Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Exame de sangue pós-cirurgia pode prever risco de infarto

Taxa de mortalidade de infartos relacionados a operações chega a 14%

Um estudo publicado no Journal of the American Association pode mudar a maneira como a evolução clínica de pacientes recém-operados é conduzida. Após o acompanhamento de 15 mil pacientes de diferentes países, inclusive do Brasil, pesquisadores descobriram que um exame de sangue simples pode apontar quais indivíduos precisam de cuidados especiais com o coração.

Segundo o diretor do projeto, cirurgias de impacto, como ortopédicas e urológicas, são um verdadeiro teste de esforço, já que há aumento dos níveis de adrenalina e maior tendência de o sangue coagular. Ele aponta que o infarto que ocorre nas primeiras horas após a cirurgia é mais grave do que os que acontecem em outras situações. A taxa de mortalidade decorrente de infartos não relacionados a operações é de 8%, enquanto a taxa relacionada a intervenções cirúrgicas chega a 14%.

A explicação é o fato de o paciente estar sedado ou tomando analgésicos, o que pode mascarar os sinais típicos do infarto, como dor no peito. Entretanto, se os pacientes forem submetidos ao exame, os médicos conseguem identificar uma enzima, chamada troponina-T, liberada na corrente sanguínea em caso de infarto ou outro problema cardíaco. O teste é já é usado para diagnóstico, mas não para acompanhamento do paciente.

Os pesquisadores chegaram à conclusão de que 25% dos pacientes considerados de baixo risco, com boa evolução pós-operatória, apresentavam altos níveis de troponina-T. Isso mostra que os médicos não estariam preparados para eventuais complicações. O estudo aponta ainda que apenas a avaliação do histórico familiar do operado nem sempre é um bom indicador dos riscos a que o paciente está exposto e que a adoção da prática poderia salvar milhares de vidas.

Adote essas medidas para proteger a saúde do coração

O Ministério da Saúde estima que 31,5% dos óbitos no Brasil são provocados por doenças cardiovasculares, tornando-se a primeira causa de morte entre a população brasileira. A doença mata por ano, 7.6 milhões de pessoas no mundo todo, devido às suas complicações como AVC, infarto, entre outras. A seguir, confira maneiras de proteger esse órgão vital.

Combata o estresse
O colesterol alto, que causa a hipertensão e obstrui as artérias do coração, é um dos efeitos do excesso de estresse. Cada vez que você fica ansioso, a quantidade de radicais livres que passam a circular no seu organismo aumenta. Com a ansiedade, a presença dos radicais livres no organismo aumenta, podendo gerar o agravamento de problemas cardíacos.

Prefira os óleos vegetais
Na luta para abaixar os níveis de colesterol, em vez de apenas restringir o consumo dos tradicionais vilões do coração (como as gorduras saturadas), você pode recorrer à ajuda de alguns mocinhos. O óleo de canola e o azeite de oliva são bons exemplos de alimentos que você deve incluir na dieta. Já os óleos vegetais ricos em gorduras poli-insaturadas, como o de soja, girassol e milho, aumentam os níveis de HDL, considerado como bom colesterol.

Maneire nas carnes
Principalmente a carne vermelha apresenta uma quantidade maior de colesterol. Ainda mais se conter capas generosas de gordura. O fato de as carnes vermelhas oferecerem mais colesterol, no entanto, não faz com que os outros tipos de carnes possam ser consumidos à vontade. Uma dica: 100 gramas de contrafilé grelhado com gordura contêm 144 mg de colesterol. Sem a gordura, a quantidade diminui para 102 mg.

Até o açúcar?
Isso mesmo. Um estudo publicado no Journal of American Medical Association sugere que, assim como uma dieta rica em gordura pode aumentar os níveis de triglicerídeos e colesterol, a ingestão de açúcar também pode afetar as taxas de lipídios. Os pesquisadores descobriram que pessoas que consumiam mais açúcar tinham maior propensão de ter uma doença cardiovascular.

Fonte Minha Vida

Nas mulheres, medicamento contra o fumo é mais eficaz se aliado ao controle de peso

Terapia comportamental mostrou-se fundamental para o sucesso do tratamento

A preocupação em ganhar peso é um dos principais motivos que impedem as pessoas de largarem o vício do cigarro. Mas, nas mulheres, essa questão parece ser ainda mais acentuada.

Tanto é que um estudo recente da Universidade de Pittsburgh Medical Center, nos Estados Unidos, sugere que o medicamento antitabagista Zyban é mais eficaz em mulheres, quando usado em conjunto com sessões de terapia que objetivavam ensiná-las a controlar o peso.

Durante um período de seis meses, os pesquisadores avaliaram 349 mulheres, que foram divididas em quatro grupos:

1. Mulheres que faziam uso do medicamento Zyban e tinham aconselhamento de controle de peso

2. Mulheres que faziam uso do Zyban e recebiam a assistência padrão

3. Mulheres que faziam uso de placebo e recebiam aconselhamento de controle de peso

4. Mulheres que faziam uso de placebo e recebiam assistência padrão

Os resultados do estudo, publicado na revista Archives of Internal Medicine mostrou que, de uma forma geral, 31,8% das mulheres se abstiveram de fumar depois de três meses, 21,8% após seis meses e 16,3% após um ano. Entre o grupo que recebeu o Zyban e mais o aconselhamento de peso, mais de 40% das mulheres se abstiveram de fumar por um longo tempo, em comparação a 18,4% das mulheres que tomaram placebo e receberam o aconselhamento.

Em seis meses, 34% das mulheres do grupo 1, se mantiveram completamente livre do vício, enquanto no grupo 3, essa taxa foi de apenas 11,5%. E, no período de um ano, 23% das pacientes que se trataram com Zydan permaneceram livres do fumo, em comparação a 8,1% das pacientes que fizeram uso de placebo.

Através desses dados, os cientistas concluíram que o tratamento mais próximo do ideal é o uso do medicamento específico para a cessão do fumo combinado com sessões de terapia comportamental focada no controle de peso. Com o tratamento feito dessa forma, a recaída acontecia em média, após 266 dias, período muito mais longo do que o de pessoas submetidas a tratamentos comuns, que é, em média, 46 dias.

O programa de terapia comportamental voltado para o controle de peso mostrou-se fundamental para o sucesso do tratamento. Essa terapia era em grupo e feita em sessões de 90 minutos, durante um período de três meses.

O estudo foi feito com mulheres pelo fato de serem elas que mais freqüentaram todas as sessões, comparadas aos homens. O processo de fumar faz com que o corpo queime calorias mais rápido, por isso, quando a pessoa para, o metabolismo fica mais lento.

O ganho de peso é uma preocupação significativa para as mulheres que querem largar o vício e é frequentemente citado como a maior razão para não se largar o vício. Por isso, o tratamento torna-se mais eficiente de acordo com o controle de peso.

Fonte Minha Vida

Saiba quais são os sinais e sintomas que ajudam a identificar o hipotireoidismo

Doença bastante comum e potencialmente séria pode passar despercebida

O hipotireoidismo é o conjunto de sintomas e sinais clínicos resultantes da secreção insuficiente dos hormônios tireóideos para suprir as necessidades do organismo. Pode, também, ser decorrente da falha da ação dos hormônios produzidos pela glândula tireoide. A deficiência hormonal é potencialmente séria e, frequentemente, pode passar despercebida. Em contrapartida, é de fácil diagnóstico e tratamento.

Várias doenças podem provocar o hipotireoidismo, contudo, a Tireoidite Crônica Autoimune - também chamada de Tireoidite de Hashimoto - é a mais frequentemente responsável pelo seu aparecimento. Ela ocorre mais comumente em áreas geográficas onde a dieta é insuficiente em iodo, tais como o Brasil. Nesse tipo de tireoidite são produzidas reações imunes contra as próprias estruturas do corpo humano. Em outras palavras, o organismo passa a atacar e destruir suas próprias células. Neste caso, as da glândula tireoide.

Há algumas condições que podem predispor as pessoas a um maior risco de desenvolver hipotireodismo - tais como o histórico familiar de Tireoidite de Hashimoto na família-, quem foi submetido à radioterapia da região cervical ou à cirurgia do pescoço, quem têm outras doenças autoimunes (lúpus, vitiligo, artrite reumatoide etc.) e as mulheres no período pós-parto.

