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segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Obesidade na terceira idade aumenta os riscos de Doença de Alzheimer

Excesso de gordura libera substâncias prejudiciais ao cérebro

Pessoas com mais de 50 anos que se encontram em um quadro de obesidade ou sobrepeso têm mais chances de desenvolver algum tipo de demência, como a Doença de Alzheimer, diz uma pesquisa feito pelo Karolinska Institutet, na Suécia.

Durante o estudo, que teve inicio há 30 anos, foram observados 8535 gêmeos, que hoje têm idade a partir de 65 anos. Os cientistas recolheram dados como altura, peso, estado de saúde, histórico médico e estilo de vida. Eles também fizeram testes cognitivos com cada um dos participantes no decorrer do estudo. Nesse tempo, aproximadamente 30% deles se tornou obeso ou foi diagnosticado com sobrepeso quando chegou à terceira idade. 

Após os testes neurológicos, 350 participantes, ou aproximadamente 4% dos gêmeos, foram diagnosticados com algum tipo de demência. Dentro desses casos, foram encontrados 232 casos de Alzheimer. No grupo de voluntários que foi diagnosticado com esse problema, 39% estavam com sobrepeso e 7% eram obesos.

Segundo os pesquisadores, existem indícios de que algumas complicações mais comuns em obesos, como diabetes e derrames, aumentam as chances de demência e, por isso, pessoas com excesso de peso estão mais propensas ao Alzheimer. Além disso, o excesso de gordura no corpo aumenta os níveis de substâncias inflamatórias no sangue, que podem afetar as funções cognitivas.

Somados aos fatores biológicos, pessoas obesas normalmente tem um estilo de vida que aumenta as chances de vários tipos de demência. Hábitos como sedentarismo, consumo excessivo de açúcares e gorduras e a baixa ingestão de legumes, vegetais e frutas, estão ligados tanto ao sobrepeso quando ao risco de Alzheimer.

Alzheimer
Além de apreciar os efeitos da música pelo prazer que ela traz, os pacientes de Alzheimer têm motivo extra para escolher uma boa seleção e deixá-la sempre por perto: um estudo da Universidade da Califórnia indica que a musicoterapia melhora a memória nas pessoas com o cérebro afetado pela doença degenerativa. Além disso, a pesquisa mostra que a música pode retardar o avanço da doença.

O mal de Alzheimer apresenta diferentes níveis e, quanto antes tiver início o tratamento, melhores as chances de impedir seu avanço, já que a prevenção não é possível. "O Mal de Alzheimer divide-se em três fases: inicial, intermediária e tardia, e tem progressão gradual. Na maioria dos casos, a fase inicial é a que mais apresenta variações de sintomas e a tardia está entre as mais difíceis para encontrar resultados positivos durante o tratamento", explica Antonio Cezar Ribeiro Galvão - Neurologista do Hospital Nove de Julho e Clínica Neurológica do HCFMUSP

Fonte Minha Vida

Saiba diferenciar os sintomas de Alzheimer e envelhecimento

Esquecimentos, mudança brusca de humor e falta de iniciativa pedem atenção

O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa que ataca o cérebro e provoca a perda das funções cognitivas, como memória, capacidade de orientação no tempo e/ou espaço e capacidade de planejamento. O problema se inicia com alterações na memória e avança progressivamente até a dependência total do paciente. De acordo com a entidade norte-americana Alzheimer s Association, mais de 5 milhões de pessoas têm Alzheimer em todo o mundo.A doença é muitas vezes negligenciada nas fases iniciais, pois é facilmente confundida com o processo normal de envelhecimento.

"O problema afeta, normalmente, idosos com mais de 65 anos. Nas primeiras fases, a maioria dos pacientes será capaz de realizar exercícios normalmente, mas enfrentam a dificuldade provocada pelos efeitos da depressão e perda de memória", explica a fisioterapeuta Luciane Galego Almeida, do Hospital Samaritano de São Paulo.

Apesar da doença não ter cura, alguns hábitos simples podem prevenir e retardar o avanço do problema. Segundo o neurologista do Samaritano, Dr. Getúlio Daré Rabello, existem algumas regras para combater o mal de Alzheimer. "A prevenção desse mal envolve, além dos cuidados gerais para manter uma boa saúde (controle de pressão arterial , açúcar no sangue, colesterol ), a pratica de esportes, atividades intelectuais, e cuidados redobrados para evitar traumas na cabeça", afirma o especialista. Os exercícios físicos ajudam a melhorar a qualidade de vida e atenuar os efeitos do Alzheimer. Além disso, a prática de atividades aumenta a circulação sanguínea, estimulando todas as funções do organismo.

Saiba como identificar a doença Com o avançar da idade, alterações na memória são comuns. Porém, os sintomas do Alzheimer vão além do simples esquecimento do dia-a-dia. Portadores da doença têm dificuldade para se comunicar, aprender e raciocinar. Problemas impactam o trabalho e atividades sociais e familiares. A Alzheimer Association desenvolveu um teste para ajudar a diferenciar sinais normais da idade com o mal de Alzheimer. Como a doença é difícil de diagnosticar, é fundamental que pessoas com mais de 60 anos procurem um médico para entender melhor os sintomas. O diagnóstico precoce é chave para uma melhor qualidade de vida e controle da doença.

1. Perda de memória
Esquecer informações aprendidas recentemente é um dos primeiros sintomas da doença. Não se assuste, esquecer nomes e compromissos ocasionalmente é normal. Fique atento caso a pessoa comece a esquecer as coisas com mais freqüência e fique incapaz de relembrar o assunto posteriormente.

2. Dificuldade para realizar atividades rotineiras
Portadores de Alzheimer têm dificuldade para planejar e completar tarefas do dia-a-dia, como preparar uma refeição, fazer uma ligação ou jogar um jogo. Porém, esquecer, ocasionalmente, o que você ia dizer ou o que você ia fazer é normal.

3. Esquecimentos

Pacientes com Alzheimer podem se esquecer de onde estão e de como chegaram até lá. Além disso, perder-se na própria vizinhança ou esquecer o caminho de casa são comuns lapsos comuns entre os portadores da doença. 

4. Poder de julgamento e raciocínio abaixo do normal
Vestir-se de forma inapropriada, com várias camadas de roupa em dias quentes ou pouca vestimenta em dias frios. Pacientes mostram pouca capacidade de julgamento, como doar alta soma de dinheiro sem motivo específico.

5. Problemas com pensamento abstrato
Dificuldade acima do comum para realizar raciocínios mentais, como esquecer para que servem os números ou como devem ser usados, é outro sinal do problema. Porém, achar difícil decifrar ou desenvolver uma fórmula matemática é normal.

6. Errar o lugar as coisas
Pessoas com Alzheimer podem errar o lugar de coisas usuais. Por exemplo, colocar o ferro de passar no freezer é um sintoma comum da doença. Entretanto, é normal colocar as chaves do carro ou carteira em lugar estranho de vez em quando.

7. Mudanças de humor e comportamento
Rápida alternância de humor e comportamento também é um sinal de doença. Pacientes mudam de humor muito rápido e sem motivos aparentes. Podem ir de um estado calmo ao depressivo e raivoso em pouco tempo.  

8. Transformações de personalidade
A personalidade de pessoas com Alzheimer pode mudar drasticamente. Podem se tornar confusos, desconfiados, medrosos ou dependentes de um membro da família. Entretanto, com o passar dos anos, é normal alguma mudança na personalidade. Fique atento se a transformação for mais severa que o usual.

9. Perda de iniciativa nas atividades
As pessoas com Alzheimer tornam-se muito passivos. Ficam, por exemplo, horas em frente a TV por horas, dormem mais que o normal e, normalmente, não têm disposição para realizar tarefas usuais.

10. Problemas com a linguagem
Esquecer palavras simples, substituir palavras comuns e usuais, dificultar a forma de falar ou escrever pode ser um sinal da doença. Por exemplo, um portador do problema não consegue encontrar a escova de dente e, ao invés de perguntar "onde está minha escova de dente?" , perguntaria "onde está o objeto de limpar a boca?" . 

