidisk.

Segundo o Gestor de Marketing da Unimed-BH, Nelson Nascimento, o objetivo é oferecer alternativas para facilitar a vida do cliente e estimular o cuidado com a saúde.

Para baixar, basta ir à Apple Store, no caso de iOS, ou ao Google Play, no caso de aparelhos que utilizam o sistema Android, e procurar por Guia Médico Unimed-BH.

Fonte SaudeWeb

Governança corporativa: sentido obrigatório para as instituições de saúde

Por Genésio Korbes

Em post, blogueiro conta que para implantar um bom organograma é necessário obrigatoriamente, a formação de um Conselho de Administração com pelo menos um terço de conselheiros independentes e remunerados para este fim

Há muito tempo venho me debruçando sobre o tema das melhores práticas de gestão em serviços de saúde. Os leitores da revista FH, quero crer, têm acompanhado diferentes debates em torno de um mesmo objetivo: a profissionalização, sustentabilidade e perenidade das organizações de nosso segmento.

A recente conclusão do curso de Conselheiro de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) só veio reforçar uma certeza há muito por mim defendida, como pode ser conferido em artigos anteriores: o caminho para o sucesso das instituições, em especial as filantrópicas, sem fins lucrativos, passa obrigatoriamente pela implantação da governança corporativa.

Para justificar minha afirmativa, gostaria de retomar aqui uma questão fundamental que, certamente, aflige grande parte dos dirigentes dos serviços de saúde brasileiros: a eficácia dessas organizações é mais prejudicada pela má gestão ou pela deficiência de recursos? Para muitos, seria o mesmo que perguntar: “quem veio primeiro – o ovo ou a galinha?”.

Após muito refletir sobre o assunto, e considerando que há pelo menos uma linha de financiamento “garantida” para essas instituições através da Emenda Constitucional 29 – o Sistema Único de Saúde –, além das possibilidades cada vez mais numerosas, como o BNDES e os bancos privados, acredito que há, sim, recursos financeiros, porém, mal ou subutilizados. Mas, sem ter medo de soar redundante, afirmo: falta preparo dos gestores na aplicação das melhores práticas de gestão desses recursos.

Daí a constatação da importância inestimável da governança corporativa para as instituições de saúde, por se tratar, ela mesma, de um conjunto de boas práticas de gestão. Convido você, caro leitor, a contribuir para o debate sobre a necessidade de adoção da governança nas entidades de saúde, em especial as filantrópicas. Mais do que uma necessidade, a meu ver, esta deveria ser uma obrigação, assim como são as contrapartidas de cunho social à isenção de impostos permitida pelo governo.

Indo para o campo da prática, deixo aqui minha contribuição no sentido de apresentar, resumidamente, o “como fazer” da governança corporativa. Receita que começa, obrigatoriamente, pela formação de um Conselho de Administração com pelo menos um terço de conselheiros independentes e remunerados para este fim.

Seguindo as diretrizes do IBGC, autoridade nacional neste assunto, será atribuição do Conselho de Administração discutir, aprovar e acompanhar: as políticas para atingir os fins; o orçamento e sua execução; a gestão dos ativos; a direção estratégica; a organização societária; a contratação, avaliação e eventual demissão do diretor-executivo; a atuação de auditorias independentes; a sucessão de conselheiros; a sucessão de diretores-executivos; o relacionamento com – todas – as partes interessadas; e o controle dos limites de alçada.

Além disso, o Conselho de Administração deverá apoiar a gestão das atividades sociais (todas as que foram relacionadas ao voluntariado e à política de sustentabilidade); dos riscos inerentes à evolução do negócio; e das pessoas, através de políticas de desenvolvimento dos recursos humanos.

Por fim, este mesmo conselho deverá prestar contas aos associados e/ou acionistas; ao Ministério Público; ao Ministério da Justiça; e aos Conselhos Públicos. Bem como promover a avaliação anual dos conselheiros; do diretor-executivo; das auditorias independentes; de consultorias específicas; e do próprio conselho (feita pelo presidente e pelos conselheiros).

Entendendo a importância do tema, voltarei a abordá-lo oportunamente em outros artigos. Lembrando, sempre, que o Conselho Administrativo não pode interferir na operação do negócio, que é papel exclusivo da Diretoria. Ele está lá para auxiliar a instituição em seu direcionamento estratégico.

Fonte SaudeWeb

Box da Saúde vai fazer mamografia em Panitenciária do Butantan

Projeto é realizado em parceria com Hospital São Camilo e irá realizar exames para medir índice glicêmico e distribuição de folhetos informativos sobre a saúde da mulher

Percorrendo áreas de alta vulnerabilidade social, o Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) atende comunidades de diferente partes do país e, este mês, estreia com consultas e exames a um novo público: reeducandas do Centro de Progressão Penitenciária Feminina do Butantan.