As manifestações clínicas do hipotireoidismo são muitas, incluem vários aparelhos e sistemas orgânicos e dependem da intensidade da carência de hormônios tireóideos. O diagnóstico é baseado nas manifestações clínicas e nos testes laboratoriais.

As principais manifestações clínicas do hipotireoidismo são:

•Aumento de peso
•Bradicardia (redução da frequência de batimentos cardíacos por minuto)
•Cabelos secos e frágeis
•Cãibra
•Cansaço
•Constipação intestinal
•Depressão
•Derrame pleural
•Diminuição da memória
•Dispneia (sensação de falta de ar)
•Alterações do ciclo e do fluxo menstrual
•Dor muscular
•Edema de face, especialmente das pálpebras
•Edema de mãos, pernas (que não deprime após a compressão) e pés
•Fraqueza
•Aumento do colesterol total e incremento do LDL colesterol
•Intolerância ao frio
•Mãos e pés frios
•Parestesias (formigamentos)
•Pele seca, delgada, pálida ou amarelada (excesso de caroteno - carotenose)

Fatores de risco e diagnóstico
É claro que esses sintomas e sinas são comumente encontrados em pessoas sem hipotireoidismo, uma vez que podem ser provocados por muitas razões. Dessa maneira, tais manifestações clínicas têm maior probabilidade de indicar hipotireoidismo quando estão combinadas e seu aparecimento é recente.

Diante de uma suspeita clínica, a dosagem sérica de tireotropina (o TSH, hormônio produzido pela hipófise que tem a função de estimular a fabricação dos hormônios tireóideos) e tetraiodotironina livre (T4 livre, um dos hormônios produzidos pela tireoide) é, na maioria das vezes, suficiente para estabelecer o diagnóstico do hipotireoidismo. As determinações das concentrações de anticorpos antitireoideos no sangue (anticorpos produzidos pelo sistema imune de um indivíduo contra substâncias de sua própria tireoide) são importantes para estabelecer a causa da doença, que é mais comumente associada à Tireoidite de Hashimoto.

Adultos com hipotireoidismo sintomático têm, frequentemente, os níveis sanguíneos de TSH acima de 10 mU/L, associadas às de T4 total ou livre abaixo dos valores de referência. Outros adultos apresentam hipotireoidismo menos intenso, com os níveis sanguíneos de TSH, habitualmente, entre 5 mU/L e 10 mU/L, mas as de T4 total e/ou livre encontram-se dentro dos valores de referência. Tal condição nomeia-se hipotireoidismo subclínico.

Acompanhamento
Uma vez estabelecido o diagnóstico de hipotireoidismo, é indicado o início da terapia de reposição com hormônio tireóideo (levotiroxina). A finalidade é normalizar as concentrações dos hormônios tireóideos e do TSH.

Vale lembrar que o acompanhamento constante dos pacientes com hipotireoidismo é muito importante. Eles devem ser avaliados sistematicamente e não, simplesmente, tomar a levotiroxina e esquecer completamente da tireoide. Isso porque as doses necessárias de levotiroxina podem variar periodicamente. Uma situação comum e, infelizmente, pior, é a descontinuação do tratamento por parte de alguns pacientes. Além de provocar sintomas e sinais de hipotireoidismo, isso também pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, por exemplo.

É particularmente preocupante quando as mulheres em idade fértil suspendem seu tratamento, pois, se engravidarem, a falta de hormônio tireóideo pode levar a sérios problemas de desenvolvimento do sistema nervoso do feto. Entretanto, todos esses inconvenientes podem ser facilmente prevenidos quando se faz um monitoramento adequado com um especialista.

Fonte Minha Vida

Conheça sete artimanhas para evitar e combater a sinusite

Especialistas recomendam fazer lavagem nasal e beber bastante água

Embora afete somente a região da face, a sinusite chega a ser um problema incapacitante para muitos. Por causar dores de cabeça, congestão nasal e sensação de pressão no rosto, ela atrapalha até mesmo as tarefas mais simples do dia a dia. "A sinusite nada mais é do que a inflamação dos seios nasais, cavidades que ficam dos dois lados do nariz", explica o otorrinolaringologista Marco Jorge dos Santos (otorrinolaringologista) - diretor da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).

Segundo o especialista, entre 15 e 20% da população mundial é vítima do problema, que pode ser decorrente de resfriado mal tratado, processos alérgicos e deformidades anatômicas do nariz, como desvio de septo. Nesse último caso, a cirurgia acaba sendo a única solução efetiva. Mas, se você não se encaixa nesse grupo, é possível ficar livre dessa inflamação adotando as medidas abaixo.


Mulher inalando vapor - Foto Getty Images1. Inale vapor
O ressecamento das mucosas nasais favorece o acúmulo de impurezas. "Isso cria um ambiente ideal para a proliferação de micro-organismos que podem causar uma infecção e, consequentemente, levar a um quadro de sinusite", explica o otorrinolaringologista Marco. Por isso, a inalação de vapor é um método de evitar o problema, já que promove a limpeza das vias aéreas. Além disso, o hábito fluidifica o catarro acumulado, facilitando a sua eliminação.


Fumo passivo - Foto Getty Images2. Fique longe do cigarro
"O tabagismo é altamente irritante para o nariz porque prejudica o batimento ciliar, que é o movimento de pequenos pelos que drenam as secreções da cavidade nasal", afirma o otorrinolaringologista Reginaldo Fujita, professor adjunto do departamento de Otorrinolaringologia da Unifesp. Desta maneira, a fumaça dificulta a limpeza e favorece a concentração de secreções, o que pode levar à sinusite. O fumo passivo é especialmente prejudicial para crianças, pois têm cavidades nasais menores que facilmente podem ficar congestionadas. O mesmo acontece quando respiramos um ar com muita poluição.


Mulher bebendo água - Foto Getty Images3. Beba água
A ingestão de água fluidifica todas as secreções do corpo e, por isso, é uma medida essencial para quem deseja combater a sinusite. "Quando uma pessoa apresenta um quadro de sinusite, as secreções geralmente estão mais concentradas, o que dificulta sua eliminação", aponta o otorrinolaringologista Gilberto Ulson Pizarro, do Hospital Paulista de Otorrinolaringologia. Beber bastante líquido ganha ainda mais importância no caso da sinusite causada por vírus e bactérias. Isso porque o processo infeccioso pode causar febre, aumentando a sudorese e a perda de água. Repor essa quantia perdida é fundamental para o bom funcionamento do organismo.


Lavagem nasal - Foto Getty Images4. Faça lavagem nasal
A prática deveria estar na rotina mesmo daqueles que não sofrem de sinusite, pois reduz o risco de problemas respiratórios e alivia dores de cabeça. Para quem é vítima da sinusite, a lavagem nasal deve ser obrigatória. "Ela deixa as secreções concentradas nos seios nasais mais líquidas, facilitando a drenagem", aponta o otorrinolaringologista Gilberto. O especialista recomenda o uso de soro fisiológico na versão spray para evitar que vírus ou bactérias contaminem o interior do produto, o que pode acontecer com o uso da versão tradicional.

Vale lembrar que a frequência da lavagem depende da necessidade do paciente. "Ela deve ser feita no mínimo três vezes por dia ou sempre que o paciente sentir dificuldade de eliminar secreções nasais", indica o médico.


Mulher passando aspirador de pó na sala - Foto Getty Images5.Elimine alérgenos do ambiente
Quem sofre de alguma alergia respiratória sabe: basta entrar em contato com pó, pelo ou seja qual for o alérgeno e já começam os espirros, a coceira nos olhos e o inchaço das estruturas nasais. Esta última reação, entretanto, pode ser determinante na evolução para um quadro de sinusite. "Com o nariz bloqueado, o paciente tem dificuldade de respirar e até de assoar o nariz, favorecendo o acúmulo de secreções", explica o otorrinolaringologista Marco. O especialista reforça que quem sofre de sinusite deve primeiramente tratar a rinite alérgica - e parte do tratamento consiste em afastar da rotina os fatores que causam as crises.