Fonte Minha Vida

Dor no ciático não some apenas com remédio

Ele alivia a inflamação; mas é preciso corrigir a postura e cuidar do peso

As dores no ciático estão mais comuns do que resfriado. Difícil encontrar quem nunca tenha sofrido com as dores nas costas e nas pernas, sendo obrigado a ficar de repouso por dias. Estimativas mundiais indicam que 90% da população sofre ou vai sofrer com o problema em alguma fase da vida. "Excesso de peso e má postura são dois fatores que contribuem para o crescimento do número de pacientes com inflamação no nervo ciático", afirma o médico Wajih Abud Hares, diretor Técnico do Hospital San Paolo.

Na entrevista que você lê a seguir, o especialista ensina como lidar com as dores, fala das situações em que a cirurgia é a solução e comenta a eficácia dos tratamentos complementares, como RPG e acupuntura.

Como identificar a dor no ciático?
A dor pode ser sentida como um entorpecimento, uma pontada ou uma queimação. Às vezes, começa gradualmente, piora durante a noite, e é agravada pelos movimentos. A dor ciática também pode causar formigamento, parestesias (baixa sensibilidade) ou fraqueza nos músculos da perna afetada, antes de cursar com as fisgadas e a dor intensa.

Pessoas com idade mais avançada são mais sujeitas ao problema? Por quê?Sim , até por terem forçado a coluna ao longo dos anos. Com o passar do tempo, os discos intervertebrais perdem a capacidade de absorção de impacto, tornando-se mais facilmente alvo de lesões e causando distúrbios na mecânica da coluna vertebral; inclusive pela perda de água (elemento natural e primordial para a manutenção dos discos intervertrebrais). Afetam ainda a distribuição de peso na coluna, lesando estruturas como as articulações intervertebrais e os ligamentos. Estas como parte do processo de defesa contra a agressão, tendem a se hipertrofiarem (são os chamados bicos de papagaio). O aumento das articulações e dos ligamentos que fazem parte da formação do canal medular acaba por diminuir o diâmetro do canal, levando a compressão da medula espinal ou da raiz dos nervos, com a possível compressão da medula espinhal ou das raízes que originam os nervos.

Em quais situações a cirurgia é indicada?Há três indicações geralmente aceitas para uma intervenção cirúrgica:

- A indicação mais comum é a de pacientes sem alívio satisfatório da dor ciática através do tratamento com medicação. A cirurgia só é indicada a pacientes que sofrem com os sintomas há mais de um mês e que venham mantendo repouso absoluto na cama por, pelo menos, uma semana (sem melhora).

- Recorrência de episódios de dor lombar e ciática que impedem o paciente de levar uma vida normal.

- Pacientes com fraqueza significativa em algum músculo da perna ou do pé devem ser operados precocemente.

- "Síndrome da cauda eqüina" (perda parcial ou total da função urinária, intestinal e sexual devido à compressão da região lombar conhecida por cauda eqüina). Identificada pelo médico esta condição requer cirurgia de urgência para evitar seqüelas permanentes.

As técnicas cirúrgicas evoluíram muito, os riscos estão minimizados, mas eles ainda existem. Pode haver até a piora do quadro, por ocorrência de fibrose e outros distúrbios. Nos casos cirúrgicos, a recuperação ocorre em média de quatro a seis meses e envolve além da cirurgia a fisioterapia pós-operatória.

Qual a importância de tratamentos auxiliares, como RPG?
Não se indica o RPG na fase dolorosa, por causa da dificuldade em se mexer. Todo o tratamento auxiliar, incluindo o RPG, é coadjuvante e soma esforços para a melhora e adequação de vida do paciente com problemas de coluna.

Que outros tratamentos existem para aliviar o problema?
Na ordem teríamos inicialmente o uso dos analgésicos e antiinflamatórios, a acupuntura (que se mostrou bastante útil como tratamento) e a RPG. Do aspecto preventivo, o aprendizado do uso da coluna vertebral, a postura correta, o combate ao excesso de peso (obesidade), a prática de exercícios e evitar carregar peso demais também são indicados. Não se recomenda massagem na fase aguda e, sempre, é preciso muito cuidado em massagem e manipulação sobre a região das vértebras sem orientação médica e acompanhamento.

Em quanto tempo o tratamento dá resultados, normalmente?
O tratamento, em média, leva de 7 a 14 dias para apresentar resultados. Alguns pacientes, no entanto, demoram até três meses. E há casos com melhora após um ano e meio. Hoje uma pequena parcela é indicada a cirurgia, sendo a tendência mundial de cada vez operar-se menos e tratar mais.

Algum exercício é proibido para pacientes com inflamação no nervo?
Os exercícios com carga e de esforços, antes do fortalecimento da musculatura paravertebral, estão proibidos. No lugar deles, deve prevalecer o treino de baixo impacto e a hidroginástica.

O sobrepeso pode causar ou agravar inflamação no ciático? Por quê?Sim, porque submete os discos intervertebrais ao esforço, além de haver a sobrecarga dos ligamentos e da musculatura paravertebral.

Quais exames são necessários para o diagnóstico correto?
O exame físico e a observação de sinais clínicos já seriam suficientes, no entanto para o melhor entendimento e condução dos casos, a Radiologia, a Tomografia Computadorizada e a Ressonância Magnética podem ajudar.

Por que, geralmente, a dor acontece só de um lado da perna?A dor unilateral é mais freqüente porque os "pinçamentos" tendem a acontecer de um lado da coluna, por desvio ou escorregamento do disco.

Qual a relação entre a hérnia de disco e a inflamação no ciático?Uma boa parte dos casos de dor ciática está relacionada com a hérnia discal, porém não é a única causa, temos os casos de artrite da coluna, as fraturas, os traumas e outros processo infecciossos.

No caso das mulheres, os saltos devem ser evitados? E como deve ser o colchão da cama?Os saltos altos, assim como a ausência de salto, prejudicam a coluna porque modificam a curvatura natural dela. Os saltos devem ter de 2,5cm a 3cm para oferecer conforto. O colchão deve ser firme, não duro, e preencher os espaços das curvaturas naturais da coluna, cuidado com a altura do travesseiro e evite dormir de bruços (posição que força a região lombar).

A dor chega a ser incapacitante?
Na fase aguda a dor é incapacitante, impedindo a locomoção. Em algumas vezes, os movimentos da perna são travados e a flexão da coluna é impedida, o que determina o repouso absoluto.

Fonte Minha Vida

Acabe com a prisão de ventre só com a dieta

Conheça os alimentos que são imbatíveis na luta contra o incômodo

Quem sofre com a tão conhecida prisão de ventre sabe o tamanho do incômodo que ela representa. Mau humor, pele marcada e estômago inchado tornam os dias quase insuportáveis. Mas a nutricionista Karina Gallerani afirma que há solução para o problema. "Basta uma alimentação caprichada somada a uma boa dose de exercícios físicos para garantir que a prisão de ventre desapareça". A seguir, ela mostra o que não pode faltar na casa de quem deseja viver de forma mais tranqüila.

Alimentos Crus: Comer verduras e legumes crus rende, além de muitas vitaminas, fibras para o seu organismo. Mastigue bem cada bocado e, em no máximo dois dias, você já vai notar a diferença.

Frutas com bagaço: O bagaço das frutas ajuda na formação do bolo fecal. Chupe laranja e mexerica, por exemplo, sem descartá-lo. Fazendo isso uma vez por dia, o seu intestino passa a funcionar com regularidade.

Água: Ela ajuda na digestão dos alimentos e impede o ressecamento das fezes, um problema comum se você demora muito tempo para ir ao banheiro. A hidratação ainda traz melhoras para sua pele, que fica mais clara e com mais brilho.

Iogurtes: Existem as versões específicas para quem sofre com a prisão de ventre. O consumo contínuo desses iogurtes regula o trânsito intestinal e manda o inchaço e a irritação para bem longe de você.

Alimentos integrais: São várias as opções de alimentos integrais que ajudam a acabar com a prisão de ventre; Arroz, trigo, pão, milho, aveia e granola são alguns exemplos. Uma porção desses alimentos por dia já é suficiente.

Evite: Para acabar de vez com o mal estar proporcionado pela prisão de ventre, também é preciso evitar alguns alimentos que colaboram com o transito intestinal. Entre eles estão as frituras, os biscoitos (com exceção daqueles à base de fibras) e os alimentos açucarados, como balas e chocolates.