Entre as atividades, especialistas do Box da Saúde farão exames de mamografia e consultas de clínico geral. Em parceria com o Hospital São Camilo, ainda serão realizados, no Box, exames para medir índice glicêmico e distribuição de folhetos informativos sobre a saúde da mulher.

As consultas e exames já estão sendo agendados pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). De acordo com a diretora da unidade, o médico da penitenciária está selecionando as presas que já tem histórico de nódulo na mama, câncer de mama na família e de sintomas que necessitam de consulta clínica.

Para o idealizador do Projeto CIES e suas unidades móveis, a parceria com a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania é uma grande oportunidade de mostrar à população que é possível unir saúde de qualidade e mobilidade. Ele conta que o Box da Saúde pode ser deslocado até onde o paciente está.

Fonte SaudeWeb

Humor: Chá de cadeira

Portugal: 6 meses à espera de exame

A falta de médicos gastrenterologistas nos hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas está a obrigar os doentes a esperar mais de seis meses para fazer uma colonoscopia. Este exame ao intestino grosso é indispensável para o rastreio do cancro do cólon, um tumor que mata cerca de três mil portugueses todos os anos.

Joaquim Esperancinha, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo (que compreende os hospitais de Abrantes, Torres Novas e Tomar), reconhece ao CM o problema e justifica o atraso na marcação dos exames com a escassez de especialistas. "Temos um número muito grande de doentes e só temos dois gastrenterologistas a tempo inteiro [35 horas por semana] e um clínico a meio tempo, que só podem fazer consultas e exames nos casos mais urgentes". O responsável sublinha que é "humanamente impossível" os clínicos atenderem mais doentes. A limitação de recursos já levou a administração a pedir aos centros de saúde para "verem as prioridades e só encaminharem para o hospital casos verdadeiramente urgentes". Joaquim Esperancinha aguarda pela abertura de concurso para o preenchimento de uma ou mais vagas para o serviço de gastrenterologia, depois de o Ministério da Saúde ter anunciado para Setembro a abertura de um concurso, a nível nacional, com 700 vagas para os médicos que terminam a especialização.

A falta de gastrenterologistas no CHMT já mereceu uma pergunta do deputado João Semedo, do Bloco de Esquerda, ao Ministério da Saúde. Ao CM, João Semedo considerou "gravíssimo" que o centro hospitalar tenha uma lista de espera de mais de seis meses para fazer uma colonoscopia. "É um exame médico essencial no estudo da doença e que pode ter consequências graves se o cancro não for detectado a tempo", disse o deputado.

Fonte Correio da Manhã

Portugal arrisca doenças tropicais

Foto: Diogo Pinto
Professor Paulo Gouveia de Almeida
A densidade das populações de mosquitos que podem envolver riscos para a saúde em Portugal, nomeadamente através da transmissão de doenças tropicais como a malária, dengue, a febre do Nilo Ocidental e a dirofilariose (verme que ataca o coração) aumentou quatro vezes nos últimos dois anos.

O alerta é dado por Paulo Gouveia de Almeida, professor e investigador do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa , que coordena o Mestrado na área da Parasitologia Médica, formação que "visa preparar médicos para saberem diagnosticar estas doenças, cujos sintomas se podem confundir com uma virose ou estado gripal."

Segundo o especialista, "das 40 espécies de mosquitos que existem em Portugal", há quatro que devem ser alvo de uma vigilância mais apertada. A razão é simples: "As doenças tropicais regressaram à Europa e Portugal não está imune". Foram registados casos de dengue na Croácia e no sul da França. Itália e Grécia, Rússia e Israel estão a lutar contra o vírus do Nilo, que provoca febres altíssimas. E mais recentemente, o mosquito-tigre (Aedes Albopictus), vindo do sudeste Asiático e que transmite a chikungunya – febres altas e dores intensas nas articulações – foi detectado na Europa, com a Itália a registar 200 casos. Aproxima-se de Portugal vindo de Espanha, uma vez que já foi detectado em Barcelona.

Vírus do Nilo na Grécia
Foram registados, até agora, na Grécia 18 casos de pessoas com febre do Nilo. Segundo dados do Centro para Prevenção e Controle de Doenças Europeu, cinco destes casos foram diagnosticados no sul de Atenas. Na Grécia, o vírus do Nilo foi detectado pela primeira vez em 2010: 262 pessoas contraíram a doença e 35 morreram. Segundo Paulo Gouveia de Almeida, professor e investigador do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, esta é uma situação preocupante porque a doença não está a ser levada para a Grécia, mas a ser contraída lá, o que significa que os mosquitos autóctones têm a doença. As hipóteses de contágio para outros países aumentam, nomeadamente com o turismo.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Nenhum hospital com classificação máxima em neurologia e cardiologia

Sessenta e sete hospitais públicos e privados, em Portugal continental, com internamentos cumprem os parâmetros exigidos pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) em matéria de excelência clínica, mas nenhum tem classificação máxima nas áreas de neurologia e cardiologia.