Homem com agasalhos de inverno - Foto Getty Images6. Proteja-se do frio
O nariz é responsável por aquecer, umedecer e filtrar o ar. A respiração costuma ficar um pouco mais difícil em temperaturas baixas, já que é necessário reter o ar por mais tempo na cavidade nasal para que seja aquecido antes de chegar aos pulmões. "O problema é que a mudança brusca de um ambiente quente para um ambiente frio pode paralisar - ainda que temporariamente - o funcionamento do batimento ciliar, que faz esse trabalho de aquecimento", alerta o otorrinolaringologista Reginaldo. Com essa função suspensa, há um risco maior de acúmulo de secreções que podem levar à sinusite. Por isso, antes de sair à rua, proteja boca e nariz com um lenço ou um cachecol, evitando a entrada direta de ar gelado.


Ar condicionado - Foto Getty Images7. Desligue o ar condicionado
O ar condicionado consegue unir três problemas em um só equipamento. "Ele retira a umidade do ar, deixa o ambiente frio e ainda pode favorecer a concentração de poluentes se não for submetido à limpeza regular", diz o especialista Marco. Por isso, sempre que possível, desligue o aparelho. Ele também costuma piorar quadros de rinite alérgica pelos mesmos motivos.

Fonte Minha Vida

Remédios antigos: Venocur triplex

 

Saiba mais sobre a neuropatia diabética, complicação mais frequente do diabetes

Problema pode gerar manifestações diversas, como disfunção erétil e perda de sensibilidade nas extremidades do corpo

O aumento dos casos de diabetes chama a atenção da comunidade médica e das autoridades ao redor do mundo. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) há mais de 12 milhões de casos no país, no entanto, estima-se que a metade dos diabéticos não saiba de sua condição. A maior disponibilidade de alimentos e os novos hábitos de vida da população urbana contribuem para o fato.

A doença é caracterizada pelo aumento anormal dos níveis de açúcar no sangue e pode ter graves consequências, como cegueira, infarto e amputações. Segundo dados da International Diabetes Federation (IDF), o custo global com o tratamento do diabetes passará dos mais de 8 bilhões de dólares gastos em 2010 para 13 bilhões de dólares em 2030.

Membro efetivo da SBD, o endocrinologista Luiz Clemente Rolim afirma que a neuropatia diabética, também chamada de neurite diabética, é uma das complicações mais frequentes em decorrência do diabetes mellitus, principalmente do tipo 2, atingindo cerca de 50% de seus portadores.

As neuropatias diabéticas podem ser definidas como um grupo heterogêneo de disfunções do sistema nervoso periférico que pode afetar virtualmente todas as fibras nervosas do nosso corpo.

— Costumo dizer que o açúcar em excesso no sangue é tóxico para os nervos da mesma forma que o excesso de álcool, isto é, ambos são neurotóxicos — diz o especialista.

Segundo Rolim, o excesso de açúcar no organismo dos diabéticos favoreceria a proliferação de agentes oxidantes no sangue, substâncias prejudiciais às células dos nervos.

Manifestações diversas
Por representar um risco em potencial a todo o sistema nervoso periférico, a neuropatia diabética tem manifestações diversas: disfunção erétil, descontrole da evacuação, perda de sensibilidade nas extremidades do corpo, dores nas pernas e nos pés, entre outras.

Estima-se que 20% a 30% dos portadores de neuropatia diabética sentem dor intensa nas pernas ou nos pés, embora a maioria não encontre alterações visíveis. Quando detectada nos primeiros anos, a doença pode ser reversível.

— Na verdade, a dor é um bom sinal, pois mostra que o nervo ainda está vivo. O pior é quando para de doer, depois de dez anos de evolução da neuropatia, quando o nervo já morreu — comenta Rolim.

Nesses casos, é grande o risco de o paciente desenvolver feridas nos pés, já que lesões ocasionais não são percebidas e quando não tratadas, podem evoluir para ulcerações irreversíveis que, nos casos mais graves, podem levar à amputação do membro.

Conforme o médico, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais. Além de manter o controle glicêmico, o paciente diabético deve estar permanentemente atento aos possíveis sinais de neurite. O endocrinologista deve examinar periodicamente os pés de seus pacientes, em busca de indícios de alterações na sensibilidade. Para isso, são necessários quatro testes clínico-neurológicos: o térmico, o reflexo aquileu, o teste de sensibilidade dolorosa e a sensibilidade vibratória.

— Se conseguirmos prevenir a neuropatia diabética estaremos prevenindo inúmeras internações e cirurgias de amputação, e também poupando bilhões em custos anuais — alega o especialista.

Fonte Zero Hora

Sucos ajudam a combater envelhecimento da pele

Frutas como ameixa, romã e cranberry são ricas em antioxidantes

Sinais da idade na pele do rosto são motivo de preocupação para a maioria das mulheres entre 25 e 50 anos. O estresse de um dia lotado de compromissos, a agitação no trânsito e as noites mal dormidas são alguns dos fatores predominantes para que elas apresentem, ao longo do tempo, uma pele com pouco brilho, com as rugas e linhas de expressão.

Muitos cremes industrializados e com custo elevado prometem receitas milagrosas para acabar com esses sinais. Porém, uma solução natural pode ser mais barata e saudável. A nutricionista Rafaela Isis Reis Allevato destaca que o consumo diário de suco de frutas, como ameixa, romã e cranberry, pode estimular a circulação sanguínea e combater os temíveis sinais de envelhecimento da pele.

— A ingestão diária de suco de romã mantém elevado o nível de antioxidantes circulantes. Tais fitoquímicos possuem efeito protetor contra o envelhecimento precoce das células, como os neurônios e as da pele do rosto, onde mais se apresentam os sinais de cansaço e estresse — explica Rafaela.

A nutricionista Andréa Naves destaca o cranberry como alimento fundamental para o combate do envelhecimento da pele, pela alta concentração dos antioxidantes, como luteína e zeaxantina, responsáveis por combater a danificação das células no organismo humano. Vale lembrar que, segundo ela, a fruta também é muito indicada por conter outros nutrientes e fitoquímicos, como vitaminas A, E e C, beta-caroteno, fibras dietéticas, frutose, flavonoides e taninos.

— Os flavonoides, por exemplo, podem contribuir para a redução do risco de doenças cardiovasculares, além de exercerem atividade anticâncer, anti-inflamatória, imunomoduladora (autorregulação do sistema imunológico), antiviral, hepatoprotetora (proteção ao fígado) e antioxidante — comenta Andréa.

Fonte Zero Hora

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realiza concurso para provimento de 3 vagas para professor no Departamento de Ciências Administrativas da Escola de Administração e no Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina

Inscrições:
Até 16 de julho pelo www.progesp.ufrgs.br.


Valor:
Entre R$ 87,00 e R$ 293,00.

Remuneração:
De R$ 3.482,77 a R$ 11.755,05

Seleção:
Haverá conferência, exame de títulos e trabalhos, defesa e arguição de memorial

Universidade de São Paulo - USP

A Universidade de São Paulo (USP) realiza seleção para preenchimento de vaga para Técnico de Laboratório da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE).

Inscrições:
Até 29 de junho pelo uspdigital.usp.br


Valor:
R$ 49,00.

Área:
Laboratório de Nutrição e Metabolismo da Atividade Motora do Departamento de Biodinâmica do Movimento do Corpo Humano

Remuneração:
R$ 3.212,36.

Provas;
Haverá provas objetivas

Prefeitura Municipal de Toledo - PR

A Prefeitura Municipal de Toledo, Paraná, realiza concurso para provimento de 24 vagas

Inscrições:
Até 12 de julho pelo www.toledo.pr.gov.br


Valor:
R$ 80,00.

Remuneração:
De R$ 2.299,36 a R$ 12.822,96

Cargos:
Médico, Pediatra Plantonista, Clínico Geral Plantonista, Pediatra, Neuropediatra, Neurologista, Nefrologista, Otorrinolaringologista, Oftalmologista, Angiologista Vascular, Clínico Geral e Farmacêutico Bioquímico.