Fonte Minha Vida

Uma taça de vinho ajuda mulheres a envelhecer melhor

Consumo moderado ajuda ainda a diminuir incidência de colesterol

Álcool em excesso traz muitos prejuízos à saúde. Porém, um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, comprovou que até uma taça de vinho à noite ajuda a mulher a envelhecer melhor.

Os cientistas chegaram à conclusão que o consumo moderado de álcool está ligado a um menor risco de problemas cardíacos e outras doenças.

Ele também pode colaborar para reduzir a incidência do colesterol.

Os pesquisadores só não souberam especificar se o benefício do álcool moderado está relacionado a bebida em si ou ao que ele é capaz de proporcionar à vida das mulheres que o consomem.

Fonte R7

Treinamento do exército americano é a nova moda das academias

CrossFit concentra pedaladas, corrida, natação e remo

Em uma só aula é possível concentrar um treinamento de força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. Trata-se do CrossFit, nova mania que vem tomando conta das academias.

O programa concentra uma série de exercícios praticados pelo exército americano e também é praticado por Madonna.

Os praticantes do CrossFit são treinados para pedalar, correr, nadar ou até mesmo remar.

A intenção é preparar bem o corpo para ele enfrentar situações do dia a dia como carregar compras. Além de melhorar o condicionamento, o programa também ajuda a secar gordura, pois ao praticá-lo, há uma queima grande de calorias além de aumentar a massa muscular.

Fonte R7

Brasil está entre os países que mais consomem analgésicos

Quem consome três vezes por semana deve procurar um médico

O Brasil é um dos campeões mundiais no consumo de analgésicos. No ano passado, gastamos R$ 1,5 bilhão com esse tipo de medicamento.

O problema é o uso abusivo e frequente dos remédios contra a dor. Os especialistas alertam: se você consome analgésicos pelo menos três vezes por semana é hora de procurar ajuda.
Veja reportagem completa sobre o assunto.

Assista:
  Fonte R7

Alergia alimentar faz mulher envelhecer meio século em poucos meses no Vietnã

Vietnamita de 26 anos sofreu reação alérgica e ficou com aparência de uma idosa de 80 anos

Uma alergia alimentar derivada do consumo de crustáceos fez a vietnamita Nguyen Thi Phuong, de 26 anos, ter envelhecido 50 anos. Desde pequena, Phuong sabia que esse tipo de alimento provocava nela uma reação alérgica. Em 2007, na última vez que resolveu provar crustáceos e moluscos, a alergia e os efeitos na pele foram graves.

Os médicos ainda não tem um diagnóstico definitivo, mas acreditam que ela tenha sofrido uma rara disfunção no sistema de defesa do organismo, que a deixou com aparência de uma mulher de 80 anos.
Nela, a reação produziu uma coceira muito forte e um inchaço no rosto, gerando um processo inflamatório que deixou a pele ficou flácida, cheia de sulcos e depressões, antecipando em poucos meses o que o tempo levaria décadas para fazer.

Assista ao vídeo:


 Fonte R7

Propagandas antigas: Pomada Minâncora

normal

Prefeitura Municipal de Parnamirim - RN

A Prefeitura Municipal de Parnamirim, Rio Grande do Norte, realiza concurso para provimento de 277 vagas.

Inscrições:
De 19 de dezembro de 2011 a 5 de janeiro de 2012, pelo http://www.funcern.br/
 ou no IFRN, Campus de Parnamirim, Avenida Piloto Pereira Tim, BR-101, s/nº, Loteamento Taborda.

Valor:
De R$ 60,00 a R$ 80,00.

Cargos:
Médio - Agente em Controle de Zoonoses, Auxiliar de Nutrição, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório de Análise Clínica, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Radiologia e Agente de Trânsito.
Superior - Anestesiologista, Assistente Social, Biólogo, Bioquímico, Cardiologista, Cirurgião Pediátrico, Clínico Geral, Educador Físico, Enfermeiro, Estatístico, Farmacêutico, Fiscal de Vigilância (Biólogo, Bioquímica, Odontólogo, Enfermeiro, Farmacêutico, Farmacêutico Industrial, Nutricionista, Veterinário, Engenheiro Sanitarista e Sanitarista), Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Geneticista, Ginecologista, Neonatologista, Neuropediatra, Nutricionista, Obstetra, Odontólogo, Pedagogo, Pediatra, Psicólogo, Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional, Veterinário e Fiscal de Tributos.

Remuneração:
De R$ 545,00 a R$ 2.464,96.

Provas:
Provas: 5 de fevereiro de 2012.
Haverá análise de títulos para nível Superior.

Prefeitura Municipal de Macarani – BA

A Prefeitura Municipal de Macarani – BA realiza concurso para provimento de vagas.

Inscrições:
Até 8 de dezembro de 2011, pelo http://www.alphaconcursos.com.br/
.

Valor:
R$ 100,00.

Provas:
Provas objetivas: 8 de janeiro de 2012.
Haverá prova prática para Motorista, Merendeira ou Operador de Máquinas Pesadas e análises de títulos para Agente de Combate às Endemias.

Remuneração:
De R$ 545,00 a R$ 2.600,00.

Cargos:
Elementar - Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas, Auxiliar Operacional da Educação (Merendeira e Faxineira) e Porteiro.
Médio - Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Técnico em Enfermagem e Agente de Combate às Endemias.
Superior - Enfermeiro, Psicólogo, Farmacêutico, Odontólogo, Nutricionista, Administrador de Patrimônio, Bibliotecário, Engenheiro Civil, Analista Financeiro e Fisioterapeuta.

Prefeitura Municipal de Jeceaba - MG

A Prefeitura Municipal de Jeceaba, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 125 vagas.

Inscrições:
De 11 de janeiro a 9 de fevereiro de 2012, pelo http://www.jmpm.com.br/
 ou na Prefeitura Municipal de Jeceaba, Praça Dagmar de Souza Lobo, s/nº., Centro.

Valor:
De R$ 35,00 a R$ 90,00.

Cargos:
Nível Superior: Médico - PSF (2), Psicólogo - CRAS (1), Assistente Social (1), Enfermeiro (1), Engenheiro ambiental (1), Farmacêutico (1), Fonoaudiólogo (1), Médico Clínico Geral (2), Médico Ginecologista (1), Médico Pediatra (1), Médico Plantonista (1), Nutricionista (1), Odontólogo (2), Psicólogo (1), Veterinário (1);
Nível Médio: Instrutor de Atividades (1), Secretário Escolar (3), Técnico em Administração (1), Técnico em Contabilidade (1), Técnico em Enfermagem (3), Técnico em Informática (1), Técnico em Saúde Bucal (1), Técnico em Vigilância Sanitária (1);
Nível Fundamental: Auxiliar de Enfermagem - PSF (2), Auxiliar de Enfermagem - PSF (1), Auxiliar de Consultório Dentário - PSF (3), Agente Comunitário de Saúde (15), Agente de Combate às Endemias (1), Auxiliar de Administração - CRAS (1), Agente Ambiental (6), Auxiliar de Administração (1), Auxiliar de Assistência Social (1), Auxiliar de Consultório Dentário (1);
Nível Fundamental Incompleto: Carpinteiro (1), Coveiro (2), Gari (8), Guarda Patrimonial (4), Jardineiro (2), Mecânico de Autos (1), Motorista Carteira "D" (9), Operador de Máquinas Carteira "D" (2), Servente Contínuo (4), Servente de Obras e Serviços (30).

Seleção:
Provas objetivas: 4 de março de 2012.

Prefeitura Municipal de Guaramirim – SC

A Prefeitura Municipal de Guaramirim – SC realiza concurso para provimento de 39 vagas.

Inscrições:
Até 7 de dezembro, pelo www.sociesc.org.br/concursos
.

Valor:
De R$ 35,00 a R$ 120,00.

Provas:
Provas objetivas: 18 de dezembro de 2011.

Cargos:
Fundamental - Agente Comunitário de Saúde;
Médio - Técnico de Enfermagem PSF e Atendente de Consultório Dentário PSF;
Superior - Cirurgião Dentista PSF, Enfermeira PSF e Médico PSF.

Remuneração:
De R$ 765,75 a R$ 8.046,06.

Prefeitura Municipal de Colniza - MT

A Prefeitura Municipal de Colniza, Mato Grosso, realiza concurso para provimento de 359 vagas.