Este é um dos dados que consta do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), hoje tornado público pela ERS, que anualmente e desde 2010 faz uma avaliação da qualidade global dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde com internamentos.

Segundo o SINAS, 67 hospitais cumprem todos os critérios que a ERS considera essenciais para a prestação de cuidados de saúde com qualidade, através da análise de indicadores de estrutura e de cultura organizacional.

Fonte Destak

Portugal: Consulta para bebés irritáveis e pais angustiados atende 30 famílias por ano

Muitas horas de choro, noites sem dormir e preocupação constante são os "sintomas" mais reportados na Consulta dos Bebés Irritáveis da Unidade de Primeira Infância do Hospital D. Estefânia, onde são atendidas em média 30 crianças por ano.

"Um bebé irritável é aquele que os pais consideram irritável. É difícil de acalmar, frequentemente dorme mal e tem birras além do expectável. É um bebé com que os pais têm muita dificuldade em lidar", define Pedro Caldeira da Silva, responsável daquela Unidade.

A definição é ampla, porque nela cabem bebés muito diferentes, com reações distintas em relação ao seu meio ambiente e ao seu relacionamento familiar.

Fonte Destak

China: Cerca de 2.000 detidos em operação de combate a medicamentos falsificados

O Ministério de Segurança Pública chinês informou que foram detidas quase 2.000 pessoas numa operação nacional contra a falsificação de medicamentos, incluindo fármacos para o tratamento do cancro.

De acordo com um comunicado publicado na noite de domingo, na página de internet do ministério, foram apreendidos medicamentos falsos e logótipos de marcas falsificadas avaliados em cerca de 180 milhões de dólares (145,2 milhões de euros).

Os medicamentos falsos eram vendidos para tratar a hipertensão, diabetes, doenças de pele e outras "doenças complicadas", incluindo cancro.

Fonte Destak Portugal

Saiba mais sobre: O ciclo da dengue

Unidade Experimental de Saúde – SP abre vagas - Últimos dias de inscrição!

Foram divulgados através do Diário Oficial do Estado de São Paulo os dois editais de processo seletivo (nº 05 e 04/2012) da Unidade Experimental de Saúde, ambos objetivando a contratação de dois profissionais. As oportunidades são para Assistente Social (edital nº 05/2012) e Psicólogo (04/2012).

Os interessados poderão se inscrever no período que compreenderá 01 a 08 de agosto de 2012 diretamente na Sede da Unidade situada à Rua Juvenal Gomes Coimbra, nº 10, Catumbi, Estado de São Paulo.

Os concurseiros serão submetidos a entrevista no dia 10 de agosto as 10h na própria Unidade de Saúde e a análise curricular, ambas de caráter classificatório.

Concurso Hospital Geral de Taipas - SP

No Estado de São Paulo, o Hospital Geral de Taipas está promovendo concursos públicos (editais nº 13/2012 e 14/2012) para provimento de 41 vagas voltadas a profissionais de saúde. As oportunidades são para Técnico de Enfermagem e Enfermeiro que deverão atuar no respectivo Hospital Geral de Taipas.

Remuneração
A remuneração inicial para Técnico de Enfermagem será de R$ 961,44 em jornada de 30 horas semanais e demais benefícios de acordo com a unidade e Legislação Vigente, acrescido de prêmio de incentivo no valor de até R$ 306,00.

Para Enfermeiro a remuneração será de R$ 1.369,00 além de prêmio de incentivo de até R$ 1.000,00 bem como aos demais benefícios previstos na Legislação vigente da Unidade.

Inscrições
Para se inscrever, os interessados deverão preencher o formulário através do endereço eletrônico www.saude.sp.gov.br. Após o preenchimento o mesmo deverá ser apresentado junto com cópia e original do RG e CPF no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, localizado à Avenida Elisio Teixeira Leite, nº. 6999, Parada de Taipas, São Paulo. A entrega da ficha preenchida e documentos ocorrerão no período de 07 a 10 de agosto de 2012.

A taxa de inscrição será de R$ 40,57 para o cargo de Técnico de Enfermagem e de R$ 60,85 para o cargo de Enfermeiro.

Provas
A forma de avaliação será por meio de prova de conhecimentos específicos a ser realizada na provável data de 16 de agosto de 2012. Este concurso terá validade de dois anos, mas poderá ser prorrogado por igual período e uma única vez!