Provas:
Haverá prova escrita

Prefeitura Municipal de Amparo - SP

A Prefeitura Municipal de Amparo, São Paulo, realiza seleção para preenchimento de vaga

Inscrições:
Até 1º de julho pelo www.amparo.sp.gov.br/concursos.


Cargo:
Médico Plantonista Pediatra

Remuneração:
R$ 59,30 por hora

Provas:
Prova objetiva: 2 de julho

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) realiza concurso para provimento de 53 vagas para professor

Inscrições:
Até 6 de julho pelo www.ifpi.edu.br/concur
sos. A documentação deve ser enviada para o email selecaoead@ifpi.edu.br

Áreas:
Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Ambiente e Saúde, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer e Desenvolvimento Educacional e Social.

Provas:
Haverá provas objetiva e discursiva

Instituto Clemente Ferreira – SP

O Instituto Clemente Ferreira – SP realiza seleção para preenchimento temporário de 2 vagas.

Inscrições:
De 11 de junho a 10 de julho, no Núcleo de Recursos Humanos do respectivo Instituto, sito à Rua da Consolação, nº. 717, Consolação, São Paulo-SP.

Cargos:
Médico - Pneumologia - Pneumologia Pediátrica.

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Governo de São Paulo - Hospital Maternidade Interlagos

O Governo de São Paulo realiza concurso para provimento de 20 vagas para o Hospital Maternidade Interlagos (HMI) "Waldemar Seyssel - Arrelia"

Inscrições:
De 2 a 20 de julho pelo www.hminterlagos.com.br ou www.saude.sp.gov.br

Valor:
R$ 60,85.

Remuneração:
R$ 2.471,64

Provas:
Prova objetiva: 12 de agosto
Haverá prova de títulos.

Governo de São Paulo - Hospital Geral de Taipas

O Governo de São Paulo realiza concurso para provimento de 10 vagas para o Hospital Geral de Taipas

Inscrições:
De 2 a 31 de julho pelo site www.saude.sp.gov.br


Valor:
R$ 60,85

Cargo:
Médico - Clínica Médica

Remuneração:
R$ 1.862,64

Provas:
Provas objetivas: 19 de agosto
Haverá prova de títulos

Governo de São Paulo - Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto

O Governo de São Paulo realiza concurso para provimento de 1 vaga para o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto

Inscrições:
Até 25 de julho pelo www.hcrp.usp.br


Valor:
R$ 60,00.

Área:
Médico: Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Remuneração:
R$ 3.095,64

Provas:
Prova objetiva: 1º de agosto

Governo de São Paulo (II) - Saúde

O Governo de São Paulo realiza concurso para provimento de vagas para o Centro Pioneiro em Atenção Psicossocial "Arquiteto Januário José Ezemplari".

Inscrições:
De 2 a 6 de julho, na unidade detentora do certame, sito à Rodovia Edgard Maximo Zambotto, s/nº., km 46,5, Serra dos Cristais, Franco da Rocha-SP, CEP 07.834-000. A documentação está disponível pelo www.saude.sp.gov.br


Valor:
R$ 60,85.

Cargo:
Agente Técnico de Assistência à Saúde (Terapeuta Ocupacional)

Remuneração:
R$ 1.186,00

Provas:
Prova objetiva: 29 de julho

Governo de São Paulo - Saúde

O Governo de São Paulo realiza concurso para provimento de 8 vagas para o Hospital Geral "Dr. José Pangella" de Vila Penteado.

Inscrições:
De 2 a 31 de julho, na Seção de Recrutamento e Seleção, do Serviço de Recursos Humanos, Avenida Ministro Petrônio Portela, nº. 1.642, Freguesia do Ó, São Paulo-SP. A documentação está disponível pelo www.crh.saude.sp.gov.br


Valor:
R$ 60,85

Área:
Médico: Pediatria

Remuneração:
R$ 1.862,64

Provas:
Provas objetivas: 19 de agosto

Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental Doutor David Capistrano da Costa Filho - CAISM Água Funda - SP

O Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental Doutor David Capistrano da Costa Filho, CAISM da Água Funda, realiza concurso para provimento de 4 vagas

Inscrições:
Até 28 de junho, na avenida Miguel Estéfano, nº. 3030, Água Funda, São Paulo ou pelo www.saude.sp.
gov.br

Cargos:
Médico Psiquiatra.

Remuneração:
R$ 1.862,64

Provas:
Provas objetivas: 22 de julho
Haverá análise de títulos.

Prefeitura de Iomerê (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Iomerê, Estado de Santa Catarina, divulgou edital ACT Nº. 0007/2012 de processo seletivo visando preencher 03 vagas de níveis fundamental e superior, com salário de até R$ 1.867,33, para jornada de trabalho de 30 e 40 horas semanais.

Cargos

Professor, Agente Comunitário de Saúde e Motorista de Ambulância.

Inscrição

As inscrições serão realizadas na Secretaria de Administração e Finanças, localizada na Rua João Rech nº500, centro, município de Iomerê, ou mediante encaminhamento através de agência do Correio, até o dia 13 de julho de 2012, excetuados sábados, domingos, feriados e pontos facultativos nos seguintes horários: das 8:00 às 11:30 horas e 13:30 às 17:00 horas.

Prova

O processo seletivo será constituído de prova escrita, prática e títulos.
As provas escritas serão realizadas na data provável de 16 de julho de 2012, com início às 09:00 horas e término às 11:00 horas, no Auditório da Prefeitura de Iomerê.
As provas práticas serão realizadas após o término da prova escrita, tendo como local de encontro em frente a Prefeitura Municipal.

Validade

O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, podendo ser prorrogado.

Edital / Publicações

Prefeitura de Divinópolis (MG) oferece vagas na área da saúde

A Prefeitura de Divinópolis, Estado de Minas Gerais, publicou edital Nº. 034/2012 - SEMUSA para realização de processo seletivo. A seleção destina-se ao preenchimento de 01 vaga para o cargo de Médico Ginecologista, para uma carga horária de 20 horas semanais, com remuneração de até R$ 2.043,71 mais 20% insalubridade sobre o salário mínimo.
Os interessados deverão enviar os currículos à Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG - CEP: 35500-007, até o dia 02 de julho de 2012.
A avaliação final será feita através de análise do Curriculum Vitae, pelo setor de recursos humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública e a classificação e desempate ocorrerão com base nos seguintes critérios:
Especialidade em neurologia e ortopedia para o cargo de fisioterapeuta;
Residência no Município de Divinópolis;
Maior tempo de experiência profissional na área;
Mais jovem.

IFRJ abre processo seletivo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, divulgou edital N° 47/2012 de processo de seleção de Tutor a Distância para as disciplinas dos Cursos Técnicos em Serviços Públicos, Agente Comunitário de Saúde e Lazer na modalidade à distância, dentro do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil) da Secretaria de Educação à Distância (SEED) do Ministério da Educação (MEC).
São distribuídas 31 vagas de nível superior com salário de R$ 765,00, para carga horária de 16h semanais, sendo 6 delas compostas de aulas pedagógicas complementares e aulas presenciais.
Para concorrer basta preencher formulário e enviá-lo ou entregá-lo pessoalmente na Secretaria do Núcleo de Educação a Distância do IFRJ, campus Nilo Peçanha/Pinheiral (rua José Breves, nº. 550, Centro, Pinheiral, RJ, CEP 27.197-000), até o dia 10 de julho de 2012.
O processo seletivo será constituído da análise curricular, curso de capacitação e entrevista em três etapas distintas.

Prefeitura de Fernandópolis (SP) abre processo seletivo

Foi divulgado o edital nº 01/2012 do processo seletivo da Prefeitura de Fernandópolis, Estado de São Paulo, para contratação de Médico Veterinário e Agente de Vetores, sendo 10 vagas ao todo. O salário oferecido é de até R$ 1.248,66.