Inscrições:
Até 6 de dezembro, pelo http://www.acpi.com.br/
 ou na Secretaria Municipal Educação e Cultura (SEMEC), Avenida Tarumã, nº. 33.

Valor:
De R$ 35,00 a R$ 90,00.

Remuneração:
De R$ 586,50 a R$ 6.593,75.

Provas:
Provas objetivas: 8 de janeiro de 2012.

Cargos:
Superior - Advogado, Assistente social, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Civil, Psicólogo, Bacharel em Ciências Contábeis, Médico-Veterinário, Engenheiro Florestal, Tecnólogo em Administração, Odontólogo, Enfermeiro, Engenheiro Sanitarista, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Nutricionista, Controlador Interno, Médico Clínico Geral, Médico Clínico Geral, Médico-Cirurgião, Professor com formação em Pedagogia, Letras, Matemática, História, Geografia, Ciências, Letras (com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa) e Educação Física.
Médio - Agente de Inspeção, Fiscal de Consumo de Água, Topógrafo, Técnico Agrícola, Técnico em Agropecuária, Agente Administrativo, Agente administrativo, Instrutor Desportivo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Raio X, Técnico em Laboratório Bioquímico, Técnico em Higiene Bucal, Agente de Vigilância Sanitária e Agente de Vigilância Epidemiológica.
Fundamental - Mensageiro, Serviços Gerais, Pedreiro, Eletricista, Encanador, Jardineiro, Leiturista, Gari, Viveirista, Coveiro, Operador de Motoniveladora, Operador de Escavadeira Hidráulica, Motorista de Veiculo Pesado (Caminhão e Ônibus), Operador de Pá Carregadeira, Motorista de Veiculo Leve, Operador de Trator de Pneu, Operador de ETA/DAE, Mecânico e Borracheiro.

Prefeitura Municipal de Céu Azul - PR

A Prefeitura Municipal de Céu Azul, Paraná, realiza concurso para provimento de 162 vagas.

Inscrições:
Até 20 de dezembro, pelo http://www.fauel.org.br/
 e http://www.ceuazul.pr.gov.br/.

Valor:
R$ 30,00 a R$ 45,00.

Remuneração:
De R$ 545,00 a R$ 6.097,61.

Provas:
Haverá provas objetivas para todos e além de análise de títulos para Professor e prova prática para Carpinteiro, Eletricista, Encanador, Motorista, Mecânico, Operador de Máquinas, Pedreiro e Técnico em Informática.

Cargos:
Superior - Advogado, Analista Técnico de Atividade Cultura, Assistente Social, Auditor Ambiental, Bioquímico, Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Médico-Veterinário, Nutricionista, Professor de Educação Física, Psicólogo, Psicopedagogo, Técnico Administrativo, Técnico em Administração Escolar e Tesoureiro.
Médio - Agente de Endemias, Agente Comunitário, Auxiliar Administrativo, Auxiliar Básico Consultório Dentário, Professor, Projetista, Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Laboratório de Análises Clínicas, Técnico em Higiene Dental e Técnico Agrícola.
Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Carpinteiro, Cozinheiro, Eletricista, Encanador, Jardineiro, Lavador/Lubrificador, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas e Pedreiro.

Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa - BA

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa, Bahia, realiza seleção para provimento de 723 vagas.

Inscrições:
Até 9 de dezembro, pelo http://www.ibam-concursos.org.br/
 ou na Prefeitura Municipal, Praça Marechal Deodoro da Fonseca, s/nº, centro.

Valor:
De R$ 30,00 a R$ 100,00.

Remuneração:
R$ 545,00 a R$ 4.172,00.

Provas:
Provas objetivas: 22 de janeiro de 2012.
Haverá análise de títulos.
Haverá provas práticas para Motorista e Operador de Máquinas Pesadas.

Cargos:
Superior - Administrador, Advogado, Assistente Social, Biólogo, Bioquímico ou Biomédico, Cirurgião-Dentista, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Florestal, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (Anestesiologista, Cardiologista, Cirurgião Geral, Clínico Geral, Dermatologista, Ginecologista Obstetra, Ortopedista, Otorrinolaringologista, Pediatra e Psiquiatra), Médico-Veterinário, Nutricionista, Professor de Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Professor dos Anos Finais do Ensino Fundamental (Ciências, Educação Física, História, Geografia, Língua Inglesa e Matemática), Psicólogo, Psicopedagogo e Terapeuta Ocupacional.
Médio - Agente Administrativo, Agente de Bem-Estar Social, Fiscal de Tributos, Secretário Escolar, Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Imobilização Ortopédica e Técnico em Radiologia.
Fundamental - Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Operacional da Educação, Auxiliar Operacional da Saúde, Guarda Municipal, Operador de Máquinas Pesadas e Motorista.

Prefeitura Municipal de Arroio Trinta - SC

A Prefeitura Municipal de Arroio Trinta, Santa Catarina, realiza seleção para preenchimento temporário de 1 vaga para o Programa Saúde da Família.

Inscrições:
Até 9 de agosto de 2011, na rua XV de Novembro.

Cargo:
Agente Comunitário de Saúde.

Remuneração:
R$ 545,00.

Provas:
Provas objetivas: 12 de agosto de 2011.

Prefeitura Municipal de Alfredo Wagner - SC

A Prefeitura Municipal de Alfredo Wagner, Santa Catarina, realiza concurso para preenchimento de 11 vagas.

Inscrições:
Até 15 de dezembro, na Prefeitura Municipal, Rua Anitápolis, nº. 250, 2º Piso Banco do Brasil, centro.

Valor:
De R$ 30,00 a R$ 100,00.

Cargos:
Fundamental - Auxiliar de Manutenção e Conservação, Auxiliar de Serviços Gerais e Motorista.
Médio - Assistente Administrativo e Técnico em Agropecuária.
Superior - Assistente Social, Fiscal de Tributos, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Médico de Saúde da Família e Cirurgião Dentista.

Provas:
Provas objetivas: 15 de janeiro de 2012, na Escola de Educação Básica Silva Jardim, Rua Anitápolis, nº. 175, centro.
Haverá prova prática para Motorista.

Remuneração:
De R$ 580,48 a R$ 9.665,77.

Hospital Maternidade Interlagos (II)

O Hospital Maternidade Interlagos realiza concurso para provimento de vagas.

Inscrições:
Até 9 de dezembro de 2011, no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, Avenida Interlagos, nº. 7001, Cidade Dutra, São Paulo-SP ou pelo http://www.crh.saude.sp.gov.br/
.

Valor:
R$ 38,39.

Cargo:
Auxiliar Técnico de Saúde (Auxiliar de Farmácia)

Provas:
Provas objetivas: 22 de janeiro de 2012.

Câmara Municipal de Angra dos Reis - RJ

A Câmara Municipal de Angra dos Reis, Rio de Janeiro, realiza concurso para preenchimento de 119 vagas.

Inscrições:
De 25 de novembro a 15 de dezembro, pelo http://www.institutomais.org.br/
.

Valor:
R$ 16,00 ou R$ 18,00.

Cargos:
Auxiliar Legislativo, Fotógrafo, Operador de Áudio, Operador de Vídeo, Técnico de Administração, Técnico de Contabilidade, Técnico de Informática, Técnico de Recursos Humanos, Analista de Sistemas, Analista de Suporte, Arquivista, Contador, Parlamentar, Redator, Procurador, Biólogo e
Assistente Social.

Remuneração:
De R$ 804,80 a R$ 2.369,78.

Provas:
Prova objetiva:22 de janeiro de 2012.

Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural - Ascar/RS

A Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar), Rio Grande do Sul, realiza concurso para preenchimento de vagas.

Inscrições:
Até 15 de dezembro, pelo http://www.obietivas.com.br/
 ou na Rua Casemiro de Abreu, nº. 347, bairro Rio Branco, Porto Alegre.

Valor:
De R$ 35 a R$ 65.

Remuneração:
De R$ 1.135,09 a R$ 2.831,58.

Provas:
Provas objetivas: 15 de janeiro de 2012.