Prefeitura de Cônego Marinho (MG) abre processo seletivo - Últimos dias de inscrição!

No município de Cônego Marinho, Estado de Minas Gerais, a Prefeitura publicou extrato do edital nº. 1/2012 de processo seletivo. A seleção, sob coordenação técnico-administrativa da Cotec /Unimontes visa preencher 119 vagas, sendo 113 de ampla concorrência e 6 reservadas para portadores de deficiência em todos os níveis de escolaridade. O salário oferecido é de até R$ 2.950,00.

Cargos: Auxiliar Operacional, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Cozinheira, Monitor Auxiliar do PETI, Oficial de Serviços/Pedreiro, Orientador Social Auxiliar do PROJOVEM, Operador de Máquinas Pesadas, Vigia, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Motorista, Monitor de Turma do PETI, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Farmácia, Assistente Administrativo, Monitor de Brinquedoteca, Monitor de Capoeira, Orientador Social do PROJOVEM, Orientador Social do Programa Feliz Idade, Recenseador do Programa Bolsa Família, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Informática, Técnico em Laboratório, Assistente Social, Dentista, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico Clínico Geral, Nutricionista e Psicólogo.

As inscrições serão realizadas no período compreendido entre 9h de 30 de julho às 18h de 10 de agosto de 2012, no site www.cotec.unimontes.br.

As provas de múltipla escolha estão previstas para serem realizadas no dia 26 de agosto de 2012, em Cônego Marinho-MG, em locais e horários a serem divulgados a partir do dia 20 de agosto de 2012, informar-se, pela internet, no site www.cotec.unimontes.br, em que local irão fazer as provas.

O gabarito oficial será divulgado até 24 horas após o encerramento da prova e o resultado final será divulgado, provavelmente, no dia 4 de setembro de 2012, através do site www.cotec.unimontes.br.

O prazo de validade do processo seletivo será de 1 ano, a contar da data de homologação do resultado, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Sabinópolis – MG

Através da Ágora Consultoria, foi lançado o edital nº 001/2012 que abre concurso público na prefeitura do município de Sabinópolis, Estado das Minas Gerais. Estão sendo oferecidas 64 vagas mais formação de cadastro de reserva para candidatos de todos os níveis de escolaridade.

Cargos disponíveis
Ajudante Geral, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Mecânico de Manutenção, Auxiliar de Secretaria, Auxiliar de Serviços Gerais, Bibliotecário, Bombeiro Hidráulico, Calceteiro, Carpinteiro, Cirurgião Dentista PSF, Coveiro, Eletricista, Encarregado de Obras, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Lanterneiro, Mecânico de Manutenção, Médico PSF, Monitor de Creche, Motorista, Operador de Máquinas, Padeiro, Pedreiro, Professor de Educação Básica - Educação Infantil e séries Iniciais da Educação Fundamental, Soldador, Supervisor Pedagógico, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Técnico em Laboratório, Telefonista, Tratorista e Vigia.

A remuneração inicial oscila entre as cifras de R$ 653,10 a R$ 9.402,26 para jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

Inscrição
Para realizar a inscrição presencialmente basta comparecer no Salão Paroquial da Igreja Matriz do respectivo município, situado à Praça Monsenhor Amantino, Centro, Sabinópolis - MG munido de cópias e originais dos documentos de identificação pessoal. As inscrições online poderão ser realizadas através do endereço eletrônico: www.agoraconsultoria.srv.br. O período para se inscrever será de 01 a 19 de outubro de 2012.

O valor da taxa de inscrição oscilará de R$ 30,00 a R$ 150,00. A divulgação da lista de candidatos inscritos será informada no dia 06 de novembro de 2012.

Provas
As Provas Objetivas serão realizadas no dia 18 de novembro de 2012 em locais e horários que serão divulgados no dia 12 de novembro de 2012.

A divulgação dos Gabaritos Oficiais das Provas Objetivas será através da Prefeitura Municipal de Sabinópolis em seu mural e no site www.agoraconsultoria.srv.br no mesmo dia após a realização das provas.

O prazo de validade do Concurso Público é de dois anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez a critério da Administração Pública.

Edital / Publicações

Concurso Fundação Hospitalar de Saúde – SE

Foi lançado o edital de Concurso Público nº 1 - FHS/SE que objetiva contratação de 587 profissionais de níveis médio e superior para comporem o quadro de servidores da Fundação Hospitalar de Saúde, Estado de Sergipe. Deste total, 26 vagas são reservadas aos candidatos portadores de deficiência.

A seleção envolve 65 áreas de atuação, a maioria para profissionais com especialidades em Medicina e em outras áreas da Saúde. Os candidatos de nível superior devem possuir formação na área de atuação da vaga pretendida. O órgão também exige certificado de cursos técnicos das áreas de atuação dos empregos de nível médio e para o emprego de Motociclista Socorrista também é necessário possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria “A”.