Os interessados devem fazer as inscrições até o dia 29 de junho de 2012, preenchendo a ficha de inscrição no endereço eletrônico www.personacapacitacao.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 25,00 para Médico Veterinário e R$ 15,00 para Agente de Vetores.
Os candidatos serão avaliados a partir de prova objetiva formulada com 30 questões que versam sobre língua portuguesa, conhecimentos gerais e específicos. A data provável para aplicação desta prova será dia 03 de julho de 2012. O local onde será prestada a prova será na Escola Municipal de Ensino Fundamental Koei Arakaki, situada à Avenida Rubens Padilha Meato, nº 783, Jardim Paraíso, Fernandópolis, São Paulo.
O gabarito da prova poderá ser consultado através do site da organizadora no endereço eletrônico www.personacapacitacao.com.br.

Edital / Publicações

Concurso do Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha (SP)

A Coordenadoria de Serviço de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, em São Paulo, publicou edital Nº. 138/2012 para realização de concurso público. O concurso visa preencher 12 vagas de nível médio/técnico para o cargo de Técnico de Enfermagem. O vencimento mensal será de até R$ 961,44, com jornada de trabalho de 30 horas semanais, acrescido de Prêmio Incentivo no valor de até R$ 302,00.
As inscrições, no valor de R$ 40,57, serão recebidas do dia 05 a 10 de julho de 2012, no Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha, localizado na avenida Deputado Emílio Carlos, nº. 3000, Vila Nova Cachoeirinha, das 9h às 16h.
O candidato poderá preencher a ficha de inscrição pelo site www.saude.sp.gov.br ou retirá-la no Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha.
O processo seletivo será constituído de prova de conhecimentos específicos.
A prova está prevista para ser aplicada no dia 5 de agosto, em locais e horários a serem informados por meio de edital no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Prefeitura de Suzano - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Suzano, Estado de São Paulo, através do edital nº 03/2012, estará recebendo inscrições para o processo seletivo que objetiva o provimento de diversas vagas em seu quadro de servidores públicos. As oportunidades são para profissionais de medicina, sendo o salário inicial entre as cifras de R$ 2.465,77 e R$ 5.632,11 .
As vagas são para os seguintes cargos:
Médico Clínico Geral, Médico Clínico Geral Plantonista, Médico Pediatra Palntonista, Médico Cirurgião Geral Plantonista e Médico Psiquiatra.
Os interessados deverão se inscrever na Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Basílio Valente de Aguiar, nº. 4.100, piso térreo, Via São Jorge, Centro, das 8h às 17h. As inscrições poderão ser realizadas até 29 de junho de 2012.
Os candidatos serão classificados a partir de análise curricular e de títulos.
Validade:
O concurso de Suzano será válido por 12 meses.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Machacalís - MG

A Prefeitura de Machacalís, Estado de Minas Gerais, através da empresa TR Concursos, publicou editais de concurso público e processo seletivo para provimento de 166 vagas, em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 15.000,00 para carga horária de 25 a 40h semanais.
Cinco por cento do número de vagas de cada cargo ofertado ficam reservadas para as pessoas portadoras de deficiência, desprezadas as frações.
Cargos
As oportunidades são para os cargos de agente de controle interno, agente de vigilância sanitária, assistente social, atendente de farmácia, auxiliar de limpeza pública (gari), auxiliar de saúde I, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de serviços I, bibliotecário, condutor de veículos e máquinas III, digitador e demais cargos.
Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, via internet, por meio de acesso ao site www.trconcursos.com.br, entre 20 de agosto e 21 de setembro de 2012, sendo que a Prefeitura Municipal de Machacalís – MG disponibilizará servidor e equipamento de informática necessário para a efetivação das inscrições, no Telecentro comunitário de Machacalís, situado à Rua Manoel Vital nº 53- A, Centro - CEP: 39.873-000, no horário de 08:00 às 16:00h.

As taxas variam de R$ 37,32 a R$ 102,00 de acordo com o nível de escolaridade.

Provas e Validade
As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 21 de outubro de 2012, conforme Edital de Convocação a ser publicado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Machacalís e no site: www.trconcursos.com.br.

O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período (Inciso III, do Art. 37, da Constituição Federal).
A validade do processo seletivo será de 01 ano prorrogável por igual período a critério da administração municipal, ou enquanto durar o Programa, vinculado a sua existência e repasses de recursos pela esfera governamental convenente.
Editais

UFPI abre processo seletivo

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) publicou edital N° 09/2012 para realização de processo seletivo destinado a contratação de 01 Professor Temporário por um período de até 06 meses, podendo renovar por mais 06 meses em Regime de Tempo Parcial TP-20 (20 horas semanais).
Os vencimentos variam de R$ 1.536,46 para Professor Auxiliar e de R$ 1.993,04 para Assistente.
As inscrições, nos valores de R$ 38,41 e R$ 49,82, poderão ser realizadas pessoalmente, por procuração ou pelos correios no horário das 08h00min às 11h30min e das 14h00min às 17h30min no Departamento de Bioquímica e Farmacologia, no SG-08, no Campus Universitário, no período de 02 e 03 de julho de 2012.
O certame será constituído de prova didática, títulos e avaliação do Curriculum vitae.
O resultado da Prova da Didática, Resultado Final e a Relação dos Candidatos Aprovados e Classificados serão publicados no Sítio Eletrônico da UFPI.

Concurso Hospital Regional Sul (SP)

O Hospital Regional Sul, no Estado de São Paulo, oferece várias vagas para médicos. A remuneração varia de R$ 1.117,58 e R$ 1.862,64.

O Hospital Regional Sul, no Estado de São Paulo, publicou os editais N°s 061 e 062/2012 de concurso público para o preenchimento de 08 vagas de Médicos nas especialidades de Clínica Médica e Cirurgião Geral. A remuneração varia de R$ 1.117,58 e R$ 1862,64.
Para concorrer o candidato deverá ter formação em curso Superior de Medicina, registro no conselho profissional, residência médica na área ou título de especialista e experiência profissional.
Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site www.saude.sp.gov.br e entregá-la entre os dias 5 e 19 de julho de 2012, no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, na Ria General Roberto Alves de Carvalho Filho, nº. 277, Santo Amaro, São Paulo, das 10h às 16h.
O candidato poderá preencher a ficha de inscrição pelo site www.saude.sp.gov.br ou retirá-la na unidade.
A seleção dos candidatos constará de prova de conhecimentos específicos, prevista para serem aplicada no dia 29 de julho de 2012, em locais e horários a serem definidos e divulgados com antecedência.

Tratamento com residentes é tão seguro e eficaz quanto com médicos experientes

Pesquisa revela que atendimento é de igual qualidade, especialmente entre aqueles que trabalham com uma equipe mais qualificada

A assistência de médicos residentes aos pacientes é tão eficaz quanto a de profissionais de saúde altamente qualificados. É o que revela pesquisa publicada na revista BioMed Central Medicine.

A pesquisa sugere que o atendimento por residentes é seguro e de igual qualidade, especialmente entre aqueles cuja inexperiência foi equilibrada com o ensino por uma equipe mais qualificada.

Os médicos residentes são uma parte essencial da força de trabalho hospitalar. Embora ainda em formação, eles cuidam de grande parte do cuidado aos pacientes. Segundo os pesquisadores, a residência médica é uma parte essencial da educação de médicos depois que eles saem da universidade.

Para o trabalho, os pesquisadores das universidades de Amsterdã e da Califórnia recolheram quase 100 artigos publicados entre 2004 e 2011, todos relacionados com treinamento de residência, formação pós-graduada e tratamento do paciente.

A maioria dos estudos incluídos na revisão sistemática mostrou que a assistência ao paciente é segura e de igual qualidade à de médicos altamente qualificados, quando entregue por residentes, especialmente aqueles cuja inexperiência foi equilibrada com o ensino por pessoal mais experiente.

Uma minoria dos dados mostrou resultados negativos para os pacientes, no entanto, vários estudos descobriram que a saúde dos pacientes melhorou ao longo do período de residência.

"Para todos os residentes, uma adequada supervisão e avaliação mais o tempo extra para executar operações, é essencial para manter a assistência ao paciente", afirma a líder da pesquisa Renée van der Leeuw.


Fonte isaude.net

Substância tóxica encontrada em planta do Mediterrâneo mata células do câncer

Droga experimental à base de tapsigargina eliminou tumores em camundongos sem causar efeitos colaterais

Uma substância química tóxica encontrada em uma planta do Mediterrâneo pode ser a base de uma nova droga capaz de tratar o câncer.