Cargos:
Fundamental - Motorista.
Médio - ERNM Agropecuária, Assistente Administrativo, Assistente Técnico Administrativo, ERNM Classificadora, ERNM Social, Técnico em Enfermagem do Trabalho, Técnico em Informática e Técnico em Segurança do Trabalho.
Superior - Analista de Sistemas, Biblioteconomia, Desenvolvimento Agroindustrial, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Jornalista, Médico do Trabalho, Relações Públicas, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Agrícola, Médico-Veterinário, ERNS (Administração, Biologia, Ciências Contábeis, Ciências Jurídicas e Sociais, Ciências Sociais ou Sociologia, Economia, Farmácia, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Turismo), Tecnólogo em Administração Rural, Tecnólogo em Agricultura Familiar e Sustentabilidade, Tecnólogo em Alimentos, Tecnólogo em Desenvolvimento Rural, Tecnólogo em Gestão Agroindustrial, Tecnólogo em Gestão Ambiental, Tecnólogo em Agroindústria, Tecnólogo em Agroindústria, Tecnólogo em Fruticultura, Tecnólogo em Horticultura e Tecnólogo em Recursos Pesqueiros.

Governador - SP sanciona lei que prevê aumento para servidores da saúde

O governador Geraldo Alckmin sancionou na última sexta-feira, 2, projetos de lei que prevêem aumento entre 6% e 40% para os servidores da saúde e 7% para servidores da área administrativa regidos pela LC 1.080/2008.

A primeira parte do pagamento, retroativo a 1º de julho, será feita, por meio de folha suplementar, em 20 de dezembro. A segunda parcela será depositada em 26 de janeiro. As duas leis serão publicadas no Diário Oficial de sábado, 03 de dezembro.  Por ano, o Estado irá investir mais R$ 530 milhões em pagamentos de salários aos servidores.

Mais de 80 mil servidores da Secretaria da Saúde serão beneficiados com o aumento. Além do reajuste, o projeto de lei inclui a maior reestruturação de carreiras na área de saúde já promovido nos últimos 20 anos no Estado. Os servidores com carreiras regidas pela Lei Complementar 674/92 passam a ter cargos mais abrangentes (confira aqui), o que dará maior flexibilidade à alocação e contratação dos profissionais e permitirá uma gestão mais moderna e eficiente aos serviços de saúde.

Algumas denominações de cargo mudam a partir de agora. Servidores com cargos hoje denominados Ajudante de Laboratório e Fiscal Sanitário, por exemplo, passarão a ser chamados de Auxiliar de Saúde. Mas as denominações antigas serão mantidas nos holerites, atendendo a uma reivindicação da categoria.

Os reajustes irão incidir sobre o salário-base e as gratificações, que caem na conta dos servidores no quinto dia útil de cada mês. Além desses valores, a Secretaria da Saúde concede a seus servidores, todos os dias 25, o Prêmio de Incentivo, uma espécie de bonificação por mérito que é paga segundo avaliação de critérios como eficiência, interesse, cooperação e assiduidade.

Servidores 1080

Mais de 120 mil servidores, entre ativos e inativos, se enquadram na LC 1.080/2008 e serão beneficiados com o aumento. A lei sancionada também amplia a abrangência do prêmio por desempenho individual, objetivando o aprimoramento dos serviços prestados em todos os órgãos da administração pública. Serão mais de 24 mil servidores beneficiados nas áreas da educação, segurança pública e penitenciária, entre outras, que atualmente não recebem benefícios dessa natureza. Eles terão direito a 50% do prêmio em 2011 e a 100% em 2012, mediante avaliação da chefia e autoavaliação.

Fonte: Secretaria de Saúde

Concurso Prefeitura de Catiguá - SP

A Prefeitura de Catiguá, Estado de São Paulo, através da empresa Alpha Consultoria, lançou 02 editais de concurso público e processo seletivo destinados aos provimentos de vagas. Serão reservadas 5% das vagas a serem disponibilizadas para os respectivos cargos aos portadores de deficiência.

Serão ofertadas 22 vagas mais cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade com salários de até R$ 6.411,60, por jornadas de trabalho de 20 a 40h semanais.

Cargos

- Nível Superior: Médico Clínico Geral (2), Médico Generalista PSF/ESF (1), Médico Pediatra (1), Nutricionista (1), PEB I - Apoio (CR), PEB I - Educação Básica (CR), PEB II - Arte (CR), PEB II - Ciência (CR), PEB II - Educação Especial (1), PEB II - EducaçãoFísica (CR), PEB II - Geografia (CR), PEB II - História (CR), PEB II - Inglês (CR), PEB II - Matemática (CR), PEB II - Português (CR);
- Nível Médio: Atendente de Consultório Dentário - CEO (2), Auxiliar Administrativo CEO (1), Auxiliar de Contabilidade e Orçamento (1), Auxiliar de Enfermagem PSF/ESF (CR), Auxiliar de Saúde Bucal (CR), Escriturário PSF (CR), Monitor de Transporte Escolar (3), Recepcionista (1);
- Nível Fundamental: Agente Comunitário PSF/ESF (CR), Agente de Vigilância Sanitária (3), Executor de Serviços Gerais - CEO (1), Motorista (2);
- Nível Fundamental Incompleto: Vigia (2).

Inscrições
As inscrições serão realizadas até o dia 22 de dezembro de 2011, na Avenida José Zancaner, nº. 473 (prédio localizado em frente ao Fundo Social do Município), nesta cidade de Catiguá-SP, nos horários das 9h às 11h e das 13h às 16h.

Taxas
As taxas de inscrição variam de R$ 25,00 a R$ 60,00, devendo ser efetuada até a data do vencimento.

Provas
O certame será realizado através de uma única fase, de caráter eliminatório, consistente em testes de múltipla escolha versando sobre o conteúdo do programa que será fornecido no ato da inscrição, exceto para o cargo de Motorista, cujos candidatos serão submetidos à prova prática de direção.

As provas serão realizadas em dia e local a ser divulgado oportunamente por Edital publicado por afixação em local de costume da Prefeitura Municipal, em jornal de circulação no Município, no site http://www.catigua.sp.gov.br/ e no site da empresa coordenadora do certame http://www.alphaste.com.br/, no prazo de até 10 dias úteis do encerramento das inscrições.
Gabaritos
Os gabaritos oficiais e a classificação dos candidatos serão publicados, no prazo de trinta dias após a realização das provas.
Validade
A validade do concurso será de 2 anos contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período e para o Processo Seletivo será para o Ano Letivo de 2012.

Concurso Prefeitura de Candói (PR) 2011

A Prefeitura de Candói, Estado do Paraná, publicou edital (nº. 001/2011) para realização de concurso público. O concurso de Candói está oferecendo 95 vagas de nível fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 3.426,79 e carga horária entre 20 e 40 horas semanais.
Às pessoas com deficiência, é assegurado o direito de inscrição no presente concurso, para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores, num percentual de 2% das vagas para cada cargo, do total das vagas oferecidas.

Cargos

Administrador, Advogado, Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente da Dengue, Arquiteto, Artífice de Obras, Assistente Social, Atendente de Farmácia, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Limpeza e Vetores (Gari), Auxiliar de Serviços Gerais, Bombeiro Comunitário, Cirurgião Dentista, Contador, Cozinheiro(a), Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fiscal Fazendário, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gestor de Recursos Humanos, Guardião, Instrutor de Bandas, Instrutor de Dança, Instrutor de Informática, Instrutor de Música, Lubrificador, Mecânico, Médico, Veterinário, Monitor(a) Social, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquinas Rodoviárias, Padeiro, Professor, Projetista, Protético Dentário, Psicólogo, Secretário(a) Escolar, Servente de Limpeza, Soldador, Técnico Agrícola, Técnico Ambiental, Técnico em Agropecuária, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Telefonista e Topógrafo.

Inscrição

As inscrições serão realizadas somente via internet, a partir das 9h do dia 05 até às 23h59min, do dia 21 de dezembro de 2011, pelo site http://www.objetivas.com.br/
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As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 70,00.

Prova

A prova escrita, para todos os cargos será aplicada na data  provável de 29 de janeiro de 2012, no Município de Candói/PR, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições, pelos sites http://www.objetivas.com.br/ e http://www.candoi.pr.gov.br/ ou ainda no Painel de Publicações da Prefeitura Municipal.

A prova prática e de aptidão física poderão ser aplicadas na mesma data da prova escrita ou em data a ser informada por edital.

Validade

O concurso terá validade de até 02 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 02 anos, a critério do município de Candói/PR.

Finalmente teremos avanços na promoção e prevenção em saúde no Brasil ?