Cargos
As vagas destinam-se aos seguintes cargos:
Contabilidade (Orçamento, Finanças e Custos), Analista em Patologia Clínica, Assistente Social, Enfermeiro (enfermagem de urgência, Enfermagem Hospitalar e Enfermagem Obstetrícia), Farmacêutico, Físico Médico, Fisioterapeuta, Médico (Anestesiologia, Cardiologia, Cardiopediatria, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Emergência - SAMU, Gastroenterologia, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Medicina do Trabalho, Medicina Intensiva Adulta, Medicina Intensiva Neonatal, Medicina Intensiva Pediátrica, Nefrologia, Neurocirurgia, Neuroclínica, Neuropediatria, Nutrologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pediatria Neonatal, Pneumologia Pediátrica, Pronto Socorro e Unidades de Internamento Adulto, Psiquiatria, Radiologia, Radioterapia, Regulador - SAMU, Ultrassonografia, Urologia), Nutricionista, Assistente Administrativo I , Assistente de Enfermagem II, Assistente de Farmácia, Instrumentador Cirúrgico, Motociclista Socorrista, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Laboratório, Técnico em Radiologia.

Remunerações
As remunerações de nível superior variam entre R$ 964,62, acrescidos de remuneração variável de até R$ 467,00, e R$ 3.337,79, que também podem ser acrescidos de remuneração variável de até R$ 3.000,00. Já as remunerações de nível médio variam entre R$ 554,00, que podem ser somados à remuneração variável de até R$ 150,00, e R$ 1.635,00, com variável de até R$ 550,00.

Inscrições
As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 09 de agosto a 03 de setembro de 2012 no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/fhs_se_12. O valor da taxa de inscrição será de R$ 50,00 para nível médio e de R$ 70,00 para nível superior.

Provas
As provas objetivas para os empregos de nível superior terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data provável de 11 de novembro de 2012, no turno da manhã. As provas objetivas para os empregos de nível médio terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data provável de 11 de novembro de 2012, no turno da tarde.

Os locais e o horário de realização das provas objetivas estarão disponíveis para consulta na Internet, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/fhs_se_12, a partir da data provável de 1º de novembro de 2012.

O prazo de validade do concurso esgotar-se-á após dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, devendo a nomeação obedecer à ordem de classificação.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Senador Cortes - MG

Foi divulgado edital para realização do concurso público da Prefeitura de Senador Cortes, Estado de Minas Gerais. O concurso será realizado através da empresa ECAP - Consultoria Ltda e a oferta é de 114 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade com salários variados entre R$ 545,00 a R$ 4.466,72.

A carga horária dos efetivados poderá ser de 08 a 40h semanais, lembrando que cinco por cento do número de vagas de cada cargo ofertado, desprezadas as frações, ficam reservados às pessoas portadoras de deficiência.

Cargos
Agente Comunitário de saúde, atendente de consultório odontológico, auxiliar de enfermagem, técnico em enfermagem, enfermeiro, médico, odontólogo, agente de combate a epidemiologia, farmacêutico/bioquímico, fonoaudiólogo, auxiliar de serviços escolares, secretário escolar, professor, pedreiro, auxiliar de pedreiro, motorista, operário, agente de limpeza, auxiliar de mecânico, auxiliar de serviços internos e externos, operador de máquina leve e pesada, sepultador, agente administrativo, assessor de informática, técnico em agropecuária, assistente social e advogado.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições presenciais no período de 01 de agosto a 01 de setembro de 2012, exceto aos sábados, domingos e feriados, das 13h00min às 16h00min, na sede da Prefeitura Municipal, na Avenida Antonio de Souza Rabelo, 179, Centro, Senador Cortes - MG ou através do site www.ecapconsultoria.com.br.

O cartão definitivo de inscrição será entregue ao candidato ou a seu procurador, a partir do dia 27 de setembro de 2012, das 13h00min às 16h00min, na sede da Prefeitura Municipal, situada na Avenida Antonio de Souza Rabelo, 179, Centro, Senador Cortes - MG ou através do site da ECAP.

Taxa de inscrição:
Nível fundamental: R$ 54,50, 55,98 e 59,62;
Nível médio: R$ 44,76, 54,50, 55,98, 59,62, 65,00 e 78,63;
Nível superior: R$ 44,76, 67,14, 71,62, 89,52, 98,47, 126,85, 148,96, 163,24, 173,85, 216,54, 243,00, 270,71 e 446,67.

Provas objetiva e de títulos
A prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada provavelmente no dia 28 de outubro de 2012, em local e horário que serão estipulados no cartão definitivo de inscrição, que o candidato retirará no site da organizadora.