A pesquisa, descrita na revista Science Translational Medicine, mostra que a planta Thapsia garganicacontém tapsigargina, um produto químico extremamente tóxico que mata as células cancerosas.

A substância trabalha bloqueando uma proteína chamada SERCA, que ajuda as células a controlar seus níveis internos de cálcio. Isso torna a tapsigargina tóxica para ambas as células em divisão e aquelas em período de repouso, ao contrário das drogas atuais contra o câncer que têm como alvo apenas as células que estão se dividindo rapidamente.

Em teoria, isso significa que medicamentos à base de tapsigargina poderiam atacar cânceres de crescimento lento assim como as células-tronco cancerosas que são resistentes aos tratamentos e que ativam a progressão da doença.

Para o trabalho, pesquisadores da Johns Hopkins University School of Medicine demonstraram que uma droga experimental baseada em tapsigargina é capaz de tratar tumores em camundongos e parece ser relativamente não tóxica.

Para criar a droga experimental, Samuel R. Denmeade e seus colegas modificaram tapsigargina por meio de uma ligação com uma molécula à base de proteínas chamada peptídeo, eliminando sua toxicidade.

O peptídeo é concebido para ser removido por uma segunda proteína, conhecida como PSMA, encontrada em concentrações elevadas na superfície de muitos tipos diferentes de câncer.

Isto significa que, quando o peptídeo ligado a thiapsigargin entra em contato com as células cancerosas com PSMA, ele é removido e thiapsigargin mata as células de forma imediata.

A abordagem pode ser útil para o uso conjunto com outros tratamentos, no entanto, os pesquisadores ressaltam que ela ainda precisa ser testada em ensaios clínicos de grande porte.

A técnica está atualmente sendo testada em 28 pacientes nos Estados Unidos que têm câncer avançado, para saber mais sobre sua toxicidade. Estudos mais amplos vão ser planejados, caso este seja bem sucedido.

Fonte isaude.net

Passar muito tempo em pé durante a gravidez retarda crescimento do feto

Pesquisa mostra que mulheres que ficam a maioria do tempo de pé no trabalho têm bebês com cabeças menores do que a média

Passar muito tempo em pé durante a gravidez pode retardar crescimento do feto. É o que mostra estudo de pesquisadores do Erasmus Medical Center, na Holanda.

Os resultados, publicados no jornal Occupational and Environmental Medicine, sugerem que mulheres que ficaram a maioria do tempo de pé no trabalho tiveram bebês cujas cabeças foram em torno de 1 centímetro menor do que a média. Isto não afetou a saúde dos bebês no nascimento.

Para o trabalho, a equipe seguiu 4.680 mães durante a gravidez entre 2002 e 2006 na Holanda. Cerca de quatro em cada dez dessas mulheres tinham emprego onde passavam cerca de oito horas em pé.

Segundo os pesquisadores, o estudo mostra que o trabalho físico pesado pode ter um pequeno efeito sobre o crescimento fetal, mas não sobre a saúde dos bebês a curto prazo.

No entanto, eles ressaltam que para saber se isso tem algum impacto sobre o desenvolvimento infantil é preciso um acompanhamento.

Os pesquisadores acreditam que o trabalho físico pesado reduz o fluxo sanguíneo para o útero e a placenta, limitando assim a disponibilidade de oxigênio e nutrientes para o feto.

O líder da pesquisa, Alex Burdorf, espera que a pesquisa possa ajudar as mulheres que trabalham. "Se as mulheres trabalham por longas horas, elas talvez devam pensar em reduzir este período no último trimestre da gravidez", afirma o pesquisador.

Fonte isaude.net

Suprema Corte dos EUA apoia reforma da saúde proposta pelo presidente Obama

Affordable Care Act obriga todos os cidadãos a pagar um seguro de saúde até 2014 ou arcar com uma multa pecuniária

A Suprema Corte dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira, 28, a parte essencial da lei de reforma da saúde proposta pelo presidente Barack Obama.

O Affordable Care Act obriga todos os cidadãos a pagar um seguro de saúde até 2014 ou pagar uma sanção pecuniária.

"A exigência de que certos indivíduos paguem uma sanção pecuniária por não obtenção de seguro saúde pode razoavelmente ser caracterizada como um imposto. Como a Constituição permite esse imposto, não é o nosso papel proibi-lo", afirmou o Chefe de Justiça John Roberts no tribunal.

Segundo informações da Reuters, a votação terminou com uma vitória de 5 a 4.

A lei de 2010 visa oferecer seguro de saúde a mais de 30 milhões de americanos não segurados e retardar o aumento de custos médicos.

Os críticos da lei dizem que ela interfere demais na vida dos indivíduos e no trabalho dos estados.

Vinte e seis dos 50 estados dos EUA desafiaram a lei no tribunal. O Supremo Tribunal ouviu três dias de argumentos históricos sobre o destino da lei.

A decisão sobre o Affordable Care Act, a quatro meses da eleição, figura como uma importante vitória para o presidente Obama, que tenta uma reeleição contra o republicano Mitt Romney, que se opôs à lei.

Fonte isaude.net

"Pílula quatro em um" melhora segurança e eficácia do tratamento do HIV

Abordagem combina vários antirretrovirais em um único medicamento e torna mais fácil para os pacientes manter a terapia

Um novo comprimido diário que combina quatro drogas anti-HIV em uma única pílula é opção segura e eficaz para tratar a doença, de acordo com um estudo publicado na revista The Lancet.

A pesquisa sugere que a "pílula quatro em um" pode tornar mais fácil para os pacientes manter a medicação e melhorar os efeitos do tratamento.

"A adesão dos pacientes à medicação é vital, especialmente para pacientes com HIV, onde perder doses pode levar rapidamente o vírus a se tornar resistente à medicação", afirma o pesquisador Paul Sax, do Hospital Brigham and Women, nos Estados Unidos.

O HIV é incurável e o tratamento da infecção requer terapia que combina múltiplas drogas usadas para controlar o vírus.

Isso pode significar tomar vários comprimidos em diferentes horários do dia. E esquecer um significa que o corpo pode perder a luta contra o vírus.

Pesquisadores e empresas farmacêuticas têm combinado medicamentos em comprimidos individuais para facilitar a administração das doses.

A nova "pílula quatro em um" é a primeira a combinar um tipo de droga anti-HIV conhecido como inibidor da integrase, que interrompe a replicação do vírus com o inibidor da CYP3A4 cobicistat (COBI), emtricitabina (FTC) e tenofovir disoproxil fumarato (TDF).

Para o estudo, Sax e seus colegas compararam o tratamento com a pílula com as terapias atuais em 708 pacientes.

Segundo ele, a "pílula quatro em um" foi tão segura e eficaz quanto as abordagens padrão, embora tenha havido um nível maior de problemas renais entre aqueles que a tomaram.

"Nossos resultados fornecem uma opção adicional altamente potente e bem tolerada de tratamento do HIV por meio da combinação de vários antirretrovirais vários em um único comprimido", conclui Sax.

Fonte isaude.net

Alimentação rica em vegetais reduz risco de pancreatite aguda

Pessoas que comem mais de 4 porções por dia são 44% menos propensas à doença devido a quantidade de antioxidantes que ingerem

Dieta rica em vegetais pode ajudar a evitar o desenvolvimento de pancreatite aguda. É o que sugere estudo publicado na revista Gut.

A pesquisa mostra que pessoas que comem mais vegetais, mais de 4 porções por dia, são 44% menos propensas à doença do que aquelas que comem menos de 1 porção por dia.

Pancreatite se refere à inflamação do pâncreas, glândula localizada atrás do estômago que, entre outras coisas, libera as enzimas digestivas para digerir a comida.

Ocasionalmente, essas enzimas ficam ativas dentro do pâncreas e começam a digerir a própria glândula. Um em cada cinco pessoas com pancreatite aguda tem sintomas graves e potencialmente fatais.

Pesquisas anteriores sugeriram que a produção excessiva de radicais livres, subprodutos de atividade celular, está associada com a pancreatite aguda. Além disso, os níveis de enzimas antioxidantes, que eliminam esses radicais são aumentados durante um ataque.