Por Alberto Ogata

Recentemente, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou, no Rio de Janeiro, um Seminário para Construção de Modelos Assistenciais. Houve um grande interesse pelo tema, com inscrição de operadoras de saúde, profissionais da área e empresas de várias partes do país. O cenário aponta para uma convergência de esforços no campo da promoção e da prevençãoem saúde. Aepidemia de doenças crônicas não transmissíveis motivou a Conferência Geral da Nações Unidas em 2011 e aponta para a necessidade de ações efetivas, em sinergia e buscando boas práticas e as melhores evidências científicas.

Neste evento, a ANS lançou, dentre outras publicações, o Manual Técnico para Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Na Saúde Suplementar (disponível para download no portal da ANS – WWW.ans.gov.br) e uma útil cartilha mostrando o passo-a-passo para a modelagem dos programas. Durante as oficinas, pude constatar que as operadoras de saúde têm seu principal foco nas questões de regulamentação. Trata-se de uma postura previsível, mas surge o grande desafio de se capacitar efetivamente os profissionais destas organizações para que consigam gerenciar os programas com metodologia adequada e eficaz. Neste campo ainda há um longo caminho a percorrer.

De acordo com o editor da revista American Journal Health Promotion, Michael O’Donnell, as empresas ainda realizam ações principalmente de sensibilização e educação, como palestras, distribuição de material informativo, feiras de saúde e sites na internet que tem um impacto de apenas 5% na mudança de comportamento em direção a estilos de vida saudáveis.

Neste contexto, a gestão é, em grande parte, realizada de maneira fragmentada principalmente no que se refere aos programas de promoção de saúde, prevenção de acidentes e a saúde assistencial. Frequentemente as decisões ocorrem em silos diferentes nas organizações, sem indicadores mais amplos que permitam, por exemplo, conhecer os custos totais em saúde.

No entanto, acredito que o cenário é bastante promissor para todos os segmentos do setor de prevenção e promoção da saúde que estão sendo demandados para buscar objetivos comuns e há indícios de ações positivas das lideranças que oferecem governança para suportar este avanço. Neste campo, lançamos um livro pela editora Campus Elsevier – Profissionais Saudáveis, Empresas Produtivas, com Markus Nahas, Lamartine da Costa, Carlos Henrique Fonseca e Antonio Bramante mostrando pesquisas e experiências positivas na promoção da saúde do trabalhador brasileiro.

Fonte SaudeWeb

A RN 277/2011 da ANS, a “dona” da acreditação das operadoras

Por Eduardo Blay

A ANS editou em 04/11/2011 a Resolução Normativa – NR nº 277, sobre a qual temos alguns comentários a fazer:

Na Exposição de Motivos da Consulta Pública 36/2010 a ANS informa que “O padrão estabelecido na Resolução segue os moldes daquele adotado pelo NCQA – National Committee for Quality Assurance, onde foram feitas as devidas adaptações para o modelo assistencial brasileiro.”

Analisando detalhadamente os manuais do NCQA, verificamos já há alguns anos e comentamos em audiência na ANS, que uma boa parte das normas do NCQA não têm aplicabilidade ao mercado de saúde suplementar brasileiro, devido às diferenças de legislação, tipos de planos de saúde, sistemas de atendimento, diferenças culturais e de sistema jurídico, entre outras.

Este fato pode explicar algumas das características dos padrões da RN 277.

A RN 277 fala em “Acreditação”. Tecnicamente, a “Certificação” é conceituada como um procedimento através do qual uma agência independente que tenha credibilidade e autoridade legal e moral, atesta formalmente que uma organização está em conformidade com requisitos e padrões especificados. Na linguagem coloquial, o conceito de “certificar” é o de “atestar, dar por certo”.

Já “Acreditação”, no conceito técnico e regulatório brasileiro, é um procedimento pelo qual uma autoridade nacional dá reconhecimento formal de que uma entidade é competente para conceder a certificação. No Brasil, o INMETRO é um órgão acreditador. Na linguagem coloquial, o conceito de “acreditar” é mais associado à “crença, convicção ou fé” (ex: crença religiosa).

Percebe-se que, tanto na linguagem técnica como na coloquial, o conceito de “Certificação” de Operadoras é o que se aplica adequadamente à RN 277, e não o de “Acreditação”.

No âmbito da RN 277, o correto seria dizer que as “Entidades Certificadoras” das Operadoras terão que ser “Acreditadas” pelo INMETRO e homologadas pela ANS. Aliás a própria ANS gera uma nomenclatura confusa no entendimento da sua norma, ao estabelecer no seu Art. 2º:

II – “certificado de acreditação”: documento emitido pela Coordenação … do INMETRO, reconhecendo formalmente que um organismo de certificação atende a requisitos previamente definidos e demonstra possuir competência para executar o Programa de Acreditação de OPS, em conformidade com todos os requisitos estabelecidos pela CGCRE do INMETRO e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS;

V – “certidão de acreditação”: documento com prazo de validade, emitido por uma entidade acreditadora, após a aplicação do Programa de Acreditação em uma OPS, que estabelece em três níveis o padrão de qualidade encontrado, desde que alcançada uma pontuação final mínima.

Percebe-se que não se trata de uma mera questão de semântica, mas também e principalmente de clareza e objetividade, pois é muito mais difícil entender a diferença entre “certificado de acreditação” e “certidão de acreditação” do que entre “acreditação” e “certificação”.

Outro aspecto a ser considerado é que os padrões de certificação devem conceitualmente ter algumas características: encadeamento lógico dentro da cada capítulo (“dimensão” na nomenclatura da RN 277), clareza, concisão e possibilidade de serem avaliados objetivamente.

Analisando a Dimensão 1 – “PROGRAMA DE MELHORIA DA QUALIDADE – PMQ” verificamos que o primeiro Item – 1.1 trata do “grupo responsável pelo Programa de Melhoria da Qualidade (PMQ) da OPS”, enquanto que o último – 1.11 trata do “sistema de gestão da qualidade da OPS”.

Conceitualmente na gestão da qualidade, o Programa de Melhoria da Qualidade (PMQ) é um dos elementos ou objetivos de um Sistema da Qualidade, de modo que o nome da Dimensão deveria ser “Sistema de Gestão da Qualidade” e ela não deveria ser nomeada com um elemento deste sistema.

Além disto, o Sistema da Qualidade deve ser de responsabilidade da alta administração, que nomeia um colaborador como responsável por este sistema (denominado na norma ISO 9001 como RD – Representante da Direção).

Seria bem mais apropriado que a norma da ANS exigisse o mesmo que a ISO 9001, ou seja, um colaborador a que seja atribuída a autoridade e responsabilidade pela gestão do Sistema da Qualidade e não um “grupo responsável pelo PMQ” , inclusive porque a responsabilidade é algo que deve ser atribuída de modo personalizado e não a grupos.

Na prática da gestão da qualidade o que existe em termos de “grupo responsável pelo PMQ” são os “Comitês da Qualidade”. Ex: Comitê Executivo, Comitê Operacional e Comitês de auto avaliação da qualidade. A norma ISO 9001 sequer cita estes grupos, pelo fato de serem considerados uma boa prática mas não uma obrigação.

Poderíamos apontar fatos análogos nas demais Dimensões da RN 277, o que não faremos por falta de espaço.

Outro fato que chama atenção é que, conforme comentamos acima, a certificação é algo que deve ficar a cargo de uma “agência independente”, isenta, que define os padrões de avaliação para a certificação, tal como ocorre na ISO, ONA, CBA-Joint Commission, etc.

A ANS, como órgão oficial regulatório não pode ser conceituada como isenta, pois tem por obrigação legal assumir um papel específico no setor, ou seja, a ANS tem uma perspectiva própria de análise e atuação legalmente estabelecida.

Assim sendo, não deveria a ANS determinar os Itens da avaliação. Caberia à ANS, no máximo, determinar quais as Dimensões que deveriam ser contempladas no sistema de credenciamento e dar outras diretrizes de ordem geral. Deveria conceitualmente caber às “Entidades Acreditadoras”, estas sim isentas, a definição dos Itens, que poderiam ser diferentes para cada entidade, a exemplo do que ocorre na área hospitalar, onde cada entidade, como a ONA e CBA, tem os seus próprios padrões.