Os gabaritos preliminares da prova objetiva de múltipla escolha serão divulgados a partir do dia 28 de outubro de 2012.

Os títulos acadêmicos deverão ser entregues após resultado das provas objetivas, no período de 05 a 06 de dezembro de 2012, somente pelos candidatos classificados, na sede da Prefeitura, na Avenida Antonio de Souza Rabelo, 179, Centro, Senador Cortes - MG, das 13 às 16 horas, ou pelos correios no endereço acima, com data de postagem até o dia 06 de dezembro de 2012.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Coronel Murta - MG

A Prefeitura de Coronel Murta, Estado de Minas Gerais, publicou edital nº. 02/2012 de concurso público visando preencher 98 vagas de nível fundamental, médio e superior. O vencimento é de até R$ 5.654,00, para jornada de trabalho de 24 e 40 horas semanais.

Será reservado o percentual de 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Cargos: Ajudante de Transporte Escolar, Bombeiro Hidráulico, Coveiro, Motociclista, Motorista, Operador de Máquina Pesada, Operador Trator Agrícola, Operário, Pedreiro, Vigia, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Secretaria, Fiscal do Meio Ambiente, Fiscal Sanitário, Técnico de Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Patologia Clínica, Técnico em Radiologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Orientador Educacional, Professor, Supervisor Pedagógico, Assistente Social, Biomédico, Bioquímico, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista e Psicólogo.

As inscrições serão realizadas no site www.jmsbhz.com.br/concurso, solicitada entre 00h do dia 01 até às 23h e 59min do dia 31 de outubro de 2012 ou de forma presencial, na Secretaria Municipal de Educação, situada a Praça Nossa Senhora Aparecida, s/n Coronel Murta - MG. A taxa de inscrição é de R$ 15,00 e 30,00 (nível fundamental), R$ 30,00 e 50,00 (nível médio) e R$ 30,00 e 100,00 (nível superior).

A prova objetiva está prevista para 02 de dezembro de 2012, em local e horário a serem divulgados no edital de convocação para a realização das provas, afixados nos locais das inscrições, no cartão de inscrição eletrônico e no site www.jmsbhz.com.br/concurso.

O gabarito provisório será divulgado em até 72 horas após a aplicação da prova objetiva.

O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura de Coronel Murta-MG.

Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos - SP abre vagas

O Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos, no Estado de São Paulo, lançou edital de processo seletivo para contratação por tempo determinado de 10 Técnicos de Enfermagem. O vencimento é de até R$ 961,44, acrescidas de outras gratificações e benefícios, como o prêmio incentivo de até R$ 306,00.

As inscrições serão realizadas nos dias 06 e 07 de agosto de 2012, das 10h às 16 horas, no Serviço de Recursos Humanos do respectivo Hospital, situado à rua Prudente de Morais, 257 – Vila Correa – Ferraz de Vasconcelos/SP.

O processo seletivo constará de prova de conhecimentos específicos. A convocação para essa avaliação será feita por edital publicado no Diário Oficial do Estado, com antecedência mínima de 05 dias úteis.

O processo seletivo será válido por 01 ano, a partir da data de publicação da classificação final, ou antes de findo este prazo, em razão de realização de concurso público.

Concurso Secretaria de Estado da Saúde - SP

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, publicou edital nº. 33/2012 de concurso público visando preencher vagas no Centro de Atenção Integral à Saúde, Cais-Santa Rita, Centro de Reabilitação de Casa Branca e Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto. São ofertadas 20 vagas de nível médio para o cargo de Técnico de Enfermagem.

O vencimento é de até R$ 961,44 e demais benefícios de acordo com a unidade e Legislação Vigente, acrescido de prêmio de incentivo no valor de até R$ 306,00, com carga horária de 30 horas semanais. Será reservada 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

As inscrições, no valor de R$ 40,57, serão recebidas no período de 20 a 22 de agosto de 2012, das 09:00 às 15:00 horas, no Centro de Atenção Integral à Saúde de Santa Rita no Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, situado na Av. Padre Pio Corso n° 1523, bairro Jardim, Santa Rita do Passa Quatro - SP ou para o Centro de Reabilitação de Casa Branca , na Rodovia 340 Km 238 – Zona Rural – Casa Branca e no Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto, na Av: Adelmo Perdizza, 495 – Jardim Califórnia – Ribeirão Preto.

O candidato poderá preencher a ficha de inscrição, via internet, por acesso ao site www.crh.saude.sp.gov.br/acesso-rapido/concurso/candidato/ficha-de-inscricao ou retirá-la na unidade detentora do certame.

A prova de conhecimentos específicos será realizada nas cidades de Santa Rita do Passa Quatro, Casa Branca e Ribeirão Preto com data prevista para o dia 23 de setembro de 2012, em local e horário a serem divulgados através do edital.