Com o novo trabalho, a equipe decidiu saber se um desequilíbrio nos níveis de antioxidantes, associado com fatores alimentares, pode tornar o pâncreas mais sensível aos efeitos dos radicais livres e assim aumentar o risco de pancreatite aguda.

Eles analisaram uma amostra populacional de 80 mil adultos que vivem na região central da Suécia entre 1998 e 2009. Em 1997, cada um dos participantes respondeu a um questionário completo sobre quantas vezes eles tinham comido de uma escala de 96 itens alimentares ao longo do ano anterior.

A média de consumo de vegetais e frutas foi de cerca de 2,5 e pouco menos de 2 porções, respectivamente, a cada dia.

Durante o período de monitoramento, 320 pessoas desenvolveram pancreatite aguda que não foi associada com as complicações de cálculos biliares, uma causa relativamente comum da condição.

A quantidade consumida de fruta não pareceu influenciar o risco de desenvolvimento de pancreatite aguda, mas isto não foi o caso para vegetais.

Depois de avaliar fatores susceptíveis de influenciar os resultados, a análise mostrou que aqueles que comiam mais vegetais, mais de 4 porções por dia, eram 44% menos prováveis de desenvolver pancreatite aguda do que aqueles que comiam menos de 1 porção por dia.

A proteção proporcionada por uma dieta rica em vegetais pareceu mais forte entre aqueles que consumiam mais de 1 bebida de álcool por dia, e aqueles que estavam com sobrepeso (IMC de 25 ou mais).

O risco de desenvolver a doença caiu 71% entre os que bebiam e 51% entre aqueles que estavam acima do peso.

A explicação mais provável para o efeito protetor dos vegetais é o elevado nível de antioxidantes que contêm, afirmam os autores, do Karolinska Institutet.

Segundo eles, a razão pela qual frutas, que também contém altos níveis de antioxidantes, não parecerem afetar o risco de pancreatite aguda, pode estar no seu teor de frutose, que pode contrariar os efeitos dos antioxidantes.

Se os seus resultados forem confirmados por outras pesquisas, os autores sugerem que o aumento da ingestão de vegetais pode ajudar a evitar o desenvolvimento de pancreatite aguda.

Fonte isaude.net

Paulistanos testam saúde do pulmão em mutirão no metrô

Eduardo EnomotoMoradores da cidade de São Paulo que passaram pela estação Brás tiveram a chance de realizar gratuitamente um teste para avaliar a saúde dos pulmões

O mutirão aconteceu nesta quarta-feira (27), Dia Mundial da Espirometria, e foi organizado pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia.

Das 8h as 16h, os habitantes de São Paulo e região fizeram um exame rápido e indolor que avalia a função pulmonar e é utilizado para diagnosticar doenças.

A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), é considerada um grande problema de saúde pública; afeta cerca de sete milhões de brasileiros e mata 33 mil pessoas por ano.

A DPOC é uma doença pulmonar progressiva, que se manifesta por cansaço, tosse e falta de ar, geralmente em adultos fumantes com mais de 40 anos. Com o tempo, até mesmo mínimos esforços cotidianos, como subir um lance de escada ou tomar banho, tornam-se difíceis para o portador da doença.

A OMS prevê que a DPOC se tornará a terceira maior causa de morte no mundo até 2030, perdendo apenas para o acidente vascular cerebral (AVC) e a doença isquêmica do coração. No Brasil, a DPOC acomete 8 milhões de pessoas e mata 33 mil indivíduos. Ela deve se tornar a terceira causa de morte até 2030, segundo o DATASUS.

A iniciativa celebrou o Dia Mundial da Espirometria, data idealizada pelo Forum of International Respiratory Societies (FIRS), em colaboração com a European Lung Foundation (ELF), sociedades médicas internacionais que atuam na área respiratória para promover a atenção sobre as doenças pulmonares.

A pneumologista Dra. Mônica Corso Pereira, presidente da SPPT, disse que a intenção do mutirão é concientizar a população e alertar para a relevância destas enfermidades dentro da saúde da população, até mesmo sobre o impacto socioeconômico.

Fonte R7

Apesar de mais de 60 mortes por gripe suína, Ministério da Saúde nega pandemia

Número de mortes deste ano está muito longe do auge da doença em 2009

Os casos de gripe A (H1N1), conhecida também como gripe suína, estão aumentando no Brasil. No entanto, segundo o Ministério da Saúde, a situação não é preocupante: não haverá uma pandemia em 2012, como houve em 2009.

Porém, em 2012, já foram registradas mais de 60 mortes desde o início do ano. Em 2011, foram 27 mortes e em 2010, 113.

Houve diminuição significativa comparada ao surto ocorrido em 2009, quando 2.060 pessoas morreram em função da gripe A.

O vírus H1N1 continua circulando não só no Brasil, mas no mundo inteiro. No entanto, é pouco provável que tenha potencial pandêmico, já que a maioria das pessoas está protegida contra o vírus.

Assim, as campanhas de vacinação, que ocorrem desde 2010, já vêm prevenindo a população da doença — e, consequentemente, quebrando a cadeia de transmissão do vírus.

Perguntas e respostas sobre a H1N1 no Brasil em 2012
Ministério da Saúde explica a situação da doença e diz que não há pandemia
Com a chegada do inverno, a expectativa é de mais casos e mais mortes?
Sim, neste período a transmissão do vírus H1N1 pode se intensificar, assim como outras doenças respiratórias. Por isso o Ministério da Saúde já fez um alerta para todas as secretarias estaduais, para os profissionais de saúde, para que eles receitem o remédio Oseltamivir (Tamiflu) para o paciente que apresentar síndrome gripal. Este medicamento é fundamental neste caso, pois ele mostra se o vírus H1N1 vai evoluir para um caso grave ou para óbito.
Quais as áreas com maior número de casos? Há algum estado em situação de alerta?
Como não há surto de gripe suína, então não há uma situação de alerta. Mas como prevenção, o Ministério da Saúde emitiu um alerta para os profissionais de saúde de todo o País, principalmente na região Sul, pelo fato do inverno ser um período mais rigoroso nessa região. Não há sinal amarelo para nenhum Estado.
Há algum público mais suscetível ao vírus?
Os públicos que são suscetíveis são os idosos, a partir de 60 anos, os profissionais de saúde, a população indígena, que é sempre vulnerável as outras doenças, crianças menores de dois anos e gestantes.
Ainda dá para vacinar contra a gripe suína?
A Campanha em nível nacional do Ministério da Saúde já acabou, mas o Ministério da Saúde recomendou que a vacinação continuasse nas regiões do Brasil que não alcançaram a meta de vacinar 80 % da população.
A vacina contra a gripe suína é a mesma contra a gripe comum?
A vacina é trivalente, ou seja, ela é composta por três vírus:
Vírus Similar (Influenza A)/Califórnia/7/2009 (H1N1), Vírus Influenza A/Perph/16/2009 (H3N2), Influenza B/Prisbani/60/2008. Para a produção da vacina, em setembro, a OMS avalia quais são os vírus que mais circularam no hemisfério sul para poder dizer quais são os vírus que irão compor o coquetel da vacina. Devido à pandemia de 2009, o vírus do H1N1 é obrigatório fazer parte da vacina contra a gripe.
O Brasil tem um estoque suficiente de medicamentos para a doença?
O Brasil tem estoque estratégico do medicamento Oseltamivir (Tamiflu) que é indicada no tratamento da gripe H1N1. Se houver alguma falta do medicamento em algum município o Estado, o Brasil tem como repor rapidamente de forma a não interromper o fluxo de tratamento. Para isso, o Ministério da Saúde fiscaliza os Estados para saber se há medicamento suficiente em determinada região.

Fonte R7

Governo repassa R$ 10,8 mi aos hospitais filantrópicos que atendem pelo SUS

Objetivo é garantir a sustentabilidade das e a continuidade dos serviços da unidades prestados aos usuários do SUS

O hospitais filantrópicos que atendem exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) receberão repasse de R$ 10.8 milhões do Ministério da Saúde. O objetivo é garantir a sustentabilidade dos hospitais filantrópicos e a continuidade dos seus serviços prestados aos usuários do SUS. O incentivo foi definido em portaria publicada nesta quinta-feira (28).