Por fim, o Art. 25 estabelece que:

“A Resolução Normativa – RN nº 124, de 30 de março de 2006, passa a vigorar acrescida do seguinte artigo:

“Art. 74-D. Veicular material publicitário ou propaganda, por qualquer meio, com menção a processo de acreditação, certidão de acreditação ou documento similar, que tenha sido executado ou emitido, respectivamente, por organismo de certificação que não tenha obtido previamente a homologação da DIOPE.

Sanção – advertência

multa de R$ 80.000,00.”`

Existem várias Operadoras que atualmente possuem o certificado de qualidade ISO 9001. A certificação da ISO 9001 é uma “certidão de acreditação ou documento similar“. Desta forma, a partir de vigência da RN 277, de acordo com a interpretação que for dada pela ANS, estas Operadoras ao veicular, por qualquer meio, que possuem este certificado de validade mundial poderão ser advertidos e multados pela agência regulatória brasileira!

Além disso, a ANS não tem, s.m.j., a prerrogativa legal de impedir que surjam quantas certificadoras de qualidade de Operadoras desejarem operar no país, como empresas regularmente constituídas. A ANS pode apenas e somente não homologar estas certificadoras, mas nunca impedir que operem no mercado, nem que as Operadoras veiculem que possuem estes certificados.

Fonte SaudeWeb

Laboratório Hermes Pardini se associa a Gávea para crescer no exterior, diz jornal

O laboratório Hermes Pardini, sediado em Minas Gerais, anunciou uma associação com a Gávea Investimento, empresa gestora de recursos.

Com o acordo, a empresa de saúde espera alcançar o montante necessário para fortalecer a sua presença na capital do estado, além de expandir os seus serviços pela América do Sul. As informações são do jornal Valor Econômico

De acordo com a notícia, especula-se no mercado que negociação dará a Gávea 30% do laboratório e o aporte de R$ 300 milhões. As empresas não divulgaram os valores da operação. O faturamento anual do Hermes Pardini é da ordem de R$ 400 milhões, já a dívida da empresa está estimada em R$ 150 milhões.

O acordo ainda prevê a manutenção do controle do Hermes Pardini com a família. Já a gestora de recursos terá que indicar dois nomes para ocuparem o lugar no conselho e participará dos comitês internos da companhia.

Segundo o diretor-presidente do Hermes Pardini, Roberto Santoro, a empresa tem intenção de ampliar a atuação no segmento de exames de imagem e abrir novas unidades em Belo Horizonte e em mais dois países da América Latina. E ressalta que a política de não concorrer com clientes está mantida. Por isso, está descartada a possibilidade da abertura de laboratórios no Rio de Janeiro e São Paulo, que já são dominadas pelo Grupo Fleury e a Dasa.

Fonte SaudeWeb

Hospital Universitário implanta módulo de gestão do MEC

Sistema adotado pelo MEC em todos os hospitais universitários do país e que tem o objetivo de revolucionar o programa de armazenamento de dados destas instituições

O Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) acaba de implantar mais um módulo do AGHU (Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários), sistema adotado pelo MEC em todos os hospitais universitários do país e que promete revolucionar o sistema de armazenamento de dados destas instituições. Na semana passada, uma equipe do Hospital de Clínicas de Porto Alegre esteve em Dourados para a implantação do novo sistema no ambulatório, setor responsável pelas consultas de especialidades.

De acordo com Helcio de Brito Lima, coordenador do ambulatório do HU/UFGD, a implantação do AGHU no setor irá promover melhor controle dos pacientes atendidos e maior organização das consultas agendadas pela rede, além de garantir melhorias para médicos e pacientes na realização das consultas. Ele diz que para o médico o novo sistema é mais ágil, porque todas as informações do paciente ficarão disponíveis no programa. Já para o paciente, haverá redução no tempo de espera pelo atendimento no dia da consulta, destaca, ao citar que o sistema informatizado representa a eliminação do serviço manual. Segundo ele, o novo sistema já está disponível para os médicos desde a semana passada.

O ambulatório é o terceiro setor do HU/UFGD a receber o novo modelo de gestão informatizado. O AGHU também já foi implantado no setor administrativo e SAME (Serviço de Arquivo Médico), o que já reflete positivamente na gestão dos leitos. A previsão é que módulos do AGHU também sejam implantados na gestão de sinais vitais, exames e faturamento.

Para implantação do novo sistema, estiveram em Dourados seis servidores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, sendo eles: Denis Fangluz, consultor de projetos do AGHU; Anderson Capra, médico; Giovani Souza e Angela Gomes Pinheiro, da coordenação administrativa de ambulatório; Fred Fink, coordenador de tecnologia da informação e Filipe Hoffmeifder, do setor de desenvolvimento de projetos. Do HU/UFGD, além do coordenador do ambulatório, Helcio de Brito Lima, participaram e colaboraram também os servidores Roseli Azambuja, Marcos Lourenção e Deise Pinheiro Vieira.

AGHU
O desenvolvimento do AGHU (Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários) é um projeto do Ministério da Educação que objetiva padronizar práticas assistenciais e administrativas em todos os 46 hospitais universitários de sua rede. A utilização do AGHU vai proporcionar que os hospitais aprimorem seus processos de atendimento, estendendo aos pacientes de todo o país inúmeras facilidades, como o prontuário eletrônico e todos os benefícios a ele relacionados. Além disso, com o AGHU o MEC passará a dispor de indicadores padronizados entre todos os integrantes da rede, o que facilitará a implantação de melhorias e a divulgação transparente de dados para o público.

Para desenvolver este trabalho, o MEC utiliza como base o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), levando em conta o sucesso de seu modelo de gestão e a disponibilidade do sistema de Aplicativos para Gestão Hospitalar desenvolvido pela instituição. No HU da UFGD, o processo de implantação do AGHU começou há um ano.

O diretor-geral do HU/UFGD, Wedson Desidério Fernandes, destaca que o AGHU é um modelo para modernização do HU, que terá como principal conseqüência a agilidade de todos os processos do hospital, além de grande economia com impressões. “Este processo ainda está no início, mas certamente é uma boa referência para o HU/UFGD pelo fato de sermos pioneiros na implantação deste modelo. Ficamos lisonjeados”, afirma, ao destacar que o novo modelo de gestão inclui mais de 50 módulos, que estão sendo desenvolvidos há quase 30 anos.

Fonte SaudeWeb

BA: Aprovada verba de R$ 38 milhões para reforma do HGE

Maior hospital de traumas do estado da Bahia ganhará uma nova torre, comportando bloco cirúrgico, centro de queimados, unidades de terapia intensiva e outras especialidades

Está prevista para 2012 a liberação de parte dos recursos para a ampliação do Hospital Geral Do Estado (HGE). A verba para a execução da obra, aprovada na última semana por uma emenda, é de R$ 38 milhões. O maior hospital de traumas do estado da Bahia ganhará uma nova torre, comportando bloco cirúrgico, centro de queimados, unidades de terapia intensiva e outras especialidades. Estão programadas, também, recuperação e ampliação de outros espaços do HGE, como a emergência e o estacionamento.

A Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom) informou que a estimativa é de que mais da metade desse valor seja disponibilizada através de emenda parlamentar federal. Segundo o secretário de saúde da Bahia, Jorge Solla, os deputados aprovaram a emenda da bancada por unanimidade, permitindo, no mínimo, R$ 20 milhões para a obra. “Isso refletirá na melhoria do atendimento porque vamos estar praticamente dobrando a capacidade cirúrgica da unidade e criando novos leitos para a população”, prevê.

Mensalmente, o HGE realiza até 70 mil exames laboratoriais, duas mil radiografias e nove mil raios X. O hospital também serve mais de três mil refeições por mês, para pacientes e acompanhantes, e lava 60 toneladas de roupas. Segundo o diretor-geral, André Andrade, só em 2010, foram realizadas 2,5 mil cirurgias, apenas de mão, além de outras especialidades. A nova estrutura do HGE será implantada em uma área de aproximadamente dez mil metros quadrados, onde antes funcionava a Escola de Formação Técnica, ao lado do hospital.