O concurso será válido por 02 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período a critério da Secretaria da Saúde.

Concurso Prefeitura de Santa Helena de Minas - MG

Sob a responsabilidade da empresa Ágora Consultoria Ltda, a Prefeitura de Santa Helena de Minas (Minas Gerais), lançou edital nº 01/2012 de concurso público para provimento de 40 vagas. As oportunidades serão distribuídas em cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior, com oferta salarial que varia entre R$ 622,00 e R$ 7.000,00, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.

As vagas são para os cargos de Advogado, Agente de Saúde Comunitário Zona Urbana, Agente de Saúde Comunitário Zona Rural, Assistente Social, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Limpeza Pública, Auxiliar de Registro e Pagamento de Pessoal, Auxiliar de Secretaria, Auxiliar de Serviços Divisão, Digitador, Encarregado de Obras, Encarregado Registro Escolar, Enfermeiro e demais cargos.

As inscrições deverão ser realizadas no período de 02 a 22 de outubro de 2012, pela internet, no site www.agoraconsultoria.srv.br, ou presencialmente, na Biblioteca Pública Municipal, situada na Rua Marechal Floriano Peixoto, 445, Centro de Santa Helena de Minas, exceto aos sábados, domingos e feriados, das 08 às 16 horas, não havendo atendimento fora do horário estabelecido.

A taxa de inscrição varia de R$ 50,00 a R$ 100,00, de acordo com o cargo escolhido.

As Provas Objetivas serão realizadas provavelmente no dia 11 de novembro de 2012. Os locais e horários serão divulgados na Prefeitura Municipal de Santa Helena de Minas e no site www.agoraconsultoria.srv.br. Para alguns cargos, as provas objetivas poderão ser antecipadas para o dia 10 de novembro de 2012 a critério da Prefeitura Municipal.

Os Gabaritos Oficiais das Provas Objetivas serão divulgados no dia 11 de novembro de 2012 e o Concurso Público tem validade de 2 anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Fraiburgo - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Fraiburgo, Estado de Santa Catarina, divulgou edital ACT - Nº. 0026 para realização de processo seletivo visando o preenchimento de várias vagas de nível fundamental no cargo de Agente Comunitário de Saúde. O salário é de até R$ 622,00, com carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas até o dia 22 de agosto de 2012, das 08:30 as 11:30 horas e das 14:00 às 17:00 horas, em dia de expediente (excetuados sábados, domingos, feriados e pontos facultativos), na Secretaria de Administração e Planejamento, Departamento de Gestão de Pessoal de Fraiburgo, localizada na Av. Rio das Antas, 185, Centro, CEP: 89.580-000.

A seleção será constituída de prova de títulos.

O processo seletivo será válido para o ano de 2012, podendo ser prorrogado.

Edital / Publicações

Hospital Geral de Guaianases (SP) lança edital de processo seletivo

O Hospital Geral de Guaianases, em Estado de São Paulo, lançou edital de nº. 085/2012 de processo seletivo destinado a preencher 10 vagas para o cargo de técnico de enfermagem (nível médio/técnico). A remuneração inicial referente à classe corresponde a R$ 961,44, mais prêmio de incentivo de até R$ 306,00.

Serão reservadas 5% das vagas para candidatos com deficiência.

As inscrições serão realizadas do dia 8 a 10 de agosto de 2012 das 9h às 15h, no Serviço de Recursos Humanos do respectivo Hospital, situada na Avenida Miguel Achiole da Fonseca, nº. 1092, Guaianases, São Paulo-SP.

O processo seletivo será constituído de prova de conhecimentos específicos.

A validade do processo seletivo será de 01 ano, a partir da data de publicação da classificação final, ou antes, de findo este prazo, em razão de homologação de concurso público.

PNUD abre vagas para o nível superior

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD vai contratar dois profissionais para atuação nos projetos de prevenção a DST/HIV/AIDS e para prestação de consultoria em arte de projetos gráficos e diagramação.

Para concorrer à vaga de Consultor em arte de projetos gráficos e diagramação, é preciso ter nível superior completo em qualquer área de formação, experiência mínima de 08 anos em desenho gráfico e diagramação, além de domínio das ferramentas gráficas digitais para o processo de criação e arte-final.

Já para a função de Consultor em programas e projetos de prevenção às DST/HIV/Aids, é preciso ter nível superior completo nas áreas de ciências humanas, sociais ou da saúde, experiência mínima de 5 anos em gestão de programas e/ou projetos de saúde pública ou em formulação, planejamento e avaliação de políticas de prevenção. Exige-se também experiência em programas e/ou projetos de prevenção voltados às DST/HIV/Aids e/ou Hepatites Virais.