Ao todo, oito hospitais, localizados no Ceará, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo, receberão recursos para manutenção dos serviços dessas unidades. O incentivo a ser pago será equivalente a 20% do valor anual da produção de média complexidade do hospital, com base em 2011.

Além do incentivo criado pela portaria, foram destinados, em 2011, R$ 220 milhões a 663 hospitais privados sem fins lucrativos que participam do Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos e do Programa de Reestruturação dos Hospitais Ensino a título de reajuste de incentivo à contratualização - IAC. Para o ano de 2012, está previsto um novo aporte de aproximadamente 200 milhões com fins de reajuste ao IAC.

Os hospitais que prestam, no mínimo, 80% dos seus atendimentos ambulatoriais exclusivamente para o SUS também poderão solicitar adesão ao incentivo. Neste caso, o hospital deverá ser o único prestador de saúde hospitalar no município dentro da sua tipologia, e prestar 100% dos seus serviços de internação hospitalar exclusivamente para o SUS, cuja aprovação, dependerá de análise da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS/MS).

Para adesão do hospital ao Incentivo Financeiro 100% SUS os gestores municipais e estaduais deverão formalizar solicitação junto ao Ministério da Saúde, atestando que o hospital está dentro dos pré-requisitos definidos na PT 929/12.

Fonte isaude.net

Porto Alegre recebe novo lote de vacinas antigripais para cumprir meta do MS

Três dos cinco grupos prioritários ainda não foram imunizados. Campanha segue até que estoque de doses esteja esgotado

O não cumprimento da meta de imunização de pelo menos 80% de todos os públicos priorizados na edição 2012 da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, fez com que Porto Alegre recebesse do Ministério da Saúde (MS) um novo lote de doses. Com carregamento, os Postos de Saúde irão vacinar até que o estoque termine.

Até o momento, o objetivo foi alcançado apenas entre os trabalhadores de saúde e indígenas. A preocupação maior é com crianças de seis meses a 2 anos, idosos e gestantes.

Aberta dia 5 de maio, a campanha se encerraria inicialmente em primeiro de junho, mas foi prorrogada até o dia 13. Foram 21.446 crianças (o equivalente a 76,60% da meta), 9.305 gestantes (66,47%) e 157.852 idosos com 60 anos ou mais (74,50%). Na soma de todos os grupos, no entanto, o percentual sobe para 83%.

Neste ano, Porto Alegre teve até agora seis casos confirmados de gripe A um deles com óbito de uma criança de 2 anos, não vacinada e sem comorbidade (quando não há outras doenças). A criança era moradora de área de invasão. Passou por atendimento de emergência no último dia 19 e foi internada com sinais de trauma físico, prostração e problemas respiratórios. O quadro evoluiu desfavoravelmente e ela faleceu dia 25.

Quem recebe a vacina fica protegido contra os três principais vírus de Influenza que circularam no Hemisfério Sul em 2011, entre eles o H1N1, causador da gripe A. Com a chegada do inverno, a proteção é importante especialmente para os idosos que, depois de vacinados, segundo levantamento do Ministério da Saúde, têm 60% menos chances de complicações graves e risco de morte reduzido em 80%. A imunização também diminui de 30% a 70% as hospitalizações por pneumonia.

Fonte isaude.net

EUA lançam projeto para incentivar testes rápidos de Aids em farmácias

Campanha foi anunciada no Dia Nacional do Teste de HIV e visa tornar exame um serviço de rotina nas drogarias

Autoridades de saúde dos Estados Unidos lançaram, nesta quarta-feira (27), um programa para incentivar a implementação de testes rápidos de Aids em farmácias.

A campanha do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) vai oferecer gratuitamente exames que detectam a infecção em drogarias e clínicas dentro de lojas em 24 cidades e comunidades rurais.

As autoridades esperam que o teste para o vírus da Aids se torne um serviço de rotina em farmácias, como o aferimento da pressão arterial e a aplicação de vacinas contra a gripe.

"Ao trazer o teste do HIV para as farmácias, acreditamos que podemos alcançar mais pessoas, tornando o exame mais acessível e reduzindo o estigma associado à Aids", afirma Kevin Fenton, responsável por supervisionar os programas de prevenção ao HIV do CDC.

Os testes já estão disponíveis em sete lugares, e a agência em breve pretende escolher 17 novos locais. O exame consiste na inserção de um cotonete no interior da boca e leva cerca de 20 minutos para obter um resultado preliminar.

Dia Nacional do Teste de HIV
O projeto foi lançado no Dia Nacional do Teste de HIV, 27 de junho, que tem como lema "Faça o teste. Assuma o controle." (Take the test. Take control)

A CDC recomenda que todas as pessoas com idades entre 13 e 64 sejam testadas para o HIV pelo menos uma vez.

Muitas pessoas não sabem que têm o HIV. Mais de 1 milhão de pessoas vivem com a doença nos Estados Unidos, mas 1 em cada 5 não sabem que estão infectadas.

Este ano marca o 19º Dia Nacional do Teste de HIV, organizado anualmente pela Associação Nacional das Pessoas com AIDS com o apoio da CDC e AIDS.gov.

Segundo as autoridades, conhecer seu status de HIV é se capacitar. Quando uma pessoa sabe se está infectada ou não, ela pode cuidar melhor de si mesma.

Fonte isaude.net

Pesquisadores identificam as células mais suscetíveis ao HPV

Cientistas americanos e de Cingapura identificaram as células específicas do colo do útero que são preferencialmente atacadas pelo papiloma vírus humano (HPV, na sigla em inglês), deixando-as mais suscetíveis ao aparecimento do câncer de colo.

A descoberta pode abrir novos meios para a prevenção e o tratamento da doença, segundo estudo publicado recentemente na revista científica "PNAS".

Por mais que o vírus seja encontrado em todo o trato genital, sua infecção ataca apenas uma pequena porção perto da entrada do colo do útero, em uma área entre o útero e a vagina, conhecida como junção escamocolunar.

"Descobrimos uma pequena população de células que se encontra em uma área específica do colo do útero, que poderia ser responsável pela maioria ou por todos os cânceres associados ao HPV no colo do útero", declarou Christopher Crum, do Hospital Brigham and Women, em Massachusetts, nos EUA.

Eles encontraram um padrão típico de "funcionamento" dos genes nas células.

A população dessas células localizadas são como células-tronco remanescentes do período embrionário.

As células encontradas têm similaridades com as células que estão na ligação esôfago-estômago, que também são muito suscetíveis a se transformarem em câncer. Elas foram alvo de um estudo anterior do mesmo grupo.

Pesquisas adicionais podem ajudar a identificar a existência de populações de células parecidas em outras regiões do corpo que também são acometidas por cânceres ligados à infecção do HPV, como pênis, vulva, ânus e garganta.

Fonte Folhaonline

Inmetro publica vídeo que ensina a escolher berços infantis

Em 2007, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) analisou 11 marcas de berços disponíveis no mercado brasileiro. Todas foram reprovadas. A partir de então, o insituto decidiu regulamentar o produto.

Já é possível encontrar no Brasil berços com certificação do Inmetro, mas a obrigatoriedade de possuir o selo passa a valer apenas a partir de 2014.


Para ajudar o consumidor a escolher melhor esse tipo de produto, a instituição divulga vídeo com dicas sobre o que observar na hora da compra. Espaço entre o colchão e a grade, rótulos que podem ser arrancados e travas que regulam a altura são alguns dos itens que precisam ser avaliados para evitar acidentes.

Os carrinhos de bebê são outro alvo de investigação do Inmetro.

A instituição publicou na última sexta-feira (22), portaria que estabelece os requisitos obrigatórios de segurança para o Programa de Avaliação da Conformidade de carrinhos infantis.

A intenção é também a prevenção de acidentes. Foram avaliadas questões como o cinto, fechamento do carrinho durante o uso, materiais utilizados que possam ser tóxicos, além da estrutura e estabilidade do carrinho.

Os fabricantes terão 18 meses para se adequarem às novas regras.

Fonte Folhaonline