Fonte SaudeWeb

Saúde de profissionais será monitorada por comitê

Até então, a saúde dos profissionais do SUS era amparada por legislação genérica de saúde do trabalhador

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou, nesta quinta-feira (1º), portaria que estabelece as diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS). Até então, a saúde dos profissionais do SUS era amparada por legislação genérica de saúde do trabalhador. A nova política cria medidas de acordo com as especificidades do sistema público de saúde. “Boas condições de trabalho impactam diretamente na saúde do trabalhador e, consequentemente, no atendimento à população. Nosso objetivo, em última instância, um serviço de qualidade ao usuário do SUS”, afirma o ministro.

As diretrizes da política foram traçadas pelo Comitê Nacional de Saúde do Trabalhador, criado especificamente para este fim, e composto por 22 membros –11 representantes dos trabalhadores, e 11 representantes dos gestores (Conass, Conasems, Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério do Trabalho, Ministério do Planejamento e Ministério da Saúde). O comitê ainda vai construiro plano de ação que definirá critérios, parâmetros, indicadores e metodologia específicos para fiscalizar o cumprimento das diretrizes.

Dentre as diretrizes para a promoção da qualidade de vida e redução dos riscos a quem trabalha nos hospitais públicos e nas unidades básicas de saúde (UBS), está a criação de um comitê que vai fiscalizar as condições de trabalho dos profissionais. Serão verificados, por exemplo, o uso deequipamentos de proteção individualea manutenção dos equipamentos.

Também serão monitoradas e notificadas as principais doenças que atingem os trabalhadores do SUS. A portaria estabelece a notificação compulsória de agravos à saúde do trabalhador pela rede de serviços públicos e privados. E o desenvolvimento de um sistema de informação para acompanhamento da saúde do trabalhador do SUS.

Além disso, está entre as diretrizes reforçar,junto a todos os entes federativos, a implementação do plano de carreira, cargos e salários, estabelecido em 2006. Estão entre os objetivos da política garantir a desprecarização de vínculos trabalhistas, a humanização do trabalho em saúde e a democratização das relações de trabalho.

Fonte SaudeWeb

Fleury investe R$135 mi em reformas e novas unidades

Companhia quer dobrar sua musculatura até o final de 2012 com a abertura de novas unidades e reformas das já existentes; investimentos serão distribuídos entre todas as bandeiras

Ao longo deste ano, Omar Hauache, presidente do Grupo Fleury, ocupou muitas de suas horas de trabalho definindo os detalhes do plano de expansão da companhia, uma das principais apostas da empresa atualmente.

O projeto consumiu, apenas em 2011, R$ 135 milhões em inaugurações e reformas de unidades de atendimento das bandeiras a+, Fleury, Campana e Weinmann.

Ao que tudo indica, no próximo ano o grupo deverá, no mínimo, repetir o volume aportado nesse processo de ganho de musculatura.

“O projeto está em andamento desde o ano passado, mas ganhou velocidade em 2011″, disse Hauache em entrevista ao Brasil Econômico.

“É cedo para garantir o volume que será aportado em 2012, mas a expansão continuará e a cifra aplicada neste ano pode ser considerada como um indicador para o próximo”, diz.

Como resultado do trabalho já feito, a companhia chegará ao fim do mês de dezembro com uma rede de aproximadamente 193 unidades espalhadas pelo país. Há um ano, eram 140. Entre as novas unidades, se destacou a bandeira a+, com seis inaugurações no Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.

Mas um indicador mais importante que o número de laboratórios, diz Hauache, é a soma das extensões das unidades. No total, o grupo chega ao fim deste ano com 70 mil metros quadrados de laboratórios em funcionamento ante os 54,5 mil metros quadrados vistos há um ano.

A companhia quer chegar ao fim de 2012 com 110 mil metros quadrados de extensão, o dobro do tamanho de dezembro do ano passado.

Embora pareça apenas numeralha, o aumento das áreas de atendimento revela um passo importante da estratégia do grupo.

“A metragem é mais importante do que a quantidade de unidades porque mede melhor o espaço físico que estamos ganhando”, diz o executivo

“Em Alphaville, por exemplo, já havia um Fleury. Mas a nova unidade, que vai ser inaugurada na segunda quinzena de dezembro, será seis vezes maior que a anterior”.

Assim, essa unidade, que será a segunda maior do grupo no país, ampliará a oferta de serviços, entre eles, na área de exames de imagens.

Hauache diz que hoje apenas 37% da receita é proveniente de exames de imagens. Os outros 63% vem de exames de análises clínicas.

“O objetivo é tornar essa proporção equilibrada 50% a 50%”, afirma. Com a aquisição da Labs D’Or, no ano passado, a mudança no mix começou a acontecer, visto que a rede adquirida tem atuação forte em imagens.

Além do crescimento orgânico, o grupo também considera crescer por meio de aquisições. Capitais onde há um milhão de vidas cobertas por planos de saúde são o alvo da companhia.

“Belo Horizonte é um exemplo de mercado onde ainda não atuamos. Estamos estudando novos mercados”, diz

Fonte SaudeWeb

Sociedade Paranaense de Cardiologia empossa novo diretor

O cardiologista intervencionista, Álvaro Vieira Moura, diretor do Centro de Tratamento em Hemodinâmica e Intervencionismo (CETHI) do Hospital Nossa Senhora das Graças, é o novo presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia

O cardiologista intervencionista, Álvaro Vieira Moura, diretor do Centro de Tratamento em Hemodinâmica e Intervencionismo (CETHI) do Hospital Nossa Senhora das Graças, é o novo presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia.

A solenidade de posse será realizada no dia 3 de dezembro, no Hotel Crowne Plaza. Tomam posse também os diretores: João Vicente Vítola, Olimpio Ribeiro José França, Gerson Luiz Bredt Junior, Lidia Ana Zytynski Moura, Osni Moreira Filho, Abdol Hakin Assef, Otavio José Korman,Wiliam Nazima (Londrina) e André Ribeiro Langowski.

Fonte SaudeWeb

Anvisa apreendeu 18 milhões de comprimidos piratas em 2010

O número de comprimidos falsificados e contrabandeados apreendidos no Brasil saltou de 322 mil, em 2007, para 18 milhões, em 2010. Os "campeões" de apreensões são medicamentos para disfunção erétil, anabolizantes e os para obesidade.


É o que mostra levantamento divulgado nesta sexta-feira pelo Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), do Ministério da Justiça. O estudo aponta ainda que os estados com maior quantidade de apreensões de comprimidos foram a Bahia e o Distrito Federal.

No ano passado, operações coordenadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) apreenderam 67.755 comprimidos falsificados, 13.541 comprimidos contrabandeados, 71,5 toneladas de medicamentos sem registro e 72,5 toneladas de medicamentos vencidos ou impróprios.

Os produtos falsificados, mostra o relatório, não são encontrados apenas no mercado informal, mas também em farmácias, drogarias e lojas.

Fonte Folhaonline

Magnata Carlos Slim doará US$ 8 mi para combate à Aids

Doação de US$ 8 milhões do magnata mexicano Carlos Slim será feita ao longo dos próximos quatro anos para pesquisas com HIV
O empresário mexicano Carlos Slim, considerado o homem mais rico do mundo pela revista "Forbes", prometeu doar US$ 8 milhões nos próximos quatro anos ao RED (Fundo Global de Combate à Aids). O comunicado, na quinta-feira, veio da companhia telefônica AMX (América Móvil).

A AMX, propriedade do magnata, e a Fundação Carlos Slim anunciaram sua adesão ao Fundo Mundial, que agrupa numerosas organizações no mundo para promover ações contra a Aids.

A nota informa que, junto às suas subsidiárias Claro, Telcel e Comcel, o grupo buscará mobilizar seus 300 milhões de clientes a se somarem à campanha.

Como parte desta aliança com a RED, a AMX se comprometeu a fornecer US$ 1 milhão por ano até 2015 --além de "outros US$ 4 milhões à causa" por parte da Fundação-- para ajudar a financiar as campanhas de comercialização e conscientização destinadas a erradicar a transmissão do vírus HIV de mãe para filho.

Slim anunciou sua aliança com o Fundo Global no evento "The Beginning of the End of Aids", que contou com a participação do presidente americano, Barack Obama, dos ex-presidentes George W. Bush e Bill Clinton, e dos cantores Bono Vox e Alicia Keys.

Vocalista da banda U2 e um dos principais promotores desta iniciativa, Bono disse que Slim "tem a participação de milhões de pessoas em suas diversas redes" e, assim, "chegaremos à meta tendo comunicação com todos eles".

Fonte Folhaonline