Os interessados deverão enviar currículo para análise ao endereço eletrônico http://sistemas.aids.gov.br /currículo/login.asp até o dia 05 de agosto de 2012.

O edital especifica que o valor do contrato para as funções relacionadas é de R$ 25.000 e R$ 33.900 e o prazo para execução do contrato é diferente, a depender da função: poderá ser o período de 20 de agosto a 15 de outubro de 2012 ou 20 de agosto a 18 de dezembro de 2012.

Edital / Publicações

FASE (RS) publica edital de processo seletivo

Terá início a partir do dia 03 de agosto as inscrições para o processo seletivo n°02/2012 da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul. Serão selecionados 52 novos servidores mais cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade, com salário de até R$ 2.829,37 e carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais.

Serão reservadas 5% das vagas aos portadores de necessidades especiais.

Cargos

Administrador, Advogado, Analista de Sistemas, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecária, Contador, Dentista, Enfermeiro, Engenheiro, Farmacêutico, Médico, Nutricionista, Pedagogo, Psicólogo, Sociólogo, Técnico em Recreação, Assistente Administrativo, Auxiliar de Rouparia, Auxiliar de Serviços, Eletricista, Almoxarife, Motorista, Oficial de Manutenção, Técnico em Contabilidade, Programador, Técnico em Enfermagem e Técnico em Segurança do Trabalho.

Inscrição

As inscrições serão realizadas do dia 03 de agosto a 23 de setembro de 2012, através do endereço eletrônico www.fundacaolasalle.org.br/concursos.

A taxa de inscrição é de:

Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 80,00;
Nível superior: R$ 92,00.

Prova

A prova objetiva será aplicada, provavelmente, das 14h às 17h do dia 21 de outubro de 2012, em local e horário que serão divulgados a partir do dia 13 de outubro de 2012, no site www.fundacaolasalle.org.br/concursos.

O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 22 de outubro de 2012, no site www.fundacaolasalle.org.br/concursos.

Os títulos dos candidatos aprovados nos empregos de nível superior serão recebidos nos dias 19 a 23 de novembro de 2012.

Validade

O processo seletivo será válido por 2 anos, a contar da publicação do edital de encerramento com a homologação da classificação final dos candidatos aprovados em todos os empregos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da FASE.

Edital / Publicações

Concurso UFF 2012

Foi divulgado no Diário Oficial da União o edital nº 153/2012, que rege o Concurso Público da Universidade Federal Fluminense - UFF. O objetivo do certame é preencher 23 vagas para o Magistério Superior. A remuneração oscila entre os valores de R$ 2.619,03 a R$ 7.627,06 já incluso os benefícios.

Áreas de Atuação Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente, Departamento de Engenharia de Telecomunicações, Departamento de Engenharia Elétrica, Departamento de Engenharia de Produção, Departamento de Odontotécnica, Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Departamento de Epidemiologia e Bioestatística, Departamento de Geologia, Departamento de Ciência da Informação, Departamento de História, Departamento de Físico-Química, Departamento de Economia, Departamento de Análise, Departamento de Geometria, Departamento de Engenharia Civil, Departamento de Cirurgia Geral e Especializada, Departamento de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Elétrica, Departamento de Ciência da Informação, Departamento de Geografia de Campos, Departamento de Ciências Sociais de Campos, Departamento de Administração de Volta Redonda, Departamento de Engenharia Mecânica de Volta Redonda, Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia, Departamento de Ciências Básicas, Departamento de Direito.

Inscrições
Os interessados deverão efetuar as suas inscrições no período que compreenderá os dias 06 de agosto a 05 de setembro de 2012. Para se inscrever será necessário acessar a página http://sistemas.uff.br/cppd em seguida cadastrar-se no referido portal no sitema CPD/Copemag. Somente após ter efetuado esse processo é que o candidato poderá efetuar login e consequentemente preencher o requerimento de inscrição.

A taxa de inscrição oscila entre as cifras de R$ 72,00 a R$ 210,00 para jornadas de trabalho de 20 e 40 horas semanais.

Seleção
O candidato será notificado da data, hora e local em que será instalada a Banca Examinadora do certame com antecedência mínima de cinco dias. Uma vez instalada, a Banca Examinadora entregará aos candidatos inscritos cópias do cronograma de realização do concurso e a relação de 10 a 15 pontos elaborados com base na ementa da área de conhecimento, de onde deverão ser retirados e sorteados os pontos para o concurso: um para a prova escrita e o outro para a prova didática.

Validade do processo
O prazo de validade do concurso será de 12 meses, podendo ser prorrogado por uma única vez por mais 12 meses, com prazo inicial a partir da publicação do edital de homologação no Diário Oficial da